De El Calafate para Torres del Paine: como chegar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

As Torres vista da estrada!!!!

Resolvi dar um pulinho em Torres del Paine, o mitológico parque nacional decantado no mundo inteiro como um dos lugares mais incríveis e organizados para se fazer trekking, para investigar duas coisas.

Uma, o deslocamento entre esses dois lados da Patagônia.

A outra, se Torres vale a pena também para quem não tem pretensões caminhadoras e vai limitar sua 'aventura' a um passeio bobo de van de um dia inteiro pelo parque.

A primeira parte da investigação está aprovadíssima. Vir do Calafate a Puerto Natales é bico.

O guichê da Cootra na rodoviária do CalafateO bumba

Tem ônibus saindo diariamente -- pelo menos enquanto é temporada -- às 8h30 da manhã de cada uma das cidades, pela empresa Cootra. Não é uma linha regular, mas um ônibus de turismo fretado diariamente. Se há muito movimento eles põem mais ônibus.

Comprei ida e volta na rodoviária do Calafate. Por ser uma viagem internacional, é preciso levar passaporte. Os dados já ficam anotados no manifesto de passageiros a ser levado pelo motorista.

A viagem é feita em confortáveis ônibus... brazucas mrgreen

Gostei do slogan

O percurso é feito em seis horas, por uma estrada excelente. De carro levaria bem menos, porque o ônibus viaja o tempo todo a 80, mesmo sendo tudo reto e sem ninguém mais na estrada.

Dentro deste tempo estão incluídas as duas paradas nas aduanas argentina e chilena.

De brinde, tivemos a vista das Torres desde a estrada! Algo que eu não sei se teremos hoje lá no parque, porque o tempo está encoberto sad

Em Puerto Natales é preciso reconfirmar a volta: ao descer do ônibus, já se dirija à agência da Cootra (em frente à parada) para mostrar seu passaporte e sua situação ficar OK.

Não recomendaria fazer o passeio bate-volta do Calafate a Torres (ou vice-versa). Você vai passar o dia inteiro dentro do ônibus. Para fazer o meu passeio bobo de hoje, programei duas noites aqui em Puerto Natales.

Leia mais:

333 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

nina
ninaPermalink

Gente,
desculpe atrapalhar um post tão lindo e ir off topic, mas preciso saber se algiém já usou a Otel.com para reservar hotel (londres)
se é confiável como Booking, Hoteis…
O $ t´bom demais pra ser verdade…
Brigadinha

Dani S.
Dani S.Permalink

Já sim, Nina, e foi super tranqüilo. Reservei uns hotéis na Alemanha por eles, e o preço estava bom mesmo.

Rodrigo Barneche
Rodrigo BarnechePermalink

Riq, ouvimos dizer que estavam pavimentando a estrada que vai a Cerro Castillo, pelo paso cancha carrera, o que encurtaria o trajeto Calafate-Torres del Paine. Tu ouviu algo assim por aí?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim, existe, mas deve ser usada para quem vai ficar no parque (também é usada para fazer o famigerado bate-volta). As mesmas cias. que fazem a Natales também têm o esquema via Cerro Castillo. Mas pelo que vi nos guichês no ônibus regular (sem excursão) é uma "combinación", ou seja, tem conexão no meio do caminho.

Blog Boa Viagem
Blog Boa ViagemPermalink

Poxa Ricardo, eu acho que para quem não tem tempo para acampar, acaba que um passeio de van pelo parque não é tão bobo não meuu!

Fiz o tour de um dia de van, visitando vários mirantes, os glaciares, os principais lugares do parque incluindo as lagunas e pelo menos pra mim, que tinha só um úynico dia, acabou que o passeio não foi bobo nãaao, foi espetacular wink

Sylvia
SylviaPermalink

Louquinha pra saber se Torres vale sem treking ..

Alex melo
Alex meloPermalink

Boa sorte, viu.
Quando fui peguei um dia feio demais no Parque - não conseguimos sequer ver as torres por causa das nuvens, e o ponto alto (glaciar grey) tivemos que ver só do hotel mesmo pq a chuva era muita.

Mas..... ainda assim valeu a pena - o parque é muito bonito, e só posso imaginar como seria o trekking por lá.

diogo
diogoPermalink

e viva caxias do sul, referência mundial em fabricação de - entre tantas outras coisas - bumbas bacanudos 8-)

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Riq, realmente é super cansativo o bate-e-volta de Calafate-Torres del Paine. Mas creio que não seja absurdo assim, tanto que o bate e volta é super concorrido. Para mim foi a melhor opção pois gastei 1 dia para ir a Torres del Paine, ao contrário teria que gastar 3 dias valiosos. Se estiver com tempo e recursos, realmente é um desgaste que não precisa passar. Alias, o ideal é ficar hospedado dentro do parque.

E quanto ao passeio em si, creio que não seja bobo, pois para mim foi muito bonito, instrutivo e pude ter uma visão geral do que é o parque. No passeio se vê geleiras, águias, raposas, cavalos selvagens, várias lagos, a cachoeira Salto Grande e é claro as Torres e os grandes maciços de granito.

adriana
adrianaPermalink

olá amigos,
planejo o seguinte trajeto a começar dia 25/12/2010: BH-Imbituba-são miguel das missões-el calafate-torres del paine
peço o auxilio de vcs para as seguintes questões: 1- há transporte regular partindo do RGS para argentina e por sua vez para o chile (vi acima q ha de el calafate para torres)? 2-ha acomodação dentro dos parques excluindo barraca de camping? 3-os custos de alimento, transporte e hospedagem são normais ou acima da máedia? 4- ir sozinha é risco?
desde ja agradeço a todos
abçs adriana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Menina, isso é viagem pra uns dois meses. Há transporte entre capitais. Das capitais para o interior.

adriana
adrianaPermalink

Olá Ricardo, ja debulhei tds as informações q giram em torno de seu universo. Obrigada por sua generosidade. suas experiências são contagiantes!
é uma viagem longa sim, mas nao ultrapassará 20 dias. infelizmente estou sem trampo e portanto, com muito tempo e disposta a apostar tudo! ocupar meu corpo e minha mente. crise dos 40, eu acho wink adoro desafios especialmente físicos. gostaria de uma opinião específica acerca do clima - como é a sensação térmica de estar em altas altitudes ora quente, ora frio, e luz até 23 hrs!?
as vezes pondero em deixar pra setembro...
Por sua vez, seria muito temerário deixar para reservar passagens e hotéis nos pontos em q eu estiver? da mesma forma q me estimulo daqui estudando tds as opções, me canso e acredito q sempre haverá acomodação indvidual.
bom, o plano A é - florianopolis/santiago (compra de vestuário necessário), pego o onibus e desço ate torres del paine/el calafate/avião p/Trelew/BA ou onibus mesmo. de acordo c/ a Cecília e Tony as despesas são razoáveis. plano B - florianopolis/missões/entro na argentina e lá começo a descer 3.700 km ate el calafate/paine, santiago, brasil. Agradeço sua atenção. abçs adriana

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Vinte dias é muito muito pouco tempo, Adriana. Serão dias e mais dias e mais dias dentro de ônibus. Não peça o meu aval para nenhum desses roteiros, por favor.

jpsoares
jpsoaresPermalink

Ricardo, essa sua viagem está a ser fantástica!
Nina, já usei e nunca tive problemas com a Otel.com

Dani S.
Dani S.Permalink

Aproveita e come um congrio aí em Puerto Natales, que é ótimo!
Que bom que vocês não se cansaram demais no ônibus.

Ermesto, o pato
Ermesto, o patoPermalink

Riq

Mas como voce se virou em Torres sem carro?

Quandofui, praticamente não havia onibus, e as distancias eram enormes!

Márcio Cabral de Moura

Espero ir a Torres del Paine no próximo ano, numa viagem mais ou menos longa só pelo Chile. Também pretendo ir ao Atacama, na mesma viagem.

Estou ansioso para saber suas impressões sobre Torres, Riq.

Carla
CarlaPermalink

Também estou bem curiosa pra saber se Torres del Paine sem trekking vale a pena... wink

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Riq, gosto eh gosto, claro; mas, como eu ja disse em outro post, eu fiz o passeio bobo de onibus a Torres del Paine e amei mrgreen

JB
JBPermalink

Riq,

Pelo visto já asfaltaram a estrada toda. Pena que o asfalto não significa maior velocidade (acho que quando fiz, demorou umas 5h30 até chegarmos a Rio Túrbio).

O ônibus ainda para em Rio Túrbio?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Parou na ida e na volta, mas só o motorista desceu. O ônibus também reabasteceu na cidade nas duas vezes (a Cootra tem sede em Rio Turbio).

Até Rio Turbio dá umas 4h30, porque o ônibus vem na velocidade caxias (tem um trecho de 40 km/h e ele respeita). Daí tem pelo menos meia hora em cada imigramação, e daí pouco menos de meia hora até Puerto Natales.

Moisés
MoisésPermalink

Quando fui a Torres de paine fiz o circuito W em 5 dias e é, para quem tem tempo e coluna, um passeio inesquecível. Pelo que ouvi por lá na época, o passeio mesmo de um dia já vale a pena. Acho que se a pessoa dispuser de um pouco mais de tempo, pode tomar um barco e passar uma noite no refúgio do Lago Pehoé, que é parada dos trekkers na 3a noite do circuito W. De lá é possível fazer caminhadas leves ou então visitar o Vale do Francês num bate e volta ou ainda seguir até o refúgio do lago grey, dormir por lá e fazer o passeio pela glaciar grey no dia seguinte.

Marcelo
MarceloPermalink

Moisés, bem que vc poderia me passar + informações sobre o circuito W para trekking pelo parque. Estou pretendendo fazer agora em maio/2010 e não sei nada do tempo por lá neste período. É possível trekking no parque em maio ? Estarei em Ushuaia, El calafate, El Chalten e Bariloche, de qual cidade seria melhor chegar as Torres ? Por favor !!!! Me passa um e mail de ajuda ? mmarcoscpag@gmail.com Obrigado !!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A cidade da Argentina mais próxima é El Calafate. Não sei se você percebeu, mas o modo de chegar é exatamente o tema deste post. Acredito que tenha sido bastante didático.

A propósito, acho bem esquisito que você tenha chegado aqui para se informar sobre o circuito W quando há tanta informação disponível facilmente googlável.

http://www.mochileiros.com/trekking-w-em-tdp-torres-del-paine-patagonia-chile-t29681.html
http://www.mochilaosemfronteiras.com/?tag=chile-torres-del-paine
http://viajeaqui.abril.com.br/national-geographic/blog/120163_comentarios.shtml?8166693
http://www.torres-del-paine.org/w-and-circuit-treks.html
http://www.torres-del-paine.org/climate-clothes.html

Moises
MoisesPermalink

Pois é Marcelo, acho que o forum do mochileiros é o lugar mais rico para obter informações sobre os vários trekkings possíveis dentro de TDP:
http://www.mochileiros.com/torres-del-paine-perguntas-e-respostas-t8367.html
A melhor época para trekking na Patagônia é no verão, o que quer dizer uma temperatura máxima de 5 graus (quando eu fiz, em dez 2006)e vento muito, muito forte, o que derruba a temperatura ainda mais.
Em maio já deve ser bem mais frio, mas acho que, se vc for corretamente equipado, consiga fazer sem maiores problemas.

Hannah Viegas
Hannah ViegasPermalink

Ricardo:

Estive em El Calafate + Ushuaia em janeiro/10, mas não deu pra fazer TDP. Estou pensando em voltar em julho, mas não terei muito tempo (só de quinta a domingo). Você acha que vale a pena? Claro, considerando que não sou trekkeira e, no máximo, arrisque uma caminhada nos glaciares, se der.

Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu iria à Patagônia no verão. Se você quiser ir no inverno, dê uma pesquisada para ver se oferecem os passeios que você quer fazer.

Christian Costa
Christian CostaPermalink

Olá,
li o seu pequeno guia de como chegar de El Calafate a TDP... fiquei com uma dúvida:

Sabe se tem um ônibus direto para TDP? Saberia o valor?

Agradeço a atenção

Christian Costa

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você quer dizer ônibus direto de El Calafate ao parque, sem passar por Puerto Natales? Acho que você compra como passeio.

Veja isso no seu primeiro dia de El Calafate, a estrutura de receptivo é bem desenvolvida.

Valéria
ValériaPermalink

Ola! Chistian.

Estive em El Calafate e Torres del Paine em Janeiro/10 e peguei um passeio que sai de el calafate e te leva diretamente a portaria laguna amarga. Se não me engano custou R$360 pesos argentinos Ida e volta. Eles me deixaram na portaria do parque e me pegaram no mesmo lugar 5 dias depois e me levaram direto a El Calafate. Muitas pessoas fazem esse passeio de um só dia Ida e Volta. A estrada é muito boa e o ônibus confortavel. Na fronteira com o Chile eles dividem os passageiros em dois ônibus menores, um para quem vai ficar em torres e outro para quem vai conhecer os pontos turisticos e voltar a El Calafate no mesmo dia.
Se ficar em laguna amarga voce pega uma vam que te leva até o Refugio torres la tem um hotel e um refugio reservar com atecedencia se for alta temporada. Esta é a unica opção a outra seria pegar em ônibus de el calafate a Puerto Natales e de la um ônibus até o parque. Porem se o seu objetivo é conhecer somente o parque desde o parque a opção do tour é melhor

daniel araujo
daniel araujoPermalink

Valéria,
Qual foi a empresa que você contratou para fazer El Calafate - TDP? Vc se lembra?

Um abraço,
Daniel

Henrique
HenriquePermalink

Olá Ricardo e Pessoal,
Estou planejando ir com meu filho (eu 53 e ele 21anos), ir do Calafate a Torres del Paine, mas pretendo alugar um carro, ou ônibus é mais fácil?
Pretendemos ficar 3 dias em TdP.
Em 2006 eu e minha esposa fizemos Calafate-El Chaltén de carro, sem problemas.Abraços.

Sergio
SergioPermalink

Olá Wendel,

Obteve alguma resposta a esta sua pergunta ?
Fez esta viagem ?
Vou a El Calafate, como tenho 7 dias por lá, estou buscando opç?es de passeios e os meios de locomoção.
toda e qq ajuda é bem vinda....

Abs,

Sergio

Wendel Malta de Assis
Wendel Malta de AssisPermalink

Olá pessoal,

eu gostaria de conhecer a patagônia, mas estou na dúvida se vale a pena ir no inverno. O que vcs indicam, vale a pena ou é simplesmente melhor descartar essa hipótese?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você precisa ser um trekkeiro indômito ou ter objetivos fotográficos/científicos muito específicos para curtir a Patagônia no inverno. A Patagônia dos turistas e dos trekkeiros light funciona no verão. A exceção é Ushuaia, que vira uma estação de esqui no inverno.

BethN
BethNPermalink

Estou pensando em fazer nesse verão Buenos Aires/El Calafate. Então, vale a pena fazer esse trajeto de ônibus para quem tem 49 anos, leva uma menina de 11 anos junto e nenhuma disposição para caminhadas?
Você ainda vai fazer um post com o melhor de El Calafate? (sem cobranças, por favor, é porque me viciei em consultar seu site ao planejar qualquer viagem...) Anotei aqui Alto Calafate e Hostel Edenia Punta Soberana, além de Los Otros.
Mil vezes obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Avião, Beth. De ônibus são 48 horas de viagem, com baldeação em Río Gallegos.

Enquanto não vier o post, consulte hotéis em http://www.tripadvisor.com , http://www.deviajealapatagonia.info/ , http://www.interpatagonia.com/elcalafate/ .

No Calafate eu ficaria no hotel Esplendor Calafate.

BethN
BethNPermalink

Obrigada.
Já acrescentei esses sites aos meus favoritos.

Marcia D. Sejopoles
Marcia D. SejopolesPermalink

Vibanas boa noite!
Estou sonhando com um viagem a Patagonia, e meu sonho de consumo seria ficar no hotel Explora.
Alguem ja esteve lá para dizer se vale a pena ?
Obgda

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você pode, vá.

iara
iaraPermalink

Riq, vc é meu guia-mor...

Com "planes" de ir p Ushuaia e El Calafate, em janeiro próximo, gostaria de:
* ter indicações de bons/legais/charmosos/po$$iveis hotéis;
* ouvir opiniões se vou perder muitissimo deixando de ir ao lado chileno da Patagonia.

Já anotei o q ando lendo por aqui mas, de repente, tem alguma "atualização" oculta.

grata,

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em Ushuaia fiquei no Alto Andino http://www.altoandinohotel.com/ (neste momento o site parece estar fora do ar) e no Calafate indico o Esplendor Calafate http://www.esplendorelcalafate.com/site/home/es/el_hotel/ , ambos na faixa entre 120-140 dólares.

Quanto ao lado chileno... não indo a Punta Arenas você perde a colônia de pingüins da ilha Magdalena; não indo a Puerto Natales você perde Torres del Paine. O resto -- geleiras, canais -- tem do lado argentino.

Raiani
RaianiPermalink

Gente,estou para a El Calafate em janeiro e quero conhecer Torres Del Paine,só que pensei em ir de onibus para El Chalten,vcs acham melhor ir para Puerto Natales?Qual a diferença?
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não sei de transporte de El Chaltén a Torres del Paine, não. Informe-se por lá.

Por transporte regular você precisa retornar ao Calafate e pegar o ônibus a Puerto Natales (ou o direto ao parque).

http://www.projetolatinoamerica.com.br/el-chalten-puerto-natales/

Raiani
RaianiPermalink

Uma agência de viagem disse que o onibus sai de El Calafate para El Chalten com duração de aprox.4 horas.
Será que qual vale mais a pena El Chalten ou Purto Natales?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tanto El Chaltén quanto Torres del Paine são para andarilhos. Em Torres del Paine há passeios de ônibus organizados para quem não quer caminhar. Vá para Puerto Natales. E POR FAVOR NÃO DUPLIQUE PERGUNTAS EM POSTS DIFERENTES. Isso bagunça o blog e faz o blogueiro ter piti.

Raiani
RaianiPermalink

Desculpe,não era essa a minha intenção!

daniel gutierrez
daniel gutierrezPermalink

hola, me podrían recomendar algún hotel en Puerto natales?
A cuántos kms está del parque Torres del Paine?
Punta Arenas vale la pena visitar?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

El Indigo es muy guapo http://www.indigopatagonia.com/

La portera de Torres del Paine está a 110 km de la ciudad.

Punta Arenas es para hacer recorridos por los canales y ver los pengüinos de Isla Magdalena.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

alguém aqui já usou o http://www.plataforma10.com/ para compra de passagens rodoviárias na argentina? vou precisar para El Calafate-El Chaltén para o dia 26/12 e tenho medo de não encontrar passagens na véspera, então queria adiantar já saindo de casa com elas.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu tentei comprar uma vez e não consegui. Talvez porque estivesse na Argentina usando cartão brasileiro. Mas na Andesmar eu consegui. Quando estive no Calafate comprei passagens "ao vivo" pra Puerto Natales na véspera mesmo. Na linha a Natales eles vão pondo carros extras de acordo com a procura, não sei se é assim com Chaltén.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Obrigada, Riq. No site eles anunciam ser possível compra com cartão internacional se for Visa, mas estou pensando em ir acompanhando o 'movimento' de vendas de passagens (por enquanto todos os ônibus estão vazios inteiros). Se eu decidir comprar eu volto pra contar como foi.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

só para acrescentar: comprei passagens em El Calafate, ao vivo, na ante-véspera e pude escolher lugar (3 e 4, para ir apreciando o visual). Na ida e na volta só havia uns 20 passageiros e fiz os trechos nos dias 27 e 30 de dezembro, então fica a dica de que é fácil conseguir passagem lá mesmo.

daniel gutierrez
daniel gutierrezPermalink

Hola Ricardo, no tengo mucho tiempo para ir a Torres del Paine.
qué me aconsejas? tomar un ómnibus desde El Calafate y dormir en qué lugar en Torres del Paine?
Creo que es cansativo viajar 6h de ida y otras tantas de vuelta en el mismo día. Esper tu respuesta.
Abrazo.
Daniel.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu dormi em Puerto Natales (duas noites) e fiz o passeio ao parque de ônibus.

https://www.viajenaviagem.com/2010/03/de-onibus-em-torres-del-paine-city-tour-de-parque/

Rafael M.
Rafael M.Permalink

Estimado Ricardo, eu pretendo fazer Ushuaia, El Calafate, Punta Natales e Punta Arenas agora em março, finzinho do verão. Estou pensando em começar por Ushuaia e depois partir pra El Calafate.
De Punta Arenas pretendo pegar um avião pro Chile.

Algumas dúvidas:

1. As hospedagens em Punta Natales e Punta Arenas são realmente muito caras (na faixa de US$ 100)?

2. Quantos dias vale a pena ficar em Punta Natales? E em Punta Arenas?

3. Você me recomendaria começar em El Calafate e depois descer até Ushuaia? Ou começar por Ushuaia, subir e depois descer até Punta Arenas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Tanto em Punta Arenas quanto em Puerto Natales você terá passeios para fazer por vários dias. Evite ficar menos do que três dias, porque o primeiro dia é perdido na chegada e no agendamento de passeios. Hotéis mais baratos do que 100 dólares serão bastante simples, Rafael, mas você pode encontrar.

O Comandante recomenda terminar qualquer viagem à região em El Calafate, porque entende que não haverá nada mais bonito e impressionante do que o glaciar Perito Moreno.

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Já fiz essa viagem.

Concordo com o Ric - sem dúvida o melhor é terminar em El Calafate! O Glaciar é inesquecível.
Ushuaia achei um tanto desapontador - Punta Arenas é mais bonitinha e acolhedora.

Marcelo Tavares
Marcelo TavaresPermalink

Vale a pena alugar carro para ir de Calafate a Torres del Paine? (é possível rodar no parque de carro alugado? )

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Leve em consideração que você terá que atravessar a fronteira (e algumas locadoras podem criar caso por isso). Eu iria de ônibus, como o Riq fez. Fui de El Calafate a El Chaltén de ônibus e foi tranquilíssimo.

malu farrenberg
malu farrenbergPermalink

oi ric
estou com dificuldade de voo ushuaia calafate.vc trocaria ushuaia por puerto natales para ir a TDP? Não vi ninguém falando maravilhas de ushuaia.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dos lugares da Patagõnia e da Terra do Fogo da minha viagem, os que gostei mais foram Calafate e Bariloche, acho que são lugares diferentes que se complementam. Adorei o cruzeiro também, não imagino melhor maneira de visitar a Terra do Fogo.
Eu não fiquei o tempo suficiente nem em Ushuaia nem em Puerto Natales. Em Puerto Natales fui mais para ver como era o transporte de/para Calafate, e como era a infra de visitação ao TDP para quem não faz trekking. Esse tipo de lugar (tanto Ushuaia quanto Torres del Paine) não é a minha praia, mas é a praia de um monte de gente.

Baseie-se pelo seu gosto e pela sua intuição. Não existem viagens obrigatórias.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Malu
Fiz Ushuaia-Calafate-Chaltén no fim do ano e achei Ushuaia a mais fraquinha (só foi bom pq peguei leve e pude aproveitar o começo da viagem para descansar que o fim de ano tinha sido puxado no trabalho). Se a pergunta fosse para mim eu não teria dúvidas em trocar Ushuaia por TDP (mas eu gosto de trekking e AMEI El Chaltén - fiquei com uma pontinha de dó de não ter ido a TDP).

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalink

Fiz Ushuaia - Punta Arenas - Puerto Natales - El Calafate em janeiro de 2010.

Assim como a Ana Carolina, eu não teria dúvidas em cortar Ushuaia da lista! Puerto Natales é bem mais interessante (e olha que dessa vez eu nem fiz trekking)!

Ocoimbra
OcoimbraPermalink

Estou pensando em 3 dias em Ushuaia, 4 em El Calafate e 2 em TDP. Em TDP, penso em ficar em Puerto Natales e ir bate e volta no parque, para fazer as trilhas menores.

Penso também em retornar de Puerto Natales a Buenos Aires direto, o que vcs acham?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ocoimbra! Se você quer ir dois dias seguidos a Torres del Paine, e seu objetivo é fazer trilhas, é melhor ficar já no parque!

Não há transporte de Puerto Natales a Buenos Aires. Você necessariamente teria que voltar a El Calafate e lá pegar um avião.

Ocoimbra
OcoimbraPermalink

Valeu A Bóia, tive a sugestão de alugar um carro em EL Calafate e ficar em P Natales, indo para TDP e voltando a PN nesses dois dias, o que vc acha?

No parque dizem que só tem hotel de 1000 dólares a diária, ou lugar para acampar, aí não é minha praia.

Nem os 1000 pila, nem acampar. kkk

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ocoimbra! Não é "acampar". Há "refugios", que são alojamentos simples, para andarilhos.

A viagem de El Calafate a Puerto Natales é longa e entediante. Melhor ir de ônibus, que é barato, e alugar o carro já em Puerto Natales. Você vai poupar perrengues de locadora e de alfândega.

Usha
UshaPermalink

Meus 2 centavos

Nao va a Ushuaia pela cidade, mas pelo parque nacional. Nunca vou esquecer paisagens tao exoticas. E, mas como tudo no Chile e mais bonito (mais chuva, mais floresta), acredito que Punta Arenas seja 10.

Torres del Payne - fiquei 8 dias caminhando - o que voce ve nas trilhas e muito superior ao que se tem facil acesso. Comprem uma barraca que suporte ventos de montanha, senao elas quebram. Invista em roupa de GoreTex ou algo parecido. Chove pra xuxu!Torres del Paine nao e para ser parte de roteiro, mas um destino!Mas para quem nao tem tempo, ate entendo, mas ficaria mesmo pelo Chile e Argentina mais acessivel ao norte: Osorno, Tronador, e Catedral (que por sinal e maravilhoso para se subir a pe). Minha mancada e nao ter ido ao VilaRica, mas o $$$ e tempo tinham acabado. Sonho em ficar um tempo em Esquel. BTW, Bariloche nao e o sucesso que e por acaso. Ja fui 3x e iria mais se pudesse.Sempre no verao. Prefiro os Andes as Rochosas e aos Alpes. Urso e uma das razoes, rsrsrs. Mas a principal e a variedade das plantas, mais bonita nos Andes, e a sensacao de estar em um lugar muito diferente e ermo.Em fevereiro as moscas gigantes sao menos presentes. Em Torres del Paine eu nao as vi!

Usha
UshaPermalink

Vou explicar os ursos: as trilhas das Rochosas sao lotadas de gente. Eles usam uns sininhos para espantar os ursos, e insuportavel, para os ursos e para nos tambem. E a noite, qualquer barulhinho voce acorda, e ja pensa que e um urso. Ai, como sou medrosa. Em Torres del Paine tem puma, mas com tanto guanaco ninguem espera que um puma va preferir uma turista brasileira, ne?
Mas as Rochosas tem um lance especial, da pra chegar ao lugares mais lindos e fazer uma caminhada pequena e voltar para dormir em um hotel sem pensar em urso. o lugar mais lindo que ja fui nas Rochosas foi um lago acima do Lake Louise que eu esqueci o nome, acho que era Moraine.Quando fui era final de agosto, sem turista, o lago era so nosso. Agua a 3 graus, mas entramos assim mesmo. A sensacao de mil agulhas no seu corpo, mas vale a pena uma vez na vida! Outro lugar foi um rio no Glacier National Park (EUA). Parecia ate o beach park. Tinha fila para se jogar na agua verde esmeralda (5 graus) e ir acompanhado a correnteza ate uma prainha que era a saida. Tinha ate salva vidas organizando a galera.

Usha
UshaPermalink

Achei na web a foto do lugar no Glacier N.P.: http://travel.webshots.com/photo/1083978909030272744aEUTLV

Sergio
SergioPermalink

Olá Senhores(as),

Estou planejando ir de El Calafate a Torres del Paine, estou em duvida entre alugar um carro, ou excursão . Alguma sugestão ? vale a pena ? 1 ou 2 dias ?

Hotel : Melhor no centro ou afastado ? sugestões ?

Terei 6- 7 dias por lá, estou buscando opç?es de passeios e os meios de locomoção.
toda e qq ajuda é bem vinda….

MUITO obrigado

Abs,

Sergio

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sergio!

Se for alugar carro, alugue em Puerto Natales, não vale a pena atravessar o carro com a fronteira, é muito perrengue!

Leia todos os posts destas categorias:

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

https://www.viajenaviagem.com/category/patagonia-chilena/

Sergio
SergioPermalink

Valeu ! Vc já ganharam um marketeiro a mais – Divulgarei com grande prazer esse canal de informação privilegiada .
Mas….abusando da boa vontade ( rs )

Hotel : Melhor no centro ou afastado ? sugestões ?

Com a experiência de vcs, teriam algumas sugestões de alem do Perito Moreno, minitrekking e passeio do barco ? ( como disse, terei entre 6-7 dias, agora no inicio de março – e voltarei aqu para dar minhas contribuições )

mais uma vez agradeço.
Abs,

Sergio

PS : Sorry, desonsidere msg anterior...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Leia sobre dicas de hotéis e estratégias de visita ao Calafate nas caixas de comentários dos posts de El Calafate; há visões discrepantes, leve em consideração e faça o seu balanço.

No centro de El Calafate um bom hotel é o Esplendor Calafate; em Puerto Natales, o Indigo.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Fiquei 2 noites no centro (Hosteria del Pilar) e duas noites afastada (Edenia). Normalmente os hotéis mais afastados oferecem serviço de traslado, mas acho que ficar no centro é melhor.

A Hosteria del Pilar é muito simples (e bem barata, entre Natal e Ano Novo estava uns 50 dólares/noite nos consolidadores, com café da manhã bem bom para padrões argentinos). Foi uma agradável surpresa pela relação custoxbenefício. Indico para quem estiver interessado em cama boa, limpa, chuveiro gostoso, café-da-manhã agradável e atendimento cordial.

O Edenia é impecável, outro padrão de hotel (hotel de fim de viagem, rsrsrs), mas consegui uma barbada num consolidador e me atirei. Fica longe, mas a vista para o lago Argentino e a cidade é ótima!

Sergio
SergioPermalink

Obrigado Ana ! Obrigado Ricardo !
Agora é coletar as informações....e PESQUISAR.....

Abraços e até o retorno,

Sérgio

Gilson Moreira da Silva

Riq, eu e minha noiva estamos programando ir conhecer as torres del paine em setembro pois estaremos de ferias 15 dias, mas não conhecemos nada, você pode nos dar algumas dicas, pois pelas agencias que aparecem no site oficial os valores são absurdos, obrigado.
Gilson

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gilson! Aqui quem responde é A Bóia. Invista num Lonely Planet Chile, que traz todas as dicas para turismo econômico no país!

Gilson Moreira da Silva

Valeu pela dica após pesquiza resolvemos seguir de avião até Rio Galego na Agenina e de la seguimos de onibus até Puerto Natalis, você sabe dizer se é viavel comprar roupas em Punta Arenas, para fazermos o TDP, pois pelo que vi a barraca posso alugar nas agencias em Puerto Natalis

Daniela
DanielaPermalink

Olá
Gostaria de saber se é possível fazer Ushuaia - Puerto Nateles de avião.
Pretendo ficar 2 ou 3 dias em TDP e depois seguir para El Calafate

E de Puerto Natales seguiria para El Calafate de ônibus.
Queria economizar tempo de subir até El Calafate para descer até TDP para depois voltar até El Calafate.

Nos sites das companhias aereas nao consegui descobrir se existem voos entre estas duas cidades.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Não há vôos entre a Terra do Fogo argentina e a Terra do Fogo chilena. Você pode ir de avião de Ushuaia a El Calafate, e então pegar ônibus para Puerto Natales. Ou ir de ônibus de Ushuaia a Punta Arenas, e pegar novo ônibus a Puerto Natales.

Por Todos os Lados Patagônia com a Chris « Por Todos os Lados

[...]  passa na casa dos nossos companheiros blogueiros que  dão passo a passo , clicando aqui, aqui, aqui, aqui também, ou aqui e ainda tem [...]

Fábio
FábioPermalink

Olá, Ricardo e todos os habitués deste espaço.

Sempre que possível, venho aqui absorver um pouco das dicas memoráveis deste blog, mas é a primeira vez que comento.

Vou para a Patagônia em maio com meu cunhado (trata-se de uma nova modalidade de pena alternativa), fazendo o trajeto SP-BsAs-El Calafate. Pretendo usar esta última cidade como base para outros pontos como TDP e El Chaltén, mas só conseguimos definir nossas férias esta semana. Por isso não reservamos nada de estadia.

A minha dúvida é: nesta época do ano é arriscado chegar sem reservar albergue em Puerto Natales, Punta Arenas ou Al Chaltén?

Obrigado e abraço a todos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fábio! Aqui quem responde é A Bóia! Arriscado ou não, tendemos a achar bastante inconveniente chegar numa cidade e ter que correr atrás de onde ficar. Você ainda tem tempo; dê uma olhadinha nas opções! Hoje em dia a Internet torna tudo tão prático wink

Fábio
FábioPermalink

Nota-se que "Al Chaltén" é um mero erro de digitação e não uma tresloucada intenção de emendar a viagem à Patagônia com algum emirado...

Guilherme
GuilhermePermalink

Pessoal,

ótimos comentários aqui. Em três semanas vou pra lá, me aventurar sozinho por esse mundo. Trarei informações atualizadas. Minha ideia é ficar 4 dias entre TDP e El Calafate, depois vou pro Ushuaia ficar uns 2 dias. Quero ver gelo, chuva e pinguins.

Abs!

marcelo
marceloPermalink

Ricardo,
estou indo a Torres del Paine com 2 irmãos partindo de El Calafate.
Temos de 2 a 3 dias para conhecer o parque. Qual sugestão você me dá de hotéis mais em conta, lugar de comer, meios de transporte (na sua opinião qual o melhor), rotas, sites específicos etc.
Vale a pena fazer o tour de buzão ?
Só um dia no parque não é pouco?
Grato a quem responder.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Se você tem alma de andarilho, poderá se hospedar nos refúgios dentro do parque. É preciso reservar.

http://www.torresdelpaine.com/secciones/03/a/directorio.asp

Em Puerto Natales há vários hotéis em conta, mas você vai precisar ir e voltar todo o dia ao parque (1h30 de busão).

O tour de ônibus é para preguiçosos como o Ricardo Freire. O relato está aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/de-onibus-em-torres-del-paine-city-tour-de-parque/

Para saber os roteiros, google "circuito W" e "Torres del Paine" que aparecerão vários.

edson diogo de castro
edson diogo de castroPermalink

Boa noite,estamos indo de carro ate ushuaia,e região tem alguma
dica de estrada para chegar a Bariloche sem ter que voltar no
Litoral (atlantico), sao estradas asfaltadas. Grato Edson Castro

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edson! Quando vêm perguntas assim sobre Patagônia e Terra do Fogo de carro, o Ricardo Freire recomenda que se procure fóruns mais específicos, como de jipeiros.

Trata-se mais de aventura ou esporte do que turismo, e essa não é a nossa praia.

Tenha em mente que a Argentina vive uma crise de distribuição de combustível e que os postos no sul do país são pouquíssimos e bastante espaçados.