Santiago com neve: um dia entre Valle Nevado e Farellones

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Tirolesa em Farellones

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma bela atração para não-esquiadores..

Testei o passeio "Excursión a la Montaña" da TurisTour, a maior agência de turismo receptivo de Santiago. Me pareceu uma maneira bem prática de ser apresentado a três estações de esqui -- Valle Nevado, El Colorado e Farellones -- e entender se vale a pena fazer um tour assim, em vez de ir direto a uma estação só.

Reservei por telefone, só anotaram meu nome e o quarto do hotel. Às 7h50 chegou o pequeno ônibus -- vim a saber mais tarde que aquele era o tamanho máximo que um veículo podia ter para conseguir contornar os cotovelos da estrada da montanha. Comigo subiram mais sete brasileiros, todos desempacotados -- mas, pelo que pude notar, fregueses de carteirinha de passeios organizados. Na meia hora seguinte, passaríamos em mais quatro hotéis e receberíamos os passageiros de outra van que tinha passado em outros três. Às 8h30 éramos vinte passageiros, todos brazucas.

O guia, muito bom, avisa que, para não ficarmos o tempo todo no ônibus, iremos só a duas estações, Valle Nevado (rapidinho) e Farellones (parada com mais tempo, já na hora do almoço). Antes de tudo vai haver uma parada fora das estações, para um contato mais livre -- e grátis -- com a neve. Em Farellones será possível fazer aulas de esqui. Quem estiver interessado deve traçar um sanduba ou empanada em Valle Nevado, porque o tempo em Farellones não é suficiente para almoçar e fazer aula.

Parada para alugar roupas

Pegamos a avenida Presidente Kennedy, passando ao largo de três grandes shoppings. Antes de sair da cidade, uma parada estratégica numa lojinha da Ski Total na avenida Nueva Las Condes para alugar roupas próprias para a neve. Eu tinha esquecido de levar as botas impermeáveis, luvas e gorro da viagem à Patagônia -- então precisei morrer em 10 dólares para alugar botas e outros 10 dólares para as luvas.

Cinco minutos depois já estávamos no Camino a Farellones, uma estrada acanhada construída nos anos 30. São 40 curvas até chegar ao centro de esqui Farellones (de onde se continua a El Colorado e La Parva). A partir da entrada de Farellones, uma outra estrada, particular, construída nos anos 90, leva a Valle Nevado (depois de outras 20 curvas).

Já no início do caminho dá para ver que é melhor não arriscar subir por conta própria. A estrada é bastante apertada, e as curvas, fechadíssimas. Basta uma fina capa de gelo para tornar tudo megaperigoso (e obrigar ao uso de correntes nas rodas). Não há economia que valha o risco e o stress.

Vimos neve no caminho até Farellones, mas bastou passar batido pela entrada e pegar a estrada a Valle Nevado para que tudo, tudo, tudo ficasse branquinho (com exceção do asfalto).

Entre Farellones e Valle Nevado

Algumas curvas adiante de Farellones, a primeira parada do passeio. Vinte minutos para apresentações pessoais: Neve, este é o Brasileiro; Brasileiro, esta é a Neve. Este é o momento para fazer tudo o que não pegaria bem dentro de uma estação de esqui. Mas até que o nosso grupo estava bem comportadinho.

Paradinha na neve

Alugue botas, ou você vai encharcar seus sapatos

E, cá entre nós: para quem só está interessado em ver neve, pegar na neve, perder a virgindade com a neve, este será o momento mais divertido do passeio. (Para alguns, poderia até acabar ali que já estaria ótimo...)

Parada na neve

Subimos então para Valle Nevado. No caminho, uma providencial camada de gelo na estrada obrigou a uma parada não-planejada. Ótimo: deu para fotografar com calma o lindo caracol desenhado pela estrada na montanha branquinha.

Caracol no caminho de Valle Nevado

Correntes nas rodas

Caracol a caminho de Valle Nevado

O caminho para Portillo (que é a estrada de Mendoza) tem um caracol ainda mais impressionante. Mas certamente o custo x sacrifício de um bate-volta a Portillo (3 horas em cada sentido) só para ver a estrada não vale -- quando tão pertinho de Santiago, a 45 minutos da saída da cidade, se pode ver esse caracolito do Valle Nevado.

Para quem só vai espiar, como nós, o caminho a Valle Nevado é bem mais interessante do que a parada em Valle Nevado. Lá em cima não há nada o que fazer além de "conhecer" a estação (Valle Nevado, este é o Brasileiro; Brasileiro, este é o Valle Nevado).

ATUALIZAÇÃO: 28/5/2013: com a inauguração do teleférico de cabine fechada, que leva a um restaurante a 3.200 metros de altitude, Valle Nevado agora tem também uma atração para não-esquiadores..

Valle Nevado

Valle Nevado: snowboarding

O principal dos hotéis de Valle Nevado

O acesso à área das pistas na alta temporada custa 33.000 pesos (66 dólares), e só se justifica para quem vai passar o dia inteiro. Me senti vagamente farofeiro. Teria sido mais entretenido usar essa hora em El Colorado, onde dá para andar de teleférico (por 13.000 pesos, ou 26 dólares).

Valle NevadoValle NevadoValle Nevado: esqui

De Valle Nevado descemos até Farellones, onde é feita a parada para almoçar (mas o almoço não está incluído).

Farellones

Enquanto Valle Nevado é uma estação de esqui tipo exportação, voltada sobretudo aos turistas estrangeiros, Farellones funciona como um playground da neve para os santiaguinos. As instalações são bem mais modestas, os ingressos são mais em conta (o acesso na alta temporada custa 10.000 pesos, ou 20 dólares) e, o que é melhor: há diversões até para quem não queira esquiar ou fazer snowboard.

Farellones: tubing

Farellones: tubing

Farellones: tubing

O maior barato de Farellones é o tubing, versão na neve dos tobogãs com bóia dos parques aquáticos. Por 7.000 pesos/14 dólares (acrescidos aos 10.000 pesos/20 dólares da entrada no parque) você compra uma hora de uso do tobogã -- com direito a ser rebocado ao começo da pista (ah, se fizessem isso nos parques aquáticos...)

Farellones: tubing

Outra atração off-pistas de Farellones são os juegos aéreos -- um circuito de pontes de corda e tirolesas que me deu vontade de fazer. Os participantes são transportados até o início do circuito e, depois de deslizar nas alturas, desembarcam junto ao restaurante. Custa 7.000 pesos/14 dólares extras.

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Farellones: tirolesa

Mas quem disse que o nosso grupo pôde fazer alguma dessas coisas? Como fomos almoçar, ao deixarmos o restaurante já não dava mais para se encaixar no próximo turno do tubing, e a última sessão de juegos aéreos tinha acabado de acontecer. Ou seja: a recomendação de comer uma empanadita em Valle Nevado deveria ter sido estendida a todo mundo que quisesse fazer alguma atividade em Farellones (e não apenas aos que pretendiam pegar a aula de esqui de 90 minutos).

Eram quatro e meia da tarde quando começamos a descida em direção a Santiago. Passamos na lojinha da Ski Total para devolver os itens alugados. Quem quisesse podia ficar num dos shoppings pelo caminho -- um grupo pediu para descer no Parque Arauco. Cheguei ao meu hotel, no centro da cidade, um pouco antes das 7 da noite.

Minhas impressões

Baseado numa única experiência -- o que é pouco, e me permite mais intuir do que dizer categoricamente --, achei que um passeio estruturado como este é interessante para quem quer ver a montanha nevada dos melhores ângulos e ter um primeiro contato com a neve.

Quem quiser usar o dia da montanha para começar a aprender a esquiar ou sobretudo para brincar na neve, acho mais interessante pegar só um trânsfer Santiago-estação de esqui-Santiago.

Para ter uma aula de esqui e aproveitar para praticar um pouquinho depois, dá para escolher entre Valle Nevado (a mais bacana), El Colorado (nível intermediário) e Farellones (mais popular/recomendável para iniciantes). Para saber os preços, é só clicar nos nomes em azul.

Mas se o objetivo for brincar na neve, iria direto para Farellones e aproveitaria o dia ao máximo.

O passeio que fiz pela TurisTur custou 28.000 pesos (56 dólares), sem entradas aos parques nem almoço.

Um trânsfer simples pela SkiTotal sai 10.000 pesos (20 dólares) ida e volta por pessoa, desde que você pegue a van num dos dois endereços da companhia -- shopping Omnium (Av. Apoquindo 4900), ou Av. Nueva Las Condes 12375, na saída da cidade. Querendo ser buscado e entregue no hotel, o preço dobra: 20.000 pesos/40 dólares por pessoa.

É possível alugar roupas e equipamentos nos dois pontos de partida da SkiTotal (o equipamento completo para esquiar sai US$ 36) ou nos próprios centros de ski.

Valle Nevado

Quando ter contato com neve

Garantido: julho a meados de setembro (estações abertas e funcionando)

Possível: finzinho de maio, junho, fim de setembro até meados de outubro (estações podem estar abertas de meados de junho a início de outubro, dependendo da quantidade de neve)

Sem chance: janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro (estações fechadas)

Post escrito em julho de 2010.

Leia mais:

662 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Tomaz  Jacinto de Fraga Filho

Encontrarei neve em Vale Nevado por volta de 10 de junho. Pretendo ir nesta epoca no ano que vem, 2012
Obrigado.
Tomaz

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Tomaz! É impossível garantir. Em 2011 a estação só abriu em julho por falta de neve em junho. Se ver neve é condição essencial para a sua viagem, programe entre julho e meados de setembro.

andrea
andreaPermalink

Acabamos de voltar de Santiago e fomos às estações de esqui. Na minha opinião, setembro é a melhor época de visitar lá. O frio não é intenso, ainda tem neve e os preços são menores. Vale muito à pena

ALEXANDRA & HÉBER
ALEXANDRA & HÉBERPermalink

Realmente o Vale Nevado é um lugar incrível, fomos por conta própria compramos os ingressos pela internet que saí mais em conta, além de não precisar pegar fila para comprar quando chega no local. Alugamos os equipamentos, luvas, calça, óculos, (toucas e blusas pode ser as próprias se tiver). Confira antes de sair pois alugamos na Ski total e entregaram duas luvas iguais e precisei ficar o tempo todo com apenas uma luva. Um conselho é alugar os equipamentos direto no vale nevado, pois são equipamentos muito pesados para carregar e a locação direto na estação é ainda mais barata. No mesmo local compra fichas para guardar as coisas nos armários. Ficamos o dia todo, não fizemos a aula, tentamos sozinhos e conseguimos aproveitar muito! Amanhã iremos para Farellones. Depois contaremos nossa experiência ! Abs Alexandra & Héber
Estamos em um apart hotel no centro muito confortável e próximo de tudo (Costa Huérfanos - centro RECOMENDAMOS!)

Danielle
DaniellePermalink

ALEXANDRA & HÉBER!!! Poderia me informar como comprou os ingressos pela internet? Qual foi o site? Muito obrigada!!

olga
olgaPermalink

mmmmmmmmmmmmmm

raquel silva
raquel silvaPermalink

Gostaria de saber se em novembro ainda há neve no vale nevada.
Agradeço as dicas , pois todos os comentários tem sido útil para a minha primeira viagem ao Chile.
Abraços!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Em novembro já é verão! Só é possível encontrar neve até o fim de setembro.

raquel silva
raquel silvaPermalink

Obrigada Bóia.

Então você acha que nem vale a pena conhecer o Vale Nevada e Farellones, já que não veremos neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Isso mesmo, deixe para outra oportunidade smile

Ana Carolina Dias
Ana Carolina DiasPermalink

Eu e o meu marido vamos a Santiago em outubro, a partir do dia 21. E pretendemos visitar alguma estação de esqui, porém só pra ter contato com a neve, não queremos esquiar nem nada. Então gostaria de saber se em outubro as estações estarão abertas para outros tipos de atividades? Agradeço a atenção

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carolina! O inverno se encerra em setembro; depois disso não tem mais neve para ver!

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Mas existe a possibilidade de visitarmos o local só mesmo para fotografar?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Você poderá fazer um passeio à montanha, todas as operadoras vendem. Você vai poder fotografar cumes nevados.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

É isso mesmo que eu queria, poder ver e fotografar! Podes me indicar alguma operadora? Pois procuro e só encontro os passeios pra esquiar. Desde já te agradeço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana Carolina! Entre em contato com as operadoras indicadas no texto (TurisTur e Ski Total) e consulte sobre passeios nesse período.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Valeu pelas dicas Bóia!

Camila
CamilaPermalink

Olá! Li nas mensagens que neve só é garantida de Julho à Setembro. Gostaria de saber de é logo no início de Julho, finalzinho de Junho ou mais pro meio. Planejava ir para Farellones/Colorado entre 28 e 30 de Junho, será que é seguro? Já terá neve?
Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Camila! Não temos como garantir quando acontecerá o início da temporada, mas a certeza é de que, neste período, quanto mais pra frente você puder marcar, mais garantido! Esse ano a abertura das estações atrasou.

Adauto Hilton da Silva
Adauto Hilton da SilvaPermalink

Ola, li as mensagens anteriores,mas como bom brasileiro sou insistente,
Pretendo viajar Dia 10/10, nesta data não tem neve nem para gente conhecer?
E esta neve dos cumes é possivel chegar até ela?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Adauto! A viagem até lá é longa, em um caminho cheio de curvas, que vale a pena encarar no inverno para poder brincar na neve, esquiar, etc. Fora da estação não faz mesmo sentido. Aproveite sua viagem fazendo outros passeios, vai ser bem mais bacana.

Adauto Hilton da Silva
Adauto Hilton da SilvaPermalink

Vc tem alguma sugestão de passeio?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adauto! Dê uma olhadinha na nossa página-guia de Santiago, o que não vai faltar é coisa para fazer!

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Valle Nevado, no Chile
Valle Nevado, no ChilePermalink

[...] guia foi o post “Um dia entre Farellones e Valle Nevado“, do Riq Freire. O que fiz de diferente foi ir com um taxista, que cobrou 40.000 pesos por [...]

Paula Pfeifer
Paula PfeiferPermalink

Ola pessoal

Estive em Valle Nevado em setembro/2011.

Segue um post: http://sweetestpersonblog.com/2011/09/30/valle-nevado-no-chile/

La eu explico porque preferi pegar um taxista em ver de ir com as empresas de turismo.

Abração em todos! Adoro o site!!

Maiquio
MaiquioPermalink

Olá! Estaremos em Santiago entre 13 e 16/10.
Estamos pensando em fazer o passeio de um dia pra conhecer Ferellones e Valle Nevado.
Ainda vale a pena fazer a visita em meados de outubro, ou terá pouca neve que nem valha a pena?
Não pretendemos esquiar. A visita é mais pra conhecer e pra alguns de nós ter um primeiro contato com neve.
Desde já agradeço. Parabéns pelo excelente site!

Janaina Botelho
Janaina BotelhoPermalink

Ricardo,

Primeiro parabenizo pelo blog... muito legal, várias dicas importantes... fui para a Madri e peguei muitas dicas com vcs, que me valeram muito.
Agora pretendo ir para o Santiago em março. Podemos fazer contato com as agências ( tipo Turis tur) quando chegar lá ou já reservo os passeios por aqui mesmo?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Janaina! Você só precisa reservar o passeio do dia seguinte ao chegar, isso se você já quiser fazer um passeio nesse dia. Qualquer passeio pode ser reservado na véspera.

Christina
ChristinaPermalink

Gostaria de saber se na semana que vem ainda tera neve no Valle Nevado.Vou para Santiago na semana do feriado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Christina! Estamos já na primavera, a neve vai até o fim de setembro! A temporada por lá se encerrou no dia 30.

Santiago – Parte 2 | Espaço De La Cruz

[...] Com direito a parrilla (hummm) E piscina aquecida…. Especial para lua de mel !!! Saimos do Valle Nevado e paramos em uma pousada na entrada de Farellones para almoçar…apesar da comida ser uma delícia (não é muito barata), isto levou tempo e quando chegamos não tinha vaga para nenhum dos “brinquedos” outra falha do guia. Farellones é uma estação voltada mais para o lazer dos santiaguinos, possui muitas pousadas e casas ao redor…e é muito interessante para as crianças!!! Olhem o tamanho do tubing, vulgo ”esquibunda”!!! É tão legal ver o povo descendo…Fiquei arrasada de não ter mais ingresso…O sistema é o mesmo do toboágua com bóia, sendo possível descer sozinho, de 2 ou 3 pessoas…No canto esquerdo vocês podem observar os pontinhos pretos que são pessoas sentadas nas bóias sendo puxadas de volta para o alto…O ingresso é válido por 1 hora… A cara de felicidade por ter perdido a chance de descer no tubing…  e ir na Tirolesa… Fotos e mais informações de Valle Nevado e Farellones cliquem aqui [...]

Mi
MiPermalink

Olá Alexandre! Tudo bem? Nos conte sobre sua experiencia em Farellones? estou pretendendo ir em Setembro também, e gostaria de saber dicas sobre lá: Transfer, alimentação, locação de equipamentos, distribuição do local e principalmente os valores... Pois terei que arcar com as desperas de 2 pessoas na viagem eek

Obrigada por sua contribuição!

crisana veloso
crisana velosoPermalink

Olá! Pretento ir para SANTIAGO no próximo ano por 4 dias, então qual o período que retoma a temporada de neve,por exemplo no vale Farellones e El Corolado aparece neve a parti de qual mês e se Valle Nevado tem neve o ano todo.Tenho pretenção ir em meados de março...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Crisana! Só conte com neve com certeza entre julho e setembro! As primeiras nevascas às vezes caem em maio, mas podem atrasar. As estações nunca abrem antes de meados de junho.

Raquel Silva
Raquel SilvaPermalink

Olá.

Poderiam me indicar um bom restaurante em Santiago?
Gostaria de saber o que acham do restaurante giratório e do !Agua no Coco"; já que são tão caros.
Obrigada por todas as dicas postadas, elas têm sido bastante úteis na primeira viagem ao Chile que será em Novembro.
Abraços à todos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Raquel! Veja as indicações do Ricardo Freire e comentários dos leitores sobre restaurantes em SAntiago neste post:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/santiago-onde-comer/

Odilon
OdilonPermalink

Ola.
Meu caro, irei passar dez dias no Chile, e gostaria de ir a Pukon, passar uns três dias. Vale a pena? Caso eu resolva de por via terrestre, de onibus, qual a melhor opção, viajar de dia e apreciar a viajem, ou a noite e para aproveitar o dia? Vc sabe me informar algo a respeito de Salto del Laja? Se tiver tempo vale apena dar uma passada por lá? Pode me dar dicas sobre esses destinos? Grato. Muita paz. Odilon

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Odilon! Não tente fazer o sul do Chile correndo, não vale a pena. De ônibus serão mais de 10 horas de viagem, não se faz isso para passar uma noite só e dormir a anterior e a posterior num ônibus. É férias, lembra?

Ao sair de Santiago, invista entre cinco dias e uma semana na direção que você preferir -- Atacama ou Sul.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-santiago-a-puerto-montt-de-carro-onde-parar/

http://www.viajenavaigem.com/category/atacama

Charles Vieira
Charles VieiraPermalink

Estou indo pra Santiago Amanhã e tinha planejado fazer um passeio alguma estão de ski somente para conhecer ver a vista daquela altitude, sei la ,conhecer as cordilheiras. Vale a pena? Ou o preço e o tempo não justificam o beneficio?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Charles! A viagem é longa e o caminho é todo cheio de curvas. O Comandante desaconselha.

Cassiana
CassianaPermalink

Estou chegando de lá e praticamente não tem mais neve.....mas vale muito o passeio, tudo é muito lindo, mesmo sem neve....

Fernando Albuquerque
Fernando AlbuquerquePermalink

Oi,

Somos 2 casais e vamos para o Santiago em Maio/2012. Temos chance desse passeio com neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Fernando! Em maio ainda não tem neve. Esse ano as estações de esqui abriram apenas em julho!

Poliana
PolianaPermalink

Gostaria de esclarecer algumas dúvidas... A maior parte dos estabelecimentos é pagos com dólar?
Para entrar no país tenho que ter algum valor em espécie? Caso sim, qual seria?
Consigo fazer coisas baratas e divertidas? Gostaria de algumas indicações, por favor.
Aguardo retorno.
Muito obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Poliana! Você encontra dicas de passeios na página-guia de Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/

Não vale a pena trocar reais por dólares para depois trocar por pesos. O Comandante recomenda habilitar o cartão de banco para saques no exterior.

Leia mais:
https://www.viajenaviagem.com/2009/11/enquete-vale-a-pena-levar-reais-para-o-chile/comment-page-1/#comments
https://www.viajenaviagem.com/2011/03/iof-o-que-muda-para-o-viajante/
https://www.viajenaviagem.com/2011/08/a-melhor-moeda-para-levar-para-o-exterior-seu-cartao-do-banco/

Poliana
PolianaPermalink

Muito obrigada pela ajuda!

Daniella Albuquerque
Daniella AlbuquerquePermalink

Confesso ter ficado um pouco triste. Estava com viagem marcada para meados de 2012, porém descobri que estou grávida e precisei antecipar minha viagem para Fevereiro. Pelo que li, não haverá neve, mas pergunto: nem um pouquinho de nada lá nas montanhas? Abraços, Daniella.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniella! Nas proximidades de Santiago já terão derretido. Mas a vista continua bonita. Há muito o que ver a fazer quando não há neve:

https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire

Henrique Póvoa
Henrique PóvoaPermalink

Olá, seremos um grupo de 18 pessoas entre os dias 5 e 7 de janeiro, aí em Santiago. Por favor, além dos vinhedos, quais outras atrações recomendaria para nosso grupo?
Existe alguma possibilidade de encontrar neve aí perto de Santiago? Sairemos em um grupo de 4 carros daqui do estado do Tocantins e ficaremmos um mês inteiro viajando. Por favor, se souber de alguma atração que valha muito a pena conhecer, nos informe. Abraço

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Henrique! Nesta época não há neve, só a partir do meio do ano. Outros passeios em Santiago e arredores estão indicados na página-guia da cidade: https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire/
Clique em todos os links para se informar e montar o roteiro wink

Débora
DéboraPermalink

Olá!
Estou com viagem marcada de 11 a 18 de julho de 2012... Este é um período bom para encontrarmos neve por lá? Ficaremos em um hotel no centro, é muito longe do Valle Nevado? E na cidade faz muito frio, da mesma forma que no Valle?
E a pergunta que mais me preocupa, o vulcão chileno pode atrapalhar as férias de julho em 2012? Há previsões positivas?

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Haverá neve. Leia o post com atenção, você lerá que Valle Nevado fica a uma hora e meia de viagem do centro, e saberá outras coisas que ainda não lhe ocorreram perguntar. O vulcão praticamente não atrapalhou vôos a Santiago este ano, só atrapalhou Bariloche e sul da Argentina, respingando às vezes em Buenos Aires e no Uruguai.

lea
leaPermalink

Fiz um passeio incrível agora em dezembro de 2011, fui até baños colina, em cajon del maipo.
Só tinhamos um Italiano, uma Australiana, uma Chilena e nos (dois brasileiros)
Os cumes ainda estavam cobertos de neve, um frio horrível e as águas termais em 40 graus.
Adoramos
Lea

Frederico
FredericoPermalink

Bóia... estou me programando para subir o Cerro El Plomo no final de janeiro. Quero utilizar La Parva como base. Perguntas:
1. Há transporte regular pelas operadoras?
2. Os hotéis funcionam?
3. Os teleféricos funcionam?
Frederico.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frederico! Não funcionam. As estações, teleféricos e transportes funcionam no inverno.

Frederico
FredericoPermalink

Bóia,

Então como faço para chegar até uma destas estações de ski em um meio de semana fora de temporada?

Frederico
FredericoPermalink

Fiquei boiando...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Frederico! Há inúmeros passeios mais interessantes para fazer em Santiago no verão.

Mas se você quiser subir às montanhas, pode verificar a disponibiliadade do passeio "Um dia na montanha" nas principais agências. Na nossa opinião, não vale a pena.

Mi
MiPermalink

Olá A Bóia!

Tudo bem? Percebi que você sempre responde os post... Isso é muito bacana!!!!

Postei algo para o Alexandre, porém ele acredito que ele não entra mais... Você podeira me ajudar tirando essas dúdicas de Farellones? Pois estou pretendendo ir em Setembro também, e gostaria de saber dicas sobre lá: Transfer, alimentação, locação de equipamentos, distribuição do local e principalmente os valores… Pois terei que arcar com as desperas de 2 pessoas na viagem

Obrigada por sua contribuição!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mi! Sua pergunta entrou. É difícil, porém, que alguém que postou o comentário há algum tempo retorne à caixa. O site de Farellones traz links para hotéis e as tarifas de utilização das pistas. Não dá para estimar gastos de alimentação -- variam abissalmente de pessoa para pessoa, dependendo de seus hábitos alimentares, estilo e bolso.

Ligia
LigiaPermalink

Olá!
Estou com a viagem marcada para o feriado prolongado 07/06 a 10/06 e gostaria de saber há chances de neve para essa época do ano, pois vi que muitos disseram a partir de Junho mas as estações abriram a partir de Julho ano passado... Será que terá neve somente nos picos?

Obrigada! =)

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ligia! Pode até já haver alguma neve, mas é mais provável pegar as estações abertas a partir de julho! Com as estações fechadas o passeio não vale a pena.

Cris Alves
Cris AlvesPermalink

Boia e Comunidade do Viaje na Viagem, estou boiando, perdida e sem saber o que fazer com os meus 15 dias férias. A única certeza que tenho é que já emiti minha passagem para 23/03 para Santiago, depois disso tudo ficou obscuro, após ler os inúmeros posts nos mais variados links. A princípio a minha ideia era particionar esses 15 dias em 3 paises: Chile, Buenos Aires e Uruguai, mas agora, depois de tanta coisa que li, acho que passarei os 15 no Chile mesmo. Sendo assim o que recomenda0 para esse período fim de verão - início de outono? Fazer Santiago e depois ir pro sul (Patagonia) mesmo sem neve ou subir e ir pra Atacama? 15 dias é muita coisa? Valeria a pena gastar 10 no Chile e reservar 5 pra Buenos Aires? Socorro!! smile Obrigada, Cris Alves - a desesperada!! smile

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Tudo vale a pena. Vai ter gente que vai mandar você para o Atacama, vai ter gente que vai mandar você para Buenos Aires, vai ter gente que vai dizer para você que Buenos Aires é um horror e Santiago é muito melhor, vai ter gente que vai mandar você para o Sul. Viagem não é científico, é uma questão de prioridade e gosto.

Não há nenhum lugar não-recomendável nesta época do ano. (Na região dos lagos, porém, pode haver dias de fog causados pela cinza vulcânica do Pueyhue.) O único erro seria ir com expectativa de neve, mas com exceção do post que você escolheu para pôr sua pergunta, nada indica que você ache que vá esquiar.

Permanências mínimas recomendadas - Santiago: 4 dias; Atacama - 6 dias; Vale do Colchagua - 2 dias; Puerto Varas - 3 dias; Puerto Varas com Bariloche - 6 dias; Mendoza - 3 dias; Buenos Aires - 4 dias.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/category/atacama
https://www.viajenaviagem.com/americas/santiago-ricardo-freire
https://www.viajenaviagem.com/2011/09/de-santiago-a-puerto-montt-de-carro-onde-parar/
https://www.viajenaviagem.com/2010/03/paisagem-na-janela-de-santiago-a-mendoza-de-onibus/
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/roteiros-argentina-chile/
https://www.viajenaviagem.com/americas/buenos-aires-ricardo-freire

Cris Alves
Cris AlvesPermalink

Oi Boia, super obrigada pelas dicas. Meu marido e eu pensamos melhor e vamos pegar os 15 dias para 'explorar' o Chile, assim a gente faz com mais calma e conhece melhor a região. Nesse caso precisava de mais uma ajuda em nos indicar o que seria melhor:
Chegar em Santiago, ficar uns 3-4 dias e subir para o Atacama, ficar por lá uns 5 dias, voltar pra Santiago e descer pro Sul, parando primeiro em Mendoza e chegar até Puerto Montt ou ao contrário, ir pro Sul primeiro (uma vez que não vai ter neve mesmo e fazer um tour mais 'curto') e depois explorar o Atacama? Vc acha que assim funciona ou vai ficar muito pingue-pongue? Qual a sua sugestão? Temos 35 anos e ainda aguentamos um bom tour de onibus e a pé também... ; ) Me ajude again please? Prometo que não amolo mais!!! grin []'s Cris Alves

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cris! Se você descer para Mendoza, só poderá continuar ao sul do Chile se voltar a Santiago. Caso você opte por descer a Mendoza, continue a viagem a Buenos Aires.

FERNANDA RAMOS
FERNANDA RAMOSPermalink

Olá;

Estou programando ir a Santiago do dia 16/06 à 21/06, será que as estações já estarão abertas? Tem algum meio de ficar sabendo?
Muito obrigada.

Fernanda

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fernanda! O único jeito de ficar sabendo é entrando nos sites. Se houver neve suficiente, elas poderão estar abertas no meio do mês, sim.

fabio
fabioPermalink

Olá, estou indo para santiago em 12 de junho deste ano e ficarei uma semana lá, minha vontade é conhecer a cidade e tambem conhecer a neve, não tenho interesse em esquiar, apenas brincar mesmo na neve. Pelas pesquisas qie fiz as estações costumam abrir em meados de junho, caso esteja ainda fechadas, existe passeios para fazr apenas para ter contato com a neve?

muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Fabio! Ao chegar informe-se sobre passseios à montanha. Pode ser que alguma operadora já esteja fazendo, mesmo que as estações estejam fechadas.

Giselly
GisellyPermalink

Olá,

Vou ao Chile na 2º quinzena de setembro/12 (17/09) 7 dias. Será que ainda pego neve?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Giselle! É provável.

Pauline
PaulinePermalink

Olá!
Estou programando minha viagem à Santiago em julho deste ano. Oocrreu-me a dúvida: nesse período, em Valle Nevada, é possível de fato presenciar a neve caindo do céu? Rs! Um grande abraço!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Pauline! Neve é como chuva. Se houver precipitação na época em que você estiver por lá, e estiver suficientemente frio, em vez de chover nevará. Não é um acontecimento tão auspicioso, não. Se nevar demais a estrada pode ficar interditada durante ou imediatamente depois da nevasca. O melhor é já encontrar a neve assentada no chão.

Leandro Santos
Leandro SantosPermalink

Boas..., gostaria de saber se é possível ver neve em julho, pretendo ir dia 7

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leandro! Nos arredores de Santiago normalmente há neve no começo de julho, sim.

Miler Nery
Miler NeryPermalink

Ola a todos.

estou a caminho de Santiago por volta do dia 14/06/2012 e gostaria de conhecer as estações de esqui... Minha prioridade na viagem e conhecer a neve, e pelo que estava vendo em outros sites, a temporada no valle nevado começa no dia 17/06...
será que consigo encontra-la nesta data!???

desde ja agradeço a todos.

fiquem na paz.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Miler! Infelizmente a neve não tem hora marcada para começar. É provável que já haja, mas não dá pra garantir.

Laura
LauraPermalink

ola vou a santiago a trabalho em fevereiro, sera que encontro neve nas mntanhas?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laura! Infelizmente não encontra não. Só a partir de meados de junho; com certeza, só a partir de julho.

Amanda
AmandaPermalink

Olá gostaria de saber qual a temperatura média nas estações de esqui no final de Julho e se a van que leva até lá tem aquecimento? É que tenho alergia a frio quando exposta a temperaturas muito baixas e acho que vou arriscar ir até o Valle Nevado. Caso não aguente o frio, qual o horário é permitido retornar para Santiago? Desde já agradeço a atenção.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! Carros têm calefação, não se preocupe. Mas ao ar livre a temperatura vai estar negativa ou próxima ao zero. Se você não pode com frio, então não faça o passeio. Os passeios são em grupo e contratados com hora para voltar.

Amanda
AmandaPermalink

Agradeço demais pelas informações Bóia. A minha alergia piorou bastante ultimamente e a minha médica disse que eu não deveria ir de forma alguma, mas sou brasileira e não desisto nunca... rsrs. Vou bem preparada, com segunda pele e muuuuitas roupas pra me aquecer! E, caso eu comece a ficar empolada procuro algum restaurante, que, certamente, terá calefação e fico lá o dia inteiro! O que não posso é ir para o Chile e não conhecer a neve... rsrsrs!!!!

Luciana Abreu
Luciana AbreuPermalink

Oi Bóia!
Estou programando uma viagem para Santiago no final do mês de maio 2012, entre os dias 22 e 29. Será que corro o risco de pegar muita chuva?? Outra coisa, eu sei q não terá neve pra esquiar, mas poderei fazer um passeio em alguma estação de esqui apenas para conhecer?? Já conheço Santiago, mas fui no verão, e por isso não subi em nenhuma estação, e desta vez gostaria de fazer esse passeio. O que você recomenda??
Obrigada!!
Luciana

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Luciana! As estações só abrem na temporada. Se já tiver caído neve, você pode pegar um passeio com uma operadora local para ver a neve de perto.

Santiago é seco, chove pouco o ano inteiro.

casal viajandão (nando e katia)

OLÁ ESTAMOS INDO DE MOTO PARA CHILE POR BUENOS ARIES SABEMOS QUE NÃO TEM NEVE (FEVEREIRO) ,QUEREMOS IR ATÉ O ATACAMA QUAL MELHOR CAMINHO?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nando e Katia! A gente aqui só entende de turismo mais convencional. Para essa empreitada, é melhor vocês consultarem os foruns de motoqueiros.

Tentem este caminho:
http://duasrodas.blog.br/

E por favor não escrevam em maiúsculas na internet, é tido como gritar.

Ricardo Furtado Pacheco

Lindo esse lugar amigo, conheci a Sierra Nevada na Espanha em novembro passado, gastei o que tinha e o que não tinha hehehe, e fiquei louco por aquele lugar, incrivel, lindo, charmoso, então eu até sabia que existia isso aqui bem proximo no Chile, mas nem sabia como era, então fui curriar e fiquei surpreendido, por bem menos dinheiro é possivel fazer tudo isso aqui pertinho, bem o que eu queria saber é se você tem alguma idéia de algum hotel barato, tipo muchileiro, so para passar a noite e o resto bater perna conhecer novos lugares, quero ir para esquiar, quantos Km fica o Vale Nevado da cidade mais proxima? E qual Cidade é? Pensando em descer em Santiago como faço para chegar em uma boa estação de esqui visto que não sei esquiar e quero aprender??? Obrigado...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ricardo! A cidade mais próxima é Santiago. Leia com atenção o post, as informações de transporte estão no texto.

Gustavo
GustavoPermalink

Ola , Alguma indicacao de hotel em elcolorado ou farellones? obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Gustavo! A hospedagem é bem simples em Farellones, não chegamos a propriamente recomendar.

http://www.farellones.cl/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=15&Itemid=38

Há casas para alugar em La Parva.

Adriany
AdrianyPermalink

Bóia me ajuda, minhas férias É em abril e tô querendo ir pra Santiago; quantos % de chace tenho de encontrar neve entre o dia 10/04 a 14/04??????

Daniela
DanielaPermalink

Adriany,
Lembre-se que o verão no Chile, assim como no Brasil termina no final de Março, portanto, no início de abril é impossível ter neve em Santiago.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriany! Em abril não tem neve mesmo!

lena
lenaPermalink

Estou indo no final de julho e o meu pacote inclui 4 dias de ski mas nas estaçoes de Valle Nevado, Ski Portillo e El Colorado... no quarto dia vc repete umas das estaçoes q voce quiser. Minha filha viu uma foto de uma estaçao q tem um tobogã onde vc desce com boias e ela adorou... por acaso é alguma dessas estaçoes que eu vou????
Desde já agradeço a atenção.

lena
lenaPermalink

El Colorado e Farellones é a mesma coisa? Pois em vários sites vejo El Colorado/Farellones e estou na dúvida pois meu pacote vai me levar para El Colorado e minha filha gostaria de fazer o tubbing... eu terei acesso a ele indo para El Colorado?
Desde já agradeço a atençao.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lena! São estações gêmeas. Farellones faz parte de El Colorado.

lena
lenaPermalink

Gostaria de saber mais uma coisa referente as estacoes de ski... quando vc paga o kit de aula de 2hs + equipamento + ticket, depois das duas horas de aula vc pode continuar esquiando usando o equipamento e só devolver no final do dia?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lena! Diga ao alugar que você vai continuar com o equipamento depois e eles informarão o preço certinho.

lena
lenaPermalink

Qual o vulcao mais proximo de Santiago ou de Portillo pois minha filha gostaria de ver...

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lena! Os vulcões estão no sul do Chile. Há o Villarica perto de Pucón e o Osorno perto de Puerto Varas.

lena
lenaPermalink

Vc sabe onde eu encontro passeio de snowmobile saindo de Santiago ou Portillo pois os que eu achei sao de Pucon/Chilan.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lena! Tanto em Valle Nevado quanto em Portillo há snowmobile.

Cybelle
CybellePermalink

ola a boia
Fui para Bariloche no ano passado e estou querendo ir para o Chile este ano na segunda quinzena de julho... Somos eu meu marido e nossos 4 filhos.. ( 10.9.9.4 anos). ospedarmos em Valle nevado ou Portillo fica muiiiiiiiito caro... Então estou pensando em ficar em Santiago e fazer os passeios com as cças...
Dúvidas:
onde hospedar com cças? alguma recomendação de apart que caiba todos num quarto??
quais passeios fazer alem de obviamente Farellones?
se´rá que a rotina sobe, esqui , desce, é muito cansativa?
os meninos vão querer esquir já que começaram em Bariloche?
Vale a pena Vina del mar e valparaiso no inverno? já estive com meu mariso mas foi no verão...
Muito obrigada

L. Melo
L. MeloPermalink

Cybelle,
Eu não recomendaria o sobe-e-desce diário. Embora a distância seja curta, a estrada é beeeeem sinuosa e não são raros os relatos do pessoal que enjôa logo na ida.
Caso o programa seha realmente esquiar, tente a Posada Farellones, mais em conta, ou os apartamentos para alugar em Valle Nevado ou El Colorado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Alô, Cybelle! O Ricardo Freire tem um post em que recomenda hotéis em Santiago:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/20-hoteis-em-santiago/
Será preciso entrar em contato diretamente com os hotéis para ver se acomodam todo mundo no quarto!
Como o L. Mello comentou, a estrada é sinuosa e ir e voltar todos os dias pode ser complicado. Caso o plano não seja fazer isso diariamente, vá a Farellones! As crianças vão curtir bastante.

Alessandra
AlessandraPermalink

Estou querendo ir a Santiago no feriado de junho,sera que consigo mostrar a neve aos meus filhos
-PELO AO MENOS BRINCAR

Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Alessandra! Em junho as estações devem estar fechadas ainda, e não vale mesmo a pena pegar a estrada super sinuosa até lá só para ver a neve e voltar.

Lucas A.
Lucas A.Permalink

Ola a todos , pretendo ir ao valle nevado no dia 10 e 11 de junho , sera que nestas datas encontro neve ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucas! É possível, mas não é garantido. As estações não devem estar abertas ainda.

A Bóia
A BóiaPermalink

Quando ter contato com neve nas montanhas próximas a Santiago:

Garantido: julho a meados de setembro

Possível: fim de maio, junho, fim de setembro a meados de outubro

Sem chance: janeiro, fevereiro, março, abril, novembro, dezembro

Mais informações: Leia com atenção o texto do post e, se precisar, vasculhe as páginas anteriores de comentários, começando pela primeira:

https://www.viajenaviagem.com/2010/07/santiago-com-neve-um-dia-entre-valle-nevado-e-farellones/comment-page-1/#comments