Oyster x Travelcard, no Londres para principiantes

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Oyster CardFaz um tempão que eu estou devendo um post sobre o Oyster, o cartão inteligente que permite que você viaje pelo Tube, o metrô londrino, sem ir à falência. Sem ele, uma viagenzinha qualquer dentro da zona 1 (a mais central) sai £4 (o preço de um táxi em Lisboa). Com ele, você paga no máximo £1,80. Se fizer muitas viagens, vai pagar menos do que isso por cada uma, já que o máximo que o cartão vai debitar do seu saldo será £7,20, o teto para um dia de viagens pela zona 1; tudo o que exceder isso será na faixa.

E se você fizer viagens pelas zonas 2 ou 3? O cartão faz os cálculos para você não perder dinheiro.

O plástico custa £3, mas é um investimento que é rapidamente amortizado pelas viagens. E quando você voltar a Londres, é só recarregar o seu com mais créditos.

Complicado? Pois a Eneida, do cada vez melhor Londres para principiantes, fez um post com todas as simulações que você pode querer -- inclusive comparando o Oyster com o Travelcard, outro passe que continua sendo oferecido.

Adorei a conclusão dela: que, para quem vai usar o transporte coletivo em Londres por cinco dias consecutivos ou mais, o melhor é carregar eletronicamente o Oyster com um Travelcard de uma semana. (Nessa modalidade, o plástico sai de graça -- não é preciso pagar aqueles £3 iniciais.)

Como fazer isso? Leia o post da Eneida -- e aproveite para dar um rolê pelo site inteiro, que está carregado de informações valiosíssimas sobre Londres, em português claro e gostoso.

Leia:

Tudo o que você queria saber sobre o Oyster Card, no Londres para principiantes

67 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Tati
TatiPermalink

Nossa! Vou correndo para esta dica, irei fazer a minha primeira viagem internacional para a capital inglesa...imagine minha ansiedade.

Fotoviajar
FotoviajarPermalink

É isso mesmo. Já tinha tido um comentário duma residente em Londres sobre a "ostra", no meu site. É uma boa opção. Mas melhor ainda é andar, andar muito em Londres. Só assim se pode conhecer a cidade.

Netto
NettoPermalink

Ricardo, fugindo do tema, mas estoua procura de um pacote pra bariloche e achei esse site pacotesbariloche.com.br q é da Digitaltravel turismo, voce conhece ou tem alguma referencia >
Grato

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tenho referência, Netto.
Se quiser continuar esse assunto, por favor use algum dos posts sobre Bariloche. Este é sobre Oyster e Londres.
https://www.viajenaviagem.com/category/bariloche

Tiago
TiagoPermalink

Ei Riq, li tua coluna na Up hoje. Não sabia q escrevia pra ela. Apesar de curtinha estava ótima, adorei!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tô todo mês lá :cool:

Eneida
EneidaPermalink

Oi Riq,
Adorei! Obrigada pelos elogios, você é sempre muito gentil.
Eneida

Hugo
HugoPermalink

Eneida, já conhecia seu site e sem dúvida é um dos melhores sobre Londres.

Parabêns.

Gustavo - Viajar e Pensar

Sim o metro de Londres é muito caro, e com Oyster dá para dar uma diminuida no valor pago. Legal também que com o cartão você pode fazer passeios com o sistema de Onibus.
Minha dica pelo dia ande de Metro e pela noite com as ruas vazias use o sistema de Onibus, muitos deles de dois andares e pela noite fica muito legal.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalink

Realmente o Oyster Card ajuda muito a conhecer a cidade de forma mais econônica e é bem simples de usar. Mas a melhor dica do post foi o blog da Eneida. Uma delícia de ler. Deus uma saudades de Londres...

Eneida
EneidaPermalink

Obrigada, Paula, pelas palavras carinhosas aqui e no Twitter!

Carolina
CarolinaPermalink

Eneida:
Estou com dificuldade para abrir seu blog a partir do link.

Gabi de Madri
Gabi de MadriPermalink

Só mais uma info sobre o Oyster. Se quiser, quando for embora de Londres vc pode devolver o cartão e recuperar tanto as 3 libras como o crédito que ainda tenha. Mas cuidado, pra fazer isso vc tem que usar sempre a mesma forma de pagamento na hora de recarregar o cartão, dinheiro ou cartão de crédito/débito, e assim eles te devolvem o crédito que sobrou da mesma forma. Aprendi isso depois de fazer justamente o contrário e não poder recuperar meu crédito, porque fiz recargas tanto em dinheiro como no cartão de crédito. sad
Então guardei o oyster e minhas 5 libras que restam de crédito para a próxima viagem.

Sheila
SheilaPermalink

Eu também guardei meu Oyster pra próxima viagem a Londres e solicitei o crédito no Diners. Mas pra falar a verdade, não lembro se fui ressarcida. Acabei esquecendo.
Lembro que antes de comprar o cartão, pedi informações a uma pessoa, que não pôde me ajudar porque também o usaria pela primeira vez. O curioso é que ela estava com o cartão emprestado de um colega. Então, até onde sei, o cartão não é intransferível. Porém, não dá pra mais de uma pessoa usar o mesmo cartão. Cada passageiro deve ter o seu próprio.

Márcio Cabral de Moura

O Londres para Principiantes é ótimo, e não só para principiantes. smile
E, aproveitando para fazer uma pequena propaganda, pelo menos duas das fotos que aparecem lá foram tiradas por mim. smile

Luciana
LucianaPermalink

Já usei o Oyster e é muito prático mesmo, na hora de ir embora peguei em dinheiro o crédito restante e o valor do plástico, sem problemas.

Leandro
LeandroPermalink

Valeu Rick! Valeu Eneida!!!
Eu que estou programando a minha viagem de agosto já vou fazer o meu Oyster!!!

Julio
JulioPermalink

Lembrando que carregando o Oyster com um Travelcard, você pode pegar qualquer ônibus. Basta tocar o cartão no leitor na entrada do veículo. Muito útil para pegar o 12, que liga o Parlamento, Big Ben, White Hall, Trafalgar Square, Picadilly e Oxford Street. Além de andar no ônibus vermelho de dois andares...

Também pode usar os trem, dentro da zona do ticket adquirido. E sempre touch-in and touch-out. Mesmo nas estações onde não têm catraca, é só procurar o leitor na parede!!!

Amo o Oyster! E o blog da Eneyda traz tudo isso e muito mais!!!

françoise
françoisePermalink

Ricardo, por favor como o que é melhor para mim que vou para Londres pelo Eurostar na sexta e volto para Paris na terça, fazer o Oyster ou Travelcard...Please help me

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Oyster.

Patricia
PatriciaPermalink

Eu e meu marido vamos passar 2 dias em Londres no final de agosto. O que é melhor: oyster ou travel card já que um dia vou a London Eye e museu de cera além do passeio de barco e não há descontos para esses passeios. Qual a melhor maneira de passear de barco por Londres? Vale a pena também o London Pass, já que ele evita filas e meu tempo é curto?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Dois dias só? Além de não gastar tempo em filas, eu não ficaria em recintos fechados...

Não sei se um London Pass se paga em tão pouco tempo, não.

Eu reservaria a London Eye e faria o passeio a Greenwich pelo barco de linha. E usaria o Oyster para todos os outros deslocamentos.

Marcio Antonio
Marcio AntonioPermalink

Eu fui fazer um curso em Cambridge e aproveitei para emendar 3 dias em Londres. Por serem poucos dias achei que o London Pass seria besteira, mas depois, em casa, fui somar o que tinha gasto (Abadia de Westminster, Churchill War Rooms - sensacional! -, Tower of London, Tower Bridge e catedral de St. Paul) e o London Pass teria compensado, sim...

Édia Lucia Marques de Abreu

Ricardo, PARABÉNS pelo seu blog, FANTÁSTICO!
Pretendo estar em Londres em Janeiro por 5 dias, chegando de Paris com o Eurostar. Por favor corrija-me se estiver errada: eu posso comprar o Travelcard para 7 dias e com ele poder transitar em todos os metrôs, ônibus comum ou de dois andares e em todas as zonas?
É assim mesmo que funciona?
Grata pelo apoio!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Só se você comprar o Travelcard para todas as zonas.

REcomendo que você clique no link do blog da Eneida. Ali está todo o comparativo, super explicadinho.

Eu acho o Oyster mais vantajoso.

Édia Lucia Marques de Abreu

Em tempo:
Comprando o Travelcard, eu poderei utilizar os meios de transportes durante todos os dias e ilimitadamente?
Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim, Édia. Mas por favor clique no post da Eneida, está tudo explicado lá.

Márcio Cabral de Moura

Édia,

Com o Travelcard, você pode usar o metrô nas zonas que você comprou ilimitadamente e todos os ônibus quantas vezes quiser.
O "normal" é comprar um Travelcard para as zonas 1 e 2. Para ir a zonas adicionais, basta adicionar mais duas libras (uma para ir, outra para voltar) em seu Oyster (o Travelcard semanal é "colocado" no oyster).
O Travelcard diário é um pedaço de papel e segue as mesmas regras do semanal.

Riq, na viagem que acabei de fazer a Londres, levei minha sobrinha e por isso tive que comprar um Oyster a mais (o meu e o de Renata, nós já temos, de outras viagens). E, apesar de ter pedido um Travelcard de 7 dias (eu nem falei em Oyster, nem nada), tive que pagar as 3 libras do Oyster, além do valor do Travelcard.

Quem quiser dá uma olhada em todos os preços do transporte de Londres, é só conferir http://www.tfl.gov.uk/tickets/14416.aspx
Lembrando que quem só usar o transporte de Londres a partir das 9h30 da manhã (ou nos fins de semanas) o máximo a ser pago no Oyster (ou o valor do Travelcard) é de £5,60, e não £7,20.
Mesmo assim, para 5 ou mais dias é mais em conta comprar um Travelcard.

Outra vantagem do Travelcard é que ele dá desconto nos barcos do Tâmisa e nos trens, como o para Hampton Court (se a pessoa estiver com créditos no Oyster, ou seja, se tiver top-upado o Oyster, esse desconto não vale).

Nos barcos o desconto é de 30%, salvo engano. Nos trens, é como se você o tivesse pego na estação fronteiriça entre a zona 2 e a 3.

P.S.: Adicionar créditos ao Oyster ou ao celular é "to top up".

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O que eu gosto no Oyster é que você não precisa se preocupar em momento nenhum com a zona em que você vai. Acho mais prático e moderno.

Márcio Cabral de Moura

Isso é verdade, ainda que dificilmente se sai das zonas 1 e 2, quando se está turistando em Londres. Na minha experiência, as únicas vezes que isso ocorre é para ir ou sair de Heathrow ou para se ir a Richmond Park ou Kew Gardens.

Com a ressalva, que para quem quer pedalar em Richmond (não acho que valha a pena ir até lá só para andar, pois o parque é muito grande e distante), é melhor ir de ônibus, já que o aluguel de bicicleta é em Rohempton Gate, do outro lado do parque do que fica a estação de metrô (isso é longe!). E para usar ônibus, o Travelcard das zonas 1 e 2 valem para toda a rede.

Por outro lado, o preço do ônibus é menor que o do metrô. Então, para quem quiser andar quase que só de ônibus, o Oyster pode sair mais em conta.

Para quem só for andar de ônibus, o Travelcard é mais barato que o que inclui o metrô (o de uma semana custa £16,60 e o máximo que se paga no Oyster é £3,90 por dia).

Luis Haun
Luis HaunPermalink

Ricardo, não consigo entrar no site da Eneida.

Nádia Neves
Nádia NevesPermalink

Oi Ricardo.

Vou para Londres durante 2 dias e meio. O que me aconselhas...carregar o Oyster Card ou comprar travel cards, pra sexta, sabado e domingo?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nadia! Aqui quem responde é A Bóia. O Ricardo Freire é fã do Oyster. Mas não recomenda Londres por tão pouco tempo não...

https://www.viajenaviagem.com/europa/londres-ricardo-freire

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

Paula
PaulaPermalink

Olá ,
Vou ficar em Londres por um mês entre a zona 1 , 2 e 3 . Só que em alguns dias vou viajar para outras cidades . Devo pedir um Oyster semanal ou mensal?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Paula! O Oyster em si não tem duração. Ele pode ser carregado com qualquer valor, que vai sendo debitado à medida que você usa. Existe um teto máximo que pode ser debitado por dia, então costuma valer a pena.

Fora isso o Oyster pode ser carregado com um Travelcard, que daí sim pode ser de um dia ou de 7 dias. Não há passes mensais.

JORGE OTÁVIO
JORGE OTÁVIOPermalink

Pessoal,

Busquei mas não encontrei a resposta. Agora em dezembro estarei indo para Londres com minha esposa e filhas ( ambas de 04 anos). Eu e minha esposa já conhecemos a cidade.
Me deu um branco e não me recordo, até pq nunca fui com kids para lá, se com Travelcard para dois adultos as meninas poderiam viajar free no trem e no metro( lembro vagamente de ter lido que kids até 10 anos acompanhados de pais pagantes não pagavam passagem, mas não lembro se li certo ou se isto é mesmo verdade).
Por outro lado o 2 x 1 já usei n vezes - eu e minha esposa - agora com as crianças seria possível usar 2 2x1 e desta forma pagar a entrada de 02 adultos com elas entrando free no London Eye e Madame Tussaud ou teria de encarar as quase 120 libras do ticket família dia livre??

Desde já obrigado, é que é muito raro achar post de crianças viajantes( exceto Disney Orlando) , qq dúvida de viagem com kids para os países a seguir pode me escrever: Argentina, Chile, Uruguai, França, Bélgica, Suiça, Mônaco, Itália, San Marino, Espanha, Portugal, Andorra, Eslovênia e Croácia foram os locais que já visitamos com as meninas e é legal trocar experiência para quem viaja com crianças...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jorge Otávio!

Crianças até 5 anos podem viajar de graça em toda rede de transporte público de Londres, desde que acompanhadas por um adulto pagante.

http://www.londontoolkit.com/briefing/travelcard.htm#children

Faça as contas e veja se a estratégia de comprar dois 2x1 é mais vantajosa do que o ticket família das atrações.

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

Muito obrigado, agora fiquei mais tranquilo, pois o que me incomodava também era não lembrar onde havia lido.... e economizar em libras é sempre muito bom.

Estou fazendo as contas e pelo que vi até agora o ticket família duplo London Eye e Madame Tusseaud vale mais que o 2x1 em ambos locais, ou seja vale mais pagar o ticket família pelo London Eye do que pelo Madame Tusseaud.

cleo
cleoPermalink

Oi Pessoas!
Vocês poderiam dar dicas de hoteis em londres para 3 pessoas!!! Bom, bonito e barato de preferencia! rsrs! Vamos passar a virada de ano e preferimos não ficar no calor humano dos hostels! Até,

Cleo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleo! Veja indicações dos leitores neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2011/02/hoteis-em-londres-o-relato-dos-leitores/

Leia sobre redes de hotéis BBB em Londres aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/02/hoteis-em-londres-as-redes-economicas/

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

Se quiser hotel de rede o Travelodge , que é um tipo Ibis menos funcional, igual ao ETAP francês está com tarifas a 19 libras e o concorrente Premier Inn a 29 libras.Imbatível em se tratando de Londres.

Jorge Otavio
Jorge OtavioPermalink

BARBADA DE HOTEL PARA INVERNO

A partir de 27/10-00:00-GMT- promoção do TRAVELODGE-NOVEMBRO ATÉ FEVEREIRO quartos,inclusive family room- 2 adultos+ 2 kids por 10 libras,isto mesmo 10 libras, válida até 01/03 ou durar os 10.000 quartos nestas condições. Em Madrid- nos 2 TRAVEL de lá (sugiro firmemente não ficas no LAS ROZAS)e Valencia são meros 10 euros na mesma promoção,na Irlanda 19 euros.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Olá.
Gostaria de saber se precisaria previamente carregar o Travel Card para uma viagem fora das zona 1 e 2 caso compre um adquira para 7 dias cobrindo somente as zonas 1 e 2.
Como faço isso.
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! O Travel Card não é recarregável. Você pode carregar o Travel Card no Oyster e, quando sair da zona, carregar uma extensão de viagem no Oyster.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

1. Caso adquira um oyster com o travelcard de 7 dias, cobrindo as zonas 1 e 2, e precise sair dessas zonas, o que eu faço?
Por exemplo: chegando em Londres pelo Aeroporto de Heathrow e adquirindo o oyster com o travelcard de 7 dias, qual a melhor opção para utilizar a linha azul do metrô que leva até o centro de Londres? Colocar mais libras no Oyster? Quanto?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! Heathrow está na zona 6. Você precisaria "top up" o seu Oyster com a extensão entre as zonas 6 e 2. Custa 2,60 no horário de pico e 1,40 fora do horário de pico.

Veja as tarifas aqui:
http://www.tfl.gov.uk/tickets/14416.aspx

Desculpe, informação errada.

Com um TravelCard de papel você terá que ter um Oyster à parte para os deslocamentos fora das zonas incluídas no TravelCard. A informação anterior estaria correta se você carregasse o Travel Card (virtual) no seu Oyster.

Alternativamente, você pode carregar esse Oyster à parte só com o valor entre as zonas não-cobertas pelo seu Travelard, usando o TravelCard na sua área de validade -- mas teria que registrar o fim do trecho do Oyster na catraca e reembarcar com o Travelcard.

Veja bem se você vai realmente aproveitar as atrações 2x1. Tirando a Londoneye, tem muita atração pega-turistão no pacote. Não aproveitar a praticidade do Oyster prejudica bastante a sua experiência turística em Londres.

Mendonça Júnior
Mendonça JúniorPermalink

Ainda existe o travel card de papel para 7 dias?
Pergunto isso porque vi o site da promoção "2 FOR 1" das atrações de Londres e somente é aceito para utilização do voucher bilhetes em papel.
Em caso positivo, onde posso adquiri-los?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mendonça! Existe o Travelcard de papel. Compre nos guichês do metrô.

Cris
CrisPermalink

Olá, Bóia,

O marco do meridiano de Greenwich fica na zona 2 ou na zona 3? Eu pretendo ir e voltar de lá de barco, como já me recomendaram aqui, mas ao descer na doca, eu devo ir até o local a pé ou devo pegar algum trêm ou ônibus?

Vou comprar um Oyster carregado com um travel card de 7 dias, mas pretendo carregar apeas a zona 1 e 2. Por isso a dúvida.

Abs,

Cris

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Indo de barco você vai a pé da doca ao observatório.

Cris
CrisPermalink

smile smile smile

DANIEL
DANIELPermalink

Ola, estava verificando no site da companhia de trens/metro de Londres sobre o Oyster. La existem diversas combinacoes de zonas (exemplo: 1-2). Tenho um voo no Aeroporto The City, localizado na zona 3. No site existe uma opcao de carregar o Oyster com o Travelcard de 07 dias para as Zonas 1-3. Minha duvida é: Quando se refere a Zonas 1-3, esta querendo dizer "zonas 1,2 e 3" ou "Zonas 1 e 3" ?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! 1-3 engloba a 2.

Edgard de Mello silva
Edgard de Mello silvaPermalink

Boa noite, vou a Londres pela primeira vez dia 26 chego. Qual o melhor meio de transporte do aeroporto heathrow para próximo a catedral saint paul's (blackfriars). Vou com esposa e dois filhos. O iteres card e vendido no aeroporto?
Obrigado
Edgard

Edgard de Mello silva
Edgard de Mello silvaPermalink

Desculpe vou ficar somente 4dias e o oyster card e o melhor?
Obrigado
Edgard

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edgard! Em quatro pessoas, vá de táxi para o seu hotel. Uma vez em Londres, compre Oyster para todos e carregue com um TravelCard.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/chegando-em-londres-transporte-depara-seus-5-aeroportos/

Roteiro para Londres: chegando… | TripYourself

[...] a linha Picadilly leva ao centro de Londres em 50 minutos. Compre um Oyster na estação. Várias zonas hoteleiras podem ser encontradas no entorno de algumas estações da [...]

Gustavo
GustavoPermalink

Ola vou chegar em londres 17/05 ao meio dia e vou embora dia 20/05 no fim da tarde. Você aconselha comprar o Oyster card? Chegarei pelo standed aiport.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! O Oyster Card é imprescindível. A dúvida é só se você vai carregar com o Travelcard ou não. No seu caso, não vale a pena carregar com o Travelcard.

Leia sobre a chegada por Stansted:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/chegando-em-londres-transporte-depara-seus-5-aeroportos/

Mario
MarioPermalink

Olá. Eu gostaria de tirar uma dúvida. Eu posso usar o pay as you go (zona 1-6) e o travelcard 7-days (zona 1-2) ao mesmo tempo, no mesmo Oyster? Minha ideia era comprar o Oyster, carregar o travel de 7 dias nele e colocar mais 3 libras pra usar o PAYG pra ir do aeroporto até a zona 1? Daria certo usar os dois sistemas ao mesmo tempo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mario! Você pode, sim, ter o Travelcard para as zonas que mais usará, carregando o seu Oyster com a extensão do bilhete pelas zonas que não estão cobertas. Ou seja, carregue com 3,80 (horário de pico) ou 2,40 (fora do pico) para o trecho das zonas 6 a 2.

If you travel beyond the zones covered by your Travelcard, you can expect to be charged an extension fare which will be deducted from your Oyster pay as you go balance.

http://www.tfl.gov.uk/tickets/19799.aspx

Lucia Siqueira
Lucia SiqueiraPermalink

Boa tarde Ricardo! Vou ficar em Londres 14 dias, compro o que o Oyster? Adoro museus, estou muito perdida com roteiros! Nao sei por onde comeco... Ingles pobre ainda p cima rsrs Se tivesse um roteiro que andasse a pe o menos possivel seria uma maravilha smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucia! Compre o Oyster, carregue a cada semana com um Travelcard.

Raphael Martins
Raphael MartinsPermalink

Olá, Ricardo, tudo bem?

Vamos em 3 amigos para Londres. O uso do Oyster é pessoal ou podemos comprar um só Oyster, carregá-lo com o Travelcard de uma semana e usar livremente para os três?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael! O uso é pessoal.

Mariana Campos
Mariana CamposPermalink

Olá Ricardo,
Não sei se essa pergunta já foi respondida, mas enfim.... A minha dúvida é a seguinte: eu, minha mãe e minha irmã estamos indo a Europa pela primeira vez apesar de irmos no inverno, pretendemos fazer o máximo dos percursos andando... E vamos para Lisboa-Paris-Londres... Pelo que eu vi Lisboa, onde ficaremos 3 noites, seria melhor o Lisboa Card 72 hrs (correto?!).... E para Paris, onde ficaremos 7 noites com intuito de ir a Versalhes , o melhor seria o CARNET 10 VOYAGES ou Mobilis (correto?!).... Quanto a Londres, onde ficaremos 7 noites, qual seria a melhor opção Oyster ou Travel Card? Ou carregar o Travel Card de 7 dias no Oyster?

Grata,
Mariana