Rodopiando com a Emília em Istambul

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Dervixes rodopiantesA Emília, nossa querida Turista Acidental, fez uma coisa que eu sou doido para fazer: assistir a uma apresentação dos dervixes, monges muçulmanos de uma seita sufi que meditam rodopiando, numa espécie de transe. Com o mosteiro Melevi, em Galata, fechado durante a visita da Emília a Istambul, ela descobriu uma apresentação de dervixes num salão da estação ferroviária de Sirkeci.

O relato é emocionante, com direito a dois videozinhos.

Passa lá -- e aproveite para ler tudo o que a Emília tem publicado sobre Istambul.

40 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Emília
EmíliaPermalink

Riq, que bom que gostou! Recomendo muito procurar uma dessas apresentações, quando voltar a Istambul. Mesmo indiretamente, você acaba participando da meditação junto grin
Obrigada pelo link!

Ermesto, o pato
Ermesto, o patoPermalink

Vale a pena ver o blog da Emilia, e seu estilo diferente!

angela cabral
angela cabralPermalink

oi vamos para istambul agora dia 25 de outubro e queria entrar em contato com a Emilia, preciso do e-mail dela. Por gentileza
obrigada

Geo
GeoPermalink

Riq, Emília e trips, falando em Istambul ... estou querendo ir lá em Outubro. Minha grande dúvida é Istambul desempacotada ou Turquia empacotada. Estou na fase das pesquisas e depois vou perturbar vcs um pouquinho para uns ajustes. Obrigada pela ajuda, explícita ou não. Em dezembro 2009 fiz uma Europa desempacotada com ajuda de vcs e deu tudo super certo. Beijos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A Carla2 empacotou-se localmente -- quer dizer, nem empacotou-se: usou uma agência local para preparar a fase capadociana. É um esquema facílimo de repetir:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/turquia-as-dicas-da-carla-tolosa/

Daniela
DanielaPermalink

Oi Ricardo, você conhece ou indica algum guia que fale português em Istambul para um tour privado? Sim, fiz a mesma pergunta para Amsterdã. É que pretendo chegar a Istambul pela KLM. Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Entre em contato com o consulado brasileiro em Istambul, eles devem indicar um.

heloisa fornari
heloisa fornariPermalink

Já tive uma ótima guia de nome Selen Gülbardak que fala portugues fluente e nos acompanha nas compras do Gran Bazar o que é importante pq ela pechincha e acabamos economizando muito,rsrsr
Contato :selengulbardak@hotmail.com
Abs,

Bernadette
BernadettePermalink

Oi Ricardo! Acabei de chegar de uma viagem a Istambul e tivemos uma guia mineira, que eh casada com um turco e mora la ha 18 anos. Foi uma experiencia otima e muito tranquila, e recomendo! o e-mail dela eh nathaliahaas@yahoo.com
Um abraco

André
AndréPermalink

Pessoal,

Estou indo para Istambul em maio e tenho algumas dúvidas. Inicialmente pretendo passar 6 dias em Istambul. Esta escolha, porém, me fez deixar de fora a visita à região da Capadócia. Pergunto: É aconselhável um número menor de dias em Istambul e uma passada rápida na Capadócia? Quatro dias são suficientes para passear com calma em Istambul?

Minha outra dúvida é: Em Istambul, me hospedo na região de Sultanhmed (centro histórico - região muito turística), muito conveniente para conhecer a parte histórica, mas, penso eu, não muito conveniente à noite, seja para comer, seja para sair, ou fico na Istambul mais moderna, com melhores hotéis, mas mais distante da parte turística?

Obrigado pelas dicas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Como o Jeff bem comentou, a Capadócia é longe e requer idealmente pelo menos 3 dias de permanência.
No post "Turquia: as dicas da Carla Tolosa" o pessoal discute bastante sobre hospedagem, dê um pulinho lá: https://www.viajenaviagem.com/2009/07/turquia-as-dicas-da-carla-tolosa/

Claudio Motta
Claudio MottaPermalink

Eu ficaria em Sultanahmet mesmo. Apesar de ser mais turístico, tem bastante e boas opções de restaurantes e bares bem badalados. Se quiser ir a um lugar mais distante utilize um taxi. Eles são bem baratos por lá. Quatro dias dá para ver o mais interessante, mas pode ser meio corrido. Eu fiquei fã da Capadócia e acho que 3 dias por lá é suficiente. Mas isso depende muito do seu interesse. Abraço.

jeff
jeffPermalink

André
No ano passado estive na Turquia. O meu roteiro não foi muito diferente do tradicional (Istanbul+ Capadocia+ litoral). Absolutamente adorei Istambul e o que fiz foi ficar 4 dias no começo em Sultanhmed (hotel Empress Zoe) e ficar 3 dias na volta perto de Taksim Square (hotel Nippon). Com isto deu para sentir as duas partes da cidade, apesar de ser muito facil ir de tram de uma parte da cidade para outra. Não acho que voce vai se arrepender de ficar 6 dias em Istambul.
Não sei como está o seu roteiro mas talvez não valha a pena diminuir Istanbul para apenas dar uma passada rápida na Capadócia. O proprio translado para Capadócia vai levar um bom tempo (apesar de ser apenas um hora de voo, tem mais uma hora até chegar ao hotel, etc..). No meu caso, deixei algumas coisas de fora do meu roteiro simplesmente porque há coisas demais para ver na Turquia.
Abraço
Jeff

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Oi Ricardo! Olá Pessoal! Estou pensando em viajar pela Turquia por cerca de 12 dias, sendo que 2 em Istambul, outros 7 entre Ankara/Capadócia/Pamukkale/Kusadasi/Canakkale e outros 3 novamente em Istambul. Não gosto muito de excursão, pois acho tudo muito corrido, menos emocionante e mais aprisionador. Contudo, dessa vez, acho que optarei por esse estilo de viagem, pois pretendo viajar sozinha. Saliento que após o retorno do interior o grupo partirá e eu ficarei alone em Istambul.

Queria saber se é "complicado" uma mulher viajar sozinha pela Turquia e se esses roteiros pelo interior são muito corridos e cansativos. Abraços, Ana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Leia as dicas da Carla Tolosa:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/turquia-as-dicas-da-carla-tolosa/

carla caldas
carla caldasPermalink

Acabei de voltar da Turquia ( istambul e cappadocia). A viagem foi incrivel. Gostaria de agradeceder a todos as dicas aqui, graças a voces desisti da ideia de alugar moto em istambul rsrsrs.
Istambul é realmente super facil de andar, o metro e as vezes o taxi são excelentes alternativas. Fiquei em Sultanhmed ( Hotel Celal Sultan) e achei otima a localização pois é possivel ir para as principais atrações a pé.

Não aluguei moto em istambul mas aluguei na Cappadocia (12 euros por dia ) . Foi incrivel ! super recomendo .

Coloquei fotos da Cappadocia no meu blog www.longeeperto.com.

Estou colocando as dicas e os posts ao poucos assim a medida que vou escrevendo posso viajar um pouco mais e relembrar dessa viagem tão incrivel.

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Boa tarde amigos:
Comprei uma passagem SP - Madri pela Turkish Airlines para o final do ano. Foi numa super promoção ida dia 22/12 e volta em 08/01 por R$ 1.300,00. Foi muito barato mas acabei não lembrando de pedir o Stop Over em Istambul na hora da compra e agora a inclusão dele acaba inviabilizando por causa do adicional das tarifas.
Portanto chego em Istambul dia 22/12 as 17:35 e saio no outro dia para Madrid as 12:25. Ficarei hospedado em um hotel por conta da empresa que parece que é perto do aeroporto.
Pergunto o que poderia fazer em Istambul nesse periodo de tempo? basicamente teria a noite do dia 22/12 e uma parte da manhã do dia seguinte.
Na volta mesmo esquema mas ai o tempo de conexão é menor. Chego dia 08/01 em Istambul as 21:45 e saio de Istambul no dia seguinte as 10:45.
Queria muito pelo menos dar uma voltinha na cidade e bater umas fotos para registro.
City tour provavelmente não daria por causa dos horários, mas talvez alugar um taxi? o que vcs acham?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valdinho! Esqueça city-tours ou passeios. Você precisará está no aeroporto no máximo às 10h30 da manhã num dia e às 8h45 no outro.

Vamos pedir no Perguntódromo dicas do que você pode fazer nessas duas noites.

nydia
nydiaPermalink

Oi Valdinho! olha, tem várias coisas legais de fazer a noite. Eu recomendaria a Taksin Square. Vc tem que pegar o metrô e ir para o "outro lado" do Bósforo. Essa rua é muito legal, várias lojinhas, luzes, restaurantes (inclusive tem uma rua, que na verdade é uma longa escadaria só de restaurantes!! muito show) e lá tb fica a Galata Tower, que eu não sei até que horas fica aberta, mas tem uma vista maravilhosa da cidade. Ou se preferir dá pra ir pra Sultanahmet, de metro, e tirar várias fotos, além de ver o show de águas e luzes na frente da Blue Mosque, as 20h. A Aya Sophia fica praticamente na frente da Blue Mosque, é um lugar bem bonito (e turístico) e tem vários restaurantes tb. Acho que era isso. Abraços, Nydia

Lili-CE (@lilianesonsol)

Se você for ao Taksim, aproveite e reserve para jantar no 360, que é um restaurante no topo de um prédio, no meio do bochicho, com uma linda vista em 360 graus da cidade, que tem um skyline lindíssimo. Nas manhãs, acho que não dará pra fazer nada mesmo, pois o trânsito da cidade é pesado.

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Obrigado pessoal..
Tenho certeza que Istambul é encantadora.....preciso pelo menos bater umas fotos rss
Acho que a estratégia é essa que a Nydia falou mesmo..aproveitar a noite na Ida...
O Sultanahmet é o centro histórico de Istambul, é isso mesmo? O coração da cidade. Eu não sei onde fica exatamente o hotel que a empresa vai disponibilizar para mim mas parece que é nas proximidades do aeroporto. Será que ir de táxi ao cnetro histórico é muito longe? com meu péssimo inglês não me sinto seguro ir de metro rss

Lili-CE (@lilianesonsol)

Olha, Valdinho, você sabe pelo menos o nome do hotel e o nome do bairro? Se eu tivesse que escolher entre Taksim e o Sultanahmet, iria ao Sultanahmet, sem dúvida. É onde a "paisagem" vai fazer vc se sentir na Turquia mesmo.

carla
carlaPermalink

Valdinho,

Eu tambem sugiro a região de Suldanahmet na primeira noite que voce vai chegar um pouco mais cedo.Você poderá ver as atraçoes fechadas mas é bonito assim mesmo ( a blue mosque e aya sofia) . Nessa região voce encontra varios bares e restaurantes.

Na segunda noite também sugiro a região da Taskim andando pela avenida Istiklal cheia de lojas que ficam abertas até um pouco mais tarde e de ruas com restaurantes com um publico menos turista super legal.

Na verdade eu fiz isso pois fiquei em dois hoteis um na ida e outro na volta no ultimo dia quando voltei para pegar o voo no dia seguinte.

http://longeeperto.com/2011/07/24/tulip-city-taskin-nosso-segundo-hotel-em-istambul/

Se tiver animado pode ir a uma balada na beira do Bosforo , eu fui no Reina.

Coloquei os posts no blog

http://longeeperto.com/2011/06/18/reina-uma-balada-em-istambul-nos-fomos/

Istambul é sensacional !!!!

carla
carlaPermalink

Valdinho,

esqueci de falar o metro é de superficie e bem facil de andar pois os nome das estações é bem sinalizado, o metro para bem em frente a blue mosque.

Andando de taxi faça o que eu fiz ande com um caderninho e escreva o endereço que voce quer ir e mostre ao motorista. Lá eles não falam ingles .. é incrivel!! o cadreninho funcionou bem.

Pro reina fui e voltei de taxi, bem tranquilo.

flora
floraPermalink

Olá Andre,

Eu fiz esta parada de uma noite em Istambul na volta, pois qdo fui a Turquia dei uma passada em Portugal. O hotel que fiquei ficava proximo das muralhas de Teodosio, dava para ver da janela (sugestão para uma das manhãs). Na outra manhã eu pegaria um taxi e ia dar uma voltinha na Ásia, atravessando a ponte de Bosforo. Para a noite que voce chega mais cedo, tente ver os Dervixes. Eu usei as dicas da Emilia deste post e descrevi minha experiencia e dicas aqui:

http://viajecomaflora.blogspot.com/2010/12/istambul-cisterna-da-basilica-e.html

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Gostei muito das dicas..
Vou tentar descobrir o hotel e a localização para otimizar o pouquissimo tempo que terei lá.....

Clarice
ClaricePermalink

Valdinho, o aeroporto fica cerca de 25 km de Sultanahmet, é longe e a idéia do caderno com o nome do destino é ótima, a maioria dos taxistas fala turco!!

Valdinho Pellin
Valdinho PellinPermalink

Poís é.... Mas tem que escrever o endereço em turco né rss

Eneida
EneidaPermalink

Valdinho
Os taxistas na Turquia são bem desonestos, cuidado porque eles sempre aprontam, se fazem de desentendidos. Talvez um transfer contratado com um pequeno tour pelas margend do Bosforo seja mais interessante. Você não tem tempo a perder e as vezes o barato sai caro.
Eu também faria a primeira noite em Sultanahmet. Tem uns barezinhos com narguilé super charmosos nessa área para ir depois de curtir o visual da Mesquita azul e Aya Sofia que é imperdível. Em Taksim na segunda noite eu te recomendo uma área em direção a Torrre Galata chamada Tunél( pelo menos é assim que se fala). Tem umas ruazinhas de pedestres cheias de baladinhas, restaurantes e bares com um povo local super descolado.Tem uns predios pequenos com dancing, alguns com musica turca nos terraços que não cobram entrada, dá pra fazer um tour ali. É interessante ver as burcas em Sultanahmet e mulheres de shortinho nessa região. A Reina eu não fui mas é bem elogiada também.

Loraine
LorainePermalink

Gente, estarei na Turquia no início de Novembro, parece que faz frio lá nessa época. Alguem sabe dizer se também chove ou dá pra fazer tranquilamente os passeios ao ar livre? Também queria dicas de coisas que vale a pena comprar por lá. Muito grata.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Loraine! A Turquia é grande e tem variação climática sobretudo no quesito chuvas.

Veja como pesquisar temperatura e chuvas em qualquer lugar do mundo:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

angela cabral
angela cabralPermalink

Mirian!!! Tudo bem!!!
Estamos indo dia 24.10 saindo do Brasil as 0.24 h. chegando em Istambu as 18.00 horas, Precisamos do seus serviços de guia para o dia 26.11..DIA 27.11 cedo partiremos para china. Retornando a Istambul dia 6.11 ficando ate dia 11.11. na ida ficaremos no hotelIKBAL DE LUXE......rua koska caddesi no 43...lateli 34470.
Eu e meu marido.
Aguardo sua resposta. Se vc não tiver disponibilidade para este dia favor nos indicar outro guia q vc conheça.
Obrigada, aguardo resposta

carla caldas
carla caldasPermalink

Pessoal,

Acabei de colocar no blog um post bem completo com dicas de Istambul . Espero que gostem!

http://longeeperto.com/2011/10/16/istambul-turquia-nossas-dicas-super-completas/

Abs

Luciana
LucianaPermalink

Boa noite bóia e trips!

Gostaria de uma opnião: estou pensando em ir para turquia em abril (istambul e capadócia) e iria para grécia, mas com todo esse transtorno economico-politico estou precisando de um plano B. Seriam 18 dias de viagem, pretendo ficar 9-10 dias na turquia e fazer um outro destino na europa - talvez Budapest ou Bracelona? Que acham? Ou poderiam me sugerir algum lugar? Agradeço imensamente!

Abraços a todos

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! O problema da Grécia em abril é que ainda não é hora de ir às ilhas. Mas Atenas é perfeitamente visitável.

15 dias é o tempo mínimo ideal para um circuito pela Turquia.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/turquia-as-dicas-da-carla-tolosa/

Maria Emídia Veloso
Maria Emídia VelosoPermalink

Ajudem por favor
Que visitar?
Onde comer?
Será melhor ter um guia que fale português?Como o requisitar?

Moema
MoemaPermalink

Maria Emília,

Não precisa contratar guia. Dá para ver tudo sem problemas. Estive em Istambul em maio/10 e julho/agosto/11. Andei por tudo sem guia. A cidade é tranquila e usei o metrô de superfície e ônibus para visitar tudo que quis e mais alguma coisa.

Pode ir na boa.

MARIA RAMOS
MARIA RAMOSPermalink

estou indo para stambul em setembro e gostaria de dicas de hotesis bem localizados e lugares que vale a pena conhecer.
Bjs. Maria