Furacões no Caribe: um balanço

Calma, é só uma tempestadezinha...


Atualização: Furacões Irma e Maria

  • Irma devastou St. Maarten, St.-Barth, Anguilla, Cayos do norte de Cuba e Ilhas Virgens (Britânicas e Americanas). Maria provocou algum dano em Punta Cana. Saiba a situação das ilhas lendo o post mais recente:

É batata: a primeira pergunta que todo mundo faz sobre o Caribe aqui no site tem relação com furacão.

A resposta-padrão é:

Entre julho/agosto e novembro, a possibilidade existe (com exceção de Aruba, Curaçao, Barbados e Los Roques, que estão fora da rota dos furacões). A chance de um furacão pegar você justo na sua ilha e na sua semana é extremamente remota. Se ocorrer, porém, não dá para reclamar.

A Wikipédia tem tudo organizadinho sob a rubrica Atlantic hurricane season. Cada ano tem a sua página. Entrei nelas para fazer uma compilação de que lugares do Caribe sofreram quais furacões em qual época desde 2000. Aí vai o que achei.

Temporada de furacões

Vai oficialmente de 1º de junho a 30 de novembro. Mas quando você lê a notícia de que “começou a temporada de furacões” isso não quer dizer que já tenha acontecido um furacão. Dia 1º de junho dá-se início à temporada de alerta, e isso dispara a notícia. A primeira área normalmente a estar sujeita aos furacões é o Golfo do México. O maior perigo para as ilhas do Caribe começa em agosto e vai até meados de outubro.

Os furacões pegam o Caribe inteiro?

Não. Cada furacão descreve uma trajetória própria. Tem furacão que fica só pelos Açores, ou Madeira, ou Bermuda; tem furacão que vai para a costa leste dos Estados Unidos e do Canadá. Quando passa pelo Caribe, um furacão atinge um número reduzido de ilhas (às vezes passa só pelo mar, sem atingir ilha nenhuma).

Como é a temporada?

O Caribe não fecha. Centenas de milhares de pessoas continuam viajando para as ilhas, seja para ficar em hotéis, seja para fazer cruzeiros. Esse contingente de turistas aproveita os preços que caem de maneira significativa em relação à alta temporada entre dezembro e abril (do Natal à Páscoa).

E se acontecer um furacão quando você estiver lá?

Os furacões costumam ser detectados com dois ou três dias de antecipação, dando tempo para que os cuidados sejam tomados. Não deve ser nada agradável, claro, mas quem sofre mesmo é quem mora no lugar e tem que cuidar para não perder seu patrimônio. Dependendo da intensidade do furacão, você perde de alguns dias a todo o resto das férias.

Vale a pena arriscar?

Pegando uma deixa do André Lot, talvez a gente arrisque mais ao passar janeiro no Sudeste, quando é quase certo que haja enchentes. Repetindo: a possibilidade de um furacão pegar você justo na sua ilha, bem na semana em que você foi, é bastante baixa. Mas existe. Se você quer 100% de garantia de que isso não vai acontecer, escolha uma ilha fora da rota dos furacões: Aruba, Curaçao, Barbados ou Los Roques.

As temporadas 2000 a 2010

(fonte: Wikipédia):

2010. 11 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Earl em agosto, em St. Maarten e Porto Rico)

2009. 3 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ida, novembro, na costa da Nicarágua)

2008. 8 furacões, 6 atingindo terra firme no Caribe (Dolly, julho, em Cancún; Gustav, agosto/setembro, em Cuba e na Jamaica; Hanna, agosto/setembro, em Turks & Caicos; Ike, setembro, em Turks & Caicos e Cuba; Omar, outubro, St Croix; Paloma, novembro, Ilhas Cayman e Cuba).

2007. 6 furacões, 3 atingindo terra firme no Caribe (Dean, agosto, na Costa Maya/México; Félix, agosto/setembro, na Nicarágua e em Granada; Noel, outubro/novembro, nas Bahamas e em Guardalavaca, Cuba).

2006. 5 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Ernesto, agosto/setembro, em Cuba).

2005. A pior temporada: 13 furacões, 7 atingindo terra firme no Caribe (Denny, julho, Cuba/Haiti; Emily, julho, no Yucatán; Ophelia, setembro, nas Bahamas; Rita, setembro, Turks & Caicos; Stan, outubro, Yucatán; Wilma, outubro, Cancún; Beta, outubro, San Andrés).

2004. 9 furacões, 4 atingindo terra firme no Caribe (Charley, agosto, Cuba; Frances, agosto/setembro, Turks & Caicos e Bahamas; Ivan, setembro, Ilhas Cayman e Cuba; Jeanne, setembro, Guadalupe e Punta Cana).

2003. 7 furacões, 1 atingindo terra firme no Caribe (Claudette, julho, Puerto Morelos, Yucatán).

2002. 4 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Isidora, setembro, Cuba; Lili, setembro, Ilhas Cayman).

2001. 9 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Iris, outubro, Belize; Michele, outubro, Cuba).

2000. 8 furacões, 2 atingindo terra firme no Caribe (Debby, agosto, Barbuda, St.-Barth, Virgin Gorda; Keith, setembro, Belize).

Fora os furacões, como é o clima?

A temporada dos furacões corresponde á época do ano em que há mais calor e possibilidade de tempestades — como no nosso verão brasileiro. (A época mais seca no Caribe é no inverno do Hemisfério Norte, entre dezembro e abril.) Veja nos links abaixo a média de temperatura e precipitação pluvial mês a mês nos principais destinos do Caribe para brasileiros. Como termo de comparação, lembre-se de que no litoral brasileiro é muito raro algum lugar que apresente menos de 100 mm de precipitação em qualquer dado mês.


Metereologistas: manifestem-se :mrgreen:

Leia mais:

Passagens mais baratas para o Caribe com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Caribe no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Caribe com a Viator

279 comentários

Olá Ricardo
Primeiramente, parabéns pelo site ! Incrivel mesmo, suas dicas para Punta Cana serão extremamente valiosas, para minha futura viagem.
Sobre a condição da agua, digo, esta transparencia incrivel e tom azulado impressionante, fica presente o ano todo ? qual seria a melhor epoca por exemplo para presenciar esta beleza.
O que voce me diz do mes de Maio, já é considerado baixa temporada?
Atenc
Marcos

    Maio em Punta Cana é chuvoso, consulte a tabela no final do post. Vá nos meses mais secos e terá o mar mais limpo e cristalino.

Excelente blog. Cada neura que a gente lê… Tô indo semana que vem pra Punta Cana, com esposa e turma grande e, sinceramente, pode vir o Katrina que domino no peito…

Oi Ricardo,

Já estava com tudo decidido para minha lua de mel em Punta Cana em fevereiro de 2011, mas com as notícias deste recente furacão no Haiti e sobre cólera fiquei um pouco na dúvida. Novembro ainda é período de furacões? vi que no inverno (fevereiro) não há risco, você já ouviu falar na ocorrência de furacão fora de época?

um abraço

Eu e o meu noivo vamos nos casar em dezembro do ano que vem, e eu estou querendo passar minha Lua de Mel em Cancun….. pelo o que eu Li falaram que la é inverno, Tenho medo de ir e passar frio, ou só chover…. será que escolhi mal passar minha lua de Mel em Cancun em Dezembro??? Qual é a media de temperatura???

Desculpe as perguntas…. é a unica coisa q eu to me prendendo para fechar minha Lua de Mel….

Atenciosamente,
Natália

    O inverno no CAribe não é frio. E é mais seco. A época chuvosa é no verão.

Estou pensando em fechar um pacote pro Caribe em dezembro. Mas não´é verão por lá né? gostaria de saber como fica o tempo nessa epoca do ano, e se aumenta a possibilidade de furacoes.. em dezembro! ????

    A alta temporada é de dezembro a abril. É inverno, mas é a época mais seca. Continua quente. Não há risco de furacões.

Estou quase fechando um pacote de viagem para Cancun, pretendo ir do dia 30/10 até 08/11.

Estou preocupada principalmente com as chuvas, qdo vcs falam q é temporada de furacões e chuvas, considero que o tempo ficará nublado?? ou será como aqui em SP, aquele calor durante o dia e uma pancada de chuva de 1 hora no final da tarde???

Estou perguntando porque não tem graça ver aquele mar azul maravilhoso com tempo nublado!!!

Além disso estou em dúvida entre tres hotéis: Bel Air Collection com café, Hyatt Regency sem café e Holiday Inn Arenas sem café.
O melhor preço é o Holiday Inn sem café, em segundo Bel Air (dif. R$ 600,00) e terceiro Hyatt (dif. 700,00).

Eu vi já no bloq que a localização d Hyatt é boa.
E quanto a localização do Holiday Inn que fica em Pok-ta-pok?
O Bel air é muito longe das casas noturnas e restaurantes?

Tks,

Michele S.

Riq eu novamente, E em relacao a violencia, posso andar a noite com seguranca sem ser assaltada… E na sua opniao qual desses lugares é melhor para eu passar minha lua de mel, e em que hotel vc indica p eu ficar (Los Roques, Aruba, Curaçao. Obrigada pelas informacoes do seu site sao mto uteis e esclarecedoras.

Olá Ricardo! Seu site é o máximo! Parabéns!
Viajarei em lua-de-mel dia 19/9/10 e ficaremos até 28/9/10 e acabo de ver as notícias do furacão Igor e da tempestade Júlia… Você acha que devemos desistir?

    Cada furacão tem um caminho específico. Afeta apenas algumas ilhas. O Igor parece estar com a força máxima hoje. E pode — pode — afetar “partes” da República Dominicana, Cuba e Jamaica. No dia 19 certamente esta não será uma ameaça. Pode vir outra? Pode. É temporada de furacão.

    Vc comprou um pacote de 1 semana no Club Med Rio das Pedras. Vc deixaria de ir para lá daqui a uma semana porque saiu no Jornal Nacional que uma grande e potente frente fria deve chegar no fim da semana ao Sudeste e causar chuvas por 2 ou 3 dias (com certeza, não uma probabilidade incerta) enquanto vc estiver lá?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito