Charada da 6a.: mais um trailer

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Charada de 23 de abril de 2010

E, naquilo que está se tornando um padrão para as sextas-feiras, aí vai mais uma charada ligada ao assunto sobre o qual estou escrevendo para a minha página no Estadão da terça que vem.

Acho que vocês vão matar rapidinho, mesmo sem dicas. Mas estou interessado mesmo é nas informações adicionais. Eu, por exemplo, tinha uma idéia equivocada sobre esse lugar até preparar esta charada. Pensava que era ligado a pessoas da mesma família de uma certa nacionalidade, mas na verdade sua fama advém originalmente de uma pessoa só, e de uma nacionalidade diferente.

Leva a posse temporária do Troféu da Bóia quem desvendar que lugar é esse e qual é o mal-entendido que cerca o folclore pelo qual é famoso?

Charada de 23 de abril de 2010

3, 2, 1, valendo!

RESPOSTA:

[caption id="attachment_10746" align="alignleft" width="120" caption="ELDER"]ELDER[/caption]

Descobri mais uma coisa com essa charada. Descobri que só eu achava que Bela Adormecida era uma história original dos irmãos Grimm. Fiquei chocado quando, ao pesquisar sobre a história para ver se achava alguma pista que não entregasse o jogo de cara, achei a informação de que o autor da historinha era do francês Charles Perrault -- que, diz a lenda, teria se inspirado no Château d'Ussé para criar o castelo da Bela. Mas como a confusão com os irmãos Grimm (que adaptaram a história de Perrault) não apareceu nos comentários, então acho que uma parte do enunciado da charada dançou. A minha falta de cultura de contos de fadas, porém, não tira o brilho do Elder, que desvendou a charada aos 4 do primeiro tempo e leva o Troféu da Bóia (o cara é bom de castelos; por pouquinho não tinha levado a charada do castelo de Guimarães, duas semanas atrás). Logo depois, ao mesmo tempo, o Igor e o Léo Luz trouxeram a informação do Charles Perrault e da Bela Adormecida, e a Sylvia fez campanha pelo fim do repasse dos contos de fadas de mãe para filha, no que foi imediatamente apoiada pela Lucia Malla. (Mais tarde ainda chegou o pra dizer que é o castelo de Belo Monte em Rometta, haha). Antes de me despedir, porém, preciso revelar que nem o trabalho de Charles Perrault foi original -- dois séculos antes um italiano, Giambattista Basile, tinha escrito um conto muito parecido. Ou seja: no fim das contas, o Château d'Usseau não pode ser o castelo que inspirou a história da Bela Adormecida; o castelo da Bela Adormecida deve estar na Itália... De todo modo, parabéns, Elder! Semana que vem tem mais!

62 comentários

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Não faço a menor idéia ,mas parece de brinquedo , me lembrei de Madurodam wink

diogo
diogoPermalinkResponder

putz... não sei. mas já que, aparentemente sou o primeiro, chutaria em... somewhere around polônia?

Paulo Torres
Paulo TorresPermalinkResponder

Parece ter umas bandeiras alemãs... Seria aquele castelo no alto de Heidelberg?

Elder
ElderPermalinkResponder

Castelo de Ussé, Loire.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Perdi por 2 minutos, fiquei tentando lembrar o nome. Qdo postei vi q vc foi mais rápido. Super unfair ahahahahah

Elder
ElderPermalinkResponder

Foi minha vingança pós-castelo de Guimarães, quando eu pensei durante 2 minutos e perdi! haha

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

No Loire, o castelo q inspirou o Cendrillon (acho q é assim q escreve)

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Quem tiver olhos de lince vai matar o nome ao lado da placa stop eekops:

Priscila (Inquietos)

É o castelo da Cinderela! Acertei? Ganhei a bóia?

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

É da A Bela Adormecida ! smile

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Não é da Cinderella. É da Bela Adormecida. (Isso se for realmente o Ussé.)

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Se o Elder não matou a charada, o arquiteto foi o mesmo.

diogo
diogoPermalinkResponder

é, deu elder na cabeça. ando vendo muito filme de segunda guerra pra ter dado um chute polonês smile

Eduarda
EduardaPermalinkResponder

Romênia?

Igor
IgorPermalinkResponder

Wikipédia diz que "Ussé possui um quarto Real, apesar de nunca ter acolhido um rei. Os aristocráticos proprietários de palácios eram obrigados a ter um destes quartos nas suas residências, uma vez que o rei poderia chegar a qualquer momento enquanto estava em passeio, necessitando de usufruir da sua hospitalidade. Embora esta sala nunca tenha sido usada, contém belas peças de mobiliário do século XVIII e as paredes ainda estão cobertas com o forro de seda original. Outras áreas específicas são a sala de espera, com uma grande colecção de armas, e a galeria, com tapeçarias antigas."

Além disso, segundo o site, Ussé "inspirou Charles Perrault (1628-1703) a escrever o famoso conto A Bela Adormecida".

Num primeiro instante eu pensava que era uma das maquetes do Mini Mundo, em Gramado... smile

Léo Luz
Léo LuzPermalinkResponder

Não será uma surpresa que a graça mágica deste castelo inspirou a "Bela Adormecida", conto de Charles Perrault, nem que Chateaubriand, amado pela bela dona do castelo, lá escreveu. Mas a morada abriga preciosos objetos de arte, tapeçarias de Teniers (família de pintores holandeses) e cerâmicas de Faenza, por exemplo

Localização:
25 km à oeste da cidade de Tours, às margens do rio Indre, afluente do rio Loire

Fonte: http://www.terezaferrariviagens.com.br/cast_usse.html

Léo Luz
Léo LuzPermalinkResponder

hoho smile
Essas "pincesas" ...
Vale a visita! Vambora?

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

No dia em que as mamães pararem de contar estórias de belas-adormecidas e cavalos-brancos para as meninas ou , se ao lerem o conto, explicarem a diferença fundamental em História e Estória,
as relações e expectativas entre homens e mulheres serão bem mais próximas do mundo real #prontofalei

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Falou tudo, Sylvia! smile smile

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

Sylvia e Lucia
Desculpem lá, mas sem castelo, Bela Adormecida, reis bondosos, confusos e fracos, fadas rancorosas, bruxas impiedosas, madrastas dominadoras, fusos enfeitiçados, sonos seculares, princesas sonsas, lindas e aparentemente ingênuas,mas valentes que só, cavalos brancos e príncipes virtuosos e entediados, sem tudo isso e florestas impenetráveis, pontes e fontes, grutas e ruínas, lagos e campinas, simplesmente não dá!
No dia em que as mães pararem de contar essas velhas, perversas, absurdas, lindas e fantasiosas histórias, o mundo real vai ficar tão...
real, ai de nós!!
Se vale a visita, Leo? Vambora!!

Odila
OdilaPermalinkResponder

Ah, mas os contos de fadas já mudaram muito!! Hoje em dia as mocinhas querem matar dragões!! Vide o lindo desenho "Como treinar seu dragão".

Já quanto aos termos utilizados, na nossa lingua só existe um.
Da wikipedia:
"Estória é um neologismo proposto por João Ribeiro (membro da Academia Brasileira de Letras) em 1919, para designar, no campo do folclore, a narrativa popular, o conto tradicional[1].

Alguns consideram o termo arcaico, por ter sido encontrado também em textos antigos, quando a grafia história ainda não havia sido consolidada na língua portuguesa[1][2].

O termo acabou por não ter uma aceitação generalizada, não figurando nos dicionários portugueses e apenas em alguns brasileiros[3]. Apesar de ter sido usada na linguagem coloquial, o termo nunca figurou na norma culta.

O Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa Caldas Aulete classifica o termo como brasileirismo, afirmando que a palavra foi proposta, mas deve ser usada a forma história".

Bem, eu não acho que seja nem neologismo, nem brasileirismo. É um copismo mesmo!! Mais uma tentativa de imitar a lingua inglesa que, essa sim, possui as duas formas, History (sempre com letra maiúscula) e story. Na nossa linda lingua isso não existe.

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Vale do Loire 3ª no Estadão, oba!!!!

marcelo
marceloPermalinkResponder

É o Château d'Ussé, no Vale do Loire, conhecido como o Chateau de la Belle au bois dormant, e serviu de modelo para o Castelo da Cinderela da Disney.

É o melhor que posso fazer.

abraço!

Daniele
DanielePermalinkResponder

O castelo que inspirou o da Disney não foi o castelo na Alemanha?

Aline
AlinePermalinkResponder

Isso mesmo Daniele, o castelo q inspirou o da Disney foi o newschwainstein na Alemanha! Lindo, por sinal!!!!!

Luis
LuisPermalinkResponder

Tá ficando até sem graça, tinha que ter umas charadas mais difíceis pq eu não tenho como ficar o tempo todo com o blog aberto aqui no trabalho.

Zé
PermalinkResponder

Eu acho que é o castelo de Belo Monte em Rometta.

Sem brincadeira, o certo é: Castelo de Alnwick em Northumberland usado como dublê de corpo para Hogwarts no filme de Harry Potter.

O Riq vai escrever no Estadão uma matéria sobre a nova atração do parque da Universal em Orlando que vai ser inaugurada agora em Junho: "The Wizarding World of Harry Potter" #Prontodedei mrgreen

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

Château de Amboise?!!

Ora muito bem, acaso seja, seguem alguns pormenores de sua história formidável:

Situado em Amboise, França, foi construído no alto de um rochedo, às margens do rio Loire.
Comte d´Anjou recebeu esta dádiva como reconhecimento por sua bravura, nas terríveis batalhas contra os normandos, em 853. Recebeu, em seguida, o título de Senhor de Amboise.

Sugiro que conheçam o restante dessa intrigante história, seja este ou não o castelo em questão.

Bom feriado aos amigos!

Beto
BetoPermalinkResponder

Bom feriado? shock aonde?

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

No Rio, Beto. De janeiro, fevereiro, março e abril, uma festa sem fim. E a cidade está mesmo tomada de exposições, peças de teatro, shows, música e dança para todos, em toda parte, na "Viração Carioca", um evento bem bacana que acontece até domingo.Hoje, vc sabe, é dia de São Jorge. Salve, Jorge!

Célio Cavaca
Célio CavacaPermalinkResponder

O castelo, chamado Neuschwasntein, começou a ser construído pelo rei Ludwig II da Baviera (sul da Alemanha) em 1869 e nunca ficou pronto.

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

O mal-entendido, pois!!!

Se o Castelo havia sido doado generosamente ao ilustre Comte d´Anjou, a parte externa das muralhas pertencia a Charles de Chauve. Somente depois de muitas disputas de poder e influência no Vale,em 1107, precisamente, Amboise ganhou o título de cidade e Hughes I tomou posse do Château e de Amboise.

O belo Castelo permaneceu na família até 1422, quando foi herdado por Luiz d´Amboise, que foi companheiro de Joana d´Arc, imaginem!, nas terríveis e insensatas lutas contra os ingleses, até que fossem expulsos definitivamente da França.

Mais tarde,a Coroa Francesa assumiu o Castelo e a cidade, transformando-os em Vila Royale. Durante 150 anos, o Châteu d´Amboise foi a residência preferida dos reis.

Eu não conheço o Château D´Amboise, ai de mim! Ao retornar à França, estando eu, dias e dias de alguma adorável luminosa primavera, no Vale do Loire, seguirei atentamente as dicas lá do viagensimagens.com:

Para se ter a vista mais linda do vale,com suas flores e ruelas infinitas, é preciso dirigir-se sem demora ao Balcon des Conjures, a Tour Heurtault ou a Tour Minimes.
Registrado está.
Boas viagens e até 6a.

Tanylle
TanyllePermalinkResponder

N pode ser na França, como falaram tem uma placa STOP, e em frances seria ARET, pelo menos aqui em Quebec é assim!!

Talvez alemanha msm!

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Em toda a União Europeia a sinalização de "PARE" é padronziada com STOP, inclusive na França.

Guilherme Lopes

Veja só!

; )

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

E alguém sabe que língua é essa na placa de "Stop" no meu avatar? =)

Elder
ElderPermalinkResponder

Essa é quase fácil, gabebritto. Laos!

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Elder está humilhando...

gabebritto
gabebrittoPermalinkResponder

Bingo!

FH
FHPermalinkResponder

Bem, parece algum lugar do leste europeu ou escócia... com certeza Walt Disney se inspirou nessas fotos para fazer o castelo da cinderela.

Abs

FH

PS: vc recebeu um Premio Dardos no meu Blog.
http://www.route777.com.br/2010/04/and-dardos-goes-to.html

Tati Akamine
Tati AkaminePermalinkResponder

Hohenzollern Castle?

Alessandra Fiorini

Gente, todo mundo errou. É o castelo do Edmar Moreira. wink

Célio Cavaca
Célio CavacaPermalinkResponder

Trip.....se eu ganhar eu quero fazer discurso de Miss.!!!!!

George
GeorgePermalinkResponder

castelo de Ussé.No seculo XV a familia de Bueil manda construir um castelo muito semelhante,pela concepção técnica,ao de Langeais.Jean du Boeil,um dos principais capitães de Carlos VII,já havia reconstruído Montresor,onde morreu em 1477.Seu filho Antoine cedeu a castelania a Jacques d'Espinay em 1485.Ele havia deixado escrito em seu testamento que fosse construida uma capela na parte oriental do castelo.Carlos seu filho,e Lucrece de Pons,sua nora,respeitaram os seus desejos de 1523 a 1535.Posteriormente em 1659 a terra é comprada pelo marques de Valentinay.Para abrir para o vale as 3 alas do castelo,manda suprimir a ala norte.
O castelo pertence,posteriormente,ao duque de Montbazon,ao Monsieur de Chalabre,à duquesa de Duras,à condessa de La Rochejacquelin que o deixou para seu sobrinho,conde de Blacas,cujos descendentes sao ate hoje seus proprietários.Charles Perrault teria se inspirado nele para o conto A Bela Adormecida(george0007@uol.com.br)

Angélica
AngélicaPermalinkResponder

Bien sûr!!!

Belíssimo castelo! o mais lindo dos contos! Ótimo mal-entendido!
Salve, Ge/Jorge!Era mesmo o seu dia!
Outra grande charada.O que aprendi sobre castelos nessas últimas horas...Uma viagem! Adorei!

Célio Cavaca
Célio CavacaPermalinkResponder

Isnifith....Isnifith...sad

marcio nel cimatti

Parece um, lembra o outro.....

flavia soares
flavia soaresPermalinkResponder

minha primeira impressão foi Amboise, sem muita convicção...

Arthur | Agora Vai

Castelo de Neushcwanstein no Minimundo em Gramado.

Isabel
IsabelPermalinkResponder

Parece muito com o Chateau D´Amboise, no Vale do Loire,na França.

Rodrigo
RodrigoPermalinkResponder

Irlanda ... Kylemore ... Ganhei!!!!!!!!!!!!

Alessandra Fiorini

Gente,
Não é Amboise não. Amboise não tem esta florestona atrás, tem um monte de casinhas na frente, pelo que entendi tem uma pontezinha na primeira foto que não existe em Amboise, e na segunda foto este muro também não existe em Amboise, pois logo perto dos muros há casas e uma rua estreita, não como esta que aparece na foto. Apesar das torres lembrarem as torres de Amboise, não é lá não.

Tania Janin
Tania JaninPermalinkResponder

Castelo de Neuschwanstein, Alemanha. Construído pelo rei Ludwig 2º, reza a lenda que W. Disney se inspirou nele em suas criações.
Será que acertei???????????
Tenho um prato de parede exatamente igual a foto, e atrás consta o nome do castelo.
Bjs

flavia soares
flavia soaresPermalinkResponder

parece que o elder levou a bóia mesmo...

FRan
FRanPermalinkResponder

Ussé com certeza. O Elder levou grin

Ricardo Freire

Charada resolvida! Vencedor proclamado! Parabéns, Elder!

josé alves
josé alvesPermalinkResponder

Château d’Ussé com certeza ,mas eu fui até lá e esse é o pior castelo para se visitar,por favor não vale a pena, é caro,mal cuidado,e tem uns bonecos(manequins)fantasiados em casa sala que mais parece um filme de terror, fui lá na minha lua-de-mel em Outobro 2009,não recomendo,o mais belo de todos é realmente Villandry

Ricardo Freire

Como você pode ver pelas fotos, só passei por fora smile

Fran
FranPermalinkResponder

E eu que fiquei quase louca procurando a tal da confusão entre a história dos 2 castelos, poxa Riq! grin

marcelo
marceloPermalinkResponder

NA vez em que fui lá, também só passei por fora, por isso foi fácil reconhecer a foto...

O Chateau d'Usse foi um dos castelos que inspiraram Walt Disney a criar seus castelos.

Matt
MattPermalinkResponder

Ussé com certeza. O Elder levou grin

Sarah
SarahPermalinkResponder

NA vez em que fui lá, também só passei por fora, por isso foi fácil reconhecer a foto...

O Chateau d'Usse foi um dos castelos que inspiraram Walt Disney a criar seus castelos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar