Vale de Guatin
Os hotéis bacanas do Atacama, como o Tierra Atacama onde ficamos, incluem os passeios nas diárias. Você pode escolher entre dois passeios de meio dia ou um passeio de dia inteiro. Ao chegar você tem uma reunião com uma espécie de concierge de excursões e já programa os seus dias -- começando pelos mais leves, e terminando com os que exigem que o seu organismo esteja habituado à altitude (como o passeio aos geysers de Tatio).
Nossa simpacisíssima concierge de aventuras nos sugeriu um passeio meio off-Broadway no menu atacâmico: uma caminhada de duas horas por um cânion usado como passagem no tempo da dominação inca. Ali veríamos água (uma raridade fora dos oásis de San Pedro e Calama) e, o mais importante: o cardón, cactus gigante que chega a medir 8 metros de altura e viver até 500 anos.
Vegetação nativa no Atacama
Antes mesmo de ver os cactus, eu já estava encantado com as colas de zorro (rabo-de-raposa), uma folhagem típica do Chile, e que forma praticamente uma floresta na entrada do cânion. (É que ali acontece a confluência de dois rios, um de águas quentes, vindas de uma fonte termal, e outro de água fria, vinda de degelo das montanhas.)
Cactus do Atacama
A caminhada não é superfácil, não -- é preciso subir e descer por pedras.
Os cactus mais bonitos estão no início da trilha; depois a paisagem não fica mais tãããão interessante -- mas vale pelo exercício
Mais detalhes da trilha
- Não está na lista dos passeios mais famosos do Atacama
- Ideal para quem tem mais tempo ou procura programas diferentes
- A caminhada pode levar mais de duas horas na altitude, leve isso em consideração
- Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapéu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado
Passeio a convite do hotel Tierra Atacama
8 comentários