Como você viaja na Páscoa?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Jurerê Internacional, Floripa

O objetivo dessa enquete não é nem tanto saber pra onde você tá indo agora (se bem que essa sempre é uma informação divertida, haha), e sim assuntar a sua estratégia para um feriado curto nesta época do ano.

Você sai de carro ou pega avião? Vai pra lugar novo ou repetido? Consegue enforcar a quinta? (Eu fico admirado como as pessoas enforcam a quinta-feira 'santa' em São Paulo.)

Ou fica quietinho em casa se recuperando da esbórnia do verão e se preparando pras próximas?

(Pra quem ficou curioso, a praia da foto é Jurerê, em Floripa. Mas se fizer sol nesse feriado essa areia não vai ficar tão vazia, não...)

79 comentários

Isabel O., Portugal

Detalhe - ninguém por aqui está "recuperando da esbórnia do verão"... Pelo contrário está tudo na maior ansiedade à espera dele. Por isso muitos portugueses nestas férias vão a Cabo Verde, à Madeira (que está a recuperar muito bem do grande desastre natural do mês passado), ao Brasil,com a mania que lá está sempre bom tempo (já se sabe que eu sou a traumatizada - das duas vezes apanhei sempre chuva). Os mais modestos ficam-se pelo Algarve que, nesta época do ano, está sempre com uma boa ocupação. Há ainda os ligados à velha ideia portuguesa de "ir à terra". Como o país é pequeno e está cheio de auto-estradas, em 2/3 horas toda a gente está na terrra dos avós. Na Páscoa há festividades religiosas, incluindo o cruxifixo andar de casa em casa para ser beijado (hoje em dia, se calhar é só o gesto). Um monte de gente anda atrás do padre e vai comendo e BEBENDO em todas os lares, que têm sempre uma mesa posta.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Ah, quem sabe eu consiga ir pra terrinha este ano!! Là pra outubro, acho q o tempo deve estar bom ainda, né? Só esse resuminho já deu vontade!!
Abs

Carla
CarlaPermalinkResponder

Bom, eu não sou muito parâmetro, porque é tradicional que as escolas não funcionem na 5a.f. (não sei se isso agora está mudando, me parece que sim) e a universidade onde eu trabalho certamente não funciona... Então, para mim é fácil ter 4 dias de feriado na Semana Santa. Apesar disso, eu não tenho muito o hábito de viajar nessa época. Primeiro, porque costumo passar o domingo de Páscoa com a família, o que complica um pouco a volta da viagem; segundo, porque muitas vezes não me animo a ir mais longe por tão poucos dias; e terceiro, porque detesto a idéia de encarar estrada cheia para ir tanto para a praia quanto para a serra quando posso facilmente fazer isso em qualquer outro fim de semana, com um décimo do stress e praticamente metade do custo... wink

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Eu também estou preferindo a tranquilidade de ficar em casa, pegar um cinema mais vazio (colocar o "Oscar" em dia), curtir a chegada do coelho com os pequenos e meditar um pouco sobre a data e vida.Boa Pascoa a todos!

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

Adoraria ir para uma acolhedora casa na serra e lá ficar a caminhar, ler, ouvir boa música, assistir a belos filmes, tomando um delicioso vinho, descansando, enfim, de tudo e de nada, por puro merecimento e desejo de paz. Como não será possível, tentarei fazer exatamente o mesmo, neste meu recanto de sossego, no Rio de Janeiro, sonhando, decerto, com uma adorável viagem a se cumprir brevemente, se calhar.

E você, caro amigo, conhecedor das belezas e dos inusitados prazeres desse mundo dos caminhos sem fim, para onde e como viajará?

Feliz Páscoa!
Angélica

Ricardo Freire

Tô voltando pra casa! Via Mendoza e Buenos Aires grin

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Riq, moro aqui na Europa, e a exemplo do Brasil, em vários países feriado prolongado no meio do semestre = caos nas estradas, trens lotados etc. O turista que fica entre grandes capitais nem sente muito pq essas cidades grandes (London, Paris, Roma, Barcelona), ou ao menos o tipo de hospedagem e programa que atrai o average Joe do VnC (ou seria average crew), não é muito visada por famílias com crianças em idade escolar.

Por isso mesmo, gosto de separar esses feriados para, com bastante antecedência, achar bilhetes com razoável preço e revisitar algumas dessas cidades maiores, sempre considerando o abre-e-fecha em cada uma delas. Mas em geral, mesmo que alguns museus fechem, os restaurantes continuam abertos, assim como parques etc. Bom para fazer viagens sem compromissos de lerês, como vc diz.

Rodrigo Barneche

Eu trabalho na quinta. Páscoa é família. Então vms de carro pra Livramento/Rivera ver a parentada e fazer umas comprinhas básicas nos free-shops smile No outro findi tem a VnVRio'10, que ainda estamos tentando viabilizar... e depois tem as férias (sim, só deu pra sair agora em abril), que talvez seja no eixo Maceió-Recife... só alegrias no mês que vem smile

Gabi de Madri
Gabi de MadriPermalinkResponder

Quando morava no Brasil sempre ia pra praia na Pascoa, de carro. Como naquela epoca a empresa onde trabalhava enforcava a quinta feira, nao pegava transito nas estradas e chegava antes de todo mundo. Como morava em SP, costumava ir pro litoral norte ou pra alguma praia ou ilha em Paraty pra aproveitar o ultimo feriado de verao...
Aqui na Espanha não costumo viajar em feriadao, e como posso tirar dias de ferias espalhados pelo ano, normalmente vou em fins de semana normais que emendo com um ou dois dias de ferias e assim consigo otimas ofertas de voos.
Agora, como disse a Isabel O., aqui estamos desesperados pra que chegue o verão de uma vez, porque o inverno foi longo e muito frio...
Mas posso dizer outra coisa que não tem a ver com viagem?! Morro de saudades dos ovos de chocolate na pascoa!!!! smile

Arthur | Agora Vai

Em 99,9% das vezes, não viajo em feriados. Muito estressante.

Cida L
Cida LPermalinkResponder

Também tenho evitado viajar em feriados prolongados que superlotam a maioria dos lugares. Vou para uma chacrinha perto de casa mesmo e fico lá de papo pro ar.

Gilberto
GilbertoPermalinkResponder

Normalmente não viajo em feriadões, que costuma ser tudo de estressante: estradas cheias, preços altos, etc. Como a empresa em que trabalho não funciona em feriados judaicos, às vezes acontece de serem na sequência ou antes dos feriados convencionais. Este ano vai ser assim: terça e quarta serão feriado, e aí vale a pena viajar. Vou sair no sábado (mais tranquilo que na sexta) e só volto na quarta mesmo.
No Rio teremos mais um feriadão: dia 23/4 é dia de São Jorge!

Yoyo Pizy
Yoyo PizyPermalinkResponder

Acho sempre melhor pegar um avião.Até porque, como o tempo é curtinho, dá para aproveitar mais.
Costumo evitar praias em feriadão, principalmente em São Paulo, e planejo a viagem com antecedência.
Beijos

Dri
DriPermalinkResponder

Também não sou parametro pra nada: Moro no Rio, mas meu namorado tem uma filha (e uma casa) em Teresópolis, uma loja (e uma casa da irmã) em Itaipava e uma casa de "veraneio" em Paty do Alferes. Então esses feriados pequenos nós costumamos aproveitar mais uma dessas localidades e sempre que possível usamos o mega feriado tiradentes + São Jorge pra fazer viagens maiores e sem tanta muvuca...

Chris
ChrisPermalinkResponder

Ah, eu normalmente fico em casa o Feriado da Semana Santa, so comendo chocolate.. e eu deveria fazer o mesmo esse ano, levando em conta que meu começo de ano ja foi bastante regado à viagens....

Mas dadas as ultimas circunstancias, eu e minha irmã decidimos levar nossa mãe pra viajar no feriado... Logo, como escrevo de São Luís - MA, estamos indo para a casa de um primo do meu cunhado (esposo da minha irmã), que fica em Parnaíba, dando esticadinhas esporádicas em Luís Correia wink

Mas respondendo sua pergunta, eu costumo sim evitar estradas em feriados curtos. Porque se é de carro ou ônibus, a estrada fica cheia, gente meio maluca dirigindo, enfim... e de avião, as passagens as vezes estão mais caras, e quando rola promoção, aeroportos cheios (sim, aqui nesse fim de mundo em São Luís tb temos problemas com aeroporto cheio...)

Marilia Pierre

Em casa é uma época boa para se viajar, principalmente quando se deve respeitar o calendário escolar:

1- é baixa temporada;
2- o clima é ameno em todos os lugares do planeta;
3- juntando o final de semana anterior, cabulando apenas 3 dias de aula, tem-se fácil 10 dias de desfrute;
4- você aprende que páscoa não é só ovos de chocolate ao redor do mundo (isso é muito legal).

E amanhã, quinta-feira, tô saindo passar a páscoa em Paris, depois a pasquela no Japão!
Beijos a todos e até a volta!

Ricardo Freire

Uau! Bon voyage e banzai!

Hugo
HugoPermalinkResponder

Normalmente não viajo em nenhum feriado, inclusive na Páscoa. Prefiro ficar em casa e aproveitar a cidade (BH) que fica vazia e tranquila.

Carol Garcia
Carol GarciaPermalinkResponder

Pois é, Riq,
Preferimos não pegar mais estrada em feriadões. Chega de congestionamento, diária cara, fila nas paradas. Curtir a Páscoa é com a família mesmo. Ainda mais esta que é a primeira "caça aos ovos" com o pequeno Isaac.
Economizamos energia e dindin pra um próximo final de semana ou pras férias.
Bjoca

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Como lago agora tá na moda aqui, eu, como sou seguidor obediente, vou ficar em casa... só comtemplando wink

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

contemplando com n é mai mior...

Luisa
LuisaPermalinkResponder

Aqui na Italia o feriado da Pascoa è na segunda e, pra fugir do transito, preferimos viajar de aviao. È sò ir de trem atè o aeroporto e daì pegar um voo barato para onde for mais conveniente, seja um lugar repetido ou nao. O importante è nao ficar em casa.
De qq modo, em feriados curtos como esse, preferimos nos concentrar numa unica cidade maior ou, no maximo, desbravar uma regiao pequena e limitada.
Nessa Pascoa estamos embarcando para Kiev na Ucrania. (Aliàs, qq dica sobre a Ucrania è bem vinda, principalmente no que diz respeito a ir ou nao a Chernobyl).

Paula
PaulaPermalinkResponder

Vamos para o litoral norte em horário alternativo...se der pra fugir vamos sair mais cedo e tentar enforcar a quinta!!! Seria ótimo pegar um avião até o Rio, ou algum lugar assim perto, ou até Buenos Aires , mas estamos nos recuperando ($) do carnaval para planejar uma "das grandes" para maio.

Dionísio (www.espacovital.com.br)

Esta foto me lembrou uma páscoa em Jurerê, há uns sete anos, que foi ainda em março. Estava bem quente lá. Rolou até banho de mar!

Páscoa para mim é programa repetido: casa dos sogros, região das missões, de carro, 800 km ida e volta, saindo sexta bem cedinho e voltando domingo antes do almoço. Ir até que é tranquilo, mas voltar a Porto Alegre no fim do feriado de páscoa não é mole não.

Wander
WanderPermalinkResponder

feriados prolongados, principalmente a Pascoa, ficamos em casa e curtimos a familia. Até daria pra emendar dias no meu trabalho, mas não gosto de viajar nestas epocas, por tudo o que já foi dito noa coments acima.

helo
heloPermalinkResponder

Geralmente viajo para o Rio de Janeiro, ora de aviao, ora de bus (resido em BH) para passar este feriado com familiares queridos. E aporveito para recarregar as energias no Rio!

Lucio
LucioPermalinkResponder

Vou voltar a BH, que ainda não visitei neste século. Sei que mudou muito, então o melhor é fazer o reconhecimento com calma....
Aproveitei o feirão de passagens da TAM (eu e minha esposa madrugamos...) e pegamos o pacote do Clarion Lourdes (vamos conferir se a conversão já pegou...).

Lucio
LucioPermalinkResponder

Dancei!!!!
Fiquei de plantão extra-ordinário............

Guilherme Lopes

Como não consegui enforcar a quinta, pedi férias. Assim dá para conciliar a viagem com os amigos que podem enforcar.

; )

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Ricardo, esse ano eu enforquei foi a quarta... rsrs Mas nada de programa especial. Vim visitar meu irmao em Brasilia mesmo.
A proposito, quando estava no aviao hoje de manha, ouvi a propaganda da promocao da TAM para a Africa do Sul e me perguntei se a voz do locutor nao era a sua? E muito igual!
(desculpa a falta de acento...)

Ricardo Freire

Ouvi não...

Rosa
RosaPermalinkResponder

Nas minhas últimas viagens de TAM sempre encontrei com o Ricardo Freire, na revista ou na telinha. Bacana!!!

Ricardo Freire

hahahahaha mrgreen NA TELA? Como assim?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Em concentração ab-so-lu-ta para os eventos pós Páscoa , fico em casa meditando: ômmmmm...

Alessandro A.
Alessandro A.PermalinkResponder

Normalmente viajo de carro para a região dos lagos no Rio de Janeiro, mas nesse feriado eu vou ficar em casa mesmo.

Eunice
EunicePermalinkResponder

De carro, para o interior da Bahia.

Fernando Moreno

Feriados pequenos costuma ter um endereço certo pra mim e pra minha esposa: São Paulo.

A gente adora a cidade que sempre fica (um pouco pelo menos, vai) mais tranquila nos feriados. Os restaurantes ficam (frase acima) mais traquilos e a cidade pra mim fica ótima nestes feriados menores.

Como moramos em BH, sempre vamos de avião (promoçõeszitas ótimas para estas datas. Neste ano pagamos menos de 100 pila cada trecho que compramos com uma certa antecedência).

Majô
MajôPermalinkResponder

Subindo a serra pra pegar um friozinho wink

Juliana Afonso

Se for de avião, qualquer lugar é lugar. Porém, como costumo ir de carro, procuro lugares próximos. Já que o feriado é curto, não dá pra ficar perdendo tempo com transporte. Moro em BH e nesse feriado, por exemplo, vou acampar na Serra do Cipó. O Parque tem muita natureza, lindas cachoeiras e fica a cerca de 1h30 da capital!!

Fabio Brito - PsychoPenguin

Eu costumava ir pra Salvador ficar com a família e coisa do tipo, mas com os preços das passagens, saiu mais em conta ir pro Peru esse ano. smile

Gustavo - Viajar e Pensar

Apesar de estar em Floripa, cidade da foto do Post.
Estou indo para uma folga no Rio, 4 dias de Leblon, Chopp, e etc.
Sexta tem Roberta Sudbrack, vou inaugurar minha ida ao RS.
Abraço a todos, já estou em regressiva, pra sair do trabalho.
Boas Viagens a todos!!!!

JB
JBPermalinkResponder

Gustavo,

Voce não está uma semana adiantado não? wink

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Nem sempre viajamos na Páscoa. Mas, quando o fazemos, vamos para a serra ou para a região dos lagos no Rio de Janeiro. Nada muito longe...(estava em crise abstinência do blog! Tenho que colocar a leitura em dia)
Boa Páscoa pra todos! wink

Marcie
MarciePermalinkResponder

Escrevo já da balsa, a caminho de um retiro preparatório para nosso grande #VnvRio2010, em Nantucket. Pequena ilha a 60km da costa do Massachussets, onde o programa mais estressante é escolher que livro ler.
Boa Páscoa a todos! wink

Tiago
TiagoPermalinkResponder

visitar a família no Porto!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Eu trabalho na quinta, apesar de trabalhar numa universidade...corporativa (deve ser por isso rsrs). 3 noites na serra como a Angélica sonhou, só substituindo a casa por um humilde apartamento. Carro! Feliz Páscoa a todos!

Carla
CarlaPermalinkResponder

É por isso, sim, Cristina, é por isso... grin

schnaider
schnaiderPermalinkResponder

Foz do Iguaçu de busao (nao consegui pegar a promo de aviao), vou conseguir enforcar a segunda! Uhuuuuu!!! smile Otima pascoa a todos os tripulantes!

Ernesto,o pato

Estamos em Parati, fazendo um curso... infelizmente chove bastante so deu para dar umas voltinhas... Amanha se nao chover pretendemos voltar por Cunha (ficar por aqui nao e viavel, pois pegariamos precos de feriado) e irmos para Itatiaia ou Bocaina, se nao chover.

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Eu nao viajo na Pascoa, nao; acho que foram poucas as vezes em que viajei nesse feriado no final das contas. Em geral, como o Natal, eh um feriado que curto passar com a familia - salvo raras excecoes. E, tambem, no fundo, porque raramente viajo nos feriados - pessoalmente, acho o fim da picada a gente pagar 3 ou 4 vezes o que vale um local so porque todo mundo viaja naquela data.

JB
JBPermalinkResponder

Mari,

Sou da mesma opinião, não gosto de pagar muito mais caro só para poder passar estes feriado longe de casa.

O único feriado que gosto de sair é o Carnaval e normalmente escolho sair até do país para não ter que participar da bagunça e poder passear em paz.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Trabalho na quinta sim...e gosto de viajar na Pascoa.
Durante muitos anos fui pra Itaipava ou Buzios...
Mas esse ano viajarei para o Rio! De volta pra casa!

Carla
CarlaPermalinkResponder

EEEEEEHHHHH!!!!!! Bem-vinda de volta, Carlinha!!! grin

JB
JBPermalinkResponder

Nossa, só agora? demorou, hein? Welcome home...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Os bons pensamentos deram resultado !
Uebaa Carlinha lol

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Que bom Carlinha, welcome back! e até semana que vem!!!

Eduardo Luz
Eduardo LuzPermalinkResponder

Na Páscoa, vendendo Ovos dela na região da grande Ferraz de Vasconcelos,
E normalmente nos outros, indo pra grande praia vazia, a capital paulistana,

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Eu costumo emendar o feriado com uns dias de férias, e viajar no fim de semana anterior, e voltar no máximo no sábado de aleluia, pra não pegar confusão em aeroporto ou estrada. Dessa vez, juntamos o programa família com uma viagem-de-um-destino-só, e viemos com os sogros para o Rio de Janeiro (ehhh, até que enfim supri essa lacuna lamentável do meu currículo). A tristeza é que não vai dar pra voltar na semana que vem =(

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Eu faço parte da turma que não costuma viajar nos feriados!
Nesta Páscoa, ficarei em casa descansando smile

Maryanne hotelcaliforniablog.wordpress.com

Feriado, que feriado? Nos Estados Unidos nao temos mais nenhum feriado religioso, ( só o Natal). Isso pra nao obrigar um judeu ou hindu, a comemorar um feriado cristao. Vai entender esses americanos smile

Isabel O., Portugal

Ai que "aborrecimento"! Posso partir para NY descansada que não está nada fechado.
A sério - não há nada melhor que as nossas pausas do Carnaval, da Páscoa, dos montes de feriados históricos e religiosos (o politicamente correcto não chegou cá AINDA!)
Por aqui, há quase todos os anos na Páscoa uma greve de funcionários que fecha imensa coisa. É ver espanhóis desoladíssimos à porta dos monumentos. Com a crise e tanta ameaça de despedimento pairando, talvez as lutas laborais nesta matéria estejam mais paradas. pelo menos não ouvi anúncio nenhum.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Aqui em Salvador já começou a época de chuva.

Na Páscoa não costumo viajar a turismo - quando consigo uma boa promo aérea, vou visitar a parentada e amigos em Minas.

Como esse ano inventei um feriado na próxima semana tirando uma folguinha do bolso (AAAH, ansiedade), vou ficar aqui na região, indo de carro para Praia do Forte. Mas a previsão é de tempo nublado, então nem deve rolar praia...

Giovanna
GiovannaPermalinkResponder

Então.. to indo pra Pirapora/MG, terrinha..ver minha família na Páscoa.
É, Natal e Páscoa não tem jeito.. tem que ser com eles. E como não deu pra eles visitarem a capital mineira estou indo eu, de ônibus mesmo. E não, nunca consegui enforcar a quinta. Nesse exato momento estou trabalhando!
6 horas de ônibus!! Aii ninguém merece!!

Teté
TetéPermalinkResponder

vida de agencia de publicidade é trab quinta até tarde, então nada de enforcamentos, vou sexta, de avião, para Floripa, que já conheço mais não deixa de me surpreender agradavelmente
ps- q viagem gostosa essa pra Mendoza, vai visitar vinícolas?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar