Santiago: em Las Condes

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

A moderna Santiago

Diário do blogueiro: voltei da Ilha de Páscoa na madrugada de domingo para segunda. A bateria do meu celular arriou e por isso o meu despertador não tocou: fui acordar no meio da manhã.

A tarde estava comprometida com um city-tour oferecido ao grupo que tinha ido à ilha. Resolvi aceitar para ver se tinha perdido algo da primeira vez. Nadica. Todos os lerês básicos (com exceção de La Chascona, a casa de Neruda, que ontem estava fechada e que devo visitar nos próximos dias) já estavam cobertos.

Me mudei ontem à noite para a parte nova de Santiago, onde ficarei até amanhã. Estou num Holiday Inn Express novinho e bastante cumplidor (US$ 150 a diária). Esta é a vista da minha janela do 16°. andar. O prédio bonito da esquerda é o hotel W, instalado no topo de um centro comercial chiquérrimo (o lobby fica no 4°. andar) na avenida mais cara da cidade, a Isidora Goyenechea.

Como ontem era segunda-feira (noite meio morta) e eu estava mega-cansado, desci só até o sushi mais próximo e vim dormir cedo. Mas entre hoje e amanhã devo me dedicar à rua preferida dos Destemperados, a Nueva Costanera, que fica na continuação aqui da avenida Vitacura, é onde ficam os restaurantes da moda.

Confesso que me incomoda um pouco estar numa parte da cidade que não convida a caminhadas. Mas por outro lado já descobri que o táxi em Santiago é tão barato quanto em Buenos Aires (apesar de menos abundante nas ruas).

Tem dicas de Las Condes, El Golf e Vitacura pra me dar? Agora é a hora smile

124 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Rafael Carvalho
Rafael CarvalhoPermalink

Oi Ricardo, não sei se você já conhece, mas aí perto do seu hotel, em Providencia, tem um restaurante inesquecível, é o Giratório. Quando estive aí, ano passado e de mochilão, me dei esse "regalo". Mas pra quem está viajando "normal", o preço é super convidadivo, ainda mais se pedir el menu del dia.
Não sei por que, mas o site está fora do ar, então segue o link do meu blog sobre o local http://essemundoenosso.wordpress.com/2009/07/04/um-regalo-para-o-mochileiro/

Espero que a dica sirva!
Abraços

Adri Lima
Adri LimaPermalink

O Giratório é legal e tem menu executivo bem bom! Um bom prato chileno para experimentar (lá ou em qualquer outro lugar) é o "loco", um molusco gostoso e bem caro -e com restrições de pesca em algumas épocas de ano, como nossa lagosta. Eu achei uma delícia, mas o tira-gosto de Locos foi o mesmo preço que os dois menus executivos que comemos!

Achei sobre o Loco aqui:
http://es.wikipedia.org/wiki/Concholepas_concholepas

Arthur | Agora Vai
Arthur | Agora VaiPermalink

Não considero minha dica porque não estive lá, mas quando perguntei onde experimentar o pastel de choclo, prato típico chileno (uma espécie de suflê de milho, carne e cebola com uma crosta de açúcar queimado igual a creme brulée), me disseram para ir no Giratório. Mas não fui.

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Importante dizer porque o restaurante se chama Giratório! Ele tem vista para a Cordilheira dos Andes, fica no alto de um edifício bem localizado e uma parte do restaurante realmente gira, fazendo um giro completo em quase 1h30min. Depois de uns vinhos chilenos, é quase um programa de aventura, eheheh.

Higor
HigorPermalink

No Giratório, evite o aperitivo "pisco sour" se você for fraco para álcool como eu...

Leandro
LeandroPermalink

E evite ficar olhando para as paredes enquanto a mesa gira. Minha esposa é "enjoada" e me fez sair de lá correndo. Depois de um tempo, realmente dá um certo enjôo sim, principalmente se não tiver bebido...

Jackie
JackiePermalink

Ricardo, li por aí que o bar do W é excelente e merece uma visita. Peentendo dar uma passada lá. Achei a diária mt cara, mas parece ser um hotel bem legal. Acabamos decidindo pelo Orly e o fim de semana no Ritz Carlton, que fica aí em Las Condes.
To acompanhando aqui!
Depois conta dos restaurantes.
bjs,

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

não fiquei por aí não
mas reitero minha dica de café com piernas
no meio de tanta sisudez dos senhores chilenos é um tanto quanto pitoresco todas aquelas pernas em suas minisaias

Letícia Oliveira
Letícia OliveiraPermalink

Esse café con piernas que você foi era bem comportado então, nos normais as meninas andam de lingerie, quase peladas - tanto que todos eles são totalmente fechados, não se vê nada da rua.

Marilia Pierre
Marilia PierrePermalink

eu visitei os cafés que ficam com as portas abertas para a rua.
São mais folclóricos do que provocativos.

Jackie
JackiePermalink

ah, Riq, no site do W tem uma promo: se entrar de quinta a domingo, você fica uma noite e ganha 50% da próxima.
não sei se vc está à procura de outros hotéis, mas pra quem vai pro fim de semana vale a pena.
bjs,

diogo
diogoPermalink

aiaiaiaiaiai, tenho dicas mas fiquei nervoso pq estás aí. daí deu branco smile

Tiago Caramuru
Tiago CaramuruPermalink

Bar Liguria!
Acho que o mais perto daí fica perto da estação Tobalaba do metrô. Tem um pastel de jaiba, que é tipo um escondidinho de caranguejo... fantástico!

Felipe
FelipePermalink

A minha dica é, para quem não quiser pegar taxi para ir ao Parque Arauco, desça do metrô na estação escuela militar e ali mesmo pegue o micro, se não me engano o C11, para ir ao shopping. Na volta, faço o mesmo. Parece que essa linha, e mais outra que não me lembro, fazer apenas esses trajeto entre a estação e o shopping. O pagamento do micro é feito com a mesma "tarjeta" bip do metrô. Vale pela aventura e dá para se sentir mais local.

Eu fui lá no restaurante giratório. Parece que leva uma hora e vinte minutos para dar uma volta completa. Valeu pela experiência, mas a comida não é nada demais.

E por falar em taxi, não sei como ninguém nunca comenta acerca da chegada no aeroporto SCL. Nunca vi nada parecido. Dá proxima vez vou procurar um posto do taxi oficial ainda na área de desembarque. Se não der certo, vou tentar responder em alemão ou francês para me deixarem em paz.. hehehe

Adolfo
AdolfoPermalink

Felipe,

Se não me engano, dá para pagar o taxi antes da saída no saguão.
Realmente enche o saco, mas não é tão ostensivo quanto em Caracas (some o taxi ao cambio).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O "táxi oficial" é tudo de bom. A gente paga na saída e já é escoltado por um taxista com plaquinha.

Carmem
CarmemPermalink

Também achei a comida do Giratório sem graça! Fui lá há uns 12 anos... Já a vista, é bonita, mas acho que quem está no 16º andar do Holyday Inn Express não precisa de mais um lugar pra "ter vista"...

Rosa
RosaPermalink

Em setembro/09 estive no restaurante Giratório, sinceramente, achei muito fraco, o lugar merecia uma comida melhor, bem melhor.

Fran
FranPermalink

Felipe,

A maneira mais econômica´e prática é reservar pela Turtransfer. Os caras são sérios e o transfer até Providencia custa a bagatela de 10 dólares, na porta do seu hotel. Vc só paga quando chegar e a reserva é feita por e-mail. Na volta, mesma coisa.

http://www.turtransfer.cl

Gustavo - Viajar e Pensar

Que coisa maravilhosa, segunda pela manhã o despertador falhar é uma dádiva.
EStou realmente muito propenso a ir a Santiago este ano e já está enorme a lista de dicas.
Abraço Riq!!!

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Riq, já foi no Pueblito Los Dominicos? Eu estive lá em 2002 e achei um lugar muito alto astral! É um centro de artesanato de um tempo em que Las Condes fazia parte da periferia de Santiago (era muuuuuito muuuuito longe). Quando fui, tinha restaurantezinhos decentes (nada demais, mas bons para uma parada e com possibilidade de boas surpresas) e lojinhas de artesanato bem interessantes, algumas tocadas pelos próprios artesãos. Dei essa dica para uma amiga há uns 2 anos e ela não gostou, achou turístico demais. Não sei como está agora, pois não retornei mais a Santiago (mas quero, em breve).

Veja o site - http://www.pueblitolosdominicos.com/

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Me falaram disso ontem. Fiquei com vontade sim.

Alexandre
AlexandrePermalink

Fui no fim do ano passado, é legal mas os preços dos artesanatos eram bem parecidos com os preços das mesmas coisas que se pode encontrar no Patio Bellavista. O bom é que no começo desse ano abriram novas estações de metro e agora da pra ir de metro até lá.

Luciano
LucianoPermalink

Agora dá pra ir de metrô até lá. Achamos legal. Bastante turístico sim, mas bastante peculiar ao mesmo tempo (vai entender). Muito legal é o visual da praça em frente com a igreja e as montanhas ao fundo.

Sylvia
SylviaPermalink

Adri,o nome que conheço é 'graneros del alba' , fui googlar e ví que é a mesma coisa :cool:
Gostei bastante, pela diversidade , mas creio que deve mesmo ser muito variável quanto aos objetos.
As comidinhas eram bem interessantes e até curiosas .

Adri Lima
Adri LimaPermalink

Oxe, Sylvia, que maluquice dos chilenos! wink Se bem que aqui em SSA o povo adora dar 2 nomes pras coisas também...

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalink

Ricardo, o complexo Boderio em Vitacura são 11 restaurantes para todos os gostos e é um local super bonito e animado.

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalink

Nolita, Av. Isidora Goyenechea, 3456, Los Condes, ótimo italiano.

Ana Paula Rocha
Ana Paula RochaPermalink

Ricardo, quando estive em Santiago, há 2 anos, me hospedei em Las Condes, no Atton. O hotel era ótimo, mas achei o bairro meio distante dos restaurantes, bares e pontos turísticos. Não sei se te agrada, porque nao remete mt ao Chile, mas em Las Condes tem um Hooters (Isidora Goyenechea 2962, Las Condes) que eu acho bem legal.
PS: experimente o Aqui está Coco (é maravilhoso)

Jackie
JackiePermalink

Ana, qd foi ao Aqui está Coco? Ouvi falar que ele tinha fechado, um incêndio ou algo assim, e não consegui descobrir se já reabriu =o(
obrigada!

Carla
CarlaPermalink

Jackie, o Aqui Está Coco realmente sofreu um incêndio, em 2008, se não me engano - mas, quando estive em Santiago, em fevereiro deste ano, ele estava prestes a ser reaberto. Acredito (e espero!) que isso tenha mesmo acontecido, porque o restaurante é sensacional!!! grin Talvez haja alguma info a respeito no site: http://www.aquiestacoco.cl/ (Riq, se o restaurante já estiver funcionando mesmo e você puder dar uma escapada até lá, vale muito a pena!)

Lili-CE
Lili-CEPermalink

A melhor comida que provei no Chile foi em um restaurante em frente ao Aqui esta coco que se incendiou. Detalhe: cozinha peruana! Mas não lembro nome... Foi em 2004.
Não deixe de ir ao Palacio Cousiño Macul! (Calle Dieciocho, 438
Phone 56 2 6985063, Fax 56 2 6962511. Open from Monday till Friday from 09:30 to 13:30 hrs. and from 14:30 to 17:00 hrs., Saturday, Sunday and Holidays from 09:30 to 13:30 hrs.)

Juliana X.
Juliana X.Permalink

Riq,
quando estive em Santiago em 2008 fomos ao restaurante Cuerovaca em Vitacura. Ficamos mto satisfeitos com a qualidade do serviço e com os pratos maravilhosos. Pra quem gosta de carnes é excelente. Ja indiquei para outras pessoas e todos adoraram a experiência.

Dri
DriPermalink

Não fica na região pedida e nem é uma inDICAção. É uma anti-dica. Fui no Como Agua pra chocolate e posso dizer que a comida é MUITO ruim. Salmão seco, espaguete de frutos do mar muito cozido, com poucos frutos do mar e com molho de tomate industrial. Serviço pessimo também... O ambiente realmente é bonito, mas não voltaria lá nem de graça.

Claudia Beatriz
Claudia BeatrizPermalink

Tenho dica não.. mas estou babando na vista!

Paulo Chaves
Paulo ChavesPermalink

- Os bares, os restaurantes e a discoteca do “W” são imbatíveis e …imperdíveis.

Alexandre
AlexandrePermalink

não da pra esquecer da piscina não é? ótima também para fazer novas amizades! Abraços pra vocês !

PêEsse
PêEssePermalink

Também não gostei do Como Agua para Chocolate. Não voltaria nem recomendaria. Comida de comum a ruim e atendimento de péssimo a pior ainda. O ambiente é legal mas não justifica a visita.

Agora dois que recomendo vivamente, com distinção e louvor, são o Astrid y Gastón e o Puerto Fuy. Não sei nem dizer qual dos dois é melhor (aliás, prefiro o Astrid y Gastón de Santiago ao de Buenos Aires, que também é o máximo). Valem cada centavo.

http://www.astridygaston.com/web/index.php

http://www.puertofuy.cl/

Gabriela
GabrielaPermalink

Eu adorei o Restaurante Como Água para Chocolate. Acertei no pedido de um Congrio com molho de espinafre que estava ótimo e meu marido pediu um filé que também estava divino.
Agora, o restaurante Astrid e Gaston não existe igual. Comida e ambiente sensacional.

Luciano
LucianoPermalink

Ao lado do W tem o Juan Valdez Café. Ótima pedida para uma pausa em um passeio pela Isidora Goynechea. Qualquer um é uma delícia, mas o nevado con manjar é maravilhoso.

Não provamos, mas na outra esquina da Plaza Peru c/ a Isidora (o Juan Valdez está em uma delas) o Titamisu nos chamou atenção. Lotado em uma terça feira de noite, a comida deve ser ótima!

Luciano
LucianoPermalink

Correção: Tiramisu
http://www.tiramisu.cl/

Vera Lúcia
Vera LúciaPermalink

Luciano, é uma pizzaria deliciosa, vale a pena, frequentada por locais.

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

Nós nos hospedamos no W e achei o atendimento bem decepcionante. Eu não me hospedaria lá novamente.

Gustavo Gaiarsa
Gustavo GaiarsaPermalink

Riq

Em Vitacura o restaurante imperdível é o Boragó, dica do Destemperados. Quando fomos, cerca de um mês atrás, o menu era um pouco diferente do descrito no Destemperados, incrível! O Bar Liguria, que o Tiago comentou, é bem legal. Comemos "pinzas de jaiva al merquén" incríveis e a carta de vinhos também é excelente. Os garçons entendem o suficiente de vinho para indicar boas surpresas do cardápio. No Barrio Bellavista tem um restaurante familiar que vale à pena e é super baratinho, que é o El Caramaño na Purísima, 257, dica do Lonely Planet. Tomei um Caldillo de Congrio incrível lá.

Alexandre
AlexandrePermalink

Você não pode perder uma loja de vinhos que tem no Hotel W, chamada El Mundo del Vino. É chiquérrima e com uma parede gigante de 12m toda de vinhos. Vc vai adorar, é um lugar incrível. Aproveite que estás ao lado e bom trago.

Fran
FranPermalink

Fiquei como o Diogo, emocionadíssima e me deu branco smile. Eu recomendo o Patio Bella Vista, o Astrid e Gastón, o Olan (peruano mais acessível e frequentado por locais), Liguria, .
Se quiser uma experiência antropológica va a Donde la Cuca (jantar dançante)ou El Hoyo (espécie de boteco/bar com ares do passado).
Um lanche no Dominó(vários pela cidade) ou na Fuente Alemana.
La Mia Pappa para comer e beber até morrer.
Borde Rio - vários restaurantes.
La Cascade, restaurante muito bom.
Azul Profundo - Bella Vista
Las Urracas - balada

Fran
FranPermalink

Restaurante Cara de Palo - Carnes exóticas. O lugar é super diferente, a decoração é linda.

Glaucia
GlauciaPermalink

Achei o hotel W - bar incluído - simplesmente decepcionante! Tudo MUITO caro, serviço ruim, todos te abordam com atitude de segurança de boate, pedimos um whisky com gelo - veio com gelo picado (onde se viu isso????) - pedi um creme brulee com um vinho branco para acompanhar e me trouxeram um sauvignon blanc!!!! e a sobremesa 40 minutos depois!!!
Lamentavel!!!!!!!

Glaucia
GlauciaPermalink

Ahhhhh Aqui está Coco já reabriu!!!!!! Quero ir!!!

Higor
HigorPermalink

O meu lado consumista recomenda dois grandes shoppings na região de Las Condes. O Parque Arauco (com direito a um Starbucks com wi-fi grátis) e o Alto de Las Condes (com um hipermercado enorme chamado Jumbo no qual pode encontrar vários produtos regionais).

Beto K
Beto KPermalink

Eu fiquei na parte nova no ultimo feriado, lá no Novotel Vitacura. Preço justo, hotel bom e com WIFI livre (justissimo). Alem de compras nos shoppings mil da parte nova, tem um lugar que chama "los Domenicos" que reune "lojinhas" com souvenirs e tranqueiras de todo o Chile - pra quem gosta, é mais interessante que comprar em lugar super turistico...

Bruno
BrunoPermalink

Quando fui para Santiago a trabalho, fiquei no Marriott Hotel, muito bom lá! Não tive muito tempo para desfrutar!

Rubens Takashi
Rubens TakashiPermalink

Ricardo,
Eu indico o restaurante Puerto Fuy, na Av. Nueva Costanera (Vitacura, onde você pediu dicas). Quando estive lá em 2009 adorei e foi eleito por mim o melhor restaurante da viagem. Comi um risoto de centolla excelente! O site é http://www.puertofuy.cl/

renata
renataPermalink

Recomendo o EL CACHAFAZ, casa de tango e milonga frequentada pelos locais.

Fica na Providencia.

Dá uma olhada no site www.elcachafaztangorestobar.cl

Fui em Janeiro e estava ótimo.
Uma verdadeira imersão cultural, com os tipos locais, muito pisco e vinho nacional.

Vale a pena conferir.

Rodrigo Reiche
Rodrigo ReichePermalink

Caro Riq, revivi em alguns minutos momentos deliciosos de Santiago. Dica simples... No Shopping Alto Las Condes, tem um sorvete chamado Munchi's logo na entrada, eu fui e voltei várias vezes para desfrutar de tais delícias. Pessoalmente, julgo melhor q o soberbo Freddo. É aí perto... Gde abraço.
* Se passar pelo Mercado Central, quem sabe vc encontra uma Centolla vidente smile

Rodrigo Reiche
Rodrigo ReichePermalink

Digo, Shopping Parque Arauco... Embora no Alto Las Condes tb tenha, neste tem outras lojas e restaurantes interessantes.

Milena Ribeiro
Milena RibeiroPermalink

Oi Riq, quando estive em Santiago em 2007 fiquei no Atton Las Condes. Gostei muito da hospedagem e do atendimento, mas nem tanto do café da manhã...todo dia era sempre a mesma coisa...até hoje me lembro de tudo que tinha naquele café rssr Parece que isso é regra para quem viaja para países da América so sul..falta de variedade.
Chegamos de noite e amei quando, no dia seguinte abrimos a janela do quarto e vimos a Cordilheira...aff...sem palavras!!
Bom, recomendo para quem gosta, um restaurante peruano chamado Barandiaran que fica no Pátio Bellavista. Fomos atendidos pelo dono, que muito simpático nos contou um pouco de suas histórias pelo Brasil.
** não recomendo, caso vá ao restaurante, que peça uma bebida típica chamada Chicha morada.Ela é feita a base de milho vermelho, canela e cravo...é um trocinho esquisito. Mas recomendo a tal da Inka Cola. É a bebida mais vendida no Peru, até mesmo que a própria coca cola. Tem uma cor de substância radiotaiva, mas eu gostei muuuuito!!!

Iara
IaraPermalink

Oi Milena, tambem já fiquei no Atton e achei bem simplinho o café d manha alé de ser meio longe de tudo.Tivemos que andar de taxi o tempo todo pois nao tem metro por perto.

Alexandre
AlexandrePermalink

Vi que algumas pessoas reclamaram do atendimento no hotel W, fiquei hospedado lá por 5 dias no final do ano passado e tive um dos melhores tratamentos dos últimos tempos. Tudo maravilhoso, os quartos lindos, a vista excepcional, vale o que custa, e se comparar com similares de outras cidades do mundo é até barato! No Brasil o similar seria Fasano, Emiliano, Unique, então não se pode esperar pechinchas! Paga-se pelo que se recebe! Eu indico e voltaria sem dúvida! No W tem o restaurante Osaka, que é ótimo ( se conseguir uma mesa, é sempre cheio), e tem um restaurante do chefe Jean Paul Bondoux que tem um ambiente ótimo, novamente vou frisar, não se pode esperar barganhas, é um local de alto nível mundial.

Priscila (Inquietos)
Priscila (Inquietos)Permalink

Alexandre, no nosso caso, além do hotel não ter manobrista (não é o que acho mais grave, mas esperava que um hotel desses tivesse um), tive que pedir 3 vezes para subirem com a minha mala e quase fui buscá-la pessoalmente de tanto que demorou. Além disso, as luzes do quarto estavam com defeito e perdi aí mais de 1 hora até que o problema fosse resolvido. E na hora de ir embora, o check out mais demorado que já fiz. Ou seja, muitos problemas para um hóspede só.

Alexandre
AlexandrePermalink

Atualizando. Indiquei o hotel a uma amiga que foi pra Santiago agora no final de maio de 2011. Ela me agradeceu pela indicação e disse que a viagem não teria sido a mesma se tivesse ficado em outro hotel. Ela e o namorado adoraram o quarto, os restaurantes, a piscina, o lobby... comentaram algo de que o serviço da recepção poderia ser mais primoroso, mas disseram que sempre que forem ao Chile pretendem voltar ao W.

Iara
IaraPermalink

Ricardo, gosto muito de seus comentários. Estou indo no sábado p/Santiago e estou na maior duvida com hotel. Reservei no Crowne Plaza mas achei um pouco longe do Metro e tambem o cafe é cobrado separado (U$ 22 p/pessoa). Voce conhece este hotel? O Holliday tem café incluso na diaria?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tem sim. Estou indo para o Crowne Plaza hoje à noite, pena que não vou poder te dar a comparação a tempo.

ana carolina
ana carolinaPermalink

Iara

Fiquei no Crowne Plaza entre o Natal e a virada de 2006 e gostei muito.
Nâo se preocupe que não fica longe do metrô, não, na verdade fica entre duas estações, bem próximo à estação Baquedano:

http://www.crowneplaza.com/h/d/cp/1/pt/direction/sclco;jsessionid=BQ1TSAS5XMHUMCTGWANSHPQKM0YDKIY4

- comprei por pacote e o café era incluído. Mas lembro que tinha cafeteira no quarto. Pra quem não faz muita questão de café de hotel, talvez até dê para vc tapear cedo e tomar um café no bairro vizinho de Bellavista (que é uma gracinha).

Iara
IaraPermalink

Alguem saberia me informar sobre a isençao da taxa de 19% cobrada nos hoteis de Santiago? Quando fiz a reserva no Crowne fui informada que brasileiros com passaporte nao precisam pagar esta tx. Ricardo,voce pagou esta tx no Holliday esta semana? Ah! O que voce está achando do Crowne? Vale a pena?

Felipe
FelipePermalink

Eu não paguei no four points. Eles escanearam o meu passaporte e debitaram em dólar no cartão de crédito.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Estrangeiros não pagam IVA em hotéis desde que paguem com cartão de crédito ou moeda forte.

O Crowne Plaza é bem localizado (entre duas estações de metrô, a uma distância caminhável de duas zonas boêmias, Bellavista e Lastarria) e tem ótimo serviço, mas é um hotel envelhecido. Isso não compromete nenhum dos fatores fundamentais (a cama é ótima, os lençóis são novos, a TV é de plasma, não tenho reparos a fazer ao banho). Mas a gente se sente num hotel antiquado.

Daiana
DaianaPermalink

Eu estou com problemas com o decolar.com.
Foi cobrado no meu cartão o imposto, sendo que na nota fiscal que recebi no Holiday Inn, não foi cobrado imposto.
Liguei pro decolar perguntando pra quem foi a diferença e me pediram 5 dias úteis para resposta.
Ok.
Vou esperar.
Esses atendentes de call center são uns despreparados.
Hunf.
:/

Mariangela
MariangelaPermalink

Alguém tem informaçoes sobre o Sheraton? estou indo em agosto e com reservas para lá.
Outra dúvida... nos disseram que se pagarmos tudo em dólar na cidade nao pagamos um imposto local. Procede?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O Sheraton deve ser ótimo, mas fica à beira de uma auto-estrada local. Não há nada o que fazer a pé, você vai precisar de táxi para tudo.

A isenção de IVA (imposto sobre valor agregado) vale para pagamento de hotel por estrangeiros em moeda forte ou cartão de crédito.

Restaurantes não entram nessa.

Tatiana
TatianaPermalink

Olá..irei pra Santiago em Agosto (de 18 a 23) ficarei hospedada no Eurotel Providencia.. Gostaria de dicas como transfer aeroporto..locação de carro..passeios que valem a pena...

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

O táxi do aeroporto custa 30 dólares (15.000 pesos), você contrata antes de sair para o saguão de desembarque.

Demais informações, clique aqui:

https://www.viajenaviagem.com/category/santiago

Aguarde mais posts nas próximas semanas.

ana carolina
ana carolinaPermalink

Alguém sabe se os caixas automáticos dos aeroportos de Santiago e de Calama (esse é até abusivo perguntar, eu sei, mas vai que alguém lembra) têm fácil acesso?

Vou a San Pedro de Atacama e estou com medo porque li que às vezes falta dinheiro nos caixas da cidade, então pensei em sacar já no aeroporto, no caminho, mas gostaria de ter uma ideia se é fácil ou se é melhor levar mais dinheiro daqui. Ao reservar o hotel perguntei se os caixas funcionam bem e a informação foi a mesma: levar dinheiro.

Comprei um pouco de pesos (120mil) para a chegada, mas se for o caso posso reservar mais.

Desculpe se a pergunta for impertinente, mas para o meio do deserto toda informação vale ouro!

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Tanto em Santiago quanto no aeroporto de Calama há caixas. No centrinho de San Pedro há pelo menos dois bancos com caixas eletrônicos.

ana carolina
ana carolinaPermalink

Obrigada. Assim vou mais tranquila.

Felipe
FelipePermalink

Eu estive lá agora em junho.

O aeroporto de Calama é pequeno, mas é bom. Não sou muito observador, mas parece novo e limpo. Provavelmente é a grana decorrente da mineração daquela região.

Mas eu saquei a grana no aeroporto de santiago mesmo, antes do embarque para calama. Tem um "cajero eletronico" perto da área de embarque doméstico. Não saquei nada em calama, nem no atacama.

Paguei só os passeios com grana, pq deram desconto. Os restaurantes paguei com cartão de crédito mesmo.

Fiz os passeios com a desert adventure. Gostei muito. Têm bons micros e ótimos guias. Um deles, chamado Danilo, fala muito bem português e adora o brasil.

A gente de santiago para lá voando Sky Airlines, no esquema do matraqueando relatado aqui no blog. Valeu muito a pena.

Se tiver dúvidas, estamos.

ana carolina
ana carolinaPermalink

Felipe: valeu!!! Pelo visto, se não conseguir sacar em Santiago, imagino que conseguirei sacar no aeroporto de Calama, antes de pegar o transfer para o SPA.

A sua não é a primeira boa referência da desert adventure - vou conferir com certeza!

Troquei as passagens por milhas, de Curitiba para Calama (saiu 10.000 pontos cada trecho, achei jogo porque acho difícil conseguir as passagens por menos que 700 dólares). Vou num pinga-pinga meio chato, mas acho que vai valer à pena (qualquer parada me custaria mais um trecho, então preferi ir logo a Calama pq já estive em Santiago).

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Essa possibilidade de usar a LAN até Calama para trocar milhas TAM é o custo-benefício mais sensacional que existe pro Chile.

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Riq, é possível trocar as milhas até Calama pelo site da TAM ou é necessário ir a uma loja?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Não sei se mudou recentemente, mas até ano passado a TAM não emitia passagens one-way de milhas pela internet ou por telefone; era preciso ir à loja. Como você provavelmente vai querer emitir São Paulo-Calama//Santiago-São Paulo, teria que ser necessariamente numa loja.

Neste post o pessoal conta as suas estratégias para emitir passagens de milhas com parceiras da TAM e da Gol:
https://www.viajenaviagem.com/2010/01/ja-conseguiu-viajar-com-milhas-para-fora-da-america-do-sul-conte-pra-gente/

Ana Claudia
Ana ClaudiaPermalink

Ah! Muito obrigada!

ana carolina
ana carolinaPermalink

Ana Claudia
Por telefone daria, mesmo one way, eu cheguei a ligar, mas preferi ir à loja porque fiz uma salada usando milhas minhas, do marido e do meu pai. Como os assentos Lan são meio limitados, achei mais prático conferir e fechar os 4 lugares de ida e volta no balcão (teve umas datas que eu cheguei a ver e tinha disponibilidade de 3 lugares, p.ex).
Só que o sistema da Lan estava meio precário (o do site, vi em casa) e lá mesmo, no balcão, então a moça não conseguiu nem conferir o preço das passagens (que perguntei de curiosa).

ana carolina
ana carolinaPermalink

ah, e pela internet não daria de jeito nenhum, por ser trecho internacional.

ana carolina
ana carolinaPermalink

Felipe
você viu se os preços dos passeios continuam semelhantes aos que a Silvia indica no Matraqueando?

Felipe
FelipePermalink

Essa vou ficar te devendo, pois paguei preço de baixa temporada e, ainda, assim nem lembro quanto foi.

Como ficamos muito satisfeitos com o nosso transfer de calama para san pedro do atacama, que foi feito pela desert adventure (um microônibus novinho, grande e com ar condicionado só para mim e a patroa, com um motorista muito bem apresentado e cortês) decidimos que iríamos comprar lá os passeios. Então a gente nem pesquisou nas demais agências.

Só posso te dizer que me passaram um folder com os preços e, quando eu disse que decidir depois, ela já me deu um bom desconto (em torno de uns 15 a 20%) caso fosse pago em dinheiro. Provavelmente ficaram com receio de perder o cliente, pois as agências ficam todas ali na "calle" caracoles.

Como a gente só ficaria dois dias e meio, fechamos tudo ali para não perder a vaga. Interessante que mesmo sendo baixa temporada os micros estavam sempre cheios nos passeios.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

então o negócio é fazer cara de "vou pesquisar", hehehe... 15-20% de desconto ajuda bastante.

Você reservou antecipadamente o traslado desde Calama com a agência?

Felipe
FelipePermalink

Não. Na verdade, embora eu seja completamente avesso a pacotes, quando eu estava pesquisando os preços das passagens no site da Sky, descobri que eles tinham um pacotinho, com duas noites de hotel, traslado e um passeio no valle de la luna, além da passagens aéreas. Fiz as contas e valia muito a pena. Fechei tudo em cima da hora, três dias antes de embarcar para santigo e ainda deu certo.

A desert era a empresa do receptivo e foi uma grata superpresa que nos veio no pacote. Daí encaixamos os outros passeios a pagamos a parte. Eles até flexibilizaram o horário do nosso traslado da volta (que de novo foi um micro só para nós dois), o que nos permitiu fazer o passeio aos geiseres del tatio nesse mesmo dia.

Eles tem site, mas não sei como é o contato. Fora do brasil o pessoal não é nada imediato nas respostas.

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

obrigada!

Cinthia Rangel
Cinthia RangelPermalink

Riq,
Estive em Santiago ano passado. Gostei muito do Restaurente Giratório, a vista é incrível, mas preferi o Como Água para Chocolate. O restaurante é lindo, comida gostosa e localização muito boa!
Queria até voltar no feriadão de 07 de setembro, com a promoção das milhas reduzidas, mas o maridão está meio resistente, já que iremos para a Itália em outubro! Mas vou continuar insistindo, para ver se ele não resiste! rsrsrsr
Ab,
Cinthia.

Tatiana
TatianaPermalink

Ricardo, e com relação ao dinheiro?? o que levar? dolar? peso chileno? trocar real por peso lá? sacar nos cajeros eletronicos???
o que fazer???

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Em qualquer lugar do planeta, a minha recomendação é habilitar o cartão para saque em caixa eletrônico e levar um VTM como plano B e alguma moeda forte em espécie para primeiras despesas eventuais.

A cotação nas lojas Afex do Centro é boa para reais, mas você vai perder seu precioso tempo procurando uma agência Afex no centro para trocar seus reais (ou dólares, tanto faz).

Vivian
VivianPermalink

Ricardo, se vc fosse se hospedar hoje em santiago com até 150 dolares a diaria, em qual hotel seria?

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

Gostei muito do Holiday Inn Express El Golf.

Vivian
VivianPermalink

Alias, gostari de receber a opiniao de outro viajantes... rsrsrs

Obrigada

Carlina
CarlinaPermalink

Ola a todos,

já que o assunto é hotel, o que podem me dizer dos hoteis:
- Santiago Park Plaza e
- las sebastianas

Obrigada e parabens pelo apoio que oferecem.

Ricardo Freire
Ricardo FreirePermalink

La Sebastiana está na região de El Golf, em Las Condes, o centro empresarial/comercial chique da cidade.

O Santiago Park Plaza está na avenida Ricardo Lyon, que está no final de Providencia, um bairro comercial de passagem.

Jackie
JackiePermalink

Riq, voltamos de lua de mel e a viagem foi incrivel!
Vou me organizar e postar td aqui,.
Ficamos no Orly e amei mt! Mt bem localizado.
O Ritz tb foi excelente, aproveitamos tds os seus serviços.
E ele fica em frente a um metro tb, quem quiser ficar a semana td (ficamos so o fim de semana).
Amamos os restaurantes Zully, Adra (do Ritz) e Giratorio. Depois conto mais!
beijos,

Jackeline
JackelinePermalink

Opa, já que o Riq me linkou, vi que estava devendo uma descrição mais detalhada. Bom, sem dúvida acredito que vale a pena cacifar o Ritz Carlton em Santiago, afinal não se pagará tão barato assim em nenhum outro da rede no mundo. Adquirimos um pacote romantico para o fim de semana, estávamos na cidade em lua de mel e durante a semana ficamos no orly (que tb indico muito!). Fomos muitíssimo bem recebidos, com toda a atenção da euipe, o quarto (suíte junior) era enooooorme e muito limpo, bem decorado, em ordem. Havia uma sala bem grande, com sofás deliciosos, um pequeno bar com frigobar no corredor, um quarto tb grande, com cama muito boa, tv, poltronas de apoio, um corredor para o closet, bastante espaçoso, com vestíbulo com mesa e pufe de apoio e um banheiro igualmente espaçoso, com box, cabine com privada e banheira. O enxoval do hotel é otimo, com roupões, lençõis e toalhas muito bons, macios por demais. Mts amenities tb, com cremes e itens uteis como kit costura. Nosso pacote incluia uma diaria com early chek in e late check out, jantar, café da manha e espumante e decoraão do quarto. Chegamos no sábado e na mesma noite enquanto jantavamos no Adra (um dos nossos restaurantes preferidos) eles decoraram o quarto com petalas de rosa, colocaram champagne no gelo, chocolatinhos etc, td mt atencioso. Pela manha optamos em tomar o café da manha no Adra novamente pois haveria um brunch. Excelente! Até hj me lembro com água na boca deste café. No hotel há uma piscina na cobertura, não aquecida, e uma jaccuzi, aquecida. A vista da cidade é bem bacana. Em nosso quarto havia vista das cordilheiras. Tb há um spa no terraço. Além do Adra, há dois bares no térreo. Adoramos muito o serviço que recebemos e as opções do hotel. Sem dúvida foi um excelente invesitmento. Abs,

Jackeline
JackelinePermalink

E sobre o Orly: excelente investimento! Não acreditei que o hotel fosse ser tão bom, porque pagamos apenas 120 dólares na diária. Ficamos na suite queen, se não me engano. o quarto não é espaçoso, mas é confortável. Tem armário, mesinha, tv, td limpo, novinho, de bom gosto. Mas, como disse, falta espaço, uma de nossas malas ficava atravancando a circulação, por exemplo. A cama é grande e muito confortável. Tem aquecedor no quarto e aquecedor no banheiro, o que achei uito importante pq fui no inverno. O banheiro, sim, é espaçoso. Tem banheira e um bom espaço de circulação, pia etc. Há amenities, mas nada de destaque. Gostei muito do charme do hotel. Ficamos no segundo andar, gostei da rua, a localização é perfeitíssima, ao lado do metrô. Ou seja, bem localizado, charmoso e confortável. O café da manhça é muito, muto bom. Tanto os itens quanto o espaço pra tomar, muito charmoso. O serviço foi sempre simpático, mas também não solicitamos nada demais ao concierge. Eles disponibilizam um lanche com suco, café etc durante o dia td no espaço do café. Ah, tb tem compuatdor à disposição dos hóspedes, não me recordo se há wifi grátis (desculpem, já faz quase um ano). Recomendo bastante o hotel, especialmente pelo custo x benefócios ra casais em lua de mel, pois é bastante charmoso e barato. Abs,

Jackeline
JackelinePermalink

Opa, esqueci de dizer que no Orly tem um café no térreo, bem charmoso e gostoso - comemoslá uma noite - e que atende nos quartos do hotel, é possível pedir o jantar no quarto neste café. E uma dica é pertinho ali do Orly (Passeo Orrego Luco, 43-A, fica na Avenida Providencia quase na Pedro de Valdívia) tem um restaurante japonês (tem vários nessa galeria), mas enfim, no Pub Vicious comemos um "hot" sensacional, de salmão cozido por fora. Deliciosoe bem barato. Tem fotos aqui ó: http://www.apalavraesim.com/2011/02/lua-de-mel-no-chile-comida.html

Daniela
DanielaPermalink

Dicas de onde dormir em Santiago(BBB) bom,bonito e barato!
Passeios,restaurantes,bares,nomes de vinhos imperdíveis,tragos
Lojas de departamento,tipo Falabela, de Buenos Aires,que se encontra um pouco de tudo,qual vcs recomendam?
Fomos para Buenos Aires, e meu marido e eu, curtimos e apreciamos cada dica pega aqui no site e em blogs parceiros!
Abraços a todos que se dedicam a ajudar o próximo!

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

A Falabela é de Santiago.
Procure outras informações nos posts e nas caixas de comentário.
https://www.viajenaviagem.com/2010/08/como-pesquisar-no-site/

Viaje na Viagem
Viaje na ViagemPermalink

A Falabella é chilena.

Procure as outras informações nos demais posts de Santiago e nas caixas de comentários.

https://www.viajenaviagem.com/2010/08/como-pesquisar-no-site/

Gil
GilPermalink

Estarei em Santiago em Outubro. Procuro hotel. Alguem aqui se hospedou, recentemente, no HOTEL DIEGO DE VELAZQUEZ em santiago ? Vale a pena ?

Vera Maria de Campos Nascimento Gontijo

estive em Santiago em fevereiro deste ano, não sei nada sobre o hotel citado, mas indico o Santiago Park Plaza, também em Providencia, pois estávamos hospedados lá no dia do terremoto, o prédio passou pelo teste sísmico sem problemas, na hora do terremoto o hotel era o único com energia elétrica, os funcionários foram todos, sem exceção, muito educados e prestativos, de madrugada ainda, depois de passado o susto inicial quando foi liberado o lobby, foi servido café da manhã, aliás nos dias seguintes era só no hotel que tinha alguma coisa para comer, pois tudo estava fechado, fomos prontamente atendidos quando quisemos mudar do 9º para O 3º andar, e ainda reduziram o valor das diárias, sem pedirmos, nos dias seguintes em que ficamos sem opção de sair do país, nada de aeroporto e nem onibus para Mendoza, e apesar de todos os transtornos tivemos um ótimo atendimento.

maria angelica
maria angelicaPermalink

Fiquei nesse hotel em 2006. A localização é boa e só. Quartos ruins, carpetes mal conservados. Não valeu a pena.

Leandro
LeandroPermalink

Hotelzão antigo, mas bem conservado. Ótima localização. Dá prá ir à pé ao Giratório e tem um monte de opções de restaurantes por perto. O metrô é ao lado e tem uma loja que dá para fazer compras na esquina, daquelas enormes. Dali fizemos a base para conhecer tudo em Santiago e nem fomos para esquiar. Os quartos são antigos, porém de tamanho razoável. Não sou nada chato para hotel (só procuro conforto em hotel de praia, hotel de cidade, para mim, tem que ser bem localizado) mas não tinha sujeira e os quartos eram limpos. Ainda deixavam aqueles bombons em cima da cama. O staff é afável (educado, mas com a seriedade habitual de um hotel antigo). No final, ainda me arrumaram um táxi do hotel pelo preço que me cobraria um taxi de rua. Gostei, recomendo e voltaria.

Mauro
MauroPermalink

Estive no Diego de Velazques há 2 anos atrás. Hotel simples mas com ótima localização. Perto do metrô e de ótimas opções gastronômicas. Acho que vale a pena.

Adriana
AdrianaPermalink

Olá, alguem conhece ou já ficou no hotel Lodge La Aldea em San Pedro de Atacama? Ou é melhor ficar no Parina Apart Hotel, indicado pela Silvia do matracando?

Ana Carolina
Ana CarolinaPermalink

Adriana, segui a indicação da Silvia do Matraqueando e fiquei no Parina - não tenho nenhum arrependimento! É simples, mas extremamente limpo. Com a quantidade de passeios para se fazer, acho que o mais importante num hotel em SPA é ter uma cama limpa e macia e chuveiro gostoso (além de calefação, dependendo do frio) - tudo isso o Parina tem, somado ao preço bem razoável (paguei 55.000 pesos cada diária, achei justo para os padrões de lá).

Escrevi sobre o Parina aqui: http://maladamenina.blogspot.com/2010/08/hospedagam-em-san-pedro-de-atacama.html
espero que ajude

Mauricio
MauricioPermalink

Fiquei nesse hotel em 2008. Achei a localizaçäo excelente e o atendimento muito bom. O café é mediano mas tem uma ótima confeitaria na frente que tem atê fila. O restaurante é bom para comidas rápidas. O quarto é bom e a cama também. Bom custo benefício!

Gil
GilPermalink

Meu roteiro

30 de Set CÓRDOBA
02 de Out CÓRDOBA / MENDOZA
06 de Out MENDOZA / SANTIAGO