Amazônia: o Hugo dá a receita para aproveitar melhor

Alter do Chão

Maravilhas da internet colaborativa: o Hugo, que nasceu e cresceu em Santarém, no Pará, entrou num post antigo sobre novos vôos para a Amazônia e deixou pequeno guia prático para quem está pensando em ir para lá.

O ponto de partida dele foram os comentários (acho que fui em que comecei) de que a mais autêntica experiência amazônica seria embarcar num barco regional e descer o rio.

Reeditei o testemunho dele no formato perguntas x respostas, para ficar mais fácil de achar o assunto.

Vale a pena descer o Amazonas de Manaus a Belém?

É, sim uma grande experiência. Mas confesso que não é lá tão empolgante. São mais ou menos 5 dias de viagem. No segundo dia você já fica enjoado de não ter mais o que fazer dentro do barco. É melhor ir de Manaus a Belém do que o contrário — porque de Belém a Manaus você vai contra a força do rio Amazonas e a viagem se estende até uns 7 dias. A dica que eu dou é a seguinte: a maioria dos barcos q fazem a linha param aqui em Santarém. De Manaus pra cá é um dia de viagem. Você vem, aprecia a paisagem do rio durante um dia, daí visita Santarém e a praia de Alter do Chão e segue num vôo da Gol ou Tam até Belém, 1h de vôo apenas. De lá, se ainda sobrar tempo na sua viagem, pode ir até a ilha do Marajó. Dá pra ter uma noção boa de Amazônia.

Qual é a melhor época?

Vai depender do tipo de viagem que você procura. Aqui em Santarém temos praia de rio, Alter do Chão, dos meses de julho até outubro, que é quando o rio Tapajós desce e aparecem as praias. Há pouca chuva nessa época, e a temperatura fica perto dos 35°.

Se você vem para pescaria, a melhor época tabém é agora.

Mas se você vai para conhecer os hotéis de selva de Manaus, é melhor ir na época de chuva, entre janeiro e julho. É quando os rios estão cheios etudo  fica muito bonito — e o clima, mais agradável, pois chove quase todos os dias.

Quanto tempo você recomenda?

Nao dá pra ter uma idéia completa da Amazônia em apenas um fim de semana ou feriadão. Se você dispõe de apenas esse tempo de viagem, procure escolher uma cidade especifica da Amazônia para visitar: Belém, Santarém, Manaus… Enfim, a Amazônia é gigantesc — tomar um açaí em Belém, mergulhar nas praias do Tapajós em Santarém e se hospedar num hotel de selva la em Manaus é um sonho pra qualquer um!

Obrigado, Hugo!

Foto de Alter do Chão gentilmente surrupiada daqui.


54 comentários

Eu não fui para o Amazonas ainda; só para o Pará (Belém, Marajó, Alter do Chão, Santarém, Alenquer). Peguei o barco de linha de Santarém para Alenquer. O máximo! Estou para escrever um relato para o condomínio da Majô faz tempo…. Mas recomendo muuuuito. Hotel de Selva no Amazonas continua na minha listinha 😉

Estou me programando para ir em agosto de 2011 para Santarém, Belém, Ilha do Marajó, Salinópolis em 15 dias de viagem. Alguém quer participar? Entrem em contato (msn: [email protected])

Que honra!! heheh
Se surgirem alguma duvida, e eu puder ajudar, será um grande prazer.
Abraços

    Oi Hugo, td bem?
    Em setembro vou fazer exatamente o trajeto que vc recomendou, Manaus a Santarem de barco, Alter do Chão, depois Santarem a Belem de avião e Ilhas de Marajó e do Algodoal se der tempo.
    Vc sabe a frequencia dos barcos que saem de Manaus? Não consigo achar essa informação… Chego a Manaus numa sexta feira às 13h e gostaria de sair o quanto antes para Santarem. Qq dica será valiosa! Muito obrigada!
    Abraços, Gabi

Bem interessante esse roteiro do Hugo. Obrigada por dividir essas dicas conosco! Quero muito conhecer essa região tão rica, assim como aproveitar a festa do boi em Parintins. Quem sabe ano que vem? 😀 😀

Acabei de voltar da Amazonia em julho e já comecei a escrever um pouco a respeito no meu blog. A viagem foi o maximo, muito melhor do que eu esperava, a sensacao de estar dentro da floresta e indescritivel.
Todo mundo fica dizendo que eu virei gringa, mas nao to nem ai. Hoje penso que jamais trocaria uma viagem pra la por mais uma vez em NY ou qq lugar da Europa.
Aqui vai o link pra quem quiser ver só o inicio das postagens
https://hotelcaliforniablog.wordpress.com/category/viagens-pelo-brasil/amazonia

    Eu já li seu relato no Amazonas
    Assim as idéias começam a ser lançadas, o Amazonas fica pairando no ar, com o tempo condensa e pega corpo, cai em mim.

tá aí um projeto de viagem engavetado desde 2005

troquei, naquela época ,por Nova Iorque pelo mesmo preço.

quem sabe eu me inspiro e me programo.

A Amazonia é digamos um sonho de consumo…
Principalmente por motivos profissionais!! E que durante a graduação não tive a chance de conhecer, pois acabei indo estudar um periodo na Europa..
Meu irmão acabou de voltar agora em Julho de uma viagem Técnica de 1 mês na qual saiu de Curitiba e foi até Rio Branco passando por diversos Parques Estaduais e Nacionais pelo caminho (MS, MT, GO, RO,AM e AC.. Ainda não consegui ver todas as fotos dele.. Mas as histórias que ele conta e as fotos que eu vi até agora são ótimas.. Disse que ele deveria começar um Blog também..Mas parece não ter se animado muito com a ideia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito