Santiago com neve: um dia entre Valle Nevado e Farellones

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tirolesa em Farellones

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma bela atração para não-esquiadores..

Testei o passeio "Excursión a la Montaña" da TurisTour, a maior agência de turismo receptivo de Santiago. Me pareceu uma maneira bem prática de ser apresentado a três estações de esqui -- Valle Nevado, El Colorado e Farellones -- e entender se vale a pena fazer um tour assim, em vez de ir direto a uma estação só.

Reservei por telefone, só anotaram meu nome e o quarto do hotel. Às 7h50 chegou o pequeno ônibus -- vim a saber mais tarde que aquele era o tamanho máximo que um veículo podia ter para conseguir contornar os cotovelos da estrada da montanha. Comigo subiram mais sete brasileiros, todos desempacotados -- mas, pelo que pude notar, fregueses de carteirinha de passeios organizados. Na meia hora seguinte, passaríamos em mais quatro hotéis e receberíamos os passageiros de outra van que tinha passado em outros três. Às 8h30 éramos vinte passageiros, todos brazucas.

O guia, muito bom, avisa que, para não ficarmos o tempo todo no ônibus, iremos só a duas estações, Valle Nevado (rapidinho) e Farellones (parada com mais tempo, já na hora do almoço). Antes de tudo vai haver uma parada fora das estações, para um contato mais livre -- e grátis -- com a neve. Em Farellones será possível fazer aulas de esqui. Quem estiver interessado deve traçar um sanduba ou empanada em Valle Nevado, porque o tempo em Farellones não é suficiente para almoçar e fazer aula.

Parada para alugar roupas

Pegamos a avenida Presidente Kennedy, passando ao largo de três grandes shoppings. Antes de sair da cidade, uma parada estratégica numa lojinha da Ski Total na avenida Nueva Las Condes para alugar roupas próprias para a neve. Eu tinha esquecido de levar as botas impermeáveis, luvas e gorro da viagem à Patagônia -- então precisei morrer em 10 dólares para alugar botas e outros 10 dólares para as luvas.

Cinco minutos depois já estávamos no Camino a Farellones, uma estrada acanhada construída nos anos 30. São 40 curvas até chegar ao centro de esqui Farellones (de onde se continua a El Colorado e La Parva). A partir da entrada de Farellones, uma outra estrada, particular, construída nos anos 90, leva a Valle Nevado (depois de outras 20 curvas).

Já no início do caminho dá para ver que é melhor não arriscar subir por conta própria. A estrada é bastante apertada, e as curvas, fechadíssimas. Basta uma fina capa de gelo para tornar tudo megaperigoso (e obrigar ao uso de correntes nas rodas). Não há economia que valha o risco e o stress.

Vimos neve no caminho até Farellones, mas bastou passar batido pela entrada e pegar a estrada a Valle Nevado para que tudo, tudo, tudo ficasse branquinho (com exceção do asfalto).

Entre Farellones e Valle Nevado

Algumas curvas adiante de Farellones, a primeira parada do passeio. Vinte minutos para apresentações pessoais: Neve, este é o Brasileiro; Brasileiro, esta é a Neve. Este é o momento para fazer tudo o que não pegaria bem dentro de uma estação de esqui. Mas até que o nosso grupo estava bem comportadinho.

Paradinha na neve

Alugue botas, ou você vai encharcar seus sapatos

E, cá entre nós: para quem só está interessado em ver neve, pegar na neve, perder a virgindade com a neve, este será o momento mais divertido do passeio. (Para alguns, poderia até acabar ali que já estaria ótimo...)

Parada na neve

Subimos então para Valle Nevado. No caminho, uma providencial camada de gelo na estrada obrigou a uma parada não-planejada. Ótimo: deu para fotografar com calma o lindo caracol desenhado pela estrada na montanha branquinha.

Caracol no caminho de Valle Nevado

Correntes nas rodas

Caracol a caminho de Valle Nevado

O caminho para Portillo (que é a estrada de Mendoza) tem um caracol ainda mais impressionante. Mas certamente o custo x sacrifício de um bate-volta a Portillo (3 horas em cada sentido) só para ver a estrada não vale -- quando tão pertinho de Santiago, a 45 minutos da saída da cidade, se pode ver esse caracolito do Valle Nevado.

Para quem só vai espiar, como nós, o caminho a Valle Nevado é bem mais interessante do que a parada em Valle Nevado. Lá em cima não há nada o que fazer além de "conhecer" a estação (Valle Nevado, este é o Brasileiro; Brasileiro, este é o Valle Nevado).

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma atração para não-esquiadores..

Valle Nevado

Valle Nevado: snowboarding

O principal dos hotéis de Valle Nevado

O acesso à área das pistas na alta temporada custa 33.000 pesos (66 dólares), e só se justifica para quem vai passar o dia inteiro. Me senti vagamente farofeiro. Teria sido mais entretenido usar essa hora em El Colorado, onde dá para andar de teleférico (por 13.000 pesos, ou 26 dólares).

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado: esqui

De Valle Nevado descemos até Farellones, onde é feita a parada para almoçar (mas o almoço não está incluído).

Farellones

Enquanto Valle Nevado é uma estação de esqui tipo exportação, voltada sobretudo aos turistas estrangeiros, Farellones funciona como um playground da neve para os santiaguinos. As instalações são bem mais modestas, os ingressos são mais em conta (o acesso na alta temporada custa 10.000 pesos, ou 20 dólares) e, o que é melhor: há diversões até para quem não queira esquiar ou fazer snowboard.

Farellones: tubing

Farellones: tubing

Farellones: tubing

O maior barato de Farellones é o tubing, versão na neve dos tobogãs com bóia dos parques aquáticos. Por 7.000 pesos/14 dólares (acrescidos aos 10.000 pesos/20 dólares da entrada no parque) você compra uma hora de uso do tobogã -- com direito a ser rebocado ao começo da pista (ah, se fizessem isso nos parques aquáticos...)

Farellones: tubing

Outra atração off-pistas de Farellones são os juegos aéreos -- um circuito de pontes de corda e tirolesas que me deu vontade de fazer. Os participantes são transportados até o início do circuito e, depois de deslizar nas alturas, desembarcam junto ao restaurante. Custa 7.000 pesos/14 dólares extras.

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Mas quem disse que o nosso grupo pôde fazer alguma dessas coisas? Como fomos almoçar, ao deixarmos o restaurante já não dava mais para se encaixar no próximo turno do tubing, e a última sessão de juegos aéreos tinha acabado de acontecer. Ou seja: a recomendação de comer uma empanadita em Valle Nevado deveria ter sido estendida a todo mundo que quisesse fazer alguma atividade em Farellones (e não apenas aos que pretendiam pegar a aula de esqui de 90 minutos).

Eram quatro e meia da tarde quando começamos a descida em direção a Santiago. Passamos na lojinha da Ski Total para devolver os itens alugados. Quem quisesse podia ficar num dos shoppings pelo caminho -- um grupo pediu para descer no Parque Arauco. Cheguei ao meu hotel, no centro da cidade, um pouco antes das 7 da noite.

Minhas impressões

Baseado numa única experiência -- o que é pouco, e me permite mais intuir do que dizer categoricamente --, achei que um passeio estruturado como este é interessante para quem quer ver a montanha nevada dos melhores ângulos e ter um primeiro contato com a neve.

Quem quiser usar o dia da montanha para começar a aprender a esquiar ou sobretudo para brincar na neve, acho mais interessante pegar só um trânsfer Santiago-estação de esqui-Santiago.

Para ter uma aula de esqui e aproveitar para praticar um pouquinho depois, dá para escolher entre Valle Nevado (a mais bacana), El Colorado (nível intermediário) e Farellones (mais popular/recomendável para iniciantes). Para saber os preços, é só clicar nos nomes em azul.

Mas se o objetivo for brincar na neve, iria direto para Farellones e aproveitaria o dia ao máximo.

O passeio que fiz pela TurisTur custou 28.000 pesos (56 dólares), sem entradas aos parques nem almoço.

Um trânsfer simples pela SkiTotal sai 10.000 pesos (20 dólares) ida e volta por pessoa, desde que você pegue a van num dos dois endereços da companhia -- shopping Omnium (Av. Apoquindo 4900), ou Av. Nueva Las Condes 12375, na saída da cidade. Querendo ser buscado e entregue no hotel, o preço dobra: 20.000 pesos/40 dólares por pessoa.

É possível alugar roupas e equipamentos nos dois pontos de partida da SkiTotal (o equipamento completo para esquiar sai US$ 36) ou nos próprios centros de ski.

Valle Nevado

Quando ter contato com neve

Garantido: julho a meados de setembro (estações abertas e funcionando)

Possível: finzinho de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro (estações podem estar abertas de meados de junho a início de outubro, dependendo da quantidade de neve)

Sem chance: janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro (estações fechadas)

Post escrito em julho de 2010.

Leia mais:

662 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Silvia Helena P. Corrêa

Gostei muito da sua dica, mas o que me falta é a coragem de enfrentar esse frio todo. Nossa viagem está marcada para o dia 14 de julho, no limiar do inverno no hemisfério sul. Será que vou suportar esse frio todo? As paisagens são, realmente, lindíssimas e encantadoras. Você sabe me dizer se tem roupa com acessórios bem equipados para este frio todo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Silvia! Leia o texto com atenção, e vai ver que há aluguel de roupa.

Kátia
KátiaPermalink

Bom dia!
Meu noivo e eu vamos passar nossa lua-de-mel em Santiago agora em Julho/2011 e a maioria de nossas dúvidas foram sanadas em seu post!

A dúvida que ainda temos é sobre a moeda.
Há lugares em que se paga em pesos, outros em dólar....
O que você nos aconselha?
Fazemos o câmbio do real para peso/dólar aqui mesmo no Brasil ou
deixamos para fazer isso lá?
A maioria dos lugares aceita cartão ou é melhor termos dinheiro em espécie sempre em mãos?

Outra coisa, já li que durante o fim de semana as estações ficam cheias, o que prejudica o passeio, isso quer dizer que os passeios a Farellones e Valle Nevado acontecem durante todos os dias da semana?
Há por acaso um dia em que as estações fecham para manutenção ou algo do tipo?

Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia!

Os passeios acontecem todos os dias da semana, evite os fins de semana para não ter que dividir Farellones com todos os santiaguinos interessados.

Você pode pagar tudo em pesos ou cartão de crédito. Nos hotéis o cartão de crédito será cobrado em dólar para que você não pague IVA.

Não é preciso levar pesos do Brasil, nem comprar dólares para levar ao Chile. Saque moeda local no caixa automático, é a melhor maneira!

Saiba como:
https://www.viajenaviagem.com/2010/10/dinheiro-x-cartoes-no-exterior-minha-receita/

Kátia
KátiaPermalink

Ok!!
Muito obrigada!!!
^^

Rubens
RubensPermalink

Caramba! Se não tivesse lido seu relato faria um passeio sem graça que não atenderia nossas necessidades de brasileiro X neve. Minha dúvida é: em maio, Farellones funciona e tem neve? Grande abraço e meus parabéns pela iniciativa.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rubens! A temporada só começa em junho! Pode ser que haja neve em maio, mas o tubing só começa a funcionar com a abertura oficial da temporada!

ana paula
ana paulaPermalink

ADOREI AS DICAS!ESTOU PENSANDO EM IR AO CHILE C A FAMÍLIA(2AD E 2CÇAS 7 E 9 ANOS),PARA AS CRIAÇAS CONHECEREM A NEVE. VC ACHA Q VALE A PENA FICAR HOSPEDDADO EM FARELLONE PARA EVITAR A ESTRADA(JÁ ENTENDI Q LÁ É MAIS ANTIGO....).VOU ANTES P BUENOS AIRES,E TALVEZ COMPRE AS BOTAS IMPERMEÁVEIS P AS CRIANÇAS O Q VC ACHA?MUITO OBRIGADA,ANA PAULA.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula!

Aceita uma sugestão? Não escreva em maiúsculas na internet! É tido como falta de educação, parece que a pessoa está gritando!

Hospedar-se nas estações de esqui só faz sentido para quem só quer aproveitar a neve e mais nada. Leve em consideração que as acomodações em Farellones são mais rústicas. Note que na alta temporada há limite mínimo de noites!

Alisson
AlissonPermalink

Olá, estou pensando em ir para Santiago em Julho. Estou indo com a minha família e não temos intenção de esquiar. Só conhecer a neve mesmo. Minha pergunta é: indo de carro alugado, dá para fazer o mesmo trajeto que do transfer, parando no caminho para ver as paisagens etc...? Planejo entrar em apenas uma estação, a de Farellones... Mas gostaria de conhecer o Valle Nevado também... a pergunta é: para se conhecer o Valle Nevado (as paisagens de lá) tenho que pagar a entrada? ou a entrada é só para pistas... No caso do transfer que faz parada nestas estações, você tem que pagar a entrada de todas? Ou existe alguma área fora delas para visitar? Obrigado e parabéns pelo post, muito útil.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alisson! Não é recomendável alugar carro. A estrada dá náuseas e se nevar é um problemão. Se quiser ir parando, contrate um trânsfer exclusivo!

Leia novamente com atenção o post. Você vai ver que não se paga nada para entrar em Valle Nevado, só para usar as pistas!

Katia
KatiaPermalink

Olá!
Estou planejando passar uma semana em Santiago. Seria melhor reservar um dia pra cada passeio ou dá mesmo para fazer os dois num dia só? Sabe se final de agosto as estações de esqui ainda estão abertas? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Katia! As estações de esqui estarão em pleno funcionamento em agosto. Evite fazer o passeio no fim de semana, quando as montanhas ficam mais cheias com o pessoal de Santiago.

Se você ler o post com a atenção que um texto do Ricardo Freire merece, vai ver que só vale passar o dia em Valle Nevado se você realmente esquiar.

Andreia Rossetto
Andreia RossettoPermalink

Ricardo, tudo bem?
POxa desde o ano passado quero ir para o Chile e emendar uns dias no Vale Nevado e tal...Vou pegar férias em Maio...as estações já estão abertas nesta época? penúltima ou última semana de Maio?
Pq irei para Santiago e fazer uma visita de "apresentação" à neve seria muito legal! O que vc sugere?
obrigada, um abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Aqui quem fala é A Bóia.

A estrutura de esqui não estará funcionando em maio em nenhuma estação da América do Sul. A temporada oficial só começa em meados de junho, mesmo se por acaso nevar antes disso.

Andreia Rossetto
Andreia RossettoPermalink

putz, que pena!
Mas será que existe algum pacote para visitar a região em Maio ou os acessos estarão indisponíveis? Estava pensando em somente conhecer, andar de teleférico...fazer mais um passeio para "ver neve"...será que rola?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andreia! Há passeios da TurisTur o ano inteiro. Se houver neve, você verá neve. Se não houver neve, você apenas terá tonturas para vencer todas as curvas à toa!

Andreia Rossetto
Andreia RossettoPermalink

Putz que pena!
Mas eu conseguiria fazer um passeio por lá em Maio ou os acessos estarão indisponíveis?
Na verdade, queria "ver neve", andar de teleférico, coisas assim, nao arriscaria no esqui.
Você sabe se é possível?
grata!

Sra. Costa
Sra. CostaPermalink

Olá, Ricardo!Estarei em Santiago em 19/junho/11, não vau esquiar e sim conhecer Valle Nevado e outras, vc acha que é preciso alugar roupa especial ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sra. Costa! Sim, é preciso estar de botas impermeáveis para pisar na neve. Os passeios passam pelo local onde o equipamento é alugado.

Bira
BiraPermalink

Olá Ricardo. Muito bom seu relato!
Eu irei essa semana para Santiago, e passarei a primeira semana de abril lá. Você acha que vale a pena fazer esse passeio pela Turistour para somente conhecer a região? (Acredito que ainda nem nevando estará...)
Obrigado pelas dicas!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bira! Há muitos passeios mais interessantes para se fazer em Santiago sem neve. A estrada dá tonturas, sem neve não vale a pena.

Bira
BiraPermalink

Obrigado pela dica! smile

Debora
DeboraPermalink

Olá Bóia,estarei indo pra Santiago em Maio e estava decidida a programar um passeio para Valle Nevado ou Farelones , mas depois dos seus últimos posts eu acho que não vai valer a pena porque muito provavelmente não estará nevando em Maio... então gostaria de algumas sugestões de passeio pra quem vai ficar uma semana em Santiago. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Debora! As dicas sobre o que fazer na cidade você encontra na página-índice de Santiago. Clique aqui: https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

Milena
MilenaPermalink

olá
Gostaria de saber se todas as estações de SKi tem passeio de teleférico?
obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Milena! Não é passeio de teleférico, são meios de elevação. Estão incluídos no passe para quem vai fazer esqui.

adriana
adrianaPermalink

Olá,

Obrigada pelas excelentes informações já ditas, mas vc saberia me dizer ao certo quando se abre a temporada agora em junho ? estou querendo passar o dia dos namorados em Santiago e conhecer Valle nevado e brincar em Farellones, só que isso será dia 11 de junho, sabe se já estará aberta? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriana! Ainda não foi anunciado! O Ricardo Freire está indo atrás dessas informações para fazer um post sobre todas as estações.

Patrícia
PatríciaPermalink

Olá Ricardo,

Estou querendo passar uns dias em Santiago no início de outubro. Vc sabe me dizer se ainda há neve nessa época e se as estações estarão abertas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Patricia! Ano passado as estações fecharam dia 10 de outubro. Este ano ainda não temos essa informação.

Há muito o que fazer em Santiago fora ver neve. Se você faz questão de ver neve e fazer atividades de neve em Santiago, vá no meio do inverno!

priscila
priscilaPermalink

Bom dia,

Estamos indo dia 01/07 para Santiago...e não curtimos muito sky, mas quremos ir ver neve e nos divertir com nossa filha de 9 anos...a estação de Farellones é legal?/ vale a pena...ou émelhor ir direto para Valle Nevado?/..na Farelones tem aulas de sky? é mais barato que em Valle Nevado?
Tem sugestões para o que fazer me Santiago?/ e o Outlets bons que tem por lá?
Grata
Priscila

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Priscila! Está tudo tão explicado, avaliado e comentado neste post... dê um prestígio ao trabalho do Ricardo Freire wink

Lá no menu superior, passe o mouse sobre Américas e clique em Santiago. Voilà - tudinho, tudinho sobre a cidade!

Camila Torres
Camila TorresPermalink

Riq, já que pediu outras experiências, pegamos o "ski day" quando estivemos em Santiago. Foram 100 dólares por pessoa (em 2007) e incluiu o trânsfer até El Colorado, aluguel da roupa toda e dos equipamentos e a aula de ski por uma hora.
A reserva foi feita diretamente no albergue.
Foi caro, mas valeu a pena !

ujgabry
ujgabryPermalink

Apenas algumas palavras....

Que raiva que fico quando leio os comentários... como pode ter tanta gente folgada no Brasil, me perdoe a raiva, mas não dá nem o trabalho de ler o texto, que foi muito bem escrito, tudo muito claro, isso é uma falta de respeito com quem gastou tempo elaborando, criando e disponibilizando o texto...

Muitas perguntas seriam desnecessárias se vc pelo menos passasse, não precisava nem ler pausadamente, apenas passasse os olhos pelo texto...
Resultado, acaba pagando mico e demostrando total desrespeito...

Mais uma vez me desculpe, mas eu precisava expor isso...

Rick, parabéns pelo texto... É por isso que vc é um dos nomes mais importantes nesse meio...

Abraços

Luiz Roberto Moraes Junior

Olá Ricardo,

Primeiramente parabéns e obrigado pelas informações.

Eu vou para Santiago em 24/06 e ficarei até 01/07/2011.

Estou em dúvida sobre ficar em Hotéis na Providência (mais caros e próximos dos bares)) ou no Centro da Cidade (metade do preço e mais próximo dos pontos turísticos).

O que voce sugere? O Centro é seguro? Dá para caminhar e andar de metro para os outros bairros?

Sobre os passeios, é melhor reservar já daqui do Brasil, ou posso reservar lá na hora com as empresas que sugeriu?

Muito Obrigado e abraços,

Luiz

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luiz Roberto!

Aqui quem fala é A Bóia.

As recomendações de hotéis de Santiago e todas as explicações sobre localização estão aqui:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/

Qualquer passeio pode ser reservado de véspera, não se preocupe.

nathalie
nathaliePermalink

amei o site!
ahahahahahah ri muuuito com esta frase

E, cá entre nós: para quem só está interessado em ver neve, pegar na neve, perder a virgindade com a neve, este será o momento mais divertido do passeio. (Para alguns, poderia até acabar ali que já estaria ótimo…)

uahhuauhahauahauhauhauhauhauuahau

Giovanna Corsini
Giovanna CorsiniPermalink

Olá,
Gostaria de saber uma coisa bem simples:
Estarei em Santiago e vou ao Valle nevado no dia 30 de junho.
Já li no seu texto que existem lojas para aluguel de botas ,luvas, enfim, roupa apropriada para neve.
Mas em Junho (em Santiago) o tempo é frio, porém tranquilo. Gostaria de saber que tipo de roupa se usa para fazer a subida até ao Valle nevado (até a hora de alugar as roupas de neve). Como se vestir até lá? É melhor já ir preparado ou é melhor não se preocupar com isso?
Obriga

Fernanda
FernandaPermalink

Ola Ricardo, vim compartilhar minha experiencia ja q vc pediu ne smile

Fiz esse passeio final de julho do 2010, com a empresa de onibus azul de la( p quem n sabe, Santiago tem 2 grandes empresas que fazem pesseios turisticos la uma com onibus vermelho r outra azul).
Fomos a Valle Nevado so p conhecer tb, dpois seguimos para Farellones. Ao contrario de vc demos sorte pois o nosso guia nos orientou a comprar tickets para os "brinkedos" antes q fossemos comer algo, pois sempre tem espera.
Comida la em cima eh mtuuuuuuuuuuuuu... caro tinha mtus chilenos que levam lanches, entam quem quiser levar seu lanche fica a dica e nao pagara mico.
Ah quem vai com criança pense mto bem antes de leva-las pois as curvas sao mega fechadas.Teve pessoas que quando desceram da Cordilheira vomitaram td devio a elas.
Desculpem pelo longo comentario e Parabens pelo site!!!!

nidelse
nidelsePermalink

Obrigada por estas informações tão detalhadas, estarei indo em maio ahoro..2011, era tudo que eu precisava saber! Parabéns.
Nada de ver neve..heheheh.boas dicas!

Costa
CostaPermalink

Olá Fernanda, você poderia citar o nome das empresas de onibus que utilizou para ir a Valle Nevado e Farellones?

Grata,

Costa

Marcia Oliveira
Marcia OliveiraPermalink

Olá Ricardo,

Adorei o post das estações de sky. Entrei no site da SkiTotal para ver se tem o transfer apenas para Farellones e não vi está opção. Só enccontrei a opção que vc fez. Gostaria de fazer exatamente o que vc concluiu ir apenas a uma estação de ski e aproveitar melhor o tempo por lá. Mas não encontrei a opção no site. Vc pode me ajudar?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É o mesmo caminho de Valle Nevado, Marcia. É só parar antes e combinar a volta.

Jose
JosePermalink

Ola....minha mulher e eu estamos indo para Santiago 08/06 e retornado 12/06 .Por enquanto só passagem aérea...gostariamos de orientações sobre hospedagem . Ja sobre os passeios sua experiência nos orienta que o ideal seria na chegada verificar as condições climaticas da região para então contratar passeios.Neve ou não neve !!!
Se voce tiver alguma dica especial para 01 casal ( 50 anos )nos envie .

atenciosamente
Jose

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, José! Na página-índice de Santiago você encontra diversas informações úteis sobre a cidade. Na seção Dormir há 20 hotéis recomendados pelo Comandante, com comentários sobre os bairros também. Não deixe de ler!
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

Fernanda
FernandaPermalink

Costa

N lembro o nome da empresa, mas com certeza o pessoal do hotel sabe dai eh so perguntar o nome da empresa do onibus azul que vao te informar!!

Neuber
NeuberPermalink

Bom dia.
Estou programando ir a Santiago na primeira semana de outubro (de 01 a 06/10) e gostaria de saber se as estações estarão abertas nesse péríodo. Li que no ano passado Vale Nevado fechou em 10/10, procede? Independentemente ads estações estarem ou não fechadas, meu objetivo é aquele citado no texto: conhecer a neve! Conseguirei alcançá-lo indo nesse período? Desde já muito grato a quem puder me ajudar.

A propósito, parabéns pelo texto e pelo site em geral. Muito bacana e me será muito útil no planejamento da minha viagem. Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neuber! O Ricardo Freire está atrás dessas informações e postará em breve.

Mônica
MônicaPermalink

Oi A Boia,

Vi nos comentarios que Ricardo Freire está indo atras de informações sobre a abertura temporada 2011... alguma novidade? Estarei no chile no fds 12 junho e tinha expectativa de conhercer vale nevado e farellones... Aconselha o passeio mesmo antes da abertura oficial da temporada?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mônica! O que sei é que o Ricardo Freire está fechando esse post tentando incluir o máximo possível de estações.

Entre no site do Valle Nevado para ver o programa de visitas fora da temporada!

Neuber
NeuberPermalink

Vlw Bóia.

Ficarei aguardando ansioso.

Grande abraço.

Thais
ThaisPermalink

Olá. Gostaria de saber se vcs já tem a informação qdo vai começar a temporada. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Estamos aguardando notícias ainda, Thais! Mas o Comandante está preparando um post completinho sobre isso.

Cris
CrisPermalink

Cris, veja estas dicas!!!

re
rePermalink

Então eu vou para Santiago dia 13 de maio e ficarei até 16 de maio. O que é aberto em Valle Nevado? e Farellones? Dá para skiar? Se não skiar dá para fazer as outras atividades? O que você me indica? Quero ver neve... nunca vi.

Att. Rê

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rê! Nesta época as estações ainda não abriram. Aguarde que haverá um post do Comandante em breve sobre isso!

Thiago
ThiagoPermalink

ops,

os guias da Turistour falam em portugês???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thiago! Você pode pedir isso na hora da reserva. Os grupos desse tipo de passeio são compostos basicamente por turistas brasileiros.

Nadja Mallet
Nadja MalletPermalink

Bom dia, adorei a dica de ir direto para Farellones e poder aproveitar o dia brincando! Minha viagem será em 20/julho, alta temporada, você sabe me dizer se consigo deixar esse transfer já fechado desde agora pela Ski Total? A idéia era conseguir preços melhores fechando antes e fechar todos os passeios agora.
Desde já, obrigado!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Nadja, o transfer é diário e corriqueiro, não há descontos para reservas antecipadas.

Thais
ThaisPermalink

Olá,
Estou indo para Santiago agora na Páscoa. Gostaria de saber se é o Valle Nevado ou o Farellones estaram abertos. Sei que não é temporada de Ski, nem neve... Mas mesmo assim, será que não é possível conhecer?

Bjus

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

É possível,Thais, mas não vale a pena. Tem tanta coisa melhor para ver e Santiago... pra que subir uma serra tortuosa se não vai ter nem neve? Se quiser fazer um passeio à montanha fora de temporada, vá a Portillo, que tem lago e tem os Andes no caminho.

Thais
ThaisPermalink

Como funciona o passeio de Portillo? Vc poderia me dar dicas?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thais! A Dri, do Dri Everywhere, foi a Portillo e escreveu um post completinho. Dê uma olhada no relato! http://drieverywhere.net/index.php/2010/01/12/vale-do-aconcagua-e-portillo/

Rodrigo
RodrigoPermalink

Parabéns pelo texto!

Gostaria de saber aonde ficar em Farellones barato e com boa acomodação? Tem alguma dica?

Obrigado

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Veja os alojamentos de El Colorado e Farellones:
http://www.elcolorado.cl/?page_id=265

Michelle
MichellePermalink

Olá gostaria de ir a Santiago no dia 16 de julho com oobjetivo de ver a neve. Vcs pode me informar se nesta data já terá iniciado a temporada...Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Michelle! Aguarde - em breve teremos um post com informações atualizadas sobre a temporada deste ano smile

Fernanda Bispo
Fernanda BispoPermalink

Ricardo, mesmo quem não tem intenção de esquiar mas só se divertir lá nas estações, curtir o visual, precisa de roupa e calçados especiais, impermeáveis? Se sim, não é melhor eu levar tudo meu? Confesso que tenho um pouco de nojinho, rsrs, de por sapato e roupa que milhares de pessoas já usaram. Obrigada.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Se você vai pisar na neve, precisa de sapato impermeável. Se não quer alugar, compre um antes de viajar.

Rudson Gomes
Rudson GomesPermalink

Oi Ricardo. Na postagem de Santiago falei sobre minha viagem de sete dias pela Argentina e Chile, podendo passar por Bariloche, saindo aqui de Natal/RN. Você me indicou Buenos ou Santiago. Bem, como nós trocamos a viagem de ida para Buenos Aires por apenas 4000 o trecho, decidimos ficar apenas dois dias em Buenos Aires para ver o Sr Tango e conhecer a Capital e voarmos para Santiago para passarmos 05 dias principalmente para fazer esse tour em Valle Nevado. Ficaremos em Buenos aires de 28 de junho a 01 de julho e em Santiago de 01 de julho a 06 de julho. O que você me indicaria de passeios em Buenos aires, hóteis mais baratos em bairros mais seguros ou com mais opções de lazer? Quanto a Santiago, ficaremos provavelmente no hotel Departamentos Windsor Palace que me pareceu bem funcional e com bom preço, você conhece? Teria outra sugestão? E o principal da viagem é ver neve, então esse passeio para Valle Nevado seria interessante? A gente pode contactar a empresa receptiva aqui pelo Brasil para garantir vagas no pouco período que estaremos por lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rudson!

Aqui quem responde é A Bóia.

Saiba tudo tudo tudo sobre Buenos Aires a partir desta página:
https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire

O passeio para Valle Nevado pode ser reservado logo ao chegar em Santiago, mas se quiser antes é só clicar no site da TourisTour e mandar email.

Rudson Gomes
Rudson GomesPermalink

Só uma observação: esse ver neve significa andar de teleférico, e outras opções de lazer na neve, e não aprender especificamente a esquiar, embora possamos testar os esquis, snowboards, etc.

mariana vierra
mariana vierraPermalink

ola ricardo! queria saber se a alguma empresa de snowmobile em alguma das estacoes de ski valle nevado farellones el colorado portillo la parva , pois fiz um passeio de moto de neve em bariloche e gostei queria repetir no chile obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Entre nos sites das estações:
http://www.vallenevado.com
http://www.elcolorado.cl

Luiz CarlosRocha
Luiz CarlosRochaPermalink

Que colaboração extraordinária vc esta dando para nós.
Parabens.
Eu fiz a besteira de reservar hoteis com antecencia para nossa viagem para Santiago de 6 dias, depois Mendoza 2 dias e voltaremos para Santiago ( um pernoite) quando retornaremos para cá. Minha besteira foi: tudo que compraremos em Santiago no inicio,. teremos que levar em viagem aérea para Mendoza.
Será que o hotel que ficaremos no retorno a Santiago, guardaria nossas compras ( nada de grande valor), ou tem algum locker no aeroporto de Santiago?
Como pagaremos os taxis que usaremos nos translados para compras,metro, etc? Não é melhor levar pesos e dolares?

Aline Oliveira
Aline OliveiraPermalink

Olá Bóia. Achei fantástico a descrição de todo percurso. Estou com a viagem agendada para Santiago, o meu maior interesse é conhecer a neve, claro. Só estou na dúvida em relação à data. Eu havia pensado em chegar lá dia 28/07,mas nessa época deve estar lotado,obviamente mais caro. Então eu teria uma segunda opção,que seria o dia 27/08. A única preocupação é se durante esse período ainda terá neve. O que vc me diz??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! A neve vai até o início de outubro!

andrea
andreaPermalink

Boa Noite !

Desisti de bariloche (já fui ano passado) e fiquei pensando no chile. Tenho 10 dias no começo do agosto. Vou com meus pais, ambos de 70 anos, que apenas ficam olhando a neve, e eu aprendi a esquiar em piedras blancas (para principiantes). A pergunta é: vou para o vale nevado ou para farellones ou os dois ? Até para não cansá-los, estou na dúvida.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! No passeio conjunto você tem pouco tempo em ambas as estações. Escolha a que acha que vai aproveitar melhor com os seus pais.

tiago
tiagoPermalink

Olá, irei para Santiago na penúltima semana de junho (20 a 25). Você poderia me afirmar se estará nevando nessa época? Vai valer a pena ir para o Valle Nevado? Irei ver neve lá? Não tenho pretensões de esquiar, mas apenas de brincar na neve?
Obrigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Certamente haverá neve nesta época. A estação ja estará aberta.

Lu
LuPermalink

Oi..... alhuém sabe quando abre a temporada no vale nevado? Vou no dia 16/06.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lu! A previsão de abertura da temporada 2011 é 11 de junho.

Lu
LuPermalink

Obrigada!!!!

Lu
LuPermalink

Oi..... alguém sabe quando abre a temporada no vale nevado? Vou no dia 16/06.
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lu! Sua pergunta foi respondida 15 minutos atrás. 11 de junho é a previsão.

Ju Mor*
Ju Mor*Permalink

Olá... adoroo esse blog, muitas dicas de viagens...

Estarei indo a Santiago dia 10/06 algum de voces sabem se já pode ver neve em Farellones??

obrigada!

Ju

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ju! A estação deve abrir dia 11.

Ju Mor*
Ju Mor*Permalink

oii obrigada A bóia!!!

ju
juPermalink

Boa noite, desculpe se minha pergunta for redundante. Para quem deseja apenas conhecer e brincar na neve, devemos fazer a opção de não ir até o valle nevado ( essa parte ficou óbvia) agora minha dúvida é se existe um passeio apenas para farellones, e em relação ao el colorado que tem o teleférico onde vc sinalizou que preferia ter ficado lá é em farellones??
No momento de contratar uma empresa devo pedir a opção de ir apenas para farellones??
Obrigada!!

Daniela
DanielaPermalink

Estamos com as malas prontas! Vamos eu, meu marido e nossa filhinha de 6 anos. Partimos para Santiago dia 19 de maio.
Faremos uma viagem curta, chegarem dia 19 a noite e partiremos no dia 22 também a noite, perderemos a cordilheira vista do avião.... sad mas não tem problema, estamos certos que curtiremos muito!
As dicas daqui me ajudaram a programar a viagem e tirar muitas dúvidas.
Fique pulando de alegria quando vi relatos da 1ª neve no final de abril, estamos torcendo para ver neve e tirar muita foto... rsrs
Parabéns informações claras e objetivas!!!
Abraços,
Dani