O novo vídeo promocional do Brasil, em versão completa

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Brazil is calling you

No início da semana, quando vi a notícia do novo vídeo da Embratur para promover o Brasil no exterior, fiquei encafifado com vááááárias coisas. Uma: por que a locução final estava em português? Por que tinham editado o vídeo em 1 minuto -- formato de TV -- quando poderia ter sido editado numa secundagem qualquer, para viralização grátis na internet?

Eram essas as minhocas que eu ia levantar neste post -- até que, pesquisando melhor, finalmente achei uma versão de pouco menos de dois minutos (1'49"), com locução em inglês. Fiquei contente. A maior duração faz toda a diferença -- muitas das cenas que ficaram de fora da versão enxuta são, na minha opinião, as mais impactantes.

É o primeiro comercial/viral de qualidade feito pelo turismo brasileiro em  muitíssimos anos. É um excelente pontapé inicial para a Copa.

Foi criado pela Artplan, produzido pela O2 (a produtora de Fernando Meirelles). O trabalho de som é muito bom, da Tentáculo.

Agora só me expliquem uma coisa: por que aqueles parisienses do final falam a língua do outro lado do canal da Mancha?

46 comentários

Rosa
RosaPermalinkResponder

Ficou lindo mesmo!!! Emocionante!!!

Claudia Beatriz

Líndissimo mesmo!!!! E vamos combinar, é muito dificil mostrar tudo que o Brasil tem em um minuto... senti falta de tanta coisa. Nem imagino como ficou com corte de 1 minuto. E concordo, ficou esquisito o final.. se fizeram tanta questão de mostrar a Torre Eiffel, pra dizer que era em Paris, porque não tascar logo um francês e botar legenda?
De qualquer maneira está maravilhoso!

patricia
patriciaPermalinkResponder

Não curti muito. Apesar de não conhecer 99,9% do Brasil pessoalmente, achei que deixaram tantas coisas bacanas de fora, focaram mais em praias e cenas já tão comuns. E concordo contigo, francês falando inglês é forçadérrimo!

A. Lot
A. LotPermalinkResponder

Imagine como seria fazer um vídeo promocional da Itália ou França - impossível se nào fosse um curta-metragem. É normal escolher certas cenas e locações para mostrar e, no caso desse vídeo, elas se focam nos 5 destinos mais visitados por estrangeiros (Amazônia, Rio, Foz do Iguaçú, Pantanal e São Paulo) e 4 novos roteiros escolhidos para internacionalização nos próximos anos (como Chapada Diamantina e outros, não lembro a lista completa).

Blog Boa Viagem (Luiz Jr.)

O vídeo realmente ficou perfeito, casa emoções, com os principais locais turísticos de nossa pátria. Realmente no fimzinho aquela suspirada e aquele grito expressam a realidade do sentimento que todo brasileiro deve sentir depois de ver o vídeo. O problema foi só o final mesmo assim como foi observado pelo Riq. Creio que esse vídeo não foi feito para convencer os franceses a virem pro Brasil.

Dri
DriPermalinkResponder

Bem, se eles queriam Torre Eiffel E pessoas falando em inglês no mesmo take... Deviam ter filmado em Las Vegas! Eu tenho uma foto do Paris Paris que até hj as pessoas mais desavisadas não acreditam que não é da "verdadeira".

Fora isso, de fato ficou bem bonito. Talvez pudessem ter incluído um take do Vale dos Vinhedos e de pessoas bebendo vinho...

Adriana
AdrianaPermalinkResponder

PESSOAL, ESSE FILME FOI FEITO PARA O PÚBLICO INTERNACIONAL, PARA CHAMAR O TURISTA INTERNACIONAL PARA O BRASIL. ESTÁ SENDO VEICULADO NO MUNDO INTEIRO, EM REDES MUNDIAIS. NÃO TEM COMO FAZER UMA VERSÃO EM CADA IDIOMA OU UMA VERSÃO PARA CADA PAÍS. POR ISSO, O IDIOMA UTILIZADO FOI O INGLÊS, OFICIALMENTE A LÍNGUA MUNDIAL.

Ricardo Freire

MENINA NÃO PRECISA GRITAR ESCREVER EM MAIÚSCULAS NA INTERNET É FALTA DE EDUCAÇÃO

mrgreen

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

É bonito, mas a gente não consegue sair do sambinha, take aéreo de praia, etc., né? Fico pensando naquele vídeo turístico da Islândia ( Islândia, pelamordedeus!- http://www.youtube.com/watch?v=npawmHVaf-E ) e tenho a impressão que é muito mais empolgante do que o nosso...

Meilin
MeilinPermalinkResponder

Ah, mas vamos combinar que mesmo pra nós, nativos, é difícil conhecer todas as atrações sensacionais do patropi durante uma vida vivendo aqui. Imagina pra um gringo? Imagina reunir tudo num tempinho tão minguado?

Fabíola
FabíolaPermalinkResponder

Pois eu achei emocionante! E está de bom gosto.
Marcelo, por mais que se queira mostrar mais do Brasil, é preciso, também, confirmar certas expectativas que os gringos possam vir a ter e, a partir daí, expandir o leque de possibilidades...
Minha única estranheza já foi mencionada: os "franceses" falando inglês.
Ah, e bateu uma saudade do Brasil... Parênteses: estou morando na Áustria há mais de 1 ano.

Cristina L
Cristina LPermalinkResponder

nossa, eu quis chorar quando o cara dá o berro no final. que sensãção de liberdade!!!!!

ai, férias maravilhosas que começam na segunda e que vão me tirar desse escritório!!!!

Zé Maria
Zé MariaPermalinkResponder

Será que a intenção do vídeo não é chamar o americano pro Brasil ao invés dele ser chamado, mais uma vez, pela França.

Natalie
NataliePermalinkResponder

Não quero ser do contra, mas eu ainda acho que o Brasil pode mais, pode produzir melhor, pode se vender melhor. Talvez eu esteja exigindo demais mesmo... mas já é primeiro passo razz E tem até uma cena do Grupo Corpo grin grin

Ricardo Freire

Concordo: o parâmetro é o último vídeo da Índia, que eu postei aqui ano passado, que é translumbrante.

O que eu gostei neste é que é o primeiro que não tem nenhuma breguice, o que já é um avanço mrgreen

Georgia
GeorgiaPermalinkResponder

Gostei! Adorei ver a imagem do Inhotim no filme.

Paula*
Paula*PermalinkResponder

Legal. Mas não gostei dessa história do filme começar em NY e terminar em Paris. Eu sei que estão chamando as pessoas pra conhecerem o Brasil, mas sei lá... não me emocionou tanto assim...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Emocionante e magnífico!!!
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!

renata
renataPermalinkResponder

fiquei contente! finalmente um video sobre o brasil sem mulheres semi-nuas dancando na sapucai! que vitoria para as mulheres brasileiras...

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Sentimos o mesmo ao mesmo tempo Renata.
Confesso que tive que ver o video duas vezes , pois achei que tinha perdido alguma coisa ,já que a fixação-nacional não está disponível para a venda .
A Embratur-Artplan fizeram o primeiro gol.

Sylvia
SylviaPermalinkResponder

Pra mim está perfeito!
Só não ter samba-no-pé a cada segundo já é uma mudança e tanto.
Quanto ao final, me parece claro : pessoas do mundo todo estão vindo ao Brasil , simples assim wink (inclusive turistas não franceses que estão saindo de Paríí )

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalinkResponder

Muito bom, acertaram a mão neste video pois mostram de maneira equilibrada nossas atrações. Muita aventura, cachoeiras, rios, cultura e esportes. Um detalhe legal é que quando mostram a praia esta associada a esportes: voo, wake board e até golf. Como falaram ai em cima nada de praia com mulheres de fio dental. Esta abordagem é bem bacana pois assim conseguimos um diferencial, pois praia por praia os gringos, principalmente dos EUA, ficam com o Caribe.

Cris Campos
Cris CamposPermalinkResponder

Amei o vídeo. Achei lindo, de bom gosto e emocionante.

A única coisa que me intriga é: por que tantas pessoas loirinhas de olhos azuis e tão poucas de outras etnias?
Eu entendo que o objetivo é vender para estrangeiros e que talvez esses estrangeiros (norte-americanos principalmente) se identifiquem mais com isso.
Mas acredito que mesmo eles gostariam de ver o que eu considero ser o melhor do Brasil, a mistura de raças.

Ricardo Freire

Não tinha prestado atenção nisso... bom ponto.

Silmara Colombo

Adorei!
Hoje também falei sobre um vídeo no meu blog. Um vídeo de 12 min sobre a cidade de São Paulo. Chama-se "São Paulo é tudo de bom". Alguém conhece?

http://deturistaaviajante.blogspot.com/

Silmara Colombo

Consegui postar o vídeo dividido em 2 partes. Vale a pena assistir.

Adri Lima
Adri LimaPermalinkResponder

Gostei! Adorei reconhecer Ouro Preto, o Inhotim e a Chapada Diamantina!

Paty
PatyPermalinkResponder

hauhauha tb pensei isto! Pensei q eu tinha visto mal hauhauha
Amei esse comercial, ficou muito lindo!

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Gostei! Bacana que, além de gastar nosso dinheiro, o governo e a produtora conseguiram "limpar" o povo brasileiro. Assim nós, negros, tocamos violão num luau e torcemos discretamente num Maracanã lotado de europeus. Muito bonito, os gringos vão perder o medo de ser assaltados! Amei.

yara cynthia
yara cynthiaPermalinkResponder

Marcio, estou contigo. O governo gasta nosso dinheiro, como sempre, para promover um país que não existe. Saem as bundas e o samba no pé, entram os "negros" tocando violão civilizamente. Opss! Eles não deveriam estar assaltando?

Marcio Nel Cimatti

Gostei do vídeo. Acho que a idéia foi mostrar turistas europeus e americanos se divertindo por aqui.

As imagens são belas, produção bem feita com bom trabalho de som. Bacana, vou postar no blog tbm.

E o visto para americanos, será que ninguém lembra de acabar com isso. Temos copa e olimpíadas chegando.

Pra fechar, como esse Brasil é lindo, né? Bjos!

Juliana Amorim

Ah, gente, eu gostei. Pra mostrar tudo tinha que ter 5 horas hehehe

Gabriela Ribeiro

Fiquei pensando agora: "Nossa, quantos lugares pra se conhecer nesse Brasilzão!"

Adorei o video!

Felipe
FelipePermalinkResponder

Tem que ser em inglês mesmo. Fico revoltado com aquela campanha de "tá hora de conhecer o brasil". O preço do turismo aqui é para quem recebe em euro!!!

Só o preço de um bom/razoável hotel em qualquer desses destinos aí equivale a uma viagem completa (passagens, traslado, hotel) para muitos países do exterior. Isso sem falar na quantidade de hotel "4 estrelas" que, mesmo com diária de 150 dólares, ficam atrás de muito hostel que tem por aí afora...

Marcia Guasco
Marcia GuascoPermalinkResponder

Felipe, tenho que discordar de você, a campanha do "Ta na Hora de Conhecer o Brasil" é muito linda, e mostra a diversidade de lugares que nós brasileiros nem sonhamos que exista exemplo: Alter do Chão. Já viajei um bocado, e sempre consigo ótimos preço de estadia, lógico que não tenho grana para ficar em hotéis 5 estrelas, mas existem muitas pousadas em todos os cantos e muito boas é só procurar.
Mais uma informação, o turismo interno brasileiro cresceu muito nesses últimos anos, e a classe C é a grande responsável por esse crescimento, depois entra no site do ministério do turismo e veja, lá vc também encontra várias dicas.

carolina
carolinaPermalinkResponder

Assim, sei que é pra gringo, mas só vi um negro e nenhum asiático no filme....só branco é turista?!

Fora que os únicos "nativos" negros são os menininhos da banda, as belezas naturais realmente são a grande atração do país, mas a população multirracial e a forma como convivemos com diferentes culturas é uma atração a parte. Uma pena isso ter sido deixado de fora.

zuzu
zuzuPermalinkResponder

Riq
A emoçao do "Brazil is calling you" vai acabar na esteira de bagagem com tanta desorganizaçao, empurra-empurra e sujeira.
Se a infra-estrutura nao melhorar prá Copa e Olimpíadas nao há apelo emocional que resista.
Voce acredita que em 04 anos (já começados) é possível melhorar tanta coisa do caos aéreo, que começa em terra? To super cética, e cada vez que eu passo em Gru, desanimo mais.
Até o aeroporto de Maringá, que quando inaugurado estava funcionando adequadamente já está pequeno e caótico!

A. Lot
A. LotPermalinkResponder

Então, o Brasil está crescendo economicamente, mas os investimentos em infra-estrutura deixam a desejar, até que aumentaram, mas ficam aquém do necessário. Precisamos de milhares de quilômetros de novas auto-estradas duplicadas e em boas condições, não apenas reformas, mas reconstrução completa de certos aeroportos, e por aí vai.

Nossos AeroShoppings são muito bons, pisos como os da Europa e EUA ou melhores, mas falta controle aéreo etc. etc.

Uma coisa que já está me deixando irritadíssimo por antecipação é a série de medidas que o governo vai ter de tomar em última hora para garantir a Copa. Já se fala em priorizar férias de setores inteiros do funcionalismo público para o perído, de mudar o calendário de férias escolares para cobrir 6 ao invés das 3 semanas usuais de férias no meio do ano, e também, de acordo com um colega que é relacionado à Infraero, estudam-se medidas "plano B" como dar prioridade aos vôos ligando as sedes da Copa e forçar os demais passageiros a viajarem menos nessa época.

Cristina
CristinaPermalinkResponder

Concordo com a Zuzu, não acredito que o Brasil vai conseguir mostrar ao mundo que pode fazer uma boa Copa do Mundo, já que além da falta de infraestrutura, o que vai pegar é a falta de segurança.Uma pena...
Quanto ao video, acheio bonito, apesar de meio surreal, ja que nao mostra a " verdadeira" populacao brasileira.

A. Lot
A. LotPermalinkResponder

Cristina, mas nenhum vídeo promocional mostra "a verdadeira população" do lugar. É um vídeo feito para mexer com o consumidor (turista) internacional, não um documentário.

Pessoas bonitas, lugares fotogênicos preferidos por estrangeiros, tudo isso é parte de estratégias de comunicação para vender destinos.

Cláudia
CláudiaPermalinkResponder

"Pessoas bonitas..."
Tens razão, os negros são feios, iriam 'enfeiar' o video e afastar os turistas.
*ironia modo ON*

A. Lot
A. LotPermalinkResponder

Em momento algum sugeri isso! Só não acho que o espírito autoritário de cotas e o de procurar pêlo em ovo caibam em um caso como esse! É uma peça publicitária, certamente houve um diretor envolvido e ele escolheu o casting. Não tem uma conspiração para esconder pessoas com genes h, j ou p de vídeos.

Moisés
MoisésPermalinkResponder

O vídeo é belíssimo realmente e seria perfeito se não fosse a questão do cast.
Concordo que vídeos turísticos devam utilizar paisagens e pessoas bonitas, mas estas existem em todas as cores. Só falta a disposição de fazer a coisa certa.

Senzatia
SenzatiaPermalinkResponder

Eu gostei, acho que temos potencial pra mais, mas como foi dito, primeiro passo foi dado.

Claudio
ClaudioPermalinkResponder

O vídeo tá ótimo... mas que o Brasil tem mais a mostrar isso tem...

não querendo estender a polêmica, mas... as pessoas que aparecem no vídeo são para os estrangeiros se identificarem com elas e não para esconder a verdadeira cara do país... (nossa! muitas pessoas como nós viajam para o Brasil, vamos também!!!)

Vídeo promovendo Brasil no exterior « A Janela Laranja

[...] promovendo Brasil no exterior 17 de julho de 2010 O Riq postou e eu resolvi colocar aqui também para os amigos holandeses que passam por aqui conhecerem o [...]

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar