Canadá de Oeste a Leste: o balanço da Dani S.

Vancouver

A Daniela Siqueira acaba de voltar de um baita périplo pelo Canadá. Ela conseguiu um feito: conseguiu combinar o oeste o leste numa mesma viagem. Como sempre, pôs seu relato objetivo numa caixa de comentários (outro feito). E também como sempre, eu  não resisti em transformar o depoimento em post.  Fala, Dani!

Acabei de voltar de uma viagem ao Canadá, fazendo costa oeste e leste, e passei aqui pra dar retorno.

O meu roteiro ficou assim:

– Voamos (com milhas) pra Vancouver, onde ficamos 3 noites;

– Pegamos carro e fomos de ferry para Victoria (2 noites);

– Ferry de novo para subir pra Whistler (1 noite);

– De carro rumo aos parques das Rochosas, via Lilloet, dormimos em Kamloops (1 noite);

– Fizemos as Rochosas de carro (Jasper, Lake Louise e Banff, 2 noites em cada)

– Dirigimos até o aeroporto de Calgary e voamos para Toronto, com passagem comprada avulsa pela Air Canada.Ficamos 3 dias em Toronto;

– Depois de visitar Toronto, alugamos carro de novo e seguimos para Niagara Falls, com um desvio para fazer compras nos EUA. Uma noite em Kingston e uma em Ottawa;

– Seguimos para Montreal (três dias) e depois para Quebec City, de onde voamos de volta.

O que eu mudaria:

– Talvez voaria direto para Victoria, pra fazer Vancouver e Whistler em seguida;

– Com quase certeza voaria de Vancouver para Edmonton, para fazer só os parques, sem a compriiiiida viagem pra chegar lá;

– Ficaria bem menos tempo em Toronto, e quase nada em Montreal.

O imperdível, na minha opinião:

– As Rochosas, em especial a Icefields Parkway;

– O percurso entre Jasper e Lake Louise, de babar, e com bichos a todo canto (fiquei mais perto de um urso do que em zoológico);

– Em termos de cidade, Victoria e Quebec City são maravilhosas, e Ottawa não decepciona.

– Cidades grandes não são essas coisas não – muito parecidas com os Estados Unidos pro meu gosto, apesar de mais limpas. Meio asséptico.

O clima:

– Pra variar, choveu. Mas junho (quando estava fazendo bom tempo) é lindo pra ver tudo verdinho, e com neve em cima das montanhas.

Se alguém precisar de dicas mais específicas, tamos aí.

Obrigadíssimo, Dani!

Foto gentilmente surrupiada do site oficial de Vancouver.

127 comentários

Devidamente favoritado. Há anos penso em ir ao Canadá mas outro roteiro sempre entra na frente. Ótimo post.

Daniela S, parabéns pelo lindo viagem!!!

Eu pensei fazer um roteiro pelo Canadá. Eu queria conhecer a Sunshine Coast, Victoria, Calgary, Banff e Lago Louise… mas ao final eu fui a outro destino. Tenho pendente Canadá. Vou anotar suas dicas.

Ai, que emoção!! Fiquei sem internet por uns dias, e quando abro dou de cara com um post “meu”! Brigada, Riq!!
Comparar costa oeste com a leste do Canadá não dá mesmo – são completamente diferentes (e até o estilo de viagem refletiu isso). Eu só concluí que as cidades grandes do Canadá são muito normais, parecidas demais com outras cidades, sem personalidade (apesar de todas terem suas atrações próprias). Mas não dá pra deixar de fora de qualquer roteiro pelo Canadá nem Victoria, nem Quebec City, nem Ottawa…
Niagara Falls é completamente boba depois de ter ido em Foz do Iguaçu – confirmei uma suspeita anterior. É uma Las Vegas em miniatura de frente para duas quedinhas d’água. Mas não deixe de ir em Niagara-on-the-lake: a estrada pra lá é linda, cheia de vinícolas, e a cidadezinha, parada no tempo em 1850, é fofa, e cheia de flores, com vários restaurantes e lojinhas gostosos.

Dani, ótimo relato! Enxutinho mesmo!
Engraçado que eu AMO Montreal! Não gostou muito de Toronto! Eu ficaria um ou dois dias, no máximo, em Toronto, mas Montreal eu ficaria uns 5 dias! Adoro!1
Só conheço a Costa Leste! Espero conseguir ir a Oeste ano que vem!
bjbj

Oi, Riq. Eu vou sair de férias e não sei pra onde ir. Me dá uma dica. Adoro seu blog.

(=P)

    Não existem carinhas suficientes!Tô rolando de rir!
    O pior é que se fizessem uma estatística básica, mais de 70% das perguntas que aparecem aqui seriam como essa. Ou assim:
    Post: Não vá para a cidade X em agosto
    Comentário 1: A cidade X é legal em agosto?
    Haja paciência!

    Riq, que coincidência, estou com a mesma dúvida que o gabebritto! Será que rola mais um local aí da sua bola de cristal? 🙂

    Riq, mais uma sugestão. Chama o polvo Paul para te ajudar. Adivinhação é com ele…
    Abçs

Adorei essa matéria sobre o Canadá. Estou planejando visitar o Canadá há pelo menos três anos, mas sempre acabo desistindo por algum motivo e/ou alguma nova rota.
Gostei muito também dos comentários da Mirela. Queria ouvir mais dicas de comida e ou comidas típicas pelo Canadá.

Um abs

    Oi Henrique,
    estou pesquisando sobre o Canadá e cai no seu comentario, no ‘viaje na viagem’. achei engraçado porque eu tb estou ha uns 3 anos sonhando com o Canada, e resolvi me programar para julho proximo. voce ja foi?

Na minha opinião, comparar a costa oeste com leste do Canadá é injustiça. Pois uma é super diferente da outra… e elas oferecem atividades completamente diferentes para fazer.
A costa oeste é cheia de paisagens lindas (Calgary não tem graça, só se serve para começar a viagem as Rochosas terminando em Vancouver…).
Fiz um roteiro básico de 14 dias na costa leste que pode ajudar com o roteiro do pessoal: https://mikix.com/?p=1234
Para quem conhece as grandes cidades da America do Norte, Toronto e Montreal podem deixar a desejar, mas tem varios lugares interessantes que o pessoal esquece de ir e acabam só ficando no basicão.
O Parc Omega entre Ottawa e Montreal é imperdível.
O balanço da Dani está legal!!!
Abs

    Mi,

    concordo com você, que comparar uma costa a outra é mesmo covardia. :). Eu sou completamente apaixonada por Vancouver e no fim de semana que passou, finalmente fomos a Ottawa. Ficamos em Niagara Falls, mas fizemos um bate e volta em Toronto que me deixou com água na boca de ficar mais uns dias na cidade. Enquanto pesquisava na internet achei tanta coisa legal pra fazer por lá. Principalmente no verão né? Que delícia é aquele HarbourFront Centre. Os posts e vídeos estão fresquinhos lá no recém lançado, novo site. 🙂

Uma região quase sempre ignorada pelos que visitam o Canadá é a costa leste a partir da região de Charlevoix na província do Quebec. Fiquei uma semana de férias em Saint-Simeon, duas horas de carro a leste da cidade de Quebec. É uma região linda cheia de montanhas, fjords, rios, pequenas cidades charmosas com ótimos restaurantes (principalmente Baie-Saint-Paul), passeios de barco e excelentes queijarias. Tudo isso com um pouco já de cheiro de mar: a água do rio nessa altura já é salgada e é também é local de alimentação para uns 15 tipos de baleia (vimos belugas nadando em frente à casa que alugamos). Em uma semana praticamente cada dia teve sua própria atração. Algumas fotos que tirei estão aqui:

https://gallery.me.com/ericocm#100369

Espero em outras oportunidades ir mais além para a região de Gaspé e as províncias do leste: New Brunswick, Prince Edward Island, New Foundland e Nova Scotia.

    Èrico, que ótima sugestão, da próxima vez (não sei quando vai ser, mas com certeza haverá) vou incluir essa região no meu roteiro. Aliás, as fotos e filmetes do site http://www.bonjourquebec.com são de tirar o fôlego! Acho que aquela região toda é linda.

    A região norte de quebec é realmente linda… aliás a província de Quebec é show! Eu adoro… acho que o clima latino me deixa em casa.
    Nova Scotia está na minha lista de lugares para conhecer urgentemente, juntamente com o estado de MAine nos EUA. Já fico sonhando com as lagostas fresquinhas que vou comer 🙂

Ah.. se todo mundo tivesse essa lucidez da Dani e do Marco e fizesse um relatório assim ! A inclusão “do que eu mudaria ” é sensacional !!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito