Com o meu cordial boa noite

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Praia dos Ossos, Búzios

Esta é a Praia dos Ossos, em Búzios, como é vista da varanda da pousada em que estou. Este vai ser um fim de semana de trabalho -- quem está aqui também é a Elisa, a C.E.O. das Organizações da Bóia, para uma longa reunião de planejamento. Se você quer sugerir alguma coisa para o Viaje na Viagem, este é um bom momento para pitaquear smile

56 comentários

Denise Mustafa

como eu digo, esse lugar e essa foto ai são OSSO (no singular mesmo).
Aproveite, querido!
beijo!

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

Com esta vista você já está viajando na viagem, com certeza. Não precisa de sugestão. Aproveite.

Rodrigo Barneche

Reunião de planejamento é sempre estressante, mas com essa vista deve ser bem mais gostosa wink enjoy, comandante!

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

O site é o melhor que existe. Deixo duas sugestões apenas para tentar contribuir e para (me) ajudar no meu vício horal (de hora em hora estou por aqui). As sugestões representam minha visão particular, que pode ou não coincidir com a de outros trips.

- A inclusão, logo abaixo do título do post, de uma informação dizendo o dia e hora da última alteração ou comentário. Motivo: às vezes um post enorme, já todo lido, está arquivado para consulta. Quando a gente volta a ele não sabe se no período entre a última e a atual leitura houve algum acréscimo e para saber precisa ler tudo de novo. Não que reler os posts do blog seja ruim, mas é que, quanto mais "velho" o site vai ficando, mais tempo pode haver entre a última e a atual leitura de um post e mais posts arquivados existirão.

- A ampliação do comentódromo e a criação de algo como "posts comentados nas últimas 24 horas". Motivo 1: às vezes alguém faz um comentário em um post e dez comentários depois o comentário no post já não aparece mais no site. Com isso, alguém que poderia se interessar e contribuir termina não vendo e não ajudando porque não esteve no site enquanto o comentário estava destacado. Motivo 2: a assinatura dos feeds não tem o mesmo dinamismo que acompanhar diretamente pelo site, principalmente quando alguém, por algum motivo (viagem desplugada, p. ex.), passa muitos dias sem ler o blog (trata-se de um site muito comentado e, com isso, os feeds depois de poucos dias já são inúmeros e quem quiser acompanhar tem de ir de comentário em comentário).

Só sugestões, Ricardo. O site é tudo de bom, todo mundo sabe.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Ricardo, me ocorreu uma outra sugestão, também causada pela experiência prática com o site.

- A criação de uma ferramenta de pesquisa exclusivamente nos comentários. Motivo: se eu não estiver fazendo algo errado, a ferramenta "buscar no site" do canto superior direito pesquisa apenas no texto dos posts e isso deixa de fora muita informação preciosa e importante que está apenas nos comentários. O Google genérico não supre porque mesmo tentando filtrar incluindo "viaje na viagem" na pesquisa ainda vem muita coisa de fora.

Repetindo: são meras sugestões meramente aperfeiçoadoras de algo que já é excelente.

Andre Lot
Andre LotPermalinkResponder

Riq, uma API do Google Maps para destacar lugares comentados e tudo o mais naquela plataforma (tal qual faz o Expedia, o Travel Advisor, ente tantos outros) seria um acréscimo ENORME. Com poucas tags, e o mapeamento por satélite cada vez mais extenso, ficaria muito mais fácil acompanhar/localizar/adicionar como favorito lugares comentados por vc no Google Maps.

Léo Luz
Léo LuzPermalinkResponder

Linda imagem!

Reunião de planejamento? Ui... Só não precisa abrir o a bíblia Porter aí ao lado ok?! haha

Divirtam-se!

smile

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Eita que beleza de vista prá inspirar reuniões !!

Já que é pra pedir , sugerir, sonhar , aqui vai uminha só :

Um revisor ( humano ou não ) que delete todas as perguntas duplas e os chatos de carteirinha que alugam o blogueiro e esgotam a paciencia dos leitores #prontofalei

Lu Malheiros
Lu MalheirosPermalinkResponder

Sylvia,
Assino embaixo! smile

Denise Mustafa

Também concordo com a Sylvia.
A duplicidade das perguntas bestas, e a "imbecilidade" de outras acaba enchendo a caixa de comentários de posts importantes (vide aquele de Aruba e o de NY). Fica quase impossível ler todos os comentários, e cada vez mais vão surgindo coisas iguais pq, obviamente, a pessoa não vai ter "coragem" de ler 300 coisas escritas acima.
Acho que algumas perguntas precisam ser deletadas. E isso não vai fazer o Riq perder o crédito com os fãs antigos e novos. Vai ajudar e organizar.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalinkResponder

É mais do que isto. Querem tudo mastigadinho, tratamento personalizado. É preciso esgotar a pesquisa e ler todos os posts relacionados, depois tirar as dúvidas. Viajar é pesquisar, dá trabalho e prazer.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

Denise, só pra te dar um exemplo de como vc está certa nos posts q aponta: eu montei toda minha micro-viagem a NY de julho agora baseada em informações coletadas aqui no VnV. Tudinho. Sério, se sua viagem for basicona (como é a minha), eu acredito q todas as perguntas possíveis já estejam respondidas - como sair do aeroporto, aluguel de carro, transporte público, restaurantes, hotéis (de acordo com cada bairro!), passeios bacanas, vida noturna, compras, bairros mais legais de acordo com seu perfil viajante... Basta procurar.

Acho q se poderia realçar isso logo no início do post talvez - ou sei lá, de algum jeito. Pq há uma lista com links para todas estas informações, mas parece q muita gente passa por cima dela sem pestanejar. Talvez chamar atenção para isso de alguma forma - não sei como, porém.

Denise Mustafa

Exatamente, Lucia. Acho que poderia ser feito um post, talvez, sobre isso. O Riq já faz post respondendo praticamente TO-DAS as perguntas. O que ficaria a mais seriam as dicas dos leitores, com experiências próprias.
Não sei como o Riq aguenta pergunta do povo sobre "em qual loja em Aruba encontro um tênis nike mais barato". Pelamordedeus.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Sylvia, se você tivesse um blog não duraria um dia. O VnV só é o que é, pela educação, generorisade e humildade do nosso... não seu Ricardo Freire. #PRONTOFALEI
Você é invasiva demais: PRONTOFALEIDENOVO

Ricardo Freire

A Sylvia está certa, Zé.

80% do meu tempo de responder perguntas é gasto com freguês que googlou de menos, que procurou de menos no site, que não leu o texto do post, que não se deu ao trabalho de ler os comentários anteriores ou que acha que eu posso escrever um tratado inédito numa caixa de comentários, ou ainda pensa que eu estou de plantão aqui para planejar férias inteiras, tintim por tintim, dia por dia. Alguns dias isso é um massacre. E fogo amigo só faz piorar as coisas.

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Riq, a Sylvia sempre tá certa. Só que o site é democrático e o reino dos céus é dos fracos e oprimidos rs. Eu acompanho todos os comentários daqui, desde o início. Pegue os comentários lááá de atrás. Todos nós evoluimos juntos e graças à você. Hoje a maioria aqui viaja na sua viagem, compra mala de 4 rodinhas igual a sua, experimenta a comida que você curte... você sabe disso! Esse pessoal que cai de paraquedas é o que vai comprar seus livros, vai te seguir, vai abrir blog com ou sem ghostwriter e vai acabar te amando como todos nós te amamos...
Eu tenho uma imobliária e adoraria só vender fazendas e mansões de trocentos milhões de reais, mas atendo com a mesma humildade o carinha que quer um meio-lote de 30 mil reais como o ban ban ban que quer aquele imóvel.
Ninguém administra melhor uma caixa de comentários que você... não perca nunca sua marca registrada. No máximo coloque alguém pra te ajudar com os novatos, como TODOS aqui já foram um dia.

Zé
PermalinkResponder

Tá nos planos do Riq colocar uma seção FAQ no site (ele já mencionou isso aqui). Vai ajudar bastante, tenho certeza mrgreen

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Noossa ! Isso é TPM ?
Não é preciso ler o que a gente não gosta , e tb não é necessário gritar :?:

Marcie
MarciePermalinkResponder

Ataques de simpatia? Democracia tem limites, meu caro. O resto é grosseria, mesmo.

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

Oi! Não resisti... minha humilde opinião: se a Sylvia tivesse um blog, seria um sucesso tão grande... Sempre ajudando,sempre disposta,sempre dividindo sua especialidade conosco. O que o Zé viu como invasivo eu vejo como a alma deste site, o fato de todos tentarem ajudar os outros!! E toda a elegância, respeito,etc. que o Zé elogia no Riq faltou no comentário dele sobre a Sylvia.

Zé, eu como blogueiro entendi completamente o que a Sylvia disse. É frustrante a gente pesquisar, escrever o post, e logo depois nos comentários encontrar uma pergunta sobre algo que está claro no texto, redigida por alguém que não leu o post e trata o blog não como um espaço de trocas mas como um assistente pessoal de viagens. Este é o tipo de leitor chato que ela refere. Não o leitor que busca informações simples ou precisa de auxílio. Acho que você exagerou um pouco na dose ao desferir um ataque a uma das mais importantes colaboradoras (pelo menos na minha área favorita, BsAs) do site. Eu sempre encarei este espaço como uma grande àgora, onde todos contribuem apaixonadamente, com o único desejo de ver os outros felizes!! Mas sempre aparece um leitor que não está buscando esta troca, não está buscando conhecimento, não está planejando e curtindo os preparativos de uma viagem. Este leitor não lê o post, não faz a pesquisa mais básica,não lê os comentários anteriores e faz perguntas extremamente pessoais e subjetivas que realmente aborrecem. Não pela pergunta em si, mas pelo desrespeito ao esforço e tempo do autor para criar um texto onde a pergunta é respondida!! É esse leitor, não aquele iniciante na informática ou que tenha perguntas simples, que foi o objeto do comentário. Abraço!

Zé
PermalinkResponder

Marco, só como esclarecimento e pra não dar rolo: acredito que você esteja dirigindo seu comentário ao Zé Maria e não a mim, certo? Meu nome é lindo mas às vezes causa confusão. Se bem que o Zé Maria é meu xarazão e gosto muito dele mrgreen E da Sylvia também mrgreen

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

oops, é isso, o comentário é dirigido ao Zé Maria! sorry! Eu não conheço ele,mas já conheci um pouquinho da Itália com as fotos dele, viu Zé Maria? smile smile

Zé
PermalinkResponder

Hahaha, acho que essas fotos de que você está falando são minhas e não do Zé Maria eekops:

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

ihhh, agora os dois Zés estão me confundindo! smile Quando clico no nome do Zé Maria entro na página do Picasa... São suas? smile smile

Zé
PermalinkResponder

Hahaha, que rolo! Não, essas fotos são do Zé Maria mesmo! É que eu tinha um fotoblog com fotos da Itália... Como um Marco (não sei se é você) foi lá e deixou um comentário, achei que você estava se referindo, por engano, ao meu fotoblog lol

Beto
BetoPermalinkResponder

Vocês são uns fofos bêbados! #PRONTOFALEI!

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Beto, pra você ter falado com tanta convicção, é porque você viu as fotos da Itália, onde em 60% delas eu tô bebendo. Por falar nisso smile vamos no bar do Toninho qualquer dia?

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Zé, eu tinha prometido que nunca mais iria fazer comentários à meia noite e meia de sexta pra sábado... Quebrei o juramento e fiz essa MERD4 aí.
Justo aqora que to indo pra Buenos smile smile smile

Cris Campos
Cris CamposPermalinkResponder

Gente, essa linda foto me passou toda a melancolia de um dia de eliminação da copa. Ou será que sou eu? rs

Eu tenho um pitaco bem pequenino:
Que tal colocar uma opção de "follow up" pra quem comenta um post específico?
Às vezes seguir o rss de todos os comentários do site fica muita coisa, mas é sempre interessante ficar sabendo se houve resposta ou o que os outros estão dizendo naquele post específico que a gente comentou.

Gustavo - Viajar e Pensar

Que deste caldeirão saiam grandes idéias.
Abração!!!

Ernesto, o pato

Riq

Que o site é ótimo e está ficando cada vez melhor não precisa nem falar, mas como sugestões:

Mais espaços para promoções e barbadas.

Promoções especiais para os trips, incluindo lugares que oferecessem hospedagem em troca de divulgação para os colaboradores frequentes;

Uma opção de corretor de texto nos comentários.

Viagens especiais para os trips, com cursos de fotografias, vinhos, e outras atividades, alem de convenções como as do Rio.

Links para as promoções de passagens que o Rodrigo oferece.

Um otimo fds para voce! Grandes ideias!

Claudia Beatriz

Longa reunião de planejamento... em Buzios, meu lugar preferido no mundo.. nossa, vou sugerir pro CEO da empresa que eu trabalho pra ver se cola smile
O que eu posso dizer? Aproveite muiiiito... pra planejar e realizar.
Você conhece o restaurante do Davi, que fica na rua de trás da rua das pedras? Adoro a comida de lá!

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Para mim não há dúvida: Viaje na Viagem é perfeito, pelo seu funcionamento democrático e higiene mental!!!!!!!!

Anna Francisca

Acho tudo perfeito. Comentários recentes sobre posts já existentes aparecem no lado direito, e com dia e hora inclusos no post. Não é preciso ler o post inteiro. Acho que não entendi o pedido de "inclusão" do PêEsse.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Anna Francisca, um comentário feito só aparece do lado direito enquanto ele for um dos dez últimos comentários (conte e você verá que o comentódromo é composto apenas dos dez últimos comentários). Quando ele for o 11º em "antiguidade", já não aparecerá mais. Experimente fazer um comentário em dia de charada ou de enquete. Seu comentário pode desaparecer do lado direito em cinco minutos, considerando o boom de comentários nesses posts. Por isso, a sugestão de ampliação do comentódromo e de criação de algo como “posts comentados nas últimas 24 horas”, para que se tenha uma visão melhor do todo.

Sempre ressaltando que são sugestões meramente aperfeiçoadoras de algo que já é excelente.

Majô
MajôPermalinkResponder

Linda foto, muito inspiradora para o relax e boas idéias.
Como são lindos os dias no outono, né ? Aliás, o Rio tem tido dias belíssimos smile

Zuzu
ZuzuPermalinkResponder

Riq
Prá mim tá tudo perfeito, mas voce deve estar exausto!!!Talvez descentralizar seja uma boa idéia, principalmente por voce fazer tanto trabalho de campo.
Eu imagino o tanto que voce trabalha e me pergunto se voce nunca tira férias de verdade.!Se cuida, bjo.

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Riq, concordo com a Zuzu, acho tudo ótimo, só não sei como vc dá conta de atender e informar a tantas pessoas. Acho que todo mundo pensa que vc só se diverte, mas será que dá pra relaxar? Aproveite Búzios um pouco, bjus.

Maryanne hotelcaliforniablog.wordpress.com

Adorei a ideia do Ernesto, nos tornarmos uma comunidade mesmo. Acho a ideia otima, mas vc teria que ter alguem pra viabiliza-la.Alias, ja nao entendo como vc consegue fazer tudo que esta fazendo hoje. Eu, por muito menos, to totalmente sem tempo de escrever no blog.

Lucia Malla
Lucia MallaPermalinkResponder

O site é excelente e a dinâmica funciona bem. Minha sugestão é pros empresários de turismo de plantão: que alguma empresa patrocine o Riq numa viagem pelos pontos do menu lá de cima q estão vazios: África, Oceania e boa parte da Ásia. Pra ele completar o melhor guia em língua portuguesa com todos os pontos do planeta. smile

(Sonhar não custa nada, né?)

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Não pensei em isso...mais Lucia, essa sugestão é muito boa.

Amélia
AméliaPermalinkResponder

Uns 50 posts por dia, mais um ano sabático de brinde só para viajar na viagem .... por em prática os sábios ensinamentos ...

Tete'
Tete'PermalinkResponder

local perfeito para trabalhar! precisa de uma assistente? wink e' so' chamar!

Marcie
MarciePermalinkResponder

Posso ser assistente da Teté? Gradicida.

CarlaZ
CarlaZPermalinkResponder

Tem uma coisinha que nao sei se isso e por conta do patrocinador...mas preferia quando o Comentódromo ficava no lugar da pesquisa de passagens...
Outra coisa é esse bando de perguntas antes de pesquisar...surgindo uns posts que ninguem vai ter paciencia de ler os comentarios (ex. Aruba x Curaçao)...
Alias, Riq, agora que assino feeds fico impressionada como vc responde todas as perguntas!
Fiquei pensando como ajudar...pensando como uso:
1 - lendo diariamente
2 - na época que já escolhi o destino para entender(essa é a fase de perguntas tb)
3 - pra ter ideia de onde escolher hotel e ver se tem alguma dica
4 - proximo da data da viagem pra relembrar etc

Augusto
AugustoPermalinkResponder

Riq,
sei que tecnicamente algumas mudanças são complicadas, mas fica a sugestão de desenvolver uma página do site para smartphones e iphones só com os posts do blog (deixando de lado as barras de ferramentas).
Nunca participei de um encontro do VnV, mas tenho vontade como alguns outros participantes. Fica a sugestão de criar um evento VnV com palestras sobre viagens, destinos e dicas e stands com patrocinadores e editoras. A parte social não pode ficar de fora tbém. Penso em um evento por adesão. Provavelmente o primeiro seria pequeno, mas acredito que com o sucesso os próximos seriam maiores.
É só uma contribuição dentro desta Brainstorm.
Abçs

Marcie
MarciePermalinkResponder

Agora que o Augusto mencionou...eu não ficaria nem um pouquinho chateada se tivesse uma app da Bóia pro Iphone. Fica feio o padrinho copiar os afilhados ( Destemperados)? wink

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Vim só assinar embaixo do comment da Marcie e reforçar que um app da Bóia seria espetacular... smile

Cris Berger
Cris BergerPermalinkResponder

Oi Riq! Sabadão em Porto, acabo de ver Toy Story 3 pela segunda vez. To aqui na BAT Caverna matando um sanduba com suquinho e vim xeretar teu site/blog. Todos somos teus fãs, mestre! Então só nos cabe desejar que tenhas ainda mais inspiração e manda bala nesta reunião de planejamento. Nós sabemos o quanto isso é fundamental. Finalizo dizendo: saudades. beijo grande aqui do sul, Cris.

Patricia Maria

Olá eu sugiro um local para ouvidoria. Por exemplo, um espaço para comentar sobre locais "medalhões" visitados, e se "é tudo isso mesmo"? Algo do tipo, Jericoacoara: voce foi? gostou? considera uma das melhores prais do brasil? sim? não?...Um local para dar sugestões ou reclamar. Diferente do comentodromo.

Paulete
PauletePermalinkResponder

Eu não sei como chama, mas tem um "negócio" ótimo para os comentários que manda um email pro leitor quando o comentário é respondido. Aí é só clicar no link e cair na resposta do comentário. Mais ou menos oque acontece nos comentários do Facebook.

Cris Campos
Cris CamposPermalinkResponder

Isso que eu quis dizer com "follow up"! A Paulete explicou mais explicadinho. wink

Paulete
PauletePermalinkResponder

Ah em tempo, falo isso pq as vezes pergunto algo e depois pra achar a resposta fica difícil...

Marco Cavalheiro - Buenos Aires Dreams

um espaço onde os leitores possam enviar suas fotos de viagem, que tal? Acho que seria divertido... Abraço!

Júlio Castro
Júlio CastroPermalinkResponder

Sylvia,se o Mário permitir um beijo pra vc.Obrigado por tudo.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Uma ferramenta que dissesse automaticamente à todas Cristinas, Carlas e etc, que vieram depois de mim, Carla, CarlaZ, Carla2 que a primeira que chega pega o nome rsrs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar