Desempacotando RJ #4: Rio não é só Zona Sul

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Desempacotando RJ, episódio 4

E chegamos ao quarto episódio do Desempacotando o Rio de Janeiro! Neste episódio, a tese desempacotada é a de que o Rio seria apenas a Zona Sul. Para provar o contrário, vou a Niterói e até à Barra, onde encontro o nosso gringo Zac(k) para, juntos, fazermos um Favela Tour.

Dêem uma olhadita, tá divertido mrgreen

E para quem perdeu, aí vão os três primeiros episódios da série:

25 comentários

Claudia Beatriz

Riq, ficou muito legal esse episodio! Alias, a serie inteira está espetacular. As dicas de Niteroi estão ótimas, principalmente a do bar do Mario.. e eu vivo falando pro meu marido que a gente tem que pegar a barca pra ele conhecer esse outro lado, quando a gente for ao Rio. Essa vista de Niteroi é realmente maravilhosa.
Ah e o Zac realmente é uma figuraça... vocês escolheram bem o "gringo" pra esses episódios... só faltou foi um açai no pepê! Recomendadíssimo!

Sut-Mie
Sut-MiePermalinkResponder

Os pontos levantados de Niterói: o MAC, a praia de Itacoatiara (linda!!) e o Forte de Santa Cruz valem muito à pena mesmo! A Orla de São Francisco tem vários restaurantes legais para almoçar. Mas o restaurante mesmo que vale à pena é o Seu Antônio em Piratininga: um português apaixonado por Fernando Pessoa e radicado no Brasil. Os bolinhos de bacalhau de lá são uma maravilha! Sem falar dos outros pratos. Saindo da praia e voltado de Itacoatiara, é uma boa pedida!
Bjs e estamos adorando esses Desempacotando sobre a nossa cidade!

Arthur | Agora Vai

O Seu Antônio é bom mesmo, especialmente o risoto de camarão, que dá para uns 4. Na verdade, ele fica no Cafubá. Na avenida que vem depois da descida das estradas nova ou velha de Itaipu (onde tem as concessionárias BMW, Audi, etc), não dobre à esquerda no DPO. Siga em frente e dobre à direita na segunda entradinha de terra e ande umas 5 quadras, é à esquerda.
http://amoniteroi.com.br/restaurante-seu-antonio/

Oscar
OscarPermalinkResponder

Parabens Riq e pessoal do Hoteis.com. Essas series que desempacotam as cidades são super bacanas, esperamos que além do RJ outras cidades do Brasil e do mundo também tenham esse privilégio.
O Favela Tour deve ser um programa interessante, mas em nenhum momento bate aquela insegurança que tanto se fala de o RJ e as favelas serem super perigosas?

Cris Campos
Cris CamposPermalinkResponder

Eba! Fico super feliz quando tem episódio novo do Desempacotando RJ!! Mas bate umas saudades...
Riq, eu troco com você o ar condicionado natural daqui da NZ pelo calor do Rio, que tal? wink

Claudia Pimenta

Oi Riq! Adorei ver a minha cidade com os seus olhos! Realmente, Niterói tem ótimos passeios e vale a visita!!! Atualmente, o MAC é referência mundial p/dizer em que cidade moro - basta citar o maravilhoso museu e pronto! Mais do que merecido, né? O museu é incrivel e a vista... de tirar o fôlego! Não me canso de admirá-lo, mesmo vendo-o todos os dias! Bjs e parabéns pela série! Ah, e volte sempre, viu?

André
AndréPermalinkResponder

Maravilhoso! Matei a saudade da minha querida e LINDA Niterói!

Valeu, Ric! Estou mandando o link (como sempre faço que sai um Desempacotando) para todo mundo que conheço!

Adorei!

André
AndréPermalinkResponder

Quem sabe numa outra oportunidade vc mostra Icaraí e Praia das Flechas? Fortaleza Santa Cruz era um dos locais que eu adorava ir, quando pequeno, com meus pais!

Que saudades...

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Riq,
Muito legal ver Nikiti no episódio. Nunca dei sorte com as exposições do MAC, mas o ar condicionado de lá nunca me decepcionou!
Pena que você não pôde ir no Caneco Gelado do Mário sad mas foi muito legal terem inserido a dica mesmo assim. Volte para experimentar! Nikiti concentra muitos trips e companhia é que não vai faltar.

Arthur | Agora Vai

O melhor do MAC é o MAC...

E o bolinho de bacalhau do Mário é uma "broa", na verdade. Ótima pedida.

Leandro
LeandroPermalinkResponder

Além da Fortaleza de Santa Cruz, vale também fazer a travessia dos fortes passando pelo São Luis, Pico até o Imbuí, programa para um dia e com belas vistas por todo o percurso.

Norma
NormaPermalinkResponder

Estarei morando por todo esse ano de 2010 no Rio, mas confesso que não queria vir de jeito nenhum, afinal de contas eu sabia que ia levar uma bala perdida logo na primeira semana rs.Mas agora, passados seis meses...digo com franqueza: cidade mais linda não há...estamos apaixonadas uma pela outra. Saio td fds e até agora não esgotei todas as possibilidades que a cidade oferece. Graças ao carioquinha fiz o passeio do pink fleet e voei de paraglider. Vendo os vídeos já tenho novo programa p next week: favela tour!!! Valeu Ric

Cadu
CaduPermalinkResponder

Que saudade da minha Nikiti City... Muito legal ver Niterói traduzida desse jeito! Parabéns! Se vc achou um visual o Parque da Cidade imagine no por do sol... Tenho uma coleção de fotos que estão à sua disposição. Um grande abraço.

Cadu
CaduPermalinkResponder

Norma,
No Pink Fleet, vc deve ter comido um prato preparado pelo meu irmão que é um dos gourmets de lá. Vá a Niterói, na praia de itaquatiara vc não vai se arrepender.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Riq,
confesso que pré e pós viagem, me enrolei com trabalhos e tava doida para ver os episódios da série já postada. Nem senti ver os 4 juntos - parabéns a vc e a equipe do Hoteis.com! Ver a minha cidade e a cidade onde morei até meus 10 anos, me trouxe mais do que recordações - o Parque da Cidade, Itacoatiara...a farra com meus primos, o almoço da minha avó na volta da praia, me trouxe lágrimas nos olhos... vou dormir agora feliz!

Andrea Jaguaribe

Oi, Ricardo!

Tá linda a série! Realmente, há um mito aqui no Rio de que o coitado do turista só tem a opção de praia e carnaval. Não sei se você vai abordar, mas há outras coisas por aqui muito interessantes para o turista: os passeios guiados pelos pontos históricos da cidade (Centro, São Cristóvão, Aterro do Flamengo, entre outros lugares de interesse histórico). O passeio é feito à pé e o guia vai contando a história do local visitado. Além do exercício, você enriquece sua cultura! Eu que sou da terra já fiz e recomendo (morar aqui e não aproveitar é um pecado, né?). Também tem passeio com carrinho elétrico, mas esse eu não fiz.

Também tem as trilhas ecológicas (caminhadas por cenários sensacionais da nossa cidade - Floresta da Tijuca, Pão de Açúcar, entre outros) que são experiências maravilhosas.

Pro turista com grana curta e que quer apreciar as alegorias das escolas de samba (são de uma perfeição de babar, esculturas dignas de uma exposição), mas não tem condições de assistir ao desfile, é possível ver os carros alegóricos de perto na armação da Presidente Vargas e é de graça, um verdadeiro museu a céu aberto. A Beija-Flor disponibiliza até uma pessoa que acompanha quem está apreciando e vai explicando onde o carro se encaixa no enredo e o que significa.

E prá quem acha que só são bons os ensaios das grandes escolas (outro mito pro turista), recomendo ir aos ensaios das escolas do grupo A. Isso aí, gente, são as escolas que estão no grupo de acesso e que concorrem ao grupo especial. São animadíssimas, muitas oriundas do grupo especial, menos tumultuadas e com quadras bem localizadas. Fui à quadra na Estácio de Sá e achei muito legal, animado, organizadíssimo, sem tumulto e com muita segurança. Além, disso, se o turista quiser desfilar, a fantasia é mais em conta e a animação é a mesma.

Imperdível é o Museu Nacional de Belas Artes, na Cinelândia e ah, esse café da manhã na Colombo do Forte é tudo!

Bem, vou parando por aqui, senão vou ficar falando da minha cidade maravilhosa a manhã toda e o jogo do Brasil vai começar já, já!

Para quem quiser dicas da cidade, estou à disposição mas não tenho a "expertise" do comandante, não! Sou só nativa da terra com boa vontade (rsrsrs).

Abraços,

gilberto
gilbertoPermalinkResponder

Invitation to see the web-site of hotel rural in Monsaraz ( Portugal )
www.casapinto.net

Gilberto Yañez

Fernanda Vier
Fernanda VierPermalinkResponder

Vou ao Rio em outubro e penso em visitar o bairro de Vila Isabel, gostaria de saber se alguém tem dicas, pois não encontrei muita coisa na internet. Valeu!

Clatra
ClatraPermalinkResponder

Petisco da Vila, otima dica, Riq. Lah eh muito legal!

Fernanda, pesquize atraves do google maps as cercanias da Rua 28 de setembro, que eh a principalmente rua de Vila Isabel.

Clara
ClaraPermalinkResponder

Clara, por supuesto, esse ipad ainda me prega pecas...

Fernanda Vier
Fernanda VierPermalinkResponder

Riq e Clara, obrigada! Acabei encontrando também um site feito por e para gringos ( http://www.vila-isabel.de/ ) mas que incrivelmente traz boas informações sobre Vila Isabel. Na falta de outras fontes... Já coloquei o bairro no meu roteiro. Abraço!

eduardo
eduardoPermalinkResponder

pessoal!! achei dicas bem legais sobre o rio e a zona norte...: http://viagemecotidiano.blogspot.com/2011/03/sacode-poeira-cadeg.html

Pedro
PedroPermalinkResponder

Oi Riq, tudo bem?
É smpre bom ver a minha cidade com os seus olhos (Sério)! Realmente, Niterói tem ótimos ótimos passeios e vale a visita (vale cada segundo)!!! Atualmente, o MAC é referência mundial para dizer em que cidade moro - basta falar sobre o maravilhoso museu e pronto! Mais do que merecido, né? O museu é fantástico e a vista... de tirar o fôlego! Não me canso de admirá-lo, mesmo vendo-o todos os dias! Parabéns pela série! Ah, e volte sempre, viu?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar