Furacões no Caribe: um balanço

Calma, é só uma tempestadezinha...


Atualização: Furacões Irma e Maria

  • Irma devastou St. Maarten, St.-Barth, Anguilla, Cayos do norte de Cuba e Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas). Maria provocou algum dano em Punta Cana. Saiba a situação das ilhas lendo o post mais recente:

É batata: a primeira pergunta que todo mundo faz sobre o Caribe aqui no site tem relação com furacão.

A resposta-padrão é:

Entre julho/agosto e novembro, a possibilidade existe (com exceção de Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, que estão fora da rota dos furacões). A chance de um furacão pegar você justo na sua ilha e na sua semana é extremamente remota. Se ocorrer, porém, não dá para reclamar.

A Wikipédia tem tudo organizadinho sob a rubrica Atlantic hurricane season. Cada ano tem a sua página. Entrei nelas para fazer uma compilação de que lugares do Caribe sofreram quais furacões em qual época desde 2000. Aí vai o que achei.

Temporada de furacões

Vai oficialmente de 1º de junho a 30 de novembro. Mas quando você lê a notícia de que “começou a temporada de furacões” isso não quer dizer que já tenha acontecido um furacão. Dia 1º de junho dá-se início à temporada de alerta, e isso dispara a notícia. A primeira área normalmente a estar sujeita aos furacões é o Golfo do México. O maior perigo para as ilhas do Caribe começa em agosto e vai até meados de outubro.

Os furacões pegam o Caribe inteiro?

Não. Cada furacão descreve uma trajetória própria. Tem furacão que fica só pelos Açores, ou Madeira, ou Bermuda; tem furacão que vai para a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Quando passa pelo Caribe, um furacão atinge um número reduzido de ilhas (às vezes passa só pelo mar, sem atingir ilha nenhuma).

Como é a temporada?

O Caribe não fecha. Centenas de milhares de pessoas continuam viajando para as ilhas, seja para ficar em hotéis, seja para fazer cruzeiros. Esse contingente de turistas aproveita os preços que caem de maneira significativa em relação à alta temporada entre dezembro e abril (do Natal à Páscoa).

E se acontecer um furacão quando você estiver lá?

Os furacões costumam ser detectados com dois ou três dias de antecipação, dando tempo para que os cuidados sejam tomados. Não deve ser nada agradável, claro, mas quem sofre mesmo é quem mora no lugar e tem que cuidar para não perder seu patrimônio. Dependendo da intensidade do furacão, você perde de alguns dias a todo o resto das férias.

Vale a pena arriscar?

Pegando uma deixa do André Lot, talvez a gente arrisque mais ao passar janeiro no Sudeste, quando é quase certo que haja enchentes. Repetindo: a possibilidade de um furacão pegar você justo na sua ilha, bem na semana em que você foi, é bastante baixa. Mas existe. Se você quer 100% de garantia de que isso não vai acontecer, escolha uma ilha fora da rota dos furacões: Aruba, Curaçao, Barbados ou Los Roques.

As temporadas 2000 a 2010

(fonte: Wikipédia):

2010. 11 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Earl em agosto, em St. Maarten e Porto Rico)

2009. 3 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ida, novembro, na costa da Nicarágua)

2008. 8 furacões, 6 atingindo terra firme no Caribe (Dolly, julho, em Cancún; Gustav, agosto/setembro, em Cuba e na Jamaica; Hanna, agosto/setembro, em Turks & Caicos; Ike, setembro, em Turks & Caicos e Cuba; Omar, outubro, St Croix; Paloma, novembro, Ilhas Cayman e Cuba).

2007. 6 furacões, 3 atingindo terra firme no Caribe (Dean, agosto, na Costa Maya/México; Félix, agosto/setembro, na Nicarágua e em Granada; Noel, outubro/novembro, nas Bahamas e em Guardalavaca, Cuba).

2006. 5 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ernesto, agosto/setembro, em Cuba).

2005. A pior temporada: 13 furacões, 7 atingindo terra firme no Caribe (Denny, julho, Cuba/Haiti; Emily, julho, no Yucatán; Ophelia, setembro, nas Bahamas; Rita, setembro, Turks & Caicos; Stan, outubro, Yucatán; Wilma, outubro, Cancún; Beta, outubro, San Andrés).

2004. 9 furacões, 4 atingindo terra firme no Caribe (Charley, agosto, Cuba; Frances, agosto/setembro, Turks & Caicos e Bahamas; Ivan, setembro, Ilhas Cayman e Cuba; Jeanne, setembro, Guadalupe e Punta Cana).

2003. 7 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Claudette, julho, Puerto Morelos, Yucatán).

2002. 4 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Isidora, setembro, Cuba; Lili, setembro, Ilhas Cayman).

2001. 9 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Iris, outubro, Belize; Michele, outubro, Cuba).

2000. 8 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Debby, agosto, Barbuda, St.-Barth, Virgin Gorda; Keith, setembro, Belize).

Fora os furacões, como é o clima?

A temporada dos furacões corresponde á época do ano em que há mais calor e possibilidade de tempestades — como no nosso verão brasileiro. (A época mais seca no Caribe é no inverno do Hemisfério Norte, entre dezembro e abril.) Veja nos links abaixo a média de temperatura e precipitação pluvial mês a mês nos principais destinos do Caribe para brasileiros. Como termo de comparação, lembre-se de que no litoral brasileiro é muito raro algum lugar que apresente menos de 100 mm de precipitação em qualquer dado mês.


Metereologistas: manifestem-se :mrgreen:

Leia mais:

Passagens mais baratas para o Caribe com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Caribe no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Caribe com a Viator

279 comentários

Mi, os furacões seguem as letras do alfabeto. Earl foi o 5º (começa com a 5a letra do alfabeto). O Hermione acabou de passar pelo norte do México/ sul do Texas – portanto já houve 8 tempestades tropicais q foram fortes o suficiente para serem elevadas à categoria de furacão.

Ricardo,
Seu próprio site diz que estão previstos 10 furacões esse ano de 2010 no Caribe, lógico que com exageros. Gostaria de saber quantos já passaram esse ano pois que eu me lembre foi só esse, de agora há pouco, o Earl. Então quer dizer que ainda faltam 9 passarem até 30 de novembro??? rsrsrs

    Esse foi o primeiro a passar por uma ilha para a qual há vôos diretos ou fretados do Brasil .

Oi Ricardo,

tenho acompanhado vc falando da pouca possibilidade de sermos atingidos por furacões no caribe, mas sempre temos muito receio … irei agora em setembro p um cruzeiro que passa por CABO SAN LUCAS, MAZATLAN E PUERTO VALLARTA e tinha me esquecido que é temporada de furacões. O que mais me assusta é que viajarei com toda a família, inclusive meu filhinho de 2 anos. Não devo desistir, não é? Vc iria?

    Todo ano, em algum ponto do Nordeste e, principalmente, em algum ponto do Sudeste há deslizamentos, vários deles com mortes, rodovias que fecham por alguns dias, e áreas que são interditadas.

    Você deixaria de viajar a – digamos – Florianópolis, Parati, Morro de São Paulo ou Recife porque é temporada de chuvas?

    E, para piorar, enquanto chuvas, embora nem sempre torrenciais e aqui e ali catastróficas, são uma certeza, furacões são uma possibilidade.

    O Caribe é uma área enorme. Furacões não são tornados: são sistemas mastodônticos, mas que se movem lentamente (20-40km/h). Suas rotas são traçadas com dias de antecedência, e sempre há planos de evacuação. Nenhum cruzeiro é louco ou maluco de colocar uma navio em uma área no caminho de um furacão, se houver um.

    Eu me preocuparia mais com um terremoto catastrófico em Lisboa, Los Angeles, Roma ou Santiago do que com um furacão.

Ricardo,

Eu e minha esposa estamos pensando em ir para Cancun na primeira semana de dezembro.

Ouvimos falar que o furacão de 2004/2005 devastou as praias da região, e que atualmente há uma faixa de areia muito estreita, não havendo mais praia, de modo que em Cancun propriamente dito, teríamos que utilizar apenas a piscina do hotel. Essa informação é correta?

Muito obrigado,
Paulo

Olá,rs
Pois é, estou aqui em um dilema…
Gostaria de ir pra los roques dia 28 de setembro, mas todos os lugares q fui me informar enfatizam “NÃO VA ESSA EPOCA”.
aí, vim aqui e me enpolguei novamente…..a pergunta é: los roques é menos provavel?!?
🙂
obrigada
🙂

    Não tem furacão em Los Roques também não.

    Os últimos três meses de ano são a época menos seca na região (Los Roques, Aruba, Curaçao). É a época que tem mais mosquitos em Los Roques.

    Outubro é ótimo em todo o NOrdeste, do norte da Bahia pra cima.

    Oi Ric,

    tb estou de viagem marcada para setembrO, onde pego um cruzeiro para o caribe, CABO SAN LUCA, PUERTO VALLARTA E MATZATLAN.Qdo marquei a viagem, não me lembrei dos furacões e nem que seria a temporada deles no caribe. Embora tenha ficado claro a pouca possibilidade de deparamos com um furacão pela frente, sempre fica o receio, e o q me deixa preocupada é que viajarei com a família e tb com meu filhinho de 2 anos. Vc acha conveniente que eu desista , vc iria com seus filhos nesta época para lá?
    Um abraço

    Nada disso fica no Caribe. Tudo isso fica no Pacífico. O Pacífico também tem seu regime de furacões, chamados tufões.

    Nada acontece a turistas. Se houver a passagem de furacão, todas as precauções são tomadas.

    A decisão é simples: se não quiser correr absolutamente nenhum risco, não viaje nesta época a lugares potencialmente afetados.

Ai ai ai. Marquei minha viagem de férias para o fim de setembro e início de outubro (pretendo ficar entre Playa del Carmen e Tulum), época de maior chuva e probabilidade de furacões.
Espero que a chuva dê uma trégua e me permita curtir um pouco e que possa voltar aqui e contar uma “história de sucesso”.

Valeu Riq pelos posts sempre indispensáveis 🙂

Abs,

Riq, parabéns pelo otimo e útil post!!

Sempre tive sonho de conhecer o Caribe, eis que me caso em setembro e estamos quase fechando um cruzeiro que passa pelo Haiti e Jamaica.
Cruzeiros são mais perigosos do que em terra?

Grata.

cancun em agost/ set chove muito? riscos de nao ter sol?

    Clique no link de Cancún de temperatura e chuva o ano inteiro. É para isso que ele está no post.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito