VnVintage: Manifesto Viajandão

Viaje na Viagem, 1998

Do baú: este é o primeiro capítulo do “Viaje na Viagem” de papel, publicado em 1998.

Curiosidade: todo mundo diz que a coisa mais difícil de um livro, sobretudo de um primeiro livro, é a primeira frase. Eu não tive essa dificuldade. Mas não por mérito meu. Conversando sobre o livro com a Pinky Wainer, que foi minha editora nesse trabalho, eu falei em algum momento “toda viagem é uma extravagância”. Ela parou tudo e disse: ESSA é a primeira frase do livro!

O resto então ficou fácil :mrgreen:

Toda viagem é uma extravagância.

Seja você pobre, remediado ou rico, viajar sempre significa viver temporariamente muito além de suas posses. Esse é o barato — e o caro — de qualquer viagem. Multiplicando a diária do seu hotel por 30 você vai ver que na vida real nunca poderia pagar isso tudo de aluguel. Basta computar seus gastos diários com refeições para ter um treco imaginando quantos supermercados a mais daria para fazer no mês. Você pode até já ter se acostumado com o preço das passagens aéreas, mas se calcular quanto custa a hora afivelado naquela poltrona, você vai querer que uma máscara de oxigênio caia automaticamente do compartimento acima de sua cabeça. E isso vale para todo mundo. Metade da primeira classe deveria viajar na executiva, grande parte da executiva deveria estar na econômica, e a econômica inteira deveria ter ficado em casa.

Mesmo assim, viajamos.

Viajamos para fugir de tudo. E para ter saudade de casa. Viajamos para descansar. E para voltar mais cansados do que fomos. Viajamos para nos livrar das obrigações de todo dia. E para ter a obrigação de visitar dois museus e três monumentos todo dia. Viajamos para experimentar coisas diferentes, e para ter dor de barriga. Para comprar o que não precisamos e pagar com o que não temos. Para entrar em igreja e andar de metrô. Para não entender os outdoors, para desobedecer alto-falantes e para nos equivocar com cardápios. Para gentilmente pedir a desconhecidos que tirem fotos que depois vamos obrigar os conhecidos a ver. Para investigar se os McDonald’s que lá gorjeiam não gorjeiam como cá. Para fazer extensos tratados sociológicos sobre povos estranhos já no primeiro dia de estada. Para na volta ter quilos de histórias para contar e toneladas de quilos para perder.

Nada é tão motivador como a possibilidade de viajar. Na expectativa de uma viagem, pedidos de demissão são engavetados, casamentos são prorrogados, filhos são adiados. Em casos mais extremos, casas próprias deixam de ser compradas, carros escapam de ser trocados, videocassetes se conformam com menos cabeças que o do vizinho. Tanto sacrifício tem uma recompensa garantida: pouco a pouco você vai se tornando um sujeito “viajado”. E não existe nenhum adjetivo mais charmoso, nenhuma qualidade tão sem contra-indicações quanto ser “viajado”. Ser viajado é mais simpático do que ser “culto”, mais interessante do que ser “inteligente” — e quase tão bacana quanto ser “rico”.

Mas ninguém viaja por interesse. Até porque, depois do sexo, viajar é a diversão interativa mais antiga de que se tem notícia. Além de serem as duas coisas mais prazerosas da vida — e funcionarem esplendidamente em conjunto — sexo e viagem compartilham inúmeras outras semelhanças. Não importa o que digam os interneteiros, o certo é que ambos só se realizam plenamente ao vivo. Um costuma durar pelo menos 30 minutos, a outra pode durar até 30 dias, mas a sensação é que tudo passa depressa demais, não foi? É bom quando é inesperado, tem seu valor quando é rapidinho, há quem goste quando não existe compromisso. Porém, assim como no sexo, nada faz tão bem a uma viagem como a combinação de três fatores:

• desejo;

• envolvimento;

• preparação.

A viagem acalentada, cortejada, paquerada (quanto mais difícil, melhor), carinhosamente pesquisada (uma espécie assim de namoro), com uma preparação dedicada e minuciosa (o equivalente das preliminares), sem dúvida dá muito mais satisfação — e uma satisfação mais duradoura — do que aquela viagem que você mal conheceu e já quer levar para o aeroporto.

A idéia deste livro site é fazer sua viagem começar muito, mas muito antes do check-in. É trazer a “viagem” da viagem para os trezentos e tantos dias do ano em que você não está viajando. Como? Mostrando como você pode acalentar, paquerar, pesquisar e preparar sua viagem, e tirando o máximo proveito de tudo isso. Rentabilizando sua extravagância. Evitando micos. Recompensando seu sacrifício. Ajudando você a ser mais “viajado”. E, principalmente, aumentando seu prazer em viajar.

Bem-vindo a bordo.

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


70 comentários

Eu também já li esse texto, talvez na revista Viaje na Viagem !!! ??? Ele é genial mesmo! E acho que também foi lá que li uma entrevista sua que vc dizia ( me corrija se eu estiver errada) que a grande sacada pra guardar dinheiro e viajar, era resistir e não comprar aquela camisa bacana que tava na vitrina da loja 🙂

ACho que nem voce pensou que esta iria ser a viagem da sua vida!

Psd…riq preciso falar com voce! Me mande um mail!

que texto!! Viajar é sem dúvida uma grande extravagância, mas a melhor delas!! E poder viajar o ano todo neste site, com estes companheiros tão divertidos, é o máximo! 🙂

    Verdadeiríssimo! É aqui que a gente toma as injeções de ânimo para aguentar os outros 300 e tantos dias sem férias e sem viagem…

Caro Ric, sou absolutamente apaixonada por este livro…já comprei varios, mas acabava emprestando a amigos para incentivar suas viagens…resultado…ninguem me devolvia e acabava comprando outro…so que ja faz tempo que não acho outro para comprar…reli-o novamente na Pousada do Toque….vc/sua editora ainda tem algum disponivel para comprar? Ou, melhor ainda, não rola mais uma edição?

E quando você embarca numa viagem sabendo que ela vai ter um quê de roubada, mas mesmo assim não resiste e vai? Eu já fiz isso algumas vezes, reclamei das roubadas, mas não teria deixado de ir nunca. É mais intenso que sexo, é um vício.

Já li esse texto pra um sem-número de amigos. E o (acho) segundo capítulo também, o que fala sobre os mal-humorados. Que fiquem em casa! 🙂

    Adri, eu amo o dos mau-humorados! Sempre que eu vejo alguém comprando/ construindo casa na praia, me lembro do Riq, hehe…

    Ricardo Freire,

    Depois dessas mensagens fiquei louco para ler esse capítulo dos mal humorados. Não dá para dar uma palhinha dele aqui no VnVintage?

    Passei o texto publicado acima para todos os meus amigos viajeiros. E todos gostaram muito.

    “Mesmo assim viajamos” conclui com chave de ouro. Adorei.

    Um dia eu ponho. É como eu ando de TPM ultimamente, o teor do texto ia se voltar contra mim 😯

    :mrgreen:

    Ah mas você não comprou casa de praia não né? É que naquela época não existia abusadores de blogueiros…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito