Bariloche-Puerto Montt: cruce de lagos ou ônibus?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Quadro na recepção do hotel Las Balsas, em Villa la Angostura

Um dos objetivos originais deste périplo era fazer o Cruce de Lagos, a travessia épica entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas ou Puerto Montt, no Chile (ou vice-versa), que envolve quatro ônibus e três barcos diferentes, e vale por vários passeios, tanto de um lado, quanto do outro (veja o post hiperdidático da Carmem Silvia, aqui).

O problema é que, pela primeira vez desde o início desta viagem, o Pedrão não está colaborando. Depois de vários dias de sol (inclusive um dia de sol e quase um calorzinho), ontem já começou a nublar. O passeio pela Rota dos 7 Lagos, entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes, já não foi realizado nas melhores condições de insolação (mais tarde eu posto).

Tenho acompanhado a meteorologia desde que chegamos à região, sexta passada. E desde então a quinta-feira está marcada como chuvosa em todos os sites. A travessia seria justamente nesta quinta, mas como a previsão não mudava, já transferi pra sexta (o que foi ótimo, porque ganhei um dia inteirinho pra fazer trabalho de escritório).

Só que a sexta também vai estar instável, tanto do lado de cá quanto do lado de lá.

Daí que estou vivendo a dúvida que acomete todo cruzador de fronteira neste momento. Pago 230 190 dólares (por pessoa, tarifa especial para brasileiros) pra fazer o Cruce de Lagos com o risco de todas as fotos saírem nubladas ou chuvosas, ou vou de bumba mesmo (26 dólares pela Cruz del Sur, 5 horas de viagem a Puerto Varas, 5h30 a Puerto Montt) e torço para o tempo melhorar do outro lado e então fazer o passeio ao lago e às cachoeiras de Petrohué?

O Cruce de Lagos pode ser comprado até às 18h da véspera. As passagens de ônibus podem ser compradas pela internet.

O que você faria?

159 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Riq

Com tempo ruim, não pensaria duas vezes em ir de onibus. Por via das duvidas compre com antecedencia, e peça para ficar em cima e na frente, para aproveitar a paisagem, que também e bonita.

UMa vez no Chile, vá ao parque Vicente Rosales, que e uma das partes mais bonitas do percurso, perto de Puerto Varas.

Ps...Como os preços da travessia subiram! Quando fui em 1998, paguei 100 dólares. De onibus, não me lembro o valor, mas era algo bem barato.

Se for de barco, leve lanche pois as opções de comida são caras e ruins.

Boa viagem....

PêEsse
PêEssePermalink

Com o tempo ruim, adiaria. O Cruce de Lagos é muito interessante e válido mas, a ver, é algo para ser feito apenas uma vez e em um dia só (notadamente por conta daquela parada demorada e sem futuro em Peulla). Nublado não vai ter o mesmo sabor e você corre o risco de ficar com uma má impressão influenciada pelo tempo.

Rodrigo Barneche
Rodrigo BarnechePermalink

Eu trocaria a chuva certa pelo clima incerto, com certeza smile Porém, chequei agora no site o INPE ( http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/ )e a previsão para Puerto Montt é de tempo instável até a semana que vem.... So.. terás que arriscar, maestro.

Gilmara
GilmaraPermalink

Quando eu fiz esta travessia, o tempo estava magnífico. O guia, na ocasião, me explicou que o céu azul era raridade naquela região. Ele disse que durante o ano 80% dos dias era nebuloso e chuvia.
Com o tempo ruim eu não faria a travessia.
Iria diretamente para Puerto Montt, de onde partiria para Puerto Varas (cidade mais bonita e interessante).
De Puerto Varas, aproveitaria para passear no vulcão Osorno (está aberto durante o ano todo), onde poderia conhecer a estação de esqui. E na volta pararia em Frutillar.
Caso o tempo ajude, ainda dá para fazer parte da travessia dos lagos, ou seja, pegar uma excursão de um dia até Peulla, através dos lagos.
Boa viagem.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu tô indo pra Puerto Montt só pra poder pegar o carro (vou devolver por lá, também, no aeroporto). Mas vou ficar em Puerto Varas, seguindo as dicas de 120% dos tripulantes grin

Adolfo
AdolfoPermalink

Com este tempo, é melhor pegar o ônibus - mais barato e vc pode tirar fotos tão boas durante sua estada na região de Puerto Montt. Duro é ter que pagar uma bolada para não ver quase nada e tirar fotos piores ainda.

Riq, vc faz muito bem de ficar em Puerto Varas - Puerto Montt é feinha mesmo.

Gilmara
GilmaraPermalink

Ia me esquecendo. Fiquei em Puerto Varas em um excelente hotel chamado Bella Vista. Da varanda de meu quarto eu pude ver a lua cheia e o Vulcão Osorno, lado a lado. Imperdível.

http://www.hotelbellavista.cl/

Carmem
CarmemPermalink

Eu também fiquei lá. E gostei muito!

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Riq, caso não vá fazer o Cruce, em Puerto Varas informe-se sobre fazer só parte do trajeto. Explico, você pode pegar o barco até o meio do caminho e voltar. E em Puerto Varas não deixe de subir (de carro) até a estação de ski no vulção Osorno, a vista é muito bonita.

Carla
CarlaPermalink

Eu sou uma grande entusiasta do Cruce de Lagos, e te aconselharia a fazer mesmo debaixo de um frio polar - mas nunca debaixo de chuva... wink Seria pagar muito caro pra sofrer e nem ter fotos bonitas pra trazer de troféu... Mas, uma vez em Puerto Varas, não deixe de ir até os Saltos do Petrohué, mesmo que o tempo não esteja super firme - a paisagem é muito linda! Sobre o Osorno, não posso opinar porque nunca subi, mas reforço a dica de Frutillar. Vale a pena passar umas horinhas por lá e saborear um belo congrio em um restaurante de frente para o lago! (Quanto a Puerto Montt, o melhor é nem esquentar lugar mesmo - a cidade já era grandinha e feiosa quando fui pela primeira vez, há quase 10 anos; de uns 5 anos pra cá, foi a cidade chilena que mais cresceu, e está maior e mais feia do que antes, além de muito mais movimentada...)

Carla
CarlaPermalink

E, já que a curiosidade matou o gato mesmo, onde vocês vão se hospedar em Puerto Varas?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Neste aqui: http://www.arrebolpatagonia.com

Carla
CarlaPermalink

Uau! Achei lindo - e deve ter uma vista espetacular!!! wink

Danilo
DaniloPermalink

Riq, já fiz a travessia, é linda e uma experiência bacana, tudo bem que as vezes encheo saco de pega ônibus, pega barco, pega ônibus, pega barco, pega ônibus... o hotel que vc fica no meio do nada é bucólico e é realmente no meio do nada, mas eu adorei a experiência. Eu iria mesmo com tempo nublado, melhor do que ficar 5hs em um ônibus.

Algumas fotinhos para vc se inspirar:
http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/51744683
http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/51744785
http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/51744631
http://www.flickr.com/photos/danilosiqueira/51744536

Sugestão para fotos em dias nublados? PB salva smile

Abs
Danilo

Ana
AnaPermalink

Eu gostei tanto, tanto do Cruce de Lagos, que não hesitaria em fazer, mesmo sob chuva. No dia em que eu fiz, aliás, choveu durante boa parte do percurso. Não era uma tempestade, mas aquela chuvinha chata, mas que permitia umas fotos desde que o fotógrafo não se importasse com uns respingos. As minhas fotos estão aqui: http://picasaweb.google.com/psiulandia/RumoSul#
Eu acho que tempo nublado e chuva ainda pode render fotos legais, mas eu confesso: voltaria lá só pra poder fazer o cruce de lagos com sol!
A informação de que chove 80% do tempo também me parece outro argumento bom, afinal, a viagem típica seria mesmo sob chuva, né? wink

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Eu nao fiz o cruce, entao vou dar pitaco so pela questao meteorologica mesmo - particularmente iria de busao. E, sim, faria os passeios em Petrohue, que eu fiz e amei. Reforco a dica da Carlota, de Puerto Varas ir a fofinha Frutillar - e eu adorei subir o Osorno (num esquema nada roots, no carro alugado mesmo vc chega la em cima) porque a vista la de cima eh deslumbrante.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Eu nunca andei por esses lados, mas vou dar o meu pitaco mesmo assim. smile Acho não vale a pena fazer qualquer passeio de barco com chuva, principalmente um que seja demorado. Se eu estivesse na mesma situação, iria de ônibus.

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Oi Riq,
eu fui em junho do ano passado de Bariloche a Puerto Varas de ônibus (sai às 6h da manhã) e de lá fui ainda pra Puerto Montt. A viagem é super tranquila. Se quiser tem fotos no meu blog.
Abs

Carmem
CarmemPermalink

Se tiver com tempo sobrando, vá de "Cruce". Afinal, você verá paisagens diferentes, participará de um divertido sobe-e-desce-barco-ônibus, conhecerá Peulla (Comida cara e fraquinha. Dizem que o quilão tem melhor relação custo x benefício) e ainda poderá ter um gostinho das cachoeiras de Petrohué (O que não impede que você volte depois, com mais tempo. Dá até pra ir de ônibus "de linha"...).
Eu só iria de ônibus se tivesse muita pressa de chegar à feinha Puerto Montt.
Não perca Frutillar.
Uma boa dica pra passear pelo lago em Puerto Varas é o http://www.capitanhaase.travel/
Boa viagem! Dê notícias!

JB
JBPermalink

Riq,

Eu iria de ônibus, sem dúvida. Acho que o cruce é o tipo de passeio que não deve ser feito com chuva, afinal, o grande barato são as paisagens, não é mesmo? Além do mais, são 460 dólares!!!

Talitah
TalitahPermalink

Eu fiz o Cruce em um dia feio. Já estava marcado. Banquei e fui. Não choveu, mas também não fez sol. No lago Esmeralda, o sol até que deu as caras, muito tímido, mas as fotos ficaram razoáveis.
Se valeu a pena? Valeu! Curti o momento com as nuvens.

Ermesto, o pato
Ermesto, o patoPermalink

Em tempo: no passeio de barco, voce troca várias vezes de onibus e de barco, com chuva não deve ser muito agradável....

Lili-CE
Lili-CEPermalink

Eu iria mesmo com tempo ruim, ó... Fiz o sentido Chile - Argentina pelo Cruce, mas como tive pouco tempo em Santiago (q não conhecia) e já conhecia bem Buenos Aires, tive a péssima idéia de retornar de ônibus de Bariloche a Puerto Varas, para retornar a Santiago. É uma experiência que não pretendo repetir, massante, demorada, não vi as paisagens bonitas faladas anteriormente. Foram umas 6 ou 7 horas nesse processo! Também não me arrependi de dormir em Peulla. As paisagens a partir de onde o hotel está encravado são belíssimas, eu ainda passei um final de dia muito agradável, passeando pelos arredores do hotel, a pé mesmo. Não lembro direito da comida, ou seja, era esquecível, mesmo, nem muito boa, nem muito ruim. Mesmo que esteja nublado, vai ser mais legal do que o trajeto de ônibus. Já, se chover, pode ficar ruim, por conta dos passeios que tem no meio do Cruce, parques naturais p/ limpar a vista, a pé, tomando banho de chuva... É uma viagem temática lago-vulcão-lago-vulcão, mas que eu acho belíssima. Aliás, em paisagem natural a América é sensacional.

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalink

Se está no planejamento (e no bolso!) é pra fazer.
Mesmo porque não dá pra comentar sobre alguma coisa que não foi feita!
E tem mais: ultimamente e pelo menos no meu caso, as previsões não estão "prevendo" muito bem.
Bueno cruce!!

Clara
ClaraPermalink

Ric, a propósito, qual o serviço de previsão metereológica que você considera mais confiável na internet?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Todas, mas só a partir da véspera... Se você acompanhar qualquer site de previsão do tempo, vai ver que a previsão para os próximos 4 ou 5 dias vai mudando TODOS OS DIAS no decorrer do período...

Rodrigo Barneche
Rodrigo BarnechePermalink

No Brasil, os oficiais são o INMET, vinculado ao Ministério da Agricultura, e o CPTEC, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Todas as outras previsões que existem por aí são baseadas na interpretação dos produtos desses 2 institutos. Embora o INMET seja o oficial em prover informações para a população brasileira, e o CPTEC para a parte de pesquisas, este último também oferece produtos para a população em geral.

Particularmente, eu prefiro consultar os produtos do CPTEC.

Segue os links:

- CPTEC - http://www.cptec.inpe.br/

- INMET - http://www.inmet.gov.br/

Meilin
MeilinPermalink

Tudo bem, Puerto Montt é feiosinha, mas se a fome bater, vá almoçar no Mercado de Peixe, junto com o "lumpen", é uma experiência antropológica-gastronômica inesquecível wink
São microrrestaurantes, que só cabe uma mesa, onde sentam 8 "proletas" e comem o "Menu du Jour". Baideuêi, come-se muy bien.

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

Acho que voltaria para Puerto Montt s[o para comer no mercado novamente

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tá anotado mrgreen

Rosa
RosaPermalink

Fizemos o Cruce em setembro/09, sentido Puerto Varas/Bariloche, pagamos US$170 (preço exclusivo para brasileiros), choveu e o frio foi grande, mas valeu muito. Como eu saberia se não tivesse arriscado? O ônibus, por mais lindas que sejam as paisagens, é sempre um janela-tour. Pretendemos fazer novamente, mas não sabemos quando e não sabemos se vai ter sol, então valeu já saber como é.

Marília Marconi
Marília MarconiPermalink

Eu fiz o Cruce de Lagos em julho de 2007, no sentido Puerto Varas-Bariloche, com muita chuva durante todo o percurso. Mesmo assim foi beeem legal, a gente curtiu à beça. Só rolava uma invejinha quando na TV do barco passavam uns clipes (acho que para vender os passeios opcionais em Peulla) com o passeio num dia lindo...
Peulla realmente não tem nada para fazer, ainda mais debaixo de um temporal, mas foi bom para descansar, fazer nada e colocar em prática uma das minhas brincadeiras preferidas: olhar pra desconhecidos e tentar descobrir (ou inventar) a história deles.
Na segunda parte do percurso, Peulla-Bariloche, a chuva virou neve, e aí foi a festa pros brasileiros!! wink
Mas, reconheço, as fotos não ficam lá essas coisas, e o Lago Esmeralda tinha cor de ferro... grin

Dani S.
Dani S.Permalink

Eu fiz o Cruce debaixo de chuva. Não recomendo. Aliás, eu sequer vi o Osorno, porque o tempo estava nublado mesmo durante todo o período que estive em Puerto Varas. Mas vale a pena passear à beira do lago, indo até Frutillar.
Resumindo: eu cheguei à conclusão que vamos ter que voltar de novo, pra fazer o passeio decentemente (mas os guias falaram que por lá sempre chove, especialmente do lado chileno: é a umidade toda do Pacífico que bate na Cordilheira dos Andes, e choooooove).
Aliás, se bobear é por causa do tempo que eu deslumbrei com Bariloche, depois de dias de chuvinha...

Sylvio de Almeida
Sylvio de AlmeidaPermalink

RIC
Eu também fiz o "cruce", de Bariloche a Puerto Varas, com chuva e com a hiperdidática CARMEM SILVIA, até Peulla.Mesmo com chuva,valeu Como diz a Canção "CHILE LINDO"!

Pavan
PavanPermalink

Fiz o Cruce agora em janeiro. Achei muito bonito, mas acho que não vale o preço.
Tendo tempo, acho mais vantagem fazer o passeio de um dia em Bariloche até Puerto Frias, atravessar de ônibus convencional até P. Varas no dia 2 e em terras chilenas, no dia 3, fazer o passeio de um dia até Peulla.
Assim dá pra ver 99% do Cruce (o caminho de ônibus de Peulla até Puerto Frias não tem nada de especial) e talvez gastar a metade da grana. Claro que para isso é preciso mais tempo, mas talvez seja mais proveitoso e menos cansativo.

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

eu não atravessei a fronteira, mas recusei o cruce.

Vi os saltos de Petrohué e demos uma voltinha nos lagos num barquinho de pescador lá de bobeira. Mesmo com o tempo nublado as águas estavam esmeralda e as fotos saíram preciosas.

Fiquei em Porto Varas, lindinha, calmíssima e acolhedora.

Em Puert Montt a Meilin tem toda a razão, é obrigatório uma refeição no mercado. Escolhi a última bimboca da passarela e tive o melhor peixe (comi o congrio) da minha vida. DA MINHA VIDA!

Mesmo que não for esquiar o vulcão Osorno tem teleférico até o cume só para dar uma voltinha.

no link tem um brevíssimo álbum do que foi o meu chile

http://mariliaquindim.multiply.com/photos/album/31/chile

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

SITUAÇÃO DE QUINTA-FEIRA, 9h30:

Eu já estou garantido com duas passagens na fileira da frente do ônibus de amanhã às 8h.

Mas estou monitorando o tempo para ver se compro o Cruce ou não (entre 230 e 256 dólares -- os 26 são da passagem de ônibus -- dá no mesmo).

A chuva prevista todos esses dias pelo Weather.com e pelo Accuweather.com não veio. O dia está só nublado, cinza-chumbo na montanha e mais claro no meio do lago.

O Weather.com continua mantendo previsão de chuva para hoje e para amanhã dos dois lados da fronteira.

Mas o AccuWeather já mudou a previsão pra hoje do lado de cá (sem chuva, só nublado) e para amanhã está prevendo dia parcialmente nublado para cá e parcialmente nublado com chuvisqueiros ocasionais do lado de lá.

Tenho até as 6 da tarde pra me decidir...

Agora com licença que euvou até ali devolver o carro que a diária está vencendo em trinta minutos.

Depois do almoço deve ter post novo.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

UPDATE DAS 12h30:

O dia que há seis dias era previsto consistemente para ser chuvoso está totalmente ensolarado. O AccuWeather registra isso, mas o Weather.com continua dizendo que está chovendo (!!!).

(Ou seja: se tivesse feito o Cruce hoje, conforme inicialmente planejado, teria pego tempo bom dos dois lados.)

Para amanhã o Weather.com continua prevendo chuva, mas o AccuWeather prevê tempo bom do lado de cá e parcialmente nublado com chuviscos ocasionais do lado de lá.

Comprei o Cruce. Tem a tal da tarifa para brasileiros que a Rosa conseguiu no Chile, só que está a 190 dólares. A moça só ofereceu depois que eu preenchi a ficha. Disse que o meu sotaque não era de brasileiro grin

PG
PGPermalink

Boa, Riq!

Tava lendo e torcendo pra vc decidir fazer o Cruce.

Mesmo na chuva, é melhor que pegar um ônibus chato.

A única coisa capaz de estragar o humor de qualquer um no Cruce é morgar um dia inteiro em Peulla - é uma cilada, Bino!

Chato mesmo é se chover em Puerto Varas. Passei quase 3 dias lá e não consegui ver os vulcões. Mesmo quando subimos à metade do Osorno, não conseguimos enxergar o topo. No último dia, é que conseguimos divisar a silhueta do Osorno por trás dos lagos, mas o dia já estava amanhecendo e tínhamos que ir embora.

Mô Gribel
Mô GribelPermalink

Fez bem, Riq!
Mesmo nublado e com chuva deve ser muito mais legal que de ônibus!
Boa viagem!

Rosa
RosaPermalink

Parabéns, Ric. Fico feliz da dica ter sido válida. Ótimo Cruce com sol e céu azul para vocês.

Ana Maria
Ana MariaPermalink

Estamos na torcida pra ter sol e fotos lindas! Bon voyage!

Ana Maria
Ana MariaPermalink

PS - Tomara que o seu guia seja o Eduardo, super simpático e que adora o Chile! E em Puerto Varas, não deixe de comer no Las Buenas Brasas, o chupe de centolla é 10. E não gostamos do Donde el Gordito, apesar do Anthony Bourdain!

Carmem
CarmemPermalink

Vai ter sol. Certeza!!!!!!!
Boa viagem!

karina
karinaPermalink

Olá, farei uma viajem de 18 dias em agosto para Bariloche-lagos andinos-Puerto varas - Pucón - Santiago( vale nevado)...estamos na duvida se vale ou nao a pena fazer esta travessia em agosto...ou pegar um onibus ate Puerto Varas...Pensei em ir de onibus e depois fazer os sete lagos e os saltos de petrohué...o que vcs me indica?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acho que no inverno vale mais a pena de ônibus, para não precisar dormir em Peulla.

https://www.viajenaviagem.com/2010/03/cruce-de-lagos-deu-certo/

Ludmila
LudmilaPermalink

Olá, nobre guru viajante! Eu e meu marido vamos chegar em Puerto Montt dia 18 de agosto as 9h e vamos partir de lá rumo a Punta Arenas no dia 21 pela manhã. Já conhecemos Osorno, Puerto Varas, Frutillar mas não o parque Petrohue, o Lago Todos os Santos ou Bariloche. Pensei em ir de Busão até Bariloche e voltar fazendo o Cruce mas desisti pelo valor mui caro! Pra alugar o carro pra atravessar a fronteira tem que pagar por um passe especial, será que vale a pena? O que vc me recomenda?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O ideal teria sido chegar por Bariloche, passar duas noites por lá, passear bastante e então ir para o Chile, seja de Cruce ou de ônibus. No seu lugar eu faria os passeios de Puerto Varas que não tivesse feito e iria a Chiloé. Deixe Bariloche para uma próxima.

https://www.viajenaviagem.com/2010/03/2-paises-3-barcos-4-onibus-como-e-o-cruce-de-lagos/

Evandro
EvandroPermalink

Estou pretendendo ir no começo de janeiro/2011. É necessário fazer reservas em hotéis em Bariloche, Puerto Varas e Frutillar? Será que consigo hotéis (com preços razoáveis) sem ter que planejar todo o percurso (quanto tempo em cada lugar) e sem portanto, fazer reservas?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

É alta temporada doméstica em toda a região dos lagos, dos dois lados. Reserve.

Caroline
CarolinePermalink

/Estou planejando fazer o Cruce de Bariloche para Puerto Varas no dia 19/10. Vi seu comentário sobre desconto para brasileiros. Como não consegui achar este desconto no site do cruce, gostaria de saber: como você o conseguiu?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Ele é oferecido na loja.

Kelly
KellyPermalink

Ricardo,
Planejo fazer o cruce de lagos em março/11.
Como esse desconto só é oferecido na loja, "posso" correr o risco de não fazer reserva com antecência, para tentar conseguir o desconto? Digo, o passeio é muito concorrido nessa época, que devo reservar antes mesmo de embarcar??
Outra dúvida: todas as agências oferecem esse desconto, ou somente algumas?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kelly! Março é baixa temporada, não se preocupe.

moema souza rodrigues
moema souza rodriguesPermalink

RICARDO FREIRE
SEI QUE VOCE É UM EXPERT EM VIAJENS!eSTOU PLANEJANDO IR A PUERTO MONTT E DE LA A PORTO VARAS PARA FAZER O CRUCE ANDINO.aCHEI O PREÇO CARO 230 DOLARES(EXISTE MESMO UM DESCONTO PARA BRASILEIROS?),É POSSIVEL IR DE ONIBUS E DEPOIS VOLTAR DE BARCO CONFORME O TEMPO PERMITIR, UM DIA DE SOL?O TICKET PODE SER COMPRADO NA VESPERA ?VOU ESTAR EM pORTO vARAS DIA 6 DE NOVEMBRO,JA ESTIVE LA E SEI QUE CHOVE FINO MAS POR LONGO TEMPO VOCE TERIA UM SITE OU EMAIL PARA QUE EU CONSULTASSEMAIS?oBRIGADISSIMA POR QUALQUER AJUDA MOEMA SOUZA RODRIGUES 69(anos)que viaja sozinha e curte lugares como a aventura de chegar ao Salar de Uyune de 4x4 desde o Chile.!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Esse preço é só da ida ou só da volta, Moema. Para não pagar o cruce, a alternativa é fazer passeios lacustres em Bariloche, ir de ônibus a Puerto Varas e fazer o passeio do lago Todos Santos lá. Sai mais barato e você não precisa ir a Peulla.

Vitor Viann
Vitor ViannPermalink

Ricardo,

Li todos os posts desse tópico. Porém não encontrei nenhuma situação parecida com a minha. Estou em Santiago agora, e vou comprar uma passagem até Puerto Montt. De lá, pretendo fazer o cruce andino. Entretanto, não queria ir até Bariloche e voltar de onibus nas 6 a 7 horas cansativas de viagem. Já ouvi falar que tem um cruce de meio dia. Ele vale a pena ? As partes que ele abrange são legais ? Nos deixa de volta em Puerto Montt ? Quanto custa ? O ideal seria sair de Bariloche direto de volta pro Rio, mas essa possibilidade não existe, já confirmamos com a cia. aérea, e comprando por fora, teríamos que pagar muito a mais. Estamos perdidos ! Pretendemos sair daqui neste domingo, dia 31/10.
Abraços,

Vitor

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Cruce é para fazer a travessia de todos os lados. Sem querer ir a Bariloche, é só fazer paseios pelo lago Todos Santos e pelo Llanquihue. Não precisa ir até Peulla -- em Peulla não há nada.

E não fique em Puerto Montt: fique em Puerto Varas, que é mais bonitinha e está a beira do lago Llanquihue e mais próxima do Todos Santos.

juliana costa
juliana costaPermalink

Boa noite Ricardo,
Estou escrevendo para agradecer todas as dicas que você nos deu.
Neste momento estou em Porto Varas, no Hotel Bellavista, de frente para o Osorno (que presente!). Tenho mais três dias antes de voltar para Santiago e estou em dúvida se alugo um carro para passeios nas cidades da redondeza ou faço o passeio até Peulla (o mais bonito do Cruce é o lago todos os santos?)...Já fiz a subida ao osorno,Petrohue com o lago todos os santos e Frutillar (de ônibus como você sugeriu).
Muito obrigada por tudo mesmo...nunca mais viajo sem ler seus comentários!
Juliana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não precisa ir até Peulla. Você vai ficar presa e o melhor você já viu no Todos Santos. Peulla é só um ponto de apoio para quem faz o Cruce, não invente esse perrengue na sua vida que você não precisa smile

Com tempo sobrando, eu teria ido a Chiloé.

Sandrissima
SandrissimaPermalink

Eu fiz essa bobagem de ficar em Peulla - que é um hotel de apoio da empresa. Mas, fascinada com o Osorno, como aquele clima dos lagos, de início não me importei. Depois fiquei p... da vida porque perdi tempo lá, para fazer nada. Chiloé vale mais a pena.

Vera
VeraPermalink

Olá Ricardo,
Pretendemos fazer Bariloche-Puerto Varas de ônibus no dia 16 de dezembro. Vc conhece alguma empresa de ônibus que faça esse trajeto? Será se é necessário comprar logo? Pela internet, só encontramos uma empresa (Andesmar) e que tem apenas uma saída diária.
Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dá pra comprar online em http://www.busescruzdelsur.cl . Normalmente ônibus em qualquer lugar do mundo dá pra comprar com 24 horas de antecedência na boa.

Felipe
FelipePermalink

Ricardo, boa tarde!

Estou indo para Bariloche em jan/2011 e vou conhecer as cidades vizinhas ( vila angustura e San martin de los andes).Depois estarei indo para o lado do Chile ( puerto montt, puerto varas, frutillar e puerto octay).Vou com minha esposa e meus dois filhos de 15 e 03 anos.Estou na dúvida se alugo um carro para ir ao chile, fazendo o trajeto que o onibus faz, ou alugar em puerto montt.É melhor alugar ou fazer todos os passeio de omibus, no meu caso que estou com meus filhos?È necessário a PID para dirigir lá?Paga alguma taxa para fazer a travessia Argentina-Chile?

Obrigada !!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Atravessar fronteira de carro alugado é pedir pra ter dor de cabeça. Eu alugaria em BAriloche, devolveria, iria de ônibus, alugaria outro em Puerto Varas.

Não é preciso PID.

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/habilitacao-internacional-precisar-nao-precisa-mas-e-bom-ter/

Por favor leia todos os relatos de Bariloche e Puerto Varas nas páginas https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire e https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire

Adriana
AdrianaPermalink

Caro Ricardo,
Quero fazer um passeio de 10 dias ao chile a partir do dia 29/01, voltando pela Argentina, Bariloche ou Buenos Aires(como vou usar milhas não sei se a passagem(avião) de Bariloche para Buenos Aires é cara.Somos 3 adultos.Quria dicas do chile porque ja conhecemos bariloche e B.Aires.
Qtos dias devo ficar em Santiago?quais lugares são imerdiveis?Pelos relatos vi que posso ir de santiago a Puerto Varas de onibus a noite, quero fazer a travessia, chove muito nesta epoca?
Vale a pena ir a Pucon nesta epoca?é suportável as termas?
Aceito sugestões de todos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Chove muito nessa época. Dá pra ir de ônibus. A passagem de Bariloche a Buenos Aires é cara. Se você já foi a Bariloche, então não há sentido em voltar por Buenos Aires. Puerto Varas é muito mais perto de Santiago do que Bariloche de Buenos Aires (12 horas de ônibus x 20 horas de ônibus).

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Daniel Imay Corrêa
Daniel Imay CorrêaPermalink

Olá Ricardo.
Pretendo fazer uma viagem de 15 dias, em março, para o Chile. Fiz mais ou menos um roteiro e gostaria de saber sua opinião.Seria:
- Santiago 3 dias incluindo Cordilheira, vina del mar/val paraiso e alguns vinhedos;
- Pucon 4 dias;
- Puerto Varas 4 dias
O restante estava pensando em passar 2 dias em barilhoche e voltar para Santiago via Puerto Varas.
O que acha???
Obrigado

Diana
DianaPermalink

Acho 3 dias para Santiago / Vina Del Mar / Valparaiso / Cordilheira muito pouco.

Eu reservaria pelo menos 3 dias para Santiago (incluindo uma visita à Concha Y Toro), 1 para Cordilheira, 2 para Vina Del Mar e Valparaiso (1 dia para cada).

Quando fui tinha planejado ficar em Santiago 3 dias e passei estes 3 dias realmente correndo, conhecendo coisas... tanto que resolvi ficar um dia a mais só para curtir e descansar... Muita gente diz que Santiago é uma cidade que não tem muita coisa pra se fazer... mentira... Um dia você vai ficar pelo centro + parque municipal, no outro parque metropolitano, casa do neruda... Mais um para visita a concha y toro e conhecer algum outro bairro ou shopping...

Valparaiso é legal ficar um dia inteiro, Vina Del Mar também, se puder dorme em Vina e curte um barzinho por lá de noite ainda...

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Fiz o seguinte roteiro em Maio/2005:
Santiago 3 Dias
Valparaiso/Vina - 1 Dia (Bate/Volta de Santiago)
Puerto Varas - 3 Dias
Pucon - 3 Dias
Santiago - 1 Dia

Dicas:

Alugue carro em Pucon e Puerto Varas, é mais prático. E dá para dar uma passadinha em Frutillar, quando fui o vulcões estavam todos visíveis.

Caso aluge um carro compre o Guia da TurCopec (é o antigo Turistel) é muito útil, parece um guia 4Rodas mas é muito mais pois tras roteiros detalhados para cada região. Dê uma olhada no site chileturcopec.cl.

Em Pucon fiquei no Hostel Geronimo (geronimo.cl) e em Puerto Varas no El Greco (hotelelgreco.cl) muito agradáveis.

Lembre-se que em Março, não tem neve, a cordilheira sem neve não sei se será um boa. Acredito que ir ao glaciar do Vulcão Osorno em Puerto Varas seja mais interessante.

Kelly
KellyPermalink

Oi Daniel,
Pretendo fazer a mesma viagem, na mesma época, com meu noivo.
Vc já decidiu seu roteiro? Pensou em passar por Chillán?

Sheila
SheilaPermalink

Eu aumentaria estadia em Santiago, pois vai ser um dia só pra Cordilheira. Você pode passar o dia em Valle Nevado, mas nessa época não tem neve. Eu veria a Cordilheira de Santiago mesmo. Tiraria um dia de Pucon. Bariloche não vai ter neve, então você poderia destinar os dias restantes a Chiloé ou Valdívia, para conhecer melhor a região dos lagos.

Ernesto, o pato
Ernesto, o patoPermalink

Com poucos dias, eu acho que está bom. Minha sugestão seria reservar os primeiros dias dos hoteis, e se voce achar que ficou tempo demais, ir para Chloe, uma ilha interessantissima e com acesso bem facil de onibus por Puerto Mont.

Fran
FranPermalink

Oi Daniel,
Fiz uma viagem muito parecida à essa em janeiro de 2008. O que eu aconselho:
Fique 3 noites em Stgo na chegada, Pucón 3 noites estão excelentes, há muitos passeios para fazer na região e a cidade é uma graça. Mais 3 noites em Puerto Varas, acredito que vc queira visitar as Torres del Paine, é isso?
Eu pularia Bariloche, principalmente pela chatice de passar ida e volta pelas alfândegas chilenas e argentinas, por terra eles são muito rigorosos e revistam tudo, o que leva tempo. Deixaria para uma próxima, em conjunto com Buenos Aires e Ushuaia por exemplo...
Trocaria essas duas noites por ficar em Viña del Mar e Valparaíso (escolha uma das duas, são muito próximas) e dedicaria um dia para cada uma. E as últimas noites em Stgo, para ver o que não foi visto, comprinhas e talvez uma balada/ restaurante bacana.
Não vale a pena ir até o Valle Nevado em Março.
Se quiser ver as montanhas, nessa época o Cajón del Maipo é muito mais interessante.
Uma outra sugestão, meio fora do que vc colocou, é fechar o Chile com uma passada pelo Atacama, que é perfeitamente viável se vc fizer os trechos aéreos. Ex:
- 3 noites em Stgo
- 3 Noites Atacama
- 3 noites Pucon
- 3 noites Puerto Varas
- 2 noites em Stgo - saída

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só uma correçãozinha: a porta de entrada para Torres del Paine é Punta Arenas, não Puerto Varas mrgreen

Fran
FranPermalink

Isso, isso grin

Vinícius
ViníciusPermalink

Daniel,

Eu fiz um roteiro muito parecido com o seu. Sugestão, acrescente um dia em Santiago e tire um de Pucón.

Helo
HeloPermalink

OI Daniel

Em 2004, viajei para Chile sozinha e visitei Santiago, Pucon e Puerto Varas em uns 10 dias, 11 dias. Em Pucon, caminhei pelo parque Huerquehue e fiquei maravilhada. Recomendo o passeio.

Quanto a subida ate o cume do vulção Vilarica, recomendo se vc já tem experiencia de caminhar na nele. Em 2004,achava que estava com um bom preparo fisico, entao resolvi fazer a caminhada ate a boca do vulção vilarica, apesar de nunca ter caminhado no gelo. Antes do inicio da caminhada, o guia explicou o que deviamos fazer se caissimos durante a subida. Nesta hora, comecei a ter noção de que a caminhada não seria tão facil. No meio da caminhada, a medida que a inclinação da subida aumentava, fui ficando com medo de levar um tombo e bater com a cabeça numa pedra (já foi causa de morte lá) e fui amarelando, ainda mais porque estava viajando sozinha. Resultado: desisti no meio do passeio...dai um guia desceu comigo ate uma parte plana e fez um buraco no gelo para eu ficar esperando um grupo maior de pessoas que estavam desistindo do passeio...no periodo que estava na minha "casa" no vulção, ficava pensando no que eu estava fazendo lá....nem preciso te dizer que este passeio serviu como um divisor de aguas para mim, me ensinando como ninguem a abrir mão de passeios sem nenhum remorço.

Em Puerto Varas, fiz um passeio de um dia com a cruce de lago ate Peulla. Matou a vontade de navegar pelos lagos. O passeio é muito bonito, mesmo com chuva, que foi o meu caso.

Se tivesse tido mais tempo, teria conhecido a ilha de Chloe.

Em outra viagem, fui conhecer o deserto de atacama. Chequei por Santiago e sai por Lima, tendo tambem visitado um pouco Bolivia. Gostei muito de ter conhecido as lagunas no Atacana, conjugado com o Salar de Uyuni na Bolivia. Assim, na minha opiniao, vale a pena conhecer o deserto de Atacama, mais com tempo para conhecer tambem o Salar de Uyuni (ate hoje foi o passeio que fiz com o melhor custo-beneficio, sem contar que as paisagens sao de tirar o folego).

Tambem acho que dá para abrir mão de Bariloche e ir la em outra viagem, como já sugerido.

Outra sugestão seria visitar Mendonza, e aproveitar para comprar mais vinhhos (não conheço Mendonza, mas será um lugar que visitarei assim que voltar a Santiago).

Daniela Santana
Daniela SantanaPermalink

Quanto à subida do vulcão Vilarica em Pucon: super-recomendo!Mas é preciso que vc tenha um preparo físico razoável, principalmente de caminhadas em terrenos inclinados. É cansativo, mas a vista vale o sacrifício.

Rafting no rio Trancura tbm é uma boa pedida. Aventura light, sem contra-indicações. Ok, cair na água gelada é chato, porém é mais um bom motivo para uma garrafa de vinho encorpado.

Se vc realmente pretende subir o vulcão, 3 dias pode ser pouco, pois nem sempre o clima está favorável.

Quatro dias em Puerto Varas é tempo demais, e tbm não vale a pena esticar até Bariloche pelos motivos que a Fran explicou.

Eu ficaria mais tempo em Santiago, sem correria.