Minitrekking no glaciar Perito Moreno: holiday on ice

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O minitrekking no glaciar Perito Moreno

O assunto geleiras vai ocupar todo o seu tempo em El Calafate. Se você decidir que Perito Moreno não é o bastante, vai poder ver outras, em passeios de barco pelos lagos (vou falar de tudo no post de encerramento do Calafate).

Deixe para o último dia, porém, o passeio que vai tornar supérflua qualquer outra atividade que passe perto de um cubo de gelo: o Minitrekking.

Las releiras son ar-rentinas!

Depois de ver geleiras -- ou glaciares; dedico o título deste post à Isabel O. mrgreen -- de longe, de perto, do alto, de baixo, da terra, da água, só nos resta mesmo subir numa e caminhar sobre o gelo.

Há duas opções de passeios, realizados pela mesma companhia, a Hielo & Aventura: o Minitrekking, que inclui uma hora e meia de andanças por cima do glaciar, e o Big Ice, que é um pouco mais puxado. Para minha felicidade, a idade máxima recomendada para o passeio mais é 45 anos; como estou com 46, tenho a desculpa perfeita para ter feito a versão compacta grin

O Brazo Rico

Depois de uma curta navegação pelo Brazo Rico (a seção do lago que aparece nos mirantes da estrada, à esquerda das passarelas), desembarcamos num refúgio ao pé de um bosque na outra margem.

Última vista antes de subir no bicho

De lá fazemos uma curta caminhada até um mirante à beira-lago (onde temos a última vista antes de subir no bicho -- essa aí de cima), e depois vamos para a estação onde ganhamos tração nas duas pernas.

Grampões instalados

Os monitores do passeio instalam grampões na sola dos nossos sapatos. O sistema é o mesmo dos patins de (beeem) antigamente, que a gente usava com calçado normal; a diferença é que em vez de rolimãs ele vem com umas pontas hiperafiadas que previnem tombos (se você cai no gelo, a probabilidade de fratura é alta).

Grampões: correia de gente

Os guias são bacanas e explicam como caminhar. Precisamos manter os pés separados, pisar com o pé inteiro, manter a postura ereta nas subidas. Em resumo -- andar como um pingüim, descer como um macaco.

Entrando numa gelada

Caminha-se em fila indiana, com paradas estratégicas para fotografias. As descidas são um pouco tensas, mas nada que se compare com um bugueiro maluco em Natal.

Você chega lá

Não preciso dizer que é lindão porque você está vendo com sua própria tela. É como passear por um jardim de esculturas geladas.

Às vezes o gelo está mais azul que o céu

Texturizado

Buraco frio

Esculturas descartáveis

Tricolor

O mais bonito de tudo são as fendas azuladas que aparecem a todo momento. Olhos d'água. Olhos azuis d'água! Elizabeth Taylor meets Perito Moreno.

Nel blu dipinto di blu

Degradê

No fim, tudo acaba em uíqui -- no nosso caso, um escocês Famous Grouse oito anos, com gelo produzido há oito segundos.

Esperando a próxima turma

Moedor automático de gelo

Servindo o geloPrecisava o mullet?Só um golinho

Gostou? Prepare a carteira. Em 2010, o passeio custou o equivalente a 130 dólares.

Tin-tin!

O passeio completo inclui uma passada nas passarelas, e resolve a vida de quem vai ficar apenas um dia na cidade. É preciso reservar e pagar na véspera. E não há saídas no auge do inverno (entre meados de junho e meados de agosto).

Agora no fim do verão a temperatura estava agradabilíssima: uns 12 graus. Me arrependi de ter ido com ceroulão por baixo da calça de nylon, e no final suei a camiseta por baixo da parka quebra-vento.

El amor es lindo

Caso você possa ficar mais dias no Calafate, mantenho a minha sugestão do post inicial: vá no primeiro dia ao parque de carro. No segundo dia, faça um passeio de barco pelos glaciares (voltarei a falar disso no post final). E deixe o Minitrekking para enxugar o gelo final.

Leia mais:

Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

332 comentários

Natália
NatáliaPermalinkResponder

Olá!
Qual a duração do Minitrekking (não apenas da caminhada, mas de todo o passeio em si)? E qual o horário de saída pela manhã? Não encontrei essas informações no site da Hielo & Aventura.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Natália! A saída é pela manhã, você volta para o hotel no meio da tarde.

Gabriela Matos

Assim como a Natália, já li que a saída é pela manhã, mas gostaria de saber o horário. Preciso saber disso pois um casal de amigos chegará em El Calafate às 10:30h e queria saber se eles ainda conseguiriam fazer o Mini Trekking, pois não ficarão outro dia inteiro na cidade. Tem alguma outra cia que faz esse tipo de passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! O parque fica a uma hora da cidade. As saídas são cedo, tipo 9h30 no máximo. Não programe estadas apertadas em destinos de ecoturismo. O dia da chegada sempre é perdido.

Natália Viana

Oi Ricardo,

Adorei o seu post, principalmente a sua metáfora com relação à como é caminhar sobre o Perito Moreno: "andar como um pingüim, descer como um macaco". Quando estive na Patagônia fiz esse passeio e me senti bem assim, rs. Aliás, para quem ouve que o minitrekking tem apenas 1h30 de duração, pode parecer "fichinha", mas a irregularidade do terreno faz ser bem puxado. Eu, mesmo com meus 20 e poucos anos, fiquei depois com uma baita dor nas pernas.

Falando em trekking, na sua viagem você chegou a ir a El Chaltén? Foi um dos pontos altos da minha viagem... As paisagens são de tirar o fôlego!

Sou editora do ViaBr Blog e lá publiquei 2 posts sobre a Patagônia: um com o relato da minha viagem e o outro (que você deve achar mais interessante/diferente) explicando as divisões e subdivisões do território patagônico. Percebi que as informações na internet sobre isso são bastante divergentes/confusas, então fiz uma extensa pesquisa sobre o assunto em órgãos oficiais.

Se você quiser dar uma conferida, eu ficaria lisonjeada! http://www.viabrblog.com.br/tag/patagonia/

Obrigada e parabéns pelo seu trabalho!

Silvia - SP
Silvia - SPPermalinkResponder

Olá,

Por favor, pretendo ir a Ushuaia em janeiro mas ao ver essas fotos e verificar que a "paradinha" em El Calafate em nada mudaria os gastos com passagens aéreas fiquei muito tentada, a dúvida é: seriam estes (Minitrekking e Big Ice) passeios indicados para crianças de 10 e 11 anos?

Muito obrigada!!

Silvia.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Para o minitrekking a idade mínima é de 10 anos. Para o Big Ice é preciso 18 anos. Não é necessário fazer o Big Ice para ter a experiência. O minitrekking já é suficiente smile

Silvia - SP
Silvia - SPPermalinkResponder

Obrigada pela informação!! Boa semana!!

Nalva Rosa
Nalva RosaPermalinkResponder

Nunca saí do Brasil. Caso eu queira ir à El Calafate visitar o Glaciar Perito Moreno, há pessoas que ajudam a montar o pacote para a gente? A média que gastarei é mais ou menos quantos para visitar o aquele Glaciar?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nalva! Se quer fazer o passeio organizado, procure agências de ecoturismo como a Freeway e a Venturas.

Chris
ChrisPermalinkResponder

Estou indo para El Calafate em Janeiro com o meu filho de 08 anos. Ele está doido para andar no gelo. Existe algum passeio semelhante ao mini trekking para crianças? Ainda, me sugeriram o trem do fim do mundo, a colônia de pinguins e o safari nautico. Alguém já fez esses passeios? Vale à pena? Aguardo dicas. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chris! O trem do fim do mundo e a colônia de pingüins são em Ushuaia. Não há minitrekking para menores de 10 anos.

Leia mais:

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

https://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia

Chris
ChrisPermalinkResponder

Sim. Vou estar no Ushuaia primeiro. Vale à pena estes dois passeios para crianças?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Chris! Valem.

Chris
ChrisPermalinkResponder

Obrigada. Vou ler mais sobre o assunto.

Nubia
NubiaPermalinkResponder

Olá Pessoal,

Minha dúvida é com relação a roupa e tênis, há algo específico que vale a pena lembrar para levar de casa? Minha viagem p El Calafate está marcada para novembro.Tenho medo de levar muita roupaou roupa inadequada e acabar passando calor na caminhada..Agradeço as sugestões!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Núbia! Vá preparada para o frio. Dias quentes na região são quando bate 15 graus.

Lu
LuPermalinkResponder

Estou pensando em viajar para El Calafate em março do próximo ano, mas como não tenho roupa apropriada já estou me organizando para começar a providenciar alguns itens (deixar para a última hora pode comprometer meu orçamento) e a minha dúvida é sobre calçados. Pelo que já li existe um calçado mais apropriado para fazer o minitrekking, mas honestamente não sei qual é. Qual calçado vocês indicam (masculino e feminino)? Não queria algo muito caro pois provavelmente não usarei depois.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Lu! Use botas impermeáveis. Você pode comprar na Decathlon, tem online.

Marcio Antonio

Lu, se é algo que você não vai usar depois, por que não aluga as botas lá em El Calafate mesmo? Tem pelo menos duas lojas que alugam não só as botas, mas jaquetonas, calças impermeáveis, mochilas... eu só levei minha mochila e meu par de botas usado nos Jogos Olímpicos de Inverno; o resto alugamos lá: calças e jaqueta para mim, e o equipamento completo pra minha esposa. Não lembro o preço de cabeça, mas não era tão caro. E você ainda livra espaço na bagagem.

Camila Torres - Colecionando Ímãs

Pros viajantes,

Fiz o Big Ice em abril deste ano. O relato está em: http://colecionandoimas.blogspot.com.br/2012/06/patagonia-710-big-ice-sobre-o-glaciar.html

[]s
Camila

Marcio Antonio

Camila, vou ter que mostrar seu relato para minha esposa, porque foi EXATAMENTE IGUAL. Fazer o Big Ice em vez do Mini Trekking foi ideia minha, ela queria me matar depois da primeira 1h30 de caminhada nas trilhas, depois foi se desarmando, ficávamos em último no grupo...

Antes de irmos pro glaciar, na nossa van, que passou pelos hotéis perto de onde estávamos, entraram duas velhinhas. Aí a gente pensou "bom, se as velhinhas fazem, não deve ser assim tão difícil". Aí a van parou na Avenida del Libertador, o guia entra e diz "quem vai fazer o passeio de barco entra naquele ônibus, quem vai pro Mini Trekking vai no outro ônibus, e quem vai pro Big Ice entra lá não sei onde", e entendemos que as velhinhas NÃO iam com a gente... só depois lembramos que o limite pro Big Ice era 45 anos.

Ioannis
IoannisPermalinkResponder

Vou para visitar El Calafate em janeiro/13. Ficarei um dia cheio e meio período um dia antes. Gosto de fotografar. O que você sugere para minha estadia? Faço o passeio de barco ou a caminhada-minitrekking? Obrigado antecipadamente e parabéns pelo site, muito útil e empolgante.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ioannis! O minitreeking é um passeio completo, porque envolve barco, mirante e caminhada.

Annabelle
AnnabellePermalinkResponder

Ioannis, fotografar em El Calafate é um prazer imenso. Tenha em mente que no minitrekking você tira fotos em poucos lugares (embora ela sejam fascinantes) enquanto está no glaciar, já que ao caminhar precisa ter cuidado onde pisa... Vale muito a experiência de estar lá, mas acabei tirando poucas fotos no minitrekking. Já no passeio de barco foi uma festa com tantas fotos...

Ioannis
IoannisPermalinkResponder

Obrigado Anabelle e Boia pelo rápido retorno. Boia, não entendi bem, ao fazer o passeio ao mirante e geleira também faço o passeio de barco, é tudo uma só coisa? Anabelle, mas será que dá para fazer os dois passeios no mesmo dia? Não gostaria de perder a chance de caminhar na geleira mas também quero tomar contato com a geleira pelo barco. Caso contrário, entendi que o passeio de barco é o mais indicado para fotos, certo? E no barco, há alguma posição mais estratégica para tirar fotos? Desculpem-me pela confusão que estou fazendo. Valeu pela gentileza de ambos.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ioannis! O minitrekking é composto de um passeio curto de barco, durante o qual você pode fotografar algumas (poucas) pedras de gelo no lago; depois você caminha pela geleira e, além de experimentar a sensação única de caminhar no gelo, ainda pode tirar fotos que quem não faz o passeio não terá; e depois ainda tem a oportunidade de ir ao mirante oficial do parque.

O passeio de barco ao qual a Arabelle se refere é outro, mais longo e certamente cheio de possibilidades fotográficas, mas nos parece que o minitrekking é mais completo em todos os sentidos.

Camila Torres - Colecionando Imãs

Ioannis,
Também escrevi um post sobre o passeio de barco, dá uma olhada:
http://colecionandoimas.blogspot.com.br/2012/07/patagonia-810-navegacao-no-parque.html
Espero que tire suas dúvidas!

[]s
Camila

Artur
ArturPermalinkResponder

Estou pensando em ir para a patagônia em julho.Há algum tipo de caminhada no glaciar que eu possa fazer?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Artur! O inverno é a época em que há menos passeios disponíveis. Comunique-se com o Hielo & Aventura para ver se oferecerão o passeio em julho.

Artur
ArturPermalinkResponder

Muito obrigado pela dica.

Helena Maria dos Reis Barreto

Por favor
Gostaria de saber o limite de idade para o mini treking . É mesmo puxado esta hora e meia de caminhada ? Mesmo para quem faz exercício físico com regularidade ?
Obrigada pela dica
Helena

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Helena! A caminhada é um pouco puxada, sim. O Ricardo Freire tem pressão alta (é medicado) e fez sem problemas.

Tiago
TiagoPermalinkResponder

Olá,

Eu vou chegar por Punta Arena no final de novembro e to pensando em fazer esse roteiro.

Punta Arena > Puerto Natales > Torres Del Paine > El Calafate > Perito Moreno > El Chaltén > e depois voltar tudo ate Punta Arena que sai o avião de volta pra Santiago e depois SP.

Chego dia 24/11 e tenho ate dia 30/11 pra fazer td.

O que vc me aconselha ?
Consigo achar uma excursão pra fazer esses lugares ??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Tiago! Procure nos sites das agências de ecoturismo. Por conta própria o roteiro é infactível, os lugares são distantes, o dia do deslocamento e da chegada sempre é perdido, e talvez você não chegue a tempo sequer de se encaixar em passeios no dia seguinte.

Nicia
NiciaPermalinkResponder

Olá, Bóia, adoro seus comentários !! Fui pra Buenos Aires e Santiago com suas indicações e estou indo no carnaval pro Uruguai já com suas dicas gravadas !

Vou pra Patagônia depois do carnaval, mas estou completamente perdida sobre o que fazer

Saio do RIo de janeiro dia 20 de fevereiro/2013, mas tenho que voltar dia 25

Então, excluindo o dia da ida e o da volta, me sobram 04 dias.

Você pode me ajudar a dividir esses dias entre Ushuaia e El Calafate ?!?!?!

quais passeios vc acha que são legais para eu fazer em cada cidade ??

obrigada pela ajuda !!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nicia! O ideal teria sido ir a apenas um dos lugares. Você vai perder um terceiro dia entre as duas cidades. E o primeiro dia ao chegar pode ser perdido também se você não chegar a tempo de se encaixar nos passeios.

Faça a navegação do canal de Beagle em Ushuaia e o minitrekking em El Calafate. E da próxima vez, não faça viagens tão corridas a lugares tão distantes.

Nicia
NiciaPermalinkResponder

Oi Bóia, obrigada pelas dicas
infelizmente esse é o tempo que tenho para viajar, não consigo mais dias
outra opção seria eu ficar em apenas uma das cidades
e ir para outra numa outra viagem

se vc tivesse que escolher entre Ushuaia e El Cal, qual escolheria ???

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nicia! Não decidimos pelos leitores. Leia sobre Ushuaia e El Calafate e veja o que apetece mais. A época é igualmente boa para as duas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

Nicia
NiciaPermalinkResponder

ai que dúvida cruel

mas obrigada pelos conselhos!!!!

Nicia
NiciaPermalinkResponder

ola Bóia,tudo bom?

esqueci de perguntar sobre roupa e calçados para Ushuaia e El Calafate

como vou no meio de fevereiro e a temperatura não é tão baixa, o que devo levar de casaco e calçado ???

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nicia! Leve um casaco pesado, você pegará temperaturas abaixo de 10 graus todos os dias. Se for fazer o minitrekking, leve um calçado impermeável.

Nicia
NiciaPermalinkResponder

e trocar peso tanto em Ushuaia quanto em El Cal é tranquilo ?
tem casas de câmbio com facilidade ??

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nicia! Tem casas de câmbio, claro.

MARIA H. AGUIAR

Por gentileza,
Pretendo ir com duas amigas a El Calafate em Janeiro e desejamos saber se conseguimos agendar um passeio ao Mini treking com um dia de antecedência? Não estamos querendo comprar atraves de agencias de viagens no Brasil pois achamos que ficará mais barato se comprarmos através de companhias locais.
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria! Acreditamos que você consiga marcar na véspera, sim. Mas também pode entrar em contato com a Hielo & Aventura (tem link no post) por email ou por Skype e fazer uma pré-reserva.

elie boukai
elie boukaiPermalinkResponder

Qual é o preço aproximado do minitrekking pelas geleiras em el calafate, e como agente contrata esse serviço.
É necessário contratar aqui do Brasil?
vou viajar em 20 de dezembro.

Elie Boukai

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Elie! Para saber o preço atualizado, entre em contato com a operadora. Tem link no post. Você pode reservar por email ou lá, na véspera do passeio.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Excelente post! Esta me ajudando muito na programação da viagem em jan/2013! Parabéns e obrigado!

Ricardo Laganaro

Olá Bóia,
Parabéns pelo trabalho. Não ouso programar qualquer viagem sem conferir o que vocês tem a dizer, e sempre o resultado é incrível!

Dúvida: Sempre prefiro viajar por conta própria e, de preferência, alugando um carro e passeando pelas estradas do local que quero viajar. Você sabe se isso é viável na região de El Calafate? Ou melhor consultar uma agência de turismo (como a Venturas ou a Freeway, como já recomendado acima) e ser transportado por eles ?

Muito obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Ricardo!

Indo com agências de ecoturismo você terá todos os passeios pré-agendados e todos os dias estruturados; vai pagar mais caro por isso. Indo sem agência você vai comprar os passeios localmente, ficando então na dependência do passeio sair ou ter vaga; normalmente, sai mais barato.

A única utilidade de um carro na região é poder ir e voltar entre a cidade e o parque Perito Moreno, ou ir por conta própria a El Chaltén. Com exceção da contemplação ao glaciar e das caminhadas no Chaltén, o que há para fazer na região depende de estar encaixado num passeio. Os passeios oferecem trânsfer, sejam feitos pela agência que te levou desde o Brasil, sejam contratados localmente.

Silvia - SP
Silvia - SPPermalinkResponder

Olá,

Minha viagem a Ushuaia e Calafate seria em janeiro mas foi adiada para março - USHUAIA 15/03 (9hs.) a 20/03 (9hs.). CALAFATE 20/03 (11:00hs.) a 23/03 (12:00 hs.). Pelo que li nos comentários terei tempo suficiente para o básico. Alguém, por favor, teria dicas para me dar? É exagero levar roupas e calçados próprios para neve?

Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! Dê uma olhada nos posts sobre os dois lugares:

https://www.viajenaviagem.com/category/ushuaia (há vários posts novos)

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate

Estará bastante frio, lá é frio mesmo no verão.

Renata-RJ
Renata-RJPermalinkResponder

Olá,
como faço para comprar e reservar os passeios antecipadamente? Vou para Calafate em março mas não fechei a viagem com nenhuma agência. Não será arriscado deixar para reservar os passeios quando chegar na cidade?
O site da Hielo y aventura não te dá a opçao de reservas on line.

Att,
Renata

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! Entre em contato com a agência para saber se há possibilidade de reservar antecipadamente. Como há passeios todos os dias da semana, você não deve ter problemas de conseguir reservar assim que chegar ao local.

Ana Ricardo
Ana RicardoPermalinkResponder

Olá, estive em El Calafate há quinze dias. Não fiz reservas previas e consegui comprar todos os passeios na véspera. Não deixe de fazer o de barco por todos os Galciais e o mini trecking. O parque faz parte do mini trecking, mas nós preferimos alugar um carro e passar mais tempo apreciando as geleiras e fazendo todas as passarelas.

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Ana, por favor , estou pensando em ir como vc foi...assim por conta e comprar td nas vésperas...mas preciso de mais informaçoes... pq nao conheço ngm que foi, e vou sozinha! pode me ajudar? sobre os passeios, valores, onde vale a pena ir, vc foi a el chalte? sei que sao muitas perguntas mas estou ansiosa por isso. Grazie! Danielle

Luciana Levy-ajando

Mil vezes obrigada pela dica do Mini Trekking! O passeio vale muito a pena! É impressionante. Isso sim é que é VIVER a experiência Perito Moreno. Valeu!

Danielle
DaniellePermalinkResponder

Boa noite, estou pesquisando sobre a viagem a el calafate e principalmente sobre valores...vi tbm um post onde fala sobre o valor da entrada no parque ( q por sinal eh bem cara), mas queria saber se esse valor é válido para todos os passeios lah dentro, tipo o minitrekking, e o safari nautico...ou tem que pagar separado? vou em maio e nao conheço ngm que foi...se puder me passar informaçoes viáveis ficaria agradecia ao extremo! Grazie.. Danielle

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Danielle! Você paga para entrar no parque, fazendo ou não fazendo passeios organizados lá dentro. Os passeios cobram à parte.

patricia carvalho

Olá boia,
parabéns pelos posts, me ajudaram muito no planejamento da minha viagem. Vou a Calafate em março e gostaria de contratar os passeios antecipadamente. Os sites Interhabit, Tangol e Bestday são confiáveis?
Grande abraço,
Patrícia

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Patricia! Aparentemente são.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/08/5-passos-viagens-sem-roubadas/

Mas veja que todos os passeios são reserváveis sem problemas de véspera.

Silvia - SP
Silvia - SPPermalinkResponder

Olá a todos!! Embarco em 15/03 para Ushuaia e de lá, em 20/03, para Calafate, vamos por conta, pretendo comprar os passeios "de véspera", e tb contratar um motorista, como fez a Ana Ricardo. Será que nesta época ainda conseguimos ir a pinguinera? Que outras espécies se pode apreciar no final do verão?

Muito obrigada!!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Silvia! A Camila Torres do Colecionando Ímãs foi em março e pegou pingüins. Veja os passeios que ela fez:

http://www.colecionandoimas.com.br/search/label/Ushuaia

Silvia - SP
Silvia - SPPermalinkResponder

Adorei..obrigada!!

Silvia - SP
Silvia - SPPermalinkResponder

Olá, já de volta a SP devo dizer que vi pinguins e muito mais em Ushuaia, fizemos o passeio de barco com Catamaranes Canoeros, tudo muito organizado e agradável!!!! Em Calafate, claro, fiquei impressionada com o Glacial Perito Moreno e o minitrecking, que é uma caminhada bem tranquila, havia em nosso grupo uma senhora de uns 60 anos, até um pouco obesa. É necessário agendar este passeio pelo menos na véspera, pois o ônibus passa bem cedo no hotel. Fizemos a reserva do minitrecking e tb da Estância Cristina numa agência em Ushuaia, a Rumbo Sur, porém há de se tomar muito cuidado pq a atendente nos disse que as crianças não poderiam caminhar sobre o gelo mas na verdade podiam pq a menor tem 10 anos, idade mínima necessária, eu já sabia pq havia visto aqui e depois no site oficial da Hielo y Aventura, e para a Estância Cristina queria nos cobrar 4 ingressos, quando há um pacote familiar onde 2 adultos e 2 crianças pagam 3 (havia visto no site da Estância). Eu citei este pacote e ela me disse que apenas vendia os passeios e não fazia descontos!!! Depois de muito custo ligou para a estância e confirmou o pacote. Não aconselho esta Rumbo Sur para ng!!! Só usei mesmo para não perder o dia seguinte em Calafate, foi sorte pq o passeio ao Glacial Upsala e Estancia Cristina não sai todos os dias, e foi algo que me impressionou muito, aqueles gelos imensos de formas e cores incríveis sobre a água...demais!!!

Luciana T.
Luciana T.PermalinkResponder

Acabei de voltar de Calafate e fiz o Big Ice. Incrível!
Algumas dicas:
- Bota de trekking. Dá pra ir com tenis normal ( eu fui), mas é melhor com calçado apropriado. Dá pra alugar nas lojas do centro.
- Casaco impermeável. Indispensavel.
- Luvas. Pode ser qualquer luva, nao necessariamente impermeável. Se não levar eles emprestam.
- óculos escuro.
- Calça impermeável eu achei dispensavel. O almoço no Big Ice é no gelo, então se estiver com calça impermeavel é só sentar e pronto. Se não estiver, senta sobre um casaco ou sacola plastica. Tinha gente até de jeans.
- mochila. Pra levar o lanche, agua e os casacos.
A parte da caminhada antes do gelo tem um ritmo moderado/ forte, predominando subida. Dura cerca de 1 hora pra ir mais 1 hora pra voltar. Eu achei a parte mais cansativa. No gelo caminha-se cerca de 3 horas, com uns 20 min de intervalo pro almoço. Tem varias subidas e descidas. Pra andar no gelo somos divididos em pequenos grupos (no meu eramos em 7) com 2 instrutores por grupo. As fotos só são tiradas em pequenas paradas, não pode ficar andando e tirando foto junto. O cenario é deslumbrante!!
Diferentemente do minitrekking, o whisky só é servido no barco durante a volta, eu preferiria tomar sobre o gelo igual as fotos do Riq!

Bruna
BrunaPermalinkResponder

Olá!
Adorei as dicas que li aqui! Só que irei pra el calafate e ushuai no começo de junho! Entrei em cotato com a agencia indicada para o miitrekking e me informaram que nesse período nao tem esse passei, nem o big ice, e nem pinguins! =/
Você tem alguma dica para essa epoca do ano, já que o cerro castor so abre no fim de junho?! Conhece alguma agencia que disponibiliza outro tipo de passeio?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Bruna! A época de ir à Patagônia e pegar todos os passeios é o verão. Em junho você poderá contemplar o Perito Moreno no Calafate e fazer passeios pelo canal de Beagle em Ushuaia.

alex viero
alex vieroPermalinkResponder

Amigo,
Gostaria de saber se o minitracking é aberto agora em junho... Estou querendo ir semana que vem
obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alex! Segundo o site da Hielo y Aventura, o minitrekking é oferecido até início de junho. Entre em contato para saber até quanto, exatamente, será possível fazer este ano: http://www.hieloyaventura.com/2010/mini-trekking-glaciar-perito-moreno.asp

Gabriel Holf
Gabriel HolfPermalinkResponder

Olá amigo!! Tudo bem contigo? belas fotos hem!!

Chego em El Calafate na segunda e vou embora na quinta de manha, minha prioridades, como não poderia deixar de ser, é conhecer o Glacial.

Pretendo gastar o menos possível, mas sem pao duragem.

Então lhe pergunto:

1- Devo contratar excursão ao parque na própria cidade ou tenho como ir de ônibus até o parque, e, já no parque contratar os passeios de barco e mini treking?

2- É fácil me entender com os locais e andar pela cidade? ir e v ir de táxi e ônibus?

3- Devo ir ao parque nos dois dias inteiros que tenho na cidade?

4- Devo reservar os passeios? Qual seria a melhor maneira de faze-lo?

5- Em suma, gostaria de fazer o mini treking e o passeio de barco pelos glaciares. Dá pra fazer os dois no mesmo dia? O que devo fazer primeiro?

Blog bacana o teu, varias dicas legais. PARABÉNS E GDE ABRAÇO

Gabriel Holf
Gabriel HolfPermalinkResponder

Ushuaia.

Sem querer Abusar, mas aproveitando a deixa, rs.

Vou ficar 3 dias inteiros em Ushuaia.

Pensei em fazer no mesmo dia Parque Terra do Fogo e trem do Fim do Mundo. Acha que consigo fazer por conta propria? Pensei em alugar um carro e partir bem cedo rumo ao parque.... terei dificuldades?

Em um segundo dia pensei em fazer o passeio pelo canal de Beagle. Vale a pena descer na ilha dos pinguins?

Terceiro dia trilha lago Escondido e etc....

Tenho ainda o dia da Chegada, pois chegarei as 11 da manha... pensei em conhecer o Presidio e regiao do centro....

ABRAçooo

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! Este post é sobre o minitrekking do glaciar Perito Moreno.

Leia sobre Ushuaia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/07/ushuaia-inverno-atividades/

Gabriel Holf
Gabriel HolfPermalinkResponder

desculpe pela pergunta em local inadequado!! Vou pesquisar no link se encontro as respostas!! Muito Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriel! Os passeios incluem transporte ao parque. No dia da chegada vá até o centrinho e agende seus passeios numa agência. Provavelmente será possível também no seu hotel.

MARIA APARECIDA SOARES VIOLA RIO DE JANEIRO

Olá!
Gostaria de saber se ha limite de idade para fazer o Minitrekking e o valor desse passeio.
Obrigada.
Cida

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maria Aparecida! A idade máxima para o Big Ice é de 45 anos; para o Minitrekking o limite é a sua condição física. Para valores atualizados, por favor clique no site do Hielo & Aventura. Quando o Ricardo Freire foi, custava o equivalente a 100 euros, como você pode ler no texto.

Gabriela
GabrielaPermalinkResponder

Olá, boa tarde! O transfer pelo Hielo y Aventura está incluso neste valor médio de R$ 260,00 por pessoa ou é a parte?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gabriela! Contate a Hielo & Aventura para saber o valor atualizado. O traslado sempre está incluído no valor.

adriana andrade

Ola Ricardo, vou paraEl Clafate no dia 15/01/2014
gostaria de fazer o passeio pas perito moreno com safari nautico e no outro dia ir para estancia cristina adventure.Irei passar estes dois dias voce teria alguma agencia para me indicar? Minha outra duvida é que como vou com meus filhos de 19 anos e o outro de 7 se posso conjugar o passeio a perito moreno com safari nautico com o minitreking somente para o mais velho.Obrigado antecipadamente.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Adriana! Os passeios são facilmente reserváveis na véspera lá em El Calafate. O seu hotel também pode fazer uma pré-reserva. A idade mínima para o minitrekking é 10 anos.

Cris
CrisPermalinkResponder

Ola,
Pretendo ir para El Calafate na segunda quinzena de agosto, mas como sera inverno, gostaria de saber se existem todos os passeios disponiveis nessa epoca.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Ola, Cris! Para ter toda a oferta de passeios disponíveis, vá entre novembro e abril. O minitrekking opera entre meados de agosto e meados de junho.

mauricio
mauricioPermalinkResponder

Vou agora , em setembro , dia 25 . estou pensando em ´so levar reais e cartão de credito , e reservar lá os passeios . Estou errado ?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Maurício! Todos os passeios podem ser agendados ao chegar.

Para Calafate provavelmente seja melhor levar dólares.

Leia sobre câmbio paralelo na Argentina:
https://www.viajenaviagem.com/2013/08/onde-fazer-cambio-paralelo-buenos-aires/

mayra
mayraPermalinkResponder

oi ricardo, to querendo ir p el calafate em novembro agora, e queria tirar umas duvidas c vc, tem como?me passa seu email ou fb, p conversarmos!?
bj

Viviani
VivianiPermalinkResponder

Olá, vamos para El Calafate em dezembro, e nosso filho de 02 anos que nos acompanha nessa aventura. Quais os passeios que podemos fazer com ele? Dá pra fazer o minitracking?
Abs

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Viviani! Ele poderá fazer o passeio de barco, se você julgar que tem condições de agüentar um turno inteiro sem incomodar os outros passageiros.

Gero
GeroPermalinkResponder

Ola,

Desisti da outra viagem que estava montando para a Italia e comecei a sonhar com a Patagonia. Por favor, veja se a quantidade de dias que coloquei para cada lugar está adequado. Somos uma familia com 2 filhos (10/16 anos).

Periodo: Janeiro 2014 - 22 dias.

• Dias 3: Ushuaia (Argentina) - HOTEL
• Dias 3: Cruzeiro até Punta Arenas (Chile) – 3 noites 2 dias:
• Dias 3: Punta Arenas (Chile) - HOTEL
• Dias:1: Viagem a Puerto Natales (Chile - 3 h) – carro ou onibus;
• Dias 2: Puerto Natales / Parque Torres del Paine – HOTEL
• Dias 1: Viagem a El Chaltén (Argentina) – x h – carro ou ônibus;
• Dias 2: El Chaltén - HOTEL
• Dias 1: Viagem de El Chaltén a El Calafate,(Argentina) – (carro ou ônibus Rota 23);
• Dias 4: El Calafate – HOTEL

Outra coisa, será que vale a pena esticar a viagem até El Chaltén, que estamos com crianças?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gero! El Chaltén é para andarilhos. Não há transporte de Puerto Natales para El Chaltén. Vocês teriam que ir a El Calafate e lá pegar outro ônibus. Precisa de mais tempo do que você tem para fazer isso.

Não dá para alugar carro no Chile e devolver na Argentina.

A estarda entre o Chile e a Argentina é a coisa mais monótona do mundo, você vai preferir ir de ônibus.

Gero
GeroPermalinkResponder

Obrigada, pela resposta Boia.

Estava achando mesmo que esta ida a El Chalten estava fora do contexto. Vou eliminá-la.

Vi muitas passagens aéreas para a Patagonia, mas fiquei chateada pois todas tem muitas conexoes (2 a 3) e o tempo de viagem chega a 21 h. Estou pensando em fazer um pit stop em Buenos Aires de 1 ou 2 dias, tanto na ida quanto na volta, só para fazermos diretos RJ -> BA (+/- 3 h) e BA -> Ushuaia (3h) e El Calafate -> BA (3 h). Não gosto de incluir paradas que fogem do foco, mas neste caso achei que valeria a pena. Melhor curtir BA do que ficar horas em aeroportos!

Você achou o tempo nas demais cidades (Ushuaia, El Calafate, Punta Arenas e Puerto Natales) adequado?

Obrigada, mais uma vez.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Gero! Procure ficar três dias inteiros em Ushuaia, Puerto Natales e El Calafate.

jamile
jamilePermalinkResponder

Olá, Gero,

Você já fez o orçamento dessa viagem? pelo que tenho visto, a Patagônia é uma viagem mais cara que a Europa (pelos deslocamentos)

Gero
GeroPermalinkResponder

Não fiz o orçamento não. Obrigada pela dica....

EStava aqui lutando com as passagens, para tentar economizar com algumas milhas.

Obrigada,

Gero
GeroPermalinkResponder

Achei este relato super legal. Além do roteiro há detalhes de gastos com hoteis, alimentação, transporte etc. É um orçamento previo.

www.mochileiros.com/patagonia-argentina-ushuaia-el-calafate-e-el-chalten-e-pa-t74229.html

Bye,

Como na Era do Gelo - Trekking no Glacial | TerritóriosTerritórios | Explorando territórios em diversos estilos

[...] Ice que pareceu ser bem interessante. Nos meses mais frios não é possível fazer essa caminhada. Ricardo Freire fez esta caminhada uns dias depois de mim e pegou um dia perfeito, olhem as fotos dele, com sol [...]

Joao
JoaoPermalinkResponder

Primeiramente agradeço a todos pelas dicas.
Sei que não é o ideal, mas acham que da pra fazer o minitrekking com esse tênis? http://www.netshoes.com.br/produto/tenis-timberland-nabi-4-001-5276-138

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, João! Se for impermeável, tá beleza. Se não for impermeável, será igual a qualquer outro tênis.

Catarina
CatarinaPermalinkResponder

Olá, existe alguma agencia local que faça o mini trekking em junho.
Chego dia 15 em El Calafates.
Existe alguma possibilidade de conseguir fazer esse passeio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Catarina! Segundo o site da Hielo y Aventura, o minitrekking é oferecido até início de junho. Entre em contato para saber até quanto, exatamente, será possível fazer este ano: http://www.hieloyaventura.com/2010/mini-trekking-glaciar-perito-moreno.asp

renata
renataPermalinkResponder

OLá,
vc acho que Julho nao 'adequado ir à Perio Moreno ainda mais com 2 criancas? Estou achando perigoso, o que vc acha?
A ida e toda a chega bem cansativa para meninas de 12 anos.
Att
Renata Pacces

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Renata! A idade mínima para o minitrekking é de 10 anos, mas é um passeio puxado. Leve as suas filhas se elas estiverem acostumadas a trilhas e passeios do gênero.

Aline Rodrigues

Esse passeio é incrível. Não só observar, mas tocar e andar sobre o Perito Moreno foi uma emoção muito grande. Fui na metade de maio deste ano e uma semana depois acabou a temporada. Dei sorte! No meu blog tem o relato com preços e tals, se ajudar, deixo meu link http://bit.ly/GPeritoMoreno. Bjus

DUDA
DUDAPermalinkResponder

Ricardo vou com meu marido em dezembro para Ushuaia e El Calafate. Quanto tempo voce recomenda em cada uma das cidades?
Obrigada

Nathália
NatháliaPermalinkResponder

Ola iremos à el calafate em fevereiro de 2015, gostaríamos de saber nos passeios tem alguma empresa que tiram fotos para vender?
Nesta época que vamos você nos dizer que tipo de roupa seria apropriadas para ir ao big ice? é muito frio?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Nathália! Em 2010, quando fizemos o passeio, não havia serviço de fotos. Leve casaco e calçado impermeável para El Calafate, a temperatura na cidade no verão fica em torno dos 12ºC. O minitrekking é muito frio no começo, mas você vai esquentando com a caminhada.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar