Vai viajar em julho? Conta pra gente!

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Chapada Diamantina, Bahia

Outra enquete investigativa, que me ajuda a entender o como e o porquê das viagens do Povo da Bóia. Conta pra gente: você vai viajar agora nas férias de julho?

Pra onde? Por vontade própria ou por conta das férias escolares?

Rolou muita indecisão até bater o martelo no destino? Pra onde você também considerou ir?

A Copa influenciou na sua data de partida? Modificou algum plano de viagem por causa do terremoto no Chile ou das cheias na Bahia e em Alagoas/Pernambuco?

Desde já, muito obrigado pela participação!

119 comentários

Paula Bicudo
Paula BicudoPermalinkResponder

Eu tb fico evitando viajar na alta, julho e janeiro, mas não resisto ao verão na Europa. É cheio, é verdade, mas é alegre, feliz e poético. E esse ano, semana que vem embarco pra Lisboa (2 dias), e depois Roma, Toscana e Costa Amalfitana. La dolce vita! Ou, como eu prefiro, endless summer (amo ter dois verões por ano)

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

Também penso assim, Paulinha! Europa tem menos graça no resto do ano! Amo Europa no verão (sem falar que a chance de ser ameno, com temperaturas é grande, c/ pequenas exceções).

Denise Mustafa

também viajei no verão na Europa e achei a melhor época, apesar dos pesares: calor, muita gente e mais caro. Mas só de não precisar andar cheia de roupa e com o dia anoitecendo 22h, já é uma super viagem. Paulinha tem razão: fica poético e feliz.

PêEsse
PêEssePermalinkResponder

Julho não dá. Muito cheio e muito caro. Ainda se se conseguisse alguma coisa com milhas, mas é tão difícil...

Sut-Mie
Sut-MiePermalinkResponder

Bem, sendo a viagem com os pimpolhos o assunto do nosso blog, ele tem sido bastante visitado ultimamente! Os destinos mais procurados são lugares com neve (leia-se Valle Nevado e Bariloche -que estarei postando muito em breve!), em seguida vem Rio de Janeiro e arredores (Itaipava) e, finalmente, Lisboa como destino europeu (mais do que Paris!).
Pessoalmente, como a minha pimpolha ainda não tem idade escolar, nós aproveitamos, e nossa proxima viagem será em Setembro para Paris e Grécia. Antes disso, devemos ter somente finais de semana "para curtir o frio" (em Mauá)! Coisas do meu marido, porque por mim, ia lagartear em qualquer lugar com sol!

CAROLINA HASS
CAROLINA HASSPermalinkResponder

VOU PARA O LESTE EUROPEU NO DIA 22/07 ATÉ 03/08

Rubens Takashi

Ricardo, após quase acertar o prognóstico e quase levar o seu livro das praias, venho responder ao seu questionamento aqui.
Vou viajar em julho para a Grécia e para Istambul. Além de advogado eu sou professor universitário, então tenho que aproveitar o período de férias escolares, apesar do preço mais elevado de passagens.
A Copa não chegou a alterar os meus planos pois as férias na universidade em que eu leciono se iniciam em meados de julho, mas quando marquei a viagem fui olhar o calendário dos jogos para me certificar de que estaria por aqui ou evitar viajar em algum horário que me impedisse de ver um jogo importante.

Naila Soares
Naila SoaresPermalinkResponder

Fujo de viagens na alta temporada como o diabo da cruz...

Carmen
CarmenPermalinkResponder

Vou viajar (sem filho...sniff, sniff, sniff... ele não quer viajar ...coisa rara , não???) para Tulum e ilha Holbox!

...agora mesmo ali há uma tormenta tropical e pode transformar-se em furação...

Acelino
AcelinoPermalinkResponder

De 12 a 21 de julho para Chapada Diamantina. Mudança de planos devido as chuvas no litoral nordestino.

Cida L
Cida LPermalinkResponder

Vai ser uma semaninha de descanso e pescaria em Corumbá, Mato grosso do Sul, aproveitando as belezas do rio Paraguai.

Leandro Antonio

Vou fazer a minha segunda Lua de Mel! rs

Buenos Aires, Colonia do Sacramento e Montevideo.
15 dias, alugando apartamento em BsAs (Recoleta) e em uma pousada em Colonia (El Capullo).

Alguém tem sugestões e/ou achados?

Valeu!!!

p.s. Riq, vou conferir o Brunch do Four Seasons que você e o pessoal recomenda tanto.

Mirella
MirellaPermalinkResponder

Respondendo de uma viagem smile . Sogrinhos estão vindo nos visitar e aproveitamos para vir a Nova York e no meio do mês estamos indo a Chicago.

Oscar
OscarPermalinkResponder

Esse mês, so viagens aqui pela região,iremos a Nova York na metade do mes. Ontem dei um pulinho lá e tivemos uma mini ConVnVção @mauoscar e @mikix10.

Adriana Pessoa

Irei para Portugal com meu filho e meu marido.
Alugamos apto em Lisboa e depois uma quinta perto de Óbidos.
Montei meu roteiro com ajuda deste blog (obrigada Riq e Isabel O.)e das minhas leituras...
Já passei rapidamente por Lisboa, então queremos retornar com mais calma. Roteiros históricos basicamente voltados para nosso filho de 12 anos.

Priscila (Inquietos)

Eu não vou viajar em julho. sad

Ana
AnaPermalinkResponder

Nós também não vamos viajar em Julho... Massssssss.. Vamos no começo de Agosto para Buenos Aires... Pela terceira vez... adoramos aquela cidade...

Marcelo
MarceloPermalinkResponder

Final de julho damos um pulinho em Paris, por três dias, só para rever a cidade.

Sao as vantagens de morar só a 500km de lá...

Durante agosto, faremos um giro pelo norte da Alemanha.

claudia
claudiaPermalinkResponder

Vamos aproveitar umas milhas do Smiles que iam vencer agora e iremos passar 4 dias entre Recife e Porto de Galinhas.
Estou vendo o preço de hotéis em Porto de Galinhas e agora lembro o motivo pelo qual nunca mais viajei pelo Brasil.

Marcio
MarcioPermalinkResponder

Riq, sempre viajo em Julho pois minha esposa é professora.
A gente se "desempacotou" há 2 anos, quando fomos para Paris. Gostamos da experiência e no ano passado fomos para o Ceará.
Este ano vamos para São Miguel do Gostoso e Galinhos.

Lili-CE
Lili-CEPermalinkResponder

A época mais fácil para viajarmos é julho por conta do meu marido, que trabalha em escola. Nas viagens longas ainda não levei os meninos, pois só têm 9 meses (ele) e 3 anos (ela). Dessa vez, também só vou tirar 12 dias e vai ser p/ dar férias à babá, por isso não devemos ir muito longe, no máximo alguma praia aqui por perto, Serra de Guaramiranga e bate e voltas a partir de casa, como Beach Park.

Rodrigo Basso
Rodrigo BassoPermalinkResponder

Aproveitando as férias de julho, Los Roques de 10 a 17. Inicialmente iria de 11 a 18, mas mudei para não perder o jogo do Brasil na final do dia 11 de julho. Será que o Dunga me reembolsa a alteração da data ??? rsrs

Dani S.
Dani S.PermalinkResponder

Normalmente evito julho e janeiro, pelos preços e pela lotação (e enquanto o bebê não cresce, pelo menos). Acabamos de voltar do Canadá.
Ficar na sua cidade em julho já tem um ar de férias - fica tudo vazio, o trânsito melhora... Prefiro, enquanto posso, aproveitar isso, e viajar em épocas menos tumultuadas.
A Copa não teve influência nenhuma - pra dizer a verdade, me esqueci dela na hora de planejar a viagem de junho...

Junior (JRviajando)

Estou no meu primeiro dia em La Paz, na Bolivia. Fico até a sexta, dia 9 e vou explorar somente essa região (Copacabana, Titicaca, Vale da Lua...).
Pensei em Rio, Punta Cana, Morro de Sao Paulo, Itacaré, Santiago, Buenos Aires... indecisão pura!
Quinta-feira (há três dias!)resolvi olhar as capitais sulamericanas que não conhecia e... por puro impulso fechei com La Paz.

A Copa do Mundo realmente ajudou na indecisão, pois não queria sair do Brasil e perder a "animação" da torcida... acabei marcando a volta para antes da final por causa disso. E, quer saber? Com a derrota, até fiquei feliz em escolher um país neutro... wink

Pretendo postar impressoes da viagem. Visitem o blog.
E se tiverem dicas, sempre são bem-vindas!

Jr.

Vinícius
ViníciusPermalinkResponder

Olá Pessoal,
Sempre viajamos em janeiro e julho, por causa das crianças e da minha profissão docente. Já estamos habituados aos preços e aos lugares geralmente cheios. Baixa temporada só na aposentadoria...hehehe
Em 2008 e 2009 foram belas Praias quentes (mesmo em julho) do nordeste: Sauípe e Porto de Galinhas com Carneiros.
Este ano, vamos (eu e esposa apenas) no dia 10/07 conhecer Buenos Aires, sob forte influência e dicas deste Blog.
Estamos animados e fiz um roteiro detalhado para aproveitar os 6 dias.
Decidimos ir desempacotados!!
Abraços
Vinícius

Vinícius
ViníciusPermalinkResponder

Mais um detalhe...esquecemos da final da copa quando marcamos a viagem e ficamos apreensivos com a possibilidade de assistir Brasil X Argentina escondidos em algum lugar de Buenos Aires...hehehe
Mas, não teremos mais esse probleminha...
Vinícius

Rita
RitaPermalinkResponder

Sou da turma que foge das viagens em julho (e janeiro!). Como não tenho filhos e não mais estudo, prefiro viajar na baixa temporada.
Voltei há seis dias de uma viagem maravilhosa pela Rota das Emoções: de São Luís a Fortaleza, passando pelos Lençóis Maranhenses (Santo Amaro, Barreirinhas e Atins), Barra Grande/PI e Jericoacoara, aproveitando as dicas nota 10 do Riq e de todos que comentaram sobre o roteiro.
Inicialmente, considerei ir aos Lençóis e, depois, passar uns 10 dias entre Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió, mas graças a uma acertadíssima orientação do Riq (muito obrigada!), mudei meus planos.
Vi os malfadados quadriciclos em Barreirinhas, mas não nas proximidades das lagoas; pareceu-me que eles só transitam até onde os veículos maiores levam os turistas, mas não sei ao certo, pois vi apenas dois deles, na balsa.
E a Copa não influenciou a escolha. Para dizer a verdade, quando bati o martelo quanto ao destino e período, nem me lembrei de tal competição. Depois até fiquei com receio de não ter quem me levasse às lagoas em dia de jogo do Brasil, ou que me levasse de Jeri a Fortaleza no dia (e horário) do jogo contra Portugal! Mas consegui! Perdi os jogos, mas valeu à pena!!!

Marilia Pierre

eu estou precisando

urgentemente

já é uma questão de saúde

Fernanda Simm
Fernanda SimmPermalinkResponder

Estou fechando hoje minha viagem de férias com o namorado: Vamos pra Buenos Aires e Montevideo entre 24/07 e 02/08 =)
Quase pensamos em adiar para setembro/outubro, mas vou estar no meio das aulas na faculdade e o namorado estava há 3 anos sem férias...
Mesmo sendo alta temporada, ainda conseguimos emitir todos os trechos aéreos com milhas, só pagamos as taxas. Quanto à hospedagem, segui dicas daqui e de outros blogs e vamos conhecer o Querido - ótimo preço, a gentileza sem fim da Mariana e longe dos pega-turistas do Microcentro!
E a única influência da Copa é se vamos ter que comprar camisas do Uruguai por lá ou se desfilaremos com as da Alemanha, rsrsrs

Mari Campos
Mari CamposPermalinkResponder

Suuuper atrasada pra enquete, mas eu vou; aliás, eu estou já viajando mrgreen Pras zoropa, com o pretexto de ver minha irmã na Espanha (e vai ser o que eu menos vou fazer durante todo o período viajandão, que vai incluir também tiquinho de Portugal e tiquinho de França). Não rolou indecisão, não, foi pá, pum; e não teve nada a ver com a Copa, nem catástrofes, nem muito menos férias escolares. Foi tudo culpa da passagem barata da Air China em pleno julho wink

Nati S.
Nati S.PermalinkResponder

Em julho vou para o Rio e Brasília (moro em São Paulo) porque um amigo estudante de arquitetura (proto-arquiteto, assim como eu) vem para o Brasil passar algumas semanas... As escolhas foram feitas por motivos "arquiteturísticos" (OK, o Rio também pesou pelo fato de ser... o Rio!), que é um filão de turismo pouco e mal explorado no Brasil, e olha que aqui temos muito edifício, parque e praça que merecem ser visitados... na Europa o que não falta é destino de peregrinação arquitetônica e gente chorando de emoção agarrada em pilar, hehehe...

Porto Alegre e BH foram destinos cogitados, (por causa do Iberê Camargo na primeira e do Complexo da Pampulha na segunda) e que, com o incentivo de eu não conhecer BH (tenho família em POA, e já fui pra Brasília e Rio, mas antes de virar uma "arquiteturista") no fim acabamos cortando porque achamos que os poucos "destinos arquitetônicos" não justificavam a ida... vindo da Europa, muito se sofre por causa das distâncias no Brasil hehe...

O período da viagem será esse por causa das férias escolares sim, da minha faculdade aqui e da faculdade dele lá. E não mudamos nada por causa de copa nem chuvas, tendo em vista que o nordeste nem foi cogitado (eu não topei), mas ele vai viajar sozinho pra Salvador durante alguns dias, ficar na casa de conhecidos).

No fim meu amigo passa 3 semanas no Brasil, sendo: 4 dias em Salvador, 9 dias em São Paulo e depois, no trecho que me incluo, 6 dias no Rio e mais 4 em Brasília, viajando de ônibus (SP-Rio) e avião (em todos os outros trechos).

Patricia Maria

Vou para Ushuaia, Argentina. Viajo em Julho porque o faço com a minha familia e para tanto preciso das ferias escolares. Tenho uma filha de 7 anos e um bebe. Sempre viajo nas ferias. Julho e Dezembro. Ushuaia porque queremos neve sem muita gente. Nao queremos a muvuca de Bariloche. Queremos conforto, neve, passeios e boa comida.

Reinaldo Yutaca Kasahara Junior

Nova York, Orlando, Miami, Boca Raton, Keywest!

Sim, dois estados e várias cidades... indescritíveis. Primeira vez que fui para os EUA. Na verdade saí dia 19 de junho e retornei no dia 5 de julho, mas passei por algumas coisas que garanto que são úteis!

Fui com meu pai e a primeira cidade foi NY. Definitivamente, Estados Unidos no verão, só se for pra ir nas praias da Flórida. Orlando e seus parques e NY e seus prédios são definitivamente menos atraentes debaixo de um sol escaldante.

Sobre NY fiquei apenas 3 dias, mas acho que dá pra conhecer bastante coisa nesse tempo. Fiquei na Lexington com a 48 e ao chegar no hotel as 9 da manhã já fui no Empire State, dei uma volta por perto do hotel e a noite fui na Times Square e jantei por lá. Restaurentes ótimos a preços não tão salgados, se você procurar.

Muito imporatante, faça um City Tour. O Ric é meio contra, mas são 3 horas de um dia que você tem uma boa noção da cidade, de preferência com uma guia turística em português (tinha a opção de fazer em cima daqueles ônibus, mas optei por um outro um pouco mais caro mas em uma van com ar condicionado, uma guia turística super atenciosa que ía parando nos principais pontos que quiséssemos, como o edifício Dakota, Charging Bull, Brooklin e etc.)

Muito imporatante 2, NÃO TOME CAFÉ DA MANHÃ NO HOTEL se não estiver incluso. Na minha primeir amanhã tomei numa padaria na frente do hotel, gastei 10 dólares com meu pai. No dia seguinte no hotel, pedi as mesmas coisas e gastamos quase 50. É um absurdo quase 100 reais um café da manhã... mas valeu a experiência.

Orlando é um show, principalmente quando você tem um carro alugado e não depende de ninguém pra ir e vir. Pode fazer quantos "tours" de compras quiser além de ir e vir de parques a hora que te der na telha. Não caia nos "traslados". Alugar um carro com GPS lá REALMENTE FUNCIONA E VALE A PENA!
Montei minha viagem a partir de muitas dicas desse blog, portanto é só procurar por aqui e na internet em geral que você encontrará tudo.

Miami, Boca Raton e Keywest são belas cidades da Flórida, mas eu conheci pq tinha amigos morando por lá. Mas se vc puder passar pelo menos por Miami, vá as praias e conheça os bares de South Beach. São incríveis e únicos. Faça também um passeio de barco e veja as casas dos ricos e famosos. Ali o seu conceito de riqueza pode ser que começe a mudar, como o meu mudou. hahahahha

Espero que o "pequeno" post possa ajudar... e agradeço se você leu até aqui! Um abraço a todos!

Marcia
MarciaPermalinkResponder

Vou pra Aracaju para um casamento e desta vez vou ficar só 4 dias, mas vou tentar de novo ir à Praia do Saco, espero que o tempo ajude!!

Dani G.
Dani G.PermalinkResponder

Semana que vem vamos pro Peak District na Inglaterra, no roteiro passaremos por Oxford e Stratford-upon-Avon.

BethN
BethNPermalinkResponder

Vou para o Uruguai - Montevideu, Carmelo e Colonia - e Buenos Aires, aproveitando as milhas e as férias escolares.
Serão poucos dias, estou seguindo todas as dicas encontradas aqui.
Na volta eu conto mais.

Márcia O.
Márcia O.PermalinkResponder

Desespero inclusive! Não conseguimos (eu, marido e filha de 10 anos)nos programar a tempo e estamos até agora sem destino. Tínhamos a expectativa de passar o aniversário da filha em algum lugar (ano passado: Bariloche-Gramado). Primeira opção Bs As e Chile, mas não tem mais voo (de Fortaleza); segunda, Costa de Sauípe (Breezes), mas há muita chuva por lá e colhi comentários desfavoráveis sobre o resort; depois, Porto de G. (Enotel), mas também só vi comentários negativos. Peço desesperadamente um bom conselho, ou um sinal de luz neste túnel. Como sou professora esperei o semestre inteiro por estas férias e não estou a ver nem navios...

Ricardo Freire

Enotel mudou de administração há poucos meses, agora está no grupo Riu, gigante espanhol.

Ricardo Freire

É uma época ótima para as cidades históricas de Minas.

Andrea
AndreaPermalinkResponder

Vou para Paris, mais uma vez ao programar a viagem não resisti dar uma passadinha na cidade luz. Depois sigo para Valência e Madrid. Se der tempo, como sei que fica próximo , pretendo dar um pulinho em Toledo.
Se alguem tiver dicas para esses destinos de viagem, elas serão muito bem vindas.

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Villa la Angostura... uma semana no http://elfaropatagonia.com/es/
Aliás Riq...cadê o post de Angostura? Preciso de dicas de restaurantes e passeios.Vc acha que dá para ir tranquilo( bate e volta no mesmo dia) para San Martin de los Andes com 3 crianças ( 13,9 e 5 anos)? Minha filha está louca para andar nos trenós de Chapelco.

Ricardo Freire

Semana passada eu até escrevi sobre Villa La Angostura no Estadão, mas não tem nada ali que você já não saiba.

O mais importante você já resolveu, e sozinha: achou um belo hotel. Os passeios lacustres saem da marina da Bahía Mansa. E todos os passeios que estiverem em cartaz na sua temporada certamente estarão à sua disposição na recepção do hotel. Nada precisa ser reservado desde o Brasil.

Pelo que eu leio, não sei se a estrada pelos 7 lagos estará aberta. Se não estiver, vocês vão ter que ir a San Martín pelo asfalto -- é menos bonito, mas é um bate-volta factível.

Mas antes de me abalar a Chapelco eu daria uma olhadinha em Cerro Bayo, que é ali mesmo e parece ser ótima.

Quanto a restaurantes -- tem os templos gastronômicos de Las Balsas, do Correntoso e da Escondida, mas como você está com crianças, acho que não é o caso. A rua principal de Angostura é como a de Itaipava, só que bem mais bonitinha, e está cheia de restaurantes para escolher.

Quando sair o post de Angostura vai ser mais para mostrar que isso existe e que é uma alternativa não-muvucada a Bariloche, mas não vai ser um guiiiiiiiaaaaaa detalhado não. Eu não fiquei o tempo suficiente para isso.

A propósito: conto MUITO com o seu relato na volta mrgreen

Ana Luisa
Ana LuisaPermalinkResponder

Riq;
Te respondi via e-mail.
Obrigada.

Ana Claudia F.

Depois da dúvida entre voltar a BsAs, descer o rio entre Manaus e Belém e conhecer Lima, decidimos pelo Peru. Os relatos do Ernesto, da Carla no Idas e Vindas e as "dicas imperdíveis de viagem" na comunidade do orkut da Paula, foram o estímulo que faltava.

Eu pensei que depois da primeira ida a BsAs, em maio, eu voltaria pronta para programar as férias de julho com a família para lá. Mas por algum motivo isso não aconteceu. Adorei a cidade, mas não despertou uma veia viciante. Melhor assim, pois aumenta a curiosidade por outros destinos wink

Camilla Kafino

eu que nem tava pensando em sair de casa em julho me vi rendida por duas boas opções - Lençóis Maranhenses é uma pq eu não conheço e ta minha listinha a tempos (e tem alguns pacotes interessantes!).
a outra opção é aproveitar a promoção da Gol ida e volta Caracas por meros R$363 e voltar a LosRoques - o paraíso... os lugares eu já sei, só falta angariar por aqui no trabalho alguns diazinhos pra escapar!

Bel Lima
Bel LimaPermalinkResponder

Família de migrante tem parente em todo canto, não? Minha família mora em Petrópolis, tinha primos em Brasília e em Santos e nossa avó morava no Rio. Então, férias de julho eram definitivamente desempacotadas no Rio. Acho que foi um grande privilégio poder conhecer a cidade tão bem!
Agora, vou aproveitar parte das férias do pimpolho e desempacotar Sampa, doida pra ver a reação do quase-alfabetizado, meu machado-de-assis, no Museu da Língua Portuguesa!!
No meio do caminho, visitaremos a Casa do Papai Noel em Penedo-RJ só pra manter a disciplina e lembrá-lo de ser um bom menino. rsrsrs
Mas desempacotar o Rio com meu filhote com as dicas dos episódios é um grande plano. Quem sabe ainda dá tempo...

abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar