À Toscana, com a Mari Campos

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença -- e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Patricia - Turomaquia
Patricia - TuromaquiaPermalink

Ricardo, o texto é realmente lindo e combina perfeitamente com a paisagem toscana. Pena que só posso ler o que está na Internet snif snif
Beijos

Natalie
NataliePermalink

É lindo relato. Me apaixonei ainda mais pela Toscana.

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Que fofura! Nao bastasse o guru elogiar no twitter, ainda "ganhei" um post!!! Lindo, lindo, lindo. LUV IT,como diria uma amiga wink Ate porque essa eh uma parte da big trip do ano passado que eu quero muito repetir - e ando com ganas de imitar a Rachel Verano e passar um mes numa casinha na Provence, na proxima primavera europeia mrgreen

Como um monte de gente andou me perguntando isso, vou so fazer uma observacaozinha aqui: a edicao online tem praticamente tudo da materia, sim (tem que ir "rolando" as paginas (sao 4, se nao me engano); o unico senao eh que la nao ha diferenciacao de fonte/cor entre os trechos que sao do livro da Mayes e o texto que eh meu mesmo, como na edicao impressa, ta?

Carla
CarlaPermalink

Marizita, li ontem a matéria na VT e AMEI!!! Deu vontade de te imitar... wink

Carmen
CarmenPermalink

Que bonito viagem, Mari! À Toscana é linda e suas dicas "imprescindibles"!!! Bjs a Mari a viajante valente.

Emília
EmíliaPermalink

Mari, estava para te parabenizar pela linda matéria! Aproveito o gancho do Riq, hehe...

Cristina
CristinaPermalink

Ela merece!!! Ela merece!!! wink

Ermesto, o pato
Ermesto, o patoPermalink

Mari

Também adorei a matéria.

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Li a matéria na Viagem e aconselho a aqueles que querem conhecer uma Toscana com menos turistas, fique na região de Greve in Chianti e Panzano e Chianti, terra do Chianti Clássico - o vinho.
Aluguei uma casa por lá, no alto de uma colina, de onde só via a cidadela medieval de Montefiorale e vinhedos...um sonho.
A vantagem é que dá para zanzar pela região já que estava a 32 km de Florença e 34 de Siena, e do lado da SS222, uma estradinha de filme. Isso sem contar os restaurantes dessas cidade e a Antica Macelleria Cecchini em Panzano, onde se come como os reis, a melhor bisteca fiorentina..só penso em voltar!
Senti falta na matéria da cidade de Montepulciano, certamente uma das mais lindas da Toscana.

Alexandre
AlexandrePermalink

Olá Adriana,

Pode dar detalhes dessa casa que alugou? Quanto foi ? Como alugou? Etc....

Obrigado

Mirella
MirellaPermalink

Tem passar isso para a Paulinha, ela estava procurando dicas smile
bjs

Sylvia
SylviaPermalink

ConVnVenção toscana a caminho .. todo munda pra casinha da Mari wink

Mari Campos
Mari CamposPermalink

hahaha do jeito que meu apezinho era minusculo, ia ser uma conVnVencao no minimo... hummmm.... calorosa lol

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Oi Alexandre!
Eu fiquei em uma propriedade chamada Castello di Montegonzi.
É um conjunto de casas construídas onde ficava este castelo, destruído na época da guerra entre Siena e Florença. O atual proprietário (Fabrizio) reconstruiu essas casas dentro das características originais: pedras e mais pedras.´As casas são equipadas e te garanto: não há lugar melhor para curtir a Toscana.
Se vc quizer ver as fotos, entre em contato no meu e-mail adrianaspessoa@yahoo.com.br . Terei o maior prazer em ajudá-lo. Já indiquei esta casa para várias pessoas amigas e elas adoraram. É ideal também para quem tem criança (que é meu caso). Meu filho adorou, principalmente a piscina deliciosa, de frente a Montefiorale.Fomos no verão italiano.
A mágica local do castelo e suas imediações doram essenciais para apreciar um cenário que só conhecia das histórias dos livros infantis - e o cenário rural da Toscana contribuiu com isso com suas parreiras, oliveiras, macieiras e pereiras, sus bosques com cervos, faisões e raposas.
E foi assim que eu, marido e filho nos apaixonamos pela Toscana.
Simples assim!
www.castellodimontegonzi.com

Roberta Ristori
Roberta RistoriPermalink

Lindo texto da Mari Campos sobre a minha amadíssima Toscana! Adorei e quero ter essa matéria impressa e bem guardada! Vc. retratou de um jeito incrível toda a magia da região, parabéns!

Cristina
CristinaPermalink

Adriana,
isso não se faz...Depois de um texto lindo como o da Mari, lido num dia que fiquei ilhada em casa no Rio, ler isso rapidamente na volta do almoço me deixa profundamente deprimida rsrsrs

Vagner
VagnerPermalink

Alguém sabe me dizer se vale a pena deixar a mala grande no guarda volume da estação de trem de Florença e, ao invés de fazer bate-volta para as cidades menores, dormir nelas levando apenas umas roupas na mochila?
Ou o esquema dos bate-volta é o melhor?
Pergunto isso porque eu volto ao Brasil por Florença e, portanto, minha última noite terá que ser lá (eu me hospedaria em Florença no meio da viagem e, depois de visitá-la, deixaria minha mala grande no guarda-volume pra fazer as cidades menores com uma mochila pequena).
O que eu quero evitar é dormir apenas uma noite em diversas cidades carregando mala grande.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem guarda-volumes. Custa uns 14 euros por dia.
http://www.grandistazioni.it/cms/v/index.jsp?vgnextoid=86470fc45fa4b110VgnVCM1000003f16f90aRCRD

Mesmo com mochila, entrar e sair de hotel todos os dias é chato. Veja se as cidades onde você passaria a noite realmente oferecem alguma coisa à noite... ou se você não estaria melhor numa cidade de porte médio como Florença...

Mari Campos
Mari CamposPermalink

Vagner, eu fiz varios bate-e-volta tendo o ape em Florenca como base e achei muito bom. Acho que depende de quanto tempo vc pretende passar nas outras cidades.
E pipols, thanks por tantos elogios eekops: Vcs sao todos fofissimos wink

Vagner
VagnerPermalink

Ricardo e Mari, muito obrigado pelas respostas.

Basicamente, pretendia usar o guarda-volume (o preço é razoável) para dormir em Siena, Cinque Terre e Lucca (que, como está no caminho para Cinque Terre, creio que vale ficar uma noite lá).
Acho que essas cidades valem uma noite, não?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A noite em Lucca eu dispensaria -- dá um pit-stop perfeito entre Florença e Cinque Terre, eliminando um check-in e fazendo você acordar já nas Terre. (Do outro jeito, você acordaria em Lucca, tomaria seu café, iria para a estação, pegaria o trem, chegaria ao seu destino nas Terre, iria até o seu hotel, deixaria a mochila, e só então iniciaria o seu dia. É muito mais bacana quando você pode eliminar toda a parte chata e já entrar direto no filme.

Vagner
VagnerPermalink

Show! Vou adotar a sugestão! Aliás, o que tenho mais feito ultimamente é adotar sugestões suas (fiz uma viagem Maceió/Rota Ecológica maravilhosa) e sugerir o VnV aos amigos que estão para viajar.
Forte abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O depósito de bagagens fica a 100 m da estação e funciona das 10h às 18h
http://www.comune.lucca.it/flex/cm/pages/ServeBLOB.php/L/IT/IDPagina/473

Monica Sousa
Monica SousaPermalink

Que maravilha o texto da Mari Campos. Estive na Toscana ano passado e ver as fotos me recordaram a viagem...Parabéns pela sensibilidade do texto.

Turista per caso
Turista per casoPermalink

Para quem dar um pulinho pela Toscana, em Pisa tem um restaurante Il Campano, delicioso!!!
A cidade de Volterra vale um bate e volta, alabastros belissimos pra trazer de lembrança sem falar que a cidade é linda e ficou conhecida com a serie Crepusculo.
Toda a Maremma é linda, inclusive as ilhas Giglio e Gianutri.
Pra passear e comer bem frutos do mar, nada melhor que Viareggio.
Se a opção não é a costa, tem o monte Verne que da pra fazer trecking com paisagens belissimas e vale muito a pena conhecer Pitigliano, uma cidade toda encravada na rocha pra quem ta na Maremma e quer fazer um bate volta...E se sobrar tempo descer até o lago de Bracciano...Nossa a Toscana é maravilhosa. Procurem saber antes no sites das Sagras, as festas gastronomicas locais, onde a comida é barata e boa..Ja fui pra Festa da Lumaca ( escargot) Da lula na grelha, tem uma muito boa em Chiani que é so de Javali...
Neste site http://www.sagreinitalia.it/ tem toda a programação das Sagras por localização e calendario.
Ah, ja que a estação está chegando, todo ano em Lucca tem um Festival em junho, com bandas e cantores imperdiveis, cheguei até a ver um show de Elton John voz e piano, mas ja passaram por la, U2, Lionel Richie, e vaarios outros imperdiveis, é preciso comprar com antecedencia. Vale a pena porque os shows acontecem numa praça na parte medieval de Lucca, inesquecivel e imperdivel.
Boa viagem e abraços a todos!
ps: se for no inverno, vale esquiar no Monte Cimone, a 2h de carro de Pisa.

Vagner
VagnerPermalink

Alguém saberia dizer se vale a pena visitar alguma estância termal na Toscana?

Denise Mustafa
Denise MustafaPermalink

cheguei na minha casinha ontem e, de surprise, tinha uma VT com a Toscana, brilhando pra mim!
adooooro!

Ana
AnaPermalink

Help!!!!!!
Riq, pelo amor de Deus me ajuda!!! Resolvi ir de repente para a Europa. vou passar 1 semana em Paris com uma tia e depois tenho cerca de 15 dias para rodar a Itália, que ainda não conheço. Vou sozinha, rodar basicamente de trem, talvez carro em algum momento.
Não teria aí um roteiro básico embrulhado com algumas dicas para essa viajante de última hora? Vou começar por Milão, onde tenho uma amiga, então devo ficar por lá e redondezas uns 4 dias. Dá pra fazer todo o resto (Veneza, Verona, Pádua, Florença, Roma, Vaticano, Pisa e afins)? Tenho onde ficar em Palermo, vale a pena esticar até lá? Nuito obrigada desde já!!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sicília só vale a pena com uma semana pelo menos só para a região.

Este post responde a tudoo que você precisa:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Ana
AnaPermalink

Nossa Riq, o roteiro é de sonho!!! Vou ter que dar uma mexida mas muito obrigada mesmo!!! Foi de ENORME ajuda!!! Bjos. Depois conto como foi a viagem.

Ana
AnaPermalink

Riq, olha só como ficou meu roteiro final...
6 dias/ 7 noites: Paris
3 dias / 2 noites: Veneza (2 dias), Verona e Pádua (1 dia)
2 dias / 3 noites: Milão e Lagos (com grandes amigos)
2 dias / 2 noites: Cinqueterre (amei a sugestão, pois não estava nos meus planos iniciais)
4 dias / 4 noites: Toscana (Florença, Siena, Assis, San Gimignano, Pisa) - Talvez não caiba tudo sad
4 dias / 4 noites: Roma, Vaticano e Vesúvio (se der)
3 dias/ 2 noites: Copenhagen e Lünd
1 dia/ 1 noite: Paris e volta ao Brasil
Incluí uma visita rápida a uma grande amiga no sul da Suécia (chegando por Copenhagen), sem grandes propósitos turísticos, mas vai dar pra dar um rolé de 1/2 dia pela capital dinamarquesa e 2 dias e 1/2 no sul da Suécia por umas terras diferentes e muito bonitas (adoro trekking!!!)

Sei que ainda tenho muita coisa pra ver da Itália, mas para uma primeira impressão penso que está de bom tamanho. Um dia eu vou pra Costa Amalfitana, pros Alpes (de onde veio meu bisavô) e para um giro mais bem feito pela Toscana.

Muito obrigada mesmo!!! Se não fosse por você eu estaria bem perdida!!! Bjos

Ana
AnaPermalink

À propósito, se tiver alguma sugestão acerca do meu roteiro, sinta-se à vontade para mexer, afinal de contas, confio mais em você do que em mim. Bjos

Christine
ChristinePermalink

Olá Riq! Você me ajudou muito, no meu roteiro para a Costa Amalfitana, que fiz em 2009, suas dicas foram essenciais para o sucesso da viagem. Há 3 dias resolvi aceitar o convite de um amigo e ir encontra-lo no próximo dia 28 na Itália. Novamente gostaria da sua opinião para o roteiro de última hora que fizemos.

Iremos num casamento de uma amiga brasileira, numa cidade chamada Fabriano, em Ancona. Antes do casamento iremos pra Toscana e depois do casamento para La Spezia-Cinque Terre. A nossa viagem começa por Milão, lugar onde desembarco e encontrarei o meu amigo no dia 28/5. Ficaremos dois dias em Milão ( por mim seguiria direto pra Toscana, mas esse amigo precisa resolver assuntos profissionais). No domingo, 30, seguiremos pra Toscana de carro. A idéia é ficar 5 dias na Toscana, o meu amigo fez uma pré- reserva num hotel em Firenze, li nos seus comentários que o ideal é ficar fora das grandes cidades, para quem está de carro, podemos mudar de hotel.…tem algum para indicar perto de Firenze? Peguei uma dica com o Jorge ( Gira Mundo) da estrada ligando Firenze e Siena, com parada em Greve in Chianti…deve ser muito lindo! Pretendemos conhecer além de Firenze, Piza, Siena, Arezzo, San Gemignano. A matéria da Mari Campos me ajudou muito também. Da Toscana seguiremos para Fabriano, em Ancona, vi no mapa que Assis fica no caminho, sempre tive vontade de conhecer, vou aproveitar a chance. Depois do casamento iremos para La Spezia, onde ficaremos hospedados 5 noites ( de todas as reservas que meu amigo fez no booking, esta é a única que não da pra cancelar), não sei se esta é a melhor opção para ir para o bate-volta pra Cinque Terre, de qualquer forma, não dá mais pra mudar de hotel. De La Spezia retornamos a Milão e em seguida ao Brasil.
Peço desculpas pelo tamanho do post…e desde já lhe agradeço pela sua ateñção.
Com carinho, Christine

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Florenca eh a melhor base para fazer de trem; para fazer de carro, eu sugiro algum hotel no meio do caminho entre Florenca e Siena, perto da estrada A3, que pode ser usada como atalho para ida ou volta. Pesquise Colle di Val d`Elsa.

Christine
ChristinePermalink

Obrigada pela dica, Riq! Vou pesquisar agora mesmo.

CINTHIA RANGEL
CINTHIA RANGELPermalink

Riq,
Volto em outubro para a Itália e, pesquisando no seu site, não achei nada sobre a Bologna. Gostaria de dicas sobre o local e arredores, pois vou passar 05 dias lá!
Att,
Cinthia Rangel.

CINTHIA RANGEL
CINTHIA RANGELPermalink

Muito obrigada pela dica, Riq. Vai ser bastante útil. Vamos passar os 05 dias em Bologna, depois 03 em Roma (é a nossa segunda vez e estamos voltando por causa do show do U2 - espero que o Bono esteja bom até lá!) e, depois, passaremos uma semana na Toscana, em uma vila alugada. A grande coincidência foi que alugamos uma vila de um brasileiro que mora lá, aliás, gaúcho! E tb ficou impressionado com a coincidência, pois ele disse que nunca recebeu brasileiros. Detalhe: tb moramos no RS e, apesar de eu ser carioca, meu marido é gaúcho!

elaine klein
elaine kleinPermalink

Cinthia..vou à Toscana agora em outubro..como foi sua viagem?Tem dicas?Ah!Tb sou carioca casada com gaucho e morando em POA há anos...

Elias Correa Lira
Elias Correa LiraPermalink

O melhor de Toscana são as pequenas cidades (o que não inclui Firenzi). Lucca, San Geminiano, Montalccino, Volterra, Buonconvento, etc, e Cortona. Ah em Cortona tem a Mara, baiana que com seu restaurante faz a melhor comida italiana na Italia. É nossa embaixadora na República de Cortona. Sua função precípua e ajudar os brasileiros a alugar casas nos arredores ou se alojarem economicamente, além das maravilhosas dicas de outlet vinhos e aquela prosa bem da gente. Voltaremos em novembro para colher uvas e aprender aquela receita do seu "vinho da casa" que é melhor que o Brunelo "Biondi Santi". Acredite!!

helena bicudo
helena bicudoPermalink

Elias, como se chama o restaurante da mara em Cortona?
Irei em outubro com meu marido para a Toscana. Vc tem mais alguma dica?
Obrigada, Helena

Clarice R.
Clarice R.Permalink

Pesquisando sobre a viagem que pretendo fazer em maio do ano que vem, em que penso incluir Provence, Roma e Toscana, fiquei pensando se Provence e Toscana não seriam regiões de características muito parecidas? O que acham dessas duas regiões numa mesma viagem?

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Clarice, fiz a Provence e a Toscana na mesma viagem e acho que foi super bacana!! As duas regioes tem caracteristicas proprias e diferentes!!! Na minha opiniao sao duas viagens bem diferentes!!! Vejo em comum a necessidade do carro, a importancia de serem conhecidas no modo mais "slow" possivel e a delicia de conhecer as cidades pequeninas!!! No resto, passando pela comida, pelo estilo das cidades, pelas paisagens, pela populacao, sao experiencias diferentes!!! Acho que vale a pena sim faze-los na mesma viagem, dedicando a elas o tempo que merecem!!! Bom... nao sei se todos vao concordar comigo, mas essa é minha opiniao!!! Abracos

Clarice R.
Clarice R.Permalink

Oi Letícia, obrigada pela resposta. O que você acha de 01 semana em cada região? Que cidades são imperdíveis?

Leticia Greco
Leticia GrecoPermalink

Acho uma semana em cada uma das regioes, um tempo bacana!!!
Cidades imperdiveis na Provence: Roussilon, Gordes, Saint-Remy, Les Baux. Nao deixe de ir em alguma das cidades em dia de feira. Acho que vc pode escolher uma ou duas das cidades maiores, como Avignon ou Aix-en-provence.
Na Toscana: San Gimignano, Assis(mesmo nao fazendo parte oficialmente da Toscana), Siena, a regiao do Chianti. Florença tb e muito legal!!!
Mas nos dois lugares descubra as suas cidades preferidas, se perca nas estradas!!

Ana
AnaPermalink

Oi, Riq!!! Voltei para agradecer as suas dicas. A minha viagem foi Perfeita!!! Tô até planejando voltar no ano que vem. Suas dicas me salvaram!!! Obrigada mesmo.

elaine klein
elaine kleinPermalink

Riq,te escrevi em outro post..falando da minha viagem à Itália em outubro,o que esqueci de falar é que vou da Toscana para Roma e de lá Genova e cinque terra e de genova volto pra milão.A dúviad é quanto a hospedagem na Toscana..vou ficar só 2 dias lá e já conheço Firenze...

elaine klein
elaine kleinPermalink

Ok!Valeu!

Graziela
GrazielaPermalink

Oi Riq, quais locais baratos você indica para se hospedar na Toscana. Estou indo com meu marido no final de Maio do ano que vem e estamos planjenado ficar 3 semanas.
Abraços,

Graziela

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Agriturismo. Escolha algum lugar entre Florença e Siena. Colle di Val d'Elsa tem uma boa posição geográfica.

http://www.turismo.intoscana.it/intoscana2/export/TurismoRTen/index.html

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Graziela,
Estou indo para a Toscana agora em outubro. Aluguei uma casa em Grève in Chianti. Na volta posso te dizer o que achei do lugar, mas, pelo site, parece incrível.
Além do mais, o proprietário é um gaúcho da serra, descendentes de italianos. Acho que isso ajuda e muito nas dicas, até pela facilidade da língua.
Entra no site homeaway e digita o código 641462. Ele tem três apartamentos, de tamanhos diferentes. Escolhemos o de dois quartos, pois iremos eu, meu marido, minha filha, meu pai e minha madrasta.
Dá uma olhada no local e vê o que vc acha.
Descobri que lá tem uma vinícola que serviu de locação para o filme Muito Barulho por Nada.
Vc vai ver que ele inclui como línguas faladas o português. Se entrar em contato com ele, diz que foi indicação da Cinthia e do Alessandro, do RS.
Ah, o preço dele é ÓTIMO! Vamos pagar 520 euros uma semana. Dividindo vai dar 260 euros o casal! Mais barato que qq hotelzinho no Nordeste!
Ab,
Cinthia.

Graziela
GrazielaPermalink

Obrigada Riq pela informação e site. Apenas mais uma pergunta, as viagens de trem que você fala (especialmente na Toscana) são viagens visulamente agradáveis?
Abraços,

Graziela

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Graziela,
Te mandei uma dica no seu post anterior. Dá uma olhada.
Ab,
Cinthia.

Graziela
GrazielaPermalink

Cinthia:

Nossa! Muito obrigada mesmo! Quando voltar mande notícias, deixo aqui meu e-mail para entrarmos em contato: grazielat@gmail.com.
Ótima viagem!

Beijos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A gente superestima o quesito paisagem da janela do trem. Ela é só é estonteante nos roteiros panorâmicos, feitos por trens lentos (leia-se: Suíça).

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Cinthia Rangel,
tenho certeza que você vai amar Greve in Chianti. Já aluguei uma casa lá em uma temporada(e meu marido está lá atualmente)e vou deixar uma dica imperdível:
Restaurante La Castellana, em Montefioralle, uma cidadela medieval que pertence a Greve. A comida é dos deuses...maravilhosa. Não deixe de ir.
Imperdível também é Panzano in Chianti, pertinho de Greve, Badia a Passignano, também perto.
Vc estará a 30 km de Florença e 32 de Siena, unidas pela SS222, uma estradinha muito charmosa.
Aproveite e abraçe a região do Chianti por mim!!!

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Adriana,
Tenho certeza de que vou adorar! Já anotei as suas dicas! De Panzano in Chianti peguei uma dica de um restaurante: a Antica Maccelaria di Cecchini (acho que é assim que se escreve! rsrs) e já reservei vinícolas em Montepulciano e Montalcino.
Estou aguardando apenas a reserva do Vignamaggio, em Grève mesmo, onde foi filmado o filme Muito Barulho por Nada. Vc esteve lá? O lugar, pelo que vi, é lindo!
Já vi até que em uma aldeia da região tem uma festa toscana em um final de semana que estaremos lá. Estou doida para ir!
Seu marido está lá. Pq vc não foi?
Mas pode deixar que abraço a região de Chianti por ti e por todos do VnV.
Ab,
Cinthia.

Adriana Pessoa
Adriana PessoaPermalink

Cinthia,
conheço a Antica Macelleria Cecchini, em Panzano. Se puder, participe do menu degustação que acontece por lá. O Dário Cecchini, o proprietário, é uma figura folclórica. Ele tem um ajudante brasileiro, super simpático, que se chama Cido. Procure por ele, se precisar de alguma coisa.
Vai se hospedar em Vignamaggio? Sabia que lá é a antiga residência da Mona Lisa? Sim. Isso mesmo. Ela era filha (ou esposa) de um poderoso mercador de Florença, e onde é hoje Vignamaggio era a sua residência. Lá é lindo. Fica entre Greve e Panzano.
Não fui para a "nossa" casa na Toscana porque temos um filho de 12 anos, em período escolar, então ficaria difícil para mim. Não tenho plano "B" (onde deixá-lo, alguem para cuidar...etc). Meu marido é médico, tinha uma férias prêmio, milhagens vencidas, meu irmão estava lá...então ele foi só. Mas já estamos planejando outra ida, agora todos juntos...
Caso queira se hospedar em Montepulciano, procure o Albergo Il Marzocco, logo depois da entrada do centro histórico. Para refeições, indico o Borgobuio, deliciosa cozinha Toscana, também em Montepulciano. Amei esta cidade.

Em Montalcino, não deixe de experimentar o Brunello, para muitos, o melhor vinho do mundo. O Rosso de Montepulciano também é muito bom.

Reafirmo a indicação do Restaurante La Castellana, em Montefioralle (vc vai se apaixonar por essa cidade), e a Osteria a Passignano, em Badia a Passignano. Meu marido esteve várias vezes nesses dois restaurantes por esses dias, e ele disse que a comida está cada vez melhor. Enfim, aproveite muito. A região do Chianti é maravilhosa...
Bjs

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Adriana,
Todas as dicas já estão devidamente anotadas! Muito obrigada por todas elas! Só não sei se conseguirei ir a todos os lugares, mas vou fazer o possível para ir ao máximo que der!
Que pena não ter plano B! Aqui em casa, tenho um enteado de 14 anos, mas, felizmente, temos plano B: ele ficará com a avó paterna.
Mas, pelo visto, vc conhece muito bem essa região, né? Fala com uma familiaridade incrível. Quem sabe um dia não chego lá?
Ah, não vou me hospedar em Vignamaggio não. Aluguei uma casa lá tb.
Ab,
Cinthia.

Francisca
FranciscaPermalink

Boa noite. Quero fazer o trajeto Viareggio - Lucca; Lucca - Pistoia; Pistoia - Prato (pernoite); e Prato - Firenze ( 2 noites) de trem. Gostaria de saber se nestas cidades tem porta bagagem nas estações e o ônibus sightseeing para dar uma primeira "olhada" na cidade e depois escolher onde passear.Sairei de Viareggiio pela manhã, irei a Lucca e Pistoia. De Pistoia irei à noite para prato onde pernoitarei; passarei o dia em prato e irei à noite para florença. Meu problema á a bagagem , pois passear com mala não dá. Não consegui em nenhum site das estações saber se tem Guarda volumes para viabilizar o trajeto. Alguém pode me ajudar, por favor?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pesquise por "deposito bagagli". Cidades pequenas não carecem de city tour. Cuidado com o maraturismo.

https://www.viajenaviagem.com/2007/11/abaixo-o-maraturismo/

https://www.viajenaviagem.com/2010/05/cuidado-com-a-sindrome-do-overplanning/

Gabriela
GabrielaPermalink

Prezados!
Chegaremos em Florença de trem de Roma; pretendemos alugar uma carro e seguir pela Toscana. Ou será melhor irmos de trem? Estive vendo um BeB em Lucca. É ruim utilizar Lucca como base (pretendemos alugar um carro). Queríamos ficar no campo mesmo. Nos afastar dos grandes centros. Qualquer sugestão será bem vinda. Teremos três dias na Toscana será que conseguiremos ver em um dia SIENA e SANGEMIGNANO e em outro LUCCA, PISA e VIAREGGIO? O nosso Reveillon será na Toscaca. Abraços e já agradecida pelas dicas;

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você não está querendo se afastar dos grandes centros; você está querendo ver os grandes centros. Uma viagem corrida assim não te dá tempo para apreciar a estrada ou o campo; você vai ter que ir pela auto-estrada. E no inverno os dias são curtos.

https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Carol
CarolPermalink

Por recomendação do Riq fiz minha base na Toscana em Colle di Val d’Elsa, uma cidade pequena pertinho de San San Geminiano, e me apaixonei pelo local! A cidade é muito charmosa e cheia de restaurantinhos gostosos para jantar. Fiquei no hotel Palazzo San Lorenzo e achei um excelente custo benefício. O quarto parece novo, é bem espaçoso com uma cama enorme e todo moderninho.
Em 1 dia eu fiz Pisa, que é bem sem graça, e Lucca que é incrível! Em Lucca recomendo alugar uma bicicleta para passear em cima dos muros, é o melhor jeito de conhecer a cidade.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Oba! Deu certo! A minha indicação de Colle era puramente por logística, não conhecia a cidade. Mas não tem como uma cidadezinha toscana ser roubada, né? smile

Raquel Barqui
Raquel BarquiPermalink

Olá. Esta,os palnejando uma viagem para a região da Toscana para inicio de maio de 2011. Não queremos fazé-la por conta, preferimos entrar numa viagem organizadinha por 12 dias. Já conhecemos Florençc e Veneza mas gostaríamos de voltar e percorrer também outras cidades menores. Poderiam nos indicar algúm site onde acharmos esse produto. Obrigada. Parabéns por permitir que " viajemos pelo mundo" sem precisar sair do Brasil

Lu
LuPermalink

Olá, Riq,
Estou programando a minha viagem de 2011. Parte dela será na Itália - 10 dias na Toscana, Cinqueterre e Umbria, no final de março. O roteiro preliminar é:
1-Florença/Prato/Pistoia/ Cinqueterre
2-Cinqueterre - caminhada
3-Cinqueterre/Portofino/Lucca
4-Lucca/Volterra/San Gimignano
5-San Gimignano/região do Chianti/ Monterrigioni/San Gimignano
6-San Gimignano/Siena/ Montepulciano/Montalcino/Pienza
7-Pienza/Cortona/Lago de Trasimeno/Pienza
8-Pienza/Perugia/Gubbio
9-Gubbio/Assisi/Gubbio
10-Gubbio/Arezzo/Florença
Gostaria, como sempre, dos seus pitacos!
E, se alguém mais tiver alguma dica de pousada, restaurante, passeios, além das que já estão neste post, no texto da Mari e no blog da Roberta, agradeço mto.
Bjs,
Lu

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Lu, não dá para conhecer isso tudo em uma viagem de 10 dias. Está uma verdadeira maratona! Eu sei que os desejos são muitos, mas tente reduzir bastante as cidades, senão você vai passar quase todo o tempo no trem ou carro e não vai conhecer as cidades.

Dri
DriPermalink

O Alessandro está certissimo. Posso dar pitaco nas cidades em que já estive: Lucca eu achei ULTRA decepcionante. A impressão que eu tinha era que a cidade tinha sido "inventada" por algum guia de turismo e, pra piorar, foi o unico lugar onde comi mal em toda a Itália. Volterra é linda, ainda mais se vc curte/assistiu aos filmes da saga Crepúsculo. Mas mesmo quem não se liga em vampiros e que tais não tem como não se encantar pela cidade. San Gimignano também é sensacional e vale muito a pena dormir por ali ao menos uma noite para aproveitar de verdade a cidade, que fica lotadissima durante o dia.

Por último, eu posso ser meio neurótica com isso, mas sugeriria tb que vc se apressasse em reservar carro/hoteis pra não ter surpresas desagradáveis, especialmente em cidades maiores como Florença.

A região de Chianti é enoooorme e eu não sei qual o seu interesse especifico, se em vinhos, patrimonios culturais, paisagens ou tudo junto, então fica difícil dar dicas mais específicas. Castellina em Chianti é um lugar mágico pra mim, mas isso é extremamente pessoal. O que definitivamente não vale a pena é voltar pra San Gimignano se no dia seguinte vc vai para a região de Siena. Eu fiquei num agriturismo sensacional na região rural de Siena e recomendo muito, pq mesmo a partir de lá é bastante demorado até Montepulciano e Montalcino, por conta do limite de velocidade das estradas. E desculpa, mas é ABSOLUTAMENTE IMPOSSÍVEL fazer Siena, Montepulciano, Montalcino e Pienza num único dia. Siena por si só já demandaria no mínimo dos mínimos um dia inteiro...

Alice
AlicePermalink

Lu, Vc vai estar de carro? Porque acho que viagem corrida e carro não combinam...Eu fiz isso quando fui à Sicília e a lembrança que tenho dos lugares é em forma de flashes e de estar o tempo todo cansada. 10 dias dá para fazer uma Toscana básica (só Florença requer no mínimo dois ou três dias inteiros), não para destrinchá-la. Quando fui em 2001 peguei um trem de Roma até Perugia, onde dormi, de lá fui de ônibus até Siena, onde também dormi, e ônibus de novo até Florença fiz outras cidades em esquema de bate-volta. Funcionou maravilhosamente, porque era um período em que eu não estava com vontade de dirigir. Fica a dica: os ônibus são cômodos e vazios, os trajetos são curtos e dá para apreciar a paisagem sem estresse algum. Lucca entra bem num bate-volta de Florença juntamente com Pisa (onde é bom ir primeiro), as duas no mesmo dia.

João
JoãoPermalink

Se for sua primeira vez na Toscana, e o interesse for cultural, eu dedicaria todos os dias a Firenze, pois a cidade é incrível, e seria uma lástima não absorver um pouco do local, pois com 08 dias nem dá para ver/sentir tudo o que há por lá. Boa-sorte!

Carina
CarinaPermalink

Estive em setembro dois dias (3 noites) nas Cinque Terre e confesso que achei pouco...Tem muita coisa linda para curtir, não só pra ver, e dependendo da época o tempo é meio instável, então um dia de chuva e já era...

Rubys
RubysPermalink

Lú,
Quando fui para Toscana segui um conselho do comandante e da tripulação.
Eu ficaria hospedado em Florença e faria bate e volta nas cidades da Toscana.
Nesses bate e volta escolha duas cidades NO MÁXIMO por dia: Não deixe de passar por Siena, San Gemignano (a mais belas de todas na minha opinião), Lucca e Pisa por motivos óbvios. Mas a região esconde outras pérolas belíssimas. É emocionante visitar o túmulo dos pracinhas brasileiros em Pistóia ou tomar uma taça de Brunelo no ponto mais alto na muralha de Montalcino.
Mas por favor, não faça isso correndo. Faça escolhas.
Em Firenze fiquei hospedado no Hotel Duilio (muuuuuito simples, mas limpinho). Procure no tripadvisor ou venere que você vai encontrar.

Lu
LuPermalink

Puxa, gente, super-obrigada pelas respostas!!

Alessandro, já estive na Toscana de bike, de modo que a idéia seria rever alguns lugares e visitar outros novos. Ñ estive no norte - Lucca, Cinqueterre, etc., nem de Pienza em diante. Como já tem mto tempo, talvez um bom começo seja rever o roteiro que fiz, e começar as escolhas/cortes a partir daí.

A intenção agora é escolher as cidades base e qto tempo em cada uma (de preferência ficando mais de 1 noite), p/poder reservar os htls. Depois, a gente pode escolher as cidades c/calma, o que pode inclusive ser mudado ao longo da víagem.

Será que as cidades escolhidas como base seriam indicadas p/os 10 dias? Ou seria melhor cortar alguma coisa das pontas, como Cinqueterre, ou a Umbria (Perugia, Assisi, Gubbio)??

Rubys, ñ vou à Florença, porisso a idéia do bate-e-volta de lá ñ cabe.

Alice, estaremos de carro.

Dri, adoraria se vc pudesse mandar o agriturismo que vc ficou perto de Siena. Eu particularmente ñ me encantei mto c/Siena, de modo que ficar fora dela como base me parece interessante. O Chianti tb é meio mágico p/mim, pois me hospedei em Radda in Chianti, numa vinícola, e foi uma experiência incrível! Passei por várias cidades do Chianti e adorei o "clima", de modo que poderei escolher uma e entrar p/visitar. Quem sabe Castelina in Chianti? Qto à Volterra, fiquei hospedada lá e amei. Era setembro e os moradores fazem uma comemoração de guiarem os turistas pelas mutralhas da cidade à noite, c/luz de tochas. Mas isso ñ foi bom planejamento, foi sorte mesmo!!

Valeu, gente!! E, fiquem à vontade p/continuar c/os pitacos!
Bjs,
Lu

Alice
AlicePermalink

Já fez de bicicleta, que legal! Acho que de carro um agriturismo bem localizado funcionaria muito bem, porque você teria uma hospedagem charmosa - e que por si só já é atração - e poderia visitar as cidades estacionando o carro fora da parte histórica. Até me animei de fazer essa viagem de novo visitando as cidades que deixei de fora smile. Eu amei Perugia (é uma cidade que vale pelo conjunto e não pelas atrações, como Lucca) e acho Assis imperdível.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Também considero Assis imperdível!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Lu, esses dias tenho andado mais offline que online. Minha recomendação é a de sempre -- tentar diminuir o número de bases e o troca-troca de hotéis. Esses posts da Toscana e mais o Itália pra aluna da Carla têm bastantes pitacos acumulados, dê uma olhadinha que vale a pena.

https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Mauro
MauroPermalink

oi Riq e trips,

um help ? Vou estar na Toscana em Maio com parte da minha família e quero levá-los a um restaurante-vinícola no meio dos campos...

vcs podem sugerir algum ?

obrigado, obrigado,obrigado!!

Mauro

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mauro, já almocei na Badia a Coltibuono. Fica no meio do Chianti. É um lugar meio manjado, mas muito bonito.

http://www.coltibuono.com/pagebase.asp?s=80

Vasculhe a caixa de comentário deste e dos outros posts da Toscana que você vai encontrar muitos toques sobre a região já dados.

https://www.viajenaviagem.com/category/toscana

https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Fui agora em outubro. Queria ter almoçado no restaurante da vinícola de Poggio Antico, em Montalcino, mas, infelizmente, eles estavam com o restaurante fechado em outubro.
Pelo que disseram o motivo seria a troca do chef.´
Procura o site de Poggio Antico. O lugar é belíssimo!
Acho que vc vavi gostar!

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Mauro, diga-nos onde será a sua base pois as opções são muitas. Assim pode-se indicar uma próxima de voce.

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Dri,
Eu voltei da Toscana em outubro e tb AMEI Castellina in Chianti, assim como Radda, Greve, Panzano.
Ah, não pode deixar de almoçar ou jantar no Dario Cechini, em Panzano in Chianti. O lugar é incrível e a comida, ótima.

Achei uma verdadeira maratona o seu roteiro!
Fui duas vezes para a região da Toscana. A primeira fiquei apenas em Firenzi, pois queria muita cultura.
Da segunda, agora em outubro passado, queria curtir a natureza mesmo e me hospedei em Greve in Chianti.

fabiane
fabianePermalink

Mauro,

jantei com meu marido no Castello Banfi, que eh uma vinicola perto de montalcino, produtor do tradicional e maravilhoso brunello

sem brincadeira... foi o melhor jantar da nossa vida! menu degustação, 5 pratos, cada um harmonizado com um vinho da propria vinicola... um lugar liiindo... tanto a vinicola, qto o restaurante...

o menu fixo saiu por 75 euros por pessoa e valeu cada centavo! ate hj a gente lembra daquele jantar com agua na boca! fomos em out/10.

fica a dica... eu sou fa de carteirinha do Brunello... entao, foi perfeito!

ah! tive que fazer a reserva aqui no brasil e passar o numero do cartao de credito...

outra vinicolaa que visitamos foi a Poggio Antico, perto de montalcino tb... e estava para inaugurar um restaurante com chef super renomado... vale a pena dar uma olhada...

Maria das Graças
Maria das GraçasPermalink

Riq, a Abadia a Coltibuono pode ser manjada mas tem uma deliciosa cozinha e o local é o paraíso. Chegamos lá por acaso às 14 hs, mortos de fome, e era o único local aberto. Radda e Gaiole in Chianti estavam na hora da sesta, ora, pois ninguém é de ferro. Depois de perguntamos onde encontraríamos um local para comer nos indicaram um restaurante no lugar tal e ai seguimos a indicação e lá chegamos na Abadia. Fomos os últimos da lista. Mas valeu à pena.