Machu Picchu: prometem reabrir a ferrovia dia 29 de março

Machu Picchu, Peru

Anteontem vi uma notinha no Panrotas falando que a PeruRail (nome oficial: Ferrocarril Transandino) prometia a reabertura da ferrovia a Machu Picchu para o dia 29 de março.

O site da PeruRail ainda não informa nada e permanece fechado para reservas, mas consegui achar essa notícia em vários lugares, como o Peru21.pe e o Día a Dia argentino.

No blog da agência de viagens Inti Travel encontrei como ficaria o esquema inicialmente: o passageiro seria levado de ônibus de Ollantaytambo (de onde estava partindo a maioria das composições antes da chuvarada) a Piscaucucho, uma viagem de 45 minutos. Só a partir de Piscaucucho a viagem seguiria de trem, num percurso de 1h15min até Aguas Calientes, o vilarejo mais próximo da cidade sagrada dos incas.

Minha opinião: eu não acreditaria piamente nessa data exata. O que eu depreendo dessas notícias é que uma solução de reabertura de Machu Picchu está próxima. Se você está pensando em ir para lá em abril, eu recomendaria pesquisar constantemente no Google e no Google News as palavras-chave Machu Picchu, Perurail, Ferrocarril Transandino e Piscaucucho pra ver o que vem.

Enquanto estiver esse embaço, programe mais dias do que você acha que vai precisar, porque uma logística nova sempre é complicado de implantar.

Para ter acesso aos relatos do Peru de todos os superblogueiros da comunidade, clique aqui.

61 comentários

Correção: o nome da cidade de onde o trem está partindo é Piscacucho.
Hoje, entrei no site da Peru Rail e NÃO encontrei o aviso dizendo que é preciso comprar os ingressos para a entrada em MP no INC de Cusco. Entretanto, pelo que andei lendo (já não lembro aonde, acho que em um forum do tripadvisor) eles só podem ser vendidos pra quem tiver as passagens de trem, ida e volta, em mãos. Será que eles estã fazendo algum tipo de controle?

Eles reabriram Machu Picchu (MP), mas viajar, sem uma agência, para lá ficou pior!
A Perurail está vendendo os bilhetes de trem online (saídas de Piscacu, Vale Sagrado) MAS as entradas para visitar MP só podem ser compradas no Instituto Nacional de Cultura em Cusco (INC)! Antes, dava para comprá-las na entrada de MP, mesmo com fila.
As agências de turismo de Cusco devem estar bem contentes!
De qualquer forma, mandei uma mensagem para o INC perguntando quais são as chances de um viajante “autônomo” conseguir uma entrada ao chegar em Cusco…

Os artistas vão ficar até 31 de março, por isso acho que MP será reaberto para os turistas 01/abril.

Susan Sarandon, já está em Lima, amanhã parte para Cuzco.
Parece que Anthony Hopkins e outros artistas internacionais também estarão presente na campanha para promocionar a reabertura de Machu Picchu.
Eles poderão disfrutar do santuario sem nada de turistas…

Pelo visto, eu vou pagar a minha língua. O site da Peru Rail anunciou a retomada dos trens dia 29/03, mas Machu Picchu só reabre dia 01/abril. Informam, também, detalhes do trajeto de ônibus e trem.

Como até agora a Peru Rail ainda não definiu os horários do trajeto Cusco – Machu Picchu de ônibus + trem e continua sem previsão de início das vendas. Vale a dica para quem, como eu viajaria em Abril via Taca. Para quem comprou passagens até 31 de janeiro, com data para os meses de março e abril, a compania aérea está devolvendo integralmente o valor pago para quem solicitar o cancelamento até a vépera do embarque.

Eu li no La Republica que a abertura seria no dia 1 de abril. Data sugestiva, não? 🙂

    Lei nº 342 de Murphy: nenhum prazo e/ou orçamento jamais foi cumprido na história da humanidade.

Pois é, enquanto a própria Peru Rail não se manifestar (no site, por escrito) fica difícil confiar nas datas publicadas nas notícias…

(Riq, você pediu que eu avisasse e aqui vai: acabei de botar no ar o post-índice com todos os capítulos da novela Bolívia/Peru, inclusive os balanços finais! 😉 )

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito