Onde ficar em Foz? No Centro ou na estrada?

Cataratas vistas do passeio de helicóptero

Na minha passagem por Foz do Iguaçu no fim do ano passado, dividi a estada entre o Hotel das Cataratas (adorei; relato aqui) e um albergue em Puerto Iguazú (bem mais ou menos, não vale a pena recomendar; veja sugestões do lado argentino aqui).

Na minha primeira estada, tinha ficado no centro (no hotel Internacional, um 4 estrelas business que depois virou Mercure, que depois voltou a ser Internacional) e no antigo Tropical das Cataratas.

Não simpatizo muito com o Centro de Foz. Acho grandão e pouco amigável a caminhadas. Mas também sei que por ali ficam hotéis com boa relação custo x benefício, como o Bella Itália (recomendado pelo Ernesto) e o Tarobá Express (que intuo ser uma boa opção budget, mas não tive tempo de visitar). No quesito localização, o Centro é... ahn... central para quem fazer todos os lerês do cardápio: Itaipu, Ciudad del Este, Argentina e parque brasileiro.

Os hotéis com melhor estrutura de lazer ficam ao longo da Rodovia das Cataratas, que em menos de 30 km liga o centro da cidade ao parque brasileiro, com ramificações para a estrada para a Argentina (logo na saída do centro) e para o aeroporto (pertinho da entrada do parque). Além de mais agradável, a localização é ideal para quem quer ficar só na dobradinha lado brasileiro + lado argentino. Estar de carro ajuda.

Por ali ficam os três resorts da região: o Mabu, que trabalha com sistema all-inclusive, o Bourbon e o Iguassu.

A melhor localização, porém, é a do San Martin, que fica praticamente colado à entrada do parque, e a uma distância caminhável tanto do Parque das Aves quanto do passeio de helicóptero (e tem uma piscina agradável). É a opção mais conveniente para quem quer ficar na estrada mas não pretende alugar carro. A Sylvia recomenda -- com uma ressalva: é melhor pedir a ala nova.

E você? Já foi a foz? Ficou hospedado no Centro ou na estrada? Recomenda o hotel em que ficou? Conte pra gente!

Atenção: os comentários estão encerrados.

Eunice
EunicePermalink

Riq, fui a Foz há muito tempo. Fiquei hospedada no centro. Tive uma péssima impressão da cidade. Acho que foi o destino mais frustrante em que já estive. Senti medo na cidade. Sensação de criminalidade em redor. Nunca quis retornar, a despeito da beleza das cataratas. Meu marido que esteve lá em outra ocasião, sozinho, tb "cortou" Foz do caderninho. Hoje eu me pergunto se teríamos outra impressão se tivessemos ficado fora da cidade, em um hotel bacana.Nunca nos animamos para levar a filhota lá, mas estou começando a reconsiderar, pensando em seguir sua sugestão e ficar fora da cidade, em um bom hotel.

Rodrigo Barneche
Rodrigo BarnechePermalink

Fiquei uma vez num hotel na rua Tarobá (não era o Tarobá Express), mas não lembro o nome. Achei a localização boa pra quem estava sem carro. A uma quadra dali fica o terminal de ônibus de Foz, bem na mão pra fazer os lerês gastando pouco.

Ana CarolinaPermalink

Estive no Bella Itália em março (4 noites). Embora o hotel seja antigo, é limpo e o atendimento é primoroso (todos os funcionários parecem fazer o possível para agradar os hóspedes).

A localização é realmente boa (para um hotel central). Fica em frente a uma zona militar (andava tranquila pelos arredores, é ali 'o' local de caminhada em Foz), ao lado de um shopping (com casa de câmbio), próximo à Mesquita e a algumas quadras de um terminal de ônibus municipal, onde há um ótimo posto de informações turísticas (fui preparada para contratar táxi/remis e acabei usando só ônibus - fomos ao Templo Budista, ao parque no lado brasileiro e no lado argentino, ao Paraguai num dia chuvoso... Itaipu e o marco ficaram para a próxima).
No hotel há um posto da agência de turismo que funciona desde 07:30, bem útil para comprar os passeios do dia (vale à pena, sai mais barato que nos parques). É oferecido, também, transporte ao Duty Free argentino e traslado de chegada a partir do aeroporto (na volta o táxi custou 35 reais).

Fazia anos que eu não ia à cidade e me surpreendi com a organização, de uma maneira geral. Fui com uma lembrança meio parecida com a da Eunice, sem nenhuma expectativa e no final adorei a viagem. Agora o Paraguai... continua dispensável para mim e não aconselho a quem não for com um objetivo certo ou não for fanático por compras.

Wander
WanderPermalink

fiquei no Bourbon Cataratas : mas isto foi em dezembro de 2002 : na epoca gostei bastante do hotel. excelente estrutura e gastronomia, bom serviço.

Ana CarolinaPermalink

Ah, lembrei um detalhe sobre o Bella Itália e a agência que fica dentro dele. Em contato com a agência eles disseram que o hotel estaria lotado para o período e em contato com o próprio hotel me foi dito o contrário. No final, acabei fechando com o hoteis.com que conseguiu uma diária free (algo como pague 3, por 4 noites) - não é propaganda, foi bom negócio mesmo.

Dani S.
Dani S.Permalink

Eu dividi minha estadia entre o centro e o Hotel das Cataratas. Realmente, para visitar Itaipu e o Paraguai, o centro é mais prático (além de ser beeeem mais barato). Fiquei no Águas de Iguaçu ( http://www.aguasdoiguacuhotel.com.br ). É dos mesmos donos do Bella Itália. Os quartos são amplos, mas os banheiros são antiguinhos (e enormes). O café da manhã é supreendentemente bom.

Paula_A
Paula_APermalink

Ficamos as 3 noites no Águas do Iguaçu e assino embaixo do que a Dani S. disse. Na verdade só ficamos no hotel pra dormir e pro café; e o café da manhã é realmente muito bom (se tem uma coisa que gosto nessa vida é de café da manhã de hotel razz), os quartos são grandes e a localização muito boa. Pra quem não quer ficar "curtindo" o hotel, recomendo.
A minha dica é reservar via Booking.com, pois tem cortesias: café da manhã (lá custa R$ 12,00/pessoa por dia), internet nos quartos (o cartão de 24 horas sai por R$ 6,00) e o estacionamento, que não é lá essas coisas, sai R$ 5,00/dia.

Paula_A
Paula_APermalink

Não sei se ficou claro: pelo Booking não se paga nada além da diária, então, tudo aquilo que listei aí em cima é cobrado pelo hotel, mas se reservado pelo Booking sai "di grátis" grin

Nico
NicoPermalink

Estive em Foz em janeiro deste de ano (2010) e me hospedei no Continental Inn. Fiquei bem satisfeito, principalmente com o quarto que é enorme, bem claro e limpo. E pelo preço, tem um ótimo custo x benefício. Não senti, em Foz, essa insegurança toda que estão relatando. Mas o centro de Foz é bem sem graça e para uma boa refeição digo que vale muito mais a pena ir a Puerto Iguazu que possui retaurantes muito mais charmosos, com comida melhor e mais barato. Pra quem está de carro e quer ir as cataratas brasileira e argentina e também ir ao Paraguai ficar no Centro ou na estrada acho que vai depender mais do hotel do que do local. Pois com o carro os deslocamentos são fáceis.

Luciana
LucianaPermalink

Eu já fiquei no centro, no Mercure/Internacional e gostei muito. Realmente o centro da cidade é uó, mas é como o Ricardo disse: funciona super bem se você vai passear o dia todo e voltar para o hotel no final do dia. Café da manhã bem servido, piscina gostosa, tudo certo. Mas confesso que depois que fiquei no Mabu nunca mais vou pesquisar, isso sim é que são férias, uma delícia de hotel, impecável. Vale conferir!!

PêEsse
PêEssePermalink

Também fiquei no Mercure. A resenha completa está em http://www.tripadvisor.com/ShowUserReviews-g303444-d654440-r60520202-Mercure_Grand_Internacional_Foz-Foz_do_Iguacu_State_of_Parana.html mas, resumindo, dependendo do preço, voltaria a ficar lá porque o quarto é confortável e o hotel é a meio caminho de quase todas as atrações (parques argentino e brasileiro, Itaipu, Ciudad de Leste, mesquita, templo budista etc.), principalmente para quem está de carro.

Natalie
NataliePermalink

Em janeiro eu fiquei no Harbor Colonial que fica a 1 km da entrada do Parque. Eu não recomendo. Até banho gelado tive que tomar. Fiz um relato do hotel nesse post: http://sundaycooks.com/2010/01/25/viajando-empacotada/

Lucia Malla
Lucia MallaPermalink

Já fiquei hospedada na rodovia (Bourbon) e no centro (num hotelzinho minúsculo q não lembro o nome mas q gostei). Ambos têm vantagens e desvantagens. Particularmente, gostei mais de ficar no centro por conta da proximidade com outras atrações "menores" de Foz, como Itaipu e a saída pra Puerto Iguazú. Além disso, quando fui em 2008, chegamos no dia q começava um festival de sopas e caldos num restaurante bacaninha do centro - e eu me esbaldei, já q adoro caldos! grin

(Acho q foi por isso q gostei mais, inclusive, hahahaha!)

Posso dar um pitaco ?

Hoje eu vejo essa questã de acomodação assim: a gente se informa de onde é melhor ficar ( o objetivo deste post), faz uma lista dos mais recomendados aqui , dá uma conferida no tripadvisor e aumenta a lista (aqui, + uma obseeklhe as tarifas do tripadvisor numa ordem de grandeza ( 500,300,200) mas não dê bola, e vá atrás do site do hotel e de ofertas com os consolidadores)

Então, com a lista em mãos vá buscar ofertas , pois sempre tem muitas. Se encontrou, compre no mesmo minuto, senão continue procurando dia após dia.

Pode acontecer de um hotel 10 estrelas e quem estava nos planos , pois a localização não era lá essa maravilha, estar com uma tarifa imbatível! Neste caso dá pra mudar os planos wink

Resumindo a "viagem" aí de cima :
*Não seja muquirana ao buscar hotelaria , olhe tudo , pois pode dar gol :cool:
No centro ou na estrada , a melhor escolha é a oferta que a gente conseguiu comprar.

(aplausos)

Lena
LenaPermalink

Concordo com a Sylvia (novidade..) que no final é isso que a gente faz mesmo. Buscar a melhor oferta. Mas quando estive em Foz, há muuuuito tempo, fiquei no centro e não gostei. Quando cheguei no parque brasileiro e dei de cara com o Hotel das Cataratas, fiquei babando. Tanto assim, que há não muito tempo atrás, mesmo antes da reforma, quando o hotel estava super caído, era o hotel que eu reservava para os gringos da empresa que aportavam por aqui. Antes da reforma era bem mais acessível e eu achava que ali era O lugar para ficar.

Hoje, pós-orient express, ele ficou lindíssimo , mas deixou de ser acessível. Como acho as Cataratas, junto com os Lençóis Maranhenses, os destinos mais impressionantes do Brasil, recomendo fortemente a todos que conheçam, seja para ficar onde for possível.

Ricardo FreirePermalink

Acho também sempre que possível, ver pela questão do custo x benefício é mais bacana do que simplesmente pelo preço. Pra quem vai empacotado, o hotel quase tanto faz: todo dia vai passar um ônibus na frente do hotel (e de todos os outros) para levar a turma para algum lugar. Quem vai desempacotado deve levar em conta como vai ser a sua rotina: como a localização vai impactar no transporte escolhido (carro, táxi, transporte coletivo, passeios guiados).

Lena
LenaPermalink

É isso, Riq: custo-benefício. Escrevi melhor oferta, mas estava pensando na combinação, claro.

andrea
andreaPermalink

Fui a Foz em 2005,fiquei na rodovia das cataratas,no Bristol Carimã,antigão, mas bem conservado (na época !) e com boa comida.Já tinham minha falado da insegurança lá,não tive problemas .Fiz, por conta própria , todos os passeios,as cataratas dos dois lados,parque das aves,Puerto iguazú e cidade de leste(dispensável...).E, adorei a viagem,as cataratas são estonteantes!!!Achei muito bom ficar num hotel na estrada,pois o tesouro de Foz está bem pertinho dali.

Eleonora
EleonoraPermalink

Fui a Foz e fiquei no Bella Italia, no centro.
Longe demais das Cataratas.
Estava com criança. Acho que deveria ter ficado mais perto, ou seja, na estrada mesmo.
Alem disso, fui em novembro, uma calor do Senegal!
Antes do embarque, o desespero em relaçao ao calor era tamanho que fui me refugiar naquele parque com piscinas na beira da estrada.

Ermesto, o pato
Ermesto, o patoPermalink

Já estive no burbon a trabalho,e no Bella Italia por conta. Recomendo o Blla Italia, é confortável, o cafe da manhã e exceletne, me dá saudades até hoje... O único porém é que é um hotel sem área de lazer, só tem uma piscina minuscula. O Acesso de onibus é bem fácil, e dá para ligar e dar uma chorada no preço.

O Burobon é bonito, tem um belo lazer, um mini zoo e as piscinas são maravilhosas, mas a meu ver só vale a pena pagar a diaria cobrada se a intençao for ficar dentro do hotel.

SylviaPermalink

Neste caso, creio que é importante definir o objetivo principal da viagem , antes de cacifar hospedagem .
Se são as belezas naturais , as compras ou ambos.
Como em mais da metade dos casos são ambos , veja quanto do tempo disponivel pretende dedicar a cada um , e a escolha fica mais fácil eekops:
( se a resposta for não sei , qualquer um serve)

CarlaZ
CarlaZPermalink

Post veio na hora certa! Hoje mesmo falei com a Sylvia sobre hoteis em foz wink
Tirou algumas duvidas...deixou outras tantas e ainda por cima deu dicas de hoteis.
Eu pretendo ir nos dois parques, Itaipu e a noite em Puerto Iguazu, entao ja sei que tenho que procurar por todos os hoteis hehehe
Agora a duvida que ficou e: vale a pena alugar carro em Foz?

Ricardo FreirePermalink

Eu alugaria. Caso não alugasse, ficaria no San Martín duas noites e uma ou duas noites no centrinho de Puerto Iguazú.

SylviaPermalink

"Tirou algumas duvidas…deixou outras tantas e ainda por cima deu dicas de hoteis" isso foi este post , não eu né ? wink

Silvia Oliveira | Matraqueando

Fiquei hospedada no Nadai Confort Hotel - R$ 120,00** o casal. http://www.nadaiconforthotel.com.br
Muito bom hotel, categoria 3 estrelas, adorei o café da manhã, tem piscina, quartos novos. O Nadai está no centro. A localização central é melhor para quem quer fazer Itaipu e Cataratas (e de quebra o Paraguai) e está sem carro. Fica a duas quadras do terminal de ônibus, que leva para todos os cantos da cidade, inclusive a Ciudad del Este. (Na verdade, o ônibus que vai até Ciudad del Este a gente pega em frente ao terminal, não dentro.)

Também não visitei o Tarobá Express que é a opção econômica número 1 de muitas operadoras, mas conheci o Villa Canoas, perto do Nadai - portanto, central. E achei uma ótima opção econômica: R$ 90,00** o casal. Os quartos são pequenos, mas reformados, com banheiros limpíssimos. http://www.hotelvillacanoas.com.br

** Valores para maio/2010

schnaiderPermalink

Sou de Foz mas vou dar meu pitaco, fora o centro e rodovia das Cataratas tem um hotel bem legal na BR 277, na entrada de Foz, eh o Rafain Palace, nao se denomina um resort mas tem toda a estrutura, uma enorme area de lazer, equipe de recreacao super qualificada, as festas de Reveillon e Natal de la sao das mais famosas da cidade. Para quem quer descansar e curtir o hotel fazendo poucos passeios eu super indico!

Paulete
PauletePermalink

Fiquei no Hotel Casino Iguassu, mas achei indispensável o aluguel do carro. Gostei, mas quando voltar para lá quero me hospedar no Hotel das Cataratas, pelo seu post achei que deve se o melhor de lá. Um amigo que estava conosco ficou no Hotel Loi na última noite e gostou muito, mesmo tendo que pegar um trecho off road.

Márcio Cabral de Moura

Em 2007 a gente ficou no Tarobá Express. Gostei de lá. Fica bem perto da rodoviária, de alguns restaurantes e de um pequeno zoológico.

Uma coisa que eu achei simpático lá é que todo dia, quando a gente chegava no quarto, a toalha estava dobrada de uma maneira diferente. Só uma frescurinha, mas simpática.

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Oi Riq, tô pensando em ir ainda esse ano e devo me hospedar em albergue. Você sugere então ficar do lago argentino? Dá pra curtir as principais atrações? O que tem pra fazer em Foz do Iguaçu, a cidade em si?
Abraços, obrigado

Ricardo FreirePermalink

Foz do Iguaçu é como uma metrópole do interior; Puerto Iguazu tem mais vibe mochileira. Sem carro, e para fazer os passeios com transporte público, acho mais jogo dividir a estada entre Brasil e Argentina.

Em Puerto Iguazú o Marcopolo Inn (associado à HI) fica em frente à rodoviária, perfeito para chegar no ônibus de linha internacional e para pegar o El Práctico, o bumba que leva ao parque argentino. Eles têm também um mega-albergue na estrada, com uma piscinona, que parece um hostel-resort -- mas eu acho que compensa mais ficar no centrinho.

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Riq, sinceramente, fiquei boquiaberto ao ler que você ficou em albergue. É isso aí...
smile

Haha: diretamente do Hotel das Cataratas pro Marcopolo Inn grin

Carla
CarlaPermalink

Riq, só um detalhe: eu recomendo a agência do Bella Itália, onde eu aluguei o carro com motorista - e já recebi boas recomendações do hotel, mas nunca me hospedei lá, não... wink

ops, vou corrigir eekops:

Carla
CarlaPermalink

Em tempo: na 1a. vez em que fui a Foz me hospedei no Continental Inn, no centro. Gostei muito do hotel, mas nem tanto da localização. Na 2a., fiquei no Bristol Carimã, pertinho da ponte para a Argentina - a localização é excelente, o hotel é antigão mas conservado, com cômodos enormes.

Edson
EdsonPermalink

Vou no início de junho/2010 e, baseado em algumas opiniões de trips, vou ficar no Continental Inn. Deu pra pegar um valor legal graças ao MalaPronta.com, dica do Aquela Passagem, mais um site que achei muito bom pra pesquisa de hotéis e que tais. Como vou ficar no centro, estou pensando em alugar um carro. Vale a pena? E como é pra dirigir na Argentina e no Paraguai? Nossa CNH vale por lá ou só a Internacional?

Ricardo FreirePermalink

Nem tente entrar com carro no Paraguai.

Algumas locadoras permitem que você atravesse à Argentina.

Indo com carro próprio, é bom saber que na Argentina teoricamente é necessário um seguro especial e alguns equipamentos no carro. Há quem diga que até 30 km da fronteira a polícia não exige isso. Por desencargo de consciência você pode fazer o seguro e comprar o segundo triângulo e o cambão (cabo de aço para reboque) exigidos pela lei argentina em Foz antes de cruzar a fronteira.

Dani S.
Dani S.Permalink

É isso mesmo, Riq: até 30 km da fronteira é considerado zona livre, sem exigência de seguro (e até carros brasileiros podem ir tranqüilo). Na fronteira, pode-se passar tranqüilo, sem pegar papel nenhum. Agora, pra quem for mais longe, tem que pegar um papelzinho na entrada da Argentina com a data da entrada, que tem que ser entregue na saída (pra saber se vc não ficou lá pra sempre). A polícia pode exigir esse papel de quem sair dos 30 km.
Ah, e a quem interessar possa: a saída na zona livre é bem sinalizada na estrada, com um posto da polícia rodoviária argentina.

Bella Italia é destaque no blog Viaje na Viagem | Bella Italia 20 anos

[...] blog de turismo Viaje na Viagem deu destaque no post de ontem (6 de maio) para o Hotel Bella Italia como boa relação de custo [...]

Edson
EdsonPermalink

Já desisti. Obrigado. Pelo que estou vendo, é melhor usar o transporte local mesmo. Valeu.

Alda LeitãoPermalink

Oi vou para Foz de Iguaçu no feriado de 12 outubro,estou em dúvidas entre 2 hoteís,Turrance Green e o Rafain Palace Hotel,ou o que vcs tiverem como referencias,minha dúvida é.qual a melhor localização,gostaria de fazer os passeios nas cataratas brasileiras e argentina, itaípu,e tbm gostaria de ficar perto de shoopping e lugares que possamos ir a noite com segurança,vamos só o casal,não irei com pacotes e que vcs indicam,a passagem aérea já comprei ,aguardo as dicas,beijos

schnaiderPermalink

Oi Alda, moro em Ctba mas sou de Foz, entao acho q posso te dar uma ajudinha... O Turrance (antigo Torrance) eh mais perto das atracoes (Cataratas e Argentina) fica bem perto do centro tem uma estrutura mais simples que a do Rafain. Eh bem facil pegar onibus de la p todos os pontos a serem visitados.
O Rafain eh localizado na entrada de Foz (na BR 277) e como comentei num post acima tem estrutura de um resort, vale a pena ficar la se vcs forem aproveitar toda a estrutura que o hotel oferece. Dependendo do num de dias q vcs forem ficar, acredito que vao gastar maior parte do dia nas atracoes (Cataratas Brasil e Argentina, Puerto Iguazu, Cassino, Jantar na Argentina, Paraguay, Itaipu) entao talvez nao valha a pena pagar por uma estrutura q vcs mal vao aproveitar.... Espero q goste de minha cidade! smile Abraco, Schna

Ricardo FreirePermalink

Leia os comentários anteriores e os posts deste assunto:

Maurício Oliveira
Maurício OliveiraPermalink

Falae Riq, tb ja visitei Foz do Iguaçu e fiquei hospedado no centro. Mais exatamente no Hotel Bella Italia. Recomendo demais! Sinceramente, pra quem não estiver de carro, é melhor ficar no centro mesmo. Tem barzinhos e restaurantes bem bacanas pra curtir a noite. Tem um relato grandão sobre Foz do Iguaçu no meu site, depois (se tiver um tempinho, rsrs) dê uma olhada. Grande abraço.

Marinês
MarinêsPermalink

Ficamos no San Martin , a ala nova , ou os apartamentos conjugados (repaginados) são muito bons.
De manhã dá para acordar ouvindo o canto dos passarinhos, e o uhuu das araras no hotel.
Gostei muito=0)

Erval
ErvalPermalink

Fiquei no Hotel Rouver no centro...totalmente BBB. Apesar de estar de carro, fizemos muita coisa de transporte público sem complicações. Adoramos a viagem, sensacional a primeira impressão das cataratas...obrigatório para quem adora viajar.

Alda LeitãoPermalink

Oi Schnaider td bem,obrigada pelas dicas,mas minha agência conseguiu uma reserva no Hotel Panorama acquamania,fica na av.das cataratas km 12,com o preço do Turrence green,o que acha deste hotel e sua localização,tem tbm uma agência no hotel que faz os passeios,qual vc indica pois vou ficar 4 dias apenas,e para ir para o centro a noite,vc aconselha ou é muito contramão,pois adoramos curtir de dia e noite tbm,se puder me passar as dicas agradeço,beijos

schnaiderPermalink

Oi Alda! O Panorama tbem eh legal e tem um Parque Aquatico! Acho q em 12 de out ja da p aproveita-lo! Como vc disse ele eh na Rodovia das Cataratas, fica entre a fronteira da Argentina e o Aeroporto de Foz, na frente do Bourbon Golff. Eh um pouco longe do centro e nao sei te dizer a frequencia de onibus anoite... mas eh legal fazer amizade com um taxista e combinar p sair as 4 noites, fica mais barato q alugar carro... uns amigos fizeram isso agora na Pascoa, estavam em 4 pessoas e o transporte por taxi ficou mais barato que o aluguel do carro...Numa das noites da p economizar com o lance do transfer p Cassino de Puerto Iguazu! Boa viagem

Alda LeitãoPermalink

Oi eu de novo,no fim acabei reservando o Turrance Green,e fechando os pacotes com cataratas brasileiras e argentina,os outros passeios vou ver qdo estiver lá,quais vc indica,gostaria de sair tbm a noite e ir num lugar legal,gosto muito de agito e músicas, pois o tempo é muito curto,será praticamente 3 dias,pois no 4 eu já volto as 15 hs,um ótimo final de semana.

lembrando que este hotel tem de cortesia o Cassino puerto iguazu e o duty free,dá para economizar bem.

Ana CarolinaPermalink

Alda: cuidado com as letrinhas miúdas das cortesias. Aproveitei uma dessas e fui conferir o Duty Free.

A van leva-e-trás 'grátis' geralmente fica lá por só uma hora, parece bastante, mas a fila do caixa é muuuito demorada. Na ida um casal nos avisou que estava indo pela segunda vez, porque na primeira só puderam olhar as coisas. Achei a estratégia deles boa para quem quer mesmo fazer compras: escolher em uma ida e em outra ir direto aos produtos escolhidos, voando para a fila do caixa. Sabendo do tempo escasso, fui direto aos whiskys e kit-kats, em 5 minutos o maridão encontrou uma mochila bacana e abandonei uma impressora (encomenda da irmã) por medo de não dar tempo (tinha que preencher uma guia no local para levar ao caixa... burocracia demais, lentidão, etc) - fiz bem em abandonar a impressora, pois a fila demorou 35 minutos (mas deu, saímos de lá com 3 minutos de folga).

Se você googlar talvez encontre (eu achei e li, mas não sei onde) relatos de várias pessoas que utilizaram a van-cortesia para ir, perderam a hora e acabaram tendo que pegar um táxi para voltar, então ou você se programa bem ou vai sabendo do risco. Mas se o plano for só aproveitar a 'carona' da ida, para depois esticar no lado argentino, aí parece perfeito.

Alda LeitãoPermalink

Oi Ana obrigada pela dica da van para o duty free,o tempo de 1 hora é muito pouco tempo,como adoro andar e ver muitas coisas pra depois comprar não daria mesmo,vc tem ideía de qto fica o taxi de lá para Foz,e o transfer para o cassino é o mesmo tempo,obrigada

Ana CarolinaPermalink

Alda, me contentei com a horinha free e voltei com a van mesmo, então vou ficar devendo o preço do táxi bem certinho. Achei um alerta com indicação de preço (sem data) aqui: http://oviajante.uol.com.br/index.php?pag=5&tipo=2&regiao=10&sub_regiao=28

Não fui ao cassino, mas imagino que lá eles devem preferir que vc fique mais tempo, hehehe...

Alda LeitãoPermalink

Oi Ana vc tem alguma dica de lojas para compras no paraguai,pois fiquei sabendo que tem muita pirataria,se tiver dicas e furadas tbm para não cair,pretendo trazer um carrinho de bebe e cadeirinha para o carro,vc sabe qual o procedimento será que pago impostos,beijos

Ana CarolinaPermalink

Alda, desculpe não poder te ajudar nessa, mas não manjo muito de compras quando viajo, ainda mais no PY.
O link do Riq citado acima resume quase tudo o que eu sei. Certo é que é melhor confiar nas lojas grandes, porque a falsificação no PY é meio medonha. Mesmo assim as pilhas "sony" que meu marido comprou na Casa China (indicada como 'razoável' pelos ditos parentes e até aqui nos comentários) foram aposentadas rapidinho por não apresentarem o mesmo desempenho de outras que eu tinha e de idênticas adquiridas na Monalisa no mesmo dia.
Há coisas que se pode comprar só no olho e arriscar (como o anorak Columbia que o marido trouxe por um preço inacreditável, numa lojinha pequena de esportes), mas não tenho coragem de correr perigo com cosméticos ou óculos (comprei um Puma na Monalisa por 60 dólares - pagando em efetivo eles ainda me deram 10% de desconto, o que foi muito bom, embora ninguém tenha avisado antes).

Acho que o melhor é ir ao PY com metas pré-definidas - aquela terra não é para compras no estilo 'passear no shopping'. E é preciso lembrar das cotas para fins de imposto. Pensando na cota, no imposto da diferença, na falta de garantia e na correria, perdi a coragem de comprar uma câmera fotográfica na minha última visita. Definitivamente o PY não é para mim.

Ana CarolinaPermalink

o ditos parentes tinha que ter sido cortado... é que eu ia referir que meus conhecimentos se resumem ao que li no link referido, nos comentários e no que me disseram parentes que moram em Foz.

Alda LeitãoPermalink

Oi Ana td bem,mas uma pergunta na Argentina e no duty free argentino,eles aceitam só dolares ou aceitam reais,boa semana

Ricardo FreirePermalink

Boa pergunta. Descobri o email do free shop da Argentina: 0800@freeshop.com.ar .

Não faço ideia.
Usei dólares de gaveta para garantir meus kitkats e bebidinhas...
Você conta pra gente se descobrir?

Re Reis
Re ReisPermalink

Fiquei no hotel San Martin, na ala nova que é uma graça, os quartos são novinhos, o banheiro é uma graça, todo de pastilha.
O hotel é lindo tem uma área de lazer incrível e da pra ir a pé para as Cataratas, é praticamente do lado do parque das aves, achei ótimo o local, indico ficar na estrada sim é bem gostoso, como estavamos de carro só vimos prós em ficar lá. Vale a pena conferir.
- http://www.hotelsanmartin.com.br/ -

CarlaZ
CarlaZPermalink

Tambem fiquei nesse hotel e justamente estava querendo recomendar. Ontem ja tinha escrito no post de Foz e o próximo seria esse.
Achei uma boa ficar perto do parque, mesmo sem carro.
Usei van que passa no hotel a noite para ir até o cassino (ja contei que acertei em cheio na roleta!) e de lá ia pra Puerto Iguazu.
Quando vi no mapa achei que era pertinho do parque argentino...mas que nada...mega volta pra chegar ate uma ponte mas tudo bem...tinha um casal saindo e peguei carona com eles #sorte
O hotel realmente tem uma estrutura legal mas achei subaproveitado...nao tinha ninguem em lugar nenhum!
E é literalmente em frente ao parque brasileiro e o taxi pro aeroporto deu menos de 10 reais!!!! Nao acreditei quando vi...

Adriana
AdrianaPermalink

Olá a todos! Viajei no último dia 09/07 para Foz e fiquei hospedada no Hotel Florença, na av. das Cataratas. Escolhi este hotel pelo site mesmo e adorei. Os funcionários da recepção são atenciosos, o café da manhã é farto, as garçonetes também estão sempre atentas. O quarto é amplo e o chuveiro com aquecimento central. A piscina também é aquecida. Fica próximo ao aeroporto e vão te buscar na chegada, e na hora de ir embora ficou em R$ 14,00 a corrida. Quem optar por transporte coletivo há um ponto em frente ao hotel. Só fica longe mesmo do Centro, de resto é tudo pertinho dos passeios.

Sheila
SheilaPermalink

Riq,
No noticiário "Bom Dia Brasil" de 10/07/2010 ( http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2010/07/cidades-do-sul-investem-ate-em-piscina-aquecida-para-atrair-turistas.html ), a Globo exibiu uma matéria sobre hotéis como opções de hospedagem no inverno. Mostraram um hotel em Foz do Iguaçu com uma estrutura de lazer legal, águas termais, mas não consigo descobrir de jeito nenhum que hotel é este. Você tem conhecimento, ou algum dos trips por aqui?
Um abraço,
Sheila

Ricardo FreirePermalink

Pode ser o Mabu Termas, mas nunca visitei.

Alemiro Jr
Alemiro JrPermalink

Nas duas vezes que fui a Foz, preferi o centro, a uma distância "caminhável" dos barzinhos/restaurantes/McDonalds da Av. Jorge Schimmelpfeng.
Achei interessante justamente pela posição estratégica em relação às atrações. Estando de carro então, é super simples andar por lá (um GPS ajuda bastante).
Fui ao duty-free com aquela van que agendamos no hotel. O tempo é curto e a fila é considerável. Mas o problema é a paciência/humor do motorista, que diz se ele vai esperar ou não, se você enrolar na fila.
No meu caso deu pra rodar por lá sem pressa, pegar fila, pagar e ainda ficamos uns 20 min do lado de fora aguardando um casal terminar suas compras.
No mais, recomendo alugar um carro e reservar um dia para cada um (1-Cataratas/Aves; 2-Itaipu; 3-Compras PY).
Como não sou de ficar curtindo hotel, não vi muita vantagem nos hotéis na rodovia. Ficam próximos às cataratas e longe de todo o resto, inclua no resto: um happy-hour ou um jantarzinho longe do hotel.

Alda LeitãoPermalink

Oi Alemiro vi suas dicas de Foz,vou no feriado de outubro ficarei do dia 9 a 12 qdo volto a tarde,qual passeio que vc recomenda por ser poucos dias,vou ficar no hotel no centro o Turrance green,escolhi no centro pois adoramos sair a noite tbm,curtir um barzinho e passear,dá para fazer as 2 cataratas Brasil e Argentina,e o passeio do macuco vc fez,e as compras não vou comprar muita coisa,mas dicas é sempre bom,o que puder passar agradeço,beijos

Alemiro Jr
Alemiro JrPermalink

Alda,

Eu sugiro um dia para cada passeio, ou seja, 1 dia para Cataratas/Pq. das Aves, meio dia para Itaipu (se vc gostar de engenharia/grandes obras) e meio dia para compras no Paraguay.
Vá na manhã do dia 11 pra lá e chegue cedo para evitar a muvuca.
O free shop você pode fazer no mesmo dia de Itaipu ou Paraguay. Se for de van, agende no dia anterior pelo hotel. Ela passa por lá umas 18h e é gratuita.
No mais, aproveite sua viagem.

Fabricio Rocha
Fabricio RochaPermalink

Olá, obrigado pelas dicas, vou lá em Janeiro de 2011 e já estou reunindo muita coisa legal para ver por lá..
Fica aqui um convite a todos para conhecer nosso site também:
www.verdejava.com.br

Abraço a todos
Muriaé-MG

Mariana - Hotel Querido

Oi, Gente! Tou indo no finalzinho de setembro passar a lua de mel no Loi Suites Iguazu, que parace um hotel dos sonhos1 Espero que seja isso mesmo, natureza, tranquilidade e bom gosto. Depois venho contar como foi.

Lu
LuPermalink

Riq,
O link p/o htl Bella Italia está c/problemas. Tentei o http://www.hotelbellaitalia.com.br e deu certo. Se vc quiser, dá uma conferida antes de alterar.
Bjs,
Lu

Corrigi, obrigado!

Patricia R.
Patricia R.Permalink

Riq,

Vou fazer uma conexão em Foz e vou ficar quase 7 horas no aeroporto entre um vôo e outro. Vale a pena pegar um táxi e fazer um passeio rápido até o parque para conhecer as cataratas?

Ricardo FreirePermalink

Sim. O lado brasileiro está a 10 minutos do aeroporto.

Patricia R.
Patricia R.Permalink

Obrigada pelo rápido retorno!

Alda LeitãoPermalink

Oi já peguei várias dicas,gostaria de saber de lugares legais pra sair a noite,vou ficar no centro,tipo barzinho,danceteria etc...o que poder passar agradeço,eu e meu marido gostamos muito de lugar que tem música ao vivo,beijos

Oi pessoal estou indo para Foz dia 8,qual passeio de barco nas cataratas é melhor ,mais bonito e emocionante,lado brasileiro,argentino,ou compensa fazer os dois,beijos

Ricardo FreirePermalink

Leia a página de Foz, tem tudo lá: https://www.viajenaviagem.com/destino/foz-do-iguacu/

GABRIELA SOUZA
GABRIELA SOUZAPermalink

oi boa noite! Irei a Foz no periodo de 08/12 a 11/12/2010. Estou querendo ficar no hotel Carima na Av. das Cataratas. Alguem pode me dizer se é um bom hotel? Se tem boa localização? Se passa onibus por perto? Tem onde almoçar, jantar???????

Ricardo FreirePermalink

Fica na Rodovia das Cataratas, km 10. Passa ônibus. Há um restaurante no hotel.

Anderson
AndersonPermalink

Olá Ricardo ! Estou indo em janeiro (11 a 16) com meus filhos de 4 anos e 1 ano e meio para Foz, qual hotel você recomendaria ? Estive analisando o Bourbon, o que vc acha ?

Muito obrigado e parabéns pelo blog !
obs. Estive no feriado de finados em Buenos Aires e adoramos (aproveitamos) sua dicas.

Ricardo FreirePermalink

Nunca visitei, mas como todo resort é bom para levar crianças.

Alice
AlicePermalink

O Bourbon foi o melhor "hotel para crianças" em que já me hospedei. É muito prático voltar dos passeios - cansativos - e não ter que se preocupar em sair para jantar, além de ter disponível a recreação (para crianças com mais de 3). o hotel me ganhou também em pequenos detalhes: Danoninho no café da manhã e garrafa de água de 1,5 litro no frigobar.

GABRIELA SOUZA
GABRIELA SOUZAPermalink

QUAL O MELHOR PARA FICAR: O TURRANCE GREEN OU O HOTEL CARIMÃ?????
TEM SUPERMERCADO PERTO DE QUAL????
RESTAURANTES???? PIZZZARIAS???? QUAL O MELHOR PARA FICAR?????