Santiago com neve: um dia entre Valle Nevado e Farellones

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tirolesa em Farellones

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma bela atração para não-esquiadores..

Testei o passeio "Excursión a la Montaña" da TurisTour, a maior agência de turismo receptivo de Santiago. Me pareceu uma maneira bem prática de ser apresentado a três estações de esqui -- Valle Nevado, El Colorado e Farellones -- e entender se vale a pena fazer um tour assim, em vez de ir direto a uma estação só.

Reservei por telefone, só anotaram meu nome e o quarto do hotel. Às 7h50 chegou o pequeno ônibus -- vim a saber mais tarde que aquele era o tamanho máximo que um veículo podia ter para conseguir contornar os cotovelos da estrada da montanha. Comigo subiram mais sete brasileiros, todos desempacotados -- mas, pelo que pude notar, fregueses de carteirinha de passeios organizados. Na meia hora seguinte, passaríamos em mais quatro hotéis e receberíamos os passageiros de outra van que tinha passado em outros três. Às 8h30 éramos vinte passageiros, todos brazucas.

O guia, muito bom, avisa que, para não ficarmos o tempo todo no ônibus, iremos só a duas estações, Valle Nevado (rapidinho) e Farellones (parada com mais tempo, já na hora do almoço). Antes de tudo vai haver uma parada fora das estações, para um contato mais livre -- e grátis -- com a neve. Em Farellones será possível fazer aulas de esqui. Quem estiver interessado deve traçar um sanduba ou empanada em Valle Nevado, porque o tempo em Farellones não é suficiente para almoçar e fazer aula.

Parada para alugar roupas

Pegamos a avenida Presidente Kennedy, passando ao largo de três grandes shoppings. Antes de sair da cidade, uma parada estratégica numa lojinha da Ski Total na avenida Nueva Las Condes para alugar roupas próprias para a neve. Eu tinha esquecido de levar as botas impermeáveis, luvas e gorro da viagem à Patagônia -- então precisei morrer em 10 dólares para alugar botas e outros 10 dólares para as luvas.

Cinco minutos depois já estávamos no Camino a Farellones, uma estrada acanhada construída nos anos 30. São 40 curvas até chegar ao centro de esqui Farellones (de onde se continua a El Colorado e La Parva). A partir da entrada de Farellones, uma outra estrada, particular, construída nos anos 90, leva a Valle Nevado (depois de outras 20 curvas).

Já no início do caminho dá para ver que é melhor não arriscar subir por conta própria. A estrada é bastante apertada, e as curvas, fechadíssimas. Basta uma fina capa de gelo para tornar tudo megaperigoso (e obrigar ao uso de correntes nas rodas). Não há economia que valha o risco e o stress.

Vimos neve no caminho até Farellones, mas bastou passar batido pela entrada e pegar a estrada a Valle Nevado para que tudo, tudo, tudo ficasse branquinho (com exceção do asfalto).

Entre Farellones e Valle Nevado

Algumas curvas adiante de Farellones, a primeira parada do passeio. Vinte minutos para apresentações pessoais: Neve, este é o Brasileiro; Brasileiro, esta é a Neve. Este é o momento para fazer tudo o que não pegaria bem dentro de uma estação de esqui. Mas até que o nosso grupo estava bem comportadinho.

Paradinha na neve

Alugue botas, ou você vai encharcar seus sapatos

E, cá entre nós: para quem só está interessado em ver neve, pegar na neve, perder a virgindade com a neve, este será o momento mais divertido do passeio. (Para alguns, poderia até acabar ali que já estaria ótimo...)

Parada na neve

Subimos então para Valle Nevado. No caminho, uma providencial camada de gelo na estrada obrigou a uma parada não-planejada. Ótimo: deu para fotografar com calma o lindo caracol desenhado pela estrada na montanha branquinha.

Caracol no caminho de Valle Nevado

Correntes nas rodas

Caracol a caminho de Valle Nevado

O caminho para Portillo (que é a estrada de Mendoza) tem um caracol ainda mais impressionante. Mas certamente o custo x sacrifício de um bate-volta a Portillo (3 horas em cada sentido) só para ver a estrada não vale -- quando tão pertinho de Santiago, a 45 minutos da saída da cidade, se pode ver esse caracolito do Valle Nevado.

Para quem só vai espiar, como nós, o caminho a Valle Nevado é bem mais interessante do que a parada em Valle Nevado. Lá em cima não há nada o que fazer além de "conhecer" a estação (Valle Nevado, este é o Brasileiro; Brasileiro, este é o Valle Nevado).

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma atração para não-esquiadores..

Valle Nevado

Valle Nevado: snowboarding

O principal dos hotéis de Valle Nevado

O acesso à área das pistas na alta temporada custa 33.000 pesos (66 dólares), e só se justifica para quem vai passar o dia inteiro. Me senti vagamente farofeiro. Teria sido mais entretenido usar essa hora em El Colorado, onde dá para andar de teleférico (por 13.000 pesos, ou 26 dólares).

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado: esqui

De Valle Nevado descemos até Farellones, onde é feita a parada para almoçar (mas o almoço não está incluído).

Farellones

Enquanto Valle Nevado é uma estação de esqui tipo exportação, voltada sobretudo aos turistas estrangeiros, Farellones funciona como um playground da neve para os santiaguinos. As instalações são bem mais modestas, os ingressos são mais em conta (o acesso na alta temporada custa 10.000 pesos, ou 20 dólares) e, o que é melhor: há diversões até para quem não queira esquiar ou fazer snowboard.

Farellones: tubing

Farellones: tubing

Farellones: tubing

O maior barato de Farellones é o tubing, versão na neve dos tobogãs com bóia dos parques aquáticos. Por 7.000 pesos/14 dólares (acrescidos aos 10.000 pesos/20 dólares da entrada no parque) você compra uma hora de uso do tobogã -- com direito a ser rebocado ao começo da pista (ah, se fizessem isso nos parques aquáticos...)

Farellones: tubing

Outra atração off-pistas de Farellones são os juegos aéreos -- um circuito de pontes de corda e tirolesas que me deu vontade de fazer. Os participantes são transportados até o início do circuito e, depois de deslizar nas alturas, desembarcam junto ao restaurante. Custa 7.000 pesos/14 dólares extras.

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Mas quem disse que o nosso grupo pôde fazer alguma dessas coisas? Como fomos almoçar, ao deixarmos o restaurante já não dava mais para se encaixar no próximo turno do tubing, e a última sessão de juegos aéreos tinha acabado de acontecer. Ou seja: a recomendação de comer uma empanadita em Valle Nevado deveria ter sido estendida a todo mundo que quisesse fazer alguma atividade em Farellones (e não apenas aos que pretendiam pegar a aula de esqui de 90 minutos).

Eram quatro e meia da tarde quando começamos a descida em direção a Santiago. Passamos na lojinha da Ski Total para devolver os itens alugados. Quem quisesse podia ficar num dos shoppings pelo caminho -- um grupo pediu para descer no Parque Arauco. Cheguei ao meu hotel, no centro da cidade, um pouco antes das 7 da noite.

Minhas impressões

Baseado numa única experiência -- o que é pouco, e me permite mais intuir do que dizer categoricamente --, achei que um passeio estruturado como este é interessante para quem quer ver a montanha nevada dos melhores ângulos e ter um primeiro contato com a neve.

Quem quiser usar o dia da montanha para começar a aprender a esquiar ou sobretudo para brincar na neve, acho mais interessante pegar só um trânsfer Santiago-estação de esqui-Santiago.

Para ter uma aula de esqui e aproveitar para praticar um pouquinho depois, dá para escolher entre Valle Nevado (a mais bacana), El Colorado (nível intermediário) e Farellones (mais popular/recomendável para iniciantes). Para saber os preços, é só clicar nos nomes em azul.

Mas se o objetivo for brincar na neve, iria direto para Farellones e aproveitaria o dia ao máximo.

O passeio que fiz pela TurisTur custou 28.000 pesos (56 dólares), sem entradas aos parques nem almoço.

Um trânsfer simples pela SkiTotal sai 10.000 pesos (20 dólares) ida e volta por pessoa, desde que você pegue a van num dos dois endereços da companhia -- shopping Omnium (Av. Apoquindo 4900), ou Av. Nueva Las Condes 12375, na saída da cidade. Querendo ser buscado e entregue no hotel, o preço dobra: 20.000 pesos/40 dólares por pessoa.

É possível alugar roupas e equipamentos nos dois pontos de partida da SkiTotal (o equipamento completo para esquiar sai US$ 36) ou nos próprios centros de ski.

Valle Nevado

Quando ter contato com neve

Garantido: julho a meados de setembro (estações abertas e funcionando)

Possível: finzinho de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro (estações podem estar abertas de meados de junho a início de outubro, dependendo da quantidade de neve)

Sem chance: janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro (estações fechadas)

Post escrito em julho de 2010.

Leia mais:

662 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Roberto Neves
Roberto NevesPermalink

Ricardo, muito boas as dicas. Estou indo 18/08, e queria tirar uma dúvida: quero ir ao Vale Nevado (para conhecer o mais famoso), e Farellones, que podemos fazer outras atividades que não esquiar (que não faz partae dos meus planos). Esses dois passeios tomam o dia todo? A agência tem pacote apenas para esses lugares? Abraço.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Esta agência tinha este pacote que parece ser exatamente o que você procura, Roberto. Vale Nevado só pra olhar e Farellones pra tubing e tirolesa. Leia o post com atenção, por favor. Eu juro que não sei explicar mais detalhado do que isso.

Vivian
VivianPermalink

Ricardo, vou pegar estes passeios da ski total, mas estou na duvida se dá para esquiar sendo principiante. Vale a pena pegar um dia inteiro para el colorado e ficar com aula? Quanto a roupa , vale a pena alugar ( sou do nordeste brasileiro 365 dias de sol ao ano)?

Daniel
DanielPermalink

Vivian,
Faz uns 10 anos que nao esquio, e quando o fiz, usei um "fun ski" (ski curtinho, nao aquele comprido) que é mais facil.
Nunca fiz aula, subi e desci na marra, mas eu tenho um bom equilibrio (por causa de anos de judo). Nesse caso, a primeira descida é um exercicio de perseverança mesmo (vou conseguir, vou conseguir, vou conseguir) e de paciencia (chao a cada 10m).
Mas na 2a descida ja começa a ficar divertido. A primeira vez que voce consegue se reequilibrar sem cair, é uma conquista!
Agora, se voce nao tem tanto equilibrio, e principalmente se nao faz nenhum esporte, nem de brincadeira (eu sou mais pra sedentario), ai acho que vale a pena uma aulinha, mais pra saber o que fazer com os pes.
Sendo de um lugar tao quente, acho que vale a pena alugar sim. Eu sou de Curitiba (brrrrr), mas mesmo assim vou alugar, para depois nao ter que lidar com um monte de roupa no resto da viagem.
Divirta-se smile

Graziela Porto
Graziela PortoPermalink

Estou indo para Santiago dia 11/08 e volto dia 15/08, já li todas as dicas aqui. Vou ao Valle nevado e na concha y toro, no destemperados peguei a dica do Lamu lounge. Aceito dicas do pessoal. Obrigada.

Henrique França - Beagle

Oi Graziela,
Uma dica de um restaurante interessante pelo inusitado, é o Giratório
Av. 11 de Septiembre 2250 - 16º andar. Desembarcar na estação Los Leones (pela saída à esquerda do metro - direção Av. Providencia - já se vê a placa do Giratorio Restaurant à direita da saída) Fica perto de lojas da Paris na região de Providencia, não tem muito erro não.
A comida em si não achei um espetáculo, mas o visual vale a pena. Tanto no final da tarde como à noite.

josé luiz simons monteiro

en tienpo son 07 adultos 04 niños periodo 13/09 á 17/09/2010

Renato Mendonca
Renato MendoncaPermalink

Ola Ricardo.... muito legaal seu relato da viagem, eu estou indo pro Valle no proximo final de semana e fico ateh dia 20/08.... Vi sua dica de aluguel de roupa, na Ski Total, seria essa a melhor opcao de Santiago? Tipo, é barato, normal ou caro?? to comecando a pesquisar alguel de roupas pq é realmente necessario, hehehe.... abraco

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Toda a minha experiência de estações de esqui está detalhada neste post, Renato. Não sou autoridade nem jamais serei.

Percebi que existem várias lojas que alugam no caminho entre Santiago e as estações.

Mas usando o bom senso -- se eu fosse ficar uma semana numa estação de esqui e não tivesse experiência eu alugaria tudo por lá mesmo, na estação, junto com o equipamento, para fazer eventuais trocas. Uma vez lá em cima você não vai descer só pra pegar uma bota um número maior ou menor.

Maura
MauraPermalink

Para quem só quer ver e brincar na neve, em sua opinião basta ir a ferelones? Lá tem lugar (tipo restaurante - lugar fechado) para a gente ficar e se aquecer quando estiver cansado de ficar no frio, e quiser dar uma sentadinha e relaxada? Restaurantes muito cheios?
Valeu pelas dicas.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Sim. E restaurante cheio também. Não vá no fim de semana.

Synthia
SynthiaPermalink

Ricardo,

Estou indo para Santiago dia 19/08, com 02 crianças de 10 anos que gostariam de conhecer a neve e praticar alguns esportes (brincar). O que vc me sugere devo fz, ir direto para Farelones ou Vale Nevado? Pelas suas observações achei que em Farelones seria mais divertido para elas brincarem, inclusive nós adultos, contudo, tem como ir direto para Farelones ou tenho que obrigatoriamente passar por Vale Nevado ?

Henrique França - Beagle

Oi Synthia,
Leve os meninos diretos para Farellones e ande no tubing ! Eles irão se divertir até sem o risco de se machucarem e se complicarem com os esquis. Tem como ir direto para Farelones sim, é mais perto do que o Vale Nevado.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Farellones me pareceu um passeio mais objetivo e aproveitável. Cuide para não ir num fim de semana, quando lota.

Você entendeu errado a localização das estações. Farellones fica antes de Valle Nevado. O meu passeio é que passou em Valle Nevaado primeiro, para fazer a parada pró-forma. A parada para aproveitar era em Farellones, e como tinhamos pouco tempo (gasto na ida pró-forma a Valle Nevado) foi pouco aproveitada.

Natália
NatáliaPermalink

Excelente Post, fotos e dicas!
Vou para Santiago em setembro, a previsão é de

Natália
NatáliaPermalink

Excelente Post, fotos e dicas!
Vou para Santiago em setembro, baixa temporada e finalzinho da neve... Estava 100% com o Vale Nevado em mente, mas seu relato das atividades em Farellones, me fizeram mudar de idéia... Adorei a idéia do tubing e da tiroleza.
Vc citou que as instalações são mais modestas, por acaso chegou a ver algum hotel por lá? Sabe qual o esquema para quem gostaria de passar uma noite? Ou ainda, passar uma noite e seguir para o Vale Nevado?
Desde já, super obrigada! Inclusive pela dica do Giratório (que vc passou para a Graziela) =))
Beijinhos!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Para se hospedar, o melhor é Valle Nevado. Como o Flavio disse, as acomodações em Farellones e El Colorado são mais modestas. Mas ficando em Valle Nevado você pode comprar o passe para todas as estações, usando os teleféricos como locomoção.

flavio
flavioPermalink

Natalia, ha opcoes para aluguel de aptos em el colorado e principalmente em la parva, outra estacao no caminho, mais voltada para os santiaguinos que tem apartamentos de temporada por la.E, se nao me engano, existem albergues nessas duas estacoes tambem.

flavio
flavioPermalink

Complementando o post do Ric com mais informacoes da neve e do esporte: Para quem quiser encarar a subida de carro, no inicio da subida existem barracas de pessoas que alugam e montam as correntes nas rodas. Como ele disse existem N locais para aluguel de equipamento na Av. Las Condes, a ski total eh a maior e tem pessoas que atendem em portugues inclusive. Para quem tem alguma nocao de surf, skate, wakeboard, windsurf, kitesurf e afins, snowboard eh a melhor pedida. Para quem patina, ou ja andou de ski aquatico, escolha ski. Todas as estacoes tem pistas para iniciantes, e tem aulas, tanto em grupo quanto particulares. E, para quem ficar hospedado em valle nevado, recomendo a piscina externa aquecida do hotel, sensacional.

Natália
NatáliaPermalink

Riq e Flávio, super obrigada pelas informações úteis e rápidas! =))
Estou definindo o roteiro, não me sinto mto segura em ir de carro, pois não tenho habilidade em dirigir na neve, mesmo com as correntes. Como o Riq disse meu momento é aquele "Natália essa é a neve, neve essa é a Natália."
Beijoo!

Gabi
GabiPermalink

Acabo de voltar de Valle Nevado. Fiquei hospedada lá e acho que vale muito a pena se, e apenas se, você está decidido a esquiar. Fomos em 10 pessoas (8 adultos e 2 crianças pequenas) e alguns nao queriam/podiam esquiar. Resultado: quem esquiou (como eu) amou! Em 3 dias, pegando uma aula, já deu pra brincar bem, apesar dos muitos tombos e alguns sustos (mas faz parte! smile). Já quem ficou pelo hotel estava entediado no fim do primeiro dia. Nao há atividades fora esqui e snow na neve nem sequer bons lugares para fazer um boneco ou uma guerrinha de bolas de neve. O pessoal acabou ficando num cantinho do local onde ocorrem as aulas de esqui. Realmente nao foi muito bacana pra eles, pelos relatos acima acho que teriam aproveitado muito mais Farellones. Eu aluguei os equipamentos por lá mesmo. As botas e os esquis pesam bastante e sao difíceis de carregar. O preço há uma semana estava: 19.000 pesos chilenos o dia todo (das 9 às 17) e a metade das 13 às 17. Vale fazer uma aula antes de começar. Meu namorado e eu arriscamos descer numa pista fácil sem saber nada mas foi tombo atrás de tombo! Com uma horinha de aula particular (49000 pesos chilenos para duas pessoas) a coisa fica beeeem mais fácil e segura! No começo até colocar o esqui dignamente parece tarefa impossível!!! rsrsrs Boa viagem pra quem está indo! Se curtirem esquiar como eu, logo logo conhecerao muitas estaçoes! Aliás, alguém tem dicas de onde esquiar no fim do ano? smile

Adriana
AdrianaPermalink

Boa tarde!! Pretendo ir para Chile no inicio de setembro, e achei muito válido suas dicas.
Quero conhecer Valle Nevado, mas não quero esquiar, mesmo assim é necessário alugar essas roupas??
Obrigada....

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você levar casaco, luvas, gorro e calçado impermeável não vai precisar alugar.

O teleférico só é usável por quem comprar os passes de esqui, não vale a pena para você.

No seu caso o melhor é ir direto a Farellones, num dia de semana (nos fins de semana enche demais) e comprar o passeio da tirolesa.

Adriana
AdrianaPermalink

Ahh e mais uma dúvida, onde posso pegar o teleferico, fica em Valle Nevado ou outra estação??

Obrigada...

Gabi
GabiPermalink

Oi Adriana, vi sua pergunta sobre o Valle para o Ric. Em Valle Nevado você nao pode andar de teleférico se nao estiver de skis. Há apenas um teleférico onde vc entra sem esquis mas esse mesmo, na volta, é só com skis. Conclusao: eles nem deixam vc ir (nossos amigos que nao esquiaram em Valle ficaram frustadíssimos).
Nao fui pra Farellones mas por todos os comentários acho a melhor pedida.
Espero ter ajudado! Boa viagem!

Adriana
AdrianaPermalink

Ricardo e Gabi...

Muito obrigada pela dicas.....

Gigi
GigiPermalink

Olá Ricardo,

eu, meu marido, minha filha de 2 anos mais um casal de amigos vamos pra Santiago no início de setembro (dia 12). Também não somos adeptos dos "pacotes", estamos montando a viagem com as informações da net. Queremos conhecer a neve e inicialmente pensávamos em passar o dia em Valle Nevado pra conhecer a estação de esqui. Como não estamos planejando esquiar por conta da minha filha (como vamos nos revezar no cuidado com ela, não teríamos tempo hábil em um só dia de ambos terem aulas e esquiarem), gostei da dica das opções em Farellones (tubing e juegos aéreos). Você tem alguma dica sobre transporte particular para 4 pessoas?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Está no texto, Gigi:

Um trânsfer simples pela SkiTotal sai 10.000 pesos (20 dólares) ida e volta por pessoa, desde que você pegue a van num dos dois endereços da companhia — shopping Omnium (Av. Apoquindo 4900), ou Av. Nueva Las Condes 12375, na saída da cidade. Querendo ser buscado e entregue no hotel, o preço dobra: 20.000 pesos/40 dólares por pessoa.

Para chegar ao site da Ski Total é só clicar no link em azul. Tudo o que está em azul no texto é clicável.

celia alves
celia alvesPermalink

Riq querido, estou pensando em ir com minha mãe (84 anos)para santiago, para comemorar seu aniversário. Estou pensando em 5 dias. O que acha? Vamos com 2 amigos. Adoraria ir até o deserto, sem ela, mas acho que nNo tenho tempo. Para a capital 5 dias é um bom número. temos bons passeios, museus e parques?
bjo grande,
célia

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Célia, pra fazer o Atacama direito você precisa de quatro dias inteiros lá em cima, sem contar o dia da chegada. São duas horas de vôo até Calama, mais uma hora e meia de táxi ou van até San Pedro de Atacama.

https://www.viajenaviagem.com/category/atacama

Para Santiago 5 dias está bom. Dá pra fazer todos os lerês na cidade --

https://www.viajenaviagem.com/2010/03/fotoblog-lerezando-em-santiago/

... e pegar algum passeio para as vinícolas do Vale do Casablanca (qualquer agência oferece) ou, se ainda tiver neve, passar um dia na montanha (releia este post).

Se calhar de vocês ficarem um fim de semana, recomendo que passem uma noite de sexta ou sábado em Valparaíso.

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/valparaiso-surpreendente/

A vizinha Viña del Mar, que é o Guarujazão do Chile, está com suas principais atrações -- os palacetes-museus -- fechadas desde o terremoto.

juliana
julianaPermalink

Estarei em Santiago no início de setembro. Acabei de entrar no site de Farellones e vi q é baixa temporada e, pelo que entendi, a estação esta aberta apenas para visitas. As atrações como o tubing não estariam disponíveis, eh isso mesmo? Digo porque não existe nem preço desse servico nos meses de baixa temporada. Vcs acham q ainda tem neve por la no dia 8 de setembro?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

A temporada de El Colorado/Farellones vai até 12 de outubro. A de Valle Nevado, até 9 de outubro.
https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/comment-page-1/#comment-80540

"Temporada" significa "temporada de esqui". "Alta" é quando os preços estão mais caros. "Baixa" é quando estão mais baratos. Enquanto estiver em temporada, as estações estão funcionando com tudo o que têm a oferecer.

Por favor tenha paciência de ler os comentários anteriores.

juliana
julianaPermalink

obrigada Ricardo!

Graziela Porto
Graziela PortoPermalink

Fui para Santiago esse mês passei 5 dias. Fiquei no Hotel Principado de Asturias ao lado da estação Baquedano do metrô um quatro estrelas básico com um restaurante bom, adorei pois fica 2 quadras do patio bella vista (uma Olaria de porto alegre melhorada) um shopping a céu aberto com artesanato e restaurantes, e fica bem pertinho do restaurante Como água para chocolate (comi umas fajitas de mariscos maravilhosa). Fiz o passeio ao Valle Nevado (minha primeira tentativa de esquiar, não vai ser nessa vida) me arrependi, devia ter ido a Farellones. Fiz o passeio a Concha y toro amei, comprei Don Melchor por 72 dolares a garrafa na caixa com 6, no Free shop estava 120 dolares. Deu para ter uma idéia da capital do Chile. Uma dica nunca viaje Pluna. Tivemos problemas na volta ficamos 6h a mais aguardando no aeroporto de Montevideo, algumas gurias que estavam no vôo de volta ficaram pipocando de aeroporto em aeroporto 26h na ida.

http://www.hotelprincipadodeasturias.org/

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Obrigado pelo fidibeque!

EDUARDO DE ASSIS FARIA
EDUARDO DE ASSIS FARIAPermalink

Boa Noite!
Estou de viagem marcada para Santiago, no mês de Outubro, será minha primeira vez. Gostaria de saber se tem algum conhecimento sobre a existência de voo direto do Rio de Janeiro. Da mesma forma, como é a chegada em Santiago, ou seja, devo trocar reais por pesos no aeroporto ou posso fazer o câmbio pela cidade? O real é aceito normalmente? Teria algumas opções de hotéis? Não vou de pacote também. Quais são os passeios ou locais turisticos principais? teria alguma recomendação? Os táxis, devo ter precaução? O Aeroporto fica próximo do centro?
Obrigado.
Eduardo de Assis Faria - Rio de Janeiro

Tatiana Freire
Tatiana FreirePermalink

Queridos tripulantes, li todos os comentários e minha dúvida ainda persiste, estou fechando um pacote para meus pais, que não vão esquiar, apenas conhecer a neve, porém, estou entre este passeio que o Riq fez, ou um dia em Portillo (que é mais distante, porém, dizem, mais bonito) e como eles estão interessados em ver a paisagem e a neve, o que acham?
Sobre o hotel estou na dúvida também entre Caesar Business Santiago e Del Pátio, agradeço demais as sugestões. wink

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Portillo em bate-volta é furada. Ou durma lá, ou, se quiser apenas ver a estrada, inclua uma travessia a Mendoza.

Não pode haver dúvida entre Caesar Business e Hotel del Patio. Ou você quer um hotel tipo executivo no centro da cidade (Caesar) ou quer um hotel tipo pós-mochleiro na muvuca (Del Patio).

ernani
ernaniPermalink

gostei da dica do transfer do ski total estou indo agora dia 19 ou 20 de setembro e quero ir até farellones .Essa sera minha terceira vez , estive la em abril desse ano pra ver o jogo do MENGAO e aproveitei pra ir ate valle nevado , paguei 50 u$ o transfer, caro msm.Devo ficar no mesmo hotel Golden Tulip , nada de frescura , muito simples mais central.Vou conhecer outra vinicula (Undurraga) pois ja vui na concha y toro e almocei no mercado central 9muito bommm).ABRAÇOS e ate la....

Patrícia Renata
Patrícia RenataPermalink

Olá estou indo com minha família nesta sexta -feira para Santiago, gostaria de saber se consigo antes de ir combinar o passeio ao vale nevado.

Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Clique nos links em azul que estão no texto, eles levam aos fornecedores do passeio. Não tenha medo da internet, ela não morde.

Carlitos
CarlitosPermalink

Fui com a SKI TOTAL. Diferente do que informa o site eles abrem somente às 10 da manhã e não às 7:15 AM, o transfer sai às 11:00 AM e não entre 8 e 8 e meia e cobram 30.000 pesos por "persona" para Valle nevado e não 12.000 como está no site. O Serviço é péssimo. O motorista errou o caminho duas vezes e teve que manobrar para voltar em pista de 4 metros de largura com precipício de 300 metros ao lado.Imaginem a meda. A guia ( que em frase de tres palavras uma era espanhol, outra portunhol e a outra inglês macarrônico) pediu desculpas e informou que aquele motorista não era "o motorista oficial" ( Provavelmente era o vigilante da noite anterior ) As 2 da tarde a guia chamava para a volta a Santiago. A volta foi em grande velocidade - COM MUITA EMOÇÃO. Graças a Deus chegamos. Ski total NUNCA MAIS.

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

Você foi agora no fim de temporada? A redução de horários pode ter a ver com isso. (A barbeiragem do motorista, não.)

Viajante Oficial
Viajante OficialPermalink

Sim. Acabei de chegar. Estive em Santiago entre 06 e 11 de Outubro.Ricardo, as roupas alugadas na Ski Total estavam muito sujas e a minha rasgada.

Carlitos
CarlitosPermalink

Correto. Fui no fim da temporada o que não justifica as falhas. Acho que devemos ser avisados de qualquer mudança. As roupas que aluguei também estavam sujas. Alguem acima passou pela mesma situação.

Patricia
PatriciaPermalink

Olá Ricardo
Pergunta básica: qual a máquina fotográfica que vc usou para essas fotos? A minha quebrou e estou em busca de outra. Vc já teve problemas com ela por causa do frio (a tal condensação)?

Obrigada

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Já houve casos em que minhas câmeras pararam de funcionar por causa do frio, mas voltaram ao normal.

Minha câmera é a Canon T1i. Comprei em Miami.

Patricia
PatriciaPermalink

Obrigada! Minhas opções estão realmente entre esse modelo e um da Nikon. Um abraço e parabéns pelo EXCELENTE (assim mesmo, gritando) site! Já fiz um tratado dos locais que visitarei no próximo ano (Alemanha, Áustria, Rep.Tcheca, França e Chile) só pesquisando aqui e lendo os comentários. Valeu!

Camila Joner
Camila JonerPermalink

Tens toda razão Ricardo, fazendo esse passeio bate-e-volta não dá tempo de aprender a esquiar. Mas indo bem cedo de transfer ou táxi e voltando no fim do dia dá tranquilamente. E é uma delícia! Mas o melhor mesmo pra quem tem a intenção de aprender a fazer ski ou snow é ficar no mínimo 2 noites hospedado na montanha.
Parabéns pelo blog! Teus textos e dicas são ótimos!
Abração!

Daniel Yagi
Daniel YagiPermalink

Olá... eu comprei passagem para Santiago no começo de dezembro... Saberia me dizer se nesta época do ano é possível visitar a estação de esqui de Valle Nevado? Se sim como podemos pegar um transfer do hotel para lá com uma empresa confiável com um bom preço?

Grato
Daniel

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não vale a pena, Daniel. A neve derrete até o fim de outubro.

Renan
RenanPermalink

Não sei se procede, mas parece que ontem caíram 40cm de neve em Valle Nevado. Tudo bem que vai derreter até dezembro, mas pode ser que até lá ocorra novamente.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Anrã. Parece que se isso acontecer Papai Noel vem junto, e de trenó...

Rafael de Souza Mota
Rafael de Souza MotaPermalink

Ricardo,

Estou indo em Janeiro de 2011 conhecer Santiago, Vi que você respondeu que a neve derrete no final de outubro, mas não dá para ver nada de neve ? Não tem nada de neve eterna em nenhuma delas ?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nas imediações de Santiago, não.

Hortencia Veiga
Hortencia VeigaPermalink

Oi Ricardo, tudo bem?

Já que esta todo mundo pedindo dicas, la vai a minha...
Estou indo para Santiago dia 18/12, retornando após o Natal... tem alguma coisa para se fazer em Valle Nevado, El Colorado e Farellones neste período?
Aceito sugestões de passeios.
Obrigada, abraço...seu blog é muito legal!!
Hortência

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Você quer dizer "Já que o blogueiro não tem nada para fazer além de responder perguntas sem-noção, lá vai a minha?" Pois não. São lugares de neve, Hortencia. Dezembro não tem neve. Parece que Valle Nevado abre para o verão, mas ter todo esse trabalho só para andar de teleférico me parece uma idiotice.

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Vanessa
VanessaPermalink

Meu Deus, quanta grosseria desnecessária.....chocada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nossa, dois nomes diferentes, Vanessa e Camilla, no mesmo IP... quanta falsidade ideológica desnecessária... chocado!!!!

(Minha dica, Vanessa/Camilla do IP igual: primeiro leiam tudo, depois perguntem o que não estiver escrito/respondido. É melhor pra todo mundo.)

Marcelo
MarceloPermalink

Olá pessoal, como este blog me ajudou muito na busca de informações para minha viagem para o Chile, acho que posso contribuir um pouco.
Fui para Valle Nevado dia 13/Novembro e tirei fotos lindíssimas.
Me informaram que tinha chovido no final de semana anterior e que por este motivo havia neve.

Logo depois do Hotel em Valle Nevado havia MUITA lama...caminhando depois disso foi possível chegar em uma parte da montanha que estava toda branquinha! E sinceramente, para quem esperava não ver nada, ou quase nada de neve, foi um prato cheio!

Então fica a dica: para quem for em Novembro, torça para que tenha chovido um pouquinho antes para que possa presenciar uma paisagem lindíssima.

Ah...já ia me esquecendo...encontramos um grupo de pessoas lá em cima e que estavam em uma van turística. Eles tinham alugado umas cadeirinhas de plástico (como se fosse um mini-trenó) e puderam descer escorregando em uma parte do morro que havia neve.
O aluguel é logo no começo da estrada para Valle Nevado.
Não sei os valores porque não aluguei.

Marcelo

Priscilla Santana
Priscilla SantanaPermalink

Olá, gostaria de viajar para aprender a esquiar, tenho duvidas se faço a reserva na agencia de viagem ou se vou por conta propria? preciso de todas a s informaçoes possiveis!!! hospedagem, voo, estaçao de esqui...

Obrigada!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Procure uma agência especializada.

ana
anaPermalink

Primeiramente Parabéns pelo site... já o olhei uma 200 vezes pois estou indo em julho para Santiago ganhei as passagens de uma promoção da gol, quero conhecer a neve já pesquisei bastante pela internet, mais gostaria que você me indicace um hotel proximo a uma pista de esqui que seja barato pois como já disse minha itenção é conhecer a neve!! desde já muito obrigada..

Isaac
IsaacPermalink

Oi Ricardo, estou indo a Santiago em abril. Vale a pena? O que tenho prá fazer nesse período? Um abraço e muito abrigado pelo blog.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não há neve em abril, mas há todo o resto.

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Camilla
CamillaPermalink

Oi Ricardo, vou a santiago em 08 de maio, vc acha que vale a pena ir nessa época/vai ter neve no Valle Nevado?
Abraços,

Carlos
CarlosPermalink

Olá Ricardo. Parabéns pelo site. Já está sendo bem útil no planejamento das férias minha e da minha namorada. Temos uma dúvida. Pretendemos ficar uns 10 dias em Santiago e arredores, em Setembro. Valparaíso, Viña del Mar e alguma estação de esqui. Procurando em sites e mapas, vimos que a mais parecida com um "vilarejo" era mesmo Farellones. Mas pretendemos passar uma noite num hotel, para aproveitar uns 2 dias lá em cima. Existe algum transporte que faça isso? Vimos que o transfer é ida e volta, mas no mesmo dia, correto? Existe algum meio, q não seja alugar um carro, para poder ficar mais de um dia? Tipo ir, e combinar que te busquem no outro dia, ou algum transporte lá de cima, que leve à Santiago? E sabe se dá pra sair na rua lá de noite e dar uma volta? Tem lojinhas de souvenirs, etc? Muito obrigado desde já.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Carlos! As mesmas agências que fazem o transfer simples de ida e volta no mesmo dia (tipo a Ski Total) fazem a ida e a volta em dias diferentes, é só dizer/orçar isso na reserva!

Carlos
CarlosPermalink

Olá "A Bóia", hehehe. Grato pela resposta. Sim, eu vi no site do Ski Total que eles fazem esse serviço. É mais, caro, mas evita os perigos de uma ida numa possível estrada com gelo.

E alguém sabe algo sobre minha outra pergunta? Se se dá pra sair na rua lá de noite e dar uma volta e se tem lojinhas de souvenirs?

Obrigado.

Mahara
MaharaPermalink

Oi,

Estou em santiago, durante essa semana e gostaria de saber se vale a pena fazer a excursion a la montaña mesmo ñ tendo neve.
Para ficar bem no meio da cordilheira, e ter uma vista privilegiada. há isto?

obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mahara! Se você tiver um dia para investir nesse passeio, é melhor pegar um bate-volta a Portillo, que fica mais alto e tem um caminho mais interessante.

Patrícia Renata
Patrícia RenataPermalink

Pessoal fui para Santiago em dezembro, gostei muito

Patrícia Renata
Patrícia RenataPermalink

Estou procurando informações sobre o Caribe.

Abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Patrícia Renata! Clique em "Américas" no menu superior, selecione "Caribe A-Z" e voilà!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patrícia! Não é num post sobre neve em Santiago que você vai achar!

Por favor dirija-se aos posts certos. Comece por esses:

https://www.viajenaviagem.com/2010/09/caribe-para-principiantes/

https://www.viajenaviagem.com/2010/04/pequeno-guia-para-descobrir-a-sua-ilha-no-caribe/

manuel oyola
manuel oyolaPermalink

Ola gente , meu nome é Manuel, trabalho a 17 anos no turismo sou chileno, morei no Brasil 7 anos e falo portugues fluentemente e estou oferecendo meus servicos a grupos de pessoas que queiram fazer passeios e turismo de forma privativa e diferenciado
se querem curtir umas boas ferias de inverno em familia. o melhor dos centros de ski no Chile perto de Santiago e sem duvida Farellones , porque tem alem de ski e snowboard, entretenimento para as criancas , com uma pista de skibunda, chamada parque tubing e alem disso um canopy muito legal para todas as edades, Posso ofrecer pacotes personalizados,com condicoes e precos especiais,meu e-mail é manolo22cl@yahoo.com, meu website é
www.chiledeaap.spaceblog.com.br, e meu fone celular ligando do Brasil é (56-9)93108939
Fico atento a todas as consultas e dicas que precisarem

Virna
VirnaPermalink

Ola Ricardo! Amei tudo o que vi no seu blog, fotos lindas, dá muita vontade de esquiar... estou indo passar o carnaval em santiago, em março, e até ja tinha ligado para Skitotal para fazer a reserva do passeio a Valle Nevado - que por sinal está por US$60,00 por pessoa e não US$40,00 como pensei... Mas já vi que não vai valer a pena, visto que os comentarios acima me deram a entender que não há nem um pingo de neve no mês de março... É isso mesmo???? Help meeeee!!!! É melhor desistir???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Virna! Não vai ter neve mesmo. Você já deu uma olhada na página de Santiago para ver todas as atrações por lá? https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

HENRIQUE MOTTA
HENRIQUE MOTTAPermalink

Olá Ricardo possuo algumas milhas suficientes para levar minha familia (eu, Minha esposa e meus dois filhos na época 8 e 3 anos)a SANTIAGO/CL, tenho vontade de aproveitar o feriado de 7/set/11, e gostaria de saber se nesta época haverá neve? Pelos relatos o passeio mais recreativo para crianças e para nós seria até FARELLOLES? É possível se hospedar em SANTIAGO e ir a estação todos os dias? Esse seria o melhor "batismo" para a neve? Qual o tempo médio de deslocamento entre ida e volta até a estação?
MUITO OBRIGADO!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Henrique! O deslocamento dura 1h30, não é um programa para fazer todos os dias. Se quiser neve todos os dias, hospede-se em Valle Nevado (mais caro) ou em Farellones (hotéis mais simples).

No mais, releia o post com atenção, tem todas as informações de que você precisa!

Márcio
MárcioPermalink

Boa Tarde Ricardo! Gostei muito do seu site, ví informações muito úteis! Estou pensando em ir até o Valle Nevado em 10/06, para passar o final-de-semana apenas. Aquí vão minhas dúvidas: nesta época já há neve? Qual hotel você indica no Valle Nevado? Existe algum transfer direto do aeroporto para o hotel e vice-versa? Pretendo chegar à noite, vai estar muito frio, ou dá para ir bem agasalhado e alugar as roupas no hotel/estação?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Márcio! Aqui quem responde é A Bóia!

Em junho já tem neve. Escolha seu hotel em Valle Nevado no site deles, está linkado no texto! (Tudo o que for em azul dá pra clicar!)

Vai estar muito frio dia e noite. Os ambientes são aquecidos. Você pode alugar roupa de esqui no hotel.

MArcio Santos
MArcio SantosPermalink

Olá,

Tenho viagem marcada para 08/05/11 para santiago/chile

será que vou conseguir encontrar neve?
suficiente para esquiar?
existe alguma estaco de eski aberta na 2a semana de Maio?

obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcio!

Pode ser que haja neve em maio, mas é mais provável que não. As estações de esqui só abrem em junho.

Já encomendei um post sobre o assunto pro Comandante!

Priscila
PriscilaPermalink

Estive em Santiago em 2009 e quero voltar com meus filhos nas férias de julho.
Estava planejando ir ao Valle Nevado, mas agora a Farallones vamos nós.
Estou anciosa para comer aquele salmão e beber suco de frutilla que só no Chile tem.
Valeu as dicas!!!

Walker
WalkerPermalink

Olá,

Tenho viagem marcada para 28/10/11 para santiago/chile

será que vou conseguir encontrar neve?

Abraços a todos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Walker! É pouco provável! (A temporada de esqui nas estações vai até o comecinho de outubro.)

Walker
WalkerPermalink

Olá, amiga! Eu já entendi. Eu gostaria de saber quantos preços 2 passageiros ficar lá 1 dia?

É marcada para 28/10/2011 em Santiago/Chile depois volta no Brasil marcar o dia 31/10/2011.

Eu gostaria de saber o dia 30/10 vai ter só vistar/ passear, e também como eu pegar o onibus ou carro?

Abraços a todos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Walker! Por aqui temos muitas informações sobre Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

Mas, pelo seu comentário, e pelo seu nome, estou intuindo que talvez você não seja brasileiro! Caso facilite a sua compreensão, veja em "Referências", neste mesmo link que passei, mais sobre Santiago no Lonely Planet, Frommers e NY Times, em inglês. smile