Porto Alegre pra Ana Claudia F.

Fundação Iberê Camargo, Porto Alegre

A Ana Claudia F. vai passar cinco dias em Porto Alegre e gostaria de dicas. Já sabe que deve pegar as dicas gastronômicas nos Destemperados (veja o menu da direita — os restaurantes estão classificados em seis categorias) e que o PoaSite lista todos os lerês da cidade.

Só que ela queria mais dicas, chanceladas pela gauchada que bate ponto por aqui.

Centro de Porto Alegre, visto da Fundação Iberê Camargo

Para poupar vocês do óbvio, já vou citando:

– bater perna na rua Padre Chagas e suas transversais, nos Moinhos de Vento; dar uma volta no Parcão, também por ali;

– dar uma passadinha no domingo no Brique da Redenção e comer um doce na confeitaria Maomé, na mesma rua;

– no Centro da cidade, tomar uma salada de fruta na Banca 40 do Mercado Público, visitar o Margs e o Santander Cultural, fazer a visita guiada ao Theatro São Pedro, subir à cafeteria da Casa de Cultura Mario Quintana e checar se tem alguma exposição ou evento na Usina do Gasômetro;

– fazer um passeio de barco pelo Guaíba, saindo da Usina do Gasômetro (necessário agendar; o passeio só sai com pelo menos 20 passageiros confirmados);

– ir à Fundação Iberê Camargo;

– se quiser um programa alternativo clássico, assistir ao Sarau Elétrico, terça-feira à noite no bar Ocidente.

Usina do Gasômetro, vista da Fundação Iberê Camargo

Mais sugestões fora do papai-mamãe (ou que eu tenha esquecido)? À caixa de comentários, por favor!

151 comentários

Hoje foi dia de procurar o hotel em POA e estava justamente vendo os dois Swan, o Business e o Tower, este mais chiquezinho, não? Mas a prioridade é a localização. O que vocês sugerem?

(Corrigindo: lá em cima escrevi um ‘devida a’ (ugh!), no lugar do devido a… não era pra corrigir, mas num guentei)

    O Swan Tower não fica nos Moinhos de Vento, por isso não foi citado pelo Dionísio. O Swan Business é o Swan Molinos.

    O Swan Tower tem uma boa posição para quem está a trabalho, não a turismo (fica entre vias de acesso).

    Ana, segundo consta, o Tower é melhor, mas está mais longe, mas o Molinos (business) parece ter um bom nível e está numa avenida movimentada que leva direto ao coração dos Moinhos de Vento (pertinho, dá pra ir a pé).

    Entre todos os hotéis citados, pelo critério localização, minha sequência seria Sheraton, Quality, Manhattan, Il Giardino, Beverly Hills e Molinos.

    Abaixo do Sheraton, parece-me que os demais têm boa e equivalente qualidade. O Molinos seria o mais simples e pouco mais distante.

    Mas em qualquer um estarias muito bem localizada, inclusive para pegar transporte público de qualidade ao centro ou à zona norte (onde ficam shoppings Iguatemi e Bourbon Country). As lotações (ótimo nível) te pegam e te largam praticamente à porta destes hotéis todos.

    Esse dias passei na frente de um Ibis no Moinhos de Vento. Bem pertinho do Sheraton. Acho que um empreendimento novo.

    De repente, dá uma conferida.

Voltando às sugestões de passeios, a Carol Wieser do Travel Forever gostou do passeio de barco no Guaíba. Eu não fiz, mas fica a sugestão.

Aproveitando as dicas, onde vcs aconselham a hospedagem: Centro, Praia de Belas ou Moinhos de Vento?
Valeu!

Ok Sylvia, Buenos Aires acaba de ganhar mais dois dias… Confiança absoluta na sua palavra, com endosso da Laura! Já fiz as alterações de passagem e hotel. E acho que vocês já disseram (quase) tudo que qualquer turista desorientada (presente!) precisa saber para ser feliz em BsAs: da Recoleta (Park Plaza Unique) ao Café Tortoni, passando por Palermo (bares e restaurantes) e El Ateneo (esse é por minha conta, sonho antigo).

Quanto as compras, não serão priorizadas em POA. Ficarei com as dicas que me pareceram muito interessantes, com certeza mais do que esperava. Um dia de outlets em BsAs resolve essa necessidade. Obrigada!

Ei, obrigada prestimos@s gaúch@s! Confesso que quase pensei em reduzir os dias em PoA e seguir mais cedo para Buenos Aires, próxima parada. Mas acho que vai valer a pena passar pelas “experiências” sugeridas 🙂

Sylvia, estava com vergonha de perguntar pelos sapatos! Você salvou mais uma alma viajante. E só para constar, a decisão de ir à BsAs é inteiramente devida a vocês 😉

    Olha Ana , sou uma gaucha bairrista , mas quer saber a verdade?
    Dois dias por aqui tá mais que bom , e colocar mais tres dias em BZaires é sempre pouco ( independentemente do numero de dias que estás programando)#prontofalei#vibana

    Quanto a sapataria : veja a possibilidade de deixar a muamba aqui( no aeroporto) e pegar na volta de BsAs 😎
    ( mas não venha descalça , pois pontas de estoque podem ter muito ou nada 🙁 )

    Concordo 100% com a Sylvia, em relação a Buenos Aires e aos sapatos (eu raramente acho alguma coisa nas pontas de estoque!)!!
    Não tenho outras sugestões a acrescentar, gosto muito de morar aqui, mas não é exatamente uma cidade para fazer turismo…

    Concordo com as minas. Passe o máximo dias que puderes em Buenos Aires. Uma semana lá é pouco!!

Ah! Não dá para deixar de visitar à noite da Cidade Baixa: Lima e Silva, José do Patrocínio, João Alfredo e companhia…

E, caso ela tenha coragem, visitar o Morro Santa Teresa, sem dúvida a mais bela vista do pôr-do-sol da nossa Porto Alegre. =)

    eu recomendo também! vá em no meio da tarde, com bastante gente, e não seja espalhafatoso com as suas coisas. Levei meu noivo paulista e foi um dos lugares de que ele mais gostou – e as fotos são lindas!!!

Tenho uma só dica, imperdível e desafiadora:

Procure conhecer o Point da cerveja, também conhecido como Bar do David, que fica no bairro Moinhos de Vento. O cara é uma grande figura, bom papo, viajou o mundo todo. O bar é todo decorado com uma coleção de brinquedos antigos e tem cervejas – ótimas – de todos os lugares e tipos.
O desafio é que o bar é um segredo bem escondido. Não tem placa na porta e só abre das 17h às 21h, porque o David não gosta de bêbados.
Para não estragar o segredo, não vou contar o endereço…

ótima viagem pra você, já morei em POA e adorei!

Sem nada pra fazer na segunda-feira de noite? Va no Paraphernalia, que fica no bairro Cidade Baixa, lugar que concentra vários bares legais. Nas 2as rola projetos de jazz, musica bacana em geral…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito