O que você mudaria se refizesse aquela viagem?

BR 101, Espírito Santo

A Carla Portilho do Idas e Vindas sempre faz isso nos seus relatos de viagem: depois de mostrar como foi, ela faz uma autocrítica da estratégia e conta como faria a viagem à luz da sua experiência.

Recentemente a Dani S. usou a mesma técnica para falar de seu périplo pelo Canadá — com grande sucesso entre os leitores.

Daí a CarlinhaZ entrou para sugerir: ei, que tal se fosse aberto um post em que todo mundo pudesse contar como refaria alguma viagem bacana? Adorei a sugestão.

Diga lá: o que você teria feito de diferente naquela viagem? Que mico você evitaria (e de que jeito), que lugares dispensaria, onde ficaria mais tempo ou iria em outra época do ano?

Conte dos seus desenganos — assim a gente vai direto à vitória (não sem antes tomar um guaranazinho….).

255 comentários

Ah sim! Na última ida aos EUA (Las Vegas + NY) não teria comprado o Wii Fit achando que ia malhar em casa e teria gastado o dinheiro com melhores jantares e mais vinhos!

Lembrei de mais uma: teria dormido uma noite (mas só uma haha) naquela vilinha perto do Neuschwanstein (acho que é Füssen).

Em compensação, não deixaria de ter ido no inverno, pra ver neve no castelo, muito lindo. A subidinha a pé é muito fácil, mesmo com neve. E olha que eu tenho joelho destruído e prática zero com gelo escorregadio.

Teria ido a Colonia del Sacramento quando fui a Buenos Aires. Só preciso dar um jeito de reservar aquele barco ainda do Brasil, porque as duas vezes que eu fui não consegui comprar com poucos dias de antecedência.

Em Paris não teria comprado o passe de museus, sai caro se for a poucos museus (odeio só ir pra bater ponto nos lerês!) A única vantagem deles é que não precisa pegar filas em lugares “filorentos” como o Louvre.

Meu marido quando foi pra India, acabou escolhendo um guia que disse que não cobraria nada pelas instruções, e no fim acabou sendo chavecado pelo tal guia que era gay! hehe
Hoje ele evitaria ir para lugares distantes, desérticos com guias que não cobram nada, hehe.

Viajar com traveller cheques pela Argentina, Uruguai e Chile. Já fizemos isso. Mó furada!

    O mesmo digo eu na Europa. Ainda bem que era a reserva, e não tive que trocar. E, serão a reserva da proxima viagem. Ningem aceita, e os bancos cobram de 5 a 8% de taxa para trocar.

    Temos que aceitar que traveller cheques são coisas do passado, são obsoletos, são os disquetes do universo do turismo!

    Excelente definição, Marília. Traveller’s Check, Eurail Pass, e outras coisas são passado hehe.

Bom, a minha experiência foi da última viagem looonga, de mais de 30 dias. Não posso dizer que trocaria, porque quando fui eram as únicas opções que tinha por causa de grana. Mas eu ficaria mais tempo em Amsterdã (só ficamos quase 2 dias). Não teria ficado 1 semana em Toulouse, na casa de um amigo, sem conforto. Teria aproveitado as regiões próximas, conhecido outras cidades do sul da França.
Mas repito: tudo isso foi feito por causa de orçamento.
O que não mudaria jamais e quero repetir: 1 semana inteira em Florença, fazendo bate-voltas por perto, de trem mesmo. É do que mais sinto saudade (mesmo com o calor que fazia nessa época)..

    Pois eu queria ter ficado apenas 2 dias em Amsterdam e ter ido para o interior da Holanda, ao invés dos 4 longos dias que passamos lá…

    Amsterdam e eu não fomos feitas uma para a outra, com certeza!

    rsrsrs jura? pois eu amei. quero voltar e ficar mais tempo.

    Conheço mais de uma pessoa que antipatizou com Amsterdam tendo se hospedado no centro daa cidade e, numa segunda visita, ficando perto da área do Vondelpark, acabou gostando muito. Eu fui apenas uma vez, fiquei no centro e acabei não gostando muito. Quero voltar e conferir se a hospedagem numa área mais agradável muda minha impressão.

Estou passando 3 meses aqui na Alemanha (stuttgart), mas me arrependo amargamente de só ter separado 1 final de semana em Berlim. É de chorar, dá raiva só de lembrar… 🙁

Ano passado em Ushuaia, trocamos o passeio pelo canal de Beagle pelo tren del fin del mundo. Nos arrependemos amargamente.

    Essa foi demais amigo, que furada. É um mega pega turista este trem que você mal cabe dentro.

Viagem de volta ao mundo, 6 meses:
Eu teria tirado a Europa do roteiro e passado bem mais tempo na Ásia.
Foi legal visitar os amigos na Europa, mas sair da alegria e hospitalidade asiática e chegar no frio (do ar e das pessoas) europeu foi um pouco decepcionante.
Talvez eu devesse ter feito o caminho inverso!

Por essas e outras que a gente não pode parar de viajar nunca né?! Já vamos programando mais tempo na Ásia para a próxima vez. 😀

Eu não teria ido de “Pacote” para a Copa da Africa do Sul.
Viajar independente teria sido mais bacana ainda e haviam ingressos para todos os jogos.
Mas mesmo assim a viagem foi “quase” perfeita !!!
Sonho realizado !!! Vi uma Copa !!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito