Como pesquisar no site: é fácil

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

FAQs da BóiaSeja bem-vindo ao Viaje na Viagem. Mesmo ainda em construção, este site já é uma das maiores fontes de informação sobre viagem em língua portuguesa. No fim de agosto de 2010 o site já continha quase 1.700 posts, enriquecidos por mais de 80.000 comentários.

Se você recebeu o link deste post como resposta para alguma pergunta ou comentário, é porque o assunto já está respondido/esclarecido em outras áreas do site. Por favor invista cinco minutinhos para aprender a navegar pelo Viaje na Viagem. Você vai encontrar não só a informação que procura, como vai fazer muitas outras descobertas que vão elevar a qualidade da sua viagem.

1. Você leu o texto do post?

pesq-exppesq-fireMuitas vezes, ao chegar ao site por meio do Google, você cai direto num comentário, e nem percebe que acima dele existe um texto, criado ou editado pelo blogueiro, recheado de informações. Volte à página onde você estava (use o botão do alto do seu navegador), role a página até o alto e leia desde o início, por favor. Quando encontrar textos em azul, como este, pode clicar: são links e levam a algum post ou site útil, sem tirar você do texto que estava lendo.

2. Você leu os comentários anteriores?

Este é o princípio básico do bom funcionamento de fóruns na internet: conferir antes para ver se a sua pergunta já não foi feita e respondida.

ComentódromoComentódromo

Saiba que as caixas de comentário são uma mina de ouro de dicas quentíssimas. Às vezes você descobre não só a resposta para a sua pergunta atual, como também a resposta para as próximas perguntas que ia fazer.  Você vai encontrar outros viajantes em estágios mais avançados nas pesquisas e vai descobrir links utilíssimos.

ComentódromoPegadinha: muitos comentários estão escondidos em páginas anteriores. O índice está ao pé da página, logo acima da palavra Comentódromo.

ComentódromoÉ só clicar em "Anterior" para chegar aos comentários arquivados. Repita o procedimento até chegar aos comentários mais antigos do post.

3. Você já leu os outros posts do mesmo assunto no site?

Muitas vezes você cai no assunto certo, mas não no post exato. O blogueiro tem passado grande parte do seu tempo de atendimento ao público direcionando o leitor ao post onde encontrará a sua resposta -- ou pelo menos ao ponto de partida para suas pesquisas. Infelizmente o tempo está cada vez mais curto (é preciso fazer novos posts!), e por isso eu convido você a explorar o site por conta própria. É muito simples. Volte à página onde você estava (use o botão do seu navegador), vá até o alto do post e localize a linha de assuntos que existe logo acima do título do texto.

CategoriasAchou? Pois todos os textos em azul, como sempre, são clicáveis. Ali naquela linha essas palavras-chave levam a páginas que reúnem vários posts catalogados sob o mesmo assunto. Clique!

Categorias

Olha o resultado:

Categorias

Repito: garanto a você que não será tempo perdido. Além de encontrar a sua resposta, você vai aprender muito mais sobre o que está procurando.

4. Você já consultou o índice?

No alto de qualquer página do Viaje na Viagem você encontra uma barra-índice. Basta passar o mouse por cima para abrir os menus.

Menu

Alguns destinos já têm páginas exclusivas. Essas páginas são riquíssimas em informação e são organizadas como um dossiê, para você encontrar tudo o que precisa sem dificuldade.

Páginas de destinos

Essas páginas têm duas partes distintas. A metade de cima traz informações condensadas. "Quando ir" explica as temporadas e as diferenças de ir ao lugar em cada época; "Como chegar" esmiúça as possibilidades de viajar até lá; "Onde ficar?" fala sobre as melhores localizações para o seu hotel, dando melhores condições para você analisar os hotéis que estejam disponíveis na época em que você vai; e "Daqui para onde?" ou "O que fazer" condensam as minhas melhores sugestões neste assunto.

Vai por mim

Não perca, porém, a parte de baixo, abaixo do bannerzão da Bóia. Ali estão listados sites e posts relevantes, organizadinhos, com links funcionando.

Relatos

Tudo o que estiver em azul é clicável. Nenhuma resposta poderá ser tão rica e informativa quanto o texto desses posts e o conteúdo desses sites. Sua viagem merece que você invista esse tempo.

Obrigado! É um prazer ter você a bordo.

Leia também:

Pontos de partida para viajar na viagem

Coisas que o blogueiro não pode fazer por você