Porto Alegre pra Ana Claudia F.

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre

A Ana Claudia F. vai passar cinco dias em Porto Alegre e gostaria de dicas. Já sabe que deve pegar as dicas gastronômicas nos Destemperados (veja o menu da direita -- os restaurantes estão classificados em seis categorias) e que o PoaSite lista todos os lerês da cidade.

Só que ela queria mais dicas, chanceladas pela gauchada que bate ponto por aqui.

Centro de Porto Alegre, visto da Fundação Iberê Camargo

Para poupar vocês do óbvio, já vou citando:

- bater perna na rua Padre Chagas e suas transversais, nos Moinhos de Vento; dar uma volta no Parcão, também por ali;

- dar uma passadinha no domingo no Brique da Redenção e comer um doce na confeitaria Maomé, na mesma rua;

- no Centro da cidade, tomar uma salada de fruta na Banca 40 do Mercado Público, visitar o Margs e o Santander Cultural, fazer a visita guiada ao Theatro São Pedro, subir à cafeteria da Casa de Cultura Mario Quintana e checar se tem alguma exposição ou evento na Usina do Gasômetro;

- fazer um passeio de barco pelo Guaíba, saindo da Usina do Gasômetro (necessário agendar; o passeio só sai com pelo menos 20 passageiros confirmados);

- ir à Fundação Iberê Camargo;

- se quiser um programa alternativo clássico, assistir ao Sarau Elétrico, terça-feira à noite no bar Ocidente.

Usina do Gasômetro, vista da Fundação Iberê Camargo

Mais sugestões fora do papai-mamãe (ou que eu tenha esquecido)? À caixa de comentários, por favor!

144 comentários

moacir sampaio

Não recomendo viajar de noite para a serra mesmo no verão. E no carnaval o trânsito vai estar complicado. Pertinho (2 minutos) do aeroporto tem um hotel ibis. A 7 minutos do aeroporto tem dois hoteis em direção ao centro.

Aline Pagnossin

Estou em Canela no momento e sei que a estrada POA x Gramado tem tido bastante neblina à noite. O Ibis, ao lado do aeroporto, é uma ótima pedida...

Carol BSB
Carol BSBPermalinkResponder

Pessoal, superobrigada pela ajuda! Já reservei o Ibis para pernoitar.
Agora estou com a seguinte dúvida: é uma boa ir pra Gramado no ônibus da Citral (que sai do aeroporto) e só alugar carro para fazer algum passeio nos arredores de Gramado (já que muita gente nos comentários citou a dificuldade de estacionar em Gramado e a desnecessidade de carro dentro da cidade)?

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Sem dúvida, para chegar a Gramado, o ônibus da Citral é um ótima pedida.

Carro em Gramado é uma mão na roda para desfrutar as atrações fora do centro, como as áreas naturais, os parques, os museus, as cidades de Canela e Nova Petróplis...

No mundo ideal, eu alugaria carro em Gramado só depois de considerar a região central já vista, explorada e aproveitada, pois é desperdício pagar por um carro que vai ficar estacionado enquanto podes fazer muita coisa legal a pé, principalmente no verão, em que dias e noites não são frios.

Mas, como serão poucos dias de viagem (só o feriadão do carnaval), talvez seja uma boa já sair de carro de Porto Alegre, pois algo me diz que em Gramado os preços dos alugueis estarão muito altos no período.

Vale orçar.

Carol BSB
Carol BSBPermalinkResponder

Dionísio e Pat, obrigada pelas dicas! Vou pesquisar o preço dos aluguéis em POA e em Gramado para tomar essa decisão.

Pat Fernando
Pat FernandoPermalinkResponder

Carol,

se eu não me engano tem um trenzinho (http://fumacinhaturismo.com.br/passeio-fumacinha-turismo) que faz passeios em toda a cidade e pontos turisticos. Essa é uma opção se não quiseres alugar carro, pois pode visitar tudo sem se preocupar com carro. Claro que o passeio de subida da serra é lindo principalmente pela Rota Romantica ( BR116), o interessante é ver custoXbenefício de alugar um carro.

espero que se divirta!

RosaBsb
RosaBsbPermalinkResponder

Riq, seus afilhados estão crescendo... meu Deus, olha isso:
http://www.foodxp.com.br/site/team/index.php, quando se espalhar por outras cidades do brasil e do mundo, ninguém segura!!! Já me cadastrei. Só delícias!!!

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

3 graus às 9 da manhã de uma segunda-feira ensolarada em Porto Alegre. Imaginem na Serra.

Caminhar com o cachorro às 7 da matina a zero grau: não tem preço.

Quem quer aproveitar o inverno venha, pois o frio está de rachar. Ótimo para aproveitar a gastronomia gaúcha.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Venham sim , mas arrumem roupas de ski pra poder andar na rua.

Marina
MarinaPermalinkResponder

Bom Dia!

Alguém tem uma dica de hotel para hospedar em Porto Alegre ?

Obrigada!

Rochelle
RochellePermalinkResponder

Os hotéis Ibis são ótimas opções, bons e baratos. O do aeroporto é pra quem pretende só chegar de avião e partir pra outro ugar (pra Gramado, por ex.). Pra quem vai ficar em Porto Aegre, mehor ficar no Ibis Moinhos de Vento, pertinho da Padre Chagas e dá pra fazer tudo a pé.

Lucia
LuciaPermalinkResponder

Riq, também tem passeio de barco saindo do cais do porto! E não deixem de admirar o portão central do cais do porto, todo em ferro e vidro! O portão central do cais do porto e as palmeiras da pequena avenida entre o Margs( antiga alfandega) e o Memorial do Rio Grande do Sul( antigo correio) com a praça da Alfandega ao fundo impactavam os viajantes de outrora, quando desembarcavam dos navios!!!!

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Também gostaria de dicas de hospedagem em Porto Alegre.

Rochelle
RochellePermalinkResponder

Ibis Moinhos de Vento, pertinho de tudo

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

Oi Nívia,
o antigo Tryp Porto Alegre (hoje Quality) fica super bem localizado, em frente ao Parque Moinhos de Vento, e fica próximo a restaurantes e bares. O hotel é ótimo.

Luiza H
Luiza HPermalinkResponder

Marina, na primeira parte dos comentários deste post há boas dicas de hotéis no bairro Moinhos de Vento (perto do Parque Moinhos de Vento ou Parcão) e Praia de Belas (perto do Shopping Praia de Belas e da área administrativa da cidade: Fórum, Tribunal do Trabalho, Tribunal de Justiça).
Não acho legal ficar no Centro, mas a escolha do hotel depende do objetivo da tua viagem.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

Assino em baixo da Luiza H, mas se tiver que ficar no Centro, escolha a área mais residencial, ao redor da Praça da Matriz e em direção à Av. Loureiro da Silva. Nessa região há os hoteis Everest, Master Grande Hotel, Master Express, Master Express Perimetral, EKO e Comfort, todos de bom nível.

Nivia
NiviaPermalinkResponder

Obrigada gente! O Ricardo F. tem os colaboradores (e no meu caso também fã) mais diligentes da net!!!

billy
billyPermalinkResponder

Melhor lugar para ficar se quer agito... bares e festas de seg a dom é ficar em albergues na cidade baixa.
A rua lima e silva tem muitos bares e baladas... já na Rua João Alfredo tem bares com musica ao vivo...muito bom!
Churrascaria vá ao Galpão Crioulo...uma das melhores...se não a melhor. Vc irá gastar menos da metade do q gastaria em uma churrascaria top de SP ou RJ... e provavelmente será melhor.

Alexandre Giesbrecht

Quando vou para Porto Alegre a trabalho, costumo ficar no Union Collins, no Centro, mas bem perto do agito da General Lima e Silva. E ele fica numa travessa com pouco movimento, bem agradável, e com fácil acesso a várias partes da cidade. O custo/benefício também é bastante convidativo.

Dionísio
DionísioPermalinkResponder

A título de curiosidade, dizem que a Rua Gonçalo de Carvalho, em Porto Alegre, está ganhando fama de "a mais bonita do mundo". De fato, é linda, um verdadeiro túnel verde prócimo aos Moinhos Vento e ao Shopping Center Total.

Se quiserem ver a matéria a respeito, com foto e vídeo, aí vai o link: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a3486959.xml

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Oie,
Eu e meu namorado visitaremos Porto Alegre no início de Julho, gostaria de saber se é muito frio? também pensamos em fazer um "bate-volta" num sábado em Gramado e Canela, fica muito cansativo?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Nós não temos como prever o tempo, mas em julho deve fazer frio em Porto Alegre. Para saber as médias históricas de temperatura, veja o Jornal do Tempo:
http://jornaldotempo.uol.com.br/climatologia.html/PortoAlegre-RS/

De Porto Alegre até Gramado são 120 km. A viagem não é cansativa, mas Gramado e Canela merecem mais do que um bate-volta.

Para mais dicas, veja:
https://www.viajenaviagem.com/2012/11/roteiro-gramado-serra-gaucha-40-dicas/
https://www.viajenaviagem.com/destino/porto-alegre

Fernanda
FernandaPermalinkResponder

Sempre que vamos viajar, procuramos lugares pra conhecer e comer onde os locais também vão. Para comer churrasco, normalmente os gaúchos fazem em casa, no almoço de domingo, ou vamos em churrascarias mais simples, mas com carnes no ponto! A Giovanaz, na cidade baixa, oferece churrasco no jantar por 27 reais por pessoa. Tem a Don Henrique também, na Av. Getulio Vargas, que tem o mesmo esquema no almoço. Se quiser um lugar mais bonitinho, vá na Freio de Ouro, na Av. Jose de Alencar. Na Brasa, só se quiser ostentar, porque o custo é muito alto pelo que oferecem. Outra dica pra quem vai para a serra é almoçar na churrascaria Schneider, na BR116 em São Leopoldo. Faz tempo que não vou, mas sempre valeu a pena.

alline
allinePermalinkResponder

Aproveitando o gancho da Fernanda, sobre churrascaria, acredito que o 35 CTG é uma das melhores opções com relação a preço e qualidade... o rodizio de churrasco custa 35 e ainda tem show com musicas e danças tradicionalistas gauchas, a noite isto apenas, consulte horarios e dias. O onibus de turismo que faz a volta por toda a cidade é uma boa dica, e para o amantes de futebol precisam visitar o estadios do Inter e Gremio, meu namorado é ingles e sempre que ele vem passear fazemos quase os mesmos passeios, mas a Serra com certeza é o preferido dele... não vemos lá fora as belezas simples e naturais que vemos aqui. Ahhhh, se tiver tempo dê um jeito de visitar os canyons em Cambará do Sul, espetaculares. Alem destes, muito proximo a POA existem cachoeiras com trilhas maravilhosas para se explorar tb. Abraço.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar