De El Calafate para Torres del Paine: como chegar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

As Torres vista da estrada!!!!

Resolvi dar um pulinho em Torres del Paine, o mitológico parque nacional decantado no mundo inteiro como um dos lugares mais incríveis e organizados para se fazer trekking, para investigar duas coisas.

Uma, o deslocamento entre esses dois lados da Patagônia.

A outra, se Torres vale a pena também para quem não tem pretensões caminhadoras e vai limitar sua 'aventura' a um passeio bobo de van de um dia inteiro pelo parque.

A primeira parte da investigação está aprovadíssima. Vir do Calafate a Puerto Natales é bico.

O guichê da Cootra na rodoviária do CalafateO bumba

Tem ônibus saindo diariamente -- pelo menos enquanto é temporada -- às 8h30 da manhã de cada uma das cidades, pela empresa Cootra. Não é uma linha regular, mas um ônibus de turismo fretado diariamente. Se há muito movimento eles põem mais ônibus.

Comprei ida e volta na rodoviária do Calafate. Por ser uma viagem internacional, é preciso levar passaporte. Os dados já ficam anotados no manifesto de passageiros a ser levado pelo motorista.

A viagem é feita em confortáveis ônibus... brazucas mrgreen

Gostei do slogan

O percurso é feito em seis horas, por uma estrada excelente. De carro levaria bem menos, porque o ônibus viaja o tempo todo a 80, mesmo sendo tudo reto e sem ninguém mais na estrada.

Dentro deste tempo estão incluídas as duas paradas nas aduanas argentina e chilena.

De brinde, tivemos a vista das Torres desde a estrada! Algo que eu não sei se teremos hoje lá no parque, porque o tempo está encoberto sad

Em Puerto Natales é preciso reconfirmar a volta: ao descer do ônibus, já se dirija à agência da Cootra (em frente à parada) para mostrar seu passaporte e sua situação ficar OK.

Não recomendaria fazer o passeio bate-volta do Calafate a Torres (ou vice-versa). Você vai passar o dia inteiro dentro do ônibus. Para fazer o meu passeio bobo de hoje, programei duas noites aqui em Puerto Natales.

Leia mais:

333 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Leo
LeoPermalink

Estamos pensando em ir pra Patagônia Chilena em dezembro (casal + 1 criança de 9 anos). Queríamos saber se vcs podem dar pitacos no nosso roteiro...
Pensamos em chegar por El calafate e fazer passeios por lá...há mais algum além do perito Moreno? Pensamos em chegar num dia, ficar 2 dias inteiros (ou 3) e sair...
Depois, temos 2 opções, para passar 2 dias inteiros - além do dia de chegada e da partida: ou vamos pra Puerto Natales (ônibus comum ou de agência) ou pra Punta Arenas (avião). Se formos pra Puerto Natales, já entendemos que dá pra fazer o "city-park" em Torres del Paine (adorei, Comandante!!), mas o que mais há a ver por lá? Pinguins? Se formos pra Punta Arenas, vcs sugerem algum passeio (de preferência de um dia, em barco sem sacolejar muito...)?
Ou será que está picotado demais?
Se tiverem alguma agência a indicar, agradecemos. Tentamos uma que nos enrolou por dias e agora está querendo cobrar ANTES de sugerir roteiro com preço!! Humpf...
Sempre viajamos por conta própria, mas acho que pra Patagônia com criança é mais prudente contratar passeios de agência (daqui ou de lá...), né?!
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leo! Quem responde é A Bóia.

Não existe avião entre El Calafate e Punta Arenas. Você teria que ir a Buenos Aires e então a Santiago e então descer de novo.

Leia sobre El Calafate:
https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

Não há pingüins em Torres del Paine. Há pingüins em Punta Arenas entre dezembro e março. Punta Arenas fica a 3 horas de ônibus de Puerto Natales.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/category/patagonia-chilena

Leo
LeoPermalink

Valeu, obrigada!

Ligia Bennemann
Ligia BennemannPermalink

Leo, estivemos em Punta Arenas há 3 anos (casal + 2 filhos adolescentes). É uma cidade bem arrumadinha mas muito FRRRRIA, prepare-se bem porque o vento é gelado e forte, mesmo no verão.
Fomos fazer o maravilhoso cruzeiro de 4 dias de Punta Arenas para Ushuaia pelas ilhas da Patagonia (ver Cruceros Australis na internet), e ficamos alguns dias em Punta Arenas antes.
Recomendamos MUITO fazer o passeio a Isla Magdalena (2 horas de barco, por uma agência local), para o Parque Nacional Los Pinguinos. Nós adoramos, foi a melhor parte do passeio, um maravilhoso e encantador passeio entre os pinguins, seu filho vai ammaaarr!! Havia dezenas de milhares de pinguins (neste época com filhotes) e podíamos andar no meio deles, eles até bicavam a calça da gente. Um show!!!

Sibeli Beselga
Sibeli BeselgaPermalink

Ola Ricardo, hoje no chat Estadão você comentou sobre as excursões de 1 dia ( bate e volta ) de El Calafate para Torres del Paine. Já fiz 4x o Trekking W do parque , sempre partindo direto de El Calafate as 6h da manhã e as 11h já estavámos dentro do parque , economizando muuuuito tempo por não precisar ir a Puerto Natales e esperar o outro transfer, além de te pegarem dentro do parque em uma das pontas do W par voltar direto pra Calafate tbm em 4h ! sabe como ? Fica minha dica: negocie uma excursão dessa, porque eles vão direto pra ganhar tempo, e muito menos cansativo pra quem vai iniciar ou finalizar o trekking !Negocie a ida e a volta em dias diferentes, onde ficara e onde sera buscado depois. O caminho é mais curto pois esses ônibus fazem o trajeto por Cerro Castillo ( Paso Rio Don Guillermo ). Só fui pela maneira convencional na 1. vez, depois quando me deram a dica só fiz assim, e sempre deu certo ! Abraços Sibeli

Tati
TatiPermalink

Oi Sibeli,
Adorei sua dica! Estou pesquisando e vejo que todos dão sempre o caminho indo até Puerto Natales. E como pretendo ficar hospedada dentre do Parque sua dica é fantástica.
Qual agência você utilizou para contratar a excursão? Qual o horário de volta das excursões?
Obrigada.
Tati

Alex Vervuurt
Alex VervuurtPermalink

Ola Sibeli, pode me dar mais dicas sobre os contatos para fazer o W a partir de el calafate?
Pretendo ir em fevereiro. Preciso reservar todas as cabanas para pernoite, certo? O roteiro do W é unico ou ha variaçoes? Entendi que tem boas indicaçoes para fazer todo o roteiro sem guia. Obrigado!

Mariana
MarianaPermalink

Olá Sibeli,
Por favor, preciso das mesmas dicas que a Tati pediu. smile

Marta Magalhães
Marta MagalhãesPermalink

Estamos indo (eu e meu marido) a Punta Arenas em janeiro e gostaríamos de ver o glaciar Perito Moreno em El Calafate. Tem ônibus de linha ou de excursão, ou alugar carro é viável, para fazer um bate volta de final de semana? Vamos passar uma semana em Punta Arenas e gostaríamos de aproveitar a oportunidade para ir a El Calafate.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marta! Programe duas noites em El Calafate. De Punta Arenas até lá são pelo menos 8 horas de viagem de ônibus, com baldeação em Puerto Natales. Se for dirigir, prepare-se para uma viagem extremamente monótona e sonolenta, com postos de gasolina a centenas de quilômetros um do outro, e com uma aduana complicada na ida e na volta.

Marta Magalhães
Marta MagalhãesPermalink

Grata pelas dicas. Sou leitora assídua do viaje na viagem, sigo as dicas de vocês e sempre faço bons passeios

Flavia
FlaviaPermalink

Sibeli ou alguém do pessoal que fez pergunta para ela também,

podem me ajudar com o contato dessas excursões que fazem o percurso mais de El Calafate para Torres del Piane?

Obrigada!!

Daiane
DaianePermalink

Olá, estou pensando em ir sozinha ao Ushuaia, El Calafate e Torre el Paine, vc aconselha? é perigoso?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daiane! Vá no verão, que é quando está funcionando.

Paola
PaolaPermalink

Estava em dúvida se visitava Torres del Paine, pois não tenho a menor "vocação" para trekking,
então li sobre essas excursões de 1 dia partindo de El Calafate. Vocês acham que nesse 1 dia é possível ter uma visão dos pontos principais do parque
que não exigem trekking? ou seria necessário eu ficar mais tempo mesmo que eu não faça trekking?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! É um passeio bastante sacrificado. Você passa 8 a 9 horas na estrada para avistar três montanhas e ver uma geleira (sendo que em El Calafate já tem geleira). Mas se você acha que fazer uma foto vale o sacrifício, o tempo e o dinheiro são seus.

Diego
DiegoPermalink

Bóia, beleza ?

Estou programando minha viagem para a Patagônia agora em março e o roteiro resumido é : BSB -> El Calafate / Ushuaia -> BSB.

Tou com várias dúvidas mas duas principais:

1 - Como devo fazer para visitar Torres Del Paine ? Estava pensando em pegar um ônibus que fosse de El Calafate direto pro Parque (Existe? ) ou mesmo para Puerto Natales. Ai fica a grande dúvida: O Passeio no parque daria pra ser no mesmo dia da ida ? A idéia seria dormir em Puerto Natales mas já voltar no outro dia. Ou seria necessário algo como: Dia 1 - El Calafate -> Puerto Natales / Dia 2 - Torres del Paine / Dia 3 - Puerto Natales -> El Calafate ? Tem alguma outra coisa pra fazer em Puerto Natales fora o Torres del Paine que me fizesse ficar 3 dias por lá ?

2 - Pegando o caso acima, fica a dúvida se vale mais a pena voltar a El Calafate e ai pegar um Voo pro Ushuaia, ou , estando em Puerto Natales, pegar algum ônibus e ir pro Ushuaia.

Dúvidas e mais dúvidas.

Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego! Se for para Puerto Natales, agende o passeio para o dia seguinte. Durma mais uma noite. Existem tours bate-volta desde El Calafate. Se você não se importa de ficar 10 horas na estrada num mesmo dia...

Há vôos entre El Calafate e Ushuaia. De Puerto Natales a Ushuaia você precisa pegar um ônibus a Punta Arenas e outro a Ushuaia, ou um ônibus a Punta Arenas, um avião a Port William e atravessar de barco a Ushuaia.

Diego
DiegoPermalink

Obrigado Bóia.

Franciss
FrancissPermalink

Prezados Ricardo Freire e Bóia,
Bom dia.
Não tenho certeza se já escrevi sobre Torres del Paine. Se o fiz, peço que desconsiderem este comentário.
Em janeiro de 2014 fomos aTorres del Paine. Saímos de El Calafate em uma excursão da El Chalten travel, cruzamos a fronteira Argentina Chile por Cerro Castillo, e chegamos ao parque por volta do meio dia (seis horas, dos quais cerca de uma hora e meia nas duas imigrações. Pasamos pelo lago Sarmiento, laguna Amarga (onde pagamos as taxas), lago Nordenskjold, e Salto Grande. Um casal foi deixado na pousada Pehoe, paramos para lanche no Pudeto e as 17.00 descemos na portaria da Laguna Amarga (o ônibus retornava para El Calafate), onde nos aguardava o transfer do hotel Las Torres.
Ficamos em um quarto quádruplo (dois quartos conjugados). O hotel é rústico mas confortável, com o maciço aos fundos. O restaurante e a lanchonetes são bons, e o café da manhã bem servido.
Na manhã seguinte fizemos o trekking Patagon, nas cercanias do lago Sarmiento (6,5 km),o mais leve de todos. No retorno do passeio, fizemos o checkout, almoçamos e tomamos o transfer para Laguna Amarga,onde esperamos o ônibus da El Chalten travel para El Calafate (6 horas,com uma hora e meia nas duas imigrações via cerro Castillo).
Como ficou um tanto quanto cansativa a nosa jornada, eu sugeriria uma ou duas noites mais no parque, para fazer os passeios até a base das Torres, para Salto Chico e lagoToro, e pelo lago Gray. O passeio bate e volta a partir de El Calafate, como vocês bem disseram, seria extremamente extenuante (levantar às 4.30, 12 horas de viagem, mais 5 horas de passeio dentro do parque,e o "el calafate" tour de embarque e desembarque de passageiros, chegando ao hotel por volta das 23.30).
Mais uma vez,obrigado pelas preciosas dicas.

Indiara
IndiaraPermalink

Olá, preciso saber se tem algum ônibus que vá de El Calafate para Puerto Natales e vice versa, a noite, tipo após as 18h. Ou em qual site eu poderia ter os horários certos dos ônibus.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Indiara! O que sabemos está relatado no texto, por favor leia.

lenora
lenoraPermalink

Oi, fui a Torres de del Paine agora em 18 de fev baseada nas suas informações e deu tudo certo. só queria te atualizar os preços dos ônibus são $210 pesos argentinos e chileno na volta.outra coisa agora há taxa aeroviária em El Calafate p. sair de $76 pesos.Obrigada pelas informações.lenora

Luciana Abreu
Luciana AbreuPermalink

Olá Bóia e pessoal!
Estou indo pra El Calafate em maio com minha família e pretendemos ir a Puerto Natales, passar 2 noites, pra fazer o tour nas Torres del Paine. Estou com grande dificuldades em achar um site que forneça empresas, horários e preços das passagens de ônibus ida e volta de Clafate - Puerto Natales. Alguém poderia me indicar? Dá pra comprar com antecedência ou só quando chegar lá?
Muito obrigada!
Luciana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não há sites. Você tem que comprar o passeio ao chegar, numa agência, ou a passagem na rodoviária. Está escrito no texto, por favor releia.

Filipe
FilipePermalink

Ola!
Eu e meus amigos vamos tentar fazer um bate/volta no mesmo dia de El Calafate até Torres del Paine. Porém estamos querendo ir de carro, p/ n ficar o dia inteiro dentro do onibus. Achas que é possível?

obg

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Filipe! O bate-volta não é recomendável, não. A viagem de carro é monótona, os postos de gasolina ficam a centenas de quilômetros de distância um do outro, e você vai perder bastante tempo na aduana tanto na ida como na volta.

Além disso, os tours organizados sabem exatamente onde levar no parque. Você não vai ter essas manhas e vai acabar voltando tarde, no escuro (será que tem posto aberto?). É muito stress, rapaz...

andrea novaes
andrea novaesPermalink

Ola
Quero ir pra El Calafate em julho. Eh possível ir de ônibus Buenos Aires pra lah? Quanto tempo de duração? E de El Calafate pra Ushuaia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! São 36 horas de Buenos Aires a Río Gallegos, e então mais 4 horas de Río Gallegos a El Calafate.

De El Calafate são 4 horas até Río Gallegos e depois 10 horas de Río Gallegos a Ushuaia.

Ricardo
RicardoPermalink

Olá Boia,

Meu interesse é de fazer uma viagem de 8 dias, chegando a El calafate de avião, e permanecendo alí por 2 noites. Depois de carro alugado iria a Torres del Pane para outras 2 noites. Retornaria e El Calafate, e voaria p Ushuaia para outros 2 ou 3 dias, e retornar ao Brasil.Duvidas:

- como viajaria c minha mulher e criança de 3 anos, em maio seria apropriado o destino.
- seria melhor ir a Ushuais ou a PUnta Arenas - qual é mais interessante?
- por fim, preferiria ficar em torres del pane a puerto natales. COm criança seria o mais correto?
Obrigado e aguardo resposta.

Att, Ricardo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! Maio não é a melhor época para ir à Patagônia. É baixa temporada e muitos passeios podem não estar funcionando. A estrada entre Calafate e Puerto Natales é longa, monótona, tem pouquíssimos postos de gasolina, e às vezes falta combustível. Torres del Paine é um destino que requer alguma caminhada. Todos os destinos são bastante inóspitos para levar uma criança tão pequena. Mas você é quem sabe.

Diego Oliva
Diego OlivaPermalink

Olá,

Estou lendo seus relatos mas não encontrei algo que fale de "torres del paine para quem não faz trekking'
será que vale a pena ? quantos dias aconselharia para quem não tem tais pretensões ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Diego!

Fique dois a três dias. No primeiro dia você não conseguirá fazer paseios. No segundo dia você pode fazer o passeio de ônibus a Torres del Paine. No terceiro dia você pode fazer o passeio de barco ao Glaciar Grey.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/de-onibus-em-torres-del-paine-city-tour-de-parque/