Fast Pass: o fura-fila da Disney

Fast Pass no Magic Kingdom

ATUALIZAÇÃO | O Fast Pass mudou. Leia sobre o Fast Past+ clicando aqui.

Mesmo o mais apaixonado fã de Orlando vai concordar que o ponto baixo da maratona de parques são as filas dos brinquedos e attractions mais concorridos. Não é difícil ficar mais de meia hora na fila de entrada. Multiplique isso por vários brinquedos, e boa parte do seu dia pode ser gasta parado, de pé.

Cada parque tem seu paliativo para o problema. A melhor solução é a do Discovery Cove: ao entrar o visitante recebe uma hora marcada para a interação com golfinhos, e fica livre para aproveitar o parque como quiser antes e depois.

Os outros parques do Sea World e os da Universal têm um approach mais capitalista: vendem adicionais fura-fila, que deixam ainda mais salgado o preço do ingresso.

Já o sistema da Disney pode não ser perfeito, mas é bastante democrático. É o Fast Pass, oferecido nos brinquedos mais concorridos em todos os parques. É um sistema engenhoso, mas requer um pouco de estratégia da parte do visitante.

Funciona assim: na porta das atrações mais congestionadas você vai ver placas sinalizando onde estão as máquinas do Fast Pass. As máquinas informam para que horário o fast pass está disponível. Por exemplo: o brinquedo da foto do alto do post está distribuindo fast passes para entrar sem filas entre as 11h e o meio-dia.

O Fast Pass pra Splash Mountain
Você introduz o seu ingresso e – voilà: a máquina cospe um fast pass para você voltar às 11h e entrar pelo acesso exclusivo dos fura-filas.

Então dá para sair correndo para outro brinquedo e pagar mais um fast pass? Nananinanão. Ao obter um fast pass você fica impedido de tirar outros até o momento do início de validade do fast pass que você tem na mão.

Fast PassFast Pass

Se você consegue um fast pass válido para as 11h40, como este da foto, você só vai poder tirar outro fast pass a partir das 11h40.

A melhor estratégia é chegar cedo e ir seco, direto, pegar o fast pass do brinquedo que você está mais a fim. Se você chegar com o parque abrindo (quem se hospeda nos hotéis da Disney pode chegar uma hora antes dos outros em dias determinados), pode também pegar o fast pass para o segundo brinquedo da sua lista e entrar na fila do primeiro, enquanto ainda está pequena. Daí em diante, obtenha novos fast passes assim que o seu ingresso se tornar novamente válido. Entre um brinquedo concorrido e outro, faça os que não têm fast pass ou que estão com fila curta (há sempre um relógio informando o tempo de espera).

15 minutinhos de espera -- essa até que estava calma
O mais gostoso do Fast Pass é que o acesso fura-fila é sempre paralelo ao acesso normal – você passa correndo e tem a exata noção do tamanho da fila que furou...

Alô PhD’isneys: contem pra nós a estratégia fast-passiana e fura-filenta de vocês!


113 comentários

A combinação Fast Pass e Single Ride com um período de menor movimento (final de setembro, por exemplo) é ótima e funciona perfeitamente! Mas é importante tbm estudar o mapa do parque visitado antes de ir p/ não ficar parado na entrada tentando se localizar e perdendo tempo! Assim, qdo vc chega lá já tem na cabeça uma ideia de por onde começar e sabe a ordem dos brinquedos que deseja ir. Uma dica é: comece o circuito no sentido horário. A maioria das pessoas vai, automaticamente, para as atrações do lado direito do parque (e faz o sentido anti-horário). Vá para a esquerda e ganhe algum tempo evitando eventuais “comboios” – rs. Fiz isso com meu grupo de amigos -no qual tínhamos três crianças de 4 anos – e funcionou em todos os parques. Não perdemos nenhuma das atrações bacanas que nos interessava!

Tb só fui para Disney fora das épocas de pico, ou em setembro (final do mês), ou logo depois do ano novo. Nessa época de Janeiro todos os parques estão vazios! Dá para sair e entrar de novo no brinquedo sem o menor sinal das filas.

E qnd tem um pouquinho de fila o “Single Rider” sempre resolve (já fui com amigas que não curtiam montanha-russa).

Esses dias especiais no Magic Kingdom, como o Mickey’s Very Merry Christmas ou o Mickey’s not-so-scary Halloween Party, exigem ingresso extra, mas vc pode aproveitar o parque até 00:00, vc fica com tempo de sobra para aproveitar tudo e ainda assistir as paradas norturnas que não lindas. No Halloween é super divertido, pois é o único período que a Disney permite adultos fantasiados, e as famílias americanas super entram no clima.

Eu to indo agora em 29 de novembro, fico até dia 11, acho que é uma boa época não?
Gostei MUITO de ter ido durante o carnaval no brasil.Bem vazio, bem tranquilo, clima agradável, recomendo!

    Isso que eu queria saber, como é o movimento no carnaval… Então é tranquil, mesmo?
    Outra dúvida é sobre janeiro. Tenho uns conhecido que disseram estar mega-lotado em janeiro. É isso mesmo?

    Em Janeiro é movimentado, mas não é lotado, insuportavelmente cheio. Mas 90% do ´público é brasileiro e, desses, 60% excursões.
    Em fevereiro atente-se para não ir perto do feriado do Presidente, pois é uma época que lota.

o legal do fast pass é q vc não precisa usá-lo dentro da janela do horário, vc pode usar anytime a partir do horário marcado…

    Eu vim aqui pra escrever isso, tava vendo se alguem ja tinha falado 😉 O horario do fast pass e apenas o horario que voce pode comecar a usar, mas se voce chegar depois daquela janela de tempo, nao tem problema.

    Realmente antigamente você podia usar o Fastpass a qualquer momento depois do 1o horário marcado. Mas em março deste ano a Disney mudou isso, e agora eles estão mais restritos com o horário. Eles dão uma tolerancia de 15 minutos de atraso, mas é só isso, não estão mais aceitando os Fastpass muito depois do horário marcado no bilhete.

O Fast Pass é sacada de gênio… enquanto os parques do SeaWorld e da Universal conseguem que poucos gastem a mais pra furar as filas, o fast pass garante que quase todos estejam gastando em alguma lojinha ou restaurante dos parques nesse meio tempo.

    Não tenho como concordar mais com a Adriane! Acho que Dezembro é uma época ótimo, além de todas as vantagens que ela citou tem ainda os shows de Natal desde o comecinho do mês em praticamente todos os parques. O Mickey’s Very Merry Christmas, do Magic Kingdom, é o único que exige ingresso extra, mas vale muito a pena: o parque fecha só meia noite, a Disney espalha tendas com distribuição de cookies e chocolate quente por vovózinhas simpáticas e os shows são lindos lindos lindos.

    Mas, um aviso aos incautos: em Dezembro você pode dar aquele azar de pegar um friozinho mais forte sim! Chegou a uns 10 C à noite uma vez e, com o ventinho ao redor da lagoa do EPCOT, ficou bem chatinho suportar só com moletom. A vantagem é que ao contrário de Julho, Dezembro é um mês de pouquíssimas chuvas. E frio ensolarado, na minha opinião, é a melhor coisa na hora de visitar parque 😀

    A dica fácinha pra frio é colocar uma capa de chuva ( daquelas de plástico levinha descartável)o mais perto possivel do corpo, e colocar as roupas por cima.

    Para os pés, faça o mesmo : enrole um saco plástico e coloque as meias por cima.(truques de gaúcho da campanha para encarar vento gelado inesperado)

    No Epcot é simples : vá ao Canadá e compre luvas e gorro , tem nas lojinhas o ano inteiro 😉

    Ah .. prá quem gosta de planejar, fica canja fugir do frio:
    carregue na mochila um ziploc micro com uma segunda pele e uma meia 3/4 de micro fibra ( serve para meninos e meninas ).

    Adorei as dicas de gaúcho da campanha! Simples, e aparentemente, bem eficazes!

    Eu tambem fui em dezembro e peguei um friozinho, 18C de dia, uns 12C de noite, mas com sol. Pra carioca e frio 😉 Esse dezembro que passou por exemplo foi um terror, fez um frio absurdo nos EUA inteiro e ate nevou na Florida.

    Olá Patrícia e pessoal,
    Pois é, todos dizem que julho é o caos, e por isso estou planejando a 1ª viagem com os pequeninos para dezembro de 2011.
    Acho que a maioria vai em julho por uma certa necessidade e falta de informação.
    Como sou professor, só tenho parte de dezembro, janeiro e julho mesmo.
    Meu úniico medo e acontecer o que passamos em Buenos Aires em julho de 2010, estive por lá naquela semana mais gelada do ano (10-16/07), simplesmente não existia prazer de passear pelas ruas, ainda bem que tinha muito vinho e Ojo de bife, mas, na Disney seria uma frustação pegar uma onda dessas de frio, não é verdade?
    Uma dúvida esse Fast Pass é caro?
    Abraços
    Vinicius

    Alô, Vinicius! Veja no texto; o fast pass é grátis. Na Universal e no Seaworld é que você precisa pagar. 😉

Eu sou fã da Disney, e apesar da Disneyland Paris ser perto de casa e quebrar um bom galho, amo mesmo é ir pra Orlando.

O brasileiro que for esperto e quiser aproveitar muito seus dias na Disneyworld e nem lembrar o que é um Fastpass, simplesmente usa a tabela do site da Disney pra escolher uma época menos cheia. Eu juro, juro que não entendo a fixação brasileira com as férias de Julho. É um inferno de calor, é um inferno de cheio, é um inferno de caro. Em dezembro as crianças também estão de férias, e antes do Natal tá tudo vazio. Ou depois do ano novo. Fui 3 vezes para longas temporadas, todas entre o Thanksgiving ( último final de semana de novembro ) e o Natal, e está sempre tão, mas tão vazio que nem ligam a máquina do Fastpass. A Universal chega a dar um dia extra para quem compra hopper de 3 dias, a Nasa dá ingresso de 2 dias pra quem compra de 1 dia, e os hotéis dentro da Disney chegam a custar 30% mais barato.

Faz frio? Não! O mais frio que peguei foi 20C de dia e uns 15C de noite ( dava pra encarar normalmente com jeans e moletom, de dia só camiseta ). E já cheguei a pegar tanto calor que fui nos parques aquáticos.

É por isso que digo, e anotem aí, viajante esperto curte a Disney Orlando em Dezembro ou Janeiro.

    Segundo a minha experiencia, essa semana depois do Ano Novo é a MELHOR pra viajar pra qq lugar do mundo. Eu por exemplo, já fui a Paris e peguei ZERO de fila pra entrar no Louvre, subir na torre eiffel… Até a sala da MonaLisa estava vazia. Mesma situação em NY, Londres, BsAs…

    Outra época perfeita com semelhante situação é fim de fevereiro/início de março, ano passado eu fui nessa época e esse ano tb, estava muito bom! tranquilo, sem filas, vazio, fresquinho (nem frio, nem quente) e os hoteis com ótimos preços promocionais (além dos 30% ainda teve um pack com os ingressos do parque que ficou moooouuuuito barato!)
    É saber aproveitar 🙂 mas se não der e não tiver outro jeito… fast-pass neles!!

Um novo fastpass é liberado sempre na hora de início do fastpass que você já tem ou 2 horas depois, o que for menor. Portanto, mesmo que a atração só tenha horário para bem mais tarde, você ainda pode pegar um novo fastpass 2 horas depois.

A minha tática é similar a da Claudia, eu tento sempre chegar cedo e vou logo para as atrações mais disputadas. Pego fastpass para uma e entro na fila pequena de outra. Sempre antes de entrar na atração que eu peguei o fastpass, já tento pegar outro fastpass para outra atração, pois já está liberado. Assim consigo otimizar os tempos. Caso você esteja em grupo e algumas não desejarem ir em alguma atração, como as radicais, vale pegar fastpass para todos e assim quem gosta pode ir 2 vezes sem pegar fila.

Outra grande barbada é o “Single Rider”, indicado para quem não se importa em andar sozinho e que normalmente tem filas muito pequenas ou inexistentes, sendo melhor até que o fastpass em diversas atrações. Duas atrações que quase não tem filas são o montanha russa Everest, no Animal Kingdom, e o Test Track, no Epcot.

Além desses, ainda existe o “Child Swap Pass”, indicado para quem está com crianças pequenas e não tem com quem deixar o pimpolho. É só se apresentar ao funcionário na entrada da fila, mostrar a criança e pedir esse passe, que funciona igual ao fastpass, só que sem restrições de horário. O primeiro entra na fila normal, mas o segundo pode utilizar o passe para entrar depois com pouca fila, poupando um bom tempo. O legal é que você pode pegar quantos quiser e não fica engessado com o horário. Na Universal tem um esquema semelhante, só que mais bacana. Todos vão para a fila normal, inclusive a criança, e no momento do embarque no brinquedo um entra e o outro fica com a criança em uma salinha de espera. Quando o primeiro sai, eles trocam de lugar e o segundo entra direto no brinquedo sem fila nenhuma.

    Tentei essa do Child Swap Pass na semana passada, mas no Splash Mountain e na Big Thunder não liberaram não. Tive que ficar esperando no parquinho que tem do lado. Por sorte, era bem cedinho, e sem filas, quando todo mundo voltou, deixei o meu filho com a minha mãe e fui com com eles na segunda rodada. Na Universal eu usei essa de ir pra fila com meu filho e ficar na salinha de espera. É bem legal e poupa tempo.

Minha estratégia nos parques de Orlando, é tentar sempre chegar no horário que abre(se estiver hospedada fora da Disney) e correr para o brinquedo/atração mais popular que eu quero fazer.

No Magic Kingdom, onde os brinquedos ficam sempre muiiito cheios, vou direto(ou pego o trem na entrada do parque) para a Frontierland, onde fica a Splash Mountain e a Big Thunder Mountain ou para Tomorrowland. Ficamos na fila da Splash Mountain(tempo de espera 5 minutos) e pegamos o fast pass pra Big Thunder, mas como era bem cedo, fomos duas vezes na Splash e chegamos ainda na Thunder sem filas. Na hora que saimos a espera na Splash Mountain já era de 40 minutos e na Thunder de 30 minutos.

Outro lugar que também fica cheio de filas é a Judge Tent no ToonTown, porque todo mundo quer tirar a tradicional foto com o Mickey e Minie, então coloque na lista pra ser uma das primeiras coisas do dia.

Testei isso novamente na semana passada quando levei meu irmão e cunhada, com o parque lotado e foi perfeito. Só pegamos o fast pass pra dois brinquedos, a montanha russa no escuro de TomorrowLand, que nos economizou mais de 1 hora de espera e Peter Pan, que acabamos não usando, porque era bem na hora da parada/desfile que meu irmão nunca tinha visto.

Ah.. e uma boa opção também no Magic Kingdom, pra quem já foi outras vezes(ou vai voltar), é ir para os brinquedos/atrações na hora dos shows no castelo ou das paradas/desfiles.

No Sea World, “Journey to Atlantis” eu faço sempre como a primeira coisa do dia e vamos e voltamos várias vezes e também sempre tento pegar o primeiro show da Shamu. É o mais tranquilo de conseguir lugar e no dia que eu fui, depois do primeiro show, cancelaram todo o resto. É muito raro, mas acontece. Neste dia, foi porque uma das baleias deu a luz. O Sea World não tem estado tão cheio como antigamente, acho que por causa do episódio ano passado com a Shamu. Então, mesmo a Manta(a nova montanha russa), que ano passado tinha filas impossíveis, esse ano, fomos e voltamos várias vezes.

O Fast Pass é ótimo. Mas melhor ainda é ir em setembro!

Geraldo Figueras

Bom, eu não sou nada PhDisney – minha experiência com os parques é pequena e é antiga. Mas usei o Fastpass na Eurodisney e tambem achei interessantissimo e mega util.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito