Inverno no Calafate: descontos e noites grátis

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Perito Moreno, El CalafateQuem me deu a dica foi o Tony Gálvez, do essencial De viaje a la Patagonia: entre 1° de maio e 31 de agosto, a cidade patagônica de El Calafate, onde está o glaciar Perito Moreno, monta a operação El Calafate Invita, com vantagens bem interessantes para quem viajar na baixa temporada.

Alguns hotéis (entre eles dois que eu recomendo muito, o Esplendor Calafate e o Alto Calafate), oferecem a 4a. noite grátis; muitos outros oferecem a 3a. noite na faixa. Lojas, agências de turismo e locadoras de carros oferecem entre 10% e 20% de desconto; os restaurantes montam um Menu Calafate Invita, com preços camaradas.

A desvantagem de ir no inverno? O minitrekking sobre a geleira não acontece de meados de junho a meados de agosto. Os dias são mais curtos -- mas em compensação, tendem a ser mais secos e claros.

Nas palavras do Tony:

Eu sei que o periodo do inverno pode assustar muitos, mas o tempo lá não é muito diferente do tempo em Bariloche, e brasileiro não tem medo de Bariloche, tem? Para mim o pior é que os dias são muito curtos. Mas veja, o tempo é firme (única época do ano que não venta), a maioria dos passeios funciona e a paisagem está lindíssima, toda coberta de neve. A estrada que leva até o Perito fica aberta normalmente.

Fica a dica :cool:

Leia:

El Calafate invita

El Calafate no De viaje a la Patagonia, por Tony Gálvez

20 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Arthur | Agora Vai
Arthur | Agora VaiPermalink

Então, talvez seja bom ir no início de maio, quando o inverno ainda não atingiu o auge e ainda é possível fazer os minitrekkings.

PêEsse
PêEssePermalink

Fiquei quatro noites no Alto Calafate em janeiro de 2010. Apesar da distância do centro (dez minutos em uma van gratuita que sai de meia em meia hora), o hotel é um primor e talvez a melhor época para ficar nele seja no inverno, quando há mais chances de se ficar mais tempo no hotel. Em períodos mais quentes, quando a tendência é passar o dia fora fazendo passeios e só voltar para dormir, não acho que o preço do Alto Calafate compense, não. Nessas épocas, acho mais recomendável gastar um pouco menos e ficar em um hotel menos chique e mais perto do centro. Mas o hotel em si, como disse, é ótimo (mas o restaurante não é lá isso tudo, não).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

No finzinho de fevereiro não estava caro, não; paguei 110 dólares.

PêEsse
PêEssePermalink

Assim é covardia! Por esse preço eu retiro tudo o que disse.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É que você foi na altíssima temporada! Janeiro é janeiro...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

E.... corrigindo: fui ver de fato quanto paguei. Foi 149 dólares. Achei um ótimo negócio na época.

Sylvia
SylviaPermalink

A verdade é que com ou sem desconto , o Perito Moreno é uma figurinha indispensável :cool:

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Quero muito conhecer El Calafate, não vejo a hora. Existem albergues lá, Riq? Abs

Ricardo Brasil
Ricardo BrasilPermalink

Fui em agosto de 2008 e fiquei no Esplendor, achei excelente, muito bonito, café ótimo, tudo novinho. Fiquei 3 noites, acho que não rolava essa promoção na epoca.
Fiz o minitrekking no dia 18 agosto e foi sensacional.
Abraços

Elke
ElkePermalink

Acabei de receber um e-mail do hotel Esplendor El Calafate dizendo que nos meses de Junho, Julho e Agosto o hotel estará fechado, reabrindo dia primeiro de Setembro.
Abcs

Anderson
AndersonPermalink

vim de lá semana passada, após uma tempestade que fechou o aero e quase me fez desacreditar na possibilidade de conhecer a maravilha do lugar. Após rápida aterrisagem em Comodoro Rivadávia para abastecer o comandando teimoso voltou a El calafate. Foi a glória. Perito moreno é imperdível e a cidadezinha um verdadeiro charme em ampla expansão turística. A alta começa agora em setembro.
boa viagem e boas fotos

Anderson
AndersonPermalink

ops, o " comandante " teimoso...

Sonia Bernardo
Sonia BernardoPermalink

Olá Ricardo, parabens pelo seu trabalho, sempre te escuto na Band news.
Gostaria de uma informação: se eu for em maio p/ El Calafate, tenho chances de fazer o minitrekking no perito moreno ? minha ideia era: El Calafate e Bariloche, mas talvez não consiga esquiar em Bariloche nessa época, não é? tem estação de esqui em El Calafate?
Obrigada.
Sonia

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sonia! Veja este post sobre o minitrekking no Perito Moreno: https://www.viajenaviagem.com/2010/03/minitrekking-no-glaciar-perito-moreno-holiday-on-ice/
Lá, clique no link da Hielo & Aventura e veja no site deles o calendário de 2011. Não havendo caléndário, mande um e-mail diretamente para eles smile
Calafate não tem estação de esqui. As estações de esqui só começam a abrir em junho.

Teresa Lima
Teresa LimaPermalink

alguém de vcs que conhece a região sabe como é a temperatudo lá em abril, se é época de chuva? Beijos e obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Teresa!

Segundo o Weather.com, em abril a temperatura oscila entre os 3 e 12 graus centígrados, e chove 25 mm. É um dos meses mais chuvosos, mas ainda assim é muito pouco. A região é bastante árida.

http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/ARSC0134

Em Bariloche, por exemplo, chove o dobro nesta época (e ainda mais no inverno):
http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/ARRN0081

Em Ushuaia chove menos que em Bariloche, mas mais do que em El Calafate:
http://www.weather.com/weather/wxclimatology/monthly/graph/ARTF0105

Daniela
DanielaPermalink

Ainda acontece o El Calafate Invita em 2011 também?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniela! Se houver, ainda não foi anunciado! O texto tem um link, o link dá no site, e no site não há nada sobre 2011 ainda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Este post se refere ao ano de 2010 e por isso está fechado para comentários.

Para mais informações sobre El Calafate, clique aqui:

https://www.viajenaviagem.com/category/el-calafate