Resolvi dar um pulinho em Torres del Paine, o mitológico parque nacional decantado no mundo inteiro como um dos lugares mais incríveis e organizados para se fazer trekking, para investigar duas coisas.
Uma, o deslocamento entre esses dois lados da Patagônia.
A outra, se Torres vale a pena também para quem não tem pretensões caminhadoras e vai limitar sua 'aventura' a um passeio bobo de van de um dia inteiro pelo parque.
A primeira parte da investigação está aprovadíssima. Vir do Calafate a Puerto Natales é bico.
Tem ônibus saindo diariamente -- pelo menos enquanto é temporada -- às 8h30 da manhã de cada uma das cidades, pela empresa Cootra. Não é uma linha regular, mas um ônibus de turismo fretado diariamente. Se há muito movimento eles põem mais ônibus.
Comprei ida e volta na rodoviária do Calafate. Por ser uma viagem internacional, é preciso levar passaporte. Os dados já ficam anotados no manifesto de passageiros a ser levado pelo motorista.
A viagem é feita em confortáveis ônibus... brazucas
O percurso é feito em seis horas, por uma estrada excelente. De carro levaria bem menos, porque o ônibus viaja o tempo todo a 80, mesmo sendo tudo reto e sem ninguém mais na estrada.
Dentro deste tempo estão incluídas as duas paradas nas aduanas argentina e chilena.
De brinde, tivemos a vista das Torres desde a estrada! Algo que eu não sei se teremos hoje lá no parque, porque o tempo está encoberto
Em Puerto Natales é preciso reconfirmar a volta: ao descer do ônibus, já se dirija à agência da Cootra (em frente à parada) para mostrar seu passaporte e sua situação ficar OK.
Não recomendaria fazer o passeio bate-volta do Calafate a Torres (ou vice-versa). Você vai passar o dia inteiro dentro do ônibus. Para fazer o meu passeio bobo de hoje, programei duas noites aqui em Puerto Natales.
333 comentários