De El Calafate para Torres del Paine: como chegar

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

As Torres vista da estrada!!!!

Resolvi dar um pulinho em Torres del Paine, o mitológico parque nacional decantado no mundo inteiro como um dos lugares mais incríveis e organizados para se fazer trekking, para investigar duas coisas.

Uma, o deslocamento entre esses dois lados da Patagônia.

A outra, se Torres vale a pena também para quem não tem pretensões caminhadoras e vai limitar sua 'aventura' a um passeio bobo de van de um dia inteiro pelo parque.

A primeira parte da investigação está aprovadíssima. Vir do Calafate a Puerto Natales é bico.

O guichê da Cootra na rodoviária do CalafateO bumba

Tem ônibus saindo diariamente -- pelo menos enquanto é temporada -- às 8h30 da manhã de cada uma das cidades, pela empresa Cootra. Não é uma linha regular, mas um ônibus de turismo fretado diariamente. Se há muito movimento eles põem mais ônibus.

Comprei ida e volta na rodoviária do Calafate. Por ser uma viagem internacional, é preciso levar passaporte. Os dados já ficam anotados no manifesto de passageiros a ser levado pelo motorista.

A viagem é feita em confortáveis ônibus... brazucas mrgreen

Gostei do slogan

O percurso é feito em seis horas, por uma estrada excelente. De carro levaria bem menos, porque o ônibus viaja o tempo todo a 80, mesmo sendo tudo reto e sem ninguém mais na estrada.

Dentro deste tempo estão incluídas as duas paradas nas aduanas argentina e chilena.

De brinde, tivemos a vista das Torres desde a estrada! Algo que eu não sei se teremos hoje lá no parque, porque o tempo está encoberto sad

Em Puerto Natales é preciso reconfirmar a volta: ao descer do ônibus, já se dirija à agência da Cootra (em frente à parada) para mostrar seu passaporte e sua situação ficar OK.

Não recomendaria fazer o passeio bate-volta do Calafate a Torres (ou vice-versa). Você vai passar o dia inteiro dentro do ônibus. Para fazer o meu passeio bobo de hoje, programei duas noites aqui em Puerto Natales.

Leia mais:

333 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

marcelo
marceloPermalink

A Bóia,
Valeu muito pelas respostas...
Tem como chegar direto de El Calafate à Torres del Paine ? Quantas horas ? É melhor ficar em Puerto Natales ? lá é tranquilo alugar um carro ? ou é melhor ir de buzão ? VC disse que é 1:30 de buzão, mas eu vi em algumas empresas que gasta 4 horas, qual e onde é a empresa que você pegou e quanto gastou ?
Mais uma vez brigadão pelas respostas.

marcelo
marceloPermalink

... Mais uma pergunta:
Estou com 4 diárias marcadas para El Calafate e 2 estava querendo conhecer Torres del Paine, você acha que eu devo inverter essa ordem, ou seja, 4 TDP e 2 El Calafate ?

Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo!

1) É possível pegar o ônibus do bate-volta Calafate-Torres del Paine e ficar no parque. Deve dar 4h30.
2) Para alugar carro, você teria que ir a Puerto Natales.
3) O buzão de 1h30 é de Puerto Natales para Torres del Paine, leia o texto com atenção.
4) Vários dias em Torres del Paine é para andarilhos. Quem quer caminhar o parque deve realmente se hospedar dentro do parque e passar esses 4 dias. Quem só quer dar uma olhadinha pode passar menos.

Leia:

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

https://www.viajenaviagem.com/2010/03/de-onibus-em-torres-del-paine-city-tour-de-parque/

Mirta
MirtaPermalink

Se vc é "trekista" prefira TDP.
Claro que é otimo se hospedar no Parque, mas é bem caro e como não dá pra fazer refeições fora do hotel, eles cobram bem por elas.
Tb é muito bom já alugar carro em Calafate e fazer os passeios no parque deixando o carro na boca das trilhas e caminhar um pouco para conhecer.
Vc entra e sai por Calafate?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mirta! Desculpe a intromissão, mas no caso de alugar carro vale mais a pena pegar um ônibus a Puerto Natales e alugar o carro por lá. Os trâmites de locação por conta própria e imigração para quem vai atravessar a fronteira com carro alugado em outro país são muito complicados.

Breno
BrenoPermalink

Já li e reli todos os posts sobre a Patagonia, espero não estar perguntando sobre algo que já tenha sido respondido (às vezes tenho dificuldade em voltar a achar alguma informação...rs), vou fazer Ushuaia (2 dias) - cruzeiro Stella Australis (dois dias / tres noites) - Punta arenas (um dia) - Puerto natales (dois dias) e Calafate (dois dias) - não estou contando os dias de deslocamento, mas minha dúvida é a seguinte: descontando a questão das aduanas, será que vale a pena algura carro para o trecho PArenas - PNatales, já que é dentro do Chile? ou é mais tranquilo fazer de ônibus mesmo? Gracias

Breno
BrenoPermalink

*alugar

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Breno! Se você pretende se deslocar por conta própria entre Puerto Natales e o parque de Torres del Paine, pode valer a pena vir de carro de Punta Arenas, sim. Veja apenas se não vão te cobrar uma taxa de devolução alta demais por ser uma cidade diferente.

Caso você esteja pensando em fazer os passeios de Puerto Natales em tours guiados (TDP, Glaciar Grey), você não vai precisar de carro, pois as vans ou ônibus passam nos hotéis. Neste caso, o aluguel do carro só para fazer o caminho entre Punta Arenas e Puerto Natales é dispensável.

O Ricardo Freie indica o hotel Indigo em Puerto Natales, que fica no área central e tem o melhor restaurante da cidade.

Breno
BrenoPermalink

Obrigado pelas informações! Eu vou precisar verificar com meus companheiros de viagem (no final são eles que dirigem, eu não...), mas está em parecendo que talvez seja melhor fazer de ônibus o trajeto PArenas/PNatales, uma vez que a minha idéia é usar um dos dois em PN para a excursão de ônibus ao parque TDP e o outro para um dos passeios de barco às geleiras. Eu já havia pego a dica di Indigo aqui, e parece ser muito bom mesmo, mas infelizemnete ficou muito em cima do laço, como a gente diz, e já praticamente não havia vagas em ennhum dos hotéis... acabei reservando no Residencial Carlitos, as fotos são meio desanimadoras (ainda mais sabendo pore xperiencia propria no Booking que nunca correspondem à realidade, ou seja, é sempre pior do que as fotos...) alguèm por acaso já ficou no Carlitos? Abraços, Breno.

Vinicius
ViniciusPermalink

Caro Ricardo,

Obrigado pelas informações. Vamos fazer o W em fevereiro, chegamos por El Calafate. Estou tentando descobrir se tem ônibus direto de El Calafate até o Parque Torres del Paine (ficaremos na Hosteria Pehoe, próximo de Pudeto). Podes me ajudar?

Valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Aqui quem responde é A Bóia. Fevereiro é alta estação, certamente haverá transporte de Calafate direto ao Parque. Pode ser que você tenha que comprar o passeio organizado que faz o bate-volta Calafate-parque-Calafate e abrir mão da volta, ou negociar a volta para outro dia. Mas não se preocupe; trate isso assim que chegar -- ou então peça que o seu hotel no Calafate faça a intermediação.

Tuga
TugaPermalink

OLá pessoal, vou estar pela patagónia em nov, pelo que estou aqui a ver não há Pousadas em Torres del paine, apenas só em Porto natales, mas acho que fica muito distante para fazer as caminhadas.
Alguem sabe se existe outra opção tipo camping etc.
Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tuga! Há refúgios dentro do parque, próprios para andarilhos.

http://www.torresdelpaine.com/secciones/03/a/directorio.asp

Vanessa
VanessaPermalink

Oi gente. Estou planejando ir ao sul da Patagonia por volta do dia 10 de novembro. Vou viajar sozinha e tenho um pouco de problema nos joelhos, sou obesa e mais e 50 anos. Mesmo assim quero fazer a viagem. É um sonho. Esto pensando em ir primeiro a Ushuaia, ficar 4 dias para fazer os passeos por lá, depois ir para Calfate. Ficaria mais uns 4 dias para fazer os passeios de lá, mas agora estou pensando em passar dois dias em Puerto Natales, para ir a Torres del Paine e voltar para Calafate. Estou pensando em ir de van de Puerto Natales a Torres del Paine porque, como disse, não posso fazer grandes caminhadas e parece que entendi isso no texto acima. Voltaria então para Calafate e se já tiverem acabado as atrações por lá, iria para Bueos Aires e voltaria para o Brasil. Vocês podem comentar a minha ideia e me dar alguma ajuda?
Um abraço.

Vanessa
VanessaPermalink

Gente, desculpem o tamanho da minha ignorência, mas o final do texto diz "(Calma, ainda vem por aí o serviço completo tanto do Calafate quanto de Puerto Natales/Torres del Paine.)"
Como consigo ver o resto da viagem? Cheguei nessa página pelo google e não achei como continuar...
Desculpem... (tô vermelhinha de vergonha...)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! O Ricardo Freire não fez esta página, o Google não enlouqueceu não grin

Todos esses lugares aonde você deseja ir oferecem passeios sem necessidade de caminhadas. Torres del Paine pode ser visitado de tour de ônibus a partir de Puerto Natales, e em El Calafate o único passeio top que implica em caminhar é o minitrekking, que você então não faria.

Não considere o dia da chegada como útil; é neste dia que você vai se encaixar nos passeios. Como você não vai fazer o minitrekking, reserve dois dias inteiros para passear no Calafate.

Luciana
LucianaPermalink

Gente!!depois de tantas dúvidas onde passaria minhas próximas férias, recolhi informações por aqui sobre a Toscana, a Provence, optei só pela natureza e definitivamente vamos para a Patagônia Chilena e Argentina.Me ajudem para eu comprar as passagens!!Quantos dias ficar em Torres del Paine,Punta Arenas, pois quero fazer o passeio da Isla Magdalena e El Chalten???Em El Calfate penso em ficar mÍnimo 3 dias inteiros, pois quero fazer o trekking Big ice e o SafÁri pelo Glaciar?????OBRIGADA. Iremos em março.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Desconsidere o dia da chegada em qualquer um dos lugares. Pesquise os passeios disponíveis e fique tantos dias quantos forem necessários em cada lugar para fazer os passeios desejados. Não planeje mais do que um passeio por dia.

Luciana
LucianaPermalink

Obrigada!Para eu poder saber quantos dias ficar em Torres del Paine ou Punta Arenas (qual seria a melhor estadia???)pode me dizer os passeios disponíveis e trekkings leves para se fazer??obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana!

Alguns dos passeios disponíveis em Punta Arenas:
http://www.interpatagonia.com/puntaarenas/paseos.html

Alguns dos passeios disponíveis em Puerto Natales/Torres del Paine:
http://www.interpatagonia.com/puertonatales/paseos.html

Os trekkings em Torres del Paine não podem ser considerados leves.

Punta Arenas fica a 3 horas de ônibus de Puerto Natales. Torres del Paine fica mais 1h30 adiante.

janete sinay
janete sinayPermalink

Como voce é um expert em Patagonia consulto sobre a melhor maneira de aproveitar os 6 dias que terei lá, de 18 a 25/02/2012. (se decidir ficar mais dois dias terei que perder parte do ticket aéreo, pois a Skyline não muda a data.)

Já comprei o voo Santiago/Punta Arenas/Santiago, chegando a Punta Arenas as 15,20 do dia 18 e partindo às 16,20 do dia 26.
Voce teria uma sugestão de como dividir esses 6 dias entre Ushuaia, Torres del Paine e Calafate?
Acho que para Perito Moreno é querer demais para tão pouco tempo...

Poderei ir por terra de Punta Arenas para Ushuaia (12 horas) aí já se foi um dia, o dia 19...mas creio que como inclui navegação deve ser como um passeio...
Não encontrei voo de Ushuaia para Calafate...
A volta de Calafate para Punta Arenas poderia ser via Porto Natales?..
Qual a distancia de Calafate para Porto Natales?
Qual a sua sugestão.?

Gratíssima por sua atenção.

Janete Sinay

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janete! Aqui quem responde é a Bóia.

A seqüência certa de procedimentos é: 1) primeiro a gente define o roteiro; 2) depois compra a passagem.

Existem vôos entre Ushuaia e El Calafate, mas não há vôos entre Punta Arenas e Ushuaia.

O ideal para fazer as duas pontas da Terra do Fogo é uma passagem em que se chegar pelo Chile e se sai pela Argentina ou vice-versa. Você poderia tentar uma viagem triangular, com ônibus entre Punta Arenas e Ushuaia e entre Calafate e Punta Arenas e avião entre Ushuaia e Calafate.

Mas o mais lógico parece ser uma viagem via terrestre incluindo Puerto Natales e Calafate.

Angelina
AngelinaPermalink

Boia, vc sabe tudo....TO ADORANDO.

Vc nem vai acreditar... estou atrás de MERGULHO COM LEÕES MARINHOS....ou como dizem por lá, LOBOS MARINHOS.

Angelina
AngelinaPermalink

Olá Janete,
estarei tb lá neste período. Estou como vc....recolhendo informações..rs

Luciana
LucianaPermalink

Obrigada.O ideal é eu ficar em Puerto Natales?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Ficar em Puerto Natales é ideal para fazer os passeios de Puerto Natales; para fazer os passeios de Punta Arenas você vai precisar estar em Punta Arenas grin

Gustavo Lima
Gustavo LimaPermalink

Oi pessoal, uma pergunta, alugando carro em El Calafate para ir a Puerto Natales e devolvendo em EL CALAFATE, preciso fazer algo diferente na reserva, pois vou cruzar e fronteira , várias vezes ?
Abraços

Luciana
LucianaPermalink

Obrigada mais uma vez pelas respostas.Só uma outra dúvida:Alguém por aí já foi nas CAVERNAS DE MÁRMORE que fica em Puerto Tranquilo?Estava pensando em ir até lá de carro.Deve ser uns 460km de Torres.....??vale a pena??pelas fotos deve ser maravilhoso o lugar...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana!

É preciso ir de ônibus a Coyahique, que fica a 250 km de Punta Arenas ou 385 km de Puerto Natales, e depois rodar mais 220 km até Puerto Tranquilo.

Um dos maiores erros de viagem é quando a gente deixa de ver o que está em volta de onde a gente está e passa a achar graça apenas no que está longe.

Luciana
LucianaPermalink

Oi Bóia, eu só não entendi bem o final.Significa que não valeria a pena eu fazer este treajeto?obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Significa que é longe demais, come tempo demais, é fora de mão demais. Seu tempo em viagem é caro demais para você perder em deslocamentos com pouco benefício.

Vanessa
VanessaPermalink

Oi gente!
Bóia, muito obrigada pela resposta que me deu. Continuo com algumas dúvidas: 1 - 4 dias é muito em Ushuaia e El Calafate? Talvez em El Calafate, considerando a ida a Torres del Paine não seja né? Estou um pouco sem noção quanto a isso. 2 - Me disseram também que posso ficar dentro de Torres del Paine. O que me explicaram é que não vale a pena eu ficar em Puerto Natales, ir a Torres del Paine um dia, ver uma parte do parque, voltar para Puerto Natales. No dia seguinte ir de novo para o parque para fazer o resto do passeio e à noite, voltar para a cidade para só no dia seguinte voltar a El Calafate. Que há uns iglus onde a gente pode ficar hospedado que não são caros... 3 - Só para esclarecer, gostaria de dizer que eu não quero fazer nada correndo, pois gosto de conhecer o povo, as características do lugar, mas, mesmo assim estou em dúvida quanto aos dias em cada lugar... 4 - Continuo sem saber como ver o resto da viagem do Ricardo... vocês podem me ajudar? Um abraço.

Vanessa
VanessaPermalink

.... e muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Quem fica dentro do parque é porque quer fazer trekking. E os trekkings em Torre del Paine não são levinhos. É um programa para andarilhos de verdade. A hospedagem ou é bastante simples ou então é superluxuosa.

Caso você queira apenas fazer o passeio de ônibus para o parque, é melhor ficar em Puerto Natales. Assim você aproveita para fazer outros passeios pela região.

Identifique os passeios que você quer fazer em cada lugar e determine então o número de dias de acordo com os passeios que você queira fazer. Pense em um passeio por dia. Desconsidere o dia da chegada, ele só serve para se encaixar nos passeios.

Luciana
LucianaPermalink

Obrigada Bóia.Acho que está certo.Irá ficar para outra vez...

Vanessa
VanessaPermalink

Oi Bóia. Conversando ontem com uma amiga que esteve lá, ela me disse que achou todos os passeios muito caros. Coisa em torno de R$100,00... R$200,00. É isso mesmo? Eu não me lembro mais aonde eu vi, mas tive a impressão de que eram bem mais baratos. Você pode me dar alguma ideia?
Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Vanessa! Você pode pedir uma cotação para a Hielo & Aventura: http://www.hieloyaventura.com

O minitrekking que o Comandante fez custou 260 reais, mas certamente valeu cada centavo! https://www.viajenaviagem.com/2010/03/minitrekking-no-glaciar-perito-moreno-holiday-on-ice/

De toda forma, passeios de ecoturismo nunca são baratinhos, em lugar nenhum do mundo...

Luciana
LucianaPermalink

Depois de tanto tempo tentando decidir para onde ir nas férias de março e agora que definitivo tinha escolhido a Patagônia Chilena e Argentina, o vulcão Hudson está para acordar
Que faço?? Troco novamente de destino??? obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Estamos a cinco meses de março... Não perca o sono tão cedo por causa disso. Março não é um mês de alta temporada, você pode bater o martelo sobre as férias mais perto.

luciana
lucianaPermalink

Obrigada.Vou tentar me acalmar.Sou muito ansiosa e geralmente
costumo planejar tudo bem antes.

Juliana Tkatch
Juliana TkatchPermalink

Cheguei de El Calafate no dia 15 de outubro e adorei! Fizemos só os passeio da cidade (Perito Moreto, Minitreking, 4X4, jantar gaúcho) mas foram quatro dias inesquecíveis.
Conto detalher no meu blog, como preços reservas e avaliações! Visitem www.viajandocomsabor.blogsport.com

Paula
PaulaPermalink

Oi Bóia.

Um amigo comentou da Patagonia e quando vi fotos eu fiquei doida pra ir, mas eu gosto de neve e frio, e minhas férias sempre caem em épocas como Abril, Maio, Novembro.

Eu consigo ver essas imagens com neve em Torre Del Paine se eu for agora no meio de Novembro eu vou ver uma paisagem de verão (quase verão)?

Na verdade o que mais me chamou a atenção foram umas imagens de geleiras perto de Torre del Paine. Elas estão lá nessa época?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Paula! Parece estranho, mas a melhor época para se visitar a Patagônia é no verão! Dê uma olhada se já em novembro, um pouco antes da alta temporada, os passeios estariam sendo oferecidos.

Michelle
MichellePermalink

Paula, eu fui para a Patagonia em um feriado emendado de 15 de Novembro, e vi tudo isso...Geleiras, neve no topo de Torres Del Paine, e o Perito Moreno, claro! Só não tinha neve em El Calafate...Fazia um clima agradável...Friozinho, mas sem exageros. Só pegamos muito frio (sensação térmica próxima de zero) nos passeios de barco.
Veja aqui meus posts sobre El Calafate e inspire-se! A viagem é fantástica: http://impressoes-de-viagens.blogspot.com/search/label/El%20Calafate

Marcia
MarciaPermalink

Olá ,vamos para el calafate agora em dezembro e preciso me deslocar depois para Punta Arenas,ouvi dizer que tem avião,é verdade?como faço a reserva ,qual a companhia?,obrigada
Marcia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcia! Não há avião entre El Calafate e o Chile. Você precisará ir de ônibus a Puerto Natales e lá pegar outro ônibus para Punta Arenas.

Poderá também voar a Ushuaia e lá pegar um ônibus a Punta Arenas, mas demora mais.

Angela
AngelaPermalink

Olá...estou programando uma viagem para a Argentina, mas estou com algumas dúvidas quanto o melhor roteiro e transporte e for possível gostaria de alguma ajuda,:

1º -Pessei em ir primeiro para Bueno Aires (5 dias);
2º - Ir de avião para El calafate ou para Ushuaia primeiro? é possível ir de ônibus, entre El Calafate e Ushuaia? Qual a cidade que eu devo conhecer primeiro?
3º Outra dúvida é possível ir da cidade de Buenos Aires até Mendoza de trêm? ou de ônibus? Ou melhor mesmo é de avião? Desculpe de te importar com tantas perguntas, se for possível me responda....Angela

cristina
cristinaPermalink

Olá... sou portuguesa e estou a programar a viagem a Argentina/Chile.Vou:Buenos Aires-Ushuaia-Calafate-Puerto Natales(Torres del Paine)-Punta Arenas-Puerto Montt-Santiago.
Estou um pouco preocupada, por pensar que a ida a Torres del Paine ,desta maneira não será a mais cómoda.Será que haverá melhor percurso para lá chegar? Muito agradecida pela resposta.cristina

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristina! Torres del Paine é difícil de chegar de todo jeito. Vale a pena ir pelo Calafate.

Luciana
LucianaPermalink

Ola Boia,
Ate aqui, vi que se deve fazer El calafate -Puerto Natales de onibus. Mas nao acho voos de Puerto Natales a Santiago. Sabe me dizer que companhia faz esse trecho?
Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Não há vôos a Puerto Natales. Se você está em Santiago, é preciso voar a Punta Arenas, e lá pegar um ônibus. São 3 horas de viagem.

Luciana
LucianaPermalink

Muito obrigada. Valeu

Rafael
RafaelPermalink

Há sim voos para Puerto Natales pela Sky Air Lines

Caire
CairePermalink

Boas Bóia! estou elaborando meu roteiro mas tenho uma duvida logistica, a tarifa ida e volta de BsAs>Calafate é ~R$890, já de BsAs>Punta Arenas é ~R$320, com base nestes custos vc recomendaria descer ate Punta Arenas e subir por terra à Calafate?
Forte Abraço
Cairê

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Caire! Onde você viu o vôo Buenos Aires-Punta Arenas? Até onde sabemos, você vai precisar ir via Santiago.

Cairê
CairêPermalink

São voos operados pela Lan de BsAs>Punta Arenas com escala em Santiago, segue link com cotação atualizada
http://www.lan.com/cgi-bin/compra/paso3.cgi?just_refresh=1;session_id=xy293661326225114_2IT6QQDLTK
Ainda não tenho certeza se esta é a melhor opção logística.
Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cairê! É um vôo complicado, que vai comer um dia inteiro. De Santiago a Punta Arenas são 4 horas de vôo.

Angelina
AngelinaPermalink

Não resisti, preciso tb perguntar a Boia.
Bom, chegarei em El Calafate dia 20/02/12 e meu retorno será dia 27/02/12.
21/02 conhecer os glaciares via trekking.
22/02 fazer o passeio de barco p conhecer outras gelerias.
23/02 Ir para Torre del Pane
24/02 fazer um trekking no parque.
25/02 (sem programação AINDA)- aceito dicas - QUERO MT FAZER UM MERGULHO COM LEÕES MARINHOS.
26/02 (sem programação AINDA)- aceito dicas -
27/02 RETORNO.
E aí BOIA, o q vc achou da minha programação.
tem como me dar umas dicas???
Vc conhece o museu de Gelo?? O que me diz??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angelina! O ritmo está adequado.

Para ver leões/lobos marinhos, faça a navegação ao glaciar Balmaceda.

http://www.ruta-patagonia.com/men1/tourdetalles.php?t=142

Amélia
AméliaPermalink

Veja este blog da Carol May do Dicas e Roteiros de Viagens que está vivendo a Patagônia neste momento. As fotos são lindas!

Angelina
AngelinaPermalink

Querida, qual o endereço do BLOG???

Patrícia
PatríciaPermalink

Olá,preciso muito saber se compensa levar meus filhos de 8 e 14 anos para a patagônia chilena e argentina, será que eles vão gostar, por favor quem tiver essa experiência me conte.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patrícia! Vamos subir a sua pergunta ao Perguntódromo, mas só os pais podem saber o que agrada a seus filhos. El Calafate tem excursões na geleira, Ushuaia tem fauna marinha. Torres del Paine é mais para andarilhos, tem pouco apelo infantil.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Patrícia,
Acho que a D. Bóia tem razão, os pais é que sabem melhor do que os filhos gostam smile
Posso te dar o exemplo de uma menina de 8 anos que estava no grupo que foi para o Tierra Patagonia comigo. Ela curtiu muito cavalgar, correr atrás das ovelhas (pulou uma porteira para isso) e as caminhadas mais curtas. No dia em que fizemos um passeio mais puxado, ela e o pai não foram e escolheram um mais "light". Mas, veja bem, ela é uma menina viajada e nada, nada fresca. Não a vi abrir a boca nem uma vez para reclamar, mesmo depois de 18h viajando.
Enfim, sugiro que você pesquise bem os passeios disponíveis e discuta com a família o que vocês topariam encarar. No próprio site do Tierra Patagonia há um link para excursões com o respectivo tempo de passeio e grau de dificuldade. E, claro, a maioria das excursões mencionadas não são de exclusividade do hotel e são oferecidas por agências da região.

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalink

Patrícia,
Só para esclarecer: estou falando de passeios em Torres del Paine!

Angelina
AngelinaPermalink

Olá, sabe me informar quanto tempo de ônibus de El Calafate até ushuaia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angelina! São 4 horas até Río Gallegos e depois mais 13 horas a Ushuaia.

Angelina
AngelinaPermalink

Olá amigo,
estou pesquisando mt, mas ainda não encontrei nada de mergulho perto de El Calafate. Vc me sugeriu o glaciar Balmaceda ou entrar no site

http://www.ruta-patagonia.com/men1/tourdetalles.php?t=142

Bom, eu procurei no site e liguei para lá, eles não fazem mergulho.

Gostaria de saber se vc tem alguma indicação de agência em El Calafate, que faz passeio de barco e faz mergulho com leões marinhos.

Obrigada

Angelina
AngelinaPermalink

MEu amigo,
acho que cheguei a um denominador.
Consegui verificar que mergulho é em Puerto Madryn. Pelo que verifiquei no mapa he bem longe.
Tem alguma sugestão de ônibus para lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angelina! São 4 horas até Río Gallegos, depois mais 16 horas a Puerto Madryn.

Veja horários de ônibus na Argentina em http://www.plataforma10.com .

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Angelina! Não sabemos sobre mergulho com leões/lobos marinhos no Calafate também não.

SAbemos que existem passeios em Puerto Natales, Chile (porta de entrada a Torres del Paine), ao glaciar Grey, com avistamento de leões/lobos marinhos, Não sabemos sobre mergulho.

Mergulho em espanhol é "buceo", caso você queira continuar procurando.

Fafá Roque
Fafá RoquePermalink

Mergulho com lobos marinhos pode ser feito em Puerto Madryn, Província de Chubut.
Aliás, um destino imperdível para ver baleias (jun a set) e pinguins (muitos! out a mar)e que todo mundo esquece qdo vai a Patagônia...

Taysa
TaysaPermalink

Patricia , fui a Calafate com minhas filhas de 11 e 14 anos . O mini-trekking só é permitido a partir dos 10 anos . A mais nova , que é a mais disposta não reclamou mas a de 14 anos reclamou muito . No outro dia fizemos a navegação pro todos os glaciares . Este foi bem tranquilo .

Denise
DenisePermalink

Olá! Gostaria de dicas sobre câmbio e saques em moeda local.
Estarei em Ushuaia e lá sei que há casas de câmbio. De lá vou para Punta Arenas.

Dúvidas:

- Posso deixar para sacar moeda chilena em Punta Arenas, ou seja, chegar lá somente com reais e/ou pesos argentinos?

- Encontro terminais para saque com facilidade em Punta Arenas e Puerto Natales?

- Os hostales em Punta Arenas e em Puerto Natales costumam aceitar cartão de débito internacional ou a maioria só aceita pagamento em dinheiro?

- Consigo adquirir moeda chilena em Ushuaia?

Obrigada pela ajuda!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denise!

O site de cada hostel fala que tipo de pagamento aceita.

Você vai encontrar caixas eletrônicos para saque em qualquer lugar.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/01/que-moeda-eu-levo-para-a-argentina/

https://www.viajenaviagem.com/2011/12/que-moeda-eu-levo-para-o-chile/

Ligia
LigiaPermalink

Olá, é a primeira vez que escrevo, não sei se estou no post certo para minha duvida, qualquer coisa me desculpem.
Estou indo para o Atacama em maio, primeiramente a ideia era curtir somente Santiago e Atacama, como consegui dar uma esticadinha nas férias..rsrs estou pensando em ir também até Patagonia Chilena. Gostaria de saber qual a melhor maneira de chegar lá? E como seria de carro ou de avião?
Muito Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ligia! Calama, porta de entrada do Atacama, está a 2 horas de vôo de Santiago. Punta Arenas, porta de entrada da Patagônia, está a 4 horas e meia de vôo de Santiago. Você vai precisar passar por Santiago se quiser unir os dois roteiros.

Baseie seus roteiros pelo Chile a partir deste post:
https://www.viajenaviagem.com/2012/02/roteiro-santiago/

Antonio Varella
Antonio VarellaPermalink

Estou programando para ir no carnaval próximo ao torres del paine fazer o circuto O(completo) e se sobrar alguns dias dar um pulo em El Chalten.É longe? e há ônibus regulares?
Um abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Antonio! Você precisaria ir a El Calafate (6 horoas desde Puerto Natales, neste ônibus descrito no opst, ou 4 horas desde o parque, se você conseguir se encaixar num ônibus de tour). Depois são mais 4 horas a El Chaltén, em outro ônibus.

Juliana
JulianaPermalink

Olá, estou querendo ir no final do ano e gostaria de saber que horas os ônibus voltam de Torres Del Paine. Tem saida direta para El Calafate ou tenho que ir para Puerto Natales antes e lá pegar outro ônibus para Calafate? Onde encontro horários desses ônibus? Obrigada.

Ruy Neuber
Ruy NeuberPermalink

Juliana, pelo que eu já li, os ônibus são de Puerto Natales para El Calafate, mas você pode pegar um transfer de Torres Del Paine até Cerro Castillo e lá pegar o ônibus de linha.
Outra opção é pegar só a volta de uma excursão saindo de laguna Amarga para El Calafate.
Segue abaixo alguns sites para você pesquisar.
http://www.turismozaahj.co.cl/
http://www.chaltentravel.com/index.asp
http://www.interpatagonia.com/index_p.html

Willy
WillyPermalink

ola, to querendo fazer uma trip para a patagonia, vou no dia 18 ou 20 de Junho. Sei que é começo de inverno, mas é a unica data que tenho pra ir. Da pra se fazer muita coisa la nesse periodo? Qual roteiro voce me indicaria? Saindo de Buenos aires para el Calafate -> El chalten -> Ushuaia ou trocar el chalten por Torres Del Paine, sendo que serao de 13 a 15 dias de viagem. desde ja valeu

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Willy! Nesta época você pode fazer de maneira menos engessada, ficando o tempo que for mais interessante em cada lugar. 7

No inverno pense em incluir Puerto Madryn para observar animais.

Planeje sua viagem com o site do Tony Gálvez:
http://www.deviajealapatagonia.info/

Willy
WillyPermalink

OK, vou entrar em contato com ele. E so de não me desanimar de vijar no inverno já valeu muito. Obrigado

marcelo barros
marcelo barrosPermalink

Olá, estou planejando viajar para Punta Arenas / Torres Del Paine / El Calafete / Punta Arenas. final de AGOSTO. Gostaria que se possível, me informasse: 1)o acesso el calafete x torres del paine é viável? pergunto pois verifiquei no google maps e náo encontrei ligação entre estes pontos. 2) o clima nesta época do ano é muito frio? 3) as estradas são facilmente trafegáveis nesta época do ano? Documentos necessários somente RG e Carteira de Motorista? VALEU.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! O inverno é a baixa temporada turística, há muitos passeios que não são oferecidos. Por favor releia o post, não inventamos nada do que está escrito.

Se você está pensando em alugar um carro e atravessar a fronteira, saiba que isso envolve muitos perrengues e poucas locadoras vão topar. Além disso, há pouquíssimos postos de gasolina e risco de desabastecimento. Vá de ônibus entre os países, alugue o carro locamente. Mas recomendamos ir no verão.

Guilherme
GuilhermePermalink

Ola, venho pedir o auxilio de vocês, irei a Santiago, porem quero muito conhecer El Calafate. Qual trajeto percorro para que de forma rápida e barata eu chegue ao destino e apos alguns dias volte a Santiago?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Guilherme! El Calafate fica na Argentina. Você teria que voar a Buenos Aires e então pegar um vôo de quase três horas. Pelo Chile seria preciso voar de Santiago até Punta Arenas (4 horas e meia), então pegar um ônibus a Puerto Natales (3 horas), então pegar outro ônibus a El Calafate (5 horas).

Adriana
AdrianaPermalink

Olá, Bóia,
Vc sabe se há ônibus direto de Punta Arenas à El Calafate, sem ter que passar por Puerto Natales. Tem algum site que mostre os horários?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Não há ligação entre Punta Arenas e El Calafate. É preciso passar por Puerto Natales, e provavelmente vai dar para comprar a passagem em Puerto Natales. Se você vai a essa região e não vai parar em Puerto Natales para visitar Torres del Paine, então não faz sentido ir a essa região.

Veja horários Punta Arenas-Puerto Natales no site da Bus Sur:
http://www.bus-sur.cl/opensite/

Vanessa
VanessaPermalink

Xiiii... Bóia... Acho que fiz uma besteira... Comprei passagens ida e volta de sp a santiago e passagens ida e volta de santiago a punta arenas... O pior de tudo: no inverno (final de agosto). Já vi que sao poucos os passeios oferecidos. Mas o que mais me preocupa é que eu gostaria de ir de punta arenas a puerto natales e depois a calafate... E estava pensando em ir de carro alugado. Já desisti... Soube que algumas estradas podem estar fechadas devido o mau tempo. Acha seguro fazer um roteiro até calafate (mesmo de onibus) e voltar tudo até punta arenas para pegar o avião de volta nessa epoca do ano?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanessa! Se você tem tempo, é uma viagem possível. Aproveite o máximo pelo caminho.

ligia
ligiaPermalink

Olá,
Irei para Punta Arenas no dia 20/07/12, onde ficarei até 22/07. Depois fiz reserva no hotel Lago Grey em TDP até 25/07, qdo irei a Santiago. Gostaria de saber qual é a melhor maneira de ir de P. Arenas a TdP e como consigo fazer o park tour de ônibus citado no VNV? Vale mais a pena se hospedar em Puerto Natales ao invès de TDP?
Não estamos interessados en trilhas, mas curtir a natureza e a beleza local.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ligia! Na cidade de Puerto Natales você consegue fazer esse passeio com facilidade. Há também um ônibus de linha que vai de Puerto Natales à entrada do parque. Hospedar-se dentro do parque é para quem vai fazer as caminhadas.

Ana Carla
Ana CarlaPermalink

Estou planejando uma viagem no carnaval com minha família (8 pessoas de 20 a 50 anos) para Ushuaia e El Calafate, porém acabo de saber que Torre Del Paine é imperdível e gostaria de saber se incluir este destino ao meu roteiro é muito complicado em termos logísticos. Entre Ushuaia e El Calafate pretendemos fazer de avião..
Será que vocês poderiam me dar uma ajuda? Teremos 9 dias.

Alguma indicação de um guia local ou uma empresa de turismo que pudesse organizar todos os passeios para o grupo? Queremos passeios de barco pelos lagos.. geleiras e glaciares, caminhadas, passeio de 4X4..
Muito obrigada, Ana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carla! Localmente você descobrirá todos os passeios disponiveis. A informação sobre como chegar de El Calafate a Torres del Paine está no post, por favor leia.

Akiko
AkikoPermalink

Bom dia,

Estarei indo para El calafate em outubro/2012. E na sequencia,ficar em Torres del Paine. Qual é melhor, ficar em Torres ou ficar em Puerto Natales e fazer o passeio a Torres? Lembrando que sou apenas turista.

Liz
LizPermalink

Bóia, é muito trampo chegar nas Marble Caves? Fiquei apaixonada por ela pelas fotos que vi, mas pelo que li parece difícil de chegar. Farei Buenos Aires, Chile, El Calafate e Ushuaia (se houver ônibus de um para o outro).

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liz! Para fazer a Patagônia de ônibus você precisa de muitas semanas de férias. As cavernas de mármore (cavernas de mármol em espanhol) ficam em Puerto Tranquilo, no Chile, a 1050 km de Puerto Natales e 850 km de El Calafate.

Marcio Antonio
Marcio AntonioPermalink

O Ricardo Freire disse "Atenção: em hipótese nenhuma faça o passeio bate-volta do Calafate a Torres (ou vice-versa)", e eu gostaria de discordar civilizadamente smile

Minha namorada (hoje esposa) e eu fomos para El Calafate em abril do ano passado e tínhamos só três dias inteiros na cidade. Um deles foi para caminhar no glaciar (o objetivo principal da viagem); outro para passar o dia numa estância. A única opção que sobrou para fazer Torres del Paine foi mesmo o bate-volta. Fizemos pela agência do hostel (ficamos no Hostel del Glaciar Libertador e a agência era a Patagonia Backpackers). Na nossa avaliação, valeu a pena. Já não somos assim tão atléticos, não somos de trekking, e ainda estávamos estropiados com o Big Ice no dia anterior; mas gostamos: passamos o tempo suficiente dentro do parque (e fora do ônibus) para aproveitar Torres del Paine, inclusive encaramos a caminhada leve de uma hora e pouco pelo lago Nordjensköld e Salto Grande. Foi um dia agradável. Sim, é verdade que ficamos um bom tempo no ônibus para ir e voltar do parque, mas para aquilo a que nos propusemos foi bom.

Adriana
AdrianaPermalink

Faz 9 anos fiz uma maravilhosa viagem à Patagônia com meu marido, onde engravidei do meu filho mais velho. Já voltamos inúmeras vezes com os meninos para Bariloche/angostura, mas agora é a 1ª vez que os levarei a Calafate e el Chaltén (eles têm 8 e 5 anos). Vamos em dezembro e prometo colocar todas as novidades no meu blog
http://Atravessarfronteiras.blogspot.com
O problema é que estou achando muuuuuuuuuito caro alugar carro em calafate, quase o dobro do preço de Bariloche. É isso mesmo? AlgUém tem dicas de aluguel razoável?

vagner fagundes
vagner fagundesPermalink

Ola Bóia!

estou indo p Calfate dia 17! Fico 2 dias na cidade(p fazer o big ice ) e depois vou p Torres del Paine!
To achando dificil achar informações de uma pousada próxima as Torres. Q de p chegar ao pé das torres em uma caminhada. E tbm como chegar a essa pousada. Onde o onibus de deixa no Parque? Alguém Busca? Etc

Abraço!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vagner! A caminhada até o pé das torres é indicada para andarilhos que estejam hospedados nos refúgios dentro do parque, ou nos hotéis superluxo da área. Não há acomodações intermediárias.

Informe-se em Puerto Natales sobre grupos para fazer a caminhada. Mas o mais provável é você encontrar passeios de ônibus que avistam as torres, mas não permitem que se chegue até elas.