De El Calafate para Torres del Paine: como chegar

Resolvi dar um pulinho em Torres del Paine, o mitológico parque nacional decantado no mundo inteiro como um dos lugares mais incríveis e organizados para se fazer trekking, para investigar duas coisas.

As Torres vista da estrada!!!!

Uma, o deslocamento entre esses dois lados da Patagônia.

A outra, se Torres vale a pena também para quem não tem pretensões caminhadoras e vai limitar sua ‘aventura’ a um passeio bobo de van de um dia inteiro pelo parque.

A primeira parte da investigação está aprovadíssima. Vir do Calafate a Puerto Natales é bico.

O guichê da Cootra na rodoviária do Calafate
O bumba

Tem ônibus saindo diariamente — pelo menos enquanto é temporada — às 8h30 da manhã de cada uma das cidades, pela empresa Cootra. Não é uma linha regular, mas um ônibus de turismo fretado diariamente. Se há muito movimento eles põem mais ônibus.

Comprei ida e volta na rodoviária do Calafate. Por ser uma viagem internacional, é preciso levar passaporte. Os dados já ficam anotados no manifesto de passageiros a ser levado pelo motorista.

A viagem é feita em confortáveis ônibus… brazucas

Gostei do slogan

O percurso é feito em seis horas, por uma estrada excelente. De carro levaria bem menos, porque o ônibus viaja o tempo todo a 80, mesmo sendo tudo reto e sem ninguém mais na estrada.

Dentro deste tempo estão incluídas as duas paradas nas aduanas argentina e chilena.

De brinde, tivemos a vista das Torres desde a estrada! Algo que eu não sei se teremos hoje lá no parque, porque o tempo está encoberto 🙁

Em Puerto Natales é preciso reconfirmar a volta: ao descer do ônibus, já se dirija à agência da Cootra (em frente à parada) para mostrar seu passaporte e sua situação ficar OK.

Não recomendaria fazer o passeio bate-volta do Calafate a Torres (ou vice-versa). Você vai passar o dia inteiro dentro do ônibus. Para fazer o meu passeio bobo de hoje, programei duas noites aqui em Puerto Natales.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    333 comentários

    Olá pessoal,

    eu gostaria de conhecer a patagônia, mas estou na dúvida se vale a pena ir no inverno. O que vcs indicam, vale a pena ou é simplesmente melhor descartar essa hipótese?

      Você precisa ser um trekkeiro indômito ou ter objetivos fotográficos/científicos muito específicos para curtir a Patagônia no inverno. A Patagônia dos turistas e dos trekkeiros light funciona no verão. A exceção é Ushuaia, que vira uma estação de esqui no inverno.

    Olá Ricardo e Pessoal,
    Estou planejando ir com meu filho (eu 53 e ele 21anos), ir do Calafate a Torres del Paine, mas pretendo alugar um carro, ou ônibus é mais fácil?
    Pretendemos ficar 3 dias em TdP.
    Em 2006 eu e minha esposa fizemos Calafate-El Chaltén de carro, sem problemas.Abraços.

      Olá Wendel,

      Obteve alguma resposta a esta sua pergunta ?
      Fez esta viagem ?
      Vou a El Calafate, como tenho 7 dias por lá, estou buscando opç?es de passeios e os meios de locomoção.
      toda e qq ajuda é bem vinda….

      Abs,

      Sergio

    Olá,
    li o seu pequeno guia de como chegar de El Calafate a TDP… fiquei com uma dúvida:

    Sabe se tem um ônibus direto para TDP? Saberia o valor?

    Agradeço a atenção

    Christian Costa

      Você quer dizer ônibus direto de El Calafate ao parque, sem passar por Puerto Natales? Acho que você compra como passeio.

      Veja isso no seu primeiro dia de El Calafate, a estrutura de receptivo é bem desenvolvida.

      Ola! Chistian.

      Estive em El Calafate e Torres del Paine em Janeiro/10 e peguei um passeio que sai de el calafate e te leva diretamente a portaria laguna amarga. Se não me engano custou R$360 pesos argentinos Ida e volta. Eles me deixaram na portaria do parque e me pegaram no mesmo lugar 5 dias depois e me levaram direto a El Calafate. Muitas pessoas fazem esse passeio de um só dia Ida e Volta. A estrada é muito boa e o ônibus confortavel. Na fronteira com o Chile eles dividem os passageiros em dois ônibus menores, um para quem vai ficar em torres e outro para quem vai conhecer os pontos turisticos e voltar a El Calafate no mesmo dia.
      Se ficar em laguna amarga voce pega uma vam que te leva até o Refugio torres la tem um hotel e um refugio reservar com atecedencia se for alta temporada. Esta é a unica opção a outra seria pegar em ônibus de el calafate a Puerto Natales e de la um ônibus até o parque. Porem se o seu objetivo é conhecer somente o parque desde o parque a opção do tour é melhor

      Valéria,
      Qual foi a empresa que você contratou para fazer El Calafate – TDP? Vc se lembra?

      Um abraço,
      Daniel

    Ricardo:

    Estive em El Calafate + Ushuaia em janeiro/10, mas não deu pra fazer TDP. Estou pensando em voltar em julho, mas não terei muito tempo (só de quinta a domingo). Você acha que vale a pena? Claro, considerando que não sou trekkeira e, no máximo, arrisque uma caminhada nos glaciares, se der.

    Obrigada!

      Eu iria à Patagônia no verão. Se você quiser ir no inverno, dê uma pesquisada para ver se oferecem os passeios que você quer fazer.

    Moisés, bem que vc poderia me passar + informações sobre o circuito W para trekking pelo parque. Estou pretendendo fazer agora em maio/2010 e não sei nada do tempo por lá neste período. É possível trekking no parque em maio ? Estarei em Ushuaia, El calafate, El Chalten e Bariloche, de qual cidade seria melhor chegar as Torres ? Por favor !!!! Me passa um e mail de ajuda ? [email protected] Obrigado !!!

    Quando fui a Torres de paine fiz o circuito W em 5 dias e é, para quem tem tempo e coluna, um passeio inesquecível. Pelo que ouvi por lá na época, o passeio mesmo de um dia já vale a pena. Acho que se a pessoa dispuser de um pouco mais de tempo, pode tomar um barco e passar uma noite no refúgio do Lago Pehoé, que é parada dos trekkers na 3a noite do circuito W. De lá é possível fazer caminhadas leves ou então visitar o Vale do Francês num bate e volta ou ainda seguir até o refúgio do lago grey, dormir por lá e fazer o passeio pela glaciar grey no dia seguinte.

    Riq,

    Pelo visto já asfaltaram a estrada toda. Pena que o asfalto não significa maior velocidade (acho que quando fiz, demorou umas 5h30 até chegarmos a Rio Túrbio).

    O ônibus ainda para em Rio Túrbio?

      Parou na ida e na volta, mas só o motorista desceu. O ônibus também reabasteceu na cidade nas duas vezes (a Cootra tem sede em Rio Turbio).

      Até Rio Turbio dá umas 4h30, porque o ônibus vem na velocidade caxias (tem um trecho de 40 km/h e ele respeita). Daí tem pelo menos meia hora em cada imigramação, e daí pouco menos de meia hora até Puerto Natales.

    Riq, gosto eh gosto, claro; mas, como eu ja disse em outro post, eu fiz o passeio bobo de onibus a Torres del Paine e amei :mrgreen:

    Também estou bem curiosa pra saber se Torres del Paine sem trekking vale a pena… 😉

    Espero ir a Torres del Paine no próximo ano, numa viagem mais ou menos longa só pelo Chile. Também pretendo ir ao Atacama, na mesma viagem.

    Estou ansioso para saber suas impressões sobre Torres, Riq.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito