Trem na Europa: onde vale a pena, onde não vale

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estação de Hamburgo, Alemanha

Sempre digo que o trem é o mais europeu dos meios de transporte -- mas não se presta a qualquer roteiro, não. Por mais que a malha ferroviária de alta velocidade tenha se alastrado nos últimos anos, cruzar o continente de trem ainda é penoso e, sobretudo, caro. Aquele passe baratinho de trinta dias consecutivos da época do mochilão dos seus pais não existe há muito tempo.

Pense no trem para viajar dentro de um país ou entre países contíguos. Planeje um roteiro com deslocamentos de até três, no máximo quatro horas (ou até duas horas em esquema bate-volta). Dessa maneira você só vai experimentar as vantagens do trem: chegar e sair do centro das cidades, embarcar sem burocracia (só há check-in nos trens rápidos da Espanha e no Eurostar), desembarcar já com a sua bagagem.

Veja as oportunidades e as inconveniências do trem nos principais destinos de brasileiros na Europa:

Trem em Portugal

O carro é o meio de transporte ideal para esquadrinhar Portugal. O trem é ótimo para viajar entre Lisboa, Coimbra e o Porto, mas é superado pelo ônibus para lugares como Fátima, Óbidos e Évora. As ligações ferroviárias com a Espanha são deficientes. De Lisboa a Madri só há um horário de trem -- e noturno. Para a Andaluzia, apenas ônibus (compre na Alsa). Ferrovias portuguesas: cp.pt.

Trem na Espanha

Estação Atocha, Madri

Estação Atocha, Madri

As linhas de alta velocidade de longa distância são poucas: Madri-Zaragoza-Barcelona, Madri-Córdoba-Sevilha e Madri-Málaga. Ou seja: para ir da Andaluzia à Catalunha é mais rápido passar por Madri. Há TGVs diretos entre Barcelona e Paris (6h30 de viagem), mas o melhor mesmo é ir de trem de Barcelona à Provence: dá menos de 4 horas até Avignon. Ferrovias espanholas: renfe.com.

Trem na França

O TGV é tão francês quanto a baguete. Saindo de Paris, você dificilmente leva mais do que três horas para chegar a qualquer lugar na França. As tarifas promocionais entram no sistema com três meses de antecedência. Compre em voyages-sncf.com.

Eurostar

(Paris-Londres).
Atravessar o túnel é tedioso, mas é mais rápido que ir de avião (incluindo as viagens aos aeroportos e a antecedência do check-in). Se for partir de Paris, compre em voyages-sncf.com; de Londres, em eurostar.co.uk. Simule também o valor da viagem ida e volta; às vezes sai mais barato do que somente a ida.

Trem na Bélgica e na Holanda

Trem entre Holanda e Bélgica: estação de Antuérpia

Antuérpia: estação central

Com exceção dos horários do Thalys (que faz a rota Paris-Bruxelas-Amsterdã), nenhum outro trem exige reserva de assento. Há passes diários e passagens ida e volta muito em conta. As duas capitais são bases perfeitas para viagens bate-volta. Ferrovias belgas: b-rail.be. Ferrovias holandesas: nshispeed.nl.

Trem na Alemanha

Outro país em que dá para subir sem reserva e comprar a passagem dentro do trem -- com exceção das linhas ICE Sprinter. Compre com 89 dias de antecedência em bahn.de/international e encontre passagens promocionais. Na Baviera, aproveite o Bayern-Ticket, que, por apenas 28 euros dá direito a duas pessoas viajarem juntas durante um dia nos trens regionais.

Trem na Suíça

Se você sonha em fazer uma viagem de trem por causa da paisagem, não há lugar mais indicado. Há trens panorâmicos caros, mas mesmo nos comuns a vista é deslumbrante. Considere fazer um Swiss Pass, que também inclui ônibus e barco. Ferrovias suíças: sbb.ch.

Trem na Itália

Perfeitamente factível de trem, desde que você não resolva atravessar de norte a sul numa viagem só. Sempre que possível, escolha os trens mais modernos (ES AV). Os InterCity são bastante lentos. Ferrovias italianas: trenitalia.com.

Trem no Leste Europeu

Leve paciência na bagagem: os trilhos são vagarosos e os trens, antiquados. O lado bom: as passagens são superbaratas. Deixe para comprar os trechos logo ao chegar: não há venda online, e os representantes no exterior cobram sobretaxas salgadas.

Leia mais:

249 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Filipe
FilipePermalink

Queria fazer uma complementação: Mesmo em caso de países nos quais não é necessário realizar reservas, com o vulcão eu aconselho a reservar sim. Porque quando se fecha o espaço aéreo de um país, todos ( todos mesmo!) correm para os trens e aí congestiona tudo. Quando fiquei preso em Lisboa só havia trens disponíveis para Madri em 4 dias, mesmo com os comboios suplementares que foram discponibilizados para amenizar a situação. Abraços e boa viagem.

Beatriz Assakawa
Beatriz AssakawaPermalink

Olá, Ricardo!
Queria saber se o site das ferrovias da Alemanha e o o TGV Europe entregam no Brasil quando é feita a compra online e se o segundo é confiável. É possível reservar dois assentos em trechos intercontinentais (Suiça - Alemanha) pela internet ou só posso escolher os lugares exatos em uma das estações de trem?
Obrigada!

Andre Lot
Andre LotPermalink

Em geral vc escolhe a posição dos assentos e o tipo (enfileirado, estilo avião, face voltada para o assento à frente, janela, corredor, compartimento silencioso etc.

Sempre que puder use modalidade ticketless ou prefira retirar os bilhetes nas máquinas na França ou Alemanha - é mais garantido, evita problemas com correio e em geral mais barato.

Eleonora
EleonoraPermalink

Consegui emitir um eticket Berlim -Praga. No entanto quando comprei o trecho Praga Berlim, ele nao me deu a opção de imprimir o bilhete, mas apenas um número de ordem com o que conseguir imprimir Order Details.
Isso significa o que? Terei que emitir as passagens antes de embarcar? Salvo engano, cliquei por recebe-las via email e nada acontece.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mostre a alguém que domine mais o inglês, certamente os detalhes estão todos no recibo.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Cada cia. e às vezes cada tipo de passagem têm uma forma diferente de entrega. Algumas dá para imprimir em casa, outras vÊm pelo correio, outras precisam ser retiradas com o cartão de crédito (ainda válido) usado na operação de compra.

A Alemanha manda pelo correio. Não compre no TGV Europe não, prefira a SNCF, que é a mesma empresa mas oferece tarifas melhores porque o site é para franceses (o TGV Europe é internacional).

Oscar
OscarPermalink

Só Complementando em relaçao a Alemanha

Assim como o Bayern Ticket, para quase todos os outros estados na Alemanha existem o mesmo Ticket, quando estudante lá costumava viajar em grupo assim.
Bem como o velho Schönes Wochenende Ticket, que hoje esta em 37 Euros, mas ja custou 28 que funciona quase no mesmo esquema, mas que valhe para todo país durante o final de semana. Foi assim que conheci de forma barata e economica boa parte da Alemanha. Dava até mesmo para conhecer o Rheinfall em Schaffhausen na suiça viajando no trem da DB usando o ticket.
Também usava ele para ir a Basel na Suiça pagando 1,30 euros para o trecho entre Weil am Rhein e Basel
Detalhe esses tickets não valhem para o ICE o trem ai da foto apenas para o trens regionais S-Bahn, RB, IRE, RE.

Outra forma barata de se viajar na Alemanha "com mais emoção" é de carona, não sei se ainda funciona como funcionava em 2005/2006, mas voce entrava no site, olhava os anuncios de quem estava oferecendo carona acertava um local de encontro, geralmente em frente a estaçao de Trem e pagava cerca de 5 Euros por cada 100 Km rodados. http://www.mitfahrgelegenheit.de
Nunca tive do que reclamar pegando carona, fui 3 vezes a Berlin, Dresden e Colonia de carona

Andre Lot
Andre LotPermalink

Rápidos complementos/dicas:

- Na França vale a pena procurar o iTGV, uma espécie de "low cost" da SNCF que só pode ter bilhetes comprados via internet.

- As conexões ferroviárias entre Itália e Áustria pioraram muito. Não há mais trem diurno direto entre Venezia e Áustria, é necessário usar ônibus em parte do trecho. Fique atento.

- Ainda an Itália, fuja, mas fuja mesmo, dos trens "ESPRESSO" (E ou ESP nas silgas e sites). A terminologia não tem nada a ver com o português, e esses são os trens mais velhos e capengas de longa distância, do tipo que levam 14 horas a noite entre Venezia e Napoli.

- Não seja muquirana na hora de pagar o extra para reservar lugar no trem. Vc pode economizar € 4 na hora de comprar um bilhete, e depois, se estiver com companhia ou grupo ou família, não encontrar assento livre. Os trens não tem uma área com e sem reserva, os que permitem os dois tipos de passageiros na verdade colocam todos os com reserva nos seus assentos, e o que sobrar, que se vire, podendo inclusive viajar em pé.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

André, ainda não encontrei quem tenha conseguido comprar iTGV com cartão brasileiro não...

Andre Lot
Andre LotPermalink

Ok, vou tentar arrumar um cobaio-amigo que vem para essas bandas e aí eu conto o resultado.

Lucas
LucasPermalink

Na minha última viagam à Europa, comprei as passagens de trem entre Paris e Veneza pela internet (site da SNCF). Passagens compradas com antecedência tem descontos muito bons e a viagem de trem (leito) nos economizaria uma noite de hospedagem em hotel.

Existem cabines a partir de 2 pessoas, e foi a que comprei para mim e minha esposa. Apesar de já ter pago as passagens no cartão (e já ter pago a fatura), esqueci de levar este mesmo cartão na viagem.

Quando cheguei e fui retirar o bilhete, me exigiram que mostrasse o cartão e acabamos sem conseguir retirar a passagem. tudo o que conseguimos foi fazer um pedido de reembolso (que ocorreu menos de 2 meses depois) e comprar, pelo mesmo preço, 2 passagens em uma cabine para 6 pessoas.

Enfim, comprar passagens pela internet funciona bem, desde que sejam lidas e obedecidas as instruções para retirada das passagens.

Karla Gê
Karla GêPermalink

Eu comprei uma passagem Milão-Veneza pelo site http://www.tgv-europe.com/
Eles diziam q entregavam no Brasil, estou esperando há mais de 1 mês e nada! Mandei email, eles disseram q o bilhete será entregue, vamos ver, né...como só viajo em julho, estou dando um tempo para ver se eles entregam mesmo, mas não estou levando fé...

Riq,
É confiável comprar passagens pelo site e retirar nas estações? Como é o procedimento?
Beijos

Andre Lot
Andre LotPermalink

Muito mais confiável do que o correio, ainda mais se for correio normal, e não courier.

Em geral, vc recebe um código, digita esse código na máquina, passa o mesmo cartão de crédito na máquina e a impressão é automática. Nem precisa interagir com nenhum humano.

Carolmay
CarolmayPermalink

André,
Posso retirar as passagens mesmo em estações sem máquinas automáticas? Estava finalizando agora uma compra de vários trechos e quero sair de CDG, eles avisam nas regras que deve ser verificado se a estação tem caixas automáticos, senão tem que resgatar nas tendas ou lojas, só que os links que direcionam não tem o CDG. Vi que tem bilheterias lá, vou direto nelas? Posso retirar todos os trechos nesta hora? Quero comprar: CDG-Londres, Londres-Bruxelas, Bruxelas-Amsterdam, Amsterdam-Paris.
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Eu emiti as minhas num guichê operado por funcionário na Gare du Nord.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Comprei pela site da Trenitalia o trecho Milão-Florença no ano passado, a confirmação veio por e-mail e embarcamos com ela, nem foi preciso acionar máquina alguma - entregamos o e-mail impresso ao bilheteiro (eu até cheguei a perguntar, antes de embarcar, se precisaria validar o bilhete ou fazer algo mais).

Carlos Henrique
Carlos HenriquePermalink

Eu fiz o percurso Roma-Florença-Roma de trem e, ao meu lado, um executivo na hora de mostrar os bilhetes não precisou nem do email impresso, ele apenas o mostrou em seu celular e a funcionária aceitou.

Carmem
CarmemPermalink

Eu, que adoro andar de trem pela Europa, amei esse post.
E já que não não foram citadas aqui viagens de trem pelo Reino Unido, dou minha contribuição: http://www.nationalrail.co.uk/
O tickets são caros, mas se você der sorte pode pegar até um trem com wi-fi grátis para todos os passageiros. (Eu peguei. Funciona!)
Em janeiro de 2009 fiz algumas viagens entre Londres, Oxford Edimburgo e Glasgow e comprei os tickets nas estações mesmo, com pouca antecedência - 2 ou 3 dias.

Márcio Cabral de Moura

Carmem,

Para o Reino Unido eu costumo comprar minhas passagens de trem no Train Line (http://www.thetrainline.com).

Lá, de vez em quando, há várias pechinchas. Só não dá para conseguir o desconto do Oyster. smile Essa é uma dica interessante nos trens ingleses. Caso se tenha um travelcard do metrô (não basta estar usando o Oyster, não, nem vale o travelcard de 1 dia), o trecho da viagem correspondente ao trecho coberto pelo travelcard é descontado da passagem.

Desta forma, para se ir a Hampton Court, por exemplo, em vez de se pagar as £10,00 normais do ida e volta, a passagem sai, salvo engano, £ 7,40.

Ah, quando eu compro passagem pelo The Train Line, eu sempre escolho pegar a passagem na estação. É só chegar nas máquinas de entrega de passagem, enfiar o cartão de crédito utilizado para efetuar a compra da passagem e pegar os duzentos e cinqüenta pedaços de papel que lhe serão entregues. No mínimo são 3 bilhetes para cada passagem (só um é bilhete, o outro é o indicativo da viagem e o outro é o recibo do cartão de crédito).

Malu
MaluPermalink

Legal Carmem, esse é o roteiro que irei fazer em Outubro. Aceitam cartão de crédito internacional emitido no Brasil?

Carmem
CarmemPermalink

Eu usei meu catão internacional/brasileiro sem problemas.
Se quiser saber como foi minha viagem, veja aqui:
http://deunstempospraca.blogspot.com/search/label/Esc%C3%B3cia
E aqui:
http://deunstempospraca.blogspot.com/search/label/Inglaterra

Boa viagem!

Augusto
AugustoPermalink

Riq, segui a sua dica e fui de Madrid a Toledo de trem bala pela RENFE. Excelente passeio. Rápido e proveitoso bate-volta.

Alex Melo
Alex MeloPermalink

Estou indo para o Leste bem em Julho e com esta de não conseguir comprar com antecedencia + altissima temporada, estou optando é por onibus mesmo!!
Além da vantagem de poder comprar online e ser um pouco mais barato, na maior parte dos trechos o tempo do trajeto é praticamente igual (como Budapeste-Viena) ou até menor (Cracóvia-Budapeste de onibus são 7 horas, e trem são 11, e custa metade do preço)

Mas... para experimentar o trem vou tentar fazer os bate-e-volta com eles.

De qualquer jeito, meu medo são os trajetos internos de avião. Terei Madrid-Varsovia e Praga-Madrid por low-cost, e este pedaço esta bem atingido por fumaça... veremos wink

Trem na Europa: para quem tem medo de vulcão – trem

[...] https://www.viajenaviagem.com/2010/05/trem-na-europa-para-quem-tem-medo-de-vulcao/Pense no trem para viajar dentro de um país ou entre países contíguos. Planeje um roteiro com [...]

Dri
DriPermalink

Qdo fiquei presa em Veneza por conta do vulcão, tive que ir de trem para Paris. Foi uma experiência ótima, dormi como um bebe. O único problema é que como foi comprada em cima da hora, a passagem além de ser cara, foi em vagão de 6. E um dos seis era um menino do Afeganistão, que não falava NENHUM idioma, e não tinha documentos... Ele foi retirado pela policia francesa na fronteira e ninguem nunca mais soube dele...

Qto ao trem em si, tinha roupa de cama para forrar, travesseiro E cobertor! Achei bem bom. Mas como o Riq sempre alerta, o espaço para bagagens NAO é para malas brasileiras. Nossa sorte foi ter ficado com as "camas" de baixo, entao as malas foram deitadas entre nossas camas...

Lena
LenaPermalink

Ai que dureza!! "Época do mochilão de seus pais"! É a minha!! shock

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A minha também mrgreen

Beatriz
BeatrizPermalink

Opa, obrigada pelas respostas! Minha última dúvida quanto aos trens alemães é o seguinte. No momento de finalizar meu pedido para duas pessoas dá que a reserva é impossível. São duas pessoas, de Chur (Suiça) até Munique. Eu ouvi dizer que o site da Deutsche Bahn não faz reservas para trechos internacionais, mas na hora da compra eles me cobram a taxa de reserva e perguntam se quero Compartment ou Centre Aisle Coach (window/aisle/table). Alguém saberia me dizer se não há mesmo como comprar com reserva e se dá, como devo fazer?
Posso também comprar só a passagem..seria arriscado só comprar a passagem e fazer a reserva em uma das principais estações de trem da Europa?
Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se o site tá te oferecendo a reserva, é por que aceita, ué. Não?

Beatriz
BeatrizPermalink

Pois é. Ele oferece, eu faço as escolhas e ele adiciona o preço ao total final. Mas no último passo acusa "reserva impossível".

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Hmmm.... tchindji. (Agora que lembrei: fiz Amsterdã-Berlim sem reserva de assento, também, porque comprei pela DB).

http://www.sbb.ch/en/

Tente comprar esse trecho pela Suíça, então. Ou deixe para fazer a reserva de assento assim que chegar.

Beatriz Bauermann
Beatriz BauermannPermalink

Oi Ricardo!
Por que razão não consigo fazer a comopra e reserva de trem Paris-Londres por nenhum site? (sncf e raileuropa). Viajo em julho e queria já antecipar essas compras. Os sites negam o pagamento para confirmação. Será que tenho que desbloquear o cartão para uso internacional? Desde já, obrigado. Bia

Andre Lot
Andre LotPermalink

Provavelmente! Sites de cias. de trem estão entre os mais visados para fraudes, já que os bilehtes quase nunca são nominais.

Viajar de trem pelo Reino Unido

[...] Mas em vez de ficar chovendo no molhado, pra quem estiver interessado em viagens de trem pela Europa eu já escrevi esse post aqui com umas dicas genericas sobre viagens pelo continente (e links das cias de trem) e o Riq Freire escreveu esse outro otimo post sobre viagem de trem na Europa aqui. [...]

Ana Luiza
Ana LuizaPermalink

Oi Ricardo!
Estou tentando comprar um bilhete através da Renfe, Madri / Bilbao, mas não estou conseguindo, será que o problema é o endereço do Brasil?
Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se não aprovam o cartão, é problema com o cartão ou o banco.
Se não acha horários, é porque está muito cedo.

Rosa
RosaPermalink

Estou tentando comprar bilhetes Barcelona/Madri para 25/09 e não encontro disponibilidade. Já pensei em fazer o roteiro inverso e comprar o bilhete Madri/Barcelona para 29/09, e também não há disponibilidade.
Será que já esgotou tudo? Ou está cêdo demais?
Se alguém tiver passando pelo mesmo problema ou tiver alguma dica, por favor...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Deve ser cedo demais. Depois das férias de verão costuma entrar um horário novo, então os trechos demoram a entrar no sistema.

Rosa
RosaPermalink

Obrigada Ric, sua atenção é Master(card), não tem preço.

Carlos Henrique
Carlos HenriquePermalink

Alguém sabe dizer se existe (ou já passaram por isso) risco de concelamento de viagens de trem por conta de frio no inverno alemão? Estou programando uma viagem para lá no fim do ano e como o vôo vai até Frankfurt, estou planejando uns trechos de trem por cidades próximas até chegar em Berlim. Obrigado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Pode haver interrupção dos serviços, mas é bem mais raro do que o fechamento dos aeroportos.

Cris e Bia
Cris e BiaPermalink

Oi Ricardo! Não estou conseguindo comprar bilhetes no site da Renfe para viajar dentro da Espanha. Aparece um erro no processamento dos cartões Visa e Master Card, mesmo o cartão sendo internacional. É a primeira vez que estou indo a Espanha e precisava do trem só para o deslocamento lá dentro. Qual é a saída? Comprar pelo site da RailEurope ($$$) ou tem como conseguir a tarifa web através de alguma agência? Agradeço desde já a ajuda!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

http://www.raileurope.com.br

A Rosa conseguiu comprar ligando para a Renfe na Espanha e pagando com American Express.

Fátima
FátimaPermalink

Olá Ricardo,
Parabéns pelo blog! Suas informações são fundamentais para quem quer viajar "desempacotado". (rsrsrsrs)
Preciso de sua ajuda!
Já comprei passagens de 2ª classe na voyages-sncf.com e deu tudo certo.
Preciso agora comprar duas pasasgens de Dijon para Milão (noturno). Faço a escolha de 1ª classe para poder compra a cabine dupla, que não é possível na 2ª classe.
Porém, ao final da compra, quando mostram os lugares, mostram o mesmo nº do vagão e os lugares 12 e 16. Imagino que isso não seja dentro da mesma cabine dupla, até porque eles informam que as passgens podem ser repartidas.
Como posso solicitar as duas passagens na mesma cabine dupla?
Parece meio surreal isso, não entendi.
Mas como marinheiros de primeira viagem (eu e meu marido), literalmente à Europa, precisamos de help.
Desde já, obrigada,
Fátima

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Também não sei como isso funciona, Fátima. Acho que o sistema vai alocando automaticamente os lugares.

Leila Azevedo
Leila AzevedoPermalink

Eu comprei em 2009 TGV pelo site, com Cartão VTM VISA, sem problema. Acho que os cartões de débito são aceitos, como de crédito não consegui.

Vou tentar comprar agora no site da RENFE ( logo que eu decida as datas, e vou usar o VTM tb.

lucia spiercart
lucia spiercartPermalink

Oi,Ricardo

Queremos ir de Amsterdã/Bruxelas e Bruxelas/Paris de trem,mas não trem bala.Onde conseguimos comprar comprar os tickets(site)e recebê-los em casa sem termos de emitir nas estações?

Obrigada,

Lúcia Spiercart

Mariana
MarianaPermalink

Oi Ricardo! Comprei minha passsagem Paris – Brussels – Brugge pela internet (SNCB) e já a imprimi. Vi em um dos post que a validação do bilhete na França é necessária. Entretanto, em alguns outros blogs é informado que não é necessário validar, já que máquina nem recconhece o formato da folha A4. Você sabe se isso procede?
Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não é preciso.

Le billet électronique SNCF débarque le 8 juin 2010 sur 20 destinations au départ. La directrice générale branche SNCF Voyages Avec le e-billet, les clients n’auront plus besoin de composter.

Il leur suffira de présenter leur confirmation de voyage imprimée aux contrôleurs qui seront tous équipés pour lire les codes-barres à bord des trains. La priorité de la SNCF est de miser sur l’inovation. Nous devons tout mettre en oeuvre pour offrir les outils du XXIe siècle. Un jour, il sera certainement possible de présenter son billet de train sur l’écran d’un smartphone”. Voir aussi le calendrier des prix SNCF pour acheter le billet le moins cher possible dès le 1er juin 2010.

luis
luisPermalink

DE CRACOVIA a VENEZA de trem... Alguem teria alguma informacao.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O lugar para ver horários é http://www.bahn.de . Use "Krakow" e "Venezia".

Para comprar saindo do leste, só lá mesmo. Dá entre 16 e 19 horas de viagem, com 2 a 4 baldeações. Uma delas sempre é em Viena.

https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Olá, estou indo pra Paris em dezembro, quero fazer alguns trechos como Paris-Lausanne, Lausanne-Florença, Florença-Roma. Vcs acham que devo comprar todos os trechos pelo site da snfc? Pq ele me dá essa opção. Consigo retirar todos os bilhetes de uma vez em Paris?E qdo ele fala q necessita reserva, como faço? É pago na hora? Pq não achei a opção pra já pagar no site. òtima dica de comprar pelo snfc e nao pela tgv, o preço duplica. Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Para dezembro pode ainda estar cedo demais para comprar.

O melhor é comprar cada trecho no site da cia. ferroviária do país da origem do trecho. Se não der, então tente no país do destino do trecho. Em último caso, http://www.raileurope.com.br , com sobretaxas.

A modalidade de entrega/impressão do bilhete varia muito conforme a cia. ferroviária, o país de origem do trecho e até mesmo o tipo de tarifa.

Todas as reservas já são incluídas no preço final quando você faz a operação pela internet.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Obrigada, Ricardo. Sei que ainda está cedo, mas estou me "acostumando" com os sites, vendo as possibilidades. O site sncf me oferece a possilidade de todos os roteiros, mesmo firenze-roma, achei interessante, mas vou fazer o que vc me sugeriu. A TGV e a Raileurope oferecem tarifas muito acima das outras, já verifiquei. Mas de qq modo ví que é muito mais barato retirar lá do que no Brasil. Obrigada pela atenção e pronta resposta, sempre pego minhas dicas aqui e no seu twitter. Boa semana.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A SCNF é a empresa que lidera a Raileurope. De repente todo o inventário oferecido pela Raileurope.com está lá mesmo. Mas não acredito que ofereçam os descontos promocionais da Trenitalia e outras cias. nacionais.

Caso possibilite você imprimir os bilhetes ou retirar os bilhetes numa estação na França, já proporcionará economia com relação à Raileurope.com.br. Se você conseguir nos conte por favor!

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Olá Ricardo! Comprei minhas passagens pela SNCF e vim contar pra vc que realmente é possível comprar trechos de outros países (como por exemplo suíça-itália) por lá. Selecionei a opção para retirar no guichê, na hora mesmo já recebi o código para pegar os bilhetes. Acabei comprando tb o trecho Florença-Roma, pois o site da Trenitália mostrava os horários, mas qdo clicava para selecionar o trecho aparecia uma mensagem dizendo que não era possível a compra, vai entender. Depois de todo o meu desespero (shame on me) deu tudo certo. Obrigada pela atenção de sempre. Ah, lembrando que quem optar por retirar o bilhete lá deve OBRIGATORIAMENTE levar o mesmo cartão que usou para comprar, tá?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim! E outra coisa: é preciso que o cartão ainda esteja válido na época da retirada da passagem ao vivo. Se o cartão vencer entre a compra e a retirada, dor de cabeça à vista!

Ricardo
RicardoPermalink

Olá tchê Ricardo! Vou apear em Amsterdâ, ficar uns dias e tal.Depois me vou para Bruxelas e gostaria de embarcar num trem, mas num destes que não é o tal de bala. Só que não consigo identificar e como pedir as passagens na estação para o trem normal. Poderias me ajudar? Abraço...

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Todos os trens levam o mesmo tempo.

Thalys = lugares marcados, maior conforto, preço mais caro.

Os que não são Thalys são mais em conta e não aceitam reserva de assento.

André L.
André L.Permalink

Ricardo,

O Intercity Bruxelles-Amsterdam para forasteiros (que não possuem nenhum cartão de desconto local etc.) custa mais caro que o Thalys antecipado, demora mais e vive tendo cancelamentos pq a rota está em obras. A paisagem é não-existente: uma sequencia de cidades, túneis, barreiras acústicas. Se estiver pensando em pegar o trem lento para "ver" algo, desencana.

cassia ali mere szasz
cassia ali mere szaszPermalink

Ricardo,vamos para a Italia eu e uma amiga dia 18/09/2010.Compramos ja 6 tickets dos trens,que pretendemos usar
entre Roma-Milão ,Milão - Firenze,Firenze-Veneza,e la resolvemos o outros 3.
Duvidas: temos que agendar datas, horarios e lugares?por ex,qdo em
Roma devemos ir antes na estação e fazer estes agendamentos?
qual o tamanho de mala que vc aconselha,minha mala é uma só,mas
é grande(mulher e 20 dias lá)?
como nunca viajei de trem pela Europa (sempre de avião),como funciona a bagagem,onde coloco a mala no trem?
faremos sempre as viagens durante o dia.
obrigada

Andre Lot
Andre LotPermalink

Se vc comprou bilhetes de trem rapdio nessas rotas, eles jah tem o lugar marcado, assim como - principalmente - dia e hora pre-determinados. Procura por "carroza" (vagao) e "sedile" (assento).

Trens regionais, marcados com R no site da Trenitalia, nao tem assento definido, vc compra e senta onde quiser (ou vai em pe conforme o caso).

As malas vc pode guardar na entrada (cada vagao dos trens rapidos tem uma area para bagagem), ou, se forem menores, em cima do assento ou entre os bancos, quando estes sao dispostos em 4X4 (duas filas de assentos, uma de frente para a outra, com espaco para malas entre os mesmos).

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Compre uma mala média, de 65 cm de altura. Maior do que isso vai te atrapalhar.

Uma vez por semana lave camisetas e jeans em lavanderia.
https://www.viajenaviagem.com/2009/04/como-usar-lavanderias-automaticas-na-europa/

Carina
CarinaPermalink

Trips!
Alguém já usou o site das ferrovias holandesas ( http://www.nshispeed.nl/en/customer-service )? Achei uma promoção super em conta (2 pelo preço de 1), mas tô em dúvida na hora da compra. Na 1ª tela, quando eu seleciona a tarifa diz que a opção Homeprint tá disponível. Mas quando eu confirmo pra ir pra tela do pagamento só tem a opção de envio pelo correio...Será que eles mandam o bilhete por e-mail de qq maneira?
Obrigada,
Carina

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nunca comprei pela NS Hispeed, Carina. Transferi a pergunta ao Perguntódromo.

André L.
André L.Permalink

Se vc paga com cartões de crédito de alguns países, a única forma permitida é envio físico do bilhete para o endereço, que deve ser o mesmo do cartão de crédito. É um controle anti-fraude. Não é sempre que isso ocorre, nem com todos os cartões brasileiros, mas já vi isso acontecer antes.

Eles sempre enviarão um email para vc, mas esse email não é bilhete se for apenas um recibo e não um "ticketless".

A entrega no Brasil é tranquila, mas demora até 1 mês via correio convencional.

Adriana
AdrianaPermalink

A alternativa é comprar o ticket quando ja estiver na Holanda. Praticamente todos os funcionarios da NS falam ingles, e tem caixas automaticos em todas as estacoes de trem. Os mais novos aceitam cartao de credito tambem e oferecem todos os tickets e informacao em ingles tambem. Se nao tiver em ingles, basta pedir ajuda para alguem que esta por perto. Holandes na regra geral fala muito bem ingles e é super simpatico e prestativo.

André L.
André L.Permalink

Todas as máquinas tem menu em inglês, mas só as do aeroporto Schiphol aceitam cartão de crédito.

Essa promoção é para ticket internacional. Thalys e ICE podem custar menos de 1/3 do preço normal se comprados com antecedência, e os bilhetes em geral não podem ser adquiridos nas máquinas normais, não.

Pedro Campos
Pedro CamposPermalink

Alguem sabe se o raileurope.com.br é de verdade?? Peguei a dica do link aqui no site. Tomei coragem e efetuei um compra para um trecho na Itália. Fizeram o bloqueio do valor no meu cartão mas não recebi os bilhetes no tempo prometido no site e o telefone informado só dá ocupado. Será que perdi mesmo o valor pago??

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

É de verdade, sim. O escritório é na alameda Santos em São Paulo.

Patricia R.
Patricia R.Permalink

Se alguem puder me dar uma luz: chegarei à Europa por Amstedam e comprei dois bilhetes de trem Amsterdam/Paris no site da SNCF, porque o site da NS Hispeed nao aceitou meus cartões. Sei que a SNCF é francesa, mas havia oção de imprimir os bilhetes e escolhi essa modalidade, achando que daria certo. Mas, na tela de impressão, depois de efetuado o pagamento (não reembolsável), a mensagem é de que essa opção está indisponível(e avisam que eu poderei retira-los em qualquer loja da SNCF na França!). Alguém já passou por isso e saberia dizer se essa "indisponibilidade" de impressão é apenas um problema temporário do site? Ou realmente dei uma bobeira enorme e perdi o dinheiro?

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Tente se comunicar por email com a SNCF.

Normalmente quando se emite a origem da viagem num terceiro país, o único jeito de receber a passagem é pelo correio.

Georgia
GeorgiaPermalink

Uma vez aconteceu algo parecido com uma amiga. Ela precisou comprar de novo o trecho (pela trentalia) e quando chegou em Paris obteve o reembolso pela SNCF. Guarde o novo bilhete par comprovação se isso acontecer.

Patricia R.
Patricia R.Permalink

Obrigada pelo retorno, Ricardo. Quando escrevi a mensagem acima, eu até já tinha mandado um email pra eles. Mas acho que nem era necessário. Me apavorei, porque nao consegui imprimir de imediato, mas já está tudo resolvido. Alguns minutos atrás, tentei acessar novamente o link que veio no email, e funcionou. Talvez tivesse que esperar a confirmação do cartão. Fui direcionada para uma pagina para "créé le billet" e depois já foi possível imprimir os dois bilhetes. Quanto ao fato da origem da viagem ser em outro país, acho que só foi possível emitir porque o trem é o Thalys.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Oba!

Sergio de Oliveira
Sergio de OliveiraPermalink

Ao ler o texto notei a menção do Bayern Ticket na listagem alemã. Ele não é o único. Praticamente cada estado tem o seu incluindo Hessen (aonde está Frankfurt) que tem a mesma oferta, pelo mesmo preço. Tem tambem aqui o Wochenende Ticket que é valido em todos os trens regionais e sai por 35 Euros para até cinco pessoas, que tem de viajar juntas. Dá para ir conectando pelo país contanto que sejam nos trens mais lentos. Apesar do nome só é valido para o Sabado ou o Domingo e nao ambos como era antes

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Valeu!

Cristina
CristinaPermalink

Olá Ricardo, estou conhecendo seu site agora, eu ouço voce na Band news, acho muito legal, parabéns pelo trabalho.
Bem estou indo para Portugal e Espanha em 14.10.2010. Vou começar a viagem pela Espanha, aproveitei dicas de uma sequência de roteiro que voce sugeriu a outro viajante, ou seja, Madrid, posteriormente de trem para Sevilha, de trem para Granada, de avião para Barcelona e de avião para a cidade do Porto em Portugal. Questiono se é necessário comprar as passagens de trem e de avião antecipadamente ( ainda aqui no Brasil.)? É possível ir às estações e aos Aeroportos ( lá na Europa) e comprar com 2 ou tres dias de antecedência. Os preços são muito diferentes?

Atenciosamente
Cristina.

Gustavo -  Viajar e Pensar

Oi Cristina,
Realmente trens vc pode deixar pra comprar na hora, mas com riscos também. Qto antes menores tarifas e disponibilidades de horários melhores.
Mas os voos demorou, compre o quanto antes, que conseguiras tarifas mas interessantes.
tenho pesquisados os voos neste site aqui:
www.skyscanner.com

Boa Viagem!!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Avião = quanto mais em cima da hora, mais caro.

Trem também é bom comprar com antecedência. Mas as pessoas têm tido dificuldade para comprar com cartão brasileiro na http://www.renfe.com .

https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

https://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/

https://www.viajenaviagem.com/category/trem-na-europa

Monica Amadeo Lamonato
Monica Amadeo LamonatoPermalink

Alguem pode me ajudar????
estou vendo passagem de trem de Salzbur para Viena para 22/12, mas ainda não há disponibilidade.
Não consegui entender à partir de qdo estrão disponiveis.O riq colocou pra uma outra leitora que ia pra Munique, que eram 60 dias, é isso mesmo???
tb não consegui entender como vou retirar minhas passagens, alguem sabe????
Será que seria melhor comprar pela raileruope???
brigadinha
Monica

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Os trechos aparecem entre 90 e 60 dias de antecedência, dependendo da cia. ferroviária.

Cada cia. tem seu esquema próprio de entrega de passagens. Em algumas você consegue imprimir em casa, em outras pode retirar na estação com o cartão de crédito usado na compra, em outras só pode receber pelo correio.

Tente na companhia austríaca, http://www.oebb.at/en/index.jsp, e se não conseguir, compre na http://www.raileurope.com.br com sobretaxas ou deixe para comprar assim que chegar.

Monica Amadeo Lamonato
Monica Amadeo LamonatoPermalink

Brigadão Ricardo.
vou tentando pelo site e pelo raileurope, agora pra deixar pra comprar lá, tô meio encanada.É como vc falou aqui em algum lugar, é bem chatinho comprar naquelas máquinas(tentando se enteder com elas), com outras pessoas te aguardando.No ano passado, tomamos um baile pra comprar o bilhete de metrô em Roma.
Tb estou preocupada com a data, pq é perto do natal.
Acho que a 2ª classe dá pra encarar, né????No ano passado comprei com a agente o trecho de Roma pra Veneza, ela empurrou uma 1ªclasse, mas não tinha necessidade, a 2ª era ótima, e foi bem carinho.Além do mais austria e Suiça, o gasto vai ser bem maior.
Ah, Vi que algumas pessoas tem dificuldade de comprar pelo site, por causa do cartão, li em algum lugar que as vezes dá certo colocar um email sem o br no final, não sei se dá certo, mas não custa tentar.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Não é preciso comprar nas máquinas. Há guichês para estrangeiros nas principais estações. A segunda classe é encarável. Nos trens mais antigos/baratos na Itália tem nível de leste europeu, mas dá pra encarar.

André L.
André L.Permalink

É lenda essa história de tirar o .br do email, e mesmo que vc conseguisse comprar, ficaria sem o link para o bilhete!

Felipe
FelipePermalink

Estou indo para fazer os trechos Veneza,Florença e Roma qual melhor forma de realizá-los?muito os comentários facilita pra quem nunca realizou este tipo de viagem.

Gustavo - Viajar e Pensar

Felipe,
Fiz o mesmo roteiro a dois anos de trem sem problemas.
Acho chegar de trem é a melhor opção a quem vai a Veneza.
Deixo algumas dicas aqui:

http://viajarepensar.blogspot.com/search/label/Veneza

Boa Viagem!!!!

Monica Amadeo Lamonato
Monica Amadeo LamonatoPermalink

concordo, trem mesmo. a viagem de Roma pra Veneza foi ótima, rápida e tranquila.Recomendo com certeza.

maggie sander
maggie sanderPermalink

olá! em 2 semanas estarei na Espanha.. e nao poderia deixar de usa o trem, ate pq o trecho de Madri a Sevilha é mais barato que aviao. O problema agora é a RENFE - Nao aceita cartão brasileiro, nao consigo ligação no telefone.
Minha agente de viagem comentou que muitas pessoas deixam para ver por lá. Eu chego no sabado a Madri e so pego o trem na 3a, tenho uns dias. O que acham disso? segundo ela posso ate conseguir tarifas mais baixas.
Acho que mais caro que a representante no Brasil nao será, certo? e tem trem de 30 em 30 minutos..

beijos, OBRIGADA.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Está havendo esse problema com cartões brasileiros. Compre ao chegar.

Gustavo - Viajar e Pensar

Oi Maggie,
Pode deixar pra compra quando estiveres em MAdrid sem strees, o trem é bem grande e com vários horários.
Estarei em Madrid na mesma época e não comprarei trem daqui, vou deixar para ver o clima, chuva e etc, para decidir qual dias irei Toledo e Sevilha.
Somente gosto de comprar um ou dois dias antes, não deixo para correria da hora.
Suerte!!!!!

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Fiz um orçamento pela SNCF e outro pela TGV http://www.tgv-europe.com/en/, para passagens entre paris/ lausanne/ florença/ roma, o valor foi o mesmo. Mas o site da TGV dá a opção de entregar pelos Correios, vi que o pessoal acha que não é uma boa. Existe alguma diferença entre comprar em um site ou no outro? E qual a diferença do assento Beside e Dual side by side? Rs São tantos detalhes... Obrigada

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Melhor retirar na estação, se houver esta possibilidade. Os correios no Brasil andam péssimos.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

obrigada

Lea
LeaPermalink

Olá! Como vi vc recomendando o site da raileuropa, decidi comprar a minha passagem no mencionado site. Mas ainda não recebi a passagem e não consigo falar com o número que é informado no site. Por acaso vcs conhecem alguém que recebeu as passagens por eles?
Procurei no site reclameaqui (infelizmente só depois de ter comprado) e vi que eles costumam não entregar. Acho q deveria haver um alerta aqui sobre essa empresa.
Agora nem sei o q faço... viajo em 2 semanas e não tenho a passagem do trecho que pretendia fazer de trem...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você tentou contato por email?

Mariana
MarianaPermalink

Comprei várias passagens pelo site do SNCF e escolhi a opção ticktless, para imprimir em casa. Não tive problema algum, e não é preciso trocar ou validar os ticktes na estação. Fui de Paris a Brugges, de Antwerpen a Amsterdam (ida e volta) e de Bruxelas a Paris, todas as viagens feitas nesse mês (a última hoje...). Recomendo imprimir os tickets em casa.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Oi Mariana. Para as passagens q estou vendo não abre essa opção ticktless para imprimir, apenas apra retirar na estação ou nas lojas.

Monica
MonicaPermalink

Oi gente, se alguém puder me ajudar.. eu já li isso aqui no site mas agora que estou precisando não consigo encontrar o comentário!
Seguinte: comprei 4 passagens do eurostar Londres-Paris pelo site do TGV Europe e paguei com meu cartão.. recebi hoje os tickets pelo correio e um veio com meu nome completo, os outros 3 só vieram numerados: meu sobrenome/deux, meu sobrenome/trois e meu sobrenome/quatre.. agora fiquei na dúvida! será que é assim mesmo? eu achei estranho vir o meu sobrenome em todas as passagens, achei que seriam só os numeros....
Sei que no site do Rail Europe vc coloca os nomes dos passageiros e as passagens ficam nominais.. mas no site do tgv nao existe essa opção.. alguém aí já passou por isso?
Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não tem problema, basta que você esteja no grupo que viaja realmente.

Monica Amadeo Lamonato
Monica Amadeo LamonatoPermalink

Ricardo
Tenho entrado no site da oebb, quase todos os dias, mas ainda não está disponivel o dia que quero comprar(22/12 - Salzburg p/ Viena).No site da raileurope ja está disponivel, como pode???
Hoje por exemplo só consigo comprar p/ 05/11, ouseja 30 dias antes.Achei estranho, tô na duvida se é confiavel comprar com eles.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Com antecedência não há problema. Eles pedem um mínimo de duas semanas antes da viagem.

Monica Amadeo Lamonato
Monica Amadeo LamonatoPermalink

Brigada Ricardo
Só acheim estranho eles ja estarem vendendo, só 1ªclasse por sinal, e não ter disponivel no site da propria oebb.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

De repente, pergunte pra eles: fulfillment@raileurope.com.br

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Qdo pesquisei minhas passagens (TGV-SNCF) elas me davam a opção de escolher Lausanne-Florença, Florença-Roma (dias primeiro de janeiro e dia 6 de janeiro). Pra esses dias as passagens ja estao abertas mas olha o qeu aparece:There are no trains after the time of the outward journey you have requested. Please change the time of your outward journey if you wish to see more trains./ Aucun train ne circule au-delà de l'horaire du trajet aller que vous avez indiqué. Veuillez modifier l'heure de votre trajet aller pour afficher plus de propositions.
Já tentei outros dias e é sempre essa mensagem que aparece. Alguém poderia me ajudar, por favor?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

No início de dezembro mudam os horários dos trens na Europa. Nessas épocas de mudança de horários os novos horários demoram para entrar no sistema. Continue tentando uma vez por semana. Acredito que até meados de novembro estarão no sistema.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Ufa, sua resposta me deu um mega alívio, vou ficar tentando, pq pelo que procurei em outras sites de empresas de trem essa mensagem significa que está esgotado. Obrigada pela atenção de sempre! Beijos