À Toscana, com a Mari Campos

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença — e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

cheguei na minha casinha ontem e, de surprise, tinha uma VT com a Toscana, brilhando pra mim!
adooooro!

Alguém saberia dizer se vale a pena visitar alguma estância termal na Toscana?

Para quem dar um pulinho pela Toscana, em Pisa tem um restaurante Il Campano, delicioso!!!
A cidade de Volterra vale um bate e volta, alabastros belissimos pra trazer de lembrança sem falar que a cidade é linda e ficou conhecida com a serie Crepusculo.
Toda a Maremma é linda, inclusive as ilhas Giglio e Gianutri.
Pra passear e comer bem frutos do mar, nada melhor que Viareggio.
Se a opção não é a costa, tem o monte Verne que da pra fazer trecking com paisagens belissimas e vale muito a pena conhecer Pitigliano, uma cidade toda encravada na rocha pra quem ta na Maremma e quer fazer um bate volta…E se sobrar tempo descer até o lago de Bracciano…Nossa a Toscana é maravilhosa. Procurem saber antes no sites das Sagras, as festas gastronomicas locais, onde a comida é barata e boa..Ja fui pra Festa da Lumaca ( escargot) Da lula na grelha, tem uma muito boa em Chiani que é so de Javali…
Neste site https://www.sagreinitalia.it/ tem toda a programação das Sagras por localização e calendario.
Ah, ja que a estação está chegando, todo ano em Lucca tem um Festival em junho, com bandas e cantores imperdiveis, cheguei até a ver um show de Elton John voz e piano, mas ja passaram por la, U2, Lionel Richie, e vaarios outros imperdiveis, é preciso comprar com antecedencia. Vale a pena porque os shows acontecem numa praça na parte medieval de Lucca, inesquecivel e imperdivel.
Boa viagem e abraços a todos!
ps: se for no inverno, vale esquiar no Monte Cimone, a 2h de carro de Pisa.

Que maravilha o texto da Mari Campos. Estive na Toscana ano passado e ver as fotos me recordaram a viagem…Parabéns pela sensibilidade do texto.

Ricardo e Mari, muito obrigado pelas respostas.

Basicamente, pretendia usar o guarda-volume (o preço é razoável) para dormir em Siena, Cinque Terre e Lucca (que, como está no caminho para Cinque Terre, creio que vale ficar uma noite lá).
Acho que essas cidades valem uma noite, não?

    A noite em Lucca eu dispensaria — dá um pit-stop perfeito entre Florença e Cinque Terre, eliminando um check-in e fazendo você acordar já nas Terre. (Do outro jeito, você acordaria em Lucca, tomaria seu café, iria para a estação, pegaria o trem, chegaria ao seu destino nas Terre, iria até o seu hotel, deixaria a mochila, e só então iniciaria o seu dia. É muito mais bacana quando você pode eliminar toda a parte chata e já entrar direto no filme.

    Show! Vou adotar a sugestão! Aliás, o que tenho mais feito ultimamente é adotar sugestões suas (fiz uma viagem Maceió/Rota Ecológica maravilhosa) e sugerir o VnV aos amigos que estão para viajar.
    Forte abraço.

Vagner, eu fiz varios bate-e-volta tendo o ape em Florenca como base e achei muito bom. Acho que depende de quanto tempo vc pretende passar nas outras cidades.
E pipols, thanks por tantos elogios 😳 Vcs sao todos fofissimos 😉

Alguém sabe me dizer se vale a pena deixar a mala grande no guarda volume da estação de trem de Florença e, ao invés de fazer bate-volta para as cidades menores, dormir nelas levando apenas umas roupas na mochila?
Ou o esquema dos bate-volta é o melhor?
Pergunto isso porque eu volto ao Brasil por Florença e, portanto, minha última noite terá que ser lá (eu me hospedaria em Florença no meio da viagem e, depois de visitá-la, deixaria minha mala grande no guarda-volume pra fazer as cidades menores com uma mochila pequena).
O que eu quero evitar é dormir apenas uma noite em diversas cidades carregando mala grande.

Adriana,
isso não se faz…Depois de um texto lindo como o da Mari, lido num dia que fiquei ilhada em casa no Rio, ler isso rapidamente na volta do almoço me deixa profundamente deprimida rsrsrs

Lindo texto da Mari Campos sobre a minha amadíssima Toscana! Adorei e quero ter essa matéria impressa e bem guardada! Vc. retratou de um jeito incrível toda a magia da região, parabéns!

Oi Alexandre!
Eu fiquei em uma propriedade chamada Castello di Montegonzi.
É um conjunto de casas construídas onde ficava este castelo, destruído na época da guerra entre Siena e Florença. O atual proprietário (Fabrizio) reconstruiu essas casas dentro das características originais: pedras e mais pedras.´As casas são equipadas e te garanto: não há lugar melhor para curtir a Toscana.
Se vc quizer ver as fotos, entre em contato no meu e-mail [email protected] . Terei o maior prazer em ajudá-lo. Já indiquei esta casa para várias pessoas amigas e elas adoraram. É ideal também para quem tem criança (que é meu caso). Meu filho adorou, principalmente a piscina deliciosa, de frente a Montefiorale.Fomos no verão italiano.
A mágica local do castelo e suas imediações doram essenciais para apreciar um cenário que só conhecia das histórias dos livros infantis – e o cenário rural da Toscana contribuiu com isso com suas parreiras, oliveiras, macieiras e pereiras, sus bosques com cervos, faisões e raposas.
E foi assim que eu, marido e filho nos apaixonamos pela Toscana.
Simples assim!
http://www.castellodimontegonzi.com

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito