À Toscana, com a Mari Campos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença -- e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Sheila
SheilaPermalink

Em maio passado, quando no Chianti, passei meio dia na Villa Dievole ( http://www.dievole.it/it/home/home.aspx ) regado muito vinho. Chegamos para o almoço (Maravilhoso!) e ficamos para conhecer a propriedade e fazer a visita guiada com menu degustação (5 vinhos diferentes). Eles têm hospedagem lá também e eu ficaria fácil ali. Também passamos pela Fattoria dei Barbi, próxima a Montalcino, onde compramos algumas garrafas de Brunello. Eles também têm restaurante muito agradável, mas estava fechado no dia (http://www.fattoriadeibarbi.it/). Quanto ao roteiro, seu plano está muito arrojado. Poderá mais andar de carro do que aproveitar os lugares. Eu ficaria no meio do Chianti por uns 6 dias:
Dia 1: Chegada
Dia 2: Monteriggioni, San Gimignano e Volterra
Dia 3: Castelinna, Greve, Rada e outras cidadelas in Chianti, escolhendo uma vinícola para almoçar (a minha foi a Dievole).
Dia 4: Siena
Dia 5: Montalcino, Pienza e Montepulciano
e Cortona.
Dia 6: Lago Trasimeno, Perugia e Assis.
Dia 7: Viagem até Cinque Terre, onde passaria os outros 3 dias.
Mas avalie 5 Terre nesta época. O clima ainda estará frio.

Mauro
MauroPermalink

Sheila,

Tudo bem ? Vc almoçou na Dievole ou só fez a degustação ? Olhei o site e só vi informações para a degustação.

Obrigado,

Mauro

Sheila
SheilaPermalink

Mauro,
Eu almocei. Depois do almoço, tive a degustação e só então fiz a visita guiada.
Tudo valeu muito a pena. O menu estava divino.
E não agendei nada. A dica da Dievole foi da recepção do hotel. Encontrei com ajuda do GPS e quando cheguei lá, fui muito bem atendida. Recomendo.

Lu Aguiar
Lu AguiarPermalink

Lu, fui a Itália em 2008 e me encantei (como não?) pela Toscana! Além das dicas que já apareceram, vão algumas minhas: pousada próximo a San Gimigniano - El Vecchio Asilo (BBB total, com destaque para o acolhimento do dono Guido!), percorrer a S222 no Chianti e dar uma paradinha para almoçar em Panzano, na Macelaria de Dario Cecchini. Outro almoço maravilhoso é na Fatoria dei Barbi, em Montalcino. Mais carinho, mas vale a pena cada centavo. Em Lucca, jantei na Tratoria da Leo e achei uma boa opção. Em Cinqueterre, uma pousada boa em em Monterosso / Cinqueterre é a La Poesia (honestíssima). Ótima viagem para você! Lu Aguiar

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Tb almocei no Dario Cecchini, em Panzano in Chianti e amei.
Fui em Poggio Antico, uma vinicola em Montalcino. Não almoçamos lá, pq estavam trocando o chef de cozinha.
Almoçamos no Boccon Divino, que realmente é divino. Eles tb tem o restaurante em Milão e parece que lá tb é excelente!

Lu
LuPermalink

Gente,
Já estou reformulando tudo, começando por Perugia e Assis, que seria o turismo mais convencional. Depois, me prder pela Toscana, a partir de Pienza e de Castellina in Chianti (ou algum outro lugar na regiao). Depois, s sobrar tempo, vamos a Cinqueterre.
Assim que fizer uma nova rota, submeto ä aprovaçao de vcs de novo.
Supe-thanks a toods.
Bjs,
Lu

Alice
AlicePermalink

Em Perugia eu jantei no Vechia Perugia, uma tratoria pequenininha e super autêntica de que gostei muito (Via Ulisse Rocchi, 9).

Dri
DriPermalink

Lu, o agriturismo que eu falei é a Antica Fonte Rezidenza. Aqui está o link dela no Trip Advisor: http://www.tripadvisor.co.uk/Hotel_Review-g187902-d1056890-Reviews-Antica_Fonte_Residenza_di_Siena-Siena_Tuscany.html

Lu
LuPermalink

Velu, gente,
Só agora li mais dicas, inclusive a sugestão de roteiro, dia-a-dia, da Sheila. Vou anotar tudo e amadurecer. Depois volto.
Bjs, e mais uma vez, super-obrigada!!
Lu

Mauro
MauroPermalink

Pessoas,

Obrigado pelas dicas... eu sempre faço pelo menos 2 refeições pra ficar lembrando depois (além do que ganho de peso e me ajuda a lembrar, hehehe...) e certamente farei uma delas por aí.

Eu já estava indeciso entre Poggio Antico e Castelo Banfi. Agora ferrou de vez !

Abs,

Mauro

João.
João.Permalink

Ricardo e demais trips,
eu e minha esposa estaremos em Florença, vindos de Veneza, de 10 a 16 de abril, 6 noites. Nosso "plano de vôo" está assim: dias 10, 11 e 12 - conhecer Florença; dias 13, 14 e 15 - bate-voltas a Pisa/Lucca, Siena/San Gimignano e Assis, respectivamente; dia 16 viagem p/ Roma. Usaremos o trem. A inspiração foi "Itália para a aluna da Carla" do nosso Comandante!
Gostaria da opinião de vcs e sugestôes de trocas / mudanças são benvindas.
Muito obrigado, abs.

Sheila
SheilaPermalink

O roteiro está legal, mas acho que não vai dar pra fazer Siena com San Gimignano porque a primeira demanda tempo. A não ser que vá cedo primeiro para SG e depois siga pra Siena, ficando pra jantar. Mas dá olhada na reportagem da Mari Campos na Viagem e Turismo ano passado. O Riq dedicou um post: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/a-toscana-com-a-mari-campos/
Florença é a base pra quem vai circular de trem; boa escolha.

Sheila
SheilaPermalink

Foi mal. Este aqui já é post dedicado à Mari. A reportagem dela é inspiradora.

A Bóia
A BóiaPermalink

Dá sim, Sheila! São três dias diferentes! Vai firme, João.!

João.
João.Permalink

Sheila e Bóia(?), obrigado.
Gostei da sugestão de 1º SG e depois Siena com jantar, voltando bem tarde.
Abs.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

O roteiro está legal João!!! Você escolheu bem os bate-voltas e todos são factíveis. Siena com San Gimignano é pouco mais puxado, mas dá para fazer em 1 dia sim. Foi o que eu fiz na minha última viagem, sendo que eu estava de carro e não de trem.

João.
João.Permalink

Obrigado, Alessandro.
Provavelmente vou perguntar mais até abril...
Abs.

paula
paulaPermalink

Olá!!!!

Em san gemignano fiquei hospedada no La Cisterna que está localizado na praça principal e foi inesquecível ver o anoitecer nesta cidade medieval.A paisagem é indescritível, e lá tem um restaurante com vista para o vale.
Valeu cada minuto visto e vivido!!!!!

Paula

Thereza
TherezaPermalink

Olá Riq ... em maio vamos à Itália. Bom... uma parte da viagem será a Toscana (de carro) Nosso plano, é de chegar em Firenze dia 21/05 e sair dia 24/05 indo para Siena. Lá ficar de 24 a 28, fazendo alguns bate-volta.A dúvida é se devemos ficar este tempo todo em Firenze . Dizem q é uma cidade muito grande e q seria melhor ficar num lugar menor...Vc fala de Cole di Val d'Elsa .Riq e trips ... alguém pode me ajudar ?? Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thereza! Existem dezenas de receitas de Toscana nos comentários deste post aqui mesmo, do post "À Toscana, com a Roberta Ristori" e no "Itália pra aluna da Carla".

Dê uma olhadinha!

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/a-toscana-com-a-roberta-ristori/

https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Thereza
TherezaPermalink

Valeu Riq ... obrigada

João.
João.Permalink

Buenas, Ricardo.
Tenho recomendação fazer Florença-Siena de ônibus e não de trem pq a estação férrea é um pouco longe do centro.
Sabe me dizer se a passagem de ônibus é para uso livre no dia, em qq horário (como no trem!) ou se é para horário definido?
Grato, abs.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, João! No ônibus RÁPIDO, que não faz paradas intermediárias (é esse que você tem que comprar) os lugares são marcados, então são válidos para uma viagem específica.

João.
João.Permalink

Muito obrigado, D. Bóia.
Abs.

Sueli
SueliPermalink

Alguém conhece, ou indicaria um guia que fale português, ou espanhol, que faça passeios particulares? Se possível, mais especificamente, em Florença, para realizar bate-volta.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sueli! Fique de olho que a sua pergunta vai para o Perguntódromo! Volte aqui para checar smile

Margarete Furuta
Margarete FurutaPermalink

Sueli, contratrei a Tuscany Experts, o guia que fala portugues é Tomas Pedani - li otimas criticas sobre ele e a empresa mas farei essa viagem somente no final de 2011.

Luisa
LuisaPermalink

Riq e Boia

O link do perguntodromo foi parar no inicio do post e eu nao encontrei a pergunta da Sueli sobre guias turisticos em Firenze...

Bom, vou deixar a minha resposta aqui mesmo, de repente pode ser util pra mais alguem:

Na Italia um guia turistico tem que ter inscriçao na associaçao de classe, tipo uma OAB, pra exercer a profissao. E cada guia sò pode trabalhar na regiao onde està autorizado para isso.

Significa, por exemplo, que um guia de Firenze nao pode ser guia em Veneza (a nao ser è claro que ele tenha autorizaçao para as duas cidades). A multa è pesada pra quem desrespeita e se os guias oficiais veem um estranho na area a denuncia è certa.

Existe diferença tb entre guia turistico e acompanhante turistico. Em linha de maxima, o acompanhante sò acompanha mesmo, tipo um apoio ao turista (as agencias usam muito acompanhantes turisticos em transfers, por exemplo), mas nao pode dar explicaçoes dos lugares turisticos visitados, funçao que compete ao guia, que estudou especificamente para isso. Justamente por causa dessa diferença de funçao, um guia custa mais caro que um acompanhante turistico.

Normalmente nos sites das cidades existe uma lista dos guias e acompanhantes autorizados, com a lingua que eles falam e tb telefone e email para contato.

No caso de Firenze, o link è:

http://www.comune.fi.it/opencms/export/sites/retecivica/citta/turismo/accoglienza/guide_turistiche.htm

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Salve, Luisa! A resposta apareceu no lugar certo, sim! Adorei a explicação, não sabia desses meandros... bjs!

Sueli
SueliPermalink

Amei que minha pergunta tivesse ido para o perguntódromo!
Obrigada!

Valeu LUISA! Sua informação foi DEZ. Acho que a gente quer mesmo um acompanhante, mas se tiver alguma empresa que disponibilize um guia para pequenos grupos, ótimo.
Para não ficar fazendo bate-volta de trem, pensamos em alguém, com carro e conhecimento da região, para nos levar a algumas cidadezinhas da Toscana.
bjs

selma
selmaPermalink

Olá Pessoal

Tbem andei pesquisando bastante pois pretendo ir para Toscana no final de maio depois seguir para Costa Amalfitana

Quanto a Toscana achei um operador que faz tours diários e pacotes pela região de Toscana, basta escolher o que melhor lhe agradar

vale a pena dar uma conferida http://www.geofirias.com/
Selma

Sueli
SueliPermalink

SELMA,
Adorei a dica!
Obrigada.

Araci Pereira
Araci PereiraPermalink

Olá
Poderia me dar uma dica para alugar apartamento em Florença?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Araci! Veja links no post "Como alugar apartamentos de temporada no exterior":
https://www.viajenaviagem.com/2009/03/como-alugar-apartamentos-de-temporada-no-exterior-parte-1/

Leonel Moura
Leonel MouraPermalink

Alguém hospedou-se no Hotel Medici em Florença?, dicas de outros hotéis?. Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonel!

Veja hotéis em Florença recomendados por leitores do Viaje na Viagem:
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/hotel-em-florenca-voce-tem-algum-para-indicar/

Joel
JoelPermalink

Olá a todos! Em Fevereiro de 2011 fizemos uma viagem pelo Inverno na Toscana. Publicámos um relato da viagem com dicas no nosso blog. Façam o favor de blogar! ?

http://reviajar.blogspot.com/

Tópico sobre a Toscana:

http://reviajar.blogspot.com/2011/07/italia-2011-inverno-na-toscana.html

Fiquem bem! E boas viagens!

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Boa tarde!
Eu e meu marido vamos para a Toscana em Janeiro e alugamos um apê em Florença!
Por gentileza, a dúvida é: de carro ou de trem pela Toscana?

Abraço!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marilene! O Comandante deu uma dica bacana pra uma leitora. Dá uma olhadinha:
https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/comment-page-2/#comment-60287

Veja tudo que já foi publicado sobre a Toscana no site:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Per-fei-to!
Muito obrigada pela rápida e ótima resposta!!
Uma dica que eu gostei muito foi alugar o carro por poucos dias para "sentir" como é fazer a Toscana de carro, digo, para aí sim se perder por Chianti por exemplo.
Como vamos ficar em Florença mesmo e vamos conhecer as cidades principais também talvez, nessas horas, seja melhor o trem! Estou certa?

Olha nosso roteirinho (a princípio!):

Florença-Cortona-Arezzo-SanSepolcro
Florença-Lucca-Pisa
Florença-Montepulciano-Pienza-Montalcino
Florença-SanGimniano-Volterra
Florença-Greve in Chianti-Castellina in Chianti-Siena-Monteriggione-Colle di Val d'Elisa

Uns 3 ou 4 dias em Florença, mais um 4 em Roma e tentar encaixar um dia para Cinque Terre!

Leonardo
LeonardoPermalink

Marilene,

Começando pela Toscana, acho que você poderia selecionar menos cidades. Pela minha contagem, vocês querem conhecer 15 cidades (+ Firenze) em 3 ou 4 dias. Escolham no máximos umas 6 ou 7 e fiquem com o horrível compromisso de ter que retornar à Toscana para conhecer as demais, hehehe. Nessa nova lista eu incluiria certamente Montepulciano, San Gimignano, Siena e Cortona.

Quanto a Cinque Terre, conseguimos passar um tempinho em cada uma das cidades em apenas um dia, mas ficou aquele gostinho de quero mais. E, infelizmente, teremos que voltar um dia para curtir um pouco mais. smile

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Obrigada Leonardo!
Vou "enxugar" meu roteiro!!

Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com

Luciana Betenson
Luciana BetensonPermalink

Achei ótimas as escolhas das cidades a visitar, apenas faço uma ressalva: Siena precisa de mais tempo, o ideal lá é um dia inteiro mesmo. Fiz vários posts sobre a Toscana, estão aqui: http://rosmarinoeoutrostemperos.blogspot.com/search/label/Toscana. Abraços e boa viagem!

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Ótimo Luciana!
Mal posso esperar para entrar no seu blog!
Muito obrigada pela dica!

Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com

Bia Mignolo
Bia MignoloPermalink

Olá Marilene, a Toscana é minha paixão, eu e meu marido já fomos algumas vezes pra lá, mas sempre no verão. Na maioria das vezes escolhemos como posto Firenze, que é maravilhosa e tem muito o que fazer, mas ano passado alugamos uma casinha de pedras em Panzano in Chianti e fizemos novamente a via chiantigiana (S222), foi maravilhosos! Nessas pequenas vilas o melhor transporte é o carro (alugamos sempre um Smart numa pequena locadora em Firenze, o preço é ótimo!) Mas dê uma olhada no que abre nesses vilarejos em janeiro, meu irmão foi ano passado nessa época e achou que devia ter focada nas cidades maiores (Turim, Firenze,Lucca,Siena, e muito em Roma). Depois de uma olhada: http://www.viajenodetalhe.com.br/2011/05/cozinha-toscana-um-convite-ao-pecado-da-gula/
http://www.viajenodetalhe.com.br/2011/04/via-chiantigiana-toscana-a-bela-estrada-do-chianti/
Cinque e Terre é deslumbrante, mas a vida lá pulsa no verão. O maior vilarejo é Monterosso, e mesmo assim é pequeno. O legal é percorrer as cidades a pé, pelas trilhas. Não sei como funciona no inverno. Ali perto tem Portofino e La Spezia, que são cidades maiores.
http://www.viajenodetalhe.com.br/2011/03/liguria-e-os-encantos-das-cinco-terras/
A Itália é belíssima, e "se perder" por ela é sempre uma surpresa agradável.Mas verifique essas pequenas cidades no inverno, e aproveite muito! =)

Andre L.
Andre L.Permalink

Eu fui nas Cinque Terre no outono, primavera e alto inverno.

Desde que não se esteja em um período de vários dias com chuva, há um funcionamento regular das Cinque Terre aos fins de semana, e com pouca muvuca. Mas para um bate-e-volta não focado em trilhas, nomenclatura à parte, estando de carro acho Portovenere mais interessante. Levanto também é uma cidade que vale a visita (fica no outro extremo das Cinque Terre).

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Ótima dica André, de focar em um dia do final de semana e com sol! Vou pesquisar também sobre as outras cidades que você mencionou...
Você já esteve nas cidades da Toscana no inverno também?
Abraço!

Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com

Andre L.
Andre L.Permalink

Sim. Firenze tem movimento o ano todo. As cidades menores tem algum movimento de fim de semana, às vezes ficam "paradas" nos dias úteis para os padrões turísticos, mas a vantagem é que vc vê a vida normal desses lugares. Inclusive, do ponto de vista gastronômico, pode acabar caindo nas opções que os locais usam para comer no dia-a-dia.

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Bia, mal posso esperar para entrar nos links que você mandou!
Muito obrigada pelas dicas!

Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com

Bia Mignolo
Bia MignoloPermalink

Marilene
A locadora é a City Car Rent ( http://www.citycarrent.org/ ),ao lado da estação de trem. O dono geralmente fica no atendimento, e sempre negociamos o aluguel. Cuidado onde dirige em Firenze, há vários locais que só os moradores tem acesso, já levamos algumas multas... E se for a Pienza, tem um vilarejo bem perto que se chama Monticchiello e lá tem um restaurante INESQUECÍVEL,Taverna di Moranda, não deixe de comer a bistecca alla Fiorentina. Come-se e bebe-se muito bem na toscana! http://www.viajenodetalhe.com.br/2011/04/pienza-e-monticchiello-a-toscana-riservata/

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Ah, Bia, esqueci de perguntar: você se lembra como se chamava essa locadora de automóveis? Abraço!

eva
evaPermalink

Marilene,

Em Pienza, aproveite para comprar seu jantar: um delicioso pecorino nas lindas lojas de queijos e o vinho na l´enoteca di Ghino, ótimo papo.

Não esqueça de levar em consideração que, na baixa temporada, nas pequenas cidades, tudo fecha, por várias horas, para o almoço.

Sobre seu roteiro, na minha opinião, excesso de cidades por dia, principalmente no último.

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Eva, amei sua dica!
Obrigada! Adoro esses pequenos "achados!".

Vou dar uma "enxugada" no roteiro!

Abraço!

Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com

Ana Carolina Garcia
Ana Carolina GarciaPermalink

Oi Marilene,
concordo com o excesso de cidades! A Toscana é um lugar para fazer com calma, sentindo a alma do lugar, se perdendo de carro, com o GPS desligado mesmo... Escolha uma cidade como ponto de partida, e deixe o resto para o acaso! Até porque uma das melhores coisas da Toscana é comer, comer e comer... e para isso, temos que ter tempo para sentar, relaxar, beber...
Outra coisa, eu ficaria o período inteiro de carro (digo, o período inteiro da Toscana...). Nem imagino como seria fazer aquelas cidadezinhas de trem (nem sei se tem!).
Concordo com a leitora acima que disse que para Siena, pelo menos 1 dia. É fato. Aliás, Siena é uma ótima base para quem quer explorar a Toscana. Eu fiquei entre Siena e Monterrigione (http://www.lacanonicadifungaia.com/) e acho que foi uma escolha certeira.
E se você gosta de vinhos, não esqueça de marcar com antecedência as degustações nas vinícolas. Dica: peça indicações de restaurantes nas vinícolas. Eles vão te indicar pérolas, segredinhos guardados a sete chaves, que você nunca mais vai esquecer... O melhor restaurante que fui na vida foi um indicado pela mocinha da Biondi Santi... o restaurante fica numa cidadezinha chamada Bagno Vignoni, que tem apenas 36 habitantes (ou tinha na época) e ficava ao lado da piscina... Não me lembro o nome, mas ele fica tipo que numa caverna, no subsolo, não tem erro (cidade minuscula, impossivel nao achar...).
Espero ter ajudado.
bjs!

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Dica anotadíssima Carolina!!

Pensei em, como tem trem para Siena, ir de trem. Já que é necessário um dia todo. O que acha? Ou você acha que só o caminho até lá vale a pena alugar um carro?
Você pode também me passar o nome de alguma vinícola que você tenha ido? Quero ver se abre no inverno.... rsrs

Muito obrigada!

Mary
viciadosemcomerbem.blogspot.com

Ana Carolina Garcia
Ana Carolina GarciaPermalink

Oi Marilene!
Hum... não sei responder ao certo sua pergunta! Mas... você vai ficar em Florença, certo? Como Siena é para um dia inteiro, talvez o trem não seja má idéia mesmo não... Se você vai ficar os outros dias de carro, acho que um dia de trem é até legal por ser um programa diferente!
Tem uma estrada na Toscana que é famosa pelas paisagens... Só não consigo lembrar o nome (se alguém aqui souber, me ajudem por favor!). Se não me engano fica bem no meio da regiao de Chianti, e as paisagens são de tirar o fôlego. Se eu não lembrar até a sua viagem, tenta descobrir no seu hotel ou em algum escritório de informações turísticas lá. Vale a pena.
Com relação às vinículas: a minha preferida, com certeza, foi a Biondi Santi. Por varios motivos: 1) Porque o lugar é lindo; 2) Porque eles fazem um Brunello de Montalcino divino; e 3) Porque a mocinha que nos atendeu passou a lua de mel dela no Rio, e quando soube que nós éramos do Rio, nos tratou como reis e até garrafa de brinde nós levamos! Também visitei a Villa Cafaggio (Chianti) e a Conti Costanti (Brunello de Montalcino). Foram ambas boas também.
Se você gosta de vinho, não deixe de visitar a Enoteca Italiana, em Siena. Preços bons, comida excelente e o melhor: eles servem taças de vinhos maravilhosos, ou seja, dá para fazer uma senhora degustação, sem morrer no bolso.
Já que gostou das dicas, vai mais algumas:
- Em Monterrigioni, tem um restaurante que é uma delícia! Se chama Il Pozzo, e foi a melhor carne que comi na Itália.
- Em Florença, se você quiser comer bem e barato num restaurante típico cantina italianona, vá no Il Latini. É super simples, e te faz sentir como italiano, e não como turista.
- Em Montalcino, não deixe de ir no Le Potazzine (outro indicado pelo pessoal das vinículas). Maravilhoso! Comida espetacular e taças de vinhos mais espetaculares ainda. Se prepare para sair "torta"...rs
- Em Pienza, também um restaurante imperdível, Il Rossellino. É um casal de idade que toca o pequeno restaurante, ele cozinha, ela serve, é algo indescritível não apenas pela comida mas também pela emoção de vê-los fazendo o que amam.
E olha, consegui resgatar o nome do restaurante que lhe falei em Bagno Vignoni! Se chama Il Loggiato.
Beijos e se seu puder ajudar em mais alguma coisa, estou às ordens!

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Ana, sua dicas preciosíssimas estão anotadas! Muito obrigada mesmo! Dá pra ver como você gostou de lá e me animou mais ainda! Qualquer dúvida pode deixar que com certeza te procuro novamente! Ótima semana pra você! Abraço!

Bia Mignolo - Viaje no Detalhe

Ana, acho que a estrada que você está falando é a Via Chiantigiana (SR 222 - Strada Regionale 222), a estrada regional que liga Siena a Firenze e faz o "caminho" do Chianti e as S-429 e S-408. Lindas e com curvas sinuosas entre vinhedos, oliveiras e girassóis. E viva a Toscana =)!

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Gente, juro, nem sei como agradecer a atenção de vocês. Todas as dicas estão sendo muuuito importantes! Vou rever completamente meu roteiro, rever o que vou fazer de carro ou de trem, e depois quero mandar de novo pra vocês, para ter a opinião de vocês novamente!!

Ajudaram muito mesmo!!

Abraço!

Mary
viciadosemcomerbem.blospot.com

Andre L.
Andre L.Permalink

Como vc vai ficar um período mais longo, em geral o custo do carro para 5 ou 4 dias é parecido.

Voltando à quantidae de cidades: ao invés de uma lista grande, eu faria assim - uma cidade por dia, e uma na "reserva" caso se chegue lá. De resto, curta o que está pelo caminho. Do contrário, vc vai ficar com aquela pressa de "ah, ainda tem mais 2 lugares pra ir hoje mas já é meio-dia e eu queria tanto almoçar naquele restaurante ali em cima da colina".

Saia de manhã, vá a uma cidade, e a partir do que vc falar lá, estruture o resto do seu dia. Jamais troque o curtir o momento, o espontâneo, por uma lsita de 4 cidades para visitar em um dia. Claro, é sempre bom tem na mão alternativas e um roteiro básico pra não sair andando em círculos, mas nào se prenda a ele.

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Entendido André! Já estou fazendo isso!! Estou colocando, por exemplo, San Gimigniano, se der tempo vamos para Volterra e, se der tempo, Colle Val d'Elsa... Acho que é esse o espírito né? Também estou deixando as cidades menores como as de Chianti e Montalcino, por exemplo, para o final de semana. Abraço e obrigada!

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Sobre a Toscana em pleno inverno e dias mais curtos(29 a 02 janeiro)

Como programar a visita a essas cidades? Ha muito locais parapassear ao ar livre e de dia nao?
Penso em fazer para ir a Siena logo bem cedo e San Gigminiano a tarde, minha base e m Florenca

e se nao for abusar,estarei no Reveillon la em Florenca, sera q poderia programar conhecer Pisa dia 01 de janeiro?
Nao sei se vou subir na torre(acha q estra fechada), mas queira ver o povo na rua...

Andre L.
Andre L.Permalink

Jorge Paulo, até onde eu saiba, a torre não fecha (reveillón não é uma tada toda especial na Europa como é no Brasil).

Praças e outros locais estão sempre abertos de dia. Só pegue leve porque sol, ou melhor, claridade pra valer, você só terá em quantidade limitada de 8h30 até 16h. Então, a receita é ir curtir só uma cidade por dia em bate-e-voltas, e gastar todo o tempo do mundo em restaurantes para jantar.

Há quem, devido ao pouco tempo de sol, adote a filosofia tomat café cedo e comer muito, cabular o almoço e jantar cedo e demoradamente, mas há controvérsias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge Paulo! Vai estar bastante frio, você vai querer se refugiar em cafés sempre que puder.

A Torre não abre no dia primeiro de janeiro.

Não alimente expectativas quanto à noite de Réveillon em lugar nenhum da Europa.

https://www.viajenaviagem.com/2010/08/reveillon-fora-do-brasil-o-que-esperar/

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

MUITO OBRIGADO!

Daniela
DanielaPermalink

Gostria de deixar aqui alguma contribuiçao.
Marilene, dentre algumas das cidades que voce falou, tive pouco tempo mas adorei Lucca. Cidade pequena, super charmosa! nao da vontade de sair de la. E San Gimniano tambem achei incrivel. Fiz Lucca após ir ver a torre de Pisa, que pra mim, que ja estava com overdose de Igrejas, fui la, vi a torre e fui embora pra Lucca e foi perfeito! San Gimniano também é lindo! Va a todos os mirantes, as vistas sao realmente de tirar o folego!
Joao Paulo, Pisa pra mim se resume a torre. é linda, impressiona! Mas nada impressiona mais que a quantidade de gente! a luta para tirar uma foto segurando a torre sem ninguem aparecer com voce!!! kkk Fiz como voce, base em Florença e juntei Siena pela manha e San Gimniano a tarde, mas, fui no verao, dias super longos!
E por favor, nao se esqueçam do imperdivel por do sol na Piazzala Michelangelo!

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Obrigada pela contribuição Daniela!!!

Rodrigo
RodrigoPermalink

Olá a todos! Estarei com minha noiva, em Firenze, entre 14 e 20 de outubro. Pretendemos usar dois dias pra Firenze, um para Pisa e Luca, outro para San Gimignano e Siena, outro para Cinqueterre e outro para uma daquelas regiões que só vemos em filmes ( caminho cercado por árvores, campos, veinhedos e girassóis)!
Dúvida 1: Da pra fazer esses passeios, partindo e retornando à Firenze, de trem ou ônibus?
Duvida 2: para fazer a Via Chiantigiana, só de carro?Alguém saberia dizer, em média, qual valor de aluguel para 1 dia? Podemos deixar reservado já do Brasil?
Gostaríamos de dirigir apenas quando não houver outra boa opção, pois todos os dias passamos mais de 4h no transito maluco de São Paulo!
Contamos com as sugestões de todos!
Um abç,
Rodrigo

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rodrigo! Para passeios a cidades de porte médio o trem é a melhor opção (San Gimignano envolve uma combinação trem + ônibus).

Já para explorar os caminhos da Toscana e os vilarejos encarapitados nos morros, o carro é insubstituível.

Faça a simulação de valores em autoeurope.com , http://www.holidayautos.com e http://www.mobility-online.com .

Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Rodrigo
RodrigoPermalink

Muito obrigado Bóia! Vcs têm nos ajudado muito na "arrumação" de nossa viagem! Gde abço!

Reviajar
ReviajarPermalink

Olá a todos!

Em Fevereiro de 2011 fizemos uma viagem pelo Inverno na Toscana. Publicámos um relato da viagem com dicas no nosso blog. Façam o favor de blogar!

http://www.reviajar.net

Fiquem bem! E boas viagens!

Arnaldo
ArnaldoPermalink

Olá! Adorei o que li por aqui. Vou em abril/2012 a Italia e ficarei 4 dias em Florença como base para conhecer a Toscana. Penso em alugar um carro e conhecer os arredores. O que você sugere de lugares por dia. Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Arnaldo! Se é para alugar carro, o melhor é basear-se fora de Florença. Siena é um lugar mais indicado.

Inspire-se sobre Toscana de carro neste blog:
http://www.giropelatoscana.blogspot.com/

Luciana
LucianaPermalink

Boa tarde!Eu e meu marido pretendemos ir para a Itália em junho de 2011 e ir para Toscana de carro desde Roma.Alguém tem alguma sugestão de roteiro?Se ficarmos em Montalcino, estaremos bem localizados???Obrigada.Aguardarei as dicas....Please, nos ajudem!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Você encontrará muitos roteiros nos comentários anteriores deste post (comece por aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/04/a-toscana-com-a-mari-campos/comment-page-1/#comments )

e também deste: https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/comment-page-1/#comments

Lúcia
LúciaPermalink

Olá Luciana, em 2005 com 4 amigas a gente fez de carro esse trajeto e vale muito a pena, rodamos perto de 5.000 km pela Itália toda, e conheço praticamente toda a Itália, e gosto muito do país, pela comida, pelas paisagens, pelo povo caloroso, arquitetura marcante, tudo encanta em se tratando de Itália.
Considere o que gosta mais, se prefere paz, fique em cidades pequenas, se prefere agito fique em cidades maiores, então como vai começar por Roma, fique ao menos 3 dias, há muito para conhecer, e lembre-se carro em cidade grande é um transtorno, quais cidades quer conhecer? quantos dias disponíveis vc tem??

Franco
FrancoPermalink

Estamos indo 4 casais para italia, de 16 a 26 de maio de 2011. Chegamos em Milão e retornamos de Roma. Estamos pensando em 1 noite em Milão, dia seguinte pela manha, de carro para Veneza, dormimos em Veneza, na tarde seguinte para Florença, onde ficamos 4 dias (bate e volta na Toscana - siena, etc...), dai para Roma ( três dias). Já compramos as passagens e só temos disponibilidade para 10 dias. O que vocês sugerem dentro deste roteiro. Quantos dias em cada cidade?

Jorge Paulo
Jorge PauloPermalink

Acho q, por tudo q li, nao iria de carro e sim de trem
Faezr os bate voltas classicos q ja estao nos textos: Pizza, San girmiggiano, Siena, e Napoles

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Franco! Hospedando-se em cidades grandes, o carro vai ser um estorvo. O carro fica mais útil para zanzar por cidadezinhas toscanas fora do circuito ferroviário, hospedando-se numa cidade pequena ou entre cidades.

O Ricardo Freire vai fazer agora uma grande viagem de carro pela Itália, fique ligado. Volte durante outubro à página principal: https://www.viajenaviagem.com

Lúcia
LúciaPermalink

Olá Franco, uma noite em Milão é pouco, tem que ficar ao menos 1 dia para conhecer a Duomo, Galeria Vittorio Emanuelle, o Teatro La Scala, o Castelo Sforcesco, e um tour pelas ruas, e ainda se tiver tempo dar uma esticada a Comuna di Como que fica no norte de Milão, onde tem o lago de Como que é lindo explorar a região, pegar um barco e chegar até Bellagio que é uma gracinha, carro em Veneza?? lá so tem barcos,nos alugamos um carro em Milão e entregamos para locadora qdo chegamos em Veneza, aí ficamos 1 rdia,se tiver tempo vá a ilha de Murano onde há a fábrica de vidros Murano, e depois pegamos um trem as 18:00 até Florença, e aí pegamos outro carro, eu ficaria 3 dias em Florença, dá pra conhecer bastante coisa, e 2 dias na Toscana, San Geminiano é imperdível, Lucca uma gracinha, Sienna é bonita, Pisa so vale pra fotografar a torre torta, e tem Volterra que é linda, toda medieval, e no período que vocês vão, vão se deslumbrar com os campos floridos de girassóis.

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Pessoal, boa noite!
Já pedi vários conselhos neste blog e gostaria de pedir mais um.
Alguém teria indicação de um restaurante em Roma, para passar a noite de Reveillon?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marilene! Vamos colocar a sua pergunta no Perguntódromo, mas saiba que o Ricardo Freire acha isso um desperdício...

Leia na nossa página de Réveillon:
https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2012

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Eheheh... Eu não havia entendido seu comentário, até ler as matérias....

Entendido!!! Obrigada mais uma vez!

Mary

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Marilene,

Meus pais e eu irmão passaram a virada ano passado nesta festa com Ceia e Brindes e curtiram muito:

http://www.zodiacoroma.it

Somente não esqueça de reservar ou agendar um Taxi para a volta.

Buon Viaggio!!

Marilene Pavan
Marilene PavanPermalink

Obrigada Gustavo!!
Abraco!!
Mary

Andrea
AndreaPermalink

Oi
Adoraria umas dicas,estou indo pra Toscana dia 3-01 2012.
Gostaria de restaurantes, viniculas e saber se nessa epoca eu consigo vizitar alguma plantacao de girassol
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Tudo o que já foi publicado sobre a Toscana no site você encontra por esse link:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana/

No inverno você não vai ver os girassóis, mas pegue outras dicas para aproveitar a sua viagem.

Diana
DianaPermalink

Oi Pessoal,
Ficarei 7 noites na toscana no começo de julho. Vou ficar em uma casa (agriturismo) em Chianti. Vou alugar um carro e pensei no seguinte roteiro:
1: Montepulciano/Pienza/Montalcino
2: San Gimminioano/Lucca/Pisa
3: Cortona/Arezzo
4: Siena
5, 6 e 7: Região de Chianti, procurar novos lugares, almoços demorados em vinícolas, etc...

Será que tem muitas cidades nos primeiros dias? Alguma cidade imperdível que esteja faltando?
Florença não consta no roteiro porque ficarei 3 noites lá antes de ir para Chianti.

Obrigada

Vera
VeraPermalink

Iremos em 13set/2012 a 26 de set/2012 e ficaremos 4 dias Roma.
A ideia é ir de trem de Roma p/ Firenze e alugar um carro em Firenze pois reservamos o hotel Villa Campestri Olive oil Resort- Vicchio,como base, e ficaremos neste hotel 5 dias e depois devolveremos o carro.Ficaremos 3 dias em Firenze p/ conhecer a cidade. Vcs podem dar dica de hotel bem localizado e restaurantes em Firenze.Para aluguar o carro e melhor alugar na hora de desembarcar do trem ou devo fazer antes de viajar?? Vc tem referencia do hotel que reservamos?
aguardo,
Vera

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vera! Estamos ainda desenvolvendo nosso conteúdo próprio sobre Florença e Toscana.

Já há vários posts recentes sobre a Toscana de carro:
https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

Leia sobre hotéis recomendados em Florença:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/hoteis-em-florenca-os-relatos-dos-leitores/

Reserve o carro desde o Brasil, na hora sempre é mais caro. E alugue apenas para o tempo em que passará fora de Florença.

Fique de olho que dentro de no máximo um mês a série da Toscana estará toda publicada.

Gerson Vidal
Gerson VidalPermalink

Estamos indo para a Toscana em Setembro. Vocês podem indicar algum guia turistico que fale Português? Sugerem algum bom hotel em Florença ou alguma cidade próxima a Florença?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gerson! Não indicamos guias por aqui, não. Leia todo o nosso conteúdo sobre Florença e Toscana:

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana