Paisagem na janela: de Santiago a Mendoza de ônibus

Só no janelão

Relato de março de 2010

Hoje de manhã comecei finalmente a voltar pra casa. Aos pouquinhos. O primeiro passo foi voltar à Argentina, terminando a costura do zig-zag que venho fazendo há cinco semanas. Peguei um ônibus de linha em Santiago para Mendoza.

El boleto

Comprei a passagem pelo site da Andesmar, o único que aceitou meu cartão de crédito brasileiro. Ao chegar ao Terminal Sur (de onde saem os ônibus internacionais de Santiago) pude ver que continuam operando as lotações a Mendoza: taxistas ficam anunciando suas partidas nos corredores da estação.

Mendôça aí bôi xô!

Eu pensava que tinha comprado as poltronas da frente, mas a configuração do ônibus no site era diferente da vida real. Hmpf. Fiquei com uma vista lateral mesmo.

A janela esquerda também tem seu valor

Para quem faz a rota Santiago-Mendoza, o melhor lugar para sentar é o direito, para ver os Caracoles — a seqüência de curvas vertiginosas na subida final dos Andes. (A descida é bem menos acentuada.)

Caracoles!

Mas é da direita que se vê o Caracol

O lado chileno tem os Caracoles, mas a paisagem é mais bonita do lado argentino, com formações rochosas espetaculares — e uma linda represa de águas azulzíssimas quase no fim do caminho.

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

Do lado argentino

A única desvantagem de fazer esse trajeto de ônibus — com relação a fazer de táxi, de carro ou de excursão — é que não há paradas para tirar fotos. Todas essas fotos foram tiradas pela janela, com o bumba em movimento.

Foram 6 horas e meia de viagem (incluindo aí os 45 minutos perdidos na imigração, que funciona de maneira conjunta num posto só), mas a paisagem é tão bonita que não deu pra sentir.

Mais um cartão postal e eu tenho um treco!

Só tenho uma coisa a dizer. Depois de cinco semanas vendo cartões-postais e mais cartões-postais, se eu por acaso vir mais uma paisagem bonita, mas umazinha só, juro que eu surto :mrgreen:

Leia mais:

740 comentários

Ricardo,

Ótima dica sua essa viagem para Mendonza. Estou indo para o Chile agora em Novembro. Pena que nao tenho muito tempo disponível em Santiago. Há algum passeio de um dia ou no máximo de um dia para o outro que desse para sentir algo parecido com essa “atmosfera” dos Andes? Uma ida ao Vale Nevado por exemplo? Abraço e mais uma vez obrigado!

    É bobagem fazer o passeio a Valle Nevado sem neve. Você já vai ver os Andes de Santiago. Vá ao mirante do Cerro San Cristóbal num dia claro. Mendoza não vai sair do lugar.

João, fiz essa viagem em abril de 2009 e amei! Eu havia visto as dicas de outro viajante aqui no site.
Minha dica é: vá de ônibus mesmo! Há muita paisagem para olhar e o ônibus é muito bom. O inconveniente é a “polícia federal” na fronteira. Às vezes demora muuuuuito.

    ricardo… mari… valeu pelas dicas… foram decisivas para minha programacao, pensei na possibilidade de parar no trajeto por causa de algumas fotografias, mas pelo que da para entender a paisagem do onibus é a mesma né hehe e sem o inconveniente de estar dirigindo qdo puder vê-la, qto ao inconveniente da policia federal… estarei de ferias… bem tranquilo me divertindo… creio q nao sera impecilio… mais uma vez pbrigado 😉 abracos

imagens perfeitas… site perfeito… informacoes preciosissimas… antes de perguntar quero agradecer por tudo q ja foi escrito e publicado no site a respeito das viagens, principalmente a santiago, informacoes serao muito bem aproveitadas durante minha viagem em janeiro.
Bom a pergunta eh a seguinte, alguem tem alguma informacao sobre locadoras de automoveis em mendoza, em que possa haver a devolucao do carro em santiago??? apenas retirada e devolucao em mendoza mesmo :/ as q eu tive informacao… obrigado desde já

    Alugar num país e devolver no outro é inviável. Alugue num país, devolva, vá de ônibus, alugue no outro, devolva por lá.

    João Vitor,
    Vou para Mendoza e, de lá, para Santiago em dezembro. A princípio eu e o marido pensamos fazer o mesmo que você (retirar o carro em Mendoza e devolver em Santiago). O meu marido até conseguiu uma locadora que fizesse isso, mas desistimos depois de descobrir que há uma taxa de U$250,00 para fazer a travessia de um país para o outro com o carro locado. Decidimos ir de ônibus mesmo (conforme nosso sábio guru Rik já fez e indica). As passagens são vendidas no site da Andesmar e estão $$100,00 pesos.

É isso mesmo Ricardo,fizemos agora em outubro a travessia de Santiago a Mendoza,com a Turisbus,internacional. Ótima viagem,as paisagens são deslumbrantes, com alguma neve no pico da cordilheira. Difere a paisagem quando entra em solo argentino,mas sempre linda.
Mendoza é uma história a parte,vale conhecer mesmo!!Nada falaste……
Boas dicas,tenho livros teus.
3 de novembro 2010..ás 14.33hs

Obrigada, Riq! Eu sempre pergunto sobre conforto porque meu marido é muito chato para essas coisas. Para mim, só a paisagem basta.

Oi Riq!

Seis horas é bastante tempo. Qual a sua opinião sobre o conforto do ônibus, e como se faz para comer? Há serviço de bordo? A comida é razoável e já está incluída no valor da passagem, ou é preciso levar algo? Dei uma olhada no site, mas isso não ficou muito claro.

Abraços!

    Se a viagem fosse maçante eu teria dito. São pelo menos 5 horas de paisagem deslumbrante. Eles servem lanchinho.

Olá Ricardo. Estarei com meu marido em março de 2011 em Buenos Aires. Gostaríamos de ir à Santiago, Montevideu e Punta. Para onde devemos ir primeiro? Que roteiro vc recomenda??(indo de ônibus, é claro, pq amamos suas fotos!!!). Desde já, muito obrigada!!!! 🙂

Quer dizer então que as poltronas de número maior ficam na frente do ônibus? Estou querendo comprar aqui do Brasil, pela internet e fiquei na dúvida, em função do que vc falou…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito