Rodopiando com a Emília em Istambul

Dervixes rodopiantesA Emília, nossa querida Turista Acidental, fez uma coisa que eu sou doido para fazer: assistir a uma apresentação dos dervixes, monges muçulmanos de uma seita sufi que meditam rodopiando, numa espécie de transe. Com o mosteiro Melevi, em Galata, fechado durante a visita da Emília a Istambul, ela descobriu uma apresentação de dervixes num salão da estação ferroviária de Sirkeci.

O relato é emocionante, com direito a dois videozinhos.

Passa lá — e aproveite para ler tudo o que a Emília tem publicado sobre Istambul.

40 comentários

Boa tarde amigos:
Comprei uma passagem SP – Madri pela Turkish Airlines para o final do ano. Foi numa super promoção ida dia 22/12 e volta em 08/01 por R$ 1.300,00. Foi muito barato mas acabei não lembrando de pedir o Stop Over em Istambul na hora da compra e agora a inclusão dele acaba inviabilizando por causa do adicional das tarifas.
Portanto chego em Istambul dia 22/12 as 17:35 e saio no outro dia para Madrid as 12:25. Ficarei hospedado em um hotel por conta da empresa que parece que é perto do aeroporto.
Pergunto o que poderia fazer em Istambul nesse periodo de tempo? basicamente teria a noite do dia 22/12 e uma parte da manhã do dia seguinte.
Na volta mesmo esquema mas ai o tempo de conexão é menor. Chego dia 08/01 em Istambul as 21:45 e saio de Istambul no dia seguinte as 10:45.
Queria muito pelo menos dar uma voltinha na cidade e bater umas fotos para registro.
City tour provavelmente não daria por causa dos horários, mas talvez alugar um taxi? o que vcs acham?
Obrigado.

    Olá, Valdinho! Esqueça city-tours ou passeios. Você precisará está no aeroporto no máximo às 10h30 da manhã num dia e às 8h45 no outro.

    Vamos pedir no Perguntódromo dicas do que você pode fazer nessas duas noites.

    Oi Valdinho! olha, tem várias coisas legais de fazer a noite. Eu recomendaria a Taksin Square. Vc tem que pegar o metrô e ir para o “outro lado” do Bósforo. Essa rua é muito legal, várias lojinhas, luzes, restaurantes (inclusive tem uma rua, que na verdade é uma longa escadaria só de restaurantes!! muito show) e lá tb fica a Galata Tower, que eu não sei até que horas fica aberta, mas tem uma vista maravilhosa da cidade. Ou se preferir dá pra ir pra Sultanahmet, de metro, e tirar várias fotos, além de ver o show de águas e luzes na frente da Blue Mosque, as 20h. A Aya Sophia fica praticamente na frente da Blue Mosque, é um lugar bem bonito (e turístico) e tem vários restaurantes tb. Acho que era isso. Abraços, Nydia

    Se você for ao Taksim, aproveite e reserve para jantar no 360, que é um restaurante no topo de um prédio, no meio do bochicho, com uma linda vista em 360 graus da cidade, que tem um skyline lindíssimo. Nas manhãs, acho que não dará pra fazer nada mesmo, pois o trânsito da cidade é pesado.

Acabei de voltar da Turquia ( istambul e cappadocia). A viagem foi incrivel. Gostaria de agradeceder a todos as dicas aqui, graças a voces desisti da ideia de alugar moto em istambul rsrsrs.
Istambul é realmente super facil de andar, o metro e as vezes o taxi são excelentes alternativas. Fiquei em Sultanhmed ( Hotel Celal Sultan) e achei otima a localização pois é possivel ir para as principais atrações a pé.

Não aluguei moto em istambul mas aluguei na Cappadocia (12 euros por dia ) . Foi incrivel ! super recomendo .

Coloquei fotos da Cappadocia no meu blog http://www.longeeperto.com.

Estou colocando as dicas e os posts ao poucos assim a medida que vou escrevendo posso viajar um pouco mais e relembrar dessa viagem tão incrivel.

Oi Ricardo! Olá Pessoal! Estou pensando em viajar pela Turquia por cerca de 12 dias, sendo que 2 em Istambul, outros 7 entre Ankara/Capadócia/Pamukkale/Kusadasi/Canakkale e outros 3 novamente em Istambul. Não gosto muito de excursão, pois acho tudo muito corrido, menos emocionante e mais aprisionador. Contudo, dessa vez, acho que optarei por esse estilo de viagem, pois pretendo viajar sozinha. Saliento que após o retorno do interior o grupo partirá e eu ficarei alone em Istambul.

Queria saber se é “complicado” uma mulher viajar sozinha pela Turquia e se esses roteiros pelo interior são muito corridos e cansativos. Abraços, Ana

André
No ano passado estive na Turquia. O meu roteiro não foi muito diferente do tradicional (Istanbul+ Capadocia+ litoral). Absolutamente adorei Istambul e o que fiz foi ficar 4 dias no começo em Sultanhmed (hotel Empress Zoe) e ficar 3 dias na volta perto de Taksim Square (hotel Nippon). Com isto deu para sentir as duas partes da cidade, apesar de ser muito facil ir de tram de uma parte da cidade para outra. Não acho que voce vai se arrepender de ficar 6 dias em Istambul.
Não sei como está o seu roteiro mas talvez não valha a pena diminuir Istanbul para apenas dar uma passada rápida na Capadócia. O proprio translado para Capadócia vai levar um bom tempo (apesar de ser apenas um hora de voo, tem mais uma hora até chegar ao hotel, etc..). No meu caso, deixei algumas coisas de fora do meu roteiro simplesmente porque há coisas demais para ver na Turquia.
Abraço
Jeff

Pessoal,

Estou indo para Istambul em maio e tenho algumas dúvidas. Inicialmente pretendo passar 6 dias em Istambul. Esta escolha, porém, me fez deixar de fora a visita à região da Capadócia. Pergunto: É aconselhável um número menor de dias em Istambul e uma passada rápida na Capadócia? Quatro dias são suficientes para passear com calma em Istambul?

Minha outra dúvida é: Em Istambul, me hospedo na região de Sultanhmed (centro histórico – região muito turística), muito conveniente para conhecer a parte histórica, mas, penso eu, não muito conveniente à noite, seja para comer, seja para sair, ou fico na Istambul mais moderna, com melhores hotéis, mas mais distante da parte turística?

Obrigado pelas dicas.

    Eu ficaria em Sultanahmet mesmo. Apesar de ser mais turístico, tem bastante e boas opções de restaurantes e bares bem badalados. Se quiser ir a um lugar mais distante utilize um taxi. Eles são bem baratos por lá. Quatro dias dá para ver o mais interessante, mas pode ser meio corrido. Eu fiquei fã da Capadócia e acho que 3 dias por lá é suficiente. Mas isso depende muito do seu interesse. Abraço.

Oi Ricardo! Acabei de chegar de uma viagem a Istambul e tivemos uma guia mineira, que eh casada com um turco e mora la ha 18 anos. Foi uma experiencia otima e muito tranquila, e recomendo! o e-mail dela eh [email protected]
Um abraco

Oi Ricardo, você conhece ou indica algum guia que fale português em Istambul para um tour privado? Sim, fiz a mesma pergunta para Amsterdã. É que pretendo chegar a Istambul pela KLM. Obrigada.

    Entre em contato com o consulado brasileiro em Istambul, eles devem indicar um.

    Já tive uma ótima guia de nome Selen Gülbardak que fala portugues fluente e nos acompanha nas compras do Gran Bazar o que é importante pq ela pechincha e acabamos economizando muito,rsrsr
    Contato :[email protected]
    Abs,

Riq, Emília e trips, falando em Istambul … estou querendo ir lá em Outubro. Minha grande dúvida é Istambul desempacotada ou Turquia empacotada. Estou na fase das pesquisas e depois vou perturbar vcs um pouquinho para uns ajustes. Obrigada pela ajuda, explícita ou não. Em dezembro 2009 fiz uma Europa desempacotada com ajuda de vcs e deu tudo super certo. Beijos

Vale a pena ver o blog da Emilia, e seu estilo diferente!

    oi vamos para istambul agora dia 25 de outubro e queria entrar em contato com a Emilia, preciso do e-mail dela. Por gentileza
    obrigada

Riq, que bom que gostou! Recomendo muito procurar uma dessas apresentações, quando voltar a Istambul. Mesmo indiretamente, você acaba participando da meditação junto 😀
Obrigada pelo link!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito