Furacões no Caribe: um balanço

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Calma, é só uma tempestadezinha...

Atualização: Furacões Irma e Maria

  • Irma devastou St. Maarten, St.-Barth, Anguilla, Cayos do norte de Cuba e Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas). Maria provocou algum dano em Punta Cana. Saiba a situação das ilhas lendo o post mais recente:

É batata: a primeira pergunta que todo mundo faz sobre o Caribe aqui no site tem relação com furacão.

A resposta-padrão é:

Entre julho/agosto e novembro, a possibilidade existe (com exceção de Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, que estão fora da rota dos furacões). A chance de um furacão pegar você justo na sua ilha e na sua semana é extremamente remota. Se ocorrer, porém, não dá para reclamar.

A Wikipédia tem tudo organizadinho sob a rubrica Atlantic hurricane season. Cada ano tem a sua página. Entrei nelas para fazer uma compilação de que lugares do Caribe sofreram quais furacões em qual época desde 2000. Aí vai o que achei.

Temporada de furacões

Vai oficialmente de 1º de junho a 30 de novembro. Mas quando você lê a notícia de que "começou a temporada de furacões" isso não quer dizer que já tenha acontecido um furacão. Dia 1º de junho dá-se início à temporada de alerta, e isso dispara a notícia. A primeira área normalmente a estar sujeita aos furacões é o Golfo do México. O maior perigo para as ilhas do Caribe começa em agosto e vai até meados de outubro.

Os furacões pegam o Caribe inteiro?

Não. Cada furacão descreve uma trajetória própria. Tem furacão que fica só pelos Açores, ou Madeira, ou Bermuda; tem furacão que vai para a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Quando passa pelo Caribe, um furacão atinge um número reduzido de ilhas (às vezes passa só pelo mar, sem atingir ilha nenhuma).

Como é a temporada?

O Caribe não fecha. Centenas de milhares de pessoas continuam viajando para as ilhas, seja para ficar em hotéis, seja para fazer cruzeiros. Esse contingente de turistas aproveita os preços que caem de maneira significativa em relação à alta temporada entre dezembro e abril (do Natal à Páscoa).

E se acontecer um furacão quando você estiver lá?

Os furacões costumam ser detectados com dois ou três dias de antecipação, dando tempo para que os cuidados sejam tomados. Não deve ser nada agradável, claro, mas quem sofre mesmo é quem mora no lugar e tem que cuidar para não perder seu patrimônio. Dependendo da intensidade do furacão, você perde de alguns dias a todo o resto das férias.

Vale a pena arriscar?

Pegando uma deixa do André Lot, talvez a gente arrisque mais ao passar janeiro no Sudeste, quando é quase certo que haja enchentes. Repetindo: a possibilidade de um furacão pegar você justo na sua ilha, bem na semana em que você foi, é bastante baixa. Mas existe. Se você quer 100% de garantia de que isso não vai acontecer, escolha uma ilha fora da rota dos furacões: Aruba, Curaçao, Barbados ou Los Roques.

As temporadas 2000 a 2010

(fonte: Wikipédia):

2010. 11 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Earl em agosto, em St. Maarten e Porto Rico)

2009. 3 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ida, novembro, na costa da Nicarágua)

2008. 8 furacões, 6 atingindo terra firme no Caribe (Dolly, julho, em Cancún; Gustav, agosto/setembro, em Cuba e na Jamaica; Hanna, agosto/setembro, em Turks & Caicos; Ike, setembro, em Turks & Caicos e Cuba; Omar, outubro, St Croix; Paloma, novembro, Ilhas Cayman e Cuba).

2007. 6 furacões, 3 atingindo terra firme no Caribe (Dean, agosto, na Costa Maya/México; Félix, agosto/setembro, na Nicarágua e em Granada; Noel, outubro/novembro, nas Bahamas e em Guardalavaca, Cuba).

2006. 5 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ernesto, agosto/setembro, em Cuba).

2005. A pior temporada: 13 furacões, 7 atingindo terra firme no Caribe (Denny, julho, Cuba/Haiti; Emily, julho, no Yucatán; Ophelia, setembro, nas Bahamas; Rita, setembro, Turks & Caicos; Stan, outubro, Yucatán; Wilma, outubro, Cancún; Beta, outubro, San Andrés).

2004. 9 furacões, 4 atingindo terra firme no Caribe (Charley, agosto, Cuba; Frances, agosto/setembro, Turks & Caicos e Bahamas; Ivan, setembro, Ilhas Cayman e Cuba; Jeanne, setembro, Guadalupe e Punta Cana).

2003. 7 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Claudette, julho, Puerto Morelos, Yucatán).

2002. 4 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Isidora, setembro, Cuba; Lili, setembro, Ilhas Cayman).

2001. 9 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Iris, outubro, Belize; Michele, outubro, Cuba).

2000. 8 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Debby, agosto, Barbuda, St.-Barth, Virgin Gorda; Keith, setembro, Belize).

Fora os furacões, como é o clima?

A temporada dos furacões corresponde á época do ano em que há mais calor e possibilidade de tempestades -- como no nosso verão brasileiro. (A época mais seca no Caribe é no inverno do Hemisfério Norte, entre dezembro e abril.) Veja nos links abaixo a média de temperatura e precipitação pluvial mês a mês nos principais destinos do Caribe para brasileiros. Como termo de comparação, lembre-se de que no litoral brasileiro é muito raro algum lugar que apresente menos de 100 mm de precipitação em qualquer dado mês.

Metereologistas: manifestem-se mrgreen

Leia mais:

Onde pegar praia, mês a mês

279 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Denis
DenisPermalink

Olá, Como são os dias e as noites em Cancun no mes de junho? A temperatura é muito elevada? Disseram que o calor é tanto que até a agua da piscina é fica morna. Chove muito durante o dia ou a noite? pois vi que precipitacao de chuva é elevada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denis! Funciona assim: se a precipitação é elevada, ou a gente arrisca ir assim mesmo, ou então escolhe ir num período de precipitação baixa. Não dá pra prever exatamente o que vai acontecer nos dias em que você estiver por lá, vai da sorte!

THAYS
THAYSPermalink

Oi, bom dia! Me caso no dia 23 de setembro de 2011 e pretendo ir a Cancun em lua de mel. Como costuma ser o clima nesta época por lá? Calor de dia e frio a noite? Possibilidade de chuva de dia ou a noite? (como tem sido normalmente, tipo últimos 2/3 anos). Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thays! Esta época é quente em Cancún. Clique em "temperatura e chuvas mês a mês em Cancún", há um link no post.

Leia mais sobre Cancún:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Bruna
BrunaPermalink

vou viajar para as bahamas em julho, provavelmente dia 20 de julho, vou ficar em Nassau, me falaram que la é muuuito calor, mas isso nao é problema pois eu gosto de calor.. mas la em julho o tempo fica muito fechado, chove muito? ou quando chove é aquela chuva rapida e depois faz sol? obrigadaaa, abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna! Veja aqui como pesquisar as médias de temperatura e chuvas para qualquer lugar do exterior: https://www.viajenaviagem.com/2010/09/como-pesquisar-temperatura-e-chuvas-no-exterior/

Patty
PattyPermalink

Boia em outubro é bom em Punta? Queria ir para lua de mel, mas o noivo tá receoso....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patty! Tudo o que sabemos sobre furacões no Caribe está escrito neste post. Leia e decida grin

Polly
PollyPermalink

Ei Patty! Estou de viagem marcada para Outubro em Punta Cana.
Agora ta nas mão de Deus...
Espero que de tudo certoo!!

Carol
CarolPermalink

Oi Polly, estou fechando um pacote para lá na mesma época do ano...
Vou por volta do dia 18/10.. acho que estamos no mesmo barco,rss

Polly
PollyPermalink

Ei Carol, qual hotel você vai ficar?
Vou ficar no Barceló Bávaro Palace Deluxe..
Anota meu e-mail ai prochamenezes@gmail.com
se for ficar no mesmo hotel me comunique!

leonardo paim
leonardo paimPermalink

ola, cheguei onte de punta cana e fui informado que set, out e nov chove demais é tormenta atras de tormenta!!!

Paula
PaulaPermalink

Olá! Estou querendo ir para o Caribe em setembro, qual dos destinos fora da rota (Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques) você indica? Inclusive para mergulhadores?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Paula! Leia o "Pequeno guia para descobrir a sua ilha no Caribe" e descubra qual tem mais a ver com você. smile

Antônio Brun
Antônio BrunPermalink

Caro Ricardo, suas informações ( e também do Arthur, Meilin, Carlota e Rafael ) me foram importantes quando da minha primeira ida a San Andres (fev/10). Estarei por lá de novo agora em jul/11. Estive preocupado com a questão dos furacões, pois apesar de suas informações indicarem esta ilha como fora da rota, tenho encontrado algumas outras indicações contrárias. A mais importante segue no link a seguir:

http://www.thearchipielagopress.com.co/index.php?option=com_content&view=article&id=108:con-simulacro-para-prevenir-y-mitigar-riesgos-san-andres-se-prepara-para-huracanes-&catid=6:medio-ambiente&Itemid=7

E.T--> Como se consegue fazer hyperlink no "Comentódromo"?

Polly
PollyPermalink

Olá! Vou me casar em outubro, pretendemos passar a lua de mel em Punta Cana, no resort Barceló Bávaro Palace Deluxe, a partir do dia 18/10, mas estamos com medo dos furacões nessa época. Quanto tempo mais ou menos para prever uma alteração climática forte ou um furacão? Já tem uma previsão desse ano? Essa área tem muita probilidade de furacão?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Polly! É impossível prever.

Andre L.
Andre L.Permalink

Com alguma confiabilidade é possível prever furacões com 15-8 dias de antecedência, mas daí a se prever a rota específica, só com 4-5 dias.

Marcio
MarcioPermalink

Olá Polly, estou indo para Punta Cana dia 23/10 depois do meu casamento, também estou com receio dos furacões.

Laisa
LaisaPermalink

Olá, Polly

meu marido eu mais um casal de amigos, estamos planejando nossa viagem para outubro em Punta Cana. Estou com medo de furacões, mas estou lendo muito, e percebi que não tem um furacão desde de 2004 em Punta Cana. Isso já anima.. o hotel é o mesmo que o seu, um casal amigo nosso foi e adorou.. super recomendado.

Polly
PollyPermalink

Ei Laisa! Vocês vão na mesma época que eu?
Vou ficar no Barceló Bávaro Palace Deluxe do 18/10 à 24/10.
Se forem entre em contato comigo.. prochamenezes@gmail.com

Vera
VeraPermalink

E Cartagena também sofre com furacões no período de julho a novembro? Pretendo ir em outubro para lá, mas já vi que é uma época propícia para chuvas também, o que me deixa um pouco receosa. Se for o mês mais chuvoso e ainda com risco de furacão, vou acabar desistindo do destino.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vera! Cartagena está fora da rota dos furacões, vá tranqüila!

Amanda
AmandaPermalink

Olá...gostaria de saber como é o tempo e se ha risco de tornados ou furacoes no mês de outubro...e qual área exata que poderei ir sem correr o risco de acontecer algo por lá.
Vi que em Aruba nao é comum de acontecer...mas queria ter a certeza de vcs e se ha algum outro destino perto desses.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Está tão explicadinho no texto do post... dá uma lidinha com calma, vai! Obrigada grin

Denis RIbeiro
Denis RIbeiroPermalink

Ola gente. Marquei minha viagem de lua de mel para Setembro de 2011, dia 08 especificamente. Alguém sabe se é uma região de muito risco? Nesta época faz muito sol?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Denis! Leia o post, está tudo escrito no texto!

fabio
fabioPermalink

oi... estamos deixando nosso operador meio doido, pois toda hora pedimos uma cotação para um local ou hotel novos.... vamos nos casar na última semana de outubro e temos 3 opções possíveis: aruba, punta cana ou "nordeste" ...

O objetivo é curtir a lua de mel, romance e relaxar...(serão nossas merecidas férias) e não gostamos de preocupações extras, e nosso perfil não é dos mais agitados para curtir as baladas locais, por isso temos achado que o all-inclusive é uma boa opção, o problema está sendo decidir o local. Não conhecemos nenhum dos 3 lugares a primeira opção era nordeste, porém com o preço dos resorts e passeios achamos q a diferença não é tão grande quanto ir para fora.

Aruba nos ganha por estar fora da rota dos furações, porém achamos o custo mais elevado, punta tem parecido atrativo por conta de custo/benefício, porém nos preocupa a temporada dos furacões, qual dica poderia nos dar para decidir, visto que pra nós é importante nesta fase, custo/benefício e descanso ? e claro um lugar de encher os olhos e as fotos ? um grande abraço.

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Eu faria Aruba com Curaçao!

Fabio
FabioPermalink

é estamos mais tendenciosos... mas com a reportagem da revista viagem sobre punta cana deste mës ficamos intrigados...

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Acho Punta Cana BEM menos interessante...

Val
ValPermalink

Olá, vou para Playa del Carmen no início de agosto de férias, poderiam me infomar um site de confiança para acompanhar a previsão de furacões. Um abraço,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Val! Essa informação só se tem ao furacão se formar. Isso dá apenas três ou quatro dias para os lugares se prepararem. Não adianta para planejamento de longo prazo. Se você não quer se estressar, vá para lugares fora da área sujeita a furacões; o texto lista todas.

http://www.weather.com/newscenter/tropical/

nathalia
nathaliaPermalink

olá, vou á Cancún dia 1° de agosto de 2011 e fico ate dia 8! neste período, existe possibilidade de furacões?? são fortes??
como é o tempo lá neste período?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nathalia! Como você pode ler neste post, é o período em que podem surgir furacões, mas isso não quer dizer que eles efetivamente ocorram. Consulte as informações sobre temperatura e chuvas na página-guia de Cancún: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

Lucianal
LucianalPermalink

Oi, estou desesperada!! Acabei de fechar minha viagem para Cancun. Vou com o meu marido e estava bastante animada. Na verdade eu ia para Bariloche, mas o vulcão no Chile não me ajudou. Vou ficar lá do dia 03 ao dia 10 de agosto de 2011. Eu sabia que era temporada de furacão, mas vi em vários sites que o "perigo" mesmo é em outubro. Mas eutou com muuuuuuuuuuito medo, ainda mais depois de ver este site...Meu Deus, será que devo cancelar a minha viagem???. Help!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! Lendo com calma o post você vai ver que a chance de acontecer alguma coisa, e ainda por cima justo na semaninha em que você estiver lá, é só por muito azar mesmo!

Carol
CarolPermalink

Estou para fechar uma viagem para Punta Cana no dia 18-10.. O que você me diz sobre essa data?

Rosangela Santana
Rosangela SantanaPermalink

Luciana,

Situação igualzinha, rsrsrs.
Saí do vulcão e agora tô com medo de furacão, rs. Cancelei Bariloche ontem!
A diferença é que ainda não confirmei Cancun, então ainda estudo a possibilidade de ir para Aruba, que teoricamente, está fora da rota. Tá difícil viajar, viu? Tô achando que vou mesmo é pra Maceió, rs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rosângela! Aruba não está "teoricamente" fora da rota dos furacões. Aruba está fora da rota dos furacões. Acredite, a natureza não está perseguindo você não grin

Michel
MichelPermalink

Realmente,não adianta encanar com furacões!! em 2005, tínhamos feito todas as consultas possíveis e no terceiro dia 3m Cancún o que era apenas uma tempestade tropical virou o maior furacão da história daquela cidade - o Wilma. Em resumo, seis dias num abrigo, dormindo em uma sala de aula com mais 40 pessoas, comida com hora marcada (...), porém uma experiência de vida sensacional!! Óbvio que ninguém vai para lar esperando um evento deste, mas já que aconteceu é a chance de experimentar o que é a força da natureza com ventos que chegaram, segundo eles, a 300km. Portanto, para quem vai nesta época, enjoy!! A chance é mínima e se acontecer, aproveite tbém!!

Ingrid
IngridPermalink

Olá! Meu marido e eu nos inscrevemos em um cruzeiro, que sairá de Miami e vai até Bahamas, do dia 14 a 18 de outubro.Sei que estaremos na rota e temporada de furacões.Como você disse no post, há como prever com 2 a 3 dias de antecedência. Gostaria de saber, se há tempo de fazermos alguma, caso estejamos em alto mar e se você sabe de algum navio que tenha enfrentado problemas neste trajeto. Estou apavorada!

rose
rosePermalink

Oi eu e meu marido vamos para punta cana em 3 a 10 de setembro,sera que pegamos fruracoessssssss,isnirffff

Ailton
AiltonPermalink

Ola gente, isso de furacao nao é assim nao, essas previsoes "podem" acontecer. Ano passado estávammos em Punta final de agosto, e passou um furacao por la, oq aconteceu??? O bar 24 horas fechou, estávamos na boate e nao vimos nada, depois ainda passeamos pela praia, rss, o mar amanheceu revolto, e digamos o dia ficou meio xoxo, no outro dia tudo estava lindo e maravilhoso. Acabei de fechar um pacote para Cancun para 28/09 a 04/10 espero que nao passe nenhum furacao por la, rs. Relaxem e aproveitem. Abraços.

Raquel
RaquelPermalink

O que vcs podem me dizer a respeito de aruba? è melhor do que Punta cana?

Raquel
RaquelPermalink

Eu e meu marido estamos programando uma viagem á Punta Cana em 13 de setembro, mas estamos receosos quanto aos furacões, caso resolva mudar o roteiro para fugir da rota dos furacões dentre as opções de aruba, curação, barbados e Los roques, qual vcs me aconselham e o hotel?

Ronaldo
RonaldoPermalink

Olá Pessoal,
Gostaria de saber se alguém tem alguma informação a respeito do Hotel Majestic Colonial Resort, em Punta Cana e se tem algum lugar que posso fazer a comparação dele com o Iberostar.

ATT.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ronaldo!

Veja como escolher seu hotel em Punta Cana:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/como-escolher-seu-resort-em-punta-cana/

Veja opiniões de leitores sobre 26 resorts de Punta Cana, incluindo os Majestic e os Iberostar:
https://www.viajenaviagem.com/2011/01/hoteis-de-punta-cana-os-depoimentos-dos-leitores/

Leia uma resenha completa sobre o Iberostar:
https://www.viajenaviagem.com/2011/07/iberostar-grand-bavaro-o-top-de-linha-da-iberostar/

guilherme
guilhermePermalink

Pretendo ir a St Maarten em Novembro... o que me diz deste mes em relaçao a furacões e tempo??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gulherme! Que tal ler o texto com atenção? Está tudo tão explicadinho grin

ADALBERTO PIRES JUNIOR
ADALBERTO PIRES JUNIORPermalink

BOA TARDE, GOSTARIA DE SABER SE VALE A PENA IR PRA CANCUN EM SETEMBRO, POIS EXISTE UMA PROMOCAO E LI QUE É O MES MAIS CHUVOSO COM POSSIBILIDADE DE FURACAO.

O QUE FACO?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adalberto! Você mesmo já se respondeu -- e respondeu também a razão da promoção. A passagem de um furacão coincidir com a sua viagem é mais uma questão de azar, mas pegar chuva é provável. Cabe a você decidir se vale a pena smile

Katia Prado
Katia PradoPermalink

Boia,

Vou passar uma semana em cancun em outubro (de 12 a 19/10).
Não estou preocupada com a questão dos furacoes, pois penso q a probabilidade é minima. mas estou preocupada se chove muito ou nao. Nos links que vc postou a media de chuva é de 16 dias no mes de outubro! porem a duvida é: são chuvas de verao? chuvas de fins de tarde\noite? ou são chuvas do dia todo, como no inverno daqui?

obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! Da mesma forma que acontece com os furacões, a intensidade e a duração da chuva são imprevisíveis. Você pode dar azar e pegar uma seqüência de dias feios, como também pode pegar um pouco de chuva todos os dias, como pode não pegar chuva nenhuma...

Gabriela
GabrielaPermalink

Olá !!
Pelo o que percebi ninguem perguntou sobre o Ano novo em Cancun, gostaria de saber se vc tem alguma dica. Algumas amigas e eu gostariamos de passar o ano novo agora lá e algumas pessoas falaram do Hotel Gran Oasis Cancun, que nao é tao caro e tem o sitema "tudo incluso". Gostaria de saber qual a sua dica para esse período...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gabriela!

Não recomendamos o sistema all inclusive para Cancún, porque há muitos passeios a ser feitos. Leia:

https://www.viajenaviagem.com/2010/08/all-inclusive-ou-nao-eis-a-questao/

Você encontrará festas de réveillon tanto no seu hotel quanto nas discotecas da cidade, não se preocupe.

Leia mais sobre Cancún e região aqui:
https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

Luzita
LuzitaPermalink

Ola, estou programando um cruzeiro de miami / bahamas para dia 2 de setembro. estou na duvida sobre o periodo de chuvas, sera que vale a pena? ou os cruzeiros nessa epoca são "arriscados", com navio mechendo demais, e nao conseguir fazer nada por la ...
vc indicaria?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luzita! A temporada de furacões é a época mais úmida. A época mais úmida é também a que mais está sujeita a chuvas.

O tempo mais seco no Caribe vai de dezembro a junho.

fernanda
fernandaPermalink

oie... estamos com viagem marcada para as ilhas caymans em outubro... chove muito nessa epoca ou vai dar para aproveitar? eu fico mais preocupadas com as chuvas durante todo o dia do que com furacoes que tem menores chances de acontecer! alguem ja foi pra la nessa epoca?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! A temporada dos furacões é a época mais chuvosa no Caribe. Para as ilhas Cayman não há dados de médias de temperatura e chuvas no Weather.com, mas segundo dados do TripAdvisor é o mês em que cai mais água.
http://www.tripadvisor.com/Travel-g147364-s208/Cayman-Islands:Caribbean:Weather.And.When.To.Go.html
http://caymanislands-guide.info/weather/rain/

gustavo
gustavoPermalink

Ola , estou de viagem marcada para cancun, 23 à 30 de asgosto.gostaria de saber como vai estar o clima?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Gustavo! Você encontra o link para as médias de temperatura e chuvas lá na página-guia de Cancún e Riviera Maia: https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire/

José Roberto Bauer
José Roberto BauerPermalink

Ricardo, Vc já foi para Belize...Vc tem alguma informação?
Obrigado pelo site
Zero

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, José Roberto!

Aqui quem responde é A Bóia.

Não, o Ricardo Freire nunca esteve em Belize.

Recomendamos começar a sua pesquisa pelo New York Times:
http://travel.nytimes.com/travel/guides/central-and-south-america/belize/overview.html

J.Cataclism
J.CataclismPermalink

Turma, o "inverno" de Cancún é tranquilaço! Já estive lá há um bom tempo, mas o cara nem percebe. Até mesmo quando ventava e chovia a temperatura permanecia na casa mínima dos 18, 19 graus. Para quem é daqui do sul do RS, então, é uma verdadeira piada querer levar "um casaquinho". Só para vestir quando voltar, mesmo hehehehe.
Chuvas são aquelas pancadas tropicais. Como nossa mestre "A Boia" mencionou, no máximo o visitante vai "perder" entre um ou três dias ficando no hotel. Mas, na boa, a menos que seja um furacão de verdade, dá para curtir todo o passeio mesmo sob chuva.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, J. Cataclism!

Obrigada pela menção grin

Mas vamos separar os conceitos:

Inverno no Caribe -- vai de dezembro a abril é a época de MENOR umidade. Não há furacão.

Furacões no Caribe -- acontecem entre o verão e o outono (julho/agosto a novembro)

Roberto
RobertoPermalink

Olá Ricardo, td bem?!
Pretendo viajar com minha mulher e filha para Cancun entre o período de 07 a 14/12/2011. Vc acredita que neste período o sol não é predominante?
Vi também que no período em que vou ( Dezembro ) é inverno lá, ou seja, o inverno de lá é frio e vc acredito que não irei aproveitar?
OBRIGADO
Roberto

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Roberto! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire! O inverno por lá não é frio, não. Leia mais neste outro post e fique tranqüilo! wink https://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/

dani
daniPermalink

olá... Estou pensando em ir para cancum no dia 31/10 e retornar no dia 08/11.
Mas estou grilada com essa situaçao de furacao... Pelo que verifiquei cancum nao tem muita possibilidade de furacao... Ou tem???

Andre L.
Andre L.Permalink

Não dá pra ter QUALQUER previsão de atividade de furacões em novembro no meio de agosto.

Poliana Montoril
Poliana MontorilPermalink

Ricardo,

Caracas é interessante? E de lá é muito caro ir ao Caribe (Ilhas mais próximas)??

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Poliana! O Comandante ficou em Caracas muito recentemente, a caminho de Los Roques. Veja as impressões dele e dos nossos tripulantes aqui: https://www.viajenaviagem.com/category/caracas/

Laila
LailaPermalink

Olá Ricardo!
Me de uma opiniao, por facvor!
Estou com passagem comprada para punta cana do dia 2 de setembro a 10 de setembro... porem estou preocupada com o furacao irene... vc acha q esta perigoso ir para lá?
Tem algum site onde possa acompanhar formação de furacoes?
É q estou indo com meu marido e nossa filha de 1ano e 9meses... e estou preocupada...
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laila! Aqui quem responde é A Bóia. O Furacão Irene é o único com o qual você não precisa se preocupar, porque ele já passou grin

Leia mais aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/furacao-irene-passa-a-100-km-de-punta-cana-a-leitora-conta/

E aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/06/furacoes-no-caribe-um-balanco/

JULIM
JULIMPermalink

o titulo dessa matéria foi uma zoação, né? "um balanço"? hahaha

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Julim! Acho que zoação seria se fosse "Terremotos no Chile, um balanço" Abraço! grin

Laila
LailaPermalink

hahahahah ufa! muito obrigada! acho q a chance de formar mais um no mesmo local seria muito pouco provavel né?
Adorei as piadinhas sobre o "balanco"... hehe
Beijos e muito obrigada!

Angela
AngelaPermalink

Laila, estarei por lá no mesmo período que você (se os furacões assim permitirem) e também fiquei muito preocupada.
No site:
http://www.stormpulse.com/
você pode acompanhar os furacões e possíveis tempestades que estão se formando.
Pode imaginar, né?! Agora não paro de consultar o site ...
Boa viagem para nós duas!
Bjs

Laila
LailaPermalink

Vc vai ficar em qual hotel? eu vou pela cvc ficar magestic elegance!
Beijos Angela

Angela
AngelaPermalink

Laila, vou ficar no Paradisus, em Bavaro.
Bjs,

Marcelo Amaral
Marcelo AmaralPermalink

Bem,pelo que vi nos post,dá pra perceber a dúvida sobre furacões e chuva na região do Caribe,estive de 02 a 09 de Agosto em cancun,sabia que começava a temporada de furacão e poderia ter dias chuvosos,mas como várias pessoas comentaram não tem como prever o négocio e ir e ser abençoado com dias maravilhoso e tranquilos como os que passei lá.

Laila
LailaPermalink

Pois é!
Mas estou preocupada pq os sites de previsao do tempo mostra previsoes diferente!
O zoover diz que o tempo estara bom, já o weather channel mostra tempo PESSIMO!
plha só:
http://br.weather.com/weather/local/DRXX0022?x=4&letter=P&y=21

http://www.zoover.pt/republica-dominicana/republica-dominicana/punta-cana/tempo

Qual dos dois vc acha mais confiavel?

Help! "joga a boiaaa" wink
Obrigada!

Stellla
StelllaPermalink

agora já foi... espero que tenha muito sol em Punta! conto quando voltar...

tamara
tamaraPermalink

Ola pessoal gostaria de saber qual clima em dezembro estou pensando ir com a familia comeco de dezembro se alguemm sober me de um toq agradeco.....

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tamara! Dezembro já está fora da época dos furacões.

Veja como é o inverno no Caribe:
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/vou-para-o-caribe-e-me-dei-conta-que-e-inverno-e-agora/

Yuri
YuriPermalink

Bom eestamos indo viajar para Punta Cana segunda-feira, estamos com um pouco de receio sobre o mal tempo gerado pós furacao Irene..
alguem sabe como que esta as praias e o tempo ?
quero sol e mar azul !
abraco

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Yuri! Os comentários mais recentes têm falado de tempo ruim, mas isso não dura para sempre. Não leve em consideração as previsões, nesta época a umidade faz com que qualquer possibilidade de chuva se transforme em dia chuvoso nos gráficos.

Angela
AngelaPermalink

Pois é, Yuri, seguindo a orientação da Bóia, eu tenho procurado me manter calma (afinal irei na segunda semana de setembro) e tenho visitado as webcam de lá e, juro, as imagens são mais animadoras do que as previsões do tempo.

Boa viagem para nós! B-)

Milena
MilenaPermalink

Angela, embarco dia 10/09 e vi que as previsões são boas para o período. Tomara que o Irene não volte mais!

Angela
AngelaPermalink

Milena,
Irene não volta mais - com certeza!
Nossa preocupação agora atende pelo nome de KÁTIA !
Acompanhe nos site:

http://www.nhc.noaa.gov/

Mas para você saber mesmo como anda o tempo por lá, tire suas próprias conclusões visitando a Webcam:

http://www.zoover.pt/republica-dominicana/republica-dominicana/punta-cana/tempo

Boa viagem para nós!

Diego Vinicius
Diego ViniciusPermalink

Então, estou com viagem marcada para dia 27/11 para Punta Cana, e essa de furacões me assustou. o problema é que não da pra prever o que vai acontecer!!!o que eu faço????

Boa noite

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Como você pode ler o post, a época de furacões vai de julho a novembro. Para evitar topar com um deles, deve-se evitar ir nesta época. Você está indo no finzinho, provavelmente está menos sujeito. Mas conforme está escrito no post, é muito raro ser atingido por um furacão. Quem estava em Punta Cana agora NÃO foi atingido: o furacão passou a 100 km dali.

Mariana
MarianaPermalink

Olá, vou para cancun em lua de mel no meio de novembro!
Chove muito?Da para aproveitar?Ou não é um mês bom p ir??????
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Clique em "temperatura e chuvas mês a mês em Cancún" e role a página.
Novembro ainda é época de furacões.

Eli
EliPermalink

olá, estou indo para cancun do dia 16 ate 23 de novembro de 2011, gostaria de saber se nesse periodo chove muito e se a cidade esta realmente vazia ou tem algum agito ainda ? Também escutei falar que em novembro, devido ao clima, a temperatura da agua do mar e das piscinas do hotel estariam um pouco fria, isso é verdade ??
obrigado

Gabriel Dias
Gabriel DiasPermalink

Pode chover um pouco sim, mas nada demais. Normalmente é chuva rápida. E cidade fica vazia até o feriado de Ação de Graças.
A água é quente, não se preocupe! Principalmente se compararmos ao Rio de Janeiro.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eli! Novembro ainda está tecnicamente na estação dos furacões.

Ao pé do texto existe um link onde se lê "Temperatura e chuvas mês a mês em Cancún". Clique ali. Você vai ver que novembro é um mês de chuvas intermediárias.

O inverno vai de dezembro a abril. A água fica mais para friazinha a partir de janeiro, mas não é tão fria como no Sudeste brasileiro ou em Santa Catarina no verão. Dá para encarar perfeitamente.

A alta temporada é em julho e agosto e depois entre o Natal e a Páscoa, mas a cidade nunca fica vazia.

Por favor leia a página sobre Cancún. Este post é sobre furacões.

https://www.viajenaviagem.com/americas/caribe-a-z/cancun-ricardo-freire

karla
karlaPermalink

Oi RICARDO,BOA TARDE

Estou querendo ir para CANCUN,do dia 15 a 22 de SETEMBRO,PODE ME DIZER SE TEM PREVISÃO DE FURACÃO. ATT KARLA

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Karla! Aqui quem responde é A Bóia! Infelizmente não é possível prever!

Clóvis Correia
Clóvis CorreiaPermalink

Olá! Estou com pacote fechado para Cancun nos dias 16-23 de Outubro. Ficaremos no Riu Cancun. Sei que é temporada de furacão e de chuva.Depois que compramos o pacote é que ficamos sabendo dessas condições climaticas. Mas gostaria de saber se daria para aproveitar esse periodo, tanto a praias como os passeios.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clóvis! Em absoluto isso quer dizer que fará tempo feio todos os dias e que você encontrará um furacão. Pode até acontecer de ter sol todos os dias. Só que, se estacionar um sistema de baixa pressão, não dá pra reclamar grin

Clóvis
ClóvisPermalink

Bom então o negócio é ir e ver no que dá.
E quanto ao hotel Riu Cancun....recomenda?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clóvis! O Ricardo Freire não recomenda all-inclusive em Cancún, porque há muitos passeios a fazer, inclusive nos dias nublados.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/all-inclusive-ou-nao-eis-a-questao/

Clóvis
ClóvisPermalink

Qto a isso, não tem problema, mas gostaria de saber se a categoria do hotel é boa, é bem frequentado?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clóvis! O Riu é uma das maiores redes de hotéis all-inclusive do mundo, rivalizando com Iberostar, Palladium, Bahía Príncipe e Barceló.

Clóvis Correia
Clóvis CorreiaPermalink

Obrigado pelas respostas acima.

Mas, visto que estou indo com minha esposa.O que vale mais a pena, fazer compras em Cancun ou no Panamá?
Ou, o que é mais vantajoso comprar em Cancun e no Panamá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Clóvis! No Panamá os eletrônicos são mais interessantes do qu eno México.

Isadora
IsadoraPermalink

Olá! Estou indo para Punta Cana dia 12 de setembro e olhei a previsão do tempo e lá aparece só chuva! Acontece de ficar chovendo o tempo todo como aqui? Ou essas chuvas são em alguns momentos do dia, intercalando com momentos de sol?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Isadora! Como já explicamos várias vezes anteriormente, nesta época a umidade no Caribe é alta. Umidade alta significa alta possibilidade de chuva, e os sites de meteorologia trabalham sempre com a pior hipótese. Então vai ser raro você não ver previsão de chuva nesta época.

Na vida real pode acontecer de tudo: uma zona de pressão baixa estacionada que ocasione tempo nublado e chuvas por vários dias seguidos; pancadas de chuvas rápidas com longas aberturas de sol; sol e chuva intermitentes o dia inteiro; dias perfeitos, contrariando a previsão. Tudo é possível.

Neste momento em particular é possível que haja um mau tempo de alguns dias sim, por causa da tempestade tropical Maria, que deve passar pela costa da República Dominicana entre domingo e segunda: http://www.stormpulse.com/tropical-storm-maria-2011 .

Para uma temporada com baixa umidade, vá ao Caribe entre o Natal e a Páscoa.