Santiago: desembarcando pela porta de serviço

O saguão de desembarque...

Atualização: o aeroporto de Santiago já está operando normalmente, sem anexo de campanha. Leia aqui.

O avião vinha lotado — e no horário — de Puerto Montt. Eram pontualmente 23h20 quando o avião da LAN tocou a pista do aeroporto de Santiago.

Mais um pouco, e o comissário foi ao microfone:

“Devido à recente contingência que atingiu nosso país, existe a possibilidade de permanecermos um tempo prolongado a bordo até que haja condições de desembarque.”

Olhei pela janela: nenhum dos fingers do prédio principal estava ocupado por nenhum avião. Estávamos estacionados em algum lugar do pátio.

Pouco depois (cinco minutos, no máximo), porém, o sinal de desatar os cintos foi dado, e pudemos nos levantar. Mas não, ainda não era o momento de descer. Ficamos de pé dentro do avião por pelo menos mais dez minutos, e só então o desembarque foi liberado.

No solo dois ônibus nos esperavam — como acontece em qualquer aeroporto do mundo quando um avião não consegue um finger livre. Mas será que era impressão minha, ou havia uma movimentação mais nervosa de vans pela pista, numa velocidade superior à que se observa nas áreas de manobras em aeroportos?

O ônibus não andou quase nada e já abriu as portas. Descemos e: surpresa: as malas já estavam todas no solo, enfileiradinhas. Era procurar, pegar e… sair andando por um portão escancarado ali na pista mesmo.

Não consegui tirar foto na hora em que estávamos todos saindo (achei que não seria permitido), mas depois de acertar o meu táxi fui registrar o exato lugar por onde saímos.

Logo passando o portão, tendas brancas abrigam stands do táxi oficial (30 dólares no cartão) e do shuttle que passa pelos principais hotéis.

O saguão de desembarque parte II

De lá passamos pelo saguão de check-in, também improvisado sob uma tenda gigante, e saímos no pátio de estacionamento do aeroporto, onde tudo isso está funcionando. O nosso táxi estava ali, à nossa espera.

O saguão de embarque

Direto no estacionamento...

Nos vinte minutos do aeroporto ao hotel, em Bellavista, rodamos praticamente o tempo todo sobre um viaduto interminável — que só apresentava um ponto de precaução por rachadura. Todo o resto estava como se não tivesse havido terremoto.

Hoje passei o dia trabalhando no quarto — só saí para almoçar e uma turistagenzinha básica aqui perto do hotel. Nos dias em que estiver por aqui (até quarta na ida, e depois mais três dias na volta) acho que vai dar pra apurar direitinho o que o terremoto significa para quem vem visitar.

36 comentários

Ricardo estou com vontade de um julho viajar para Santiago com minha esposa e filha e passar 01 semana por la´oq ue vc acha?

Será que as vinicolas vão está abertas e o vale nevado tb é uma boa. Quanto a Valparaiso e VinA del MAr é uma boa opção já em Julho?

No aguardo dos seus comentários.

A passagem pela Tam está muito barata saindo de Aracaju no nordeste.

Obrigado pela atenção.
Cristiano Santos

    Acho que este inverno vai ser ótimo para quem vier esquiar no Chile, com passagens em conta e lugares menos cheios do que o normal.

    Haverá vinícolas para visitar, sim. Não sei se as visitas internas já estarão disponíveis, mas a Concha y Toro, por exemplo, já voltou a receber visitantes, mesmo sem passar pela bodega mais antiga.

    Valparaíso funciona com qualquer tempo, já Viña é um balneário. Não gosto de balneários fora da temporada, mas a arquitetura continua lá.

    Eu fui a Viña pela primeira vez em um inverno, e achei de uma tristeza sem fim… 🙁

Oi, Riq!
Estava ansiosa pelo teu post de Santiago! Embarco com toda a família em junho para alguns dias aí. Ficaremos no Hotel Orly (em Providencia), seguindo uma dica também da Claudia, se não estou enganada…
Bom saber que tudo parece em ordem!

Abraço!

    Tudo em ordem. Até as vinícolas estão reabrindo. Por enquanto as baixas continuam o Cerro Santa Lucía (fechado para visitas) e os palácios de Viña del Mar (sem data para reabrir).

Riq, você vai a Valparaíso?
Seguindo informações dos comentadores, no final do ano incluímos a visita a Valparaíso e Vinã del Mar, não como bate-volta e sim com 3 pernoites. Achei muito interessante conjugar esta região com Santiago.
Valparaíso é super pitoresca, muita história, pousadas em prédios restaurados e realmente a região é um celeiro de novos chefs. Talvez por ser verão e a cidade estivesse lotada de famílias locais em férias, achei que esta a real vocação de Viña del Mar. Margear a costa de Valparaíso passando por Viña, Concón e Reñaca além de ser um bonito passeio passa por uma colônia de lobos marinhos bem divertida.
Além dos tradicionais passeios pela região, demos uma esticada até Zapallar, uma pequena enseada super charmosa, cercada por montanhas e florestas. Mais reservada, dá pra curtir um dia de praia, praticar esportes náuticos e admirar os pelicanos e gaivotas bem pertinho. Tem dois ótimos restaurantes. E nos cerros em meio a belas árvores e debruçadas sobre o mar completam a paisagem maravilhosas casas de veraneio, projetadas pelos arquitetos mais quentes do Chile atualmente. Fica a sugestão.

    Já estava previsto, Valéria! Vou passar uma noite por lá (e infelizmente não vai ser nem sexta nem sábado, porque estarei no norte do país). Mas já tinha a impressão de que a cidade tem um charme todo especial e pelo que estou vendo aqui em Santiago deve ser um complemento de viagem fenomenal.

Apesar de tudo, é bom saber que o Chile está se virando. A tragédia deles me comoveu mais que a do Haiti… talvez pela irmandade e pela proximidade, ou talvez por nunca ter ido ao Haiti.
Mande notícias da querida Santiago!

Abraço!

Ricardo, tive a impressão que você gostou bem mais de Calafate do que Ushuaia, é verdade ? acho Ushuaia sem graça ?
Tinha a pretensão de Setembro fazer uma viagem para Buenos Aires, Bariloche, Ushuaia e Sul do Chile, mas acho que desanimei um pouco depois dos seus posts.
Não senti em nenhum momento nessa viagem, por sua parte, aquele entusiasmo e deslumbre, que via em seus comentários nas viagens da Europa.
Daí pergunto : Esse roteiro de lagos, geleiras e montanhas se torna cansativo e repetitivo ???
Se tenho a opção de ir a Europa, mesmo que seja em uma viagem de apenas 1 semana, será que vale mais a pena ??

    Esta não é uma viagem para ser repetida por ninguém, Eliane. É uma viagem exploratória, repleta de “más de lo mismo”. TENHA PACIÊNCIA por favor. DEPOIS da viagem eu vou fazer resumos, dicas de itinerários, roteiros para perfis distintos de viajantes. Se você vai viajar em setembro, tem tempo.

Riq, ano passado fiz uma viagem a Europa com base nas suas dicas e tenho muito a agradecer. Para minha sorte, estou indo em maio para uma viagem basicamente igual a esta que você está fazendo.
Meu roteiro é o seguinte :
03 noites em Santiago, pego um vôo para Puerto Montt
03 noites no Sul do Chile, faço o Cruces ou ônibus para Bariloche
03 noites Bariloche, vôo para El Calafate
02 noites em El Calafate, vôo para Ushuaia
03 noites em Ushuaia.

Gostaria da sua opinião sobre esse roteiro. Acha que está muito corrido ? mudaria alguma coisa ?

Obrigado

    Trocaria de ordem e número de dias Ushuaia e Calafate para terminar no Calafate. Ficaria 3 noites no Calafate para fazer o passeio de todos os glaciares e o minitrekking.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito