Seguro-saúde no exterior: a Wanessa usou (e conta como é)

Usando seguro-saúde no exterior

A Wanessa Lima, que destrincha Buenos Aires com riqueza de detalhes no seu Caderno de Viagem, deu uma passadinha semana passada por aqui para dar um depoimento que faltava nos nossos arquivos: como é usar um seguro-assistência durante uma viagem. No seu caso, foi o seguro “automático” do cartão Visa. Sua experiência positiva:

Voltei há uns dias de minha última viagem e dessa vez precisei usar o seguro saúde…

Comprei as passagens com cartão Visa e resolvi usar o seguro que eles oferecem. Como estava indo para a Europa, entrei em contato com eles para pegar o “certificado Schengen” para apresentar à imigração se fosse o caso. (Não me pediram.)

O procedimento foi simples. Por telefone, me deram um endereço na internet que eu precisava acessar para preencher meus dados e, dentro de 72 horas, receberia o certificado por e-mail. Não recebi no prazo, mas liguei para eles novamente e recebi na mesma hora. Também me passaram os números de telefone para os quais eu deveria ligar em cada um dos países do meu roteiro (isso foi iniciativa deles, eu não perguntei).

No meio da viagem, em Budapeste, precisei de atendimento e liguei para o número indicado. Fui atendida em português. Expliquei o problema, me deram o número de protocolo e disseram que devia aguardar a visita do médico em 50 minutos. Dentro desse prazo, me ligaram para dizer que, por causa do tipo de problema que eu tinha, seria necessário fazer o deslocamento para um hospital, mas que o médico da seguradora viria ao hotel para me acompanhar e que eu tinha de pagar esse custo, não coberto pelo seguro. Esse foi o único contato feito em inglês.

Aguardei mais um tempo – não foi muito – e o médico chegou apenas para me acompanhar ao hospital. Se eu não estivesse viajando sozinha e se não fosse de madrugada (medo!), eu teria tentado dispensar essa etapa, mas, nessas circunstâncias… Paguei 60 euros para o médico me levar no carro particular dele ao hospital.

Chegando lá, o lugar parecia meio abandonado, porque não era um local que tivesse internação, então, havia só uma atendente dormindo atrás do balcão(!). Ela chamou a médica de plantão e fui para a sala de exames. Fiz uma ultrassonografia e fui liberada para voltar ao hotel com a receita dos medicamentos que precisava comprar. Saí procurando o médico do seguro (que, na minha imaginação, deveria me levar de volta ao hotel), e ele tinha ido embora(!) sem me avisar (!!).

Pedi para a médica que havia me atendido chamar um táxi (e ela tinha muito boa vontade). Paguei o equivalente a 4 euros pelo táxi.

Em resumo: o atendimento da seguradora por telefone foi ótimo, todos foram bastante atenciosos e ter podido falar em português ajudou muito. O atendimento pela médica no hospital também foi ótimo. Agora, o médico da seguradora tinha de ter ficado me esperando para me levar de volta ao hotel! Arquei com um custo de 60,00 euros apenas pelo serviço de transporte, porque a assistência médica que ele me prestou foi mínima. Essa semana foi que enviei toda a documentação para a seguradora, então ainda não sei se vão me ressarcir ou cobrar alguma das desperas, mas não tive de pagar nada adiantado pelo atendimento no hospital nem pela ultrassonografia. Paguei a medicação na farmácia (muito barata, aliás). No geral, fiquei satisfeita com o atendimento (tirando o médico fujão…), principalmente pela rapidez com que foi prestado. Acho que usarei de novo o seguro do cartão.

Obrigado, Wanessa!

E você? Já precisou usar o seguro-assistência em viagem? Conte pra gente como foi!

478 comentários

Da primeira vez que fui pra Europa, contratei um seguro saúde internacional com medo de ser barrado na entrada em Londres. Mas o funcionário da imigração quis saber até a cor da minha cueca porém não pediu pra ver o tal seguro.

Por isso, nas outras viagens, eu nem esquentei a cabeça com isso e acabei provando a Lei de Murphy: fui barrado na Lituânia por não ter contratado um.

O agente da imigração não aceitou o argumento de que meu cartão ouro já tinha um seguro. Até porque não tinha nenhum comprovante nesse sentido.

Depois de gastar muita saliva e ouvir uns desaforos, ele me deixou sair pelo saguão do aeroporto (sem passaporte) e ir até uma agência de viagens para contratar um seguro por 5 dias. Enquanto isso, minha esposa ficou esperando com as malas (e os malas) na imigração.

Fui terrivelmente mal atendido pelas funcionárias da agência mas consegui contratar o bendito seguro saúde por uns trocados e nos liberaram depois que mostramos o comprovante.

Tem um pouquinho da história aqui: https://brenob.wordpress.com/2007/07/28/vilnius/

Abraços a todos,

Breno B.

    Fui de ônibus de São Petersburgo para Tallin. Na imigração de entrada na Estônia, entrou no ônibus um agente da imigração e recolheu o passaporte de todo mundo. Éramos os únicos não russos. Uns dez minutos depois, o agente veio até o ônibus, disse meu nome em voz alta e eu levantei o braço. Ele caminhou até mim e, em inglês e de maneira simpática, perguntou pelo seguro-saúde. Mostrei a apólice (essa que o Visa envia para o seu e-mail). Ele saiu, carimbou a entrada e voltou para devolver os passaportes do ônibus inteiro. Super tranqüilo.

Alguém já usou o Acordo Internacional, oferecido pelo Ministério da Saúde? https://www.previdenciasocial.gov.br/conteudoDinamico.php?id=111
Das 3x que viajei para a Portugal, levei esse seguro, mas nunca precisei usar!
Para quem não sabe, a idéia é que quem contribui para o INSS aqui no Brasil, possa ter atendimento equivalente ao SUS nos países que tem acordo com o Brasil.

    Que eu saiba isso só funciona se você mora no país. Existia este acordo também na Itália, e eu tive que me cadastrar quando mudei pra lá.

    Marcie,
    segundo o site do Ministério da Saúde, serve também para pessoas em Trânsito!
    “Os Acordos Internacionais têm por objetivo principal garantir os direitos de seguridade social previstos nas legislações dos dois países aos respectivos trabalhadores e dependentes legais, residentes ou em trânsito no país.”
    Para pessoas em trânsito/viagem, como era meu caso, você pode solicitar o Acordo Internacional por até 3 meses.

Sempre procuro pagar a viagem com Visa e quando o faço viajo só com o seguro do cartão de crédito mesmo, sem contratar nenhum outro adicional. O Visa Platinum oferece não só seguro saúde mas diversos outros benefícios. Depois pagar a passagem com o cartão Visa, vou em https://www.interpartner.com.br/visaform/ , preencho os dados e no dia seguinte recebo o e-mail com o comprovante do seguro. Felizmente, ainda não precisei usar.

Uma vez consegui uma tarifa excelente em um vôo charterzão para Roma que só podia ser paga em dinheiro. Depois de ter lido a Adriana Setti em https://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/o-melhor-custobeneficio-em-seguros-de-saude-de-viagens-isis-x-world-nomads-ou-isis-nunca-mais/ e em https://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/seguro-de-viagens-world-nomads-bom-e-barato-testei-e-aprovei/ , contratei o World Nomads. Além da maior cobertura e menores restrições, a opção ainda era (muito) mais barata que todas as demais que simulei pela Internet. A apólice chegou por e-mail no mesmo dia. De novo, felizmente não precisei usar.

Uma dica para o World Nomads é jogar no Google “World Nomads coupon code” ou “World Nomads discount code”. Sempre aparecem vários sites com códigos/cupons de desconto. Da vez em que usei, consegui um código que me deu 20% de desconto, isto é, o seguro mais barato saiu ainda mais barato.

Obrigada, Ricardo. Este seu blog é a melhor, mas a melhor coisa que podia ser feita para os que gostam ou vão viajar. É absolutamente insubstituível, imperdível. Se e quando eu puder contribuir com alguma coisa que já não tenha sido dita ou explorada, conte com isso. Mais uma vez obrigada.
P.S. – estou agora na pesquisa sobre a Tailândia, para onde devo ir em final de outubro. Mais uma vez as informações que encontro aqui são preciosíssimas.

Boa noite a todos. Por gentileza, como se faz para obter o Cert. Schengen com outros cartões de crédito, que não o Visa? E quem tem o Visa, pode obter em algum site internacional do próprio Visa?
Desculpem a inexperiência e obrigada.

    Ligue para a central de atendimento do seu cartão e pergunte. As condições variam de cartão para cartão (não apenas de bandeira para bandeira). Em alguns cartões é preciso ter comprado a passagem com ele.

    Em geral os cartões Platinum, independente da bandeira, tem essa cobertura.

    Paula, tem de ver isso com cuidado. Eu tenho dois cartões Mastercard Platinum e eles não oferecem seguro quase nenhum. Só o Visa.

    Então pode ser que essa informação não esteja certa, mas o meu Mastercard Platinum oferece sim, assim como o Amex Platinum. Acho que depende de quando o cartão foi feito, pois esses planos mudam muito mesmo.

    PêEsse,
    Eu tenho dois cartões Platinum, um Visa e um Mastercard. Liguei para ambos para checar a questão do seguro saúde e me disseram que tenho direito sim. Aliás, a informação que me passaram é que eu teria direito ao seguro mesmo se não houvesse utilizado o cartão para comprar a passagem. Perguntei 2x, pois havia entendido que o seguro só se aplicaria quando a passagem fosse comprada com o cartão correspondente.
    Bem, como a Paula falou pode ser uma questão da época em que o cartão foi feito. Abs,

Vou viajar também e pedi o Certificado Schengen no site da Visa. Mas minha dúvida é: eu já estou coberta pelo seguro ou preciso pedir algum número de apólice ou para ativarem alguma coisa? Já recebi a carta, mas é um simples papel.
Essa carta também serve para comprovar que estou coberta por um seguro quando passar na imigração?
Obrigada!

    E essa do link eu testei , viu ?
    Imprimi uma reserva com um URL encurtada e entreguei na recepção do hotel . Deu certo 😎

    Então, recebi um arquivo por e-mail da Visa e imprimi! É só isso mesmo e já estou coberta??

Nesta minha atual viagem à Europa,estou com um seguro de viagem da MIC . NA chegada perderam minhas malas numa conexão e fiz o contato com a seguradora no Brasil usando skype. O que eles me disseram era se minha smalas não chegassem em 6 horas eu teria direito a 145 euros em artigos de higiene e vestuario a ser ressarcido posteriormente. minha smalas chegaram 5h depois, entao nao sei como seria o processo de ressarcimento. mas o contato foi atencioso e tranquilozador pelo telefone. perder nossas malas nao é divertido no inicio d euma viagem longa.
au revoir

Obrigado a Vanessa por compartilhar a sua experiencia, e ainda bem que não foi nada grave.

Um dado importante: Na Europa, quem tem cidadania europeia não precisa de saude, pois como se viu, com ou sem seguro vai ser atendido na rede publica.

Já nos EUA, é fundamental fazer o seguro, pois qualquer exame não sai por menos de 1000 dólares, e o serviço publico náo existe.

A Cibele já teve um problema dentário simples, mas doloroso na Argentina. Não tinhamos seguro, e o preço cobrado pelo atendimento, obtido por indicação do hotel foi bem honesto. 400 pesos, menos do que se teria pago pelo seguro.

    Ernesto, boa noite
    Você tem certeza de que quem tem cidadania europeia não precisa de seguro saude contratado á parte? Por gentileza, se tiver mais alguma informação importante sobre isso, me diga, porque vou para a Europa em breve e tenho cidadania.
    Muito obrigada

    Zemafa,
    Não precisa mesmo, vc será atendido na rede pública e por ser cidadão europeu não precisa cumprir o tratado de Schengen pra entrar em qualquer país da Comunidade Européia (o que significa, entre outras coisas, tem um seguro-saúde que cubra um valor igual ou maior que 30000 euros). Mas, lembre-se que os seus acompanhantes de viagens, se não forem cidadãos europeus, precisam sim do segúro.

    Thanks, my dear! Está cada vez mais difícil escrever nesse blog de viajantes pró sem falar nenhuma bobagem, rsrsrs. Adorei! bjos

    Eu também tenho cidadania e sempre me disseram isso também, ou seja, que não precisava de seguro, mas felizmente nunca precisei usar para comprovar.

    Um detalhe importante é que nem todos os países europeus fazem parte do tratado de schengen, portanto se você for passar por um desses países vai ter que comprar um seguro, mesmo tendo passaporte europeu.

    Oi gente! Nossa quase 4 anos depois dos comentários, aqui estou eu com uma dúvida do seguro saúde. Já li todos os (ótimos) comentários de vocês, porém em detrimento do meu roteiro de viagem eu não sei se vou precisar fazer um seguro saude ou não. Eu também tenho passaporte europeu, porém o meu primeiro destino na Europa é Londres, que parece não ter cobertura de assistência de saúde para os cidadãos europeus. Isso procede? Vou precisar comprar o seguro? Obrigada pela ajuda!!

Um casal de amigos estava em Buenos Aires, agora no final de junho, com duas filhas adolescentes. Uma das garotas desenvolveu um quadro sugestivo de Pielonefrite Aguda. Teve atendimento pelo médico do seguro, que solicitou cultura de urina. Só trataria paciente após o resultado da urocultura ( colhida, resultado seria dada 7 dias após ). A garota com muita febre e dor. O médico dizia que se a garota piorasse, daria uma guia para internamento hospitalar. Os pais entraram em contato com a médica daqui que orientou o tratamento. Conseguiram comprar o antibiótico sem receita. Ficaram ansiosos, desejando retornar imediatamente e tiveram que comprar por preços astronomicos as passagens de retorno, de urgência. As passagens que tinham viajado eram de milhas, que não conseguiram trocar. Com esse relato aprendi que é prudente fazer um seguro que reembolse passagens que precisem ser trocadas por motivo de urgência.

Augusto, será que pode combinar os seguros? Acredito que eles são excludentes, quer dizer … acho que tem uma cláusula na maioria deles que impede o uso combinado …
Uma dúvida: quem aqui já usou esse Patriot America? Ele cobre Europa (tratado de Schengen?)

    Thiago,
    quando vc compra a apólice do Patriot America pode escolher cobertura internacional com ou sem EUA. A cobertura é mundial.
    Quanto a usar as duas apólices não posso responder. O que eu fiz foi verificar os hospitais que atendem tanto um quanto o outro seguro em Orlando. Encontrei um perto do condomínio onde eu me encontrava. Se necessário procuraria atendimento lá.
    Para a grande maioria dos problemas o seguro do cartão dá a cobertura necessária. O patriot ficaria reservado para uma eventualidade mais séria.
    Quando eu comprei a apólice a imprimi em casa e levei para a viagem. Mas a seguradora a enviou pelo correio mesmo assim.
    Abçs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito