Como aproveitar o ‘inverno’ do Nordeste

Praia do Toque, maio de 2008

As chuvas torrenciais da semana passada no norte da Bahia e em Sergipe lembram o que muita gente nem sabe que existe: a estação das chuvas no Nordeste.

Passado o verão, o tempo fica instável por alguns meses.

No Ceará, no Maranhão e no Piauí o pior das chuvas, no caderninho, vem entre março e maio. O verão volta em cartaz em julho.

Do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte, o inverno pode ir até julho ou agosto.

(O sul da Bahia — Porto Seguro pra baixo — tem um clima diferente, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, e pequenos picos entre março/abril e outubro/novembro).

Isso significa que, indo agora para o Nordeste, você não vai conseguir pegar praia? Nada disso.

O que você precisa saber que é provável que chova um pouco todos os dias — ou várias vezes ao dia. Mas também costuma haver aberturas prolongadas de sol.

Dá para perder um ou outro dia de praia? Dá. Mas também dá pra pegar dias inteiros de estio.

Meus pitacos para aproveitar o Nordeste nesta época:

1) Fique direto na praia específica que você quer curtir. Desta maneira você pode aproveitar as aberturas de sol imediatamente.

2) Evite bate-voltas e passeios a praias distantes. Mais chato do que pegar um dia nublado/chuvoso é viajar duas horas até uma praia e não aproveitar. Não é o momento de pegar um carro e entrar em todas as praias entre Recife e Maceió; é o momento de escolher uma pousada ou hotel pé-na-areia e sossegar o facho.

3) Encare como uma viagem de descanso. Para isso essa época é perfeita. O calor é menos pronunciado, o clima leva a ler bons livros, dormir bem. Use o esconde-esconde do sol como uma oportunidade para fazer uma viagem num ritmo diferente das suas últimas incursões nordestinas.

Foto: Praia do Toque, São Miguel dos Milagres (AL), maio de 2008.


Onde pegar praia, mês a mês


Guias de praias: Brasil


Guias de praias: caribe

180 comentários

Acabei de voltar de Al, Maceio e Porto de Pedras. Em 5 noites só passou uma nuvem que fechou o tempo por uns 5 minutos com chuvinha fraca.
Ontem, chegando em Maceio para pegar o voo, estava chovendo mas já com pinta que ia abrir o tempo, ao melhor estilo chovendo e ventando pra abrir.
Abraços

Esqueci de pedir comentários a respoeito do tempo nessa época!

    Conforme eu escrevi no post, o Sul da Bahia tem chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Traduzindo, pega-se sol e chuva o ano inteiro.

Olá, pretendo viajar de 26/06 a 06/07. Estou em dúvida entre Arraial D’Ajuda e Trancoso. Eu sei que são bem perto mas como não conheço, optei por ler a respeito e não consigo me decidir. Alguém já foi? O que me recomenda?
Help Ricardo!!!!!

Milton, os meses com mais chuva são abril e maio. Até o dia de hoje já choveu mais de 800mm esse mes em Salvador. Tivemos dias seguidos de chuvas, mas também tivemos alguns dias de “clareira”.Isso é habitual aqui. A partir de junho o volume de chuva diminui. O mais provável é intercalar dias de chuva com períodos de sol.

Riq, estava planejando ir no meio de Junho para Natal.
Desanimei um pouco agora!

Surgiu a possibilidade de ir em corpus cristi para a praia do forte, inicio de junho. Se alguem já foi para lá nesta época do ano poderia me dar uma ideia do provavel clima?

    A Praia do Forte é menos chuvosa do que Salvador e o Recôncavo. Mas só espere tempo absolutamente firme de setembro em diante. Em junho vai ser como está descrito no post.

Eu moro na Bahia e a verdade é que este mês está chovendo demais. Demais mesmo.

A dica de ficar o dia na praia, esperando o sol, sinceramente, não é legal.
Poucos tem sido as horas de sol e de estiagem nas últimas semanas.
Mas considerar como uma viagem de descanso, de inverno, é uma boa dica.
Sugiro que encontre um local confortável e que busque programas para dias de chuva.

    Você não entendeu, Jana. O que eu recomendo é ficar num HOTEL ou numa POUSADA pé-na-areia (à beira da praia, e não longe do mar, e de preferência na praia desejada pelo freguês), para assim poder aproveitar as aberturas de sol.

Vivi o relato neste começo de abril. Estive na praia-paraíso de PIPA por 05 dias e peguei, na ordem, 01 dia nublado (sem chuva), 01 dia parcialmente nublado (sem chuva), e 03 dias com sol a pino. As chuvas ocorriam à noite, coisa muito comum no NE. Aí foi perfeito, peguei temporada baixa, economia de R$ 30 na diária do pousada (a proposito, recomendadíssima, Pousada Marlins).

Para os interessados, RECIFE anda com chuvas raras, porém fortes, em 05 dias chove 01 forte, com dia todo nublado. Dá pra vir numa boa. Agora o que é certo é CALOR.
Pense que tá quente que tá danado!!

Olá Ricardo! Pretendo ir à Fortaleza/Jericoacoara no período do dia 23/04/10 à 30/04/10; entretanto, estou muito apreensiva com a possibilidade de passar todo o período ilhada…é aconselhavél ir à Jericoacoara neste período?

    Pelo caderninho, não é uma época recomendável, Andréia. A época em que se espera mais chuva no Ceará vai de março a maio, conforme escrevi no texto. Mas como também escrevi, é possível que você pegue sol todos os dias. Se você quer garantia de sol ininterrupto, vá entre julho e dezembro, que é o verão do Ceará.

Valeu pela dica, ainda estou fechando o roteiro, mas Galinhos tem parecido mais atrativa. Embora a intenção inicial fosse Gostoso.
Bom saber, que já será finzito do inverno… Super obrigada e mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho!

    Natalia, tive a oportunidade de conhecer Galinhos e Gostoso numa só viagem que fiz para o RN (o destino final foi Pipa) e achei Galinhos adorável, delicioso. Gostoso é bacana, mas não bonito nem legal como Galinhos. Bjs e boa viagem

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito