Minitrekking no glaciar Perito Moreno: holiday on ice

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O minitrekking no glaciar Perito Moreno

O assunto geleiras vai ocupar todo o seu tempo em El Calafate. Se você decidir que Perito Moreno não é o bastante, vai poder ver outras, em passeios de barco pelos lagos (vou falar de tudo no post de encerramento do Calafate).

Deixe para o último dia, porém, o passeio que vai tornar supérflua qualquer outra atividade que passe perto de um cubo de gelo: o Minitrekking.

Las releiras son ar-rentinas!

Depois de ver geleiras -- ou glaciares; dedico o título deste post à Isabel O. mrgreen -- de longe, de perto, do alto, de baixo, da terra, da água, só nos resta mesmo subir numa e caminhar sobre o gelo.

Há duas opções de passeios, realizados pela mesma companhia, a Hielo & Aventura: o Minitrekking, que inclui uma hora e meia de andanças por cima do glaciar, e o Big Ice, que é um pouco mais puxado. Para minha felicidade, a idade máxima recomendada para o passeio mais é 45 anos; como estou com 46, tenho a desculpa perfeita para ter feito a versão compacta grin

O Brazo Rico

Depois de uma curta navegação pelo Brazo Rico (a seção do lago que aparece nos mirantes da estrada, à esquerda das passarelas), desembarcamos num refúgio ao pé de um bosque na outra margem.

Última vista antes de subir no bicho

De lá fazemos uma curta caminhada até um mirante à beira-lago (onde temos a última vista antes de subir no bicho -- essa aí de cima), e depois vamos para a estação onde ganhamos tração nas duas pernas.

Grampões instalados

Os monitores do passeio instalam grampões na sola dos nossos sapatos. O sistema é o mesmo dos patins de (beeem) antigamente, que a gente usava com calçado normal; a diferença é que em vez de rolimãs ele vem com umas pontas hiperafiadas que previnem tombos (se você cai no gelo, a probabilidade de fratura é alta).

Grampões: correia de gente

Os guias são bacanas e explicam como caminhar. Precisamos manter os pés separados, pisar com o pé inteiro, manter a postura ereta nas subidas. Em resumo -- andar como um pingüim, descer como um macaco.

Entrando numa gelada

Caminha-se em fila indiana, com paradas estratégicas para fotografias. As descidas são um pouco tensas, mas nada que se compare com um bugueiro maluco em Natal.

Você chega lá

Não preciso dizer que é lindão porque você está vendo com sua própria tela. É como passear por um jardim de esculturas geladas.

Às vezes o gelo está mais azul que o céu

Texturizado

Buraco frio

Esculturas descartáveis

Tricolor

O mais bonito de tudo são as fendas azuladas que aparecem a todo momento. Olhos d'água. Olhos azuis d'água! Elizabeth Taylor meets Perito Moreno.

Nel blu dipinto di blu

Degradê

No fim, tudo acaba em uíqui -- no nosso caso, um escocês Famous Grouse oito anos, com gelo produzido há oito segundos.

Esperando a próxima turma

Moedor automático de gelo

Servindo o geloPrecisava o mullet?Só um golinho

Gostou? Prepare a carteira. Em 2010, o passeio custou o equivalente a 130 dólares.

Tin-tin!

O passeio completo inclui uma passada nas passarelas, e resolve a vida de quem vai ficar apenas um dia na cidade. É preciso reservar e pagar na véspera. E não há saídas no auge do inverno (entre meados de junho e meados de agosto).

Agora no fim do verão a temperatura estava agradabilíssima: uns 12 graus. Me arrependi de ter ido com ceroulão por baixo da calça de nylon, e no final suei a camiseta por baixo da parka quebra-vento.

El amor es lindo

Caso você possa ficar mais dias no Calafate, mantenho a minha sugestão do post inicial: vá no primeiro dia ao parque de carro. No segundo dia, faça um passeio de barco pelos glaciares (voltarei a falar disso no post final). E deixe o Minitrekking para enxugar o gelo final.

Leia mais:

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

332 comentários

Ricardo Simões

Olá, Ric! Estou indo com minha esposa e nossos dois filhos agora no final de julho para Ushuaia e El Calafate pois adoramos o frio.É verdade que nesta época, não da para fazer caminhadas sobre os glaciares? Que dicas voce pode me dar sobre passeios no inverno nestas duas cidades? E roupas e calçados? Fico no aguardo de suas respostas.
Grato, Saúde e Paz!

Ricardo Freire

Se você quer fazer todos os passeios ao ar livre, vá entre outubro e março; o ideal é ir entre dezembro e fevereiro.

Ambas as cidades são voltadas para o turismo. Todos os passeios que continuem funcionando no inverno serão oferecidos a vocês.

Grace Fujioka
Grace FujiokaPermalinkResponder

Ricardo, pretendo fazer el calafate e ushuaia sozinha. Vc acha tranquilo planejar a viagem sem agencia? poderia me indicar alguns hotéis e dicas?

Ricardo Freire

É tranqüilo. Ainda vou fazer posts com o serviço completo do Calafate e de Ushuaia. A principal dica é ir no verão.

michele maciel

Este passeio é DEMAIS! Fiquei em El Calafate entre 23- 27 de maio, e o dia do minitrekking foi o melhor de todos!!!
Achei o clima delicioso, frio e romântico. Demos muita sorte, o dia estava lindo, com um baita sol e a temperatura variou entre 08 e 10°C. Com o equipamento - roupas, botas, não sentimos frio de jeito nenhum! O melhor lugar pra alugar- roupas mas novinhas- foi ao lado da lanchonete Viva La Pepa, em frente à pracinha da prefeitura.
Pagamos 410 pesos pelo minitrekking e 75 pesos na entrada do parque. Compensa demais!!!
Amei tudo no minitreking, o bosque, o refúgio, o barco, e claro, o principal,a caminhada sobre o gelo. Delícia o wisky com alfajor, as passarelas no fim...
Viagem MARAVILHOSA!!
Postei as fotos no meu blog www.circuitoviagem.blogspot.com
Muito obrigada por todas as dicas de Buenos Aires e El Calafate, foi uma viagem inesquecível!

Luciana Fiaux
Luciana FiauxPermalinkResponder

Oi, Ricardo! Suas dicas sao otimas! Sempre venho aqui antes de uma viagem para pegar mais dicas.. e agora estou indo a Ushuaia esquiar e incluí Calafate no roteiro. Eu chegarei em calafate 21 de agosto. Nessa epoca rola o mini trekking? E vc conhece o Hotel fuerte calafate? Vi boas recomendacoes na internet e o preco parece bom... pensei em fazer uma reserva. abracos!

Ricardo Freire

Se você ler o texto com a atenção que a sua viagem merece, vai ver que eu digo que não funciona no alto inverno.

Um comentário sobre o seu hotel:
http://www.tripadvisor.co.uk/Hotel_Review-g312851-d1725087-Reviews-Fuerte_Calafate-El_Calafate_Province_of_Santa_Cruz_Patagonia.html

Luciana Fiaux
Luciana FiauxPermalinkResponder

obrigada pela delicadeza de sua resposta... rs... perguntei se funcionava em 21 de agosto pois entendi que alto inverno era meados de julho... Já ouvi falar por aí que os passeios começam em agosto... era apenas pra tentar confirmar essa informação...

Ricardo Freire

Se você ouviu falar algo diferente do que está escrito em qualquer post, diga isso com todas as letras: me falaram que.

Nessas horas, aproveite os links que eu generosamente edito em todos os posts e faça uma pesquisinha própria.

Sim, no fim de agosto pode ser que já esteja funcionando novamente, dependendo das condições meteorológicas.
http://www.hieloyaventura.com/hieloaventura/index-esp.asp

AR
ARPermalinkResponder

Olá, Riq

Qual o tempo total do minitrekking (da saída à chegada)? Toma o dia todo?

obg
Ana

Viaje na Viagem

Meio dia.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

O Riq o meu levou o dia inteiro entre pegar no hotel e deixar...

CMariano
CMarianoPermalinkResponder

Ana,

Estive em Calafate nos dias 24 a 27 de agosto e fiquei no hotel Alto Calafate, hotel charmoso com linda vista para a cidade e para o lago, staff atenciosíssimo e um ótimo café da manhã.

Contratei três passeios, o 4x4 (balcões de calafate), o Todos os Glaciares e o minitrekking. O passeio do trekking, a van passou no hotel às 08:00 e às 17:30 ela nos deixou no hotel, pela localização do hotel eu era uns dos primeiros a pegar a van e sempre o último descer, como disse o motorista, ganhei um city tour de graça hehehe... foi uma experiência única.

Abraços;

isabel
isabelPermalinkResponder

Vou sozinha para El calafate dia 24. Estou dividida entre ficar em um hotel central (Patagônia Rebelde: achei engraçado, meio/bem fake) ou no Meulen, com linda vista mas mais afastado. Pode me dar algumas dica? Tens referências sobre esses 02 locais?

Ricardo Freire

Procure referências no TripAdvisor. Sem carro eu ficaria no centro.

isabel
isabelPermalinkResponder

Obrigada Ricardo. Se não fosse esse blog, acho que a viagem não saíria.

isabel
isabelPermalinkResponder

ai meu português! na corrida, é um desastre. desculpa rs

Liana de C Alves

Acabei de voltar de El Calafate, fiquei durante 5 noites (sem contar o primeiro e último dia que fiquei por conta da viajem de avião, q com a Aerolineas foi muuuuito cansativa!!!). Todos os dias fizeram sol e a temperatura variava entre 2 a 12 graus. Fiz os seguintes passeios: 1) Estância Cerro Frias- já conseguimos ver os picos nevados a bordo das 4x4 e almoço regional; 2) Estância Nipebo Aike - cavalgada +tosquia de ovelha + cordeiro de almoço, ótimo, mas demora 2h para chegar!; 3) Mini trekking- sem palavras; 4) Todos glaciares- achei o passeio muito cansativo, talvez ir visitar direto o perito moreno seja de melhor proveito.
Me hospedei no Hotel Esplendor (ótimo custo benefício, uns 10 a 15 minutos para chegar no centrinho). Espero ter ajudado!

daniel gutierrez

Ricardo, tus fotografías son sensacionales!!!
Qué tipo de cámara tú usas para guardar esos paisajes espectaculares?
Estuve en enero de este año en el Calafate y Ushuaia. soy de Argentina pero vivo en São José dos Campos (SP). En enero de 2011 pienso volver y hacer el viaje desde San matín de los andes (Neuquén - Arg.) , pasar rápido por Bariloche, Esquel (Chubut - Arg.) y de allí por la ruta 40 al río Pinturas (Santa Cruz) donde están las Cuevas de las Manos (Patrimonio de la Humanidad), de allí bajar a el Calafate, El Chaltén y Torres del Paine con Puerto Natales.
Abrazo y felicitaciones por tus indicaciones.

Ricardo Freire

Una Canon T1i smile

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Riq, comunidade,
Estou planejando uma viagem pra Argentina no carnaval, saindo na sexta e voltando no outro domingo.
O objetivo da viagem é ver o Glaciar Perito Moreno, ainda mais depois deste post fantástico ! Pensei em 2 noites em Ushuaia, 3 em El Calafate e 3 em Buenos Aires.
O que você acha? Tá muito corrido? Compensa trocar Ushuaia por mais dias em Calafate pra dar um pulinho em Torres del Paine?

Antecipadamente, muito obrigada !
Camila

Ricardo Freire

A ordem está boa. Lembre-se apenas que o primeiro dia em cada lugar da Patagônia é perdido porque você precisa contratrar os passeios para os dias seguintes. Não vi muita graça em Ushuaia, mas tem gente que gosta muito.

Deixe para fazer Torres del Paine com calma. Bate-volta é cansativíssimo, ir e voltar não compensa. O melhor é quando você faz o roteiro indo pelo Chile e voltando pela Argentina. Se você não va fazer trekking, são duas montanhas vistas de longe. Fazer uma viagem sacrificada só para dizer que viu é programa de índio, na minha opinião.

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Oi Riq,
Muito obrigada pela atenção, você é sempre tão solícito nas minhas dúvidas.
Vou pensar melhor no meu roteiro mesmo... Talvez ir até Ushuaia só pra falar que ficou perto do Pólo Sul por 2 dias não compense muito, né. Poderia ficar 4 dias em Buenos Aires e 4 em Calafate que já seria uma viagem e tanto.
Pra bater o martelo, o que você acha, roteiro 1 ou 2?

Obrigada de novo !
Camila

Camila Torres
Camila TorresPermalinkResponder

Tá, acabei de ver o post "O que o blogueiro não pode fazer por você"... Deixa que eu me viro ! smile

Obrigada de novo !

Marcio Antonio

Ricardo, minha namorada e eu fizemos o bate-volta de El Calafate pra Torres del Paine e não me arrependemos, não. Saímos de El Calafate bem cedinho e voltamos bem no fim da tarde. Claro, são umas 3 horas até o parque, e outras 3 pra voltar, mas o tempo que passamos dentro do parque foi muito bem aproveitado, com direito a caminhada de 1h40 até a beira do Nordenskjöld. Não era nosso objetivo fazer trekking, e sim apreciar o parque e os lagos, que são muito lindos, então ficamos super satisfeitos.

Aliás, também fizemos o Big Ice. Desde meses antes da viagem, fiz contato com a Hielo y Aventura para ficar checando a disponibilidade, afinal era para andar no glaciar que estávamos indo pra El Calafate. Como era baixa temporada (abril) e dia de semana, pudemos tomar a decisão final na véspera do passeio (nosso critério era o tempo - se estivesse bonito, era Big Ice; se a previsão fosse de chuva, era Mini Trekking). O tempo estava bom e escolhemos o Big Ice. A moça da agência fez questão de dizer várias vezes que eram sete horas de caminhada. Na verdade, o pior é a primeira 1h30: você fica na montanha que margeia o glaciar (então também deve ter o psicológico de "ainda demora muito pra pisar no gelo?") e o terreno tem muita subida. Durante a manhã ficou bem nublado sobre o glaciar, com chuviscos; mas depois do almoço o tempo abriu espetacularmente. Se tivéssemos optado pelo MiniTrekking, só teríamos pego o tempo ruim. De fato é bem cansativo, mas altamente recompensador e inesquecível. Se um dia voltarmos a El Calafate, certamente faremos de novo (mas talvez optemos pelo MiniTrekking, hehe).

Gleison Iloi
Gleison IloiPermalinkResponder

Marcio Antonio, o bate-volta a Torres Del Paine vocês fizeram de carro? Que horas saíram e que horas voltaram?

Marcio Antonio

Gleison, eu fiz o passeio vendido pelo Patagonia Backpackers, a agência de viagem do hostel onde a gente ficou (mas não precisa se hospedar lá para comprar o tour): http://www.patagonia-backpackers.com/tours-calafate/fulldaypaine.html Saímos bem cedo, acho que nos pegaram no hotel umas 6h30. Eu sinceramente não lembro a que horas chegamos de volta ao hostel, mas já era à noite.

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Olá Ricardo!

Vou passar três dias em Calafate no carnaval (tbm vou p/ Ushuaia e Buenos Aires)...

Fiquei com uma dúvida sobe este passeio, o minitrekking... vi que vc foi nas passarelas um dia antes. No minitrekking vc passa de novo por elas??

é bom fazer duas visitas ao Perito Moreno ou só o minitrekking basta?

Agradeço já pela atenção!!!

Ricardo Freire

Eu estive hospedado dentro do parque, então o meu traslado para o minitrekking foi direto ao ponto de embarque. Provavelmente os traslados vindos da cidade incluam uma voltinha pelas passarelas.

De todo modo, eu não me contentaria com uma única ida ao parque para ver o Perito não.

Recomendo o esquema que eu fiz: pegue um carro alugado no aeroporto, faça suas reservas de passeio no hotel ou na cidade, e se ainda der tempo dê um pulinho no parque para passear pelas passarelas. Devolva o carro ao voltar ou no dia seguinte cedinho. Custa só um pouco mais caro que o táxi.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Fiz o minitrekking dia 31/12, então segue o pitaco: o traslado é vendido separadamente, mas diretamente na Hielo e Aventura. Custou 70 pesos desde o hotel (eu estava no Edenia, que é longe, mas o preço não varia) - foi um pouco mais caro que traslado que paguei para a navegação 'todos os glaciares' (50 pesos).
Um micro-ônibus nos pegou por volta das 8:25h (estava marcado 8h), nos levou até um outro ônibus maior (achei ótimo o esquema que poupou o pinga-pinga entre hotéis) e antes das 10 chegamos ao Parque Nacional, parando direto na parte das passarelas, onde pudemos curtir o visual até 12:30, quando voltamos ao ônibus e pegamos o barco que atravessou até o local do mini-trekking.
Um detalhe que não se comenta é que nas passarelas há uma lanchonete bem boazinha, com preços razoáveis, mais em conta que os lanchinhos murchos oferecidos pelos hotéis (o contra é perder tempo comprando a comida - havia filas).

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

O meu passeio foi quase igual ao da Ana Carolina. Também fui com a Hielo e Aventura de van e depois ônibus e paguei um preço pelo passeio completo, não sei quanto sairia só para ir ao Parque...ah e a entrada do parque pagávamos a parte, em cash, na hora.
No meu passeio primeiro fizemos o minitrekking e depois as passarelas. Como tínhamos que voltar com o ônibus, tinha horário marcado, então não tinha como ficar uma eternidade vendo a geleira, mas tem um remoinho razoável sim.
Sabe Ana Carolina que nem vi essa lanchonete! Fiz so meu almoço no refugio com o que tinha levado.

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Agradeço a atenção de todos...

Ricardo, vou pensar sobre o carro...não sei se vai dar certo, pq estou indo sozinho com minha noiva, sei lá. Se estivesse só ou com amigos, ou até outro casal, faria isso, é uma boa ideia... não gosto muito de horário controlado. Por outro lado, não sou tão experiente em viagens internacionais, não quero ter muita preocupação nesta viagem, a primeira deste tipo com ela... de qualquer forma, valeu pela dica!

Ana Carolina e CarlaZ

vcs ainda fizeram quais passeios por lá além do minitrekking??

Muito obrigado pelas respostas!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Francisco:
fiz a navegação "Todo Glaciares", com a empresa Fernandez Campbell (http://www.fernandezcampbell.com/), que vai pelo Brazo Norte (a Hielo y Aventura vai pelo Brazo Rico, o outro lado do Perito Moreno). Se vc estiver sem carro o traslado irá te pegar cedo no hotel (me pegou às 07), te levará ao parque onde vc terá que pagar a entrada (novamente os 75 pesos) e pegará o barco. Custou 295 pesos + 50 pesos do traslado. Quando comprei a moça me informou que só é possível comprar na véspera.

também fiz e gostei muito do 4x4 que vai ao Balcón de Calafate. Foi uma agradável surpresa. Várias empresas fazem este tipo de passeio (vi preços variando de 185 a 250 pesos, de acordo com o que inclui). A que escolhi fazia num caminhão adaptado (achei divertido) e no final passava por um lugar com umas pedras em que minérios foram chapéus (sombreros), se não me engano era por conta do ferro.

A pé fui até a Laguna Nimez/Ninez e amei. A entrada que reverte para a conservação do local custa meros 10 pesos. Minha mãe viu as fotos e não pode deixar de comentar a facilidade de ir até ali para ver flamingos, considerando a dificuldade que era no Atacama. Na verdade, da própria cidade dá para ver flamingos no lago argentino (e vale caminhar por lá - é free).

Pode ser útil: http://www.elcalafate.com.ar/excursiones.html
antes de fechar os pacotes, chegando à cidade passe por um dos postos de informações turísticas (tem ao lado da ponte e na rodoviária) porque eles te darão uma revista com todos os passeios e a indicação das agências que fazem cada programa (tudo é bem controlado e funciona direitinho). O que falta, nas revistas, é o preço.

Se tiver tempo e gostar de fazer trilha, invista numa ida a El Chaltén. Fiquei encantada com a trilha à Laguna de Los Três - foi o ponto alto (em todos os sentidos) da minha viagem de 13 dias

Francisco
FranciscoPermalinkResponder

Ana Carolina

Muito obrigado!!! valeu demais pelas dicas, estava meio perdido em relação aos passeios, foi bom demais passar por aqui...

vou fazer minitrekking certeza, e vou ver um outro passeio dentre oa quais vc indicou...

valeu mesmo!!!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

as pedras com minérios FORMAM "sombreros" e não FORAM, como digitei, desculpe

Robi
RobiPermalinkResponder

Riq,
Não consegui encontrar o "serviço completo" em relação à Calafate (post sobre hoteis, preços, etc), que vc disse que teria no final do post do mini-trekking.
Está em alguma outra tag do VnV ou ainda está na pilha de "posts que ainda vou publicar"?
Vou viajar em abril pra Calafate e queria dicas de hotéis/albergues e também fiquei um pouco em dúvida em relação aos translados entre os hotéis e os passeios.
Se vc puder ajudar, agradeço.
Tks.
wink
Robi

Ricardo Freire

Robi, ainda não fiz não (inclusive mencionei isso no texto do post "Para onde você pretende viajar em 2011"). Mas traslado é moleza em qualquer lugar turístico que viva de passeios. Sempre vão te pegar no hotel, não se preocupe.

Leia as caixas de comentários dos posts do Calafate e da Patagônia, tem um pré-sal de dicas armazenadas mrgreen

Robi
RobiPermalinkResponder

Oi Riq,
Obrigada por responder.
Eu já li todos os coments. E foi por isso mesmo que fiquei em dúvida. kkkk (principalmente em relação aos translados, mas como vc disse... não deve ser coisa de outro mundo pois a cidade pelo visto é mínima, e só fazem isso lá. Então... relaxei já. smile )
E realmente, as pessoas deram muita dicas sobre tudo lá em Calafate nos coments, por isso sempre to aqui no VnV. wink

P.S- Achei que tinha escrito errado "translado" mas vi que pode ser 'trasladar' ou 'transladar'! Tanto faz a escrita. =)

malu farrenberg

RICARDO

DÁ PRA 2 COROAS ( 57 E 61)ENFRENTAREM O MINI TREKKING NO PERITO MORENO??
GRATA
MALÚ

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Malu! Dá sim! Mas por favor, por favorzinho, não escreve em caps lock não wink

BethN
BethNPermalinkResponder

Acabei de chegar de uma viagem à Patagonia Argentina. Gostei muito. Tenho 50 anos e fiz o minitreking tranquilamente, junto com a minha filha de 10. Não é bem um minitreking, é mais um passeio pelo gelo. Acho esse passeio imperdível.

Fiquei em um hotel recomendadado aqui no site Santa Monica Apart, na verdade é uma cabana muito confortável, bem central. Gostei muito Eles são muito profissionais. Fiz a reserva com muita antecedência, depois eles me mandaram uma mensagem dizendo que o valor da diária tinha baixado!!!!!

É tudo muito organizado, você pode escolher o passeio com o translado ou não (no meu caso, como éramos 4 pessoas, ficou mais em conta alugar um carro).
Mais qualquer dúvida, pode contar comigo. Planejei toda a viagem só com informações que partiram desse site e foi um sucesso. Um lugar realmente imperdível.

malu farrenberg

Oi Boia (?) Oi Beth
Obrigada pela informação.Vou tentar organizar a viagem com as inf do site.
Veja se a sugestão que tenho é boa:
BAires(1 dia , já conhecemos)/Calafate(2 dias)/Ushuaia (2 dias)
O que vc sugere?Essa é a 1ª vez que entro no site,portanto não sei se é assim que funciona.Abr

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Malu! Escolha entre Calafate e Ushuaia. O primeiro dia em cada lugar você sempre perde porque é o dia de contratar os passeios. Ushuaia fica tão longe que passar um dia só é como ir a Manaus e passar um dia só!

Vanessa Diego
Vanessa DiegoPermalinkResponder

Pessoal, vi no site da agência Fernandez Campbell (http://www.fernandezcampbell.com/navegaciones_parque_nacional_los_glaciares.html) Que faz o passeio todos glaciares que a concessão da empresa para transporte no parque nacional terminou 09/01/2011.
Alguém sabe alguma coisa a respeito????

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Vanessa! Parede que os órgãos reguladores estão revendo a política de concessões para a região. Este passeio foi suspenso mesmo.

http://www.ahoracalafate.com.ar/index.php/component/content/article/37-locales/10579-fernandez-campbell-notifica-que-deja-de-navegar-en-lago-argentino.html

Ainda é possível fazer o passeio ao glaciar Upsala. Veja a lista completa de passeios em El Calafate:

http://www.calafate.com/es/es-cal-excursiones.html

Sonia Bernardo

Olá Ricardo, pretendo ir p/ El Calafate em 12 de junho como ja havia dito antes, sendo que li aqui que a Hielo y Aventura que detem a concessão de fazer os passeios, não esta mais fazendo o passeio no perito moreno, procede esta informação ?? vc sabe algo a respeito, no site da empresa não tem nehuma informação.
Agradeço a atenção,
Sonia.

Ana Pfitscher
Ana PfitscherPermalinkResponder

Oi, Ric!

Hoje está sendo a primeira vez que escrevo no comentódromo, mas já faz uns 2 anos que sempre uso tuas dicas para viajar por tudo quanto é lugar: Brasil, Europa ou América do Sul! Muito obrigada pelas inestimáveis dicas! smile

Mas a minha pergunta é... Por acaso, te lembras qto foi o aluguel do carro? E não precisa da carta verde???

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! A carta verde só é necessária para atravessar a fronteira; um carro alugado na Argentina já vem com todos os documentos necessários.

Faça cotações de aluguel de carro em sites como http://www.expedia.com .

Bruno Resende Rabello

Acabo de chegar de El Calafate e deixei minhas impressões (passeios, restaurantes, hotel) no blog: http://brunorabello.blog.uol.com.br/arch2011-03-01_2011-03-31.html

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruno! Agradecemos a dica. Seria simpático deixar suas impressões por aqui também. Peço a gentileza ainda de não repetir comentários em posts diferentes wink

Daniela
DanielaPermalinkResponder

Olá
Gostaria de dicas de hospedagem em El CAlafate.

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Daniela! No centro o Ricardo Freire recomenda o Esplendor Calafate; na entrada da cidade, o Alto Calafate, e dentro do parque, o Los Notros.

Sergio
SergioPermalinkResponder

Prezados, estava com esta "missão" a cumprir, bebi desta fonte, e nada mais justo do que alimentá-la .
El CALAFATE é Maravilhoso ! Minha resposta a algumas dúvidas :
TDP - Só vá se tiver mais de um dia, ou aproveite em EL CHALTÉN, apenas duas horas de ônibus e um visual bem parecido com TDP, lá fica o pico FITZ ROY. Não é má ideia passar uma noite lá. Há trilhas menores, só dividir as maiores, ou usar Vans para diminuir o tempo.
Passeios :
O MINITREKKING NO PERITO MARENO é o No 1 e IMPERDIVEL, depois vc avalia se retorna ou não....
A NAVEGAÇAO pelos glaciares faz parte do jogo- Vc foi lá para isso !! São 7 horas, que bem programada passam tranquilas...Levei meu lanche e um bom vinho.
OFF ROAD ao BALCÓN DE CALAFATE - Vale muito a pena - Nos carros 4x4 ou nos ônibus com cara de "espaciais"....Que visual...
Na sequência vc completa CURTINDO A VILA, CAVALGANDO, O RECÉM ABERTO MUSEO DO GELO, VISITANDO AS FAZENDAS(Este para completar tempo mesmo)
HOTEIS : Os que Ricardo cita acima são 10 ! O esplendor é fantástico, inclusive pela localização, e já que vais ficar lá, pague um pouco mais e fique na suite master, a diferença é incrivel....PORÉM, CONTUDO, TODAVIA ...Há INUMEROS HOTEIS...Se for aventureiro, ou quiser disputar seu $ , reverve a 1a noite e vasculhe as DIVERSAS OPÇÕES- O que percebi é que certos hoteis circulam nos comentários dos Brasileiros...e outros fantásticos nem aparecem no radar...
IDA - Se for direto, opte pelo aeroporto central, de onte partem os vôos para El Calafate ( Aerolineas Argentinas passa por momento complicado; LAN CHILE voa para lá )...
USHUAIA - Não fui, e pelas minhas pesquisas, e depois encontrando viajantes que por lá passaram....Não vale a pena !!! Só se tens muito tempo livre.
PASSEIOS- É mono ou duopólio - Não perca tempo negociando - a opção é locar carro ou usar taxi e ir direto aos passeios - Se esta em turma ou 2 casais, opte por alugar...As tarifas dos passeios são fechadas nas mesmas cias já citadas aqui...
Converse por lá...Vc pode ir a passeios só, sem ser os "pacotes"; Por exemplo : Fui a uma fazenda, fora dos roteiros de visitaçao, montei cavalo com o dono, etc..etc...Como consegui ? Dica de um taxista !!!

FUI...OBRIGADO...ABRAÇOS E BOA SORTE !

Lissandra Gomes

Olá

Estou pensando em ir para ushuaia e El Calafate em 18/09/11, e gostaria de fazer o passeio Big Ice, mas vejo nos comentarios que todos falam do mini treking será que vale a pena fazer o Big Ice? E se a época é interessante

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lisandra! A época é boa. Faça o Big Ice se você tem tempo, verba e vontade para fazer um passeio maior!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

posso acrescentar? Faça o passeio se você tiver pernas.
Eu adoro caminhar, fui a El Chaltén e encarei a maravilhosa subida até a Laguna de Los Três (10km de sobe-desce com uma parte tão íngreme que é até proibida quando venta), mas o mini-trekking foi suficiente para mim - acho que cansaria demais no Big Ice e não imagino que a paisagem possa mudar muito a justificar a pernada.

Lissandra Gomes

Obrigada pelas dicas, serão muito úteis...depois da viagem falo também das maravilhas que verei.

felipe moore
felipe moorePermalinkResponder

Ola' pessoal acabei de chegar do perito moreno e realmente eh sensacional .Agradeco a voce Ricardo pois foi aqui que descobri este roteiro.Querem alguma coisa de Calafate.Indico o hotel
Linda Vista que pertence a um casal de coreanos muitoooo simpaticos .Abracos

Fábio Mendes
Fábio MendesPermalinkResponder

Também visitei o Perito Moreno há pouco. É indescritível!!!

Para quem quer ir a El Calafate e avalia se vale a pena reservar um hostel, recomendo fortemente o América del Sur (que também tem em Bs As). Além de ser barato, ele é muito bom: tem aquecimento em todos os cômodos, é limpo, bem organizado e tem um staff simpático. E tudo isso atrai uma turma muito bacana!

Josiane
JosianePermalinkResponder

Olá Ricardo, amei descobrir seu blog, o único problema é que vicia, hehe.
Terei 10 dias de férias com meu marido a partir de 04 de setembro. Quero montar um roteiro que inclua El Calafate e Santiago (Buenos Aires já conhecemos no carnaval...). Você acha viável? Quantos dias sugere para aproveitar bem e sem correria em El Calafate, sendo que pelo que eu li, o primeiro já está "eliminado" para fazer a reserva dos passeios? Obrigada, Josi

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Josiane!

Aqui quem responde é A Bóia.

Calafate fica na Argentina e não tem nenhuma ligação aérea com Santiago. Você teria que voar a Buenos Aires e então ao Calafate. Pelo Chile seria um vôo a Punta Arenas (4 horas), mais um ônibus para Puerto Natales (3 horas) e outro ônibus para Callafate (6 horas).

Josiane
JosianePermalinkResponder

Nossa, muito fora de mão... Descarto então ficar em Santiago e Buenos, assim, quais lugares você me sugere conhecer, lembrando que terei 10 a 12 dias para passear, e Calafate já é opção certa no roteiro que estou montando? Para ida e volta usarei milhas, então pagarei somente trechos internos, mas gostaria de incluir lugares viáveis para gastar menos nesses trechos e poder gastar mais com os passeios e restaurantes. Estou muito perdida para montar esse roteiro.

Obrigada pela rápida resposta, estou perplexa com a velocidade, rsrsrs

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Josiane, sem correria em El Calafate = 4 noites ( https://www.viajenaviagem.com/2009/06/patagonia-pra-marilia/comment-page-1/#comment-100074 )

Segundo o Ricardo Freire: " o dia da chegada não serve pra nada… No segundo dia dá pra ir ao parque, no segundo fazer o passeio Todos Glaciares e deixar o minitrekking pro último!"

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Josiane SE você gostar de fazer trekking, de El Calafate pode ir a Torres del Paine (Chile) ou El Chaltén. Eu fiz Ushuaia-El Calafate-El Chaltén por 11 noites na época do Natal/Ano Novo e dos 2 lugares, El Chaltén foi o que mais gostei (mas isso porque eu adorei fazer as trilhas - procura "Laguna de Los Tres" no google-imagens pra ter uma ideia da recompensa). Há post aqui no site sobre como chegar de ônibus a Torres del Paine, partindo de El Calafate. A El Chaltén eu fui de ônibus (comprei as passagens na véspera, era verão, alta temporada e mesmo assim não tinha metade dos passageiros) - umas duas horas e meia de paisagens deliciosas. Só confira o tipo de passeios possíveis em setembro (sei que no inverno muitas coisas ficam fechadas). Ah, e conheci um casal muito bacana que fez minitrekking em El Chaltén (no Viedma) e adorou.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

por favor leia dos 3 lugares, não 2
wink

Josiane
JosianePermalinkResponder

Oi Ana, obrigada pelas dicas. Só um probleminha, eu adoro fazer trekking, mas meu marido não muito. Acho que o mini trekking pelo Perito está de bom tamanho para ele, mas se nesses outros lugares o "forte" for andar muito para ver o mais legal do lugar, ele não vai animar, sad Tenho que encontrar um meio termo, para ficar todo mundo feliz! wink Alguma outra sugestão?

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalinkResponder

Josiane: o Ricardo Freire tinha sugerido Bariloche (leia a série de posts que fala sobre a cidade mesmo sem neve) e eu acabei bobeando e não a incluí (teria trocado fácil Ushuaia por Bariloche).

Para se inspirar, veja outras dicas na patagônia no site "de viaje a la Patagônia" ( http://www.deviajealapatagonia.info/ ).

Michelle
MichellePermalinkResponder

Eu já fiz o trekking no Perito Moreno e recomendo totalmente! É um passeio totalmente diferente do que fazemos normalmente. Publiquei dicas e fotos sobre o passeio lá no meu blog:
http://impressoes-de-viagens.blogspot.com/2008/06/trekking-no-perito-moreno.html

DENISE MARICATO

Oi, Ricardo !
Meu marido e eu vamos no dia 8 de agosto, e vamows ficar 4 dias e depois vamos a Buenos Aires.
Ele tem 69 e eu 60... o que vc recomenda para nós dois, tendo em vista nossa idade ?
Somos animados, mas estou achando este mini-trekking meio forçado pra nós... não estamos em plena forma física pra exercícios como este.
Sobra o que, então, amigo ?
Quero que seja uma viagem inesquecível, como vocês...rsrs...

Abraço

DENISE

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Denise! Aqui quem responde é A Bóia.
O minitrekking não é oferecido no auge do inverno.
Somente a vista ado glaciar já vale a viagem ao Calafate, não é preciso sequer se engajar em nenhuma atividade.
Há passeios lacustres que não requerem nenhum esforço. Todos os que estiverem sendo operados na época da visita serão oferecidos a vocês no hotel em que vocês ficarem.

Ana
AnaPermalinkResponder

Olá Pessoal,
gostaria de obter dicas quanto ao melhor período do ano para conhecer Perito Moreno. No verão - Dezembro ou Inverno - Junho? Só disponho de um desses dois meses. Pretendo ficar 2 dias em buenos aires e oito em El calafate e se der passo em Ushuaia. Será q dá?

O que há de bom para fazer em Ushuaia?
Quanto em média devo disponibilizar para viagem, considerando que pretendo ficar em pousadas, nada de luxo.

Quem puder auxilar com informações, agradeço. E me comprometo a retribuir quando voltar.

abraço a todos!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ana! A melhor época para ir à Patagônia é o verão. É também a mais cara. É difícil conseguir hotéis bonzinhos por menos de US$ 150.

Leia sobre Ushuaia na Mala da Menina e no De uns tempos pra cá:
http://maladamenina.blogspot.com/search/label/Ushuaia
http://deunstempospraca.blogspot.com/search/label/ushuaia

BRuna
BRunaPermalinkResponder

olá Ricardo!! Vou para el calafate 21/01/12. seria necessário contratar o mini trekking antes, pela internet??? Há o risco de chegar lá e os passeios já estarem "lotados"? Desde já, obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! Contrate logo ao chegar!

Marcio Antonio

Bruna, assim que eu e minha namorada decidimos que iríamos a El Calafate, mandei um e-mail pra Hielo y Aventura perguntando da disponibilidade para abril. Eles disseram que em baixa temporada sempre tem vaga na véspera. Por via das dúvidas, à medida que a viagem ia chegando, eu voltava a escrever perguntando. De fato, quando chegamos lá ainda havia vagas tanto no MiniTrekking quanto no Big Ice. Mas pra janeiro, como é alta temporada eu não tenho certeza. Eu recomendo escrever pra eles já, perguntando. Eles sempre responderam rapidamente as minhas mensagens, não tenho reclamações do serviço deles, muito pelo contrário!

Fabiane Lacerda

Galera,

alguem ai tem alguma experiencia em viajar com crianças ( 2 e 4 anos ) para Patagonia????

Estou pensando em levar os meus em fevereiro de 2012.

Obrigada!!!!

Roger de Paula

Fabiane,
sinceramente eu acho um desperdício de dinheiro, tempo e da tranquilidade dos seus filhos para poder levá-los à Patagonia. Grande parte dos passeios mais interessantes são bem cansativos e as suas crianças, pela idade, não vão aproveitar muito e, por consequência, vocês também não. Para a criança aproveitar de verdade entendo eu que ali a partir dos 11/12 e isso se for uma criança bem ativa. Boa parte dos passeios são de aventura e te exige um desapego com certas comodidades, como alimentação e conforto, o que penso ser muito extenuante para crianças muito pequenas. Só as roupas especiais que você vai ter que vesti-las e a tralha que deverá carregar vai te tomar um boa dose de tempo e paciência. Te aconselho, se possível, a deixa-los com alguem de confiança e repetir a viagem quando já estiverem com mais anos. Se não for possível, é melhor um destino com passeios mais leves e com a estrutura de cidade grande e deixar a Patagonia para uma outra oportunidade.

Rodrigo Barneche

A Patagonia é grande demais, é como um país à parte. Com crianças, em fevereiro, eu me concentraria na porção norte.

Punta Tombo é perfeita nessa época. Com certeza os pequenos vão amar caminhar por entre milhares de pinguins. Se nós adultos já ficamos que nem criança por lá... wink

Os parques nas regiões de Bariloche, San Martin de los Andes, Esquel e El Bolsón são também ótimos passeios com crianças. Se eles gostam de natureza, pic-nic, e essas coisas todas, será um passeio inesquecível.

No lado chileno também existem parques bonitos na região de Pucón, como o Huerquehue, mas são mais para trekking mesmo. Por que sejam caminhadas leves, não recomendo com crianças muito pequenas.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Boa tarde Ricardo.Fiz minha primeira viagem internacional para Buenos Aires e a minha próxima férias vai ser em junho.Estou com muita dúvida entre a França, pois sou apaixonada pelo campos de lavanda, mas tenho grande sonho de ver neve também e estava pensando na patagônia.O que vocÊ me aconselha????obrigada...

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Luciana! Aqui quem responde é A Bóia! Junho já é muito tarde para ir à Patagônia; a época boa para viajar pra lá é no verão.

Marisa
MarisaPermalinkResponder

Eu fui em fevereiro e não estava tão frio... fazia 18 graus de dia e 8 a noite. Em junho sei que é o mês que os campos de lavanda ficam floridos (junho e julho), mas se não me engano, para a patagônia, é muito frio e não é a melhor época (dezembro a março).

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Obrigada pelas respostas.(Boia e Marisa)

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Fiz a simulação do aluguel do carro na expedia.com.
A minha dúvida é se o valor para alugar que aparece é em pesos ou dólares??

Juliana Tkatch

Cheguei de El Calafate no dia 15 de outubro e adorei! Fizemos só os passeio da cidade (Perito Moreto, Minitreking, 4X4, jantar gaúcho) mas foram quatro dias inesquecíveis.
A temperatura variou entre 5° e 16°... O pior é o vendo que levanta uma terra por toda a cidade!
Conto detalhes no meu blog, como preços reservas e avaliações! Visitem http://www.viajandocomsabor.blogsport.com

Matheus Batista

Ola Ricardo! Estou indo com minha esposa para Ushuaia (4 dias)e El Calafate (5 dias) em Janeiro. É fácil alugar roupas de frio, principalmente para os passeios nos glaciares? Tem idéia de preços? Ou melhor é comprar aqui no Brasil mesmo? Abraços e Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Matheus! Aqui quem responde é a Bóia. É fácil alugar roupas de frio na cidade. Mas em Ushuaia você compra a bons preços, porque lá é zona franca. Ainda no Brasil você pode comprar sua bota impermeável e seu casaco imperméavel na http://www.decathlon.com.br , que tem preços bem competitivos.

Alessandra Mota

Nossa gostei muito desse tópico, tirei várias dúvidas.

Mas algumas ficaram no ar.

Olha bem:

Vou ficar 2 semanas na argentina... BsAs... pensei em ir dia 01 pra Ushuaia e voltar dia 06 pra BsAs

Mas descobri q ao ir pra Ushuaia, eu era obrigada a fazer escala em El Calafate, entao descobri que o preço nao varia se eu decidir fazer um stop na cidade de escala e pegar um voo pra ushuaia outro dia. Ok. Achei voo pro dia 03 pra ushu saindo de calaf... eu so queria mesmo conhecer o Glaciar Perito Moreno, e vou ter 1 dia inteiro em El calafate pra isso (dia 02)

1) Estou indo sozinha, vou ficar em albergue.. alguem recomenda algum?

2) Gostaria de saber quanto custa em media um translado do aeroporto ate o hotel ou albergue que eu escolher. Quais as opcoes de transporte la? Tem onibus da cidade? Qual a forma mais barata de chegar nos lugares?

3) Pelo que li a carolina falando, pra fazer o minitrekking pro glaciar moreno é o transfer + excursao + entrada do parque? De acordo com a ana carolina é 50 pesos + 295 pesos + 75 pesos respectivamente? É isso mesmo? Alguem tem informacoes mais recentes de preços?

4) Pode usar tenis da nike de corrida pra fazer o trekking? kkkkk... E ja tenho roupas impermeavel de inverno que usava pra esquiar. Posso usar elas?

5) Tem algum passeio de meio dia q de pra fazer? Pois vou chegar as 3 da tarde do dia 01 e vou embora as 4 a tarde do dia 03... alguma dica do q posso fazer nesses meios dias?

Acho que por enquanto sao essas as maiores duvidas. Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alessandra! Não vá ao Calafate com toda essa pressa. O parque fica a uma hora da cidade, e mesmo os passeios de meio dia acabam comendo mais do que meio dia. Você teria poucas horas no dia da chegada para arranjar passeio para o dia seguinte, e se tiver alguma dificuldade vai gastar dinheiro à toa.

Há um post sobre hospedagem em El Calafate em que se recomendam albergues também, leia os comentários. Há ônibus de linha que vão ao aeroporto.

Recomendamos no mínimo, no mínimo, mas muito no mínimo dois pernoites no Calafate.

O minitrekking é caro mesmo. E seu tênis vai ficar encharcado, lamento dizer...

Marcela Murta
Marcela MurtaPermalinkResponder

Oi pessoal! Sou nova por aqui mas já anotei várias dicas. Gostaria da ajuda de vocês. Estarei em El Calafate em fevereiro de 2012 com pouco tempo. Será que rola ir a El Chalten bem cedo, fazer uma trilha e voltar pra El calafate pra pegar um voo pra Ushuaia as 16:25? No dia anterior vou fazer o mini trekking. Alguém sabe se posso reservar esse passeio desde já? Qual a melhor empresa? Preciso de uma luz. Valeu

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcela! Ecoturismo e pressa não combinam. Bate-volta para El Chaltén já é um sufoco; com hora marcada pra pegar vôo é roubadíssima. Vá para ficar pelo menos duas noites.

Willian
WillianPermalinkResponder

Marcela, também vou à Calafate ano que vem e fiz a mesma pergunta no Mochileiros.com. Os experientes de lá desaconselharam totalmente. Como nesta época escurece tarde, se você pudesse ficar até tarde em El Chalten até que daria, e mesmo assim seria corrido. Vino Google que são 216 km entre as cidades. 5 horas para ir e voltar, você teria que estar no aeroporto às 15:30. Teia no máximo umas três horas para fazer uma trilha, se saísse bem cedo. Vale o stress?

Marcela Murta
Marcela MurtaPermalinkResponder

Valeu pessoal! El Chalten vai ficar pra próxima! O que recomendariam fazer de passeio até as 14h em El Calafate? Tem mais empresas alem da hielo y aventura que faz o mini trekking? Abraço! Se precisarem de dicas sobre o nordeste brasileiro...

antonio
antonioPermalinkResponder

eu estou indo para el calafate 13/02/2012,volto dia 16/02 ,chegarei 8:30 dia 14 espero tambem que tenhal algum passeio para tarde,outra tambem que eu to preocupado é que não vou fazer reserva do big ice,espero não dar erro e eu ficar sem vaga!se alguem for nessa data me mandem um email antonio.cepacol@hotmail.com derrepente podemos se encontrar lá!

Nelita
NelitaPermalinkResponder

Oi. Estou programando ir à Ushuaia no final de julho ou início de agosto por causa das minhas férias (não dá p ser em outra época). É um período bom? O que me recomendam fazer além de esquiar?

Marcelo Conrado

Estive na Patagônia Argentina várias vezes, até 2003, depois não voltei mais e pretendo voltar este ano.
Gostaria de saber se o parque Perito Moreno abre em agosto, pois me lembro que estive uma vez em junho e El Calafate parecia uma cidade fantasma.
Existe mini tracking em agosto?
Vcs me recomendam alguma locadora de carros em Calafate, que alugue carros 4x4 com pneus com "clavos"?

Obrigado,

Marcelo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Marcelo! A alta temporada da região é o verão. Muitos passeios deixam de ser oferecidos no meio do ano.

Com o crescimento do turismo, porém, algo pode ter mudado. Você pode perguntar ao ventas@hieloyaventura.com se eles estão planejando oferecer o passeio em agosto este ano.

Acreditamos que todas as locadoras ofereçam correntes no inverno.

rozane da cunha

Olá Ricardo

Estou pesquisando para fazer meu roteiro de viagem em outubro: pretendo ir à El Calafate e visitar o glaciar Perito Moreno. Ao mesmo tempo que suas dicas me fizeram desistir do minitrekking, por causa da minha idade(70 anos), suas fotos são tão lindas que me senti caminhando sobre o gelo e até senti o gostinho do uisque!
Um abraço
Rozane

Lissandra
LissandraPermalinkResponder

Ola estou pensando em ir para Ushuaia e El Calafate em maio/2012, como eh o tempo nesta epoca? Melhor ir em maio ou final de setembro?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lissandra! Se você faz questão de fazer o Minitrekking, entre em contato com eles para saber qual a previsão de operação este ano, então programe-se durante o funcionamento.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar