Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? evil

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? :roll:

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles shock A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades sad

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

196 comentários

Ildefonso
IldefonsoPermalinkResponder

Acho que bati um recorde. Agora há pouco consegui agendar no Shopping Light seguindo as dicas dos trips do VnV. Depois, só de curiosidade, tentei reagendar no Eldorado (que é beeem mais perto da minha casa). E não é que consegui? Tô pasmo!
Só tenho que agradecer (mais uma vez) às dicas lidas aqui. Eu já estava me conformando em ter que fazer via despachante.
Obrigado Ric e tripulantes deste blog sensacional!

Lena
LenaPermalinkResponder

VnV .
Não dá pra não ler!! mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Paulistas que precisarem de passaporte com urgencia (24h) devem ter justificativa, fazer os procedimentos padrão no site e depois ir direto ao :
Núcleo de Passaportes na rua Hugo D’Ântola ( central do DPF , única autorizada a emitir com urgencia)
*testado e aprovadíssimo , pois ficou pronto no mesmo dia

Raquel de Meneses

Acabo de conseguir horário no Shopping Eldorado (eram 19:50h), tem que ser muito rápido na escolha do horário. Em menos de um minuto e isso não é exagero, mais de 10 horários sumiram. Tive que digitar o código de confirmação correndo e só consegui na 3a tentativa, os 2 horários que tentei antes, nos segundos que demorei para digitar o código, foram pegos por outra pessoa. Phoda.

Foram quase 2 meses tentando horário em todos os postos, inclusive fui pessoalmente no Ibirapuera porque a Folha divulgou informação errada de que poderia ir pessoalmente lá agendar horário a partir do dia 24/04. Mas vc chega lá e te informam que isso não existe.

Tem que ter paciência, persistência E SORTE. Um amigo ligou no despachante e ele conseguiu horário em 2, DOOOOOIS, dias. Ele já está com o passaporte na mão.

Se o Riq não se opor, posso divulgar o nome e telefone do despachante aqui para os mais desesperados.

Lena
LenaPermalinkResponder

É ridículo isso, não? Acertar o horário pra consegui o agendamento é como jogar em um caça níquel!!
Assim que um protocolo novo é feito, como a gente tem que indicar o posto de preferência, o novo protocolo não poderia ir direto para uma fila de espera daquele posto? E o sistema enviaria um aviso com o dia e o horário para que fosse confirmado, por exemplo , em 24horas.

Erval
ErvalPermalinkResponder

Algumas reportagens informaram que estava comproblemas quanto à uma empresa terceirizada utilizada pela Policia Federal para a emissão dos passaportes. Informaram ainda que já está regularizado e estão ampliando o horário de atendimento e em alguns lugares até no sábado. Eu estava com grande dificuldade, e não sei se foi isso mas consegui agendar para 11 de maio, espero que o atendimento seja rápido. Consegui fazer isso lá pelas 18h00 horas.

Priscila (Inquietos)

Riq, estou numa correria e não consegui ler todos os comentários. Mas deixo aqui um link do Inquietos, onde fiz um dossiê (vergonhoso, diga-se de passagem) da minha tentativa de renovar passaporte.

http://inquietos.wordpress.com/2010/03/04/a-saga-do-passaporte/

Emily
EmilyPermalinkResponder

Olá!

Consegui agendar! Fiquei algumas horas no site, entrando no posto que eu gostaria de ir (Tatuapé) a cada 10 minutos. Às 14h15 mais ou menos abriram vários horários que acabaram em menos de 5 minutos! Nesse meio tempo, testei os outros postos e vez ou outra algum deles abria também. Ou seja, dediquem algumas horas de seu dia para ficar pendurado no computador que quando menos esperamos, surge um horário. Boa sorte a todos!

carol m
carol mPermalinkResponder

Oi gente!!

Essa história toda do passaporte é bem estranha mesmo... Um serviço que deveria facilitar a vida, só complica! Bom, minha dúvida não é necessariamente como tirar o passaporte, mas a validade dele. Eu estou no Japão fazendo um curso e volto em fev/2011. O detalhe é que meu passaporte tem validade em julho/2011. Será que irei enfrentar problemas pra voltar pro Brasil, por exemplo nos EUA que é onde eu farei a conexão? O meu visto americano vence só em 2012, então isso não me preocupa... O que me preocupa é o vencimento do passaporte.
Espero que alguém possa me ajudar a esclarecer isso...

Ricardo Freire

Já vi na internet (agora não me lembro se foi aqui ou em outro site) a história de um cara que conseguiu declaração por escrito da imigração americana de que bastava sair do país antes do fim da validade do passaporte que tudo estava OK.

Acontece que algumas companhias aéreas implicam com isso na hora do embarque. Mesmo com essa informação aí de cima na mão, uma amiga perguntou na TAM em Salvador e obteve um não como resposta. Já o namorado da Carla Z. consultou a Continental e eles deram OK.

Se para você é factível tentar renovar o passaporte por aí, mais pro fim do ano, é uma dor de cabeça a menos...

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Acabei de deixar um comentario sobre isso eekops:

Lena
LenaPermalinkResponder

Pra finalizar a minha novelinha, estive no Tatuapé hoje. As funcionárias do posto são bem simpáticas e delicadas, eu achei. Até topam tirar mais de uma foto pra que a gente fique satisfeita smile Só não recomendo este posto para quem tem criança de colo ou algum problema em esperar de pé, pois lá não tem cadeira para quem espera. E se derem o azar de cair o sistema, como caiu hoje, a espera pode ser mais longuinha...

Carol, se você só vai fazer conexão nos EUA, acho que não terá problema. Pelo que já li a respeito, os EUA costumam exigir validade mínima de 6 meses para o passaporte, pois o prazo de permanência autorizado é de 6 meses. Mas, se o seu passaporte vencer antes disso e você for deixar os EUA antes dele expirar, então eles autorizam a entrada.

Sheila
SheilaPermalinkResponder

Oi pessoal !!!

As dicas de vocês foram muito úteis para eu conseguir fazer o agendamento do meu passaporte, então achei legal compartilhar como eu consegui fazer o meu agendamento para a próxima segunda-feira, talvez possa ajudar mais alguém...
Na quinta-feira (29/04) consegui agendar para o posto de Alphaville para o dia 12/05 por volta das 17:45, havia horários em vários outros postos que esgotam bem rápido.
Na sexta-feira (30/04) continuei tentando e às 10:45 abriram alguns horários para Alphaville e outros postos para o dia 03/05. Não se preocupe em cancelar o outro horário antes, pois o site identifica que você já possui outro agendamento e pergunta se você quer substituir.
Dessa forma, resolvi testar a teoria e continuei acessando o site. às 17:45 abriram os horários para o dia 13/05 e 14/05 em vários postos. Se a teoria estiver certa, na segunda-feira por volta das 10:45 devem abrir horários para o dia 04/05 ou 05/05 que foram cancelados por outras pessoas. Só por curiosidade vou acessar na segunda pra ver se é isso mesmo...

Boa sorte a todos !!!

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Bom, o assunto nao e exatamente o mesmo...mas ja que estamos falando de passaporte...
O passaporte de namorado vence esse ano, ele com 6 meses antes resolveu renovar e so tinha data, no Rio, pra um mes e meio depois.
Nesse meio tempo surgiu uma viagem pros States e ficamos com medo de nao deixarem entrar por ter menos de 6 meses de validade.
Entramos em contato com a Continental e a US Airways que garantiram a entrada.
Ao passar na imigracao nos EUA o oficial colocou no papelzinho branco que a data limite de saida era a validade do passaporte.
Ufa deu tudo certo smile

Marcia Kawabe
Marcia KawabePermalinkResponder

Eu também tentei agendar na 4 feira ã noite e não consegui em lugar nenhum em SP. Meu marido ficou de ver em Guarulhos para mim, e lá disseram a ele que depois da meia-noite é que se liberam novas datas. Daí tentei fazer a mudança de local, indo no icone de alterar agendamento, e como a Lena também apareceu data disponível no local onde eu tinha escolhido a primeira vez, que foi em Santo André. Marquei para o dia 14/05 e tinham vários horários para esse dia.

Então eu acho que o segredo deve ser esse mesmo pra quem está tentando agendar e não consegue.

Angela Bruno
Angela BrunoPermalinkResponder

Ano passado minha filha viajou para os EUA, pela United, com o passaporte com menos de 6 meses de validade, voltou antes do vencimento e não teve problema algum.
Porém, a passagem foi emitida com milhas TAM e a atendente informou que não seria possível. Uma consulta através do "Fale com o Presidente" da TAM teve a seguinte resposta:
Gostaria de esclarecer que viajar com um passaporte com no mínimo 6 meses de validade não é uma obrigação, mas sim uma recomendação, uma vez que o Brasil se enquadra em uma lista de países que podem desembarcar nos Estados Unidos com passaporte com validade inferior a 6 meses, sendo, nesses casos, a estada máxima permitida até a validade do passaporte.

MIGUEL ANGELO / admviagens

Minha nossa, parece que a demanda por passaports em SP está muito grande, ou pelo comentário da amiga me parece que estão dando um "overbooking" no sistema de reservas mas em fim... Aqui na PB ninguém usa despachante para este tipo de serviço, é sempre rápido e facíl de executar, perguntei para amigos de Natal e Recife e ambos me disseram que nos ultimos dias tem sentido um forte aumento mas nada que comprometam e atrasem o processo de forma crítica.

Rodrigo Basso
Rodrigo BassoPermalinkResponder

Moro em Campinas e retirei o meu ontem. Percebi que tem muita gente de São Paulo tirando o passaporte por aqui.

Mi Carbone
Mi CarbonePermalinkResponder

Gente me ajudem com uma duvida. Tenho que renovar meu passaporte pois vai vencer agora, porem mudei meu nome pois casei, logo farei o passaporte com o nome de casada, mas o meu visto americano ainda esta valido e com o nome de solteira. Sera que terei problemas apra entrar no EUA ??

Viajo de ferias em Out !

Bjo !

Zé
PermalinkResponder

Você vai ter que mostrar os dois passaportes (o novo e o antigo) na imigração americana, pois o visto vai estar colado no passaporte antigo.

Angela Bruno
Angela BrunoPermalinkResponder

Mi,

No site da embaixada dos EUA - Perguntas Freqüentes sobre Vistos -n° 23, esse assunto é tratado e informam que além de levar os dois passaportes, uma cópia da certidão de casamento poderá auxiliar em caso de dúvidas. Eu não deixaria de levar principalmente se o nome mudou muito.

http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=2176&submenu=107&itemmenu=86

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Mi Carbone, passei exatamente pela mesma situação. Apresentei o antigo com nome de solteira que tinha o visto e o novo com o nome de casada. Levei a certidão de casamento mas nem precisou!

Luana
LuanaPermalinkResponder

Olha essa Palhaçada da policia federal ja vem de longa data eu tirei meu passaporte em Maio de 2008 e estava na espera de uma data desde Janeiro do mesmo ano,até que fui diretamente no posto da policia federal na lapa e eles disseram que eu precisava de uma carta do meu trabalho dizendo que eu viria para o exterior, eu consegui a carta atravez de um amigo que tem uma empresa e fui de novo na PF,e o responsavel agendou uma data para tres dias depois.
Eu aconselho a todos que tenham uma viagem urgente que façam a mesma coisa! Se nao tem a carta da empresa ou mesmo que esteja indo so a passeio, use o jeitinho brasileiro!!! Pq isso ai é uma palhaçada, eles implantam um sistema para agilizar, mais o sistema nao funciona e ninguem faz nada!!! Espero que ajude!

Lea
LeaPermalinkResponder

Eu tb passei por isso ha pouco tempo, uns dois meses, mas depois de tentar dois dias fui ate o posto do Eldorado, q eh perto de casa. Estávamos eu e minha filha de 22 anos. Depois de ouvir muitos naos de varios funcionarios insisti insisti e apareceu uma boa alma de boa vontade q topou fazer, olhou nossos documentos -- estava faltando sei-la-o-que -- e me deixou voltar pra casa, pegar e voltar dali a uma hora pra terminar. No dia de buscar eh q deu errado, tive de ir uns tres dias tentar pq sempre havia caido o sistema.
Enfim, gente, na minha opiniao, essa confusao eh resultado de uma conjuncao de fatores entre eles 1- de boa intencao o inferno esta cheio, ou seja, a PF esta tentando melhorar mas nao tem gente preparada, nao tem plano de contingencia, etc etc etc; ; 2 - tem muito mais brasileiro viajando do que jamais antes neste pais... mais brasileiro viajando, mais brasileiro comprando carro, mais brasileiro comendo fora, mais brasileiro frequentando shopping. Otimo, excelente, mas o Pais nao ta preparado, ha anos os jornais falam de falta de infraestrutura basica como portos estradas e etc, agora estamos sentindo na pele a falta basica de lojas pra todos, voos pra todos, funcionarios da PF pra todos... Acho q conviveremos com isso por muito tempo ainda, tomara q a proximidade da Copa 2014 e das Olimpiadas 2016 aqui realmente faca o bem q o Brasil merece, ou seja, atraia investimentos e mais concorrentes para prestar servicos e fabricar os produtos que queremos consumir! E que os turistas e investidores paguem impostos e que os proximos governos saibam usar esses impostos bem usado, em escola e hospitais!

stella
stellaPermalinkResponder

ola pessoal,

enquanto tento renover meu passaporte estou me divertindo com os comentarios e resolvi acrescentar meu pitaco. fui p/ os eua em dezembro com o passaporte que vencia em janeiro e nao tive problema nenhum, o cara da imigracao so apontou a data de validade e me deu 1 visto de acordo...

CINTHIA RANGEL

Consegui tirar bem fácil. Em apenas uma semana!O atendimento não atrasou e foi excelente!

Fabio
FabioPermalinkResponder

Oi Lena!
Eu tb não consegui agendamento rápido no Shopping Eldorado, mas você precisa entrar todo dia e ver se já liberaram um horário.
No da Lapa é realmente mais fácil, eles tem mais horários disponíveis, mas no shopping Eldorado consegui depois de 3 semanas tentando e entrando todos os dias.
Boa sorte!
Bjs!

Luciana Leite
Luciana LeitePermalinkResponder

Tirei meu passaporte no Posto da Polícia Federal no Shopping Internacional de Guarulhos em menos de duas semanas, sem filas e sem burocracia nenhuma. Antes disso, meu marido havia tentado em SP e o agendamento demorava quase um mês.

Junior
JuniorPermalinkResponder

moro em sao josé dos campos-sp, consegui agendar o meu em cruzeiro-sp, cerca de 1:20 de viagem.
fui bem atendido, a observação é que vi uma van chegando, provavelmente da capital, com cerca de dez pessoas para tirar o passaporte.
quem é da capital, talvez se juntar mais de uma pessoa, vale a pena tirar lá, quando eu acessei o sistema sempre tinha vaga, tentei em são paulo e são josé dos campos, não conseguia.

Evandro
EvandroPermalinkResponder

ESSE DESCASO É UMA VERGONHA!!! SERÁ BOICOTE POR PARTE DA PF?

Claudia
ClaudiaPermalinkResponder

Ontem (24/05) li os comentários do pessoal e há dias tentava agendar uma data para tirar o passaporte.
Segui os conselhos da galerinha daqui do site e consegui agendar para o dia 14/06 no Shopping Light.
Entrei no site às 18h e de tempos em tempos ia atualizando. Às 18h20 havia vagas para Lapa para o dia 25/05 e dia 13/07. Depois por volta das 19h, havia vagas para o Shopping Light (dia 14/06) e mais vagas para Lapa (dia 12/07), mas as vagas se esgotaram muito rápido...
Boa sorte a todos!!

Marcelo MArtins

Bom, no meu caso achei super engraçado, pq, da noite pro dia, eu decidi tirar o passaporte, e no momento que eu acabei de preencher o formulário, fui em agendar data para a entrega dos docs, e tinha sim, vários dias em todos os posto... Mas, com o passar do tempo, vi que havia marcado para uma data que estava muito longe, o q eu fiz, acessei o site de novo, e agendei outra vez, na boa... dia 07/06/10 , faço a entrega dos docs, e volto a dizer, tinha um monte de vagas lá... Acho que vocês são azarados demais, ou eu durmo tarde demais, tipo depois das 02:00 da am.

Diego
DiegoPermalinkResponder

O horario ideal mesmo, onde liberam os novos horarios é entre 10 para as 18:00 até 18:15 no máximo, eu a partir das 17:50 fiquei na pagina de agendamento (aquela apos a autentificação onde ficam a lista de postos) fiquei atualizando a pagina em determinado posto até liberar os horarios, as 17:58 consegui agendar para o dia seguinte.

Abraços

Santos
SantosPermalinkResponder

Simplesmente impossível. Acho que o objetivo da PF é que você desista de tirar o passaporte e fique por aqui mesmo.

Cacau
CacauPermalinkResponder

Oi Pessoal,

O segredo é fica monitorando em horários tipo 12:55, 13:55, 14:55 e assim por diante. Fiz meu cadastro hoje e agendei logo depois no Shopping Light. Sera na proxima semana.
Vi outras datas disponiveis na Lapa, Barueri, Ibirapuera mas somente para o dia 20 de julho à tarde. DETALHE: Tem que fazer muito rápido.
Boa Sorte!

Carol
CarolPermalinkResponder

Pessoal, segui as dicas, e realmente, a partir das 17:40 começaram a liberar os agendamentos...Ufff! Estou bem mais tranquila...Muito obrigada a todos...bjinhos.

Mauricio
MauricioPermalinkResponder

estava tentando agendar faz uns 3 dias e nada, tava quase desistindo. seguindo as dicas acima e com muita paciência e persistência consegui agendar no Shopping Light. O que eu fiz, na tela que aparecem os locais clicava em algum posto depois clicava de novo no botão de voltar da próxima tela. Fiz isso algumas vezes e apareceram dois locais: Shop. Ibirapuera e o Shop Light, mas depois de 2 min não tinha mais nada.

Joseane A. Takeshita

Me casei há qse 1 ano e acrescentei o sobrenome do meu marido. Tenho visto e passaporte válidos e gostaria de saber se terei problemas para entrar nos USA com aqueles com nome de solteira ainda? Obrigada!

Angela Bruno
Angela BrunoPermalinkResponder

Joseane,

É só emitir a passagem com o nome de solteira.

Thiago
ThiagoPermalinkResponder

Ih meu...Depois de fazer a solicitação eu fui para a página de agendamento e vi que não tinha horário em NENHUM dos postos de São Paulo. Comecei a entrar em depressão, pois minha viagem está com data marcada. Achei esse site fuçando no Google, procurando mais informações, e ao ler os comentários minha preocupação só aumentou. Mas já tinha pensado nesse esquema de me logar na página de agendamento e ficar voltando e clicando no link, voltando e clicando no link. Quando era mais ou menos 10:30, apareceu vaga para o dia 23/08, no Tatuapé, que era exatamente onde eu queria, e tinha VÁRIOS horários disponíveis. O negócio é não entrar em parafuso e ir tentando, uma hora aparece. Claro que o sistema é precário, mas funciona. Agora em relação às pessoas de outras cidades e estados dizendo que conseguiram bem fácil...é lógico que em São Paulo tem muito mais demanda do que cidades do interior e outras capitais...isso é bem óbvio.

Lara
LaraPermalinkResponder

Está impossível encontrar um horário...estou desde de manhã tentando e nada!

Flávio
FlávioPermalinkResponder

Depois de uma semana tentando agendar para retirar o passaporte. Hj depois de muito ler em fóruns, vi que era possivel conseguir horários quando a PF atualizasse o sistema, então fiquei desde ontem no site tentando de 1 em 1 hora e nada e agora as 10:00 fiquei direto na página tentando repetidamente agendar num dos 4 postos do RJ e as 10:25 apareceu horário para 28, 29 e 30/8 no GALEÃO agendei rapidamente e em 2 minutos tudo sumiu. Nem acreditei que consegui, pois a data mais próxima era para 23/11/10. Tentem agendar neste horário a partir das 10:00, pois parece q a PF atualiza o sistema neste horário. Boa Sorte!

ale
alePermalinkResponder

Pessoal, na cidade de sao jose dos Campos na PF eles me informaram que o agendamento era das 15 30 as 18 30, sõ que na verdade lancei meus dados na terca e hoje quinta 14 45 consegui e para 3 pessoas seguidamente mais sõ para o mes que vem. Mas consegui!!! A dica q deixo e tentar antes do horario marcado (informado) p sua cidade em sjc deu certo!!!!!!!! Espero ter ajudado, porque eu tbem tava no sufoco! Boa sorte!!! Ale

bruna
brunaPermalinkResponder

Gente,meu namorado me avisou em cima da hora q iriamos viajar este mês e já tem uns 3 dias q estou tentando com urgência agendar isso e nada...agora q li os comentário de ficar tentando direto no link eu ñ paro mais,tô com medo de ñ conseguir nada.
Se demorar mais um dia o vou tentar com despachante tbém...alguém tem uma idéia melhor???Pq eu tô no sufoco tbém.

Luiz
LuizPermalinkResponder

Consegui agendar agora pouco as 23:05 no Tatuape

Ines
InesPermalinkResponder

Gente!!
Foi muito facil conseguir o passaporte, o meu tirei em 5 dias, consegui agendar para o dia seguinte do preenchimento dos papeis pela internet, paguei a taxa por debito automatico, no dia seguinte fui ao shopping light onde agendei e demorou exatos 10 minutos para fazer tudo e sair com o protocolo, após quatro dias recebi o e-mail dizendo que o passaporte estava pronto. E TUDO ISSO SEM DESPACHANTE!!!!

CONSELHO: é só preencher toda a papelada no site da policia federal, depois ficar tentando o agendamento, clique em ATUALIZAR varias vezes e vai trocando de posto de atendimento até que em certo momento surge a data e vc agenda, o resto é facil, pois com o horario reservado é certeza absoluta de ser atendida. O IMPORTANTE É NÃO DESISTIR!! O DIFICIL É O VISTO....RS...

BOA SORTE A TODOS E BOA VIAGEM!!1

Luís Fernando

Tirei o meu na sede da PF na Lapa e foi bem tranquilo... agendamento / entrevista / retirada...

Andressa Steca

Gente eu estou a um mês tentando agendar e não consigo.
Expliquem como fizeram, estou atualizando o site conseqüentemente todos os dias e não tem data disponivel!!!

Será que se eu for direto na PF na LAPA eu consigo tirar meu passaporte?

Andressa Steca

Acabei de Conseguir!! tentem agoraaa que está diponivel...

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Consegui agendar o meu pra semana que vem na Lapa...
na Lapa abriu pra vários dias... inclusive amanhã...
mas é bem rápido mesmo... 3, 4 minutos...

Mô Gribel
Mô GribelPermalinkResponder

É irritante e desrespeitoso o atendimento da polícia federal em SP!
Estou tentando agendar para uma amiga que viajará comigo e não consigo de jeito nenhum!!!
Já liguei lá e disseram que era para eu 'ir tentando', como se eu tivesse o dia todo...

Mariane
MarianePermalinkResponder

Eu e uma prima tiramos o passaporte em março desse ano na PF da Lapa SEM AGENDAMENTO.

Chegamos 7:30 da manhã, pegamos a fila no lado de fora (PF abre as 8) e qdo nos apresentamos dissemos q era sem agendamento, o cara pediu pra gente aguardar um pouco, ele começou a chamar o pessoal agendado e tinham poucos, dai ele nos chamou e a gente ja entrou. Foram menos de 5 minutinhos aguardando.

Eu não sei como está agora... tomara q eles ainda estejam fazendo isso!!!

Pra quem tiver pressa vale a pena tentar.

Jady
JadyPermalinkResponder

No dia 22/11 às 10:00 consegui agendamento para a 24/11 na Lapa, às 7:15 da manhã.
Tentei durante o dia trocar para o Tatuapé, e consegui às 18h remarcar para 23/11 às 16:45 no Tatuapé.
Tem que ser muito rápido, pois os horário somem de repente.

Kassandra
KassandraPermalinkResponder

Renovação de passaporte: Devolve o antigo ou paga taxa em dobro?

Oi povo, preciso renovar meu passaporte, mas morro de pena de devolver meu passaporte que está vencendo. Ele conta toda minha história de andanças pelo mundo e queria guardar de recordação. Também vai me doer no bolso a grana pra pagar taxa em dobro, mas acho que essa dor é menor, rsrsrs.

Queria saber a opinião de vcs? Estou sendo muito boba em gastar essa grana a mais só por sentimentalismo? Grana essa que poderia ser melhor usada numa proxima viagem? Alguém já fez/faz isso?

Gradicida.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Kassandra,
Acredito que a taxa em dobro que você está se referindo é quando você não leva o passaporte velho para cancelar. Se você tem o passaporte, a única coisa que fazem é colocar o carimbo de cancelado mesmo. No meu caso, o visto americano ainda está no velho. Então eu ando com os dois.
Abs

Rogério Oliveira

Oi Kassandra,
Você tem certeza que ao renovar o passaporte eles ficam com o antigo??? Eu já renovei o meu 2 vezes e eles só cortam uma ponta da capa do antigo e devolvem...

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalinkResponder

Exatamente isso que iria responder... o passaporte antigo é devolvido!

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Recomendo ver como está a praxe em sua cidade, até porque o rigor e o controle com os passaportes brasileiros têm aumentado, por obediência a diretrizes internacionais de segurança. Em minha última renovação (novembro de 2008) eles cortaram um pedaço (a ponta) da parte superior direita do passaporte, carimbaram cancelado em um monte de lugar e retiveram para incineração. Só depois que eu me lembrei do visto dos EUA foi que eles devolveram.

Enquanto a expiração do visto dos EUA não for coincidente com a expiração do passaporte, é garantido você receber o antigo de volta, para poder usar o visto americano. Mas se não houver motivo para eles devolverem, tem de ver como estão procedendo atualmente.

Se para manter o passaporte atual for realmente preciso pagar a taxa em dobro (verifique antes se é mesmo necessário), eu pagaria. Tenho muita coisa boa carimbada lá. Aliás, meu pasaporte mais gordinho é o atual. Quando for renová-lo vou querer mantê-lo, sim.

Fernanda Castro

Kassandra,

Você não devolverá o passaporte antigo... É necessário apenas levar, e eles batem o carimbo de "cancelado", nada mais, vc volta com ele para casa. Acabei de renovar o meu, e estou com os dois. Pode pagar a taxa simples.

BethN
BethNPermalinkResponder

Não sei do que vc está falando.
Acabei de renovar meu passaporte no RJ, eles fazem um furo para inutilizar o passaporte antigo e devolvem para vc na mesma hr.

Luciana
LucianaPermalinkResponder

Na minha primeira renovação carimbaram o antigo e deixaram comigo. Na outra vez o passaporte vencido foi retido e queimado (dezembro de 2007). Acho melhor verificar como eles estão procedendo agora na sua cidade, pois os procedimentos mudam de tempo em tempo.

luis r.
luis r.PermalinkResponder

passaporte queimado??? nunca tinha ouvido falar disso.
estou no quinto passaporte, todos os antigos comigo, devidamente inutizados.
queimado, jura???

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar