Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? evil

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? :roll:

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles shock A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades sad

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

196 comentários

Thais
ThaisPermalinkResponder

Lena,

Tente fazer aqui em Alphaville (Barueri), parece que apesar de ter fila, está mais fácil que em São Paulo...

Ou procure alguém que conheça algum delegado...que fica fácil, fácil...rs!

Boa sorte!

Cristiane
CristianePermalinkResponder

Tirar o passaporte só não foi mais fácil pois não consegui agendamento rápido no Shop.Eldorado, bem perto de casa. Mas na sede da Polícia Federal na Lapa foi muito ágil e fácil. Entre o agendamento e ter o passaporte em mãos foram cerca de 8 ou 9 dias. Atendimento rápido e eficiente, não atrasaram a hora marcada, e em 5 dias úteis, fui buscar o passaporte. Mas aí vem o detalhe: enquanto estava todo mundo celebrando as festas de fim de ano, lá estava eu tirando passaporte, que foi emitido em 30/12/2009...boa sorte!!

henrique
henriquePermalinkResponder

renovei o meu hoje, sem agendamento. meu passaporte vence em novembro e vou viajar pros EUA no final de maio: reuni a papelada, paguei a taxa e separei 200 reais pra taxa de emergência. imprimi todos os comprovantes e separei documentos e apareci no posto da Lapa (SP) com a cara e a coragem. Cheguei as 7h45, mostrei pra Tânia (a chefe de atendimento, que fez meia dúzia de perguntas, autorizou minha entrada e me liberou da taxa de emergência) e fui pra fila. Às 8h20 já tinha tirado foto, recolhido as digitais e segui pra casa.
O blog do Avi fala mais sobre esse "processo emergencial": http://avi.alkalay.net/2008/01/passaporte-ja.html

Bruna Sion
Bruna SionPermalinkResponder

Oi Lena,
Eu também passei por isso, até descobrir um macete. Tente agendar no site no fim do dia (por volta das 17h30), quando abrem novos horários. Uma boa dica é ficar com a página do agendamento aberta e de tempos em tempos clicar para ver se tem disponibilidade. Se mesmo assim não conseguir, tente num domingo. Geralmente fica um pouco mais fácil...
Boa sorte.
Bjs.

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Conheço algumas pessoas que simplesmente se dirigiram a um dos postos da PF na cidade de São Paulo com todos os documentos exigidos em mãos, após pagar as taxas, e ali ficaram até serem atendidas. Parece que, se você informar que não está conseguindo agendamento para a data necessária, eles acabam atendendo sim. É uma tentativa.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Isso tudo pagando. Já imaginaram se fosse grátis???

Gustavo
GustavoPermalinkResponder

Eu consegui da mesma forma que a Bruna, aqui em SP todo dia eles abrem cerca de 50 vagas em um horário secreto no site. Não me lembro o horário exato, mas qdo fiz o meu ano passado era entre 17:30 e 19h, as vagas esgotam rápido por isso tem que ficar entrando toda hora nesse intervalo de tempo pra conseguir.

Luciana Bordallo Misura

Uma amiga aqui de Austin que tem família em SP estava me contanto o mesmo problema. A mãe está tentando marcar pro irmão dela tirar passaporte pra vir aqui visitar e eles ficaram dois meses tentando marcar. Finalmente conseguiram marcar agora pra maio. Mas foi um inferno também, e a resposta foi a mesma (fique tentando até conseguir). Aí tem!

Lena
LenaPermalinkResponder

Riq,
obrigada pelo post. Como sempre, você não existe smile

Vi os comentários da Natalie e do Ernesto no outro post, sugerindo uma ida a Campinas ou Santos. Além do Adolfo dizendo que agendou em março para junho.

Bom, quando a gente faz o protocolo é gerado um número. Para acessar o agendamento é preciso digitar este número. Aí o site encaminha para as opções de agendamento na sua região. No caso de Sampa aparecem além dos shoppings da cidade, ainda ABC, Alphaville e Guarulhos (absurdo Campinas e Santos não serem da Grande São Paulo, né? wink A Mari e a Nat juram que moram nela!!).

Mas o absurdo disso, não é por exemplo o caso do Adolfo que conseguiu uma data com 3 meses de antecedência. O problema é que não aparece a possibilidade de agendar para data nenhuma!!

A mensagem que aparece em todos os postos disponíveis é essa (variando as datas de 11 de maio a 15 de junho):

"Agendamento para Solicitação do Novo Passaporte

Para este posto de atendimento foram disponibilizados horários até 15 de Maio de 2010. As datas disponíveis estão relacionadas abaixo. Caso não apareça nenhuma data disponível até 15 de Maio de 2010, consulte outro posto na sua localidade. Caso não existam outros postos em sua localidade e não haja data disponível em nenhum dos postos existentes, dirija-se à Polícia Federal para esclarecimentos.

Nenhum horário disponível. Consulte outro posto. "

Ou seja, as datas futuras vão sendo disponibilizadas dia a dia (acho), mas em horários que não sabemos e que não conseguimos descobrir, a não ser que possamos clicar naquele site a cada 5 minutos!!

Quando li o post que você escreveu em 2007, confesso que fiquei um pouco surpresa, porque havia renovado meu passaporte em 2005, no shopping Ibirapuera, sem nenhum problema. Cheguei lá no fim da tarde, fui atendida na hora, sem fila nenhuma. Naquela época não havia o "agendamento" pela internet. Pelo que vejo, o tal agendamento, ao contrário do que aconteceu com o licenciamento de carros pela internet, só serviu para voltarmos para a Idade de Pedra, isto é, aos anos 80, quando era um inferno tirar passaporte.

O duro é ler nos jornais que a situação já está normalizada, etc e tal. É uma máfia mesmo. Ô dureza!!

Ufa. Pronto. Desabafei de novo eekops: Sorry!

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Tenho uma amiga que teve o mesmo problema. O passaporte está vencendo e como vamos juntas para NY em outubro, ela precisava renovar o passaporte antes de dar entrada no visto americano.

Foram vários dias tentando agendar sem sucesso, até que um dia ela entrou no site às 20hs e conseguiu agendar no posto do Tatuapé pro dia seguinte.

Vai entender esse site da PF...

Lena
LenaPermalinkResponder

Hummm... vou tentar à noite. Achava que tinha que respeitar o horário comercial e acho que nunca tentei depois das 19h....

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Lena, passei por situação semelhante para tirar o passaporte da minha filhinha de 2 anos. Tentei agendar pela internet por dias a fio até que um dia consegui fazer os dois agendamentos seguidos (da minha filha e de minha mãe que também precisava renovar). Fiz o agendamento para um mês depois, na PF da Lapa.
Mas o pior veio no dia agendado: o desrespeito como fomos tratadas lá, a grosseria dos atendentes, que fazem tudo para dificultar. Eu estava com uma criança pequena nos braços, dormindo, e só porque reclamei o atendente fez de tudo para impedir minha entrada na sala. Sorte que eu estava com a documentação impecável, pois se houvésse uma vírgula faltando ele teria me mandado voltar, como fez com outras dezenas de pessoas. Foi tudo um horror, um pesadelo. Mas felizmente conseguimos.
Enquanto essa situação não mudar, eu só viajarei com meu passaporte portugues, mesmo que isso signifique ficar na fila de estrangeiros na volta pro Brasil. E já estou requisitando o passaporte portugues da minha filha, que é um pouco mais demorado, mas infinitamente menos complicado e estressante.
Boa sorte.
Paula

Lena
LenaPermalinkResponder

Paula, que inveja destes passaportes europeus!! sad

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Lembro, só como dica de amigo, que vc pode ter sérios problemas se, sendo brasileira, tentar sair do Brasil com passaporte estrangeiro e for selecionada para fiscalização.

Quem mora no Exterior e vem ao Brasil ainda consegue dar uma "enrolada" porque raramente conferem os dados quando vc está entrando no Brasil, e aí vc tem o cartão de saída para entregar ao ir embora de novo; mas quem mora no Brasil e tenta sair com passaporte não brasileiro pode ter problemas se o fiscal resolver pedir o cartão de embarque e conferi-lo.

Vc não será presa, mas entre assinar o termo, até verificarem se vc é procurada pela Justiça, e até ter uma multa administrativa lavrada e paga, vc perde o vôo. Já aconteceu com pessoa do meu círculo de relacionamento (eu tbem tenho uma segunda nacionalidade).

Ana
AnaPermalinkResponder

Eu desisti de renovar em São Paulo. O meu venceu no ano passado e depois de pesquisar como seria a renovação na capital, optei por fazer isso no interior (como trabalho por lá, ficou mais fácil). Acabei ficando com um passaporte do modelo antigo (aquele verdinho com a foto gigante), mas que ficou pronto em 2 semanas, sem despachante e sem burocracia. E válido do mesmo jeito que os modernos.

Claudia Horikawa

O horário para tentar é por volta das 18.00h. Eu entrei na 2ª feira e fui à PF ontem pela manhã. Dia 05/05 estará pronto. O atendimento é rápido e organizado.

Lena
LenaPermalinkResponder

JURA :SHOCK:

Sempre tento mais durante o dia. No fim da tarde vou para a academia... Então só quando fico presa no escritório em alguma reunião. Mas não dei esta sorte ainda... em meeeeeses...

Lena
LenaPermalinkResponder

Demorei um pouquinho para escrever o testamento aí de cima, e quando vi, já havia comentários novos.
Taís, Alphaville é um dos postos que aparecem no site sem disponibilidade nunca...
Acho que vou fazer como disse a Patrícia: ir até um dos postos. Pois, nesta altura do campeonato, mesmo que apareça uma vaga para daqui há 3 meses não adianta mais...

Valeu pipól! wink

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Se você for, prepare uma grande dose de paciência para esperar horas e depender de "favor" dos atendentes. Horrível. A imprensa precisa denuciar isso. Fiquei revoltadíssima.

Lena
LenaPermalinkResponder

Estou escrevendo um email para o Estadão.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Que ótimo, fico feliz. Eu deveria ter feito isso também.

Andreza
AndrezaPermalinkResponder

Tive o mesmo problema recentemente, porém a dica que o próprio agente da PF me deu foi:

- Para shopping Eldorado: Eles liberam as datas sempre em horas cheias (Ex. 12h, 13h, 14h..). O segredo é entrar 5-3 min antes da hora cheia (ex. 14h55) e ficar dando refresh na página até aparecer um horário. Bom, na hora que aparecer, não perca tempo pegando o primeiro horário, vá direto nos últimos, é mais garantido, já que após a escolha, você precisa digitar aquelas letras de validação para confirmar.
- Para Shopping Ibirapuera: Eles abrem apenas às 18h - todos os dias.
- Para os demais shoppings eu não tentei, mas parece que para o Shopping Light, Tatuapé é o mesmo esquema do Eldorado.

Consegui agendar desta forma. Foi sufoco. Perdi uma tarde praticamente. Mas, não teve outra saída!

Espero ter ajudado.
Abs

Lena
LenaPermalinkResponder

Obrigada Andrezza wink Vou tentar assim. Não cheguei nem a ter a possibilidade de buscar os primeiros horários. Nunca abriu nenhum...
Acho fim esta história da página aberta. Parece que estou participando de um concurso para ganhar um carro!! Mas fazer o que, né?

Beto
BetoPermalinkResponder

Faz assim, Lena: Você marca pra Santos e a gente almoça juntos lol .

Lena
LenaPermalinkResponder

Beto lol
Então, a ConVnVção de Santos ainda não saiu!!

Marina
MarinaPermalinkResponder

Eu tirei o meu em 2008, no shop. Light e era o único que tinha vagas sobrando e com pouco tempo de espera. Fui atendida no horário marcado, com atendimento impecável, do mesmo modo quando fui buscar o passaporte dias depois.

Meu chefe renovou o dele recentemente tb no shop. Light e não teve qualquer problema.

Marcela
MarcelaPermalinkResponder

Agendei no site no início de fevereiro para comparecer no posto no final de março - fora o prazo longo, o processo foi tranqüilo.
No dia em que eu estava no posto (Shopping Light), a própria pessoa da PF deu as dicas dos horários de agendamento (ditas acima). Também vi pessoas lá reclamando que não conseguiam agendar - e a pessoa permitiu que elas ficassem esperando por um horário, mesmo sem ter agendado.
Boa sorte...

Patricia
PatriciaPermalinkResponder

Acabei de me informar que a instrução dada aos policiais responsáveis pelos postos de atendimentos da PF é sempre tentar atender todos que procuram os postos, mesmo sem data agendada.
Mas essa dificuldade toda para conseguir o agendamento está causando estranhamento até mesmo em quem trabalha dentro da Polícia Federal. Vale lembrar que, na grande maioria dos casos e com raras exceções, não são policiais que atendem o público, mas sim pessoas contratadas para o serviço.

Portanto, caso notem qualquer situação desagradável no atendimento, como o caso da Paula Bicudo, coloquem a boca no trombone através da internet, jornais, etc!!!

Sheila
SheilaPermalinkResponder

No Rio também não se consegue tirar passaporte. Uma amiga tentou nas duas primeiras semanas do mês e ouviu a seguinte resposta da Polícia: "já esgotamos a cota para abril"

Liciana
LicianaPermalinkResponder

Riq e tripulantes,diante deste post decidi fazer uma pequena pesquisa. Entrei em contato com um despachante que intermediou vistos e passaportes para vários clientes meus e sempre foi extremamente profissional e cuidadoso. Honorário da empresa para passaporte R$ 194, mas a atendente me disse, "A PF não está liberando datas e horários, aconselho que a pessoa faça direto, principalmente se for viajar antes de julho. Temos conseguido algum coisa a partir de 14 de junho." Disse ainda que eles nem estão pegando muitos casos, pois não podem dar garantia de sucesso no agendamento e aconselha, como já apareceu aqui, buscas a partir de 17h30/18h ou em finais de semana, na unidade da PF Lapa.
Ou seja, não vim aqui propor nenhuma fórmula mágica, mas esclarecer que profissionais sérios se comportam desta maneira e não há um favorecimento da PF para os mesmos (ao menos os honestos).

Lena
LenaPermalinkResponder

Oi Lili!
Se tivesse lido seu comentário antes, não teria escrito o email que acabei de enviar para o Estadão. Mas quando o Edu disse que os despachantes diziam que era moleza, eu confirmei minhas dúvidas. Eu própria não cheguei a ligar para nenhum.

Traumatizei com despachantes em 89 (acho que já escrevi sobre isso no blog; um dia lhe conto pessoalmente) e desde então , só me lembro de ter usado os serviços deles para os inventários dos meus pais. Não tenho dúvidas de que existem despachantes sérios. Mas o fato é que o sistema de agendamento não está funcionando.

A minha última renovação, em 2005 foi tranquilíssima. E pelo que me lembre em 95 também (bons tempos de validade de 10 anos...). OK. Sei que o número de turistas aumentou muito nos últimos anos, mas em 2005 não era baixo e este inferno para tirar passaportes vem desde os anos 80, pelo menos. O que tinha ajudado muito a melhorar tinha sido a abertura de novos postos nos shoppings (antes era só na av. Tiradentes, né?). Mas desde que criaram este agendamento pela internet, acho, a coisa voltou a piorar. O post onde desabafei é de 2007. Eu me lembro de ler o post e os comentários e achar estranho. Como podia ter piorado com agendamento?

Agora por exemplo, li a sugestão da Andrezza e tentei nos minutos que antecederam 12horas. Nada. Depois disso o site travou. Não abre mais... Se não conseguir nada hoje, amanhã vou a um posto.

Um beijo pra você.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Tirei da minha mulher e filha em Sorocaba. Tranquilíssimo. Nem fui buscar ainda...

Liciana
LicianaPermalinkResponder

Ah, e se for urgente também reforça o que já vimos em outros comentários - se dirija a um posto da PF munido do e-ticket e aguarde. Boa sorte a todos!

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Paula fique atenta, pois para usar somente o passaporte português você precisa de carteira de estrangeiro, emitida para estrangeiros residentes. Se você é brasileira com dupla cidadania, seja lá qual for, funciona assim: sai com passaporte brasileiro, entra e sai em outro país com um ou outro, mas só entra no Brasil com o brasileiro.

Luciana Bordallo Misura

Eu ia escrever a mesma coisa para a Paula. Nós também temos dupla cidadania e não podemos fazer isso, brasileiro só entra no Brasil com passaporte brasileiro, não tem jeito.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Lena, tem que ser perseverante e entrar nos horarios certos.
No ibirapuera, os horários são liberados por volta das 18h.
Não sei se tem máfia de despachantes, pois liguei em 3 e eles relataram o mesmo problema.
Boa sorte!!!

Thais
ThaisPermalinkResponder

Lena..

Aqui em SP, o melhor posto para chegar sem horário é o do Shop. Light....

Pode tentar aqui em Alphaville, pelo menos garanto a educação dos funcionários, já que vi que isso é reclamação constante do pessoal..

Boa sorte!!!

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Para quem quiser reclamar, sugiro o http://www.dpf.gov.br/servicos/fale-conosco e o (ótimo) http://www.reclameaqui.com.br/ . O Reclame Aqui eu recomendo também para problemas com companhias aéreas (atrasos, bagagens etc.).

Alex
AlexPermalinkResponder

Eu tive que agendar prá mim, para minha esposa e minha mãe mais ou menos em Julho.

Fiquei quase 1 mês, até que encontrei mais ou menos o horário. É por ali mesmo... entre 17:30 e 20:00 parece ser o melhor, e sempre tendo que marcar para o dia seguinte, no máximo com 3 dias de antecedência. Muito depois disto, parece que já esta tudo preenchido.

No caso, consegui para o shopping Eldorado mesmo.

Alex
AlexPermalinkResponder

Ah sim... ao menos o atendimento foi rápido e muito bem feito.

Lorena
LorenaPermalinkResponder

Consegui agendar para minha irmã no começo de Março no Shopping Light, mas porque fiquei tentando 2 ou 3 dias lá pelas 18hs, sempre sem conseguir horário nenhum, aí, um dia abriu alguns horários do Shopping Light para 3 dias depois.

Ildefonso
IldefonsoPermalinkResponder

Está impossível mesmo. Paguei a taxa dia 12/03 e até agora não consegui marcar.

Maryanne  hotelcaliforniablog.wordpress.com

Tive que renovar o meu passaporte ha 2 anos atras e foi bem dificil. Comecei quase 2 meses antes, daqui dos EUA, tentando agendar horario, que nunca tinha. NO final, ja em dezembro aí no Brasil, minha cunhada, que é advogada,mandou alguem na PF agendar um horario pra mim. Foi o fim da incompetencia e burocracia. Isso que eu me lembrava que o passaporte anterior tinha sido tirado no Shopping Eldorado sem problema nenhum. Quer dizer, ao inves de melhorar, o processo piorou.

Marcie
MarciePermalinkResponder

Maryanne, mas por que você não faz seu passaporte no Consulado Brasileiro? É uma delícia, rapidinho.

Luciana Bordallo Misura

Concordo plenamente. Renovamos o da Julia ano passado no consulado de Houston e foi tranquilissimo. Fomos la um dia e num instante resolvemos tudo - entregamos os papeis, pagamos e tiramos a foto la mesmo, menos de 10 dias depois o passaporte ja estava na nossa mao, em casa, pelo correio.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Eu renovei o meu há poucas semanas no Havaí, no consulado itinerante. Foi super-tranquilo, a mulher ainda perguntou se eu queria o novo biométrico ou o antigo. No exterior, meu conselho é renovar no consulado, é muito mais fácil. O último q eu tive renovei no consulado em Seul, tb foi mamão com açúcar (expressão q delata minha idade).

Lena
LenaPermalinkResponder

Quando desabafei no post anterior, queria isso mesmo; saber se tinha alguma dica de horário para tentar; algum macete. Que bom que apareceram vários comentários. Vou tentar e depois conto.smile

Não queria desqualificar o trabalho de ninguém, porque não cheguei a ter problemas com "pessoas", só com o sistema informatizado disponível. A dúvida a respeito do despachante só me ocorreu depois que já estava escrevendo o desabafo, porque acessei o site sugerido nos comentários anteriores ao meu.

Outras pessoas além da Paula já haviam reclamado do atendimento na Lapa, que é a central, acho. Eu nos primeiros dias da minha tentativa, buscava os postos mais convenientes para mim, que são os shoppings Ibirapuera e Eldorado ou os com acesso por metrô, Light e Tatuapé. A medida que o tempo foi passando, comecei a checar todos, inclusive Guarulhos, Alphaville e ABC, que são super fora de mão. Quando renovei no Ibirapuera da última vez fui bem atendida.

Liciana
LicianaPermalinkResponder

Lena, quando escrevi sobre despachante em nenhum momento considerei que vc estava desqualificando o trabalho deste profissional. O intuito foi apenas mostrar que de fato o agendamento está difícil e que talvez despachantes que digam ser assim tão fácil, das duas uma: ou esses tem um canal na PF ou aí sim, estão sendo desonestos. Como em toda profissão sempre temos os "bons e os maus". Também reforçava a dica já apresentada com relação aos horários aparentemente mais convenientes para tentar o agendamento, vindo de profissionais que trabalham o tempo todo com isso. Bj e boa sorte!

A.L.
A.L.PermalinkResponder

Dica: PF do AlphaShopping em Alphaville (ou Second Life, segundo o Riq...wink) Apesar do 'doce' dos funcionários, não há fila alguma e o lugar oferece bastante opções para se esperar ser atendido...

luiz
luizPermalinkResponder

é so ir direto a um posto da PF e informar que nao está conseguindo fazer o agendamento, que ja tentou varias vezes e ta impossivel. eles vao te atender sem problemas.

Caroline®
Caroline®PermalinkResponder

Nessas horas fico feliz em morar na província de Salvador, Bahia. Quando eu fui ano passado, tinha horário até pro dia seguinte se eu quisesse. Atendimento tranquilão, no horário, e recebimento em 1 semana.

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Ai, olha TRAUMA de renovar passaporte. Fui renovar o meu na Embaixada em Bruxelas, daí tive que registrar meu casamento, e pra registrar meu casamento tive que levar TODOS os documentos como se fosse casar de novo no Brasil... tudo traduzido, juramentado e autenticado obviamente... ok.

Daí agora tenho que renovar o do Gabs (me arrependo amargamente de tê-lo registrado como brasileiro, pq agora toda vez é esse tormenta de só entrar no Brasil com passaporte brasileiro e pra sair autorizaçao do pai, caso nao esteja presente, e essa declaraçao só é feita na embaixada, entao se nao tem embaixada perto como é q fica ?). Entao, pra renovar na Embaixada tem que fazer online, pagar e ir lá. Massss tem quer PAI e MÃE juntos pra renovar. Sério, esse povo acha que ninguém tem o que fazer, né possível.

E, o pior, QUE ABSURDO é o preço desse novo passaporte !!! Um roubo !

Pra que eles simplificam se podem dificultar, não é ?

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Ora, estamos no Brasil. Despachantes, atravessadores, cambistas, gente que cria dificuldades para vender facilidades e assim la nave va (quanto ao Brasil, sou um pessimista assumido e rabugento).

barbara
barbaraPermalinkResponder

fui tirar o passaporte americano dos meus filhos nos EUA e o governo americano tambem requer que pai e mae estejam presentes para assinar a requisicao na frente do funcionario do correios... acho que faz sentido pai e mae ter que estar presente para tirar passaporte dos filhos...

Helena
HelenaPermalinkResponder

Olá! Tirei meu passaporte em fevereiro desse ano, sem dificuldades. O único porém é esse negócio de hora certa pra entrar no site e agendar. Como não conseguíamos agendar, fomos até o posto no Shopping Eldorado e o segurança de lá nos explicou que os horários eram disponibilizados no site as 14h e as 18h. E tem que ser na hora certinha mesmo, se entrar 14h05 já não tem mais. Como nos comentários aí em cima cada um disse horário diferente, talvez seja bom perder um tempinho e ir conversar com alguma boa alma lá no posto da PF. Eu jamais pagaria despachante para esse serviço!! É muito tranquilo.

Lena
LenaPermalinkResponder

mrgreen
Gente!! Consegui!! Acho que foram as boas vibrações :roll:

Aconteceu uma coisa diferente. Não sei se tem alguma relação com o sucesso da tentativa, mas vou relarar para o caso de alguém precisar.

Na hora do almoço o site travou. Tentei bastante e desisiti, porque a página não abria; ficava aquele "ezinho" rolando na aba. Fui almoçar. Quando voltei, a página aberta estava diferente da que eu sempre vi.

Em vez da página onde aparece uma caixinha assim:
"Passaporte
Requerer Passaporte
Consultar Andamento
Verificar documentação necessária
Leia mais... ",
onde eu sempre clico no "requerer passaporte", abre outra página, onde clico no "verificar necessidade de agendamento" e aí entro com meus dados (n. do protocolo, tec.) e vai para a página onde se tenta achar horário em algum posto,
apareceu a página que se abre caso eu clicasse no "leia mais", que é assim:
"Passaporte
Escolha uma das opções abaixo:

1 - Requerer Passaporte (para brasileiros)
2 - Consultar Andamento
3 - Verificar documentação necessária
4 - Passaporte de Emergência
5 - Passaporte para Estrangeiro (para não brasileiros)
6 - Laissez-Passer
7 - Agendar Atendimento
8 - Reagendar, Consultar e Cancelar
9 - Reemitir GRU
10 - Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem
11 - Tabela de Vistos
12 - Dúvidas Frequentes"

Cliquei no 8. Fui para a página dos postos e consegui um horário para depois de amanhã no Shopping Tatuapé!! Yeahhhhhh!! Nem acredito!!

Mitíssimo obrigada a todos!! smile

Marcie
MarciePermalinkResponder

vibrações veenevéticas sempre funcionam... wink

Lena
LenaPermalinkResponder

Verdade wink

Marina
MarinaPermalinkResponder

Nossa, que bom!!

Acredita que eu até tava ficando ansiosa com essa situação!! Voltei aqui no post só pra ver o que tinha dado!! rs.. ainda bem que deu certo!!

bjs

Lena
LenaPermalinkResponder

grin

Adolfo
AdolfoPermalinkResponder

Bem, isso é apenas o retrato de um país onde no principal aeroporto internacional as filas podem ser quilométricas porque não há agentes da PF suficientes para a parte de imigração (estrangeiros) e alfândega (brasileiros), muito menos para organizar a fila de saída para a alfândega quando chegam os 50 voos internacionais de manhã no Terminal 1.

A explicação da PF é que foi trocada a empresa terceirizada responsável pela confecção dos passaportes e as pessoas precisariam "aprender" o serviço (!!!???). Pelo que sei, a empresa seria mudada há algum tempo (ou será que decidiram um dia antes) e não se poderia fazer o treinamento algum tempo antes ? Além disso, a PF foi surpreendida pelo aumento brutal dos pedidos de emissão de passaportes. Ora, se vivemos a época do "nunca antes neste país se viajou tanto", seria de se esperar que nós brasileiros tirássemos mais passaportes, ou é muito difícil de entender ?

Vivian
VivianPermalinkResponder

É isso o que todos estão falando: no fim da tarde começo da noite "aparecem" novos horários, foi assim que consegui marcar o meu, e dos meus pais. Mas só consegui pra junho ficando 3 dias direto no computador fuçando pra ver se apareciam datas.
Minha amiga vai viajar em julho e não conseguia data, marcou e remarcou várias vezes, até conseguir um prazo razoável pra tirar o passaporte e o visto. Ela conseguiu pra começo de maio depois de muitas tentivas.

Maria Célia
Maria CéliaPermalinkResponder

Engraçado é que no ano passado agendei a renovação do passaporte do meu marido e da minha mãe e foi tranquilíssimo, muitas datas e horários disponíveis em todos os postos. O da Lapa era o que tinha para o dia seguinte, mas Tatuapé e Shopping de Guarulhos, por exemplo, o prazo era uma semana apenas.

Ai que medo... o meu vence no ano que vem, espero que até lá os funcionários já estejam "treinados". Isso sem falar na possibilidade de greve da PF, sempre nos assombrando também... êêê Brazil!!

Mira
MiraPermalinkResponder

Acho um absurdo o protocolo para tirar passaporte de crianças. Tem que ir o pai E a mãe, para pedir E para tirar o passaporte, e tem que levar a criança para as duas coisas também.
Fora o prazo de validade que é menor. O atual da minha filha só vale 2 anos ou seja, 1 ano e seis meses, porque nos ultimos seis meses de validade o passaporte não vale nada, varios paises (todos?) exigem que o passaporte tenha pelo menos 6 meses de validade...
A falta de polidez no atendimento é marcante, tanto na Lapa quanto no Shop Eldorado onde já tirei o passaporte da minha filha. No Eldorado, minha filha com 4 meses, pedi preferência para ser atendida antes das demais pessoas agendadas no mesmo horário e tive que lembrar a criatura que me atendeu que o atendimento preferencial de crianças de colo era lei, não favor que ele me prestava. Um nojo.
Agora o que minha filha já venceu (regra dos 6 meses de validade, e estou enrolando pra renovar ate as coisas quem sabe ficarem mais calmas.

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Mira, essas regras são chatas mas têm uma razão de ser: dificultar a abdução de crianças. Lembra de casos como o do Sean Goldaman, aquele menino americano-brasileiro que foi sequestrado pela mãe e tal?

Por esse motivo, a tendência da PF é escrutinar cada vez mais a emissão de passaportes para crianças, daí essas regras de estarem presentes ambos os pais, e por aí vai.

Já o limite de validade é por motivo mais bisonho: crianças mudam de feição rapidamente quando novas, e é difícil reconhecer se a criança é ela mesma após alguns anos.

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Mas a falta de fila preferencia pra crianças de colo é ABSURDA. Senti o mesmo. Minha filhinha de dois anos dormia no meu colo e mesmo assim, o atendente foi super grosseiro e implicante e não só não me deixou ter atendimento preferencial como dificultou meu atendimento. A menina ficou passando de colo em colo enquando nós (pai e mãe) atendíamos as exigências do funcionário. Foi um pesadelo, como eu já falei. Terrível.

Bia
BiaPermalinkResponder

Olá!

Renovei o passaporte no fim de novembro 2009, pois viajei na epoca do Natal e meu passaporte vencia no fim de janeiro.

Não tive problemas em achar horários nos postos de SP, sempre na semana atual do agendamento. Até achei estranho esse post! Não sei se faz diferença, mas sempre entrava no site para ver horários de noite, entre 20h e 0h. E o passaporte ficou pronto em uma semana, tudo certinho.

BTW, alguem sabe infos sobre o visto americano com validade de 10 anos?

Parabéns pelo site, Riq!
É obrigatório para qualquer viajante smile

Ernesto, o pato

A Lena tem o merito de ter colocado a questão,e a comunidade e este site são demais!! Se soubessemos de todos estes detalhes, não teriamos ido até Santos... Como diz aquela propaganda, tem coisas na vida que nao tem preço.

Alexandre Magrineli

Gente, o q posso dizer de quando tirei o meu aqui em Belo Horizonte (ano passado) foi: rápido, simples e profissional. Como tem sempre alguém com passaporte vencido lá no trabalho e precisando fazer alguma visita técnica no exterior, acabo acompanhando e ninguém me relatou maiores problemas, mesmo em casos emergenciais. Inclusive agora q o shopping onde fica o segundo escritório deles está EMBARGADO pq tem um prédio caindo sobre dele (longa história). Quem sabe vc não trocam essa história de despachante por um bate-e-volta aqui em BH?

Rafael R.
Rafael R.PermalinkResponder

Que isso, fiquei impressionado. Renovei o meu em Belo Horizonte no fim do ano passado, consegui marcar pela internet para o dia seguinte, e chegando lá não foram nem 10 minutos pra sair com tudo resolvido... Pra completar me deram um prazo de uma semana para entregar e três idas depois recebi um email falando que já estava pronto.

Lena
LenaPermalinkResponder

Oi Lili, eu sei que não foi uma crítica a mim. wink

É que fiquei chateada mesmo, com a minha atitude, por ter partido para este tipo de suposição, falar de máfia e tal. Escrevi isto no email para o jornal e acho que vou enviar uma retificação. Depois do seu comentário entrei no site de outro despachante que me indicaram uma vez. Clicando em "passaportes" aparece a mensagem de que deve ser requisitado pelo cidadão diretamente no site da PF. Ou seja, alguns nem estão fazendo este tipo de serviço.

O fato é que criaram este agendamento eletrônico para facilitar as nossas vidas; para que ninguém precisasse chegar de madrugada e passar horas na fila. Só que eu não acho que estivesse assim tão ruim antes do agendamento. Havia horários de pico, pela manhã e no almoço, mas à tarde era tranquilíssimo.

Com a implantação do agendamento é óbvio que os despachantes têm mais sucesso em conseguir um horário, do que nós que não podemos passar o dia inteiro clicando na tela do computador. Se antes os despachantes podiam enviar alguém para passar horas na fila da PF na av. Tiradentes, ficar clicando na página da PF é bico!!

Ou seja, a intenção da PF pode ter sido a melhor do mundo, mas do jeito que está não funciona. A Helena teve que ir ao shopping para saber o melhor horário para entrar no site!! Pode?? Seria mais fácil eles colocarem esta informação no site então. Com o melhor horário para cada posto.

Ando bem satisfeita com as melhorias que as novas tecnologias nos proporcionaram. Todos os anos, quando recebo o documento do meu carro pelo correio, sinto uma certa alegria, já que ainda me lembro de como era complicado fazer o licenciamento.

Renovei a minha habilitação em janeiro e fiz tudo em um dia. Exame médico, prova, entrega dos documentos no Detran e voltei com a carta para casa. Aliás, este é um bom exemplo. No Detran há 2 filas: uma para despachantes e outra para público em geral. A fila de despachantes é enorme e a do público tem ZERO pessoas!! Nenhumazinha. Acho que se quiserem melhorar o serviço do passaporte tem que ser assim. Separação, mesmo que seja pela internet.

Estava bem irritada ontem à noite quando escrevi sobre isso. O copo demorou 5 meses para encher!! Agora passou... Ufa! smile

Ernesto e Bia, é isso aí wink

Só através dos comentários é que soube que o melhor horário é de noite. Costumo chegar bem tarde em casa e as minhas tentativas sempre foram mais durante o dia. Mas vai entender, né? Hoje acabei conseguindo à tarde :roll:

Quanto ao visto , Bia, não sei. O meu é antigo e ainda vale por 2 anos.

flavia soares
flavia soaresPermalinkResponder

Tirei para minhas 2 filhas de 2 e 5 anos, ano passado aqui em Porto Alegre. Tanto o agendamento pela internet como o atendimento foram ageis e eficientes. Realmente o que complica no caso de crianças é a obrigatoriedade da presença dos pais e da criança para solicitar e retirar o passaporte mas imagino que isso tenha uma explicação... ou não?

Luxcoelho
LuxcoelhoPermalinkResponder

Ah, preciso dar testemunho:
1o) Quem tem pressa não pode bobear. Vá pessoalmente, com toda a documentação. E se prepare para a canseira. Pois o atendente irônico e com cara de mal diz: a preferência é pra quem fez pela internet.
Outros com cara de simpáticos dizem: "é só agendar no site, tem que ficar tentando". Como se todos fossem preguiçosos.

Renovei meu passaporte(peguei faz 3 dias). E tem algo muito estranho ocorrendo.
Até o ano passado o serviço era bom. O site tinha fartura de horários, em vários postos.
Agora, precisa de "manha"? Absurdo.
Tem cara de "operação tartaruga".
Consegui pela net, 3 meses antes, entrando no site todo dia até "pinçar" um horário na Lapa.
No meu dia, o salão tava lotado, mas o atendente chamava os horários em voz baixa. Quem tava no fundo não escutava nada. Outros corriam atrás dele como baratas tontas. Custa colocar um painel chamando horários?
E dizia: "14h15 quem fez pela internet". Um rapaz reclamou, aí ele retrucou: agora vai ficar aí esperando.
No dia que fui buscar, uma 2a. feira, tava mais sossegado. Se alguém precisar ir pessoalmente, talvez seja um bom dia.
Valeu pelo espaço Riq!

Ana Paula Pinheiro

Nossa, muito estranho. Eu tirei o meu marquei no início de dezembro e consegui para 15 dias depois lá no Eldorado. Será que foi sorte??

Patricia Maria

Eu tirei do meu marido e minha filha ano passado em São Paulo, na Policia Federal, sede central. Marquei na Internet. Fiz tudo sozinha. Foi fácil e rápido. Apesar de ter nos Shoppings, uma amiga me avisou que era melhor marcar na Policia. Realmente foi rapido.

Rosa
RosaPermalinkResponder

No seviço público, principalmente na esfera federal, os serviços prestados aos cidadãos funcionam bem, geralmente o atendimento é rápido e profissional. Algumas exigências são necessárias para a nossa segurança. As vezes temos dificuldade em entender, mas com um pouco de paciência e alguma informação é possível fazer as coisas sem maiores dificuldades.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Em Curitiba o sistema funciona tranquilamentem, é fácil de agendar e o atendimento é bom. Sobre a dupla cidadania: ela não é reconhecida pelo Brasil, então você não pode sair daqui sem o passaporte brasileiro. Que bom que no final tudo deu certo!!!

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Oi trips! Para quem não me conhece, tô no Rio mas acho que meu coment é válido para a discussão e alerta.

Neu problema foi com o Detran-Rio para tirar a identidade da minha mãe, mas acabei de chegar da PF do Galeão onde finalmente fomos buscar o passaporte da minha mãe (pedido em 12/01 com identidade negada em 05/02), e vou na linha do Luxcoelho - "Tem algo estranho ocorrendo...Operação Tartaruga" (clap clap para ele!).

No dia que demos entrada as 14hs, haviam pessoas como nós, mas não agendadas, que estavam lá desde cedo e entravam qdo pessoas agendadas não compareciam (nós reagendamentos e possivelmente colaboramos para pessoas conseguirem horários, prática boa). Quanto a pegar o passaporte, não havia ninguém. O salão tinha bastante gente mas haviam lugares para sentar.

O aviso de estado de alerta na imigração foi no dia seguinte. Ficou pronto em 7 dias corridos e não 7 dias úteis, excelente. Hoje ao chegar lá, só conseguimos sair em 20 mim pq há prioridade para pessoas acima de 60 (minha mãe, por mais que ela tenha que provar que tem e não sou eu com horário no trabalho que ia impedí-la de fazer isso!). Não havia lugar para eu sentar! A senha, se fosse para mim o passaporte, era para 34 posições depois.

O que aprendi da experiência com o Detran e a PF, e lendo esse post:

1) Tire identidade em São Paulo wink
2) Tire passaporte em Salvador wink

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Cancelar