Santiago com neve: um dia entre Valle Nevado e Farellones

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tirolesa em Farellones

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma bela atração para não-esquiadores..

Testei o passeio "Excursión a la Montaña" da TurisTour, a maior agência de turismo receptivo de Santiago. Me pareceu uma maneira bem prática de ser apresentado a três estações de esqui -- Valle Nevado, El Colorado e Farellones -- e entender se vale a pena fazer um tour assim, em vez de ir direto a uma estação só.

Reservei por telefone, só anotaram meu nome e o quarto do hotel. Às 7h50 chegou o pequeno ônibus -- vim a saber mais tarde que aquele era o tamanho máximo que um veículo podia ter para conseguir contornar os cotovelos da estrada da montanha. Comigo subiram mais sete brasileiros, todos desempacotados -- mas, pelo que pude notar, fregueses de carteirinha de passeios organizados. Na meia hora seguinte, passaríamos em mais quatro hotéis e receberíamos os passageiros de outra van que tinha passado em outros três. Às 8h30 éramos vinte passageiros, todos brazucas.

O guia, muito bom, avisa que, para não ficarmos o tempo todo no ônibus, iremos só a duas estações, Valle Nevado (rapidinho) e Farellones (parada com mais tempo, já na hora do almoço). Antes de tudo vai haver uma parada fora das estações, para um contato mais livre -- e grátis -- com a neve. Em Farellones será possível fazer aulas de esqui. Quem estiver interessado deve traçar um sanduba ou empanada em Valle Nevado, porque o tempo em Farellones não é suficiente para almoçar e fazer aula.

Parada para alugar roupas

Pegamos a avenida Presidente Kennedy, passando ao largo de três grandes shoppings. Antes de sair da cidade, uma parada estratégica numa lojinha da Ski Total na avenida Nueva Las Condes para alugar roupas próprias para a neve. Eu tinha esquecido de levar as botas impermeáveis, luvas e gorro da viagem à Patagônia -- então precisei morrer em 10 dólares para alugar botas e outros 10 dólares para as luvas.

Cinco minutos depois já estávamos no Camino a Farellones, uma estrada acanhada construída nos anos 30. São 40 curvas até chegar ao centro de esqui Farellones (de onde se continua a El Colorado e La Parva). A partir da entrada de Farellones, uma outra estrada, particular, construída nos anos 90, leva a Valle Nevado (depois de outras 20 curvas).

Já no início do caminho dá para ver que é melhor não arriscar subir por conta própria. A estrada é bastante apertada, e as curvas, fechadíssimas. Basta uma fina capa de gelo para tornar tudo megaperigoso (e obrigar ao uso de correntes nas rodas). Não há economia que valha o risco e o stress.

Vimos neve no caminho até Farellones, mas bastou passar batido pela entrada e pegar a estrada a Valle Nevado para que tudo, tudo, tudo ficasse branquinho (com exceção do asfalto).

Entre Farellones e Valle Nevado

Algumas curvas adiante de Farellones, a primeira parada do passeio. Vinte minutos para apresentações pessoais: Neve, este é o Brasileiro; Brasileiro, esta é a Neve. Este é o momento para fazer tudo o que não pegaria bem dentro de uma estação de esqui. Mas até que o nosso grupo estava bem comportadinho.

Paradinha na neve

Alugue botas, ou você vai encharcar seus sapatos

E, cá entre nós: para quem só está interessado em ver neve, pegar na neve, perder a virgindade com a neve, este será o momento mais divertido do passeio. (Para alguns, poderia até acabar ali que já estaria ótimo...)

Parada na neve

Subimos então para Valle Nevado. No caminho, uma providencial camada de gelo na estrada obrigou a uma parada não-planejada. Ótimo: deu para fotografar com calma o lindo caracol desenhado pela estrada na montanha branquinha.

Caracol no caminho de Valle Nevado

Correntes nas rodas

Caracol a caminho de Valle Nevado

O caminho para Portillo (que é a estrada de Mendoza) tem um caracol ainda mais impressionante. Mas certamente o custo x sacrifício de um bate-volta a Portillo (3 horas em cada sentido) só para ver a estrada não vale -- quando tão pertinho de Santiago, a 45 minutos da saída da cidade, se pode ver esse caracolito do Valle Nevado.

Para quem só vai espiar, como nós, o caminho a Valle Nevado é bem mais interessante do que a parada em Valle Nevado. Lá em cima não há nada o que fazer além de "conhecer" a estação (Valle Nevado, este é o Brasileiro; Brasileiro, este é o Valle Nevado).

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma atração para não-esquiadores..

Valle Nevado

Valle Nevado: snowboarding

O principal dos hotéis de Valle Nevado

O acesso à área das pistas na alta temporada custa 33.000 pesos (66 dólares), e só se justifica para quem vai passar o dia inteiro. Me senti vagamente farofeiro. Teria sido mais entretenido usar essa hora em El Colorado, onde dá para andar de teleférico (por 13.000 pesos, ou 26 dólares).

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado: esqui

De Valle Nevado descemos até Farellones, onde é feita a parada para almoçar (mas o almoço não está incluído).

Farellones

Enquanto Valle Nevado é uma estação de esqui tipo exportação, voltada sobretudo aos turistas estrangeiros, Farellones funciona como um playground da neve para os santiaguinos. As instalações são bem mais modestas, os ingressos são mais em conta (o acesso na alta temporada custa 10.000 pesos, ou 20 dólares) e, o que é melhor: há diversões até para quem não queira esquiar ou fazer snowboard.

Farellones: tubing

Farellones: tubing

Farellones: tubing

O maior barato de Farellones é o tubing, versão na neve dos tobogãs com bóia dos parques aquáticos. Por 7.000 pesos/14 dólares (acrescidos aos 10.000 pesos/20 dólares da entrada no parque) você compra uma hora de uso do tobogã -- com direito a ser rebocado ao começo da pista (ah, se fizessem isso nos parques aquáticos...)

Farellones: tubing

Outra atração off-pistas de Farellones são os juegos aéreos -- um circuito de pontes de corda e tirolesas que me deu vontade de fazer. Os participantes são transportados até o início do circuito e, depois de deslizar nas alturas, desembarcam junto ao restaurante. Custa 7.000 pesos/14 dólares extras.

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Mas quem disse que o nosso grupo pôde fazer alguma dessas coisas? Como fomos almoçar, ao deixarmos o restaurante já não dava mais para se encaixar no próximo turno do tubing, e a última sessão de juegos aéreos tinha acabado de acontecer. Ou seja: a recomendação de comer uma empanadita em Valle Nevado deveria ter sido estendida a todo mundo que quisesse fazer alguma atividade em Farellones (e não apenas aos que pretendiam pegar a aula de esqui de 90 minutos).

Eram quatro e meia da tarde quando começamos a descida em direção a Santiago. Passamos na lojinha da Ski Total para devolver os itens alugados. Quem quisesse podia ficar num dos shoppings pelo caminho -- um grupo pediu para descer no Parque Arauco. Cheguei ao meu hotel, no centro da cidade, um pouco antes das 7 da noite.

Minhas impressões

Baseado numa única experiência -- o que é pouco, e me permite mais intuir do que dizer categoricamente --, achei que um passeio estruturado como este é interessante para quem quer ver a montanha nevada dos melhores ângulos e ter um primeiro contato com a neve.

Quem quiser usar o dia da montanha para começar a aprender a esquiar ou sobretudo para brincar na neve, acho mais interessante pegar só um trânsfer Santiago-estação de esqui-Santiago.

Para ter uma aula de esqui e aproveitar para praticar um pouquinho depois, dá para escolher entre Valle Nevado (a mais bacana), El Colorado (nível intermediário) e Farellones (mais popular/recomendável para iniciantes). Para saber os preços, é só clicar nos nomes em azul.

Mas se o objetivo for brincar na neve, iria direto para Farellones e aproveitaria o dia ao máximo.

O passeio que fiz pela TurisTur custou 28.000 pesos (56 dólares), sem entradas aos parques nem almoço.

Um trânsfer simples pela SkiTotal sai 10.000 pesos (20 dólares) ida e volta por pessoa, desde que você pegue a van num dos dois endereços da companhia -- shopping Omnium (Av. Apoquindo 4900), ou Av. Nueva Las Condes 12375, na saída da cidade. Querendo ser buscado e entregue no hotel, o preço dobra: 20.000 pesos/40 dólares por pessoa.

É possível alugar roupas e equipamentos nos dois pontos de partida da SkiTotal (o equipamento completo para esquiar sai US$ 36) ou nos próprios centros de ski.

Valle Nevado

Quando ter contato com neve

Garantido: julho a meados de setembro (estações abertas e funcionando)

Possível: finzinho de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro (estações podem estar abertas de meados de junho a início de outubro, dependendo da quantidade de neve)

Sem chance: janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro (estações fechadas)

Post escrito em julho de 2010.

Leia mais:

662 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

arlete
arletePermalink

obrigado , esse posts , respostas e dicas são otimos. Abraços

Mônica
MônicaPermalink

Oi,

a polêmica (ou esperança) sobre o inicio da temporada 2011 continua..... entrei no site do valle nevado e tem varios posts do pessoal querendo saber se abre ou não...

Eis a resposta:
"Estimados, aún no esta confirmada la fecha de apertura de la temporada invierno 2011, estamos esperando una nevada la próxima semana por lo cual dependemos del clima. Pronto más info por nuestra Web, Twitter o Facebook."

Quem sabee........ se o clima ajudar ainda tem um chancezinha...hehehe

Thais
ThaisPermalink

olá. estou aqui em Santiago e até agora nada de neve...fui para Portillo ontem e nem lá vimos a tal da neve, somente resquicios, não da nem pra matar a vontade. mas tive informações aqui de que amanhã(domingo) irá nevar...Quem sabe né!!!!

ana paula moreira
ana paula moreiraPermalink

ola. Programei minha ida a santiago de 6 a 12 de setembro, sera que nesse periodo tera neve ainda que de pra esquiar. Queria saber mais informacoes sobre como ir passar o dia em vale nevado sem gastar muito.
A quem interessar ja estive em santiago em janeiro e aproveitei os lugares de neve em esportes radicais como em farellones. Tinha a tirolesa,montain bike e skate motorizado, pra jovens, adultos e criancas.
Os vales e montanhas em Portillo ficam com cores incriveis verdes, cobres e vinhos, a vegetacao que cresce apos a neve e delicada. O lugar fica lindo com o lago num azul intenso.
Na estrada para sao cristoban que fica a 4000 pes, ha neve que se possa ver e tocar, mesmo no verao, na divisa entre chile e a argentina, logo apos portillo,em direcao a mendoza, mas eh preciso documentacao para o carro e para as pessoas inclusive para criancas para crusar a fronteira .
Leve algum casaco.La em cima ele tera uso rsrsrsrsrs
Visitei as termas de carron del maipo, a agua brota do chao
a quase 60 graus um banho no meio das montanhas...logo apos conhecer os vinhedos de concha y toro e na volta o shopping de esportes, tudo no mesmo lugar.
Fui a vinha del mar no cassino e a praia olhar leoes marinhos...
Fiz essa viagem em uma semana e nao deixei de conhecer os pontos turisticos de santiago. O cerro, a virgem, os shoppings,o mercado de frutos do mar e os bairros chiques...vale muito a pena nao e so de neve que vive o chile ne....Santiago foi perfeito...

Danielle
DaniellePermalink

olá... será que dia 30/06 terá neve no valle nevado????

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danielle! É provável mas não é garantido!

Bruna
BrunaPermalink

Oláa ...

estou indo pra Santiago na última semana de julho.

Esse passeio para conhecer as 3 estações tenho certeza de que farei ! Obrigada pela dica.
Mas a minha intenção é ir pra esquiar mesmo, fazer aulas e tal.

No hotel será que tem como eu reservar com as vans pra ir pro Valle Nevado passar o dia ?
Eu procurei mas não achei exatamente: quanto custa para passar o dia lá "ESQUIANDO" ? E o ticket pode ser comprado na hora ou tem que comprar antecipadamente ? Corro o risco de encontrar tudo lotado ?

Obrigada desde já !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna! Há muitíssima gente que sai de Santiago para esquiar de verdade o dia inteiro nas estações de montanha. Use os serviços de trânsfer indicados no texto.

É possível comprar os passes na hora. É aconselhável evitar o fim de semana, quando aumenta a freqüência de santiaguinos.

Os sites das estações têm preços e tudo o que você precisa saber.

http://www.vallenevado.com
http://www.farellones.cl
http://www.elcolorado.cl

Carla
CarlaPermalink

Eu estou em dúvida se devo comprar apenas o transfer para Valle Nevado e Farrelones ou passeio completo. Pelo que entendi, ambos estão no mesmo caminho, certo?
Conheço os centros de Bariloche e, em Cerro Catedral, por exemplo , não há necessidade de pagar entrada, apenas comprar os tickests para ascenção. No Chile também funciona assim?
Obrigada pelas informações, desde já!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Carla! Veja as particularidades de cada estação nos seus sites:

http://www.vallenevado.com
http://www.farellones.cl
http://www.elcolorado.cl

Carla
CarlaPermalink

OLá,

Obrigada pelas dicas. Entrei nos respectivos endereços e estou achando que talvesz seja melhor mesmo comprar na Sky Total somente o transfer, além de alguar as roupas. Você ja esteve lá? Viajo com dois adolescentes - filho e afilhado e, certamente, eles vão querer aproveitar até o final da tarde, por isso é melhor não ter muito horário.
A ideia é ir um dia para Valle Nevado e outro para Farellones. Seria necessário reservar o transfer com antecedência?
Grata de novo.
Carla

Vanderlei
VanderleiPermalink

Olá, gostaria de saber qual os lugares bom de compras em Santiago, e os preços, vou lá pela primeira vez,
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vanderlei! Leia este post (as dicas estão nos comentários):
https://www.viajenaviagem.com/2010/11/compras-em-santiago-do-chile-o-que-vale-a-pena/comment-page-1/#comments

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Olá Bóia, o site farellones.cl não é da estação de ski Farellones é de um hotel. As informações sobre a estação Farellones está no mesmo site da El Colorado pois elas são "conjugadas".

Recomendo também a estação La Parva que é muito boa, segue o site:
www.laparva.cl

Selene
SelenePermalink

Vou à Santiago dia 6 de Setembro, nessa época neva?
Obrigada

Glaucio
GlaucioPermalink

Não neva, mas com certeza ainda tem neve e é possível esquiar.

patricia
patriciaPermalink

Vou à Santiago agora no dia 11 de julho e estou na dúvida se vou para farellones ou el colorado, pois ouvi dizer q estas são melhores do que Valle Nevado para iniciantes no esqui, pois têm mais opções de divertimento na neve.
É verdade? Qual das duas indica? Sabe se é possível fazer as duas já q são próximas?
O q recomenda?
Patricia

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Patricia! Não deixe de ler as informações do post; está tudo respondido nele mesmo wink

As estações são vizinhas, sim!

Andrea
AndreaPermalink

Olá! Estava com a viagem toda programada e paga para Bariloche, mas como as cinzas não vai dar pra ir, então resolvi trocar o destino para santiago, na verdade meus filhos querem ver neve, esta foi a unica forma que encontrei de leva-los. Estou em duvida se as cinzas também não chegaram até lá. alguém tem alguma informação?

Fábio G.
Fábio G.Permalink

Pessoal, é possível acessar os pontos de partida da Ski Total por metrô?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Há um ponto de partida no shopping Omnium, que fica mais ou menos perto (600 metros) da estação Manquiehue.

Felipe
FelipePermalink

é isso aí.

desce do metrô e dá uma caminhadinha até a Ominium, que não é bem um shopping, parece mais uma galeria. Se não me engano a descida é na estación escuela militar, na própria avenida apoquindo onde fica a esqui total.

Felipe
FelipePermalink

não tinha visto o post do ricardo acima. a esqui total fica mais ou menos no meio do caminho entre as estações que falamos.

boa viagem

Anna
AnnaPermalink

Olá Bóia!
Estamos chegando a Pousada Farellones no dia 23 de junho, na quinta-feira que vém. Uma perguntinha simples e direta. Está nevando... Terá neve...
Grata pelo retorno
Anna

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Anna! Não temos essa informação. Que tal você se comunicar com a pousada? grin

val
valPermalink

Oi Bóia,
indique esse site ( é um world snow report)
veja Farellones Ana:
http://www.snow-forecast.com/resorts/Farellones/6day/mid

tiago
tiagoPermalink

Olá, gostaria de saber o que sai mais em conta:
Pagar pelas aulas, roupas e equipo numa agência em Santiago?
ou
Pagar só o transfer e deixar para alugar o equipo e as aulas na própria estação?
Caso queira apenas conhecer o Valle Nevado, sem pretensão de esquiar, bastaria o passeio de meio dia?
Obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! É mais barato alugar fora da estação. Mas se você não tem pretensão de esquiar, só precisa de casaco, luvas e botas impermeáveis; é possível que só precise alugar as botas. O Ricardo Freire disse que para quem não quer esquiar Farellones é mais divertido.

tiago
tiagoPermalink

Tem como ir de Farellones para Valle Nevado de teleférico?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tiago! Sim, desde que você tenha o passe.

Glaucio
GlaucioPermalink

De teleférico não é possível.
Existe uma travessia de Colorado para Valle Nevado por ski, só para expertos.

Margareth
MargarethPermalink

Ric e CIA,

Parabéns pelo site! Não sei mais viver sem ele smile

Vou para Santiago na metade de outubro e quero visitar (não esquiar) Valle Nevado. Será que nessa época ainda é possível ver alguma nevezinha ?!?!?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Margareth! A estação funciona até a primeira semana de outubro. É provável que você ainda veja neve por lá. Querendo ter certeza absoluta de neve, vá entre julho e setembro.

Bryan
BryanPermalink

olá sera q vai ter neve boa para esquiar do dia 09/07 em diante ???

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bryan! Impossível prever. As notícias que vêm de lá por enquanto não são animadoras.

Ligia Melo
Ligia MeloPermalink

Olha só pessoal, o site de Valle Nevado é bem completo.
Inclusive, tem uma web cam que funciona direto. Então fica fácil ir acompanhando como está a montanha. E no próprio site eles também informam a quantidade de neve acumulada nas pistas.

Fábio G.
Fábio G.Permalink

No Chile o problema não são as cinzas.
Mas a falta de neve.
O Valle Nevado soltou um comunicado no Face.

Comunicado Oficial
por Valle Nevado Brasil, terça, 21 de junho de 2011 às 12:12
Devido à falta de neve em quantidade suficiente em Valle Nevado Ski Resort, o que nos impede de iniciar uma temporada plena de inverno e diversão, a data de abertura da estação será postergada para a próxima semana.

As operadoras e agências de viagens estão sendo comunicadas sobre os procedimentos para troca das reservas, e nós de Valle Nevado Ski Resort trabalhando para que sua experiência em nosso centro seja a melhor possível.

Pedimos desculpas pelos eventuais transtornos e temos certeza que os maiores beneficiados serão vocês.
Atenciosamente, Equipe Valle Nevado

http://www.facebook.com/notes/valle-nevado-brasil/comunicado-oficial/131924780220350

Nati
NatiPermalink

Oi gente, tudo bem?
Estarei em Santiago por 4 dias no mês de julho, de 14 à 18, e com certeza quero conhecer as estações, pelo que vi aqui vou mesmo é passar a maior parte do tempo em Farellones, pq meu filhote de 6 anos comemorará seu aniversário de 7 por lá, e pelo que percebi o local é o mais adequado! A minha dúvida é: há alguma risco de não conseguir o passeio aonde se conhece todas as estações pela Turistour, ou mesmo somente o transfer direto para uma estação pela ski total, por ser alta temporada?
Pergunto ainda se vale a pena fazer esse passeio: Excursión a la Montaña com uma criança..ele vai se divertir?
Obrigada smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nati! É muito fácil reservar passeios e trânsfers. Evite o fim de semana, quando os santiaguinos acorrem em massa.

Nati
NatiPermalink

Ok, A BÓIA e Ligia Melo. Obrigada pelas dicas!

Ligia Melo
Ligia MeloPermalink

Oi! Olha se vc não conseguir na empresa, pode tentar ir na Ski Total, o tempo de vc chegar lá, alugar o equipo é justamente o de encher uma van para subir. O ideal é ir cedo. Acredite, a gente pega trânsito na montanha!!
Mas caso chegue lá tarde, o Valle Nevado, por exemplo, tem uma opção de vc comprar os tickets para os meios de elevação para metade do dia, a partir do meio dia, se não me engano. Fica mais barato.

Liana
LianaPermalink

Olá! Adorei o post e a forma como vcs escrevem! Parabéns! Analisando suas dicas, pensei em pegar um transfer para El Colorado, ir de teleférico para Farellones e de lá voltar para Santiago. Será que seria possível combinar com as empresas um transfer assim (locais de chegada e partida diferentes)? Att, Liana.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Liana! El Colorado e Farellones são duas estações de um mesmo complexo.

Mariana Lima
Mariana LimaPermalink

Olá eu vou viajar para o Chile semana que vem com uns amigos e vamos passar um dia em alguma estação de ski, porém tem um pessoal que quer skiar e outro não...qual seria a melhor estação para o pessoal que não quer skiar nem fazer snowboard? que dê para aproveitar mais, com mais atrativos além do ski, uma vista legal etc?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Valle Nevado também tem snowboard. Farellones tem tubing e tirolesa. As estações ainda não abriram.

Bruna
BrunaPermalink

Oláá mais uma vez ..

Estou mais informada agora, mas se puder me ajudar com algumas duvidas eu agradeço.

No site da skitotal o aluguel do "equipo completo" por $18,000 inclui as roupas, luvas, botas e tudo o mais que é necessário pra esquiar ?

Eu vi que na ski total tem o bate e volta para as estações, mas e para comprar os tickets para passar o dia esquiando, compra lá na estação, precisa reservar ? E o ticket inclui o teleférico o dia todo ? Ou tem alguma surpresa ?

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruna! Os tickets são comprados na estação.

Se quiser comprar antes antes nos sites das estações. Há links no texto!

Bruna
BrunaPermalink

OK ... obrigada !!

Nelma
NelmaPermalink

Olá quero saber quando estará aberto a estaçao de esqui? tem alguma precisao?
Estou indo pra Santiago amanha 29/06 e quero muito ir pra ver neve ai em Vale Nevado...
Alguem pode me informar se já esta tendo neve?

Obrigada.

Marcelo Correia
Marcelo CorreiaPermalink

Acabo de receber um e-mail do Valle. Os hotéis só abrirão no dia 15/07 (se confirmarem as próximas nevadas que estão previstas pela metereologia). No dia 02.07 o valle ira abrir apenas para visitantes de 1 dia e apenas a parte baixa da estação estará funcionando (teleférico prado com acesso a apenas quatro pistas e talvez o mirador). ou seja, um funcionamento ainda bem precário. Assim, quem quer ver neve pode ir sem medo. Ja quem quer esquiar...ainda não da para saber. Vamos torcer pelas frentes frias!

Jackson
JacksonPermalink

Estaremos em Santiago final de julho e como Valle Nevado aceitava reservas no mínimo de 7 dias, resolvemos fazer um bate e volta com transfer privativo. Viajamos com 2 crianças (de 8 anos e 10 meses), é possível ficar nas dependências do hotel com a menor enquanto o maior aproveita as pistas?
Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jackson! Por favor não duplique perguntas em posts diferentes!

Sua pergunta já está respondida no outro post.

Thaiany
ThaianyPermalink

Olá,

estou indo para Santigao em 10 de agosto acompanhada de amigas e crianças. Compramos um passeio para o vale nevado.

Pelo que eu li aqui, Farellones é mais interessante pra quem é iniciante e não vai só pra praticar o ski.

Mas como já compramos o passeio pro vale nevado, gostaria de saber se no vale tem outros atrativos para que o iniciante possa se divertir o dia todo, ou se é só interessante pra quem quer skiar mesmo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thaiany! Em Valle Nevado você pode andar nos meios de elevação. É possível fazer aulas de esqui.

Leila
LeilaPermalink

Oi vou para santiago passar apenas 4 dias o que devo priorizar. Em 4 dias dizem que da para conhecer tudo, dá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leila! Veja tudo o que há para fazer em Santiago clicando nos links desta página:

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Heloísa
HeloísaPermalink

Ricardo, pergunta prática: para quem não esquia, e nem tem a pretensão de fazê-lo, vale a pena fazer o tour de um dia em Valle Nevado? Ou é melhor aproveitar Santiago?
Obrigada e abraços!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Heloísa! Aqui quem responde é A Bóia! O Comandante recomenda Farellones para quem não quer esquiar, mas quer ver neve, brincar de tubing e que tais. Leia o relato completo acima! Se neve não for a sua praia, aproveite Santiago e outras atrações. smile

ana paula
ana paulaPermalink

olha eu nunca fui mais e meu sonho mais queria sabe se em agosto ainda tem neve la em satiago chile..

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Paula! A neve vai até o início de outubro.

Cristiany
CristianyPermalink

Olá, gostaria de saber se visitantes podem usar os restaurantes dos hoteis de Valle Nevado e qual a média de preço. Alguma indicação especial? vou só para passar o dia, como não vou esquiar, vou comer!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cristiany! Os visitantes podem usar os restaurantes. Há restaurante e lanchonete. A comida no Chile é um pouco mais barata do que no Brasil.

Wlademir Kisner
Wlademir KisnerPermalink

Seria bom avaliar

Regiane
RegianePermalink

Olá, acabo de conhecer o site de vocês e achei muito enriquecedor.
Vamos para Santiago dias 24 a 29 de Agosto, nunca vi nem andei na neve e pelo que percebi o local ideal para visitarmos como "novatos" seria Farellones e não o Valle Nevado como haviamos programado é isso?

Como pretendemos alugar um carro temos como conhecer o Valle e depois ir pra Farellones, pagando apenas a entrada do Farellones?

Para quem nunca foi, vale a pena tentar esquiar? ou melhor fazer as outras atividades como snown/ tubing e outras?

tem estaciomento para deixarmos o carro? sai carro?
ou vale a pena outro meio de transporte? qual?

Obrigada,

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Regiane! O Comandante não recomenda alugar carro para fazer este percurso. É perigoso dirigir sobre o gelo, além de complicado e trabalhoso colocar correntes nas rodas. A estrada é super sinuosa.
Você pode conseguir transfers, como indicado no texto, direto para o local que pretende visitar. Leia o relato completo para ver os detalhes!

henrique
henriquePermalink

Pessoal cheguei a semana passada de Santiago e realmente adoramos com minha agora noiva!

Chegamos lá e contactamos um Brasileiro que foi recomendado por um amigo do meu primo que trabalha numa empresa chama Mitour essa empresa tem uma marca chamada snowbus que faz tudo o que é montanha.

Fechamos tudo com eles e o Otávio que também é guia nos ajudou em tudo lá! Fez reservas no Giratorio, Como agua pra chocolate e fomos com ele pra vinicola Undurraga (que ele recomendou e adoramos!), Val Paraiso e Vinã e o passeio nos centro de ski Valle nevado, Farelones e El dorado. Ele é muitode boa e realemente recomendo ele!

o site da agencia é

www.snowbus.cl

o e-mail dele direto é: otavio@snowbus.cl

Fala que foi o Henrique Mota que falou!

Fica a dica.

Jefferson Ricardo Corrêa

Olá Bóia ou Henrique Mota.
Gostaria de um outro contato do Otavio que é o brasilero que foi indiado pelo Henrique no comentário postado em 07/07/11, e que é guia no Chile. Achei legal a dica mas não consegui contato com o Otávio nem com a empresa que ele trabalha, através do site e do e-mail informado.Como posso conseguir e e-mail ou telefone do Henrique Mota para pedir essas informações? Estu indo para Santiago já no dia 14 desse mês e queria contratar o Otávio como guia.Por favor me ajudem...
Jefferson Corrêa

Nilson Dias
Nilson DiasPermalink

Cheguei de Santiago no último sábado (02.07.2011) e ainda estou perplexo com tanta beleza. A cidade e as pessoas são extremamente agradáveis.
Tive muita sorte pois após subir a montanha, começou a nevar. Se não deseja esquiar, vale a pena só apreciar a paisagem. Você pode comer em um dos restaurantes em Colorado, Farellones ou Valle Nevado.

bona
bonaPermalink

ola pessoal, o vulcão cancelou minha viagem a Ushuaia, então estou reprogramando para Santiago, alguem pode me dizer se há bastante neve no mes de agosto ? devo ir na metade do mes.abraços

Bona
BonaPermalink

Obrigado Bóia, aproveitando sua atenção...vou com meus pais , sogra e 2 crianças, onde posso ir que agrade a todos...apreciar a paisagem para os mais velhos e brincar na neve para as crianças, seria em Farellones ou tem um lugar fora das estações ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bona! Se você ler com atenção, vai ver que FArellones pode ser este lugar. Mas não vá no fim de semana, quando fica lotado.

bona
bonaPermalink

Valeu, e a ultima..., li que em Chilan há trenós puxados por huskies, o trem para lá é seguro nesta época ? não há algo parecido mais perto de santiago ? me desculpe o volume de perguntas, mas é que ótimos sites como estes, tornam-se praticamente o único apoio para boas viagens . abraços

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bona! Não há nada do gênero perto de Santiago. O trem foi restabelecido em abril (obrigado por avisar; a gente ainda achava que estava desativado) e leva cinco horas: http://www.terrasur.cl .

Bruno
BrunoPermalink

Olá, estou indo para Santiago e vou alugar um carro, muha dúvida é: Posso chegar até as estações de carro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Pode mas não é recomendável. A estrada é sinuosa, movimentada e se houver gelo na pista será preciso colocar correntes. É uma estrada bastante perigosa para quem não está acostumado com ela ou a dirigir na neve. Há horários em que só funciona numa das direções. Use os serviços de trânsfer.

L.
L.Permalink

Olá, Riq,

Acabei de voltar do Chile e queria agradecer as dicas maravilhosas de seu estimado site. Seguimos seu roteiro e o da Silvia, do Matraqueando, o que possibilitou que nossa viagem fosse recheada de momentos maravilhosos!!
Gostaria de dividir uma experiência inusitada com você. Após descobrir que Valle Nevado não ia abrir para o final de junho, decidi me hospedar em Farellones e me surpreendi!!! O lugar é lindo, a paisagem é de emocionar. Exploramos bastante a região e ficamos imensamente felizes em poder desfrutar de um lugar tão belo e pitoresco. Deixei um relato no http://viajevip.blogspot.com/2011/07/santiago-e-arredores-inesquecivel.html.
Abs, L.

Raniere
RanierePermalink

cara, que legal seus posts, tô indo 1a vez com famíla (Dani-alto comando-rsrsrsrs, ju-13 e bia-11-herdeiras), obrigado as dicas, achoa q vai ser o maior barato!!!!
o tubing certeza vao ser sucesso total kas mulek!!

andrea
andreaPermalink

Fui ano passado para Bariloche e este ano vou a Santiago, sempre com a ajuda de vcs. São maravilhosas as dicas ! Peço uma: sempre viajo com meus pais (maiores de 70) mas eles andam bem. A dúvida é na parte da neve. Aprendi a esquiar mas sei que sou iniciante. Assim o que é melhor Farellones, Velle Nevado ou Colorado ? Meus pais ficaram me esperando esquiar. Temos 7 dias em Santiago. Aguardo.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Todas as estações têm instrutores e pistas para inciantes. Valle Nevado tem instalações melhores para quem só vai ficar esperando.

Você já tinha perguntado isso e nós já tínhamos respondido:

https://www.viajenaviagem.com/2010/11/compras-em-santiago-do-chile-o-que-vale-a-pena/comment-page-2/#comment-144157

Rafael
RafaelPermalink

Olá, queria fazer um dia na montanha só pra brincar um pouco na neve e vi que a melhor opção pra mim e minha família é Farellones. Se eu quiser fazer só o tubing e esse juegos aereos preciso pagar só o valor deles ( hoje, 8000 pesos cada) ou só posso participar deles se já tiver comprado esse ticket de entrada que o Ricardo fala ( 10.000 pesos) ? Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafael! Só precisa pagar o tubing!

Luciano Azevedo
Luciano AzevedoPermalink

Estou indo com minha mulher para Santiago e pretendo subir um dia até Farellones e Valle Nevado. Minha idéia é alugar para este dia uma caminhonete, pegála no começo do dia e entregar de volta no início da noite. A idéia é justamente a aventura de subir a cordilheira dirigindo... vocês tem alguma experiência para me relatar sobre essa idéia? Alguém já fez para me indicar locadoras, valores, etc?

Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciano! Não recomendamos dirigir; a estrada é muito sinuosa e se torna arriscada por conta do gelo. Pegue um trânsfer! Você vai conseguir aproveitar mais a paisagem.

andrea
andreaPermalink

Valeu Boia ! Desculpa pelo repeteco é que não achei o post! Muito obrigado. Quando voltar enriqueço o site com a minha experiência. Obrigado !

Raphael
RaphaelPermalink

Olá. Vou pro Chile dia 22 de Agosto. Alguém sabe dizer se nessa época ainda neva?
Brigado pela atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raphael! Ainda neva, sim!

Nane
NanePermalink

Fechamos viagem mas vamos levar 2 crianças p/ Santiago, sendo uma delas de 8 meses. Meu desepero é se encontro roupas p/ bebes irem p/ neve, ja q. pesquisei e todos os alugueis e lojas do Brasil vendem apenas p/ acima de 4 anos. alguem sabe?

Mauricio
MauricioPermalink

Eu quero, eu quero!!! Nem que seja descer a montanha de bóia!!!!!hauhauhau

Iara Medeiross
Iara MedeirossPermalink

Então, eu ia para bariloche e......
Estou pretendendo ir para o chile ,eu o marido e filhas 03 e 07 anos, mais ainda estou com dúvidas. Será que vale mais a pena passar a semana em portillo? ou ficar em santiago e fazer os passeios diarios para as estações? ou em vale nevado? Estou preocupada com as crianças. em portillo foi tranquilo negociar com o hotel?

jair leffa
jair leffaPermalink

Bom dia! Estou indo para o Chile em agosto de carro ( santiago até puerto varas ) onde encontro dicas para quem vai de carro próprio. Onde posso encontrar correntes se precisar? e outras dicas mais talvez hoteis mais fora do centro. obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Jair! Se você alugar o carro em Santiago, ele já virá com correntes.

Você vai visitar algum lugar entre Santiago e Puerto Varas? Porque se só for fazer os lagos andinos, é melhor ir de avião ou ônibus e alugar o carro por lá.

João Paulo Martins
João Paulo MartinsPermalink

Olá Bóia! Muito interessante o site e as dicas, muito obrigado.

Estarei em Santiago na semana que vem, e agora estou com uma dúvida entre qual passeio fazer. Vamos num grupo de 6 pessoas, e eu sou o único que quer esquiar de verdade, os outros querem apenas brincar na neve.

O que eu não entendi, no post é: no passeio "Excursion a La Montana" eu terei a oportunidade de esquiar de verdade, fazendo aula ou não, mas utilizando os teleféricos e tals ???? Eu consigo fazer isto (esquiar) em Farellones? Ou as atividades são apenas o tubing e os jogos de ar??

Não seria melhor o passeio "Ski Day" da SkiTotal ??

Desde já, agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, João Paulo! Em Farellones também se pode esquiar! Recomendamos a ida lá para iniciantes e para quem gostaria de se divertir na neve fazendo outras atividades. smile

Natalia
NataliaPermalink

Boa Tarde.

GOstaria de saber se a neve no mes de agosto na utlima semana?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia! Há neve com certeza até o fim de setembro, comecinho de outubro.

Natalia
NataliaPermalink

Qual a melhor opçao para esquiar?? iniciante

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Natalia! Todas as estações têm pistas para iniciantes.

Preparando um Guia para a viagem à Santiago – Chile | MonKey

[...] - “Excursión a la Montaña” – não inclui a entrada na estação e prática do esqui - https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/ - 28.000 pesos (US$ 56), sem entradas aos parques nem almoço. - Ski Total (lojinha no inicio da [...]