De El Calafate para Torres del Paine: como chegar

Resolvi dar um pulinho em Torres del Paine, o mitológico parque nacional decantado no mundo inteiro como um dos lugares mais incríveis e organizados para se fazer trekking, para investigar duas coisas.

As Torres vista da estrada!!!!

Uma, o deslocamento entre esses dois lados da Patagônia.

A outra, se Torres vale a pena também para quem não tem pretensões caminhadoras e vai limitar sua ‘aventura’ a um passeio bobo de van de um dia inteiro pelo parque.

A primeira parte da investigação está aprovadíssima. Vir do Calafate a Puerto Natales é bico.

O guichê da Cootra na rodoviária do Calafate
O bumba

Tem ônibus saindo diariamente — pelo menos enquanto é temporada — às 8h30 da manhã de cada uma das cidades, pela empresa Cootra. Não é uma linha regular, mas um ônibus de turismo fretado diariamente. Se há muito movimento eles põem mais ônibus.

Comprei ida e volta na rodoviária do Calafate. Por ser uma viagem internacional, é preciso levar passaporte. Os dados já ficam anotados no manifesto de passageiros a ser levado pelo motorista.

A viagem é feita em confortáveis ônibus… brazucas

Gostei do slogan

O percurso é feito em seis horas, por uma estrada excelente. De carro levaria bem menos, porque o ônibus viaja o tempo todo a 80, mesmo sendo tudo reto e sem ninguém mais na estrada.

Dentro deste tempo estão incluídas as duas paradas nas aduanas argentina e chilena.

De brinde, tivemos a vista das Torres desde a estrada! Algo que eu não sei se teremos hoje lá no parque, porque o tempo está encoberto 🙁

Em Puerto Natales é preciso reconfirmar a volta: ao descer do ônibus, já se dirija à agência da Cootra (em frente à parada) para mostrar seu passaporte e sua situação ficar OK.

Não recomendaria fazer o passeio bate-volta do Calafate a Torres (ou vice-versa). Você vai passar o dia inteiro dentro do ônibus. Para fazer o meu passeio bobo de hoje, programei duas noites aqui em Puerto Natales.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    333 comentários

    Riq

    Mas como voce se virou em Torres sem carro?

    Quandofui, praticamente não havia onibus, e as distancias eram enormes!

    Aproveita e come um congrio aí em Puerto Natales, que é ótimo!
    Que bom que vocês não se cansaram demais no ônibus.

    Ricardo, essa sua viagem está a ser fantástica!
    Nina, já usei e nunca tive problemas com a Otel.com

    Riq, realmente é super cansativo o bate-e-volta de Calafate-Torres del Paine. Mas creio que não seja absurdo assim, tanto que o bate e volta é super concorrido. Para mim foi a melhor opção pois gastei 1 dia para ir a Torres del Paine, ao contrário teria que gastar 3 dias valiosos. Se estiver com tempo e recursos, realmente é um desgaste que não precisa passar. Alias, o ideal é ficar hospedado dentro do parque.

    E quanto ao passeio em si, creio que não seja bobo, pois para mim foi muito bonito, instrutivo e pude ter uma visão geral do que é o parque. No passeio se vê geleiras, águias, raposas, cavalos selvagens, várias lagos, a cachoeira Salto Grande e é claro as Torres e os grandes maciços de granito.

      olá amigos,
      planejo o seguinte trajeto a começar dia 25/12/2010: BH-Imbituba-são miguel das missões-el calafate-torres del paine
      peço o auxilio de vcs para as seguintes questões: 1- há transporte regular partindo do RGS para argentina e por sua vez para o chile (vi acima q ha de el calafate para torres)? 2-ha acomodação dentro dos parques excluindo barraca de camping? 3-os custos de alimento, transporte e hospedagem são normais ou acima da máedia? 4- ir sozinha é risco?
      desde ja agradeço a todos
      abçs adriana

      Menina, isso é viagem pra uns dois meses. Há transporte entre capitais. Das capitais para o interior.

      Olá Ricardo, ja debulhei tds as informações q giram em torno de seu universo. Obrigada por sua generosidade. suas experiências são contagiantes!
      é uma viagem longa sim, mas nao ultrapassará 20 dias. infelizmente estou sem trampo e portanto, com muito tempo e disposta a apostar tudo! ocupar meu corpo e minha mente. crise dos 40, eu acho 😉 adoro desafios especialmente físicos. gostaria de uma opinião específica acerca do clima – como é a sensação térmica de estar em altas altitudes ora quente, ora frio, e luz até 23 hrs!?
      as vezes pondero em deixar pra setembro…
      Por sua vez, seria muito temerário deixar para reservar passagens e hotéis nos pontos em q eu estiver? da mesma forma q me estimulo daqui estudando tds as opções, me canso e acredito q sempre haverá acomodação indvidual.
      bom, o plano A é – florianopolis/santiago (compra de vestuário necessário), pego o onibus e desço ate torres del paine/el calafate/avião p/Trelew/BA ou onibus mesmo. de acordo c/ a Cecília e Tony as despesas são razoáveis. plano B – florianopolis/missões/entro na argentina e lá começo a descer 3.700 km ate el calafate/paine, santiago, brasil. Agradeço sua atenção. abçs adriana

      Vinte dias é muito muito pouco tempo, Adriana. Serão dias e mais dias e mais dias dentro de ônibus. Não peça o meu aval para nenhum desses roteiros, por favor.

    e viva caxias do sul, referência mundial em fabricação de – entre tantas outras coisas – bumbas bacanudos 😎

    Boa sorte, viu.
    Quando fui peguei um dia feio demais no Parque – não conseguimos sequer ver as torres por causa das nuvens, e o ponto alto (glaciar grey) tivemos que ver só do hotel mesmo pq a chuva era muita.

    Mas….. ainda assim valeu a pena – o parque é muito bonito, e só posso imaginar como seria o trekking por lá.

    Poxa Ricardo, eu acho que para quem não tem tempo para acampar, acaba que um passeio de van pelo parque não é tão bobo não meuu!

    Fiz o tour de um dia de van, visitando vários mirantes, os glaciares, os principais lugares do parque incluindo as lagunas e pelo menos pra mim, que tinha só um úynico dia, acabou que o passeio não foi bobo nãaao, foi espetacular 😉

    Riq, ouvimos dizer que estavam pavimentando a estrada que vai a Cerro Castillo, pelo paso cancha carrera, o que encurtaria o trajeto Calafate-Torres del Paine. Tu ouviu algo assim por aí?

      Sim, existe, mas deve ser usada para quem vai ficar no parque (também é usada para fazer o famigerado bate-volta). As mesmas cias. que fazem a Natales também têm o esquema via Cerro Castillo. Mas pelo que vi nos guichês no ônibus regular (sem excursão) é uma “combinación”, ou seja, tem conexão no meio do caminho.

    Gente,
    desculpe atrapalhar um post tão lindo e ir off topic, mas preciso saber se algiém já usou a Otel.com para reservar hotel (londres)
    se é confiável como Booking, Hoteis…
    O $ t´bom demais pra ser verdade…
    Brigadinha

      Já sim, Nina, e foi super tranqüilo. Reservei uns hotéis na Alemanha por eles, e o preço estava bom mesmo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito