Como aproveitar o ‘inverno’ do Nordeste

Praia do Toque, maio de 2008

As chuvas torrenciais da semana passada no norte da Bahia e em Sergipe lembram o que muita gente nem sabe que existe: a estação das chuvas no Nordeste.

Passado o verão, o tempo fica instável por alguns meses.

No Ceará, no Maranhão e no Piauí o pior das chuvas, no caderninho, vem entre março e maio. O verão volta em cartaz em julho.

Do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte, o inverno pode ir até julho ou agosto.

(O sul da Bahia — Porto Seguro pra baixo — tem um clima diferente, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, e pequenos picos entre março/abril e outubro/novembro).

Isso significa que, indo agora para o Nordeste, você não vai conseguir pegar praia? Nada disso.

O que você precisa saber que é provável que chova um pouco todos os dias — ou várias vezes ao dia. Mas também costuma haver aberturas prolongadas de sol.

Dá para perder um ou outro dia de praia? Dá. Mas também dá pra pegar dias inteiros de estio.

Meus pitacos para aproveitar o Nordeste nesta época:

1) Fique direto na praia específica que você quer curtir. Desta maneira você pode aproveitar as aberturas de sol imediatamente.

2) Evite bate-voltas e passeios a praias distantes. Mais chato do que pegar um dia nublado/chuvoso é viajar duas horas até uma praia e não aproveitar. Não é o momento de pegar um carro e entrar em todas as praias entre Recife e Maceió; é o momento de escolher uma pousada ou hotel pé-na-areia e sossegar o facho.

3) Encare como uma viagem de descanso. Para isso essa época é perfeita. O calor é menos pronunciado, o clima leva a ler bons livros, dormir bem. Use o esconde-esconde do sol como uma oportunidade para fazer uma viagem num ritmo diferente das suas últimas incursões nordestinas.

Foto: Praia do Toque, São Miguel dos Milagres (AL), maio de 2008.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

180 comentários

Estou com passagens compradas para Natal para a última semana de junho, a intenção mesmo é parar em S Miguel do Gostoso, será muuuita roubada?
Qual vc escolheria entre Galinhos e S Miguel? Já que é para sossegar num lugar, que o lugar seja o melhor! =))
Se alguém mais for se aventurar por aquelas bandas, me dá um help aí!!! Please!

    Eu gosto beeem mais de Galinhos: a água é azul, em Gostoso não é. Gostoso é mais para fazer wind/kite.

    O oeste do RG do Norte regula mais com o Ceará, no fim de junho já tá no finzito do inverno. Além do mais, essa micro-região é desértica, registra o menor índice pluviométrico do litoral brasileiro.

Ir para maragogi na ultima semana de julho portanto não é uma roubada total? Da para curtir boa parte do tempo estou pensando em ficar no miramar maragogi. Se alguem foi por lá em julho agradeceria conhecer suas experiencias.

    O pior das chuvas é em maio/junho. Julho não é roubada não; só conte com a possibilidade de chover um pouco todos os dias. O hotel é pé-na-areia.

Essa dica é perfeita. Em raríssimas ocasiões eu vi muitos dias seguidos de chuva.

Vou para os Lençóis e Jericoacoara na segunda quinzena de maio.
O objetivo é exatamente descansar e fazer tudo que envolva o ÓCIO.

Agora, se começar a chover além da conta, eu faço um telefonema pro dono da bóia que eles não hão de negar um pedido de gente assim tão entendida.

;]
Ana

Ano passado, no meio de maio me mandei pra Salvador. Uma semana antes de chegar a cidade estava em todos os noticiários por causa da chuva que tinha parado a cidade. MAs eu não podia adiar a iida, era um congresso onde eu ia apresentar um trabalho.

Em Salvador era exatamente assim, chuva indo e vindo toda hora. nos ultimos 3 dias arrisquei ir pra Morro de São Paulo e me dei bem: cheguei em baixo de chuva, mas ela apssou logo depois e não choveu os outros 3 dias seguidos… maravilhoso…

No ano até agora tem chuvido abaixo do normal em todo o trecho do litoral brasieleiro acima de Natal (até o Amapá), entre Natal e Alagoas também não está ruim, nas últimas semanas as chuvas tem se concentrado entre SE e BA, no Rio de Janeiro o tempo melhorou bastante e esta semana trará uma boa oportunidade pegar praia com o sol mais fraco e a água menos congelante do que no carnaval, quando o mar na Barra da Tijuca mais parecia um posto avançado da Antártida.

Já fui 4 vezes em julho para a praia do toque e em todos os dias deu para pegar um pouco de praia, às vezes o dia inteiro. É verdade, para descansar não tem melhor.

Iuhuuuu! Tamo saíndo pra lá daqui a pouquinho… o plano é ficar parado em Tamandaré e Japaratinga, só na lenta 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito