Trem na Europa: onde vale a pena, onde não vale

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Estação de Hamburgo, Alemanha

Sempre digo que o trem é o mais europeu dos meios de transporte -- mas não se presta a qualquer roteiro, não. Por mais que a malha ferroviária de alta velocidade tenha se alastrado nos últimos anos, cruzar o continente de trem ainda é penoso e, sobretudo, caro. Aquele passe baratinho de trinta dias consecutivos da época do mochilão dos seus pais não existe há muito tempo.

Pense no trem para viajar dentro de um país ou entre países contíguos. Planeje um roteiro com deslocamentos de até três, no máximo quatro horas (ou até duas horas em esquema bate-volta). Dessa maneira você só vai experimentar as vantagens do trem: chegar e sair do centro das cidades, embarcar sem burocracia (só há check-in nos trens rápidos da Espanha e no Eurostar), desembarcar já com a sua bagagem.

Veja as oportunidades e as inconveniências do trem nos principais destinos de brasileiros na Europa:

Trem em Portugal

O carro é o meio de transporte ideal para esquadrinhar Portugal. O trem é ótimo para viajar entre Lisboa, Coimbra e o Porto, mas é superado pelo ônibus para lugares como Fátima, Óbidos e Évora. As ligações ferroviárias com a Espanha são deficientes. De Lisboa a Madri só há um horário de trem -- e noturno. Para a Andaluzia, apenas ônibus (compre na Alsa). Ferrovias portuguesas: cp.pt.

Trem na Espanha

Estação Atocha, Madri

Estação Atocha, Madri

As linhas de alta velocidade de longa distância são poucas: Madri-Zaragoza-Barcelona, Madri-Córdoba-Sevilha e Madri-Málaga. Ou seja: para ir da Andaluzia à Catalunha é mais rápido passar por Madri. Há TGVs diretos entre Barcelona e Paris (6h30 de viagem), mas o melhor mesmo é ir de trem de Barcelona à Provence: dá menos de 4 horas até Avignon. Ferrovias espanholas: renfe.com.

Trem na França

O TGV é tão francês quanto a baguete. Saindo de Paris, você dificilmente leva mais do que três horas para chegar a qualquer lugar na França. As tarifas promocionais entram no sistema com três meses de antecedência. Compre em voyages-sncf.com.

Eurostar

(Paris-Londres).
Atravessar o túnel é tedioso, mas é mais rápido que ir de avião (incluindo as viagens aos aeroportos e a antecedência do check-in). Se for partir de Paris, compre em voyages-sncf.com; de Londres, em eurostar.co.uk. Simule também o valor da viagem ida e volta; às vezes sai mais barato do que somente a ida.

Trem na Bélgica e na Holanda

Trem entre Holanda e Bélgica: estação de Antuérpia

Antuérpia: estação central

Com exceção dos horários do Thalys (que faz a rota Paris-Bruxelas-Amsterdã), nenhum outro trem exige reserva de assento. Há passes diários e passagens ida e volta muito em conta. As duas capitais são bases perfeitas para viagens bate-volta. Ferrovias belgas: b-rail.be. Ferrovias holandesas: nshispeed.nl.

Trem na Alemanha

Outro país em que dá para subir sem reserva e comprar a passagem dentro do trem -- com exceção das linhas ICE Sprinter. Compre com 89 dias de antecedência em bahn.de/international e encontre passagens promocionais. Na Baviera, aproveite o Bayern-Ticket, que, por apenas 28 euros dá direito a duas pessoas viajarem juntas durante um dia nos trens regionais.

Trem na Suíça

Se você sonha em fazer uma viagem de trem por causa da paisagem, não há lugar mais indicado. Há trens panorâmicos caros, mas mesmo nos comuns a vista é deslumbrante. Considere fazer um Swiss Pass, que também inclui ônibus e barco. Ferrovias suíças: sbb.ch.

Trem na Itália

Perfeitamente factível de trem, desde que você não resolva atravessar de norte a sul numa viagem só. Sempre que possível, escolha os trens mais modernos (ES AV). Os InterCity são bastante lentos. Ferrovias italianas: trenitalia.com.

Trem no Leste Europeu

Leve paciência na bagagem: os trilhos são vagarosos e os trens, antiquados. O lado bom: as passagens são superbaratas. Deixe para comprar os trechos logo ao chegar: não há venda online, e os representantes no exterior cobram sobretaxas salgadas.

Leia mais:

249 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Bianca Nunes
Bianca NunesPermalink

Oi Ricardo, irei comprar passagem de trem para os seguintes destino: Londres-Paris, depois Paris-Bruges, e por ultimo Bruges-Amsterdam. Não sei se faço a compra sozinha pelos sites das empresas de trem ou se irei na CI (loja que vende coisas de turismo em geral, inclusive pasagens de trem). O que você acha mais seguro e mais barato? É a mesma coisa eu comprando pelo site ou eles? Nunca comprei passagens de trem, e fico com medo de fazer besteira. Poderia me informar quais são as melhores empresas que fazem esses trajetos? Obrigada. Abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Mais barato é direto nas cias. Londres-Paris compre em http://www.eurostar.co.uk , Paris-Bruges e Bruges-Amsterdã em http://www.voyages-sncf.com . Pesquise também Paris-Bruxelas e Bruxelas-Amsterdã para ver se encontra oferta. A passagem Bruxelas-Bruges-Bruxelas custa 30 euros, pode ser comprada na hora.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Ricardo, estou preocupada, apenas o trecho Paris- Lausanne (29/12) está disponível, todos os outros (lausanne - florence 01/01 e florence - rome 06/01) continuam com a mesma informação de quem não existem trens para aquele dia, isso em todos os sites que busco. Só consegui uma passagem Lausanne- Florença pela cia suiça, mas a viagem é de 37 horas e troca de trem 6 vezes!!!! Em último caso será que conseguiria comprar lá em Paris os outros trechos, claro que com antecedência? Tô muito ansiosa com essa viagem, é a primeira vez na Europa e estou ficando nervosa por não conseguir comprar...Comprei seu livro (das dicas) e adorei, é um ótimo presente de Natal. Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Acredito que seja um problema com a atualização do sistema da Trenitalia, Cinthya. Todos os anos aparece gente desesperada por aqui. Se não for, não há o que fazer, você vai ter que ir de ônibus ou de avião. Mas não faz nenhum sentido as passagens estarem esgotadas com dois meses de antecedência.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Tb acho q não estão esgotadas, elas não aparecem no sistema e a mensagem é muito esquisita. Ja tentei pela TGV, pela SBB, SNCF, Trenitalia. Bizarro! Vamos torcer para que seja apenas um atraso. Beijos

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O sistema que importa é o da Trenitalia. Os outros trabalharão com os dados que houver lá.

Karla
KarlaPermalink

Oi Ricardo,

Iremos para Europa em março/2011,passaremos uns 4 dias em Barcelona e outros 4 em Paris. Estávamos pensando em fazer o trajeto Barcelona-Paris num trem hotel noturno, Elipsos, vc acha que é uma boa ideia? Ou deveríamos fazer este percurso de avião?
Gostaríamos tb de algumas dicas de hoteis bem localizados em Paris e Barcelona. Somos um grupo de 05 pessoas e ainda não conhecemos a Europa.
Desde já agradeço.

karla
karlaPermalink

Obrigada. E quanto aos hoteis em Paris e Barcelona bem localizados, vc poderia dar algumas dicas...

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Finalmente as passagens abriram! Ieie! A dúvida agora é, compro pelo site SNCF (com retirada nos guiches), ou compleo pelo TGV-europe e imprimo em casa? O preço é o mesmo. Alguma opção é mais segura? Obrigada

Andre L.
Andre L.Permalink

Imprima em casa. É um perrengue a menos.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

obrigada André, mas agora vi que apenas uma dá pra imprimir e as outras duas apenas retirando, rs vai entender... ja tá no meu roteiro um passeio pela gare de lyon, rs

Roberto Ferreira Barbosa

Olá Ricardo,

parabéns pelo site. Gostaria de tirar uma dúvida. Vou para a Europa em 2011. Queria adquirir um bilhete de trem entre Porto e Lisboa (para o dia 01/03/2011). Verifiquei que só consigo comprar tal bilhete na CP (Comboios de Portugal) com 30 dias de antecedência. Vi também que existem as linhas Alfa Pendular e Intercidades. A minha dúvida é a seguinte: em Lisboa possui 3 estações - Entrecampos, Oriente e Santa apolonia. qual delas tenho que pegar? Eu vou ficar hospedado em Lisboa no hotel Ibis da Liberdade - Rua Barata Salgueiro 53, 1250-043. Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Santa Apolónia.

Marcelle
MarcellePermalink

Olá,

Nos trens da Itália é necessário/obrigatório fazer reserva de assentos? Em qualquer trecho? Estou planejando passar por Veneza, Florença, Assis, Siena, Pisa e Sorrento. Quanto custa em média a reserva do assento?
Como a Bianca, nunca comprei passagens de trem e tô com medo de fazer besteira. Já li sobre o assunto, mas pelo que entendi, essa coisa da reserva do assento varia de país para país e não sei como como funciona na itália. Estou quase me enfiando numa excursão (em que vou ficar pouquíssimo tempo nos lugares que quero visitar) só para evitar ter que comprar passagens de trem na Itália... E olha que detesto excursão...
Obrigada,
Marcelle

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Trens rápidos (ES, ES AV) exigem reserva de assento. Trens lentos não requerem assento. A reserva de assento está incluída nos trens em que é obrigatória. Nos outros custa uma besteirinha (aqui na Áustria, onde estou neste momento, me custou 3 euros).

O que é caro é o SUPLEMENTO que se deve pagar para andar nos trens rápidos quando você vai com PASSE para a Itália. Passes não valem a pena na maioria dos lugares, e na Itália sobretudo.

Para não fazer besteira:
1) Ponha todos os seus trechos no papel.
2) Pesquise datas e horários em http://www.trenitalia.com , com os nomes em italiano: Venezia, Firenze, Assisi, Siena, Pisa, Napoli. (O trem Nápoles-Sorrento é local, você compra na hora, veja o post https://www.viajenaviagem.com/2009/05/vai-por-mim-costa-amalfitana-e-capri/
3) Escolha o horário em que quer fazer cada uma dessas viagens.
4) Passe a limpo a sua listinha já com os horários escolhidos.
5) No primeiro dia na Itália, vá a uma grande estação, entre na fila do guichê de atendimento internacional, entregue sua lista ao funcionário e compre todas as suas passagens com cartão de crédito.

Marcelle
MarcellePermalink

Obrigada, Ricardo!
Abraço,
Marcelle

Viajanterj
ViajanterjPermalink

Concordo com o que você disse sobre Portugal. Chegeui de lá na segunda e em Lisboa e Porto usamos apenas metrô e trem. Estávamos em uma cidade pequena, entre Cascais e Lisboa (Oeiras) e o trem sme dúvida era a melhor opção. Subimos de carro para Porto e no caminho visitamos Óbidos (Imperdível) e Fátima.
No Porto compramos o bilhete do Yellow Bus, que tb nos dava direito de usar os ônibus da cidade.

Carol Andrade
Carol AndradePermalink

Oi Riq e tripulaçao!
Me ajudem em algumas dúvidas por favor: no site da voyges-sncf qdo clico na opcao de saida Paris ele me lista várias estações. Eu clico Montparnasse e qdo ele me lista os horários sai somente Paris.
1.Posso confiar que este Paris é a estaçao de Mont.?
2.Como estarei hospedada em St Germain,a estaçao de Montparnasse é minha melhor opção?
3.Quantas malas cabem numa cabine de 1a classe no TGV frances?
Desde já, obrigada pela atençao!
Carol

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carol! Há pelo menos cinco estações em Paris de onde partem trens para outras cidades: Gare du Nord, Gare de l'Est, Gare de Lyon, Gare d'Austerlitz e Gare Montparnasse. Na sua passagem virá escrito de que estação você precisará sair. Os trens não passam entre todas as estações; elas são ligadas pelo metrô.

Você pode subir num trem, seja na primeira, seja na segunda classe, com quantas malas puder carregar (e ficar de olho). Mas viaje leve. Não há por que levar mais de uma mala. Você não vai usar tanta roupa assim, acredite.

A segunda classe já é suficientemente confortável; ande de primeira classe só se você tiver dinheiro sobrando!

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Repense suas malas, Carol. Quase não tem escada rolante ou elevador para se deslocar, e vc vai acabar levando a mala no muque. As malas grandes ficam longe da sua vista, nos bagageiros na entrada dos trens, imagine o stress de deixar sua mala sozinha. As pequenas e médias cabem em cima do assento, em alguns trens tb cabem em baixo ou na lateral. Passei 18 dias e levei uma mini mala, tem post no meu blog, http://cinthyarachel.com/?p=1230. Leve uma mala pequena, vc não vai se arrepender. Bj

Márcia
MárciaPermalink

Olá Ricardo, tudo bem?
estou pesquisando o trem Paris - Londres e entrando em eurostar.com o valor em Euros dá 143 para duas pessoas. Entrando em eurostar.com.UK as mesmas 2 passagens saem 143 LIBRAS! Confere isso aí? rsrsrs. Agradeço muito se vc. conseguir me ajudar com essa charada =)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcia! Aqui quem responde é A Bóia!

As passagens podem ter, sim, preços diferentes nos diversos sites do Eurostar. Simule a compra até um pouco antes do final para ver as possibilidades de entrega da sua passagem na tarifa escolhida.

Márcia
MárciaPermalink

Obrigada pela resposta Bóia! Comprei em Libras mesmo, afinal vou estar em Londres, partindo para Paris. Se fosse o inverso, acredito que pagaria em Euros. Para referencia: comprei passagens para um domingo, um adulto e um senior (+ de 60) e ficou em 130GBP. Bjs e vida longa ao VnV =)

Carol Andrade
Carol AndradePermalink

Valeu bóia!!! Ajudou bastante!!

andrea
andreaPermalink

Gente, estou pensando em deixar para comprar passagens de trem na ALemanha quando chegar lá. De Munique vou para Innsbruck e depois Salzbusrg e depois até Viena. Seria melhor mesmo comprar antes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea!

Comprando com antecedência você pode garantir descontos.

Cinthya Rachel
Cinthya RachelPermalink

Olá! Vim dar o feedback da minha viagem. Comprei pelo site da cia francesa todos so trechos da minha viagem, inclusive florença- roma, escolhi para retirar nas máquinas. Chegando na estação não consegui retirar pois meu cartão é estrangeiro (rs), tive que ir ao guiche, onde o atendente foi muito simpático, falou em espanhol com a gente, foi muito gentil, explicou tudo direitinho. Retirar tudo na frança facilirou muito, pois só um dia tive que fazer esse desvio para pegar as passagens, nos outros trechos chegava na hora e ja entrava no trem. beijos

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Pessoal,
Estou pesquisando passagens de trem Praga-Berlim pro dia 24/05 e vi que acabaram de abrir a venda com descontos. Mas só tem a opção de mandar pelo correio. Será que depois dão a opção online também? Bem mais fácil do que ficar rezando pra carta chegar.

Obrigada!
Camila

PS: Riq, não precisa olhar o horário, já escolhi o das 10h30 smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Isso acontece porque a viagem tem origem fora da Alemanha. O bilhete leva três semanas para chegar ao Brasil, dá tempo sim!

Caso não chegue, a Deutsche Bahn ressarce a passagem que você precisar comprar por lá.

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Entendi ! Acho que vou arriscar sim, tá mais de 60% de desconto ! Muito obrigada, Bóia !

Camila torres
Camila torresPermalink

Voltei pra dizer que após as exatas três semanas previstas pela maga Bóia, as passagens chegaram direitinho na minha caixa de correio !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Obrigada pelo feedback!

Tassyla
TassylaPermalink

Olá Ricardo!
Estou tentando efetuar a compra do eurostar no próprio site, e estou com 2 preocupações.
A primeira, é que meu destino inclui Amsterdã -> Londres, mas quando reservo a compra, aparece o horário com o nome de Bruxelas e eu não entendi se preciso estar em Bruxelas antes do horário do trem, pois pensava que saía direto de Amsterdã.
Meu segundo problema é que já viajo domingo, então você sabe dizer se a passagem é comprada na mesma hora, ou tem alguma restrição de tempo pra chegar como os passes de trem que demoram a ser enviados pela agência?
Estou muito preocupada e aguardo sua ajuda!
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tassyla! Aqui quem fala é A Bóia, assistente de perguntas do site.

O Eurostar só opera entre Bruxelas e Londres. De Amsterdã a Bruxelas você pode pegar qualquer trem Intercity (lento).

Antes de fechar a compra, chame alguém que se garanta de verdade no inglês e veja as condições de entrega da passagem. Se for e-ticket ou retirada na estação, pode comprar. Se for para entregar pelo correio, não compre.

Sandra
SandraPermalink

Olá
Adorei o tema. Aliás aproveito para pedir muiiiiiiiiiiiiiita ajuda. Preciso adquirir um dos saver pass. A dúvida é ver se vale a pena. Vamos sair de Frankfurt e gostariamos de ir até Roma, depois Paris, logo Londres, voltamos para Paris e por fim Frankfurt de volta para o Brasil. Já fiz tanta simulação que me perdi, as reservas nos trens noturnos me parecem muito caras. Por favor, alguma sugestão? Excluiria alguma cidade?

Um abraço
Grata
Sandra

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! Com exceção de Paris-Londres, esses trechos não são próprios para fazer de trem. O Ricardo Freire não recomenda trens noturnos. Faça Frankfurt-Roma e Roma-Paris de avião, Paris-Londres de trem, Londres-Frankfurt de avião.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Leonel Moura
Leonel MouraPermalink

Gostaria de registrar minha opinião sobre as empresas low cost, pura enganação. Você paga o transporte da mala, a reserva do assento, o pagamento pelo cartão de crédito; conclui que é melhor comprar por empresas tradicionais mesmo pagando um pouco melhor; muito estresse para vivenciar quando não deveria..férias.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonel! O Ricardo Freire pensa parecido com você:
https://www.viajenaviagem.com/2009/07/cias-low-cost-na-europa-modo-de-usar/

Alexandre Rangel Schweickardt

Olá Ricardo.
Vou à trabalho para Bologna-Itália no final de Maio, à trabalho, mas devo reservar uns 3 dias para turismo. Gostaria de saber qual sua dica para aproveitar esses 3 dias, quaal o site confiável para compra de bilhete de trem. Também gostaria de saber se vale a pena trocar roteiros curtos, por uma ida à Paris de avião.
Um abraço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Alexandre! Aqui quem responde é a Bóia. O tripulante André Lot mandou dicas imperdíveis sobre lugares fora do circuitão da Itália, e Bolonha é um dos destaques! Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/italia-as-dicas-fora-do-circuitao-do-andre-lot/

Veja também onde ir pertinho na Toscana:
https://www.viajenaviagem.com/2007/04/italia-pra-aluna-da-carla/

Compre passagens de trem em http://www.trenitalia.com

Roberta Braga
Roberta BragaPermalink

Oi pessoal, preciso de uma ajudinha.
Já comprei um global pass saver 10 dias em 2 meses. Também já comprei as reservas de assento no Bernina Express(trecho coberto pelo passe) e no Glacier Express, tudo pela internet.
Nos demais percursos de trem que vou fazer (5 na Itália; mais 3 na Suíça, além dos cênicos; e por fim 1 na Bélgica - Bruges-Paris) não estou achando a opção somente reserva de assentos nos sites das ferrovias. É isso mesmo? Devo comprar quando chegar nas cidades? Há algum meio de garantir estas reservas de assento antes?
Como a viagem será em junho, alta temporada, tenho receio de deixar pra última hora.
Abraços a todos.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É assim mesmo, Roberta. Tem que chegar e fazer as reservas na primeira estação do país. Você vai ter que pagar sobretaxas. Na Itália, para trens rápidos, são altas.

Isso está avisado aqui em vários lugares: passe dificilmente vale a pena.

Alessandro A.
Alessandro A.Permalink

Roberta, veja também se os trens que você vai pegar exigem reserva, pois muitos não exigem e basta você embarcar. Quando viajei pela Suíça, nenhum trem exigia. Na Itália, os trens regionais também não exigem.

Roberta Braga
Roberta BragaPermalink

Riq,antes de comprar o passe, fiz cotação de tudo, e como são muitos trechos (a viagem é de 35 dias), às vezes mais de 1 por dia, para bate e volta, o passe compensou, o valor total saiu quase o mesmo, e foi bem mais prático. Não atentei, contudo, p/ a questão das reservas de assentos. Achava que era possível pelos sites das ferrovias, como no Bernina e Glacier.
O jeito é fazer nas estações de cada país.
Obrigada a vocês.

Priscila
PriscilaPermalink

Oi Ricardo, tudo bem? Será que vc me dava uma dica?
É que comprei passagem Amsterdam-Koln no site da ICE DN Bahn, pra mim e pro meu marido. Mas em nenhum lugar se perguntou o nome do acompanhante.
O ticket veio em meu nome, com duas poltronas.
Você já viajou acompanhado por essa companhia?
Não sei se é besteira minha, mas queria adiantar qualquer problema, e revendo os comprovantes, fiquei meio insegura com isso.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Priscila! Aqui quem responde é A Bóia. Você estando presente, não haverá problema não!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Olá.
Fui conferir horários e preços dos trens Bruxelas-Bruges (quero passar um dia lá) e descobri uma tarifa especial de fim de semana (50% de desconto - oba! grin), mas não consegui ter certeza se é uma promoção válida só para a internet ou se dá para conseguir na hora mesmo (parece que sim, mas...). Alguém pode me ajudar a entender a promoção?
O link é: http://www.b-rail.be/nat/E/tarifs/tickets/weekend/index.php
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carolina! Pode ser conseguida na estação, sim ou até mesmo dentro do trem.

Veja:
http://www.ricksteves.com/graffiti/helpline/index.cfm?topic=62312

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

smile

obrigada. Que bom que era como eu tinha entendido. é sempre melhor quando alguém nos ajuda a acreditar no que lê sem ter medo das letrinhas miúdas.

Nelson
NelsonPermalink

Gostaria de uma informação, vou ficar 6 dias em Paris em julho. Como um aprendiz de viajante, quero fazer um bate e volta, a duvida fica entre Champagne ou Borgonha, qual é a mais viável.

Douglas
DouglasPermalink

Boa noite!

Vou viajar agora em Agosto e vou fazer as seguintes rotas:

Munique (não pode ser alterado) - Paris - Londres - Munique (não pode ser alterado)

Pensei primeiro em paris devido a proximidade, porém ainda não comprovei se vale mesmo a pena em relação a Custo. A viagem de paris- Londres já vi que vale a pena mesmo por trem!
Agora e os trechos com Munique? Vocês podem me ajudar? existem trens que valham a pena que fazem Munique - Paris? Ou vale a pena mesmo pegar um avião? Que companhias são mais aconselhaveis? Obrigado pela grande ajuda!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Douglas! Você encontra as recomendações do Comandante neste outro post! https://www.viajenaviagem.com/2007/08/europa-aviao-trem-ou-carro/

Andre L.
Andre L.Permalink

Paris-München de trem leva 7h, em uma combinação de Thalys até Frankfurt + ICE para München or TGV até Saarbrücken e ICE até München.

Narda
NardaPermalink

Olá, Bóia,

Sei que estou sendo repetitiva, mas seu blog é show! Foi um achado para montar minha viagem, agora em setembro, para a Europa. Obrigada pelas dicas.
Tenho uma dúvida quanto à Cracóvia. Não tenho o transporte definido, ainda. Qual o melhor (mais barato): trem ou avião? Porque não consigo achar o trem, nem pela Deutsch Bahn, nem pelo Tzech Transport.
E sem querer abusar, mas já..., Eu sempre ouvi falar que passagens para grupo/familia era mais barato do que a individual, mas numa pesquisa ao site da sncf, eu encontrei passagem para 1 pessoa por 25 euros, e se eu colocar 5 pessoas, a passagem sobe para 62 euros. É isso mesmo? Como se consegue o desconto para mais de um membro da família?
Obrigada

Andre L.
Andre L.Permalink

Narda, não são todos os países que tem descontos para passagens em grupo, e quando os têm, nem sempre se aplicam a todos os trens, e às vezes exigem que vc tenha planos de desconto mensais/anuais contrataddos.

Narda
NardaPermalink

O segundo questionamento se refere à passagem saindo de Paris para Zurique.

Raul
RaulPermalink

Olá, estarei saindo de Praga para Berlin no dia 11/08 pensei de avião está muito caro o trem pela DB Bahn está com um preço ótimo só que não tem e-ticket, estou com medo de comprar e nao dar tempo de eu receber o bilhete aqui meu voo parte dia 29/07, você sabe alguma coisa sobre a DB Bahn?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raul! A Bahn pede três semanas para enviar passagens para viagens originadas fora da Alemanha.

Tente comprar também na cia. tcheca:
www.cd.cz/eshop

Raul
RaulPermalink

Desculpe-me, respondi no comentário errado!!!

Obrigado pela dica Bóia!

Estou dando uma olhada no site, pode ser que eu esteja enganado, acho que eles só vendem segunda classe e não permitem reservar o acento, mas mandam o ticket por email o que já é uma vantagem sobre a Bahn.

Mais uma vez Obrigado!!

Narda
NardaPermalink

André, obrigada pelo esclarecimento. Eu não entendia porque não conseguia o desconto para o grupo...
E quanto ao trem de Cracóvia a Praga, alguém tem alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Narda! Além do que foi falado pelo André, tenha em mente que ao selecionar passagens para várias pessoas ao mesmo tempo, o preço que aparece é o total das passagens, não o preço individual.

Não é possível comprar passagens nas ferrovias polonesas online. Compre assim que chegar à Polônia. De Cracóvia a Praga dá 8 horas no horário mais rápido. É mais indicado fazer de avião.

Raul
RaulPermalink

Obrigado pela dica Bóia!

Estou dando uma olhada no site, pode ser que eu esteja enganado, acho que eles só vendem segunda classe e não permitem reservar o acento, mas mandam o ticket por email o que já é uma vantagem sobre a Bahn.

Mais uma vez Obrigado!!

Narda
NardaPermalink

Obrigada pela dica, Bóia. Resolvi seguir sua sugestão e adquirir as passagens Cracóvia-Praga de avião. Oito horas para perder num trem é mesmo muita coisa.

Mas eu vou abusar um pouco mais e pedir ajuda aos universitários: alguém sabe por que eu não consigo comprar as passagens do TGV Lyria (Paris-Zurich)? Estou no Brasil, mas meu cartão está liberado para compras internacionais e possui margem suficiente para a aquisição das passagens, no entanto, sempre que tento concluir a compra, retorna uma mensagem de erro informando que minha compra foi recusada. Já liguei para a Central do meu cartão e nem consta registro das tentativas que já fiz. O que será que está acontecendo????

Estou ficando preocupada, porque as passagens mais baratas, no horário que me interessa, já estão acabando.

Socooorro, Chapolim Colorado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Narda! É estranho, dificilmente relatam problemas no site da SNCF.

Tente não sair da área em francês: http://www.voyages-sncf.com .

Narda
NardaPermalink

Nooosssa, Bóia, você não dorme não, menino?!

Vou tentar hoje, novamente. Obrigada.

Narda
NardaPermalink

Obrigada Bóia, obrigada André.

Eu aperreei tanto vocês (já sabem que sou nordestina, hein?) que estou aqui para agradecer e dar um feedback sobre minhas passagens pela SNCF. O site indica que podemos comprar até 6 bilhetes, mas há um limite para transações com cartão estrangeiro (descobri depois!): nós só podemos comprar até o limite de 300 euros por semana, sendo que só se pode realizar uma transação por dia (não tenho certeza se é por dia ou para o dia), no valor máximo de 150 euros.

Obrigada a todos, mas, como dizia um antigo político local: eu voltarei.

Cristina
CristinaPermalink

Narda,

Você quer dizer que estrangeiros (nós) só podemos comprar 6 bilhetes pela SNCF? Essa limitação de 150 euros por dia eu já senti na pele ontem, quando fiz a compra de um trecho (Paris - Narbonne) para 3 pessoas que me custou 163 eutos (TGV, 1ª classe) Aí, quando fui fazer o segundo trecho (Narbonne - Carcassone, TER 2ª classe mesmo dia, é apenas conexão), o site recusou a compra! Fiquei sem ação, como assim? Eu tenho de ir até Carcassonne! A solução foi comprar o segundo trecho pelo www.tgv-europe.com e continuar no site no momemto da pergunta se quer ser direcionado para o site local (raileurope, tarifas mais caras, etc).

O problema agora é que preciso comprar mais outros dois trechos, desta ver Carsassonne - Narbonne e Narbonne - Barcelona (outros 6 bilhetes). Obviamente vou ter de fazer novamente o esquema de comprar o primeiro trecho pela SNCF e o outro trecho pela tgv-europe, para evitra a limitação. Em todo o caso, eu consegui providenciar um cartão Visa Electron Internacional (não é VTM, apesar de ser só de débito; é um cartão que no Brasil só a Sicrdedi parece fazer). Será que dá para, digamos assim, passar por essa limitação dos 6 bilhetes se usarmos cartões diferentes? E por sinal, essa limitação de 6 bilhetes é ppro um determinado período de tempo (tipo um dia, uma semana, um mês, um ano). A limitação dos Euros por dia eu entendi ....

Gloria
GloriaPermalink

Olá! Estou precisando da ajuda dos "experts" (com carinho):- estou tentando comprar o bilhete do tremhotel de Lisboa para Madri, mas não consigo formalizar a compra. Depois que insiro o numero do meu cartao de credito e tudo o mais, aparece a mensagem "o titular do cartao nao foi devidamente autenticado. Entre em contato com o emissor do cartao (M022). Alguem saberia me dizer o que significa isso? Já entrei em contato com o meu banco e está tudo OK. Alguem sabe se existe alguma agencia no Brasil que vende esses bilhetes? Vale à pena comprar por agencia? E a locação de carro, compensa fechar no Brasil ou em Madrid? Muito obrigada a todos.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gloria! Isso significa que o seu cartão não deve ser Verified by Visa ou o equivalente no MasterCard, e que a cp.pt não está aceitando o seu cartão. (Ou você está tentando comprar na Renfe? Você não disse.)

De todo modo, o Ricardo Freire não recomenda trens noturnos nem ir de trem entre Lisboa e Madri. Aproveite melhor o seu dia e a sua noite dormindo num hotel e pegando um avião. As conexões ferroviárias entre Portugal e Espanha são lentas e um trem noturno é quase sempre garantia de uma noite bastante mal dormida e intranqüila.

Samantha Vidal
Samantha VidalPermalink

Olá! Estou tentando insistentemente comprar um bilhete para viagem de trem Nice - Paris, mas o pagamento dá recusado. Andei pesquisando e vi várias menções a esta situação por parte de brasileiros. E também vi que ninguém consegue explicar ou orientar. Como faço para ter aquelas excelentes tarifas do site da SNCF e pagar com meu cartão para imprimir em casa?
obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Samantha! Infelizmente isso ocorre com alguns emissores de cartões. Em países em que isso acontece, como a Espanha, o pessoal tem conseguido com o Diners.

Andre L.
Andre L.Permalink

PEGADINHA TRENITALIA (II)...

Deixo a dica que eu mesmo testei e comprovei depois de ler em um site específico de transporte: a Trenitalia aumentou o número de rotas em que vc consegue tarifas MINI bem mais baratas se vc desmembrar a compra em bilhetes separados.

Para ir direto ao ponto, a dica é a seguinte: após cotar o trem que vc quer, no dia que vc quer, faça uma busca alterntiva, desmembrando o bilhete. Se vc vai de Venezia para La Spezia, por exemplo, vc tem de pegar um trem de alta velocidade até Firenze, e de lá um Intercity para La Spezia. Sabendo dos dias e horários, após cotar a viagem inteira, faça a cotação dos trechos separados (Venezia-Firenze; Firenze-La Spezia).

Isso obviamente só se aplica a roteiros com conexões.

Alexandre Zabludowski
Alexandre ZabludowskiPermalink

Olá Ricardo!

Recebi da Deutsche Bahn o bilhete Praga- Berlim pelos correios, todavia, não encontro nele o horário de partida. Como faço pra garantir o horário em que pretendo viajar? O trem é o Euro City.
Obrigado, Alexandre.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alexandre! Se não consta o horário, é porque você não reservou assento (pode ser por bobeada sua, mas pode ser também porque a Bahn não tenha autonomia para vender reservas num trecho operado a partir de outro país). Seu bilhete será válido em qualquer trem daquele dia. Você poderá sentar em qualquer assento que não esteja reservado (os reservados têm papeizinhos ou sinais luminosos que indicam isso). Pode também ir à estação assim que chegar e reservar um lugar no guichê, custa baratinho (tipo 3 ou 5 euros).

Mariana
MarianaPermalink

Olá para todos!!
Dias atrás postei perguntas sobre a compra do trecho Zurich-Paris pelo site da SNCF. Estava com medo de comprar e não ter e-ticket. Hj consegui comprar... 39 euros... Foi super tranquilo... sem nenhum problema... compra aprovada num segundo pela Mastercard... tickets no email já...Agora é só viajar!!
Abraços!
Obrigada.

Mariana
MarianaPermalink

Desculpem... postei no lugar errado.
O post é https://www.viajenaviagem.com/2010/09/raileurope-entra-contato/
Obrigada.

Vitor
VitorPermalink

Boa tarde Ricardo! Muito boa suas dicas!
Gostaria de uma ajuda. Estou tentando comprar o trecho Amsterdam x Munique pelo site http://www.nshispeed.nl/en/where-to-buy/online-nshispeed.nl e na hora de finalizar a compra meu cartão de crédito é rejeitado. Sabe o motivo? Já comprei na Thalys e não tive problema.....

Obrigado!
Vitor

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Aqui quem responde é A Bóia.
Infelizmente isto acontece em alguns sites internacionais, que encrencam com cartões brasileiros. Se você tem três semanas para esperar que enviem a passagem pelo correio, tente pela Bahn: http://bahn.de./international . Ou aproveite para não fazer essa viagem de trem: é muito longa! Vá de avião!

Vitor
VitorPermalink

Obrigado, "a bóia"! Os vôos estão mais caros.....em se tratando de uma viajem de 3h 46 m de trem, não acho tão ruim assim......vou tentar por esse site da Bahn que vc falou......tem alguma restrição,tipo, ser holandês para comprar nos site?? Qual a diferença da 1º para 2º classe nos trems ICE??? A diferença é de uns R$ 50.......

Obrigado,
Vitor

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Você deve estar pesquisando errado. De Amsterdã a Munique, São 7h36 no mais rápido.

Vitor
VitorPermalink

Olá "a bóia"
Desculpe! È de Amsterdam até Frankfurt.......

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vitor! Ah bom grin

A segunda classe é bastante boa nos trens da Europa ocidental. A primeira classe tem menos assentos. Quando esgotam as promoções da segunda classe costumam aparecer promoções na primeira.

Bella
BellaPermalink

A Bóia! Tudo bem?
Então, estou vendo agora o site da Eurostar, eurostar.co.uk que o Rick indica. Para comprar London/Paris... Sigo as instruções do site (traduzido pelo google). Sem problemas não é? Alguma indicação?
E o representante no Brasil o Rail Europe?
Super obrigada,
Bella.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bella! Leia por que não recomendamos a Rail Europe no próprio texto.

Bella
BellaPermalink

Ok! Vou procurar... Obrigada!!!

Zelma jane Pereira
Zelma jane PereiraPermalink

Quanto tempo leva de trem de Faro para Madri, tem muitas linhas é fácil fazer este percurso!

Grata Zelma

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Zelma! Não há trem no Algarve. O texto é claro quanto à dificuldade de ir de trem entre Portugal e Espanha, por favor leia com calma grin

Você vai ter que ir de ônibus a Sevilha. De lá pode ir de trem. Veja em http://www.renfe.com .

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

BIANCA
BIANCAPermalink

Finalmente parei pra organizar minha viagem. Comprei a passagem intercontinetal e reservei os hoteis, com exceção de Paris que ainda não decidi onde ficar. Os trens ainda não dá pra comprar, só em outubro.
Garimpando hotéis por informações aqui no VnV e no Tripadvisor, reservei os seguintes pelo booking.com:
-Amsterdam: NH City Centre Amsterdam
-Bélgica: Hotel Cascade Midi
-Berlim: Ibis Hotel Berlin Mitte
-Praga: Hotel Roma
-Viena: Ibis Wien Mariahilfer Gurtel

SE ALGUÉM CONHECE OU JÁ FICOU EM ALGUM E NÃO GOSTOU, ME DÁ UM TOQUE pq ainda dá tempo de mudar! wink

Os percursos internos todos de trem. O único trecho que excede a média de 4 horas é Amsterdam-Berlim, que são 6h10min mas nao achei voos diretos, entao achei que não valia a pena.

BIANCA
BIANCAPermalink

Alguém conhece o Hotel André Latin em Paris? Ele parece bem localizado. São tantas as opções, que já estou zonza!

BIANCA
BIANCAPermalink

Acabei reservando o Cardinal Rive Gauche por estar melhor cotado no tripadvisor que o COmfort Andre Latin e pq vi que este último não era exatamente no Quartier Latin como o nome sugere. Alguém conhece ou já ficou no CARDINAL RIVE GAUCHE HOTEL EM PARIS?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Bianca! Por enquanto não temos comentários sobre esse hotel por aqui!

BIANCA
BIANCAPermalink

Obrigada, Bóia.
Eu já fiquei nos arrondissements mais altos e dessa vez quero experimentar o Quartier Latin tão falado por aqui! Mas essa região não conheço bem. Tentei aliar um preço razoável à localizaçao e reviews do tripadvisor.

teresa
teresaPermalink

Puxa gente, será que sou a única a gostar de trens noturnos? Tá certo que pra valer a pena (conseguir dormir) tem que ser de cabine, tipo 1a classe, mas acho um charme, tomar um drink no bar, o jantar é bacana, café da manhã idem, o banheiro da cabine é todo encaixadinho, alguns tem chuveiro, tem necessaire de brinde, toalhinha de rosto grifada. Viajei 3 vezes nos Elipsos espanhois e nunca me arrependi! Esse fim de ano vou esperimentar o alemão - Berlim-Paris - depois volto aqui pra contar. OK, a gente chega muito cedo nas cidades, mas descansada e de banho tomado, joga as malas no hotel e sai pra rua!!!

Andre L.
Andre L.Permalink

teresa, acho que o que ocorre é que a minoria das pessoas se dá por satisfeita e consegue descansar após uma noite sobre trilhos. Além disso, as cabines com banheiro privativo (eu já estou chegando nos 30 anos, idade de dividir banheiro para mim já passou) custam os olhos da cara.

Mas há quem consiga realmente descansar e se revigorar em uma noite a bordo de um trem. Diga-se, aliás, que os trens noturnos demoram MUITO mais que os diurnos nas mesmas rotas. Paris-Berlin, de TGV + ICE, leva 7h40. O trem noturno, 13h20.

Nelio
NelioPermalink

Ola

Sempre que vou para a Europa procuro me deslocar de trem. Sempre considerei em meus mochilões o couchette em trem noturno a melhor opção. Você sai do centro de uma cidade, dorme bem e acorda no dia seguinte no centro de outra cidade!

Nesta modalidade, procuro sempre comprar com antecedência para conseguir os melhores preços. Não uso passes, compro os trajetos individuais.

Voltei agora do leste europeu. O trem lá não é tão bom como mais no ocidente e surpreendentemente mais caro. La fiz os seguintes trajetos noturnos:

* St Petersburgo - Moscow
Fui no que chamam de 3a classe, é um carro leito sem a divisão de compartimentos. Comprei pela internet do Brasil mesmo (google translator) e gostei da experiencia. Realmente foi barato.

* Split - Zagreb
Fui em um couchette de 2 camas somente. O compartimento é razoavel. O problema foi o preço, absurdamente caro. Eles não têm reserva online e na compra na estação de trem a moça escreve o bilhete à mão usando carbono!

* Budapest - Krakow
Fui em um couchette de 4 camas. O trem era moderno e o compartimento muito bom. Apesar de 4 camas, eu e minha esposa estavamos sozinhos. Também foi absurdamente caro. Até que dava para comprar online porém não estava liberado para compra o periodo que fui (junho) então tive que comprar na hora. Mesmo esquema de preencher na mão o bilhete.

Abs

Caio Turbiani
Caio TurbianiPermalink

Para o leste europeu: não use trem. O ônibus é rápido, bom, bonito e barato. Como as cidades são perto, dá pra fazer budapeste, viena e praga sendo que o tempo máximo de viagem entre elas é de 5/6 horas. De trem vai demorar mais.