Santiago com neve: um dia entre Valle Nevado e Farellones

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tirolesa em Farellones

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma bela atração para não-esquiadores..

Testei o passeio "Excursión a la Montaña" da TurisTour, a maior agência de turismo receptivo de Santiago. Me pareceu uma maneira bem prática de ser apresentado a três estações de esqui -- Valle Nevado, El Colorado e Farellones -- e entender se vale a pena fazer um tour assim, em vez de ir direto a uma estação só.

Reservei por telefone, só anotaram meu nome e o quarto do hotel. Às 7h50 chegou o pequeno ônibus -- vim a saber mais tarde que aquele era o tamanho máximo que um veículo podia ter para conseguir contornar os cotovelos da estrada da montanha. Comigo subiram mais sete brasileiros, todos desempacotados -- mas, pelo que pude notar, fregueses de carteirinha de passeios organizados. Na meia hora seguinte, passaríamos em mais quatro hotéis e receberíamos os passageiros de outra van que tinha passado em outros três. Às 8h30 éramos vinte passageiros, todos brazucas.

O guia, muito bom, avisa que, para não ficarmos o tempo todo no ônibus, iremos só a duas estações, Valle Nevado (rapidinho) e Farellones (parada com mais tempo, já na hora do almoço). Antes de tudo vai haver uma parada fora das estações, para um contato mais livre -- e grátis -- com a neve. Em Farellones será possível fazer aulas de esqui. Quem estiver interessado deve traçar um sanduba ou empanada em Valle Nevado, porque o tempo em Farellones não é suficiente para almoçar e fazer aula.

Parada para alugar roupas

Pegamos a avenida Presidente Kennedy, passando ao largo de três grandes shoppings. Antes de sair da cidade, uma parada estratégica numa lojinha da Ski Total na avenida Nueva Las Condes para alugar roupas próprias para a neve. Eu tinha esquecido de levar as botas impermeáveis, luvas e gorro da viagem à Patagônia -- então precisei morrer em 10 dólares para alugar botas e outros 10 dólares para as luvas.

Cinco minutos depois já estávamos no Camino a Farellones, uma estrada acanhada construída nos anos 30. São 40 curvas até chegar ao centro de esqui Farellones (de onde se continua a El Colorado e La Parva). A partir da entrada de Farellones, uma outra estrada, particular, construída nos anos 90, leva a Valle Nevado (depois de outras 20 curvas).

Já no início do caminho dá para ver que é melhor não arriscar subir por conta própria. A estrada é bastante apertada, e as curvas, fechadíssimas. Basta uma fina capa de gelo para tornar tudo megaperigoso (e obrigar ao uso de correntes nas rodas). Não há economia que valha o risco e o stress.

Vimos neve no caminho até Farellones, mas bastou passar batido pela entrada e pegar a estrada a Valle Nevado para que tudo, tudo, tudo ficasse branquinho (com exceção do asfalto).

Entre Farellones e Valle Nevado

Algumas curvas adiante de Farellones, a primeira parada do passeio. Vinte minutos para apresentações pessoais: Neve, este é o Brasileiro; Brasileiro, esta é a Neve. Este é o momento para fazer tudo o que não pegaria bem dentro de uma estação de esqui. Mas até que o nosso grupo estava bem comportadinho.

Paradinha na neve

Alugue botas, ou você vai encharcar seus sapatos

E, cá entre nós: para quem só está interessado em ver neve, pegar na neve, perder a virgindade com a neve, este será o momento mais divertido do passeio. (Para alguns, poderia até acabar ali que já estaria ótimo...)

Parada na neve

Subimos então para Valle Nevado. No caminho, uma providencial camada de gelo na estrada obrigou a uma parada não-planejada. Ótimo: deu para fotografar com calma o lindo caracol desenhado pela estrada na montanha branquinha.

Caracol no caminho de Valle Nevado

Correntes nas rodas

Caracol a caminho de Valle Nevado

O caminho para Portillo (que é a estrada de Mendoza) tem um caracol ainda mais impressionante. Mas certamente o custo x sacrifício de um bate-volta a Portillo (3 horas em cada sentido) só para ver a estrada não vale -- quando tão pertinho de Santiago, a 45 minutos da saída da cidade, se pode ver esse caracolito do Valle Nevado.

Para quem só vai espiar, como nós, o caminho a Valle Nevado é bem mais interessante do que a parada em Valle Nevado. Lá em cima não há nada o que fazer além de "conhecer" a estação (Valle Nevado, este é o Brasileiro; Brasileiro, este é o Valle Nevado).

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma atração para não-esquiadores..

Valle Nevado

Valle Nevado: snowboarding

O principal dos hotéis de Valle Nevado

O acesso à área das pistas na alta temporada custa 33.000 pesos (66 dólares), e só se justifica para quem vai passar o dia inteiro. Me senti vagamente farofeiro. Teria sido mais entretenido usar essa hora em El Colorado, onde dá para andar de teleférico (por 13.000 pesos, ou 26 dólares).

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado: esqui

De Valle Nevado descemos até Farellones, onde é feita a parada para almoçar (mas o almoço não está incluído).

Farellones

Enquanto Valle Nevado é uma estação de esqui tipo exportação, voltada sobretudo aos turistas estrangeiros, Farellones funciona como um playground da neve para os santiaguinos. As instalações são bem mais modestas, os ingressos são mais em conta (o acesso na alta temporada custa 10.000 pesos, ou 20 dólares) e, o que é melhor: há diversões até para quem não queira esquiar ou fazer snowboard.

Farellones: tubing

Farellones: tubing

Farellones: tubing

O maior barato de Farellones é o tubing, versão na neve dos tobogãs com bóia dos parques aquáticos. Por 7.000 pesos/14 dólares (acrescidos aos 10.000 pesos/20 dólares da entrada no parque) você compra uma hora de uso do tobogã -- com direito a ser rebocado ao começo da pista (ah, se fizessem isso nos parques aquáticos...)

Farellones: tubing

Outra atração off-pistas de Farellones são os juegos aéreos -- um circuito de pontes de corda e tirolesas que me deu vontade de fazer. Os participantes são transportados até o início do circuito e, depois de deslizar nas alturas, desembarcam junto ao restaurante. Custa 7.000 pesos/14 dólares extras.

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Mas quem disse que o nosso grupo pôde fazer alguma dessas coisas? Como fomos almoçar, ao deixarmos o restaurante já não dava mais para se encaixar no próximo turno do tubing, e a última sessão de juegos aéreos tinha acabado de acontecer. Ou seja: a recomendação de comer uma empanadita em Valle Nevado deveria ter sido estendida a todo mundo que quisesse fazer alguma atividade em Farellones (e não apenas aos que pretendiam pegar a aula de esqui de 90 minutos).

Eram quatro e meia da tarde quando começamos a descida em direção a Santiago. Passamos na lojinha da Ski Total para devolver os itens alugados. Quem quisesse podia ficar num dos shoppings pelo caminho -- um grupo pediu para descer no Parque Arauco. Cheguei ao meu hotel, no centro da cidade, um pouco antes das 7 da noite.

Minhas impressões

Baseado numa única experiência -- o que é pouco, e me permite mais intuir do que dizer categoricamente --, achei que um passeio estruturado como este é interessante para quem quer ver a montanha nevada dos melhores ângulos e ter um primeiro contato com a neve.

Quem quiser usar o dia da montanha para começar a aprender a esquiar ou sobretudo para brincar na neve, acho mais interessante pegar só um trânsfer Santiago-estação de esqui-Santiago.

Para ter uma aula de esqui e aproveitar para praticar um pouquinho depois, dá para escolher entre Valle Nevado (a mais bacana), El Colorado (nível intermediário) e Farellones (mais popular/recomendável para iniciantes). Para saber os preços, é só clicar nos nomes em azul.

Mas se o objetivo for brincar na neve, iria direto para Farellones e aproveitaria o dia ao máximo.

O passeio que fiz pela TurisTur custou 28.000 pesos (56 dólares), sem entradas aos parques nem almoço.

Um trânsfer simples pela SkiTotal sai 10.000 pesos (20 dólares) ida e volta por pessoa, desde que você pegue a van num dos dois endereços da companhia -- shopping Omnium (Av. Apoquindo 4900), ou Av. Nueva Las Condes 12375, na saída da cidade. Querendo ser buscado e entregue no hotel, o preço dobra: 20.000 pesos/40 dólares por pessoa.

É possível alugar roupas e equipamentos nos dois pontos de partida da SkiTotal (o equipamento completo para esquiar sai US$ 36) ou nos próprios centros de ski.

Valle Nevado

Quando ter contato com neve

Garantido: julho a meados de setembro (estações abertas e funcionando)

Possível: finzinho de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro (estações podem estar abertas de meados de junho a início de outubro, dependendo da quantidade de neve)

Sem chance: janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro (estações fechadas)

Post escrito em julho de 2010.

Leia mais:

662 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

MonKey » Blog Archive » Preparando um guia para a viagem à Santiago do Chile

[...] - “Excursión a la Montaña” – não inclui a entrada na estação e prática do esqui - https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/ - 28.000 pesos (US$ 56), sem entradas aos parques nem [...]

Renata Farage
Renata FaragePermalink

Bóia,

Parabéns pelo post! Gostei muito!

Sua opnião: Você acha que tem perigo de ir para Santiago ou para Valle Nevado neste mês? Reporto-me às manifestações estudantis violentas que estão tomando Santiago e às nevascas.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! A estrada pode ficar interditada em caso de nevasca. Não houve nevascas exageradas em Santiago. O Chile é grande.

Não há problemas com relação às manifestações. Santiago é grande.

kelen
kelenPermalink

Vc sabe o período certo de neve em Santiago? Final de agosto tem?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Kelen! O inverno vai até o fim de setembro. Deve haver neve até o iniciozinho de outubro.

ELIENE
ELIENEPermalink

vou à Santiago/chile e Bariloche em 05/08/2011 mas as noticias aqui estão me preocupando.Por favor me diga as condiçoes climáticas ai.Agradeço.

Catharine
CatharinePermalink

Acabei de chegar do Chile...Valle Nevado é lindo, mas apenas para tirar fotos, pq esquiar lá acaba saindo caro e também fiz o passeio de "Um dia na neve" com a turistour, passeio que só serve para ter o contato com a neve mesmo, pois é rapido e conhecemos 2 estaçoes de Ski em apenas um dia.No dia seguinte fechei com a Turistik, (loja de turismo encontrada no marcado central,Parque Arauco,Patio Bella vista)um passei de um dia inteiro a Farellones, onde pude fazer uma aula de ski de 1 hora com instrutor e 1 hora de tubing (8.000 pesos).Deu para aproveitar bastante e é bem mais barato.Conselho:nao percam tempo almoçando, façam um lanche rápido e aproveitar o dia todo

andrea
andreaPermalink

Catharine,
Li o seu relato, e gostei, pois acho que penso igual a vc. Pelo que andei pesquisando Valle Nevado é para profissional, já que é mais caro e as pistas são enormes. E Farellones parece mais acessível pra quem, como eu, aprendeu a esquiar ano passado e vou tentar repetir a façanha no chile semana que vem. Só me esclarece, por favor, algmas dúvidas: deixo para alugar roupa e ski lá ? Tem alguma indicação ? A ida pela Turistik tem hora certa de ida e volta ou vários horários ? Penso em visitar Valle Nevado num dia e me acabar em farellones no outro inteiro. Obrigado.

Catharine
CatharinePermalink

Andrea,
Eles fazem uma parada numa lojinha para alugar a roupa, antes de começarmos a subir a Cordilheira e em Farellones também tem um lugar que aluga a roupa e todo equipamento de ski.A ida e volta pela Turistik tem hora certa sim...geralmente eles passam com a van no seu hotel por volta das 7:30 e o guia combina com voces um ponto de encontro lá em cima e o horário combinado para o retorno (16:30) que você escolhe em ou ficar no hotel ou no Parque Arauco.
Na turistik também tem os passeios de um dia inteiro para cada estação de ski

José Netto
José NettoPermalink

Passarei apenas dois dias no chile e vou separar apenas um dia para subir…minha pergunta é: Valle Nevado ou Farellones? Alguem pode me ajudar? que excurção faço? levarei meu filho e minha cunhada para conhecer neve e se divertir eu eu minha mulher ja conhecemos pois sempre vamos a bariloche, mas confesso que estou em duvida sobre o que fazer e para onde ir.

Fernanda
FernandaPermalink

Valle nevado é pra quem é mais experiente e ja sabe eskiar ou quer ficar so olhando os outros.Farellones tem mais opçoes pra quem nao quer so eskiar, pois tem o tubing que eh uma boia gigante e desce tipo tobogan(adoroo) e outras atraçoes divertidas mais.
Acho mais bacana pra levar criança.

Monica
MonicaPermalink

Uma dúvida: o valor do ticket inclui o acesso para esquiar ou se paga o ticket apenas para frequentar o local? No meu caso meu marido vai esquiar e eu não. Pretendo ficar no restaurante, fotografando, etc... também tenho que comprar o ticket?

Fernanda
FernandaPermalink

Monica, nao precisa, so compra o tickt se for usar algo.

Lali
LaliPermalink

Tem como ficar hospedade em Farellones, sem pagar muito caro? Quais as opções de hotel?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! As acomodações em Farellones são mais simples do que em Valle Nevado, mesmo.

Veja as acomodações em http://www.elcolorado.cl e http://www.farellones.cl

Lali
LaliPermalink

Os preços sao melhores também?

Lali
LaliPermalink

No final de setembro (27.09) eu consigo neve garantida em El Colorado/Farellones?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lali! Garantir ninguém pode. Mas é bastante provável.

Ibere
IberePermalink

Qual o preço do transfer até Farellones? tem linha d ônibus comum para lá?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ibere! O valor está indicado no texto acima wink

Edison Helio Rizzato
Edison Helio RizzatoPermalink

Boa noite!
Ricardo, primeiramente, parabéns pelo trabalho, muito bom.
Aproveitando de sua experiençia (reparei que você é bastante atencioso)rezolvi me aproveitar. Nunca sai do Brasil, não tenho a menor experiencia, teria varias perguntas para fazer, mas... Você poderia fazer a gentileza de responder qual moeda devo levar (já que não tenho cartão internacional) e quanto para 05 dias em Santiago.Também quais passeios não perder (custo x beneficio)
Agradeço e volto a parabeniza-lo.
Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Edison! Aqui quem responde é A Bóia, assistente do Ricardo Freire para perguntas! Para esclarecer as suas dúvidas, siga os links abaixo:

- A página-guia de Santiago, para ler tudo sobre a cidade: https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/
- As recomendações do Comandante sobre despesas no exterior: https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/

Edison Helio Rizzato
Edison Helio RizzatoPermalink

Valeu, A Bóia!!!
Muito obrigado, e mais uma vez parabéns pelo trabalho.Muito bom "falar" com vocês
Abraços

maria antonia
maria antoniaPermalink

eu nunca tive uma decepção tão grande como tive hoje, depois da segunda tentativa, me organizando para ir a Bariloche a LAN CHILE cancelou novamente a minha viagem e de mais 9 pessoas ( 3 filhos, 02 noras, marido e 03 irmãos) nossas passagens estavam compradas desde março de 2011, isso é uma falta de respeito ao cliente, e falta de humanidade, mais tudo isso vai ser resolvido através da justiça porque pagamos a vista e as pessoas que compraram depois de nós viajaram, espero que depois dessa briga na justiça a LAN CHILE tenham pelo menos um pouco de respeito e humanidade, viajo 06 vezes por ano e nunca vi um descaso tão grande, a nossa primeira viagem estava marcada para 05/07 e depois remarcarão para 09/08 e agora cancelaram

Gisele
GiselePermalink

olá! estou indo à santiago no final de agosto, estou pensando em contatar este serviço, para conhecer as tres estações de ski, nunca vi nevee, e em outro dia voltar somente a farellones,será que vale a pena? ou devria ir direto a farellones? o que posso fazer no valle nevado, não quero esquiar,tem como andar de teleferico em alguma das estações ou é somente para quem vai esquiar? ja li inumeras vezes seu blog e não me canso! parabens!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gisele! Para usar o teleférico em Valle Nevado você precisa comprar o mesmo ingresso do esquiador. Custa entre 50 e 60 dólares dependendo da época.

Fernanda
FernandaPermalink

Olá, Riq e bóia!
Seguimos suas dicas, e como sempre tudo certo. Aproveitamos Farellones com toda família. Como estávamos em 8, alugamos uma van, com motorista, por US$ 400,00. O relato da viagem está em: http://bloguinhodeumaviagem.blogspot.com/2011/08/neve.html
Saudações,
Fernanda

Sandra Godoy
Sandra GodoyPermalink

Gostei muito, estou indo dia 03/09 e achei muito interessante suas dicas, preciosas! Um abraço Sandra.

Sandra Godoy
Sandra GodoyPermalink

Estou indo dia 03/9 e gostei muito das suas dicas, obrigada!

Silvana Luz
Silvana LuzPermalink

Estive nas montanhas em julho, para quem não vai esquiar e segue com crianças , sem dúvida Farellones, é bom d+. Boa viagem!

alan machado
alan machadoPermalink

estou em Santiago, e como este post me ajudou muito retribuindo com algumas dicas a mais: para ir as montanhas usei o transporte da Austral que custa mais barato e o serviço é otimo, veiculo novo motorista um senhor muito experinte. o custo é para farelones 8000\ el colorado 8000 e Vale Nevado 9500 pesos. enquanto a Ski Total combra respectivamente 10.000\11.000\12000 pesos. a Austral é antes da Ski Total. quanto a Farellones´, alem de ser mais barata é a mais indicada para quem quer aprender a esquiar ou snow bord. bem como tem mais diversão para quem não quer fazer ski\snow. vc pode se divertir no tubbing é maravilhoso.

Adston
AdstonPermalink

Alan, gostei da sua dica da Austral. Vc tem os contatos para me passar, por favor? Estou indo para o Chile semana que vem. Abs

Meu e-mail é adstonbarros@gmail.com

alan
alanPermalink

Adston

não tem erro, quando vc descer na estação escuela militar e ir caminhando pela avenida apoquindo, vc verá as vans da Austral antes das vans da Ski total, o pessoal fica na calçada informando os preços do passeio.
sds.

Thomaz Augusto
Thomaz AugustoPermalink

Na volta só existe opção de parada no Parque Arauco, ou eles também param no Alto Las Condes?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Thomaz! Os tours e trânsfers podem deixar você em qualquer um dos dois shoppings. Os shoppings estão no caminho de saída/chegada. Você troca o transporte até o seu hotel pela descida no shopping.

alan
alanPermalink

Eles vão te deixar proximo ao metro da escuela militar da li vc pegua um taxi mais ou menos 1200 pesos ate o parque arauco. eles passam em frente é do mall sport que fica na avenida las condes e tem uma serie de atividades esportivas, escalada, surf em ondas artificias, patinação no gelo e varias lojas. abs. Alan

Vinicius
ViniciusPermalink

No site da Ski Total não diz em transporte para Farellones, porém as vans param lá e depois segue para El Colorado ? Seria isto ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Para chegar a El Colorado é preciso passar pela entrada de Farellones. É só combinar ao comprar o trânsfer.

Vinicius
ViniciusPermalink

Obrigado pela informação, mais uma coisa: eu posso comprar o ticket para Farellones que é mais barato e acessar El Colorado ? Ou para acessar as duas estações é preciso comprar o ticket de El Colorado ? E este acesso entre as duas é feito por teleférico ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Não tente gambiarras, garoto, eles nasceram antes que você grin

Aqui está a tabela de preços de El Colorado e Farellones;
http://www.elcolorado.cl/ticket-dia-el-coloradofarellones/

As duas estações são conectadas por teleféricos. O ticket de Colorado dá direito a Farellones. Tubing e juegos aéreos são cobrados à parte.

Vinicius
ViniciusPermalink

Oi Bóia, é realmente eles não iriam dar esta bobeira, ve se eu entendi direito então, juro que não faço mais perguntas:
O preço do ticket inclui o uso do teleférico e eu posso ter livre acesso as duas estações ir de El Colorado para Farellones e depois retornar para El Colorado, afinal preciso retornar para aonde o transfer me deixou.
Este site é uma benção !!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! Se você só quiser ir pra Farellones, é só pegar o trânsfer até Farellones...

Vinicius
ViniciusPermalink

Eu quero ir nas duas estações, o que eu quis dizer é se não tem problemas de voltar para El Colorado para poder pegar o transfer lá na volta...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Vinicius! É só combinar no ato da reserva onde você quer ser deixado e onde você quer ser buscado...

Aline
AlinePermalink

Olá Ricardo, vou a Santiago no feriado de 7 de setembro e suas dicas foram muito úteis. Você poderia me esclarecer uma coisa, gostaria de saber se preciso alugar roupa de esqui em Farellones se eu só for fazer o tubing. Obrigada!Aline.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Aline! você não precisa alugar equipamento mas precisa estar com roupas impermeáveis, incluindo luvas, sapatos e gorro. Se você não tiver essas roupas, vai precisar alugar.

Adston
AdstonPermalink

Oi Boia, estou indo para o Chile no proximo dia 18 de agosto. Quero conhecer Valle Nevado e Farellones, o que vc sugere? A Skitotal me leva para as duas estações? Qual o preço?
Obrigado. Adston

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Adston! As informações estão todas no texto acima wink

Rubens Bueno Neto
Rubens Bueno NetoPermalink

Olá Bóia!

Gostaria de saber se esses passeios também acontecem no começo de setembro, pois vou pra Santiago na semana do feriado de 7 de setembro.

Obrigado e abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rubens! Acontecem sim. Só não acontecem se não houver quórum, mas certamente haverá inúmeros brasileiros em Santiago nesta semana.

Tatiana
TatianaPermalink

Será que em 7 de setembro ainda terá neve??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! Sim, o inverno vai até o fim de setembro!

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Estou em Santiago, e fui ontem em Farellones. Peguei um transfer simples para a Farellones, 8000 pesos. Escolhi Farellones pois era a mais indicada para iniciantes na neve e por estar com uma criança. Mas foi uma decepção, a Farellones não possui estrutura para crianças menore de 7 anos, não há o que fazer por lá com elas nem mesmo pisar na neve pois as pistas são cercadas diferente das outra estações. Ou seja, minha esposa fez uma sessão de tubing, que foi muito divertido, mas como meu filho que tem 3 anos não podia nem entrar na area do tubing fiquei do lado de fora com ele aos prantos pois queria ir onde a mãe estava. Para tentar acalma-lo fomos tomar um chocolate quente. E lá no restaurante conversando com uma senhora ela me disse que poderia ir a El Colorado que lá teria varias areas para brincar na neve e foi o que fizemos e foi isso que salvou o dia.

Resumo, se você vai com criança menor de 7 anos, esquece Farellones, a não ser que vá com um grupo para revesar quem fique com ela enquanto faz o tubing, ou outra atividade na neve.

Leonardo
LeonardoPermalink

Seguindo as dicas do Ricardo, após o cancelamento de uma viagem para Bariloche/Villa La Angostura, optei por Farellones sobretudo por sua indicação para iniciantes. Viajei com uma criança de 4 anos e não me arrependi. Ficamos hospedados na Posada Farellones, confortável e convenientemente localizada. Só o café da manhã é que deixa a desejar. A Posada tem transfer diário para Farellones/El Colorado. As pistas de Farellones são realmente para iniciantes; como há menos pistas, o ticket é bem mais barato. Essa diferença de preço do ticket para outras estações permite, por exemplo, que se invista em aulas particulares. Superada a fase inicial de aprendizado, é possível, desde Farellones, comprar o ticket e subir para El Colorado e, para os mais animados, Valle e La Parva. Meu filhinho adorou tudo, desde o esqui propriamente dito às demais atividades na neve. O tubing ele não podia fazer por conta do tamanho e, pra falar a verdade, nenhum de nós se interessou. Acho que ele preferia descer com o trenozinho alugado numa área ao lado da Ski Rental do que esquiar. Embora, como dito, haja transfer, é possível voltar a pé para a Pousada (mais ou menos 1 km de descida)e ver belas paisagens no caminho, além de locais com neve bastante fofa, que as crianças adoram. Outro aspecto legal é que dá pra ir ao Valle Nevado em 25 minutos de carro. Como Farellones está logo após a sequência infindável de curvas da estrada das montanhas, o trajeto Farellones/Valle é bem mais tranquilo.

Hugo Loureiro
Hugo LoureiroPermalink

Oi Leonardo,
legal a sua experiência, a minha em Farellones não foi boa. Ao lado da Ski Rental não tinha neve quando fui pois fez uns dias de sol e a neve dereteu. Meu filho tem só 3 anos e um mês e não dava nem para esquiar. Só para confirmar, o local onde seu filho desceu de treno é ao lado de uma loja de aluguel de equipamento de ski em frente a entrada do retaurante de Centro de Ski Farellones??

Leonardo
LeonardoPermalink

Caro Hugo,

O local é esse mesmo. Além dele, há outros "spots" no caminho entre Farellones e El Colorado.

Bebela
BebelaPermalink

Carissimi,

Vale a pena visitar Valle Nevado no verão??

Estarei em Santiago de 24/12 a 01/01 e agencia propos esse tour, mas estou indecisa, pois irei com meu pai que tem 75 anos…

O que vcs acham??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bebela! Não vale não! A viagem é sacrificada, muitas curvas, não há neve.

Adélia Bezzi
Adélia BezziPermalink

Em qual época do ano as estações fecham??? Vou em novembro, no meio do mês, estará na primavera. Há neve próxima a Santiago nessa época??

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adélia! As estações fecham no começo de outubro. Não haverá neve para brincar em novembro.

Adélia Bezzi
Adélia BezziPermalink

Marcelo...

Na verdade não pretendo esquiar, mas a ideia do tubing me deixou bem animadinha. Irei próximo ao dia 17 de novembro.Ainda não fechei pacote, nem hotel, nem passagens. Pretendo programar meus dias e passeios para depois delimitar a data em cada lugar, já que vou a Buenos Aires também.
O que é o Ski/show?

Tatiana
TatianaPermalink

Olá!
Estou indo no dia 21 de setembro com o meu marido e minha filha de 6 anos. Gostaria de saber, quanto custa em média o aluguel da roupa(completo) para passar o dia em Farellones? Vale a pena alugar na Ski total ou na cidade de Santiago é mais barato? Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tatiana! O serviço de aluguel de roupas é feito pelas transportadoras. No local é mais caro. Você só precisa de sapatos/botas impermeáveis. Indo nesta época para Santiago você vai precisar de casaco pesado, luvas e gorro o tempo inteiro.

gabrieli
gabrieliPermalink

Fui em julho, paguei 14000 pesos pela bota e calça para ir a neve.
Talvez já ajude

Marco
MarcoPermalink

Estarei em Santiago de 2a7de set.
Preciso reservar transfer/equipa/to passeios antes de chegar la,ou sempre ha vagas?
Sera uma semana cheia de brazucas!!!
Grato

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Marco! Sou a favor de reservas antecipadas mrgreen

O trânsfer vale a pena reservar. Lembre-se que no fim de semana o lugar estará cheio de santiaguinos também.

Louise
LouisePermalink

Boiaaaaa... smile eu sei que bola de cristal você nao utiliza, mas me de uma leve esperança: estarei no Chile entre 26 de setembro e 02 de outubro...qual a chance de pegar neve??? 100/0, 80/20, 50/50, esquece minha filha? Obrigada pelo espaço smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Louise! Bem... o inverno termina em setembro... Não tenho bola de cristal mesmo, mas há chances de você ainda pegar neve!

Isac
IsacPermalink

Pessoal, eu vou para Santiago dia 29/08 e estou em dúvida quanto à roupa para esquiar.
Que tipo de roupa eu devo colocar por baixo da roupa que eu vou alugar?
A roupa que alugada é somente impermeável ou é térmica também?
Qual o preço médio do aluguel? Onde e o que alugar?
Se eu colocar uma camisa de algodão, uma ou duas blusas de lã grossas, uma calça de moleton e uma uma calça jeans, mais a roupa alugada eu vou passar frio?

Agradeço a todos que pudem ajudar!

Isac

Fernanda Vieira
Fernanda VieiraPermalink

Isac,
Poe uma roupa q vc usaria pra sair pela cidade, tipo umas 1 blusa e um casaco mais pesado acho que ja sao suficientes e luva sempre!!!
Eu fui assim+ a roupa impermeavel e te digo juro que senti calor la em cima, pq como eu tava me movimentando muito eu nao sentia frio, teve ate hora que quis tirar a roupa impermeavel pra ve se refrescava. Agora se voce é muito friorento e vai ficar sentadinho va com mais roupa.(considerando que moro em Aracaju)
O aluguel a empresa que voce fizer o passeio vai te levar ate uma loja. Nao lembro o preço mas é salgadinho alias tudo relacionado a neve é salgado.

Danilo
DaniloPermalink

Olá, gostaria de saber se é viavel ficar hospedado em farellones e esquiar todos os dias em valle nevado?? Como é feito o transporte, e quanto tempo demora +/-??
é muito caro?

Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danilo! Hospedando-se em Farellones é mais tranqüilo esquiar por lá mesmo ou na vizinha El Colorado. Se você tiver o passe para todas as estações, poderá subir com os meios de elevação. Mas para descer, só mesmo esquiando; é preciso ser bom esquiador.

Danilo
DaniloPermalink

Meu objetivo é esquiar em valle nevado, ficaria em farellones pois a hospedagem em valle é mto cara, ainda mais p/ mim que viajo em esquema mochileiro. Se eu tiver o passe eu posso ir de farellones até vale nevado pelos teleféricos, é isso? E o mesmo p/ voltar, posso esquiar de valle nevado até farellones?
Se fosse preciso fazer o caminho entre as duas estações tem algum tipo de shuttle ou outro transporte prático e não mto caro??

PS: eu passei uma temporada de J1 em Aspen, ja tenho uma noção razoável de esqui, acho que daria p/ descer esquiando se for possível smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Danilo! Não há transporte regular entre Valle e Farellones, você teria que conversar com o pessoal dos shuttles.

O resto é como dissemos na resposta anterior grin

Luís Eduardo Wurdig
Luís Eduardo WurdigPermalink

Pessoal das pousadas em Farellones tem me dito que é fácil pegar caronas na descida ou até na subida. Outra coisa: os transfers que levam para cima, podem te trazer, mas vc deve combinar na chegada, logo cedo, pra não haver o risco de chegar na hora e não ter lugar.

cdsil
cdsilPermalink

Bóia, acabei de voltar de Bariloche e já estou programando a viagem do próximo ano... vc poderia me dizer, mais ou menos, quando abrem as estações do Chile (Valle Nevado e Farellones)? Final de junho já tem neve suficiente?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cdsil! As estações têm intenção de abrir em meados de junho, mas a natureza nem sempre colabora. Este ano só conseguiram abrir no começo de julho, e com pouca neve.

Note que Santiago não tem a configuração de Bariloche. É uma metrópole num vale praticamente ao nível do mar. As estações seriam como Cerro Catedral, mas sem uma vila alpina como Bariloche nas redondezas.

cdsil
cdsilPermalink

Muito obrigado pela atenção na resposta bóia!
Esse site é realmente demais.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Olá, gostaria de saber de quanto tempo que foi a parada em farellones, se da tempo pra fazer as atividades, andar no teleférico... Obrigada

Albérico
AlbéricoPermalink

Muito boas as dicas, parabéns pelo ótimo site! Gostaria de tirar uma dúvida, já fui a Santiago e na ocasião aluguei roupas pra esquiar, mas agora estou pensando em comprar, aí está minha dúvida, é melhor comprar no Brasil ou no Chile?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Albérico! Passe na http://www.decathlon.com.br .

Leandro Freire
Leandro FreirePermalink

Olá, estou com passagem marcada para 7 de outubro a 13 de outubro para valle nevado, alguém sabe me dizer se ainda haverá estação de Ski ?

Gleiber Rodrigues
Gleiber RodriguesPermalink

Escrevi um post completo no blog dando dicas para quem quer se aventurar nas estações de Ski perto de Santiago. Quem quiser conferir: http://andarilhosdomundo.blogspot.com/2011/09/manual-para-as-estacoes-de-ski-chilenas.html
Um abração, bóia!

CRISTIANE
CRISTIANEPermalink

Olá galera,
Vou para Santiago dia 23 de Setembro será que funciona alguma Estação de Ski nessa data?

Camila Capretti
Camila CaprettiPermalink

olá...
vou para Santiago dia 05 de setembro e como sou super curiosa, fico fuçando na internet (sites, blogs..) sobre o lugar... achei super legal as dicas daqui (foi o melhor q achei!!!) e o "bate-papo" ajuda ainda mais..
desde já.. desculpa se eu estiver sendo repetitiva, embora tenha lido varios comentarios que tem aqui..pode ser q tenha passado despercebido algo a respeito.. minha dúvida é:
pretendo ir para a neve por 2 dias, vc acha que compensa comprar alguns itens como a luva (que é um item mais pessoal a especifica pra neve sai por 79,00 numa loja grande de esportes em Ribeirão Preto) por aqui, comprar assim que chegar lá ou alugar mesmo???

outra dúvida que surgiu de tantoooooo ler a respeito: recebo e-mail do valle nevado (newsletter) com desconto pra quem "alugar" antecipadamente os itens pra esqui, snow, etc... compensa?

obrigadaaaaa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Luvas, gorro, calça e calçados impermeáveis são itens que você deveria comprar para ter sempre. Aqui no Brasil podem ser comprados na http://www.decathlon.com.br .

Deixe para alugar apenas casaco pesado caso você não tenha um.

Gleiber Rodrigues (@Andarilho_Mundo)

Você vai fazer aulas de ski (ou esquiar)? Então precisará alugar o equipamento (bota, esqui e bastões, recomendável a luva própria). Se vai só passear na neve, você não precisa alugar essas coisas e pode até usar uma luva comum, mas bem grossa (repare nas nossas fotos no site, ninguém estava com essa luva "própria"). E concordo com a bóia, para itens mais básicos é melhor ter um do que alugar.
Sobre sua outra dúvida: vc já tem certeza de que vai para Valle Nevado? Eu me apaixonei por Farellones que é mais voltada para iniciantes. Se é mais barato alugar previamente e você tem CERTEZA de que vai usar, claro que qualquer desconto compensa, tudo lá em cima é uma facada! Abraços. Tem mais dicas no blog.

Fernanda Vieira
Fernanda VieiraPermalink

Camilla
Comprei luvas impermeaveis por 10 doletas no lugar onde levam pra alugar a roupa.
Acho melhor esperar comprar essas coisas por la.

Adsweb
AdswebPermalink

Estarei em Santiago e devo subir até o Valle Nevado e Farellones no dia 06 de Outubro, gostaria de saber se nessa data as estações ainda estarão funcionando, se vou encontrar neve. Se sim, posso alugar todas as roupas ou somente acessórios? Qual o melhor local?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adsweb! Está previsto que as estações ainda estejam abertas nesta semana, mas tudo vai depender de ainda haver neve. Confirme ao chegar.

Para esquiar você vai precisar alugar equipamento correspondente. Para apenas brincar na neve você vai precisar de calçados impermeáveis, luva, gorro, casaco (tudo isso é bom ter seu) e calça imperméavel. As empresas que levam para as estações têm setores que alugam o que você não tiver.

Leia os comentários anteriores, há inúmeros depoimentos de quem alugou aqui ou ali. Recomendamos que você simplifique as coisas e alugue com a empresa que te levar à montanha.

andrea
andreaPermalink

Estou programando para ir as estações de Ski em julho de 2012, vamos em 2 adultos e 2 crianças estou pensando em passar duas noites na Posada Ferellones, para evitarmos subir a montanha mais de um dia, estou pesquisando a Posada Farellones, já que Valle Nevado só aceita 7 noites, voce tem alguma sugestão, será que tem o que fazer 3 dias nas estações de ski?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andrea! Em Valle Nevado se esquia, se faz snowboard e se faz caminhadas com raquetes. Em Farellones há o tubing e a tirolesa, além do esqui. Só você pode saber quantos dias de atividades na neve vai querer.

Juliana Pietro
Juliana PietroPermalink

Estive no Chile em Agosto/2010 com boa parte da familia, um grupo de 11 pessoas e esse é um dos videos no tubbing de Farelones, muito divertido!! Adoramos, pena que não tinhamos mais tempo, apenas minha mãe que nao gostou, pois nao curte muito adrenalina e teve que nos esperar não fazendo nada rs
http://www.youtube.com/watch?v=wUW2UiVut1w&feature=player_embedded

cleber ribeiro
cleber ribeiroPermalink

Não há informação melhor para turistas do que em blogs, este e simplismente sensacional,tenho uma pequena dúvida.Há algum transfer direto para o Valle Nevado,conhecer,tirar fotos e voltar,para aproveitar melhor Farelones? Desde de já agradeço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cleber! Não há trânsfer regular entre Farellones e Valle Nevado. Quem está em Valle Nevado pode ir esquiando até Farellones e voltar de teleférico, desde que tenha o passe apropriado.

Quem está em Farellones pode subir nos teleféricos, se tiver o passe apropriado, e descer esquiando.

Flavio Pezzorgnia
Flavio PezzorgniaPermalink

Estou indo para Santiago dia 15 de Outubro,será que tem como brincar na neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Flavio! As estações já estarão fechadas. Você pode pegar um passeio à montanha com os tours organizados, se houver neve para brincar eles certamente farão uma parada.