Passaporte em SP: alguém conseguiu tirar sem despachante?

O azulzinho

Hoje cedinho a Lena desencavou um post antigo para fazer o seguinte desabafo:

Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo em São Paulo (capital) desde novembro passado!!! Verdade. Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? 👿

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? 🙄

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário de um post aqui do VnV. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar.

Quando apareceram os primeiros depoimentos de que está difícil mesmo, que só indo para Campinas ou Santos, a Lena continuou:

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um posto, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está tudo de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles 😯 A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! Quando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades 🙁

Alguém aí andou conseguindo fazer passaporte na capital por conta própria? Macetes são bem-vindos.

197 comentários

é so ir direto a um posto da PF e informar que nao está conseguindo fazer o agendamento, que ja tentou varias vezes e ta impossivel. eles vao te atender sem problemas.

Dica: PF do AlphaShopping em Alphaville (ou Second Life, segundo o Riq…;-)) Apesar do ‘doce’ dos funcionários, não há fila alguma e o lugar oferece bastante opções para se esperar ser atendido…

Quando desabafei no post anterior, queria isso mesmo; saber se tinha alguma dica de horário para tentar; algum macete. Que bom que apareceram vários comentários. Vou tentar e depois conto.:-)

Não queria desqualificar o trabalho de ninguém, porque não cheguei a ter problemas com “pessoas”, só com o sistema informatizado disponível. A dúvida a respeito do despachante só me ocorreu depois que já estava escrevendo o desabafo, porque acessei o site sugerido nos comentários anteriores ao meu.

Outras pessoas além da Paula já haviam reclamado do atendimento na Lapa, que é a central, acho. Eu nos primeiros dias da minha tentativa, buscava os postos mais convenientes para mim, que são os shoppings Ibirapuera e Eldorado ou os com acesso por metrô, Light e Tatuapé. A medida que o tempo foi passando, comecei a checar todos, inclusive Guarulhos, Alphaville e ABC, que são super fora de mão. Quando renovei no Ibirapuera da última vez fui bem atendida.

    Lena, quando escrevi sobre despachante em nenhum momento considerei que vc estava desqualificando o trabalho deste profissional. O intuito foi apenas mostrar que de fato o agendamento está difícil e que talvez despachantes que digam ser assim tão fácil, das duas uma: ou esses tem um canal na PF ou aí sim, estão sendo desonestos. Como em toda profissão sempre temos os “bons e os maus”. Também reforçava a dica já apresentada com relação aos horários aparentemente mais convenientes para tentar o agendamento, vindo de profissionais que trabalham o tempo todo com isso. Bj e boa sorte!

Tive que renovar o meu passaporte ha 2 anos atras e foi bem dificil. Comecei quase 2 meses antes, daqui dos EUA, tentando agendar horario, que nunca tinha. NO final, ja em dezembro aí no Brasil, minha cunhada, que é advogada,mandou alguem na PF agendar um horario pra mim. Foi o fim da incompetencia e burocracia. Isso que eu me lembrava que o passaporte anterior tinha sido tirado no Shopping Eldorado sem problema nenhum. Quer dizer, ao inves de melhorar, o processo piorou.

    Maryanne, mas por que você não faz seu passaporte no Consulado Brasileiro? É uma delícia, rapidinho.

    Concordo plenamente. Renovamos o da Julia ano passado no consulado de Houston e foi tranquilissimo. Fomos la um dia e num instante resolvemos tudo – entregamos os papeis, pagamos e tiramos a foto la mesmo, menos de 10 dias depois o passaporte ja estava na nossa mao, em casa, pelo correio.

    Eu renovei o meu há poucas semanas no Havaí, no consulado itinerante. Foi super-tranquilo, a mulher ainda perguntou se eu queria o novo biométrico ou o antigo. No exterior, meu conselho é renovar no consulado, é muito mais fácil. O último q eu tive renovei no consulado em Seul, tb foi mamão com açúcar (expressão q delata minha idade).

Consegui agendar para minha irmã no começo de Março no Shopping Light, mas porque fiquei tentando 2 ou 3 dias lá pelas 18hs, sempre sem conseguir horário nenhum, aí, um dia abriu alguns horários do Shopping Light para 3 dias depois.

Eu tive que agendar prá mim, para minha esposa e minha mãe mais ou menos em Julho.

Fiquei quase 1 mês, até que encontrei mais ou menos o horário. É por ali mesmo… entre 17:30 e 20:00 parece ser o melhor, e sempre tendo que marcar para o dia seguinte, no máximo com 3 dias de antecedência. Muito depois disto, parece que já esta tudo preenchido.

No caso, consegui para o shopping Eldorado mesmo.

Lena..

Aqui em SP, o melhor posto para chegar sem horário é o do Shop. Light….

Pode tentar aqui em Alphaville, pelo menos garanto a educação dos funcionários, já que vi que isso é reclamação constante do pessoal..

Boa sorte!!!

Lena, tem que ser perseverante e entrar nos horarios certos.
No ibirapuera, os horários são liberados por volta das 18h.
Não sei se tem máfia de despachantes, pois liguei em 3 e eles relataram o mesmo problema.
Boa sorte!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito